Ver Versão Completa : JEEP 65 QUAL O MODELO E POR ONDE COMEÇAR A REFORMA?
Leonardo Uller
10/02/2006, 12:54
Acabo de comprar meu primeiro jeep um 65, não sei agora por onde devo começar, o que fazer primeiro, comprar as peças antes e depois encostar o jeep ou encostar o jeep e ir comprando as peças.
Agradeço todas as sugestões
Beto Lacerda
10/02/2006, 13:01
comprar as peças antes e depois encostar o jeep ou encostar o jeep e ir comprando as peças.
se vc tem o $ compra antes, continua usando o jeep e qdo tiver tudo cojmprado encosta e faz tudo de uma vez , agora se vc é como eu , que num tem $ mas tem tempo , encosta e vai comprando , juntando $ e montando ... mas demora mais ... muito mais , mas economisa uns cobres , principalmente se fizer sem pressa esperando as oportunidades .
[]'s
Martin Melcop
10/02/2006, 13:17
Beto,
ainda tá contando essa história que o seu jeep sai um dia??????
Brincadeira.
Mas como o Beto falou, acho mais fácil ir comprando aos pouco e vendo as oportunidades.
Vinicius_4x4
10/02/2006, 15:31
Concordo também!
Se tu quer ter um jeep zerado, começa a reforma pelos chassis! Vê se é necessário - claro.
Só que já aviso - a história vai looonge :mrgreen: !!
Manda umas fotos do jeep aí :concordo: ! E já diz qual a tua idéia para o bendito :lol: .
...agora se vc é como eu , que num tem $ mas tem tempo...
[]'s
ou seja, desocupado mesmo. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
toda reforma se começa pelo chassi.a partir dai vc define, suspençao, mecanica ou lata.
mas geralmente a lata fica por ultimo numa boa reforma, pois eh a etapa mais simples.
eu fiz assim:
chassi-suspençao-mecanica/transmissao-lata-eletrica.
mas ainda nao terminei. :mrgreen:
ja sao mais de tres anos de novela.
lucciano amaral
17/02/2006, 08:12
Eu estou reformando um CJ3B cara de cavalo e começei pelo chassis, agora to na suspenção, depois vou ver cambios e mecanica, dai pintura e depois parte eletrica.
Manda ve que um dia nao muito proximo vc termina. brincadeirinha
Eu estou reformando um CJ3B cara de cavalo e começei pelo chassis, agora to na suspenção, depois vou ver cambios e mecanica, dai pintura e depois parte eletrica.
Manda ve que um dia nao muito proximo vc termina. brincadeirinha
DEMOREI NESSA BRINCADEIRA 2 ANOS :parede: :parede: MAS VALEU CADA DIA :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
lucciano amaral
17/02/2006, 09:08
Tudo certo Edwin, veja so dois anos é ate pouco tempo se vc for analisar tudo que tem para fazer e a grana gasta, parabens pelo seu jeep, ta da hora, abraços
a vantagem da gente ir devagar é que a grana vai mais devagar e vc consegue fazer com qualidade.
APROVEITE O FORUM ESTA REPLETO DE DICAS, PENA Q EU ODESCOBRI A POUCO TEMPO :oops: :oops: .
Sergio Willys
21/02/2006, 19:15
Se é 65 é um CJ 5.
Minha experiência com a reforma não difere muito dos colegas. Muita atenção com freio e sistema de direção !!!!
Boa Sorte
toda reforma se começa pelo chassi.a partir dai vc define, suspençao, mecanica ou lata.
mas geralmente a lata fica por ultimo numa boa reforma, pois eh a etapa mais simples.
Mais simples, mas não a mais barata! :putz:
Sergio Willys
21/02/2006, 21:37
Leonardo;
Uma coisa é importante !! A história tem começo, agora fim....
Tenho uma lista anotada do que precisa ser feito no 61. Cada vez que eu tiro um ítem, entram 1 ou 2 no lugar !!!
Iso não quer dizer que não dá pra desfrutar da viatura, pelo contrário, os bichos ficam confiáveis e valentes pra qualquer obra, mas sempre tem o que fazer. Tanto pelo fato das coisas quebrarem mesmo, quanto pelo fato que com o passar do tempo, entendemos mais dos bichinhos, e algumas coisas que achávamos serem normais, na verdade não são....
Outro cuidado é com o Francês (O famoso Jaque). Depois de planejada a reforma, e iniciada a obra, ao mexer numa coisa, vem o Francês e Já Que eu mexi aqui, vou aproveitar e ...... Mas isso é que é legal !! :concordo:
Deixa eu dar meu pitaco...
