PDA

Ver Versão Completa : AJUDA - pneu genyus tyres sem fronteira 31x10.5 r15 raspando na lataria traseira

gabrielqueiroz
23/06/2015, 21:45
Boa noite galera!

Coloquei hoje os pneus genyus tyres sem fronteira 31x10.5 r15. Estava amarradão até chegar em casa e passar pela buraqueira de sempre e perceber que os pneus estão pegando na lataria traseira.

Bem, a primeira coisa que me veio a cabeça foi voltar pros pneus anteriores.

A segunda foi perguntar a vocês o que fazer!

- SPOA?
- calço top kits?
- body lift?
- ou será que o amortecedor traseiro está cansado?
- ou alguma outra idéia?

abraços!

http://i58.tinypic.com/11hyxjk.jpg

Maggion
24/06/2015, 09:08
eu mantenho o palpite..

SPOA ELA!:twisted:

Dimasi
24/06/2015, 11:43
Opção mais simples : Jumelos maiores e amortecedores da Ranger.

Sergio c
24/06/2015, 12:20
Ou levanta a carroceria, na minha não consigo erguer ela senão raspa no portão de saída da casa hehehehe

T.Azevedo
24/06/2015, 18:03
Minha CD quando colocava um peso na carroceria pegava o pneu 35" na lata bem pouco do lado do motorista.

Os feixes eram aliviados sem a terceira mola.
Comprei molas mestras novas e arquiei o eixo todo de acordo com a mola mestra nova fabrini.
E o par de mestra que sobrou, o pessoal fez um ótimo serviço, cortando elas na medida da terceira que estava faltando.
Ficou perfeito.

gabrielqueiroz
24/06/2015, 19:10
Opção mais simples : Jumelos maiores e amortecedores da Ranger.

fala dimasi!

aonde consigo esse jumelos maiores? tem algum codigo especifico?

abraços!

blind75
24/06/2015, 22:07
Bonita hein...se é só na traseira põe um calço e um pino de centro maior.. Se abrir muito o amortecedor ele vai perder o efeito... Então coloca um de 912.. Fica macia e firme.

Diogo_Vargas
25/06/2015, 11:42
fala dimasi!

abraços!

Olha numa pesquisa rápida tem na gama 4x4, olha o link aí.... e já vem com as buchas novas...

http://www.gama4x4.com.br/jumelo-zincado-alto-para-toyota-bandeirante-ano-1968-a-1991-toyota-curta-longa-e-pick-up-serve-na-dianteira-e-na-traseira-com-bucha-em-pu-de-30mm.html

Abraço.

Dimasi
25/06/2015, 11:44
Gabriel,
Esse aqui : http://www.tropa4x4.com.br/toyota/bandeirante/suspensao/jumelo-da-suspens-o-toyota-bandeirante-alto.html
Como foi dito o amortecedor original vai dar fim de curso. Nesse caso Use o traseiro da Ranger 97 ou esse do MB.
Abs

gabrielqueiroz
25/06/2015, 17:06
engraçado... hoje não pegou na lataria...... vai entender! andei mais no totozinho..... bem devagar...... não atolou em nenhum lugar e veio bonito até em casa!!!

vamos avaliar.... a principio a soluçào que mais gostei ($$$$) foi do dimasi....

segue fotos da band de sapatos novos e sujos!

http://i57.tinypic.com/33eppw1.jpg

http://i60.tinypic.com/142bouo.jpg

abraços!!!!!

Elmer_Jeep
25/06/2015, 17:07
fala dimasi!

abraços!

Jumelo alto é gambiarra, o ganho de altura é mínimo.

[]'s

hercilio.neto
25/06/2015, 17:36
Na minha opinião, para o seu caso a melhor solução seria colocar calços maiores.
No Imortal eu uso dois calços - um de PU e outro de borracha original das picapes - sobrepostos, que totalizam 2 polegadas.

