PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara 2p 99 ou Vitara 97



avallone
24/06/2015, 11:56
Bom dia galera

Sou novo de registro aqui no forum, mas já acompanho as postagens de vocês a algum tempo.
Alguns anos atrás tive um Niva, vendi e agora pretendo retornar ao mundo 4x4 de Suzuki.

Vi que tem outros tópicos sobre os veículos em questão, mas tenho ainda algumas dúvidas e queria a ajuda de vocês:

Considerando o mesmo preço pelos dois, e levando em conta que não farei trilhas pesadas (meu uso off road seria estradas de terra, alguma lama e alguns terrenos pouco mais acidentados, da mesma forma que eu fazia com o Niva):

1 - a dificuldade para achar peças do GV é muito maior que do Vitara?
2 - existe algum problema cronico comum em algum dos dois modelos? (no niva por exemplo é comum o superaquecimento)
3 - a diferença mecânica é grande? (em questão de manutenção básica/preventiva)

Eu prefiro a aparência e tamanho do Vitara, porém pretendo que minha namorada tbm use a viatura e por isso penso a respeito da GV (que possui um pouco mais de espaço - porta malas para viagens) e um acabamento um pouco mais refinado.

Bom dia galera

Sou novo de registro aqui no forum, mas já acompanho as postagens de vocês a algum tempo.
Alguns anos atrás tive um Niva, vendi e agora pretendo retornar ao mundo 4x4 de Suzuki.

Vi que tem outros tópicos sobre os veículos em questão, mas tenho ainda algumas dúvidas e queria a ajuda de vocês:

Considerando o mesmo preço pelos dois, e levando em conta que não farei trilhas pesadas (meu uso off road seria estradas de terra, alguma lama e alguns terrenos pouco mais acidentados, da mesma forma que eu fazia com o Niva):

1 - a dificuldade para achar peças do GV é muito maior que do Vitara?
2 - existe algum problema cronico comum em algum dos dois modelos? (no niva por exemplo é comum o superaquecimento no motor + arrefecimento original)
3 - a diferença mecânica é grande? (em questão de manutenção básica/preventiva)

Eu prefiro a aparência e tamanho do Vitara, porém pretendo que minha namorada tbm use a viatura e por isso penso a respeito da GV (que possui um pouco mais de espaço - porta malas) e um acabamento um pouco mais refinado.

Agradeço antecipadamente.

Gustavo Avallone


PS: acho que ainda tenho algum material (literatura) sobre o niva e adaptações, caso alguém precise de algo posso tentar ajudar.

LFC
24/06/2015, 14:36
Prezado Camarada,
Vai de Grand Vitara. Mais novo, mais moderno e mais confortável que o Vitara. Hoje tem peças como tem para Vitara. O Niva não tem problema crônico de aquecimento, hehehehehe. O Grand Vitara tb não, mas há vários casos de defeito na ventoinha, válvula termostática e radiador entupido (sujo, tem que varetar) que fazem o carro ferver, aí o prejuízo é grande. Não é muito diferente do Niva. Se estiver bem revisado, vc vai gostar.
Na suspensão, se vc levantar, pode ter alguns problemas com as bieletas. Sugiro vc ler aqui no forum tudo sobre Tracker (tem muita coisa) para ter uma ideia.
Abs,
LFC

avallone
24/06/2015, 15:05
Valeu amigo.

O niva É um problema de aquecimento kkk.
estou vendo um que já tem o lift de 2", então verei a respeito das bieletas (e tudo o mais que encontrar no fórum sobre a tracker).
minha tia e um amigo tem tracker... então já pilotei e sei que gosto (mesmo sendo maior do que o GV que estou vendo, imagino que seja muito próximo).

Essa era outra pergunta:
sei que a tracker é o grand vitara, mas a tracker até 2007 (por exemplo) é a mesma mecânica do GV 99? (pergunto pela diferença de quase 10 anos entre eles)

quanto ao de cuidado com a manutenção, isso eu sempre faço.
tenho péssimas experiências (em família) de gastos absurdos por descuidar da preventiva.

LFC
24/06/2015, 18:19
O Tracker tem motor 2.0 16v. O GV 3 portas pode vir com o 2.0 16v igual ao do Tracker ou o 1.6 16v. O resto é quase igual. Eu tive um 2.0 16v ano 99, muito bom. Tem muito 1.6 16v automático, que não gosto muito pq com pneus maiores fica um pouco fraco.
Abs,
LFC

avallone
24/06/2015, 21:57
Estou vendo um 1.6 16v manual (não tenho intenção de carro automático).
valeu pelas dicas amigo.

LFC
25/06/2015, 11:27
Sugiro que vc verifique:
(i) Ventoinha: veja se ela está travada ou solta; se estiver travada, é indício de que deu defeito e o carro pode ter fervido. A ventoinha é do tipo viscosa, deve girar solta com um pouco de resistência;
(ii) Tente verificar os pivôs, pois são cravados nas balanças e, em geral, tem que trocar as balanças e o custo não é baixo;
(iii) Veja se o ar condicionado está ok. Se o vendedor disser que deu uma carga de gás desconfie, pois isso pode ser sinal de que deu vazamento e o gás foi completado para funcionar quando mostrado para o comprador. Tem um vazamento que pode ocorrer em uma peça que fica atrás do painel, de alumínio, que é uma coisa chata de resolver.
(iv) 4x4: acione a alavanca de tração e veja se a luz no painel fica acesa. Não pode piscar, pois isso é defeito na bomba de acionamento. Há mais de um tópico aqui no fórum sobre acionamento e funcionamento da 4x4, sugiro que leia.
(v) 4x4: não é igual ao Niva, i.e., não tem diferencial central, de modo que acionada a 4x4 fica com se fosse o Niva bloqueado e vc não deve fazer curvas em piso com aderência.