Primeiro tem que saber para que finalidade vai ser o jipe
Trilha
Passeio/Cidade/Trilha
Competição
Só Passeio/Cidade
etc
depois disso, junte a grana, não pra um CJ todo esculhambado, "pra fazer tudo" pq é aí que vc se ferra !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se é a primeira vez então... :putz: :putz:
Tenta pegar um que já tenha parte dos acessórios que vc crê em colocar futuramente...lembre-se tudo que vc investir num jipe, não vai conseguir vender com lucro nunca ! (Isso p/ quem tá comprando é uma maravilha)
Se pensar em algo só p/ trilha...lembre-se quanto menos, menos quebra...ponha o básico ! e invista em materiais que agüentem o tranco !!!
Outra... nem pense em reformar motor (4 e 6 cil original) vc vai se sentir tentado a fazer isso, não faça, troque por um injetado e seja feliz !
Qualquer coisa é só falar !! :concordo:
eu to levando o meu cj andando, e arrumando as coisas aos poucos
assim eu posso curti ele
paulovalle
09/03/2006, 08:30
Leonardo,
Vc que vai reformar ou vai mandar em algum mecânico? Porque se for pra algum mecânico a reforma começa por aí viu, eu só tomei no toba até agora por causa de serviço mal feito... fiquei 1 ano esperando a reforma do meu jipe ficar pronta e ficou uma merda só, to refazendo cambio, motor e pintura porque o mecânico que eu mandei é um porco... Se eu fosse você ia andando com o jipe e comprando as coisas devagar, porque quando essas porcarias param pra reforma é uma desgraça, começa que você pensa em fazer uma coisa e acaba pensando: já que vou fazer isto, vou aproveitar e fazer aquilo...daí não acaba nunca a reforma. Então defina tudo o que está pensando em fazer e quando tiver que parar pra reforma já faz tudo de uma vez, assim você não fica como eu que estou sem o jipe há 1 ano e meio e quase ficando louco! :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Abraços!
Paulo.
TRARBACH
10/03/2006, 12:39
Leia o forum,use a net,ande por aí(lojas de peças da sua cidade),seja simpatico com quem tem jeep maneiro(dão dicas),gaste dinheiro com consciência,freio e direção são importantíssimos logo no começo(evita as traseiras dos outros,pois jeeps originalíssimos somente para coleção ou no transito dos anos 50 até no máximo fim dos 80).
Se tem vontade de curtir o JEEP,não exagere em trilhas,ou não as faça(R$ são atraidos por jeeps que fizeram trilhas),e depois de tudo pronto mesmo,do jeito que você gostar,vem o principal:
tenha outro carro(jeeps e outros antigos devem rodar pouco,pois R$ são atraidos por alta KM) e Não empresta o carro,nem para esposa ou namorada,vá junto com quem pede.
otavio_gomes
30/03/2006, 13:33
Leonardo,
Você comprou o seu primeiro Jeep. É diferente de tudo o que você já dirigiu antes.
Antes de iniciar uma reforma completa, experimente seu Jeep para que entenda para que ele serve e o que você vai fazer com ele.
Álém dessas idéias, pense que a segurança ativa é o mais importante. Assim, é prioridade num Jeep:
sistema de direção,
sistema de suspensão,
sistema de freios,
depois disso, verifique motor, caixa e belezuras.
Na direção, não podem haver folgas, a folga do sistema original do Jeep é de até 20 cm no perímetro do volante de direção.
Para corrigir as folgas da direção, têm de ser verificados e corrigidos as folas nos rolamentos das odas dianteiras e rolamentos do munhão e folgas na suspensão.
O sistema de suspensão inclui os feixes de molas, os amortecedores, as buchas de suspensão, os jumelos e todos os parafusos e grampos que seguram tudo no lugar. Além, é claro, nos Jeeps CJ o chassis participa da suspensão, tem de verificar a existência de trincas e empenos grandes.
Sistema de freios.
Você ficar sem freios num jeep não é a pior coisa do mundo posto que a transmissão é muito reduzida. Sem direção é 1000 vezes pior.
No sistema de freios ocorre os maiores absurdos feitos pelos mecânicos desqualificados. Principalmente o uso de tubos de cobre na tubulação de freios.
Minhas sugestões:
freios a disco nas rodas dianteiras SBD ou equivalente de sua região.
substituição de toda tubulação por tubulação nova em aço espécífico para freios hidraulicos de automóveis.
os burrinhos do Jeep aceitam reparos e normalmente não precisam sr substituidos.
o uso de servo-freio e duplo circuito de freios é muito bem-vindo mas não essencial.
