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Ver Versão Completa : Ajuda! Porque fica mais difícil trocar as marchas da band quando o motor esquenta?



Marcos Ferreira
23/06/2015, 23:39
Pessoal preciso de ajuda. Sou novato e tenho uma band curta 82 motor e câmbio originais, porém não sei porque enquanto está fria a troca de marchas fica normal, mas quando o motor entra na temperatura normal de trabalho fica muito mais difícil trocar as marchas. Eu tento achar o ponto certo no controlador de aceleração, mas não melhora. Apanho muito no trânsito. A 1ª não entra e a segunda "raspa". Alguém pode me ajudar?

gabrielqueiroz
23/06/2015, 23:56
não será pq vc fica com o pé na embreagem?

no inicio com a minha isso acontecia... agora nao deixo mais o pé calcado na embreagem....

e quando realmente preciso ficar com o pé na embreagem já sei que vai travar as marchas.... ai é só dar 2 bombadas na embreagem que solta tudo na hora!

não sei se é isso que acontece com a sua mas espero ter ajudado.

abraços!

hercilio.neto
24/06/2015, 00:23
Marcos,
pelo ano da sua Band, suponho que o seu câmbio já é o 4m sincronizado (tração com reduzida).
A dificuldade ao engatar pode ser problema na embreagem, talvez o fluido esteja contaminado ou com bolha, ou talvez falte somente regular.
No mais, é entender que a Band não é um carro de corrida. O manuseio é diferente dos câmbios de automóveis. A começar pelo comprimento da alavanca.
A forma correta de trocar as marchas é debrear antes de engatar a marcha seguinte. Sem pressa.

Marcos Ferreira
24/06/2015, 11:41
não será pq vc fica com o pé na embreagem?

no inicio com a minha isso acontecia... agora nao deixo mais o pé calcado na embreagem....

e quando realmente preciso ficar com o pé na embreagem já sei que vai travar as marchas.... ai é só dar 2 bombadas na embreagem que solta tudo na hora!

não sei se é isso que acontece com a sua mas espero ter ajudado.

abraços!

Obrigado Gabriel pela ajuda e eu faço isso mesmo. Como o banco está na regulagem máxima para trás e ainda assim a minha perna fica muito apertada tenho dificuldades de manter o pé fora da embreagem. Vou tirar o pé e ver como ela vai reagir. Se for isso mesmo vou ter que trocar o banco do motorista, pois fica impossível dirigir assim. Um abraço.

Marcos Ferreira
24/06/2015, 11:47
Marcos,
pelo ano da sua Band, suponho que o seu câmbio já é o 4m sincronizado (tração com reduzida).
A dificuldade ao engatar pode ser problema na embreagem, talvez o fluido esteja contaminado ou com bolha, ou talvez falte somente regular.
No mais, é entender que a Band não é um carro de corrida. O manuseio é diferente dos câmbios de automóveis. A começar pelo comprimento da alavanca.
A forma correta de trocar as marchas é debrear antes de engatar a marcha seguinte. Sem pressa.

Hercílio, muito obrigado resposta e pela ajuda. O câmbio é exatamente esse mesmo, 4 marchas sincronizado com reduzida. Vou tentar fazer o que o Gabriel disse: Não descansar o pé na embreagem e o que você disse: debrear antes. Se não resolver vou procurar o mecânico para ver se é a regulagem, pois eu dirijo na boa, mas é chato quando começa a "raspar" as marchas no trânsito e deixa a gente ansioso. Um grande abraço.

Sergio c
24/06/2015, 12:16
Tu conferiu o nível de óleo dos dois câmbios????, se tem pouco óleo dentro as engrenagens esquentam, se dilatam e ficam mais prensadas entre sí.

fabiano r
24/06/2015, 15:26
Marcos pode ser o sincronizado que não está travando as engrenagens para trocar as marchas, pelo que você fala a primeira fica difícil de entrar e a segunda arranha, o sincronizado serve como uma espécie de freio para que quando você pise na embreagem as engrenagens parem de girar para que encaixe na próxima marcha, se ficam girando os dentes batem um no outro e não encaixam. Ocorre quando esquenta por que o óleo fica mais fino quando quente.

Para verificar isso vai ter que abrir o cambio (isso não é barato), eu começava pelo mais simples que o pessoal já relatou se não resolver vai ter que abrir.