505654

Acho que você poderia aproveitar para colocar calço topkit.
Pelo menos eu tenho intenção de usar os topkit. Ficamos muito tempo sem essa opção de calço de neoprene, e agora está na minha lista.

gabrielqueiroz
25/06/2015, 17:52
hericilio,

li um post por ai pelo forum que quando colocamos os calços top kits temos que mexer na caixa, nos paralalams e mais sei lá aonde....

conversando com o Elmer ele sugeriu acertar a caixa traseira em um funileiro... mas pra achar um funileiro que nao abra lata de sardinha com abridor de latas vai ser dificil.... entao ele levantou a questão dos feixes de molas.... questionou se o feixe está correto em numero e se nao estaria cansada....

entrei em contato com o antigo proprietário e ele disse que as trocou a uns 3/4 anos atrás....

ela está com 5 lâminas.. procurei na internet e não achei a quantidade de lâminas para a band perua 88 .... nem nesse post do forum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/116012-feixe-de-molas-medidas-e-modelos-2.html

será que ela está com menos lâminas do que o original?

será que tem alguma lâmina quebrada?

se eu for mexer nas lâminas, acho que valeria a pena mexer nos jumelos... ai colocaria os maiores.... mas o dimasi ai em cima disse que ser mexer nos jumelos ai tem que que mexer nos amortecedores..... ai nesse mexe mexe eu vou ficando sem dindin!!!! hahahhahahahahahha

mas de qq forma muito obrigado ai a todos pela ajuda!!!!

abração!!!!

hercilio.neto
26/06/2015, 00:48
Tudo que foi dito está correto.

O jipe Band original tem pneus de 29" e todo o resto foi projetado para essas dimensões.
Mas essa configuração deixa a Band muito amarrada, muito baixa para trilhas e esteticamente desproporcional.
Aí a gente coloca pneus maiores e as coisas começam a complicar, porque uma coisa puxa outra.
Com pneus até 31" não precisa nenhuma alteração, basta que as molas estejam com arqueamento correto.

Para acomodar pneus maiores, existem 3 opções.
- calços maiores
- recortar a caixa de roda no caixote
- Spoar

Em todos os casos serão necessárias intervenções.
A menos complicada é a utilização de calços maiores. Para isso, é preciso alterar a inclinação da caixa de direção para reposicionar a coluna, fazer nova furação nas hastes dos palaramas e corrigir o suporte de bateria (no caso de bateria no cofre do motor). Parece muita coisa, mas é relativamente simples.

Quanto às molas, se já foram trocadas, não há como saber se a quantidade está correta, porque não sabemos que feixe foi usado.
Jumelos maiores elevam o carro, mas torna a suspensão mais dura porque os jumelos trabalhar ão menos inclinados.
O meu jipe estava com jumelos maiores e quando troquei os calços não passou no portão de casa. Coloquei jumelos menores e o jipe ficou cerca de 1" mais baixo. Quando estava com os maiores não mudei os amortecedores e não tive problemas.

blind75
26/06/2015, 08:26
Bom dia turma, a calibragem altera tbm. Lembre que terá que abaixar em certos passeios.. Ai pode não pegar mais. Uso 26/27 lbrs uso normal.. 20 lbrs ate 18 p mato.. 28 ate 30 carregado estrada. Isso nos bf. Tem pneu mais resistente que outro. Veja em qual o seu foi montado e teste.
Jumelos sempre menores q 9/10cm entre furos... Vai te custar 20 reais.
Amortecedores Mercedes custam 120 cada, os da ranger não devem ser caros tbm... Mas não ande sem amortecedor em curso.. Perigoso na estrada e quebra diferencial na trilha...
Linda Band com esses pneus.. Nem precisa acelerar p passar ne. Spoa ela. Não arrepende nunca.

Sergio c
26/06/2015, 09:59
Um "meio" erro de projeto na latarias das bands aço curto é que as caixas de rodas dianteiras tem espaço para um pneu de trator, enquanto que as caixas de rodas traseiras são bem mais baixas, até tem uma compensação quando se usa os pneus originais, os quais, quando o eixo sobe, eles entram dentro da caixa, não pegam na lata.
Mas com pneus mais largos e maiores, se não der uma mexida ou cortar a lata, vai raspar bastante e isso não é bom, nem pra lata nem para o pneu.

Se derem uma olhada, o Troller mais antigo tem a mesma altura das caixas de rodas, dianteiras e traseiras.

gabrielqueiroz
17/07/2015, 10:42
bom dia a todos!

ontem fui a um moleiro aqui de resende e ele constatou que o lado esquerdo estava com 89 cm do chao ate o alto da caixa da roda traseira e o lado direito estava com 86.5.

ele tirou as molas trocou as buchas fez
rodizio de molas , arqueou e recolocou.

resultado:
os dois lados estao agora com 92cm e nas curvas ela melhorou muito!

e parou de raspar.

abraços!

Dimasi
17/07/2015, 12:35
Blz. Se as molas voltarem a arriar em pouco tempo é pq elas estão cansadas. Nesse caso só trocando.