No meu pensamento, é por aí que se começa a manutenção do Jeep.
Depois desses itens funcionarem bem, experimente o seu Jeep e aos poucos, vá colocando as coisas no lugar.
Um abraço,
Otávio.
Mazaropi-RJ
21/06/2007, 19:20
Pegando carona com o Leonardo ...
O Meu CJ já está na oficina, sem carroceria ( A ser pintada ), porém com a mecânica antiga ainda toda montada. Pretendo colocar um AP (2.0 MI )/ Clarkete 5M ( Deeptec ), DH (VW), pedaleiras, Servo freio, etc... A dica que preciso é a seguinte : Qual a seqüência de montagem dessa parafernália toda que vcs, que já passaram por isso, recomendam ? É indicado montar motor, caixa sem a carroceria ? Se puderem enviar links com fts ou fóruns pertinentes, agradeço.
Abçs a tds, Paulo.
Acabo de comprar meu primeiro jeep um 65, não sei agora por onde devo começar, o que fazer primeiro, comprar as peças antes e depois encostar o jeep ou encostar o jeep e ir comprando as peças.
Agradeço todas as sugestões
Eu tive uma sorte muito grande, comprei um Jeep de um amigo que tinha acabado de tirar do estaleiro, com tudo novinho do chassi à pintura, se ajudar tem umas fotos aqui que postei da reforma, passa lá e de uma olhada!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28613
Se é 65 é um CJ 5.
Minha experiência com a reforma não difere muito dos colegas. Muita atenção com freio e sistema de direção !!!!
Boa Sorte
Não necessariamente, lembro que o CJ3B foi construído até 1968.
Deixa eu dar meu pitaco...
Primeiro tem que saber para que finalidade vai ser o jipe
Trilha
Passeio/Cidade/Trilha
Competição
Só Passeio/Cidade
etc
depois disso, junte a grana, não pra um CJ todo esculhambado, "pra fazer tudo" pq é aí que vc se ferra !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Se é a primeira vez então... :putz: :putz:
Tenta pegar um que já tenha parte dos acessórios que vc crê em colocar futuramente...lembre-se tudo que vc investir num jipe, não vai conseguir vender com lucro nunca ! (Isso p/ quem tá comprando é uma maravilha)
Se pensar em algo só p/ trilha...lembre-se quanto menos, menos quebra...ponha o básico ! e invista em materiais que agüentem o tranco !!!
Outra... nem pense em reformar motor (4 e 6 cil original) vc vai se sentir tentado a fazer isso, não faça, troque por um injetado e seja feliz !
Qualquer coisa é só falar !! :concordo:
Finalmente, voce falou algo que preste...
Pegando carona com o Leonardo ...
O Meu CJ já está na oficina, sem carroceria ( A ser pintada ), porém com a mecânica antiga ainda toda montada. Pretendo colocar um AP (2.0 MI )/ Clarkete 5M ( Deeptec ), DH (VW), pedaleiras, Servo freio, etc... A dica que preciso é a seguinte : Qual a seqüência de montagem dessa parafernália toda que vcs, que já passaram por isso, recomendam ? É indicado montar motor, caixa sem a carroceria ? Se puderem enviar links com fts ou fóruns pertinentes, agradeço.
Abçs a tds, Paulo.
Mazaropi. Primeiramente boa sorte!!
É muito mais fácil fazer a mecânica básica sem a carroceria estar em cima (motor, suspensão, etc), mas algumas coisas você vai precisar dela no lugar, para saber o local exato da adaptção (direção, pedaleira, servo).
Dá uma olhada no link da minha reforma (minha não... do jeep! hahaha): http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24970
No momento terminamos a funilaria justamente para começar as adaptações.
Quanto ao tempo e R$, depende de como vai fazer: se é você ou vai depender de alguém... se for depender de alguém(s), prepare uma cadeira e o bolso.
Desmontamos meu jeep dia 13/01 e dentro mais um mês ele estará andando novamente, ou seja: pouco mais de 5 meses. Desse tempo, a reforma ficou parada por quase dois meses... mas confesso: eu e o Cas estamos trabalhando como dois condenados!
Mas vale a pena! E... se for fazer, faça direito, para não se arrepender depois!
PS: ADI, não sei porque vocês têm tanta implicância com o motor original... o de 4cil pode até ser, mas o de 6...é tudo uma questão de saber usar!
...não sei porque vocês têm tanta implicância com o motor original... o de 4cil pode até ser, mas o de 6...é tudo uma questão de saber usar!
Opa! Aí o Lineu ficou magoado...
[s],