Marcos Ferreira
24/06/2015, 15:49
Tu conferiu o nível de óleo dos dois câmbios????, se tem pouco óleo dentro as engrenagens esquentam, se dilatam e ficam mais prensadas entre sí.

Sérgio, ela acabou de sair da revisão e eu pedi para o mecânico trocar o óleo de tudo, desde o motor até dos diferenciais. Vou conferir. Obrigado pela dica.Um abraço.

Marcos Ferreira
24/06/2015, 16:07
Marcos pode ser o sincronizado que não está travando as engrenagens para trocar as marchas, pelo que você fala a primeira fica difícil de entrar e a segunda arranha, o sincronizado serve como uma espécie de freio para que quando você pise na embreagem as engrenagens parem de girar para que encaixe na próxima marcha, se ficam girando os dentes batem um no outro e não encaixam. Ocorre quando esquenta por que o óleo fica mais fino quando quente.

Para verificar isso vai ter que abrir o cambio (isso não é barato), eu começava pelo mais simples que o pessoal já relatou se não resolver vai ter que abrir.

Fabiano, o que você disse faz todo o sentido. Enquanto não esquenta as marchas entram tranquilamente,mas quando esquenta a primeira "trava" (não entra) e a segunda raspa. À princípio pensei que fosse a aceleração e passei a prestar atenção e ajustar constantemente, mas não melhorou. Vou tentar fazer a minha parte no dirigir e vou conferir o óleo. Aliás, vou conferir na oficina o óleo que eles colocaram, pois abrir o câmbio vai sair dos meus planos. Comprei a Band há um mês e acabei de colocar um kit freio dianteiro, trocar os 4 amortecedores e fiz uma revisão geral nos vazamentos, mangueiras e troca de óleos. Se for o sincronizado vai ter que esperar. Obrigado pelas dicas. Um abraço.

blind75
30/06/2015, 09:26
Bom dia Srs., no trânsito eu tinha muita dificuldade na 1 tbm.. So podia usar embreagem depois de bombar.. Manobra era toda hora arranhando e tendo q forçar para entrar. Faz uns 3/4 anos q pensei que poderia ser a temperatura do óleo de freio ... O dor 4 que suporta muito mais temperatura foi uma experiência e ta lá. Embreagem ótima o tempo todo... Marcha nem trisca... Abs

Marcos Ferreira
06/07/2015, 21:50
Bom dia Srs., no trânsito eu tinha muita dificuldade na 1 tbm.. So podia usar embreagem depois de bombar.. Manobra era toda hora arranhando e tendo q forçar para entrar. Faz uns 3/4 anos q pensei que poderia ser a temperatura do óleo de freio ... O dor 4 que suporta muito mais temperatura foi uma experiência e ta lá. Embreagem ótima o tempo todo... Marcha nem trisca... Abs

Blind, obrigado pela dica. Vou fazer isso e depois dou minhas impressões.
Fiz o que os amigos me instruíram e melhorou 70%. Por exemplo, desembrear, dar duas "bombadas" e engatar novamente. Outra coisa, minha perna é muito longa e o banco da Band é original, então eu acabava descansando o pé na embreagem, mas parei de fazer isso. Melhorou, mas a Band ainda está no comando! Tem vida própria. Para engatar 2ª tem que estar em baixa rotação e para engatar 3ª tem que estar em alta, senão raspa. Depois de algum tempo rodando, a 1ª só entra se estiver em movimento. Parou tem que convencer ela a entrar.
Vou trocar o óleo da embreagem por Dot4 e depois eu mando um alô.
Um abraço à todos.

blind75
08/07/2015, 11:41
Hehe parece que tem vida própria ne. Mas assim que ela pegar confiança ela repassa o controle hehehe
Marcos, parece que pode ser algo mais então... Na parte de cima da caixa( da para acessar por dentro do carro) quando o mecânico retirar o garfo de marchas, ali na Tampa tem umas esferas e molas... Se não me engano são 3 esferas e 3 molas.... Na falta ou quebra das molas fica uma joça as marchas. Se conhece da pra fazer vc mesmo... Lembrando q se cair dentro da caixa algo tem que tirar com imã ou ainda abrir a caixa toda. Boa sorte ai.. Manda noticias. Abs