No mais, Suzuki é um carro muito bem construído e de ótima qualidade.
Boa compra.
Abs,
LFC

avallone
25/06/2015, 13:45
A questão do 4x4 ser diferente da do niva eu tinha lido (esse ponto do diferencial central acho que poucos carros tem).
Os demais itens já anotei e tentarei verificar quando for ver o carro, obrigado de novo!

avallone
26/06/2015, 12:45
Boa tarde LFC,

como vc é o único que respondeu aqui no tópico, vou abusar mais um pouco! rs

o dono da viatura que verei (no final de semana) adiantou que está com um "pequeno vazamento" na caixa de direção.
Ele disse tbm que esse vazamento não é urgente e nem fica caro para arrumar. Isso procede?

procurei algo específico no fórum mas não encontrei.

obrigado.

LFC
26/06/2015, 15:33
Eu nunca ouvi ou li nada a respeito, mas achei isso:

http://carros.mercadolivre.com.br/pecas-motores-partes/direcao-hidraulica/reparo-dire%C3%A7%C3%A3o-hidr%C3%A1ulica-gm-tracker-e-suzuki-vitara
http://loja.dhcreparos.com.br/produtos.asp?produto=602

Convém vc ligar para uma retífica para maiores informações. Perguntar na Suzukinet (yahoogrupos) tb pode funcionar.

Abs,
LFC

JimnyRV
26/06/2015, 23:57
avallone, o LFC já respondeu, mas só pra contar que meu pai passou exatamente pelo mesmo dilema que você a pouquíssimo tempo atrás. Ele estava primeiramente procurando pelos Vitaras, mas não encontramos nada do jeito que ele queria por um preço "honesto". O que ele procurava era um Vitara AT, original, sem modificações, com tudo funcionando e por menos de 20k. Visitamos vááários, mas todos estavam muito esmerilhados... Depois de muita pesquisa ele começou a ver que não iria encontrar nada e começou a procurar algum GV/Tracker. Depois de mais de 2 meses de buscas, encontrou um GV 2000/2001 AT 2.0 com 80.000km originais, unico dono, pelo preço de tabela e comprou sem pensar muito. E o mais interessante é que conseguiu inclusive fazer seguro total!
Sobre o GV, o carro é sensacional! Perto do meu Jimny, o GV se parece com um Sedan de luxo, de tão confortável que é! Meu pai já teve alguns jipes, mas nunca o vi tão animado com um veículo como está com esse GV! Está adorando o novo brinquedo, porque é super confortável, forte, porta-malas bom, peças relativamente baratas, robusto, com 4x4 e reduzida. É o veículo perfeito pra qualquer ocasião.
Ah sim, como nem tudo é perfeito, logo que ele pegou o carro, quando ele esquentava morria, e só pegava depois que esfriava. Agora a parte boa de ter carro "internacional": Pesquisamos em fóruns gringos o que poderia ser e vimos que era só o sensor de posição do comando de válvulas (Camshaft sensor), defeito bem cronico nos GVs, pois estava até no FAQ de um dos fóruns. Compramos a peça original na Suzucar pelo mesmo preço de fora, nós mesmos trocamos e matamos a pane! Não duvido nada que o antigo dono vendeu o carro por isso, e era só um sensor de 200 dilmas...

Existe um mecânico em Moema que só mexe com Suzuki; o nome dele é Daniel Simon. Sugiro que você leve esse GV pra ele dar uma olhada antes de comprar só pra garantir que não vai comprar uma bomba. Sobre o mecânico, pode ir sem medo que o cara é super honesto e conhece tudo de Suzuki.

Ah sim, levei o GV para revisão na semana passada e tinha um cara com uma tracker 2007 para venda. O Daniel falou que estava impecável, e pelo o que me lembro estava por R$ 28.000,00. Não sei se está dentro do seu orçamento, mas pode ser que valha a pena dar uma olhada neste também.

Abraço e boa sorte!

avallone
27/06/2015, 22:11
Otimo ler reu relato JimnyRV.

Fui hj ver o GV e ele me pareceu excelente, se não fosse o radiador espirrando e o carro superaquecendo kkk.
Não consegui nem rodar com a viatura pra testá-la direito, mas o pouco que vi estava dentro do que eu queria/esperava (para um carro 99).
Segundo o dono foi uma surpresa até para ele, que não esta usando o carro com freqüência (e pra mim, foi sorte ter acontecido antes de fechar qualquer negócio).
Ele falou que iria orçar/arrumar e entraria em contato novamente, vamos ver.

Esse GV que vc falou esta um pouco acima do que posso agora. Tenho que ficar em 20k ou menos, mas não tenho pressa (pelo menos não por enquanto rs).

Valeu pela dica do mecânico. Continuarei na procura, e até lá vou compilando tudo oq vcs me falam.

avallone
06/07/2015, 16:41
Como está complicado achar oq a gente procura (preço + qualidade), estou abrindo um pouco o leque de opções.
Eu pensando em olhar tbm Vitaras 94/95, mesmo sendo um pouco mais antigos (interior), gostaria da opinião de quem tem ou conhece:
- para o dia a dia, ele equivale ao vitara 97? (ignorando a diferença no interior/painel de instrumentos)
- muda muito a mecânica em relação ao 96/97?
- imagino que para esse ano tenhamos várias opções de peças para substituição, correto?

obrigado novamente.