Marcos Ferreira
08/07/2015, 21:00
Aí pessoal, levei no meca hoje e troquei o fluido da embreagem pelo Dot4 como o Blind havia dito. Bingo! Ficou uma manteiga e a Band ficou obediente. Andei e forcei um pouco para esquentar e agora engata bem em qualquer situação. Peguei trânsito no horário de pico sem traumas eheheheh. Dá gosto de dirigir. Como estou com ela há pouco tempo (2 meses) não sei que fluido era usado, mas fiquei muito satisfeito. Fiquei assustado com a possibilidade de ter que abrir a caixa, mas foi resolvido.
Obrigado a todos os amigos que se envolveram e me mandaram as dicas.
Abraço à todos! Valeu!

blind75
08/07/2015, 21:49
Show hein.. Que bom saber que resolveu.. Pra ver como estão nos detalhes as coisas.. Lembrei tbm que no garfo de embreagem se solda uma chapa por traz para reforçar o garfo que sofre pela pressão da embreagem e com a pressão do cilindro de embreagem . Conversa ai sobre. Abs

GuilhermeWeigert
09/07/2015, 17:09
Show hein.. Que bom saber que resolveu.. Pra ver como estão nos detalhes as coisas.. Lembrei tbm que no garfo de embreagem se solda uma chapa por traz para reforçar o garfo que sofre pela pressão da embreagem e com a pressão do cilindro de embreagem . Conversa ai sobre. Abs

Blind, sabe dizer se o DOT4 pode ser usado em 14B também?

Pergunto porque a minha também dá umas "travadas".
Obrigado.

Fband
09/07/2015, 17:57
Guilherme, pode ser usado sim!

Procure por fluidos da marca ATE ou VARGA !

Esses fluidos são facilmente contaminados pela umidade do ar, portanto perdem a sua eficiência!

Abs

blind75
09/07/2015, 18:45
O DOT4 tem como diferença suportar mais calor, mais moderno, mas mesmo produto. no cilindro de embreagem lá em baixo esquenta demais. Motor caixa escape, e ainda talvez o 14b trabalhe mais quente que o Mercedes.
Foi feito p Bandeirante esse óleo.. Hehe
Sangrar total p ficar só o dot4

GuilhermeWeigert
09/07/2015, 19:21
Guilherme, pode ser usado sim!

Procure por fluidos da marca ATE ou VARGA !

Esses fluidos são facilmente contaminados pela umidade do ar, portanto perdem a sua eficiência!

Abs

Obrigado FBand!

Mais uma dúvida, pode ser Radnaq?

Abraço.

Fband
10/07/2015, 09:13
Não conheço essa marca Guilherme.

Quanto melhor é o fluido de freio, melhor ele suporta a altas temperaturas.
Quanto mais contaminado a fluido está, menos ele suporte a altas temperaturas.

Existem no mercado fluidos DOT 5.1, suportam ainda mais altas temperaturas, mas não sei dizer se são indicados nas nossas viaturas!

Abraço!

GuilhermeWeigert
10/07/2015, 09:37
O DOT4 tem como diferença suportar mais calor, mais moderno, mas mesmo produto. no cilindro de embreagem lá em baixo esquenta demais. Motor caixa escape, e ainda talvez o 14b trabalhe mais quente que o Mercedes.
Foi feito p Bandeirante esse óleo.. Hehe
Sangrar total p ficar só o dot4


Obrigado Blind! ;)

GuilhermeWeigert
10/07/2015, 09:38
Não conheço essa marca Guilherme.

Quanto melhor é o fluido de freio, melhor ele suporta a altas temperaturas.
Quanto mais contaminado a fluido está, menos ele suporte a altas temperaturas.

Existem no mercado fluidos DOT 5.1, suportam ainda mais altas temperaturas, mas não sei dizer se são indicados nas nossas viaturas!

Abraço!

Beleza, o 5.1 acho que não é o nosso caso pelo que andei lendo. Valeu mesmo pela resposta.

blind75
10/07/2015, 14:04
Tbm acho q o 5.1 não é para Bandeirante. Vlw galera. Abs

kaketa
01/08/2015, 16:37
Com minha band 88 curta estava acontecendo o mesmo, inclusive encavalava marcha. Troquei o cilindro mestre secundario e ficou otimo. As band tem 2 cilindros de embreagem.