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Ver Versão Completa : Refrigeração da Ranger 2.8 diesel.



Mafu 03
22/06/2015, 13:31
Gostaria de saber do pessoal aqui se o que acontece com minha Ranger é normal porque um mecânico "especializado" não soube me dizer.

Minha viatura é uma Ranger XLT CD 4x4 2.8 diesel ano 2002.

Quando saio com ela para viajar, preciso rodar cerca de 15 km para que o marador de temperatura temperatura chegue ao meio.

Na estrada, rodo sempre na faixa dos 2k RPM, ou seja, sempre abaixo dos 100 km/h. Fico vigiando o ponteiro da temperatura e ele só reage depois de rodar pelo menos 10 km.

Depois de rodar uns 50 km (meu trajeto de toda semana para trabalhar), entro numa cidade e rodo devagar por cerca de 5 a 10 minutos até pegar a estrada de novo. Quando volto a acelerar na estrada, o ponteiro está quase no mínimo da temperatura.

Isso é normal na Ranger? Eu nunca ví nenhum carro fazer isso.

Alguém pode me dar uma dica se isso é sintoma de algum problema no sistema de refrigeração ou defeito do marcador?

A válvula termostática já foi testada e está OK.

Alguém se arrisca?

Mirão
22/06/2015, 14:10
Mafu, boa tarde, acredito que seja normal nas Rangers essa demora para atingir a temperatura ideal que é sinalizada no meio do marcador de temperatura, o que não ocorre pelo menos na minha, é ela abaixar a temperatura caso ande devagar, o normal é ela manter a temperatura com o marcador sinalizando no meio. A temperatura só cai para o mínimo ou zera o marcador, no caso de desligar o motor e permanecer um bom tempo desligado. É justamente a válvula termostática que faz esse controle, verifica se a da sua viatura é original, pode ser que ela não atenda as especificações de funcionamento.

Mafu 03
22/06/2015, 15:09
Pois é, mas o estranho é que ela não ferve ou algo do tipo.

O funcionamento é normal.

Só é muito estranho esse comportamento do marcador de temperatura.

PauloLimited
22/06/2015, 21:39
Tivemos uma 2.8 por 10 anos desde nova e ela era assim msm, demora pra "esquentar" e o marcador marcava pra baixo do meio e nunca deu problema, sempre foi assim.

Mafu 03
22/06/2015, 21:57
Acho que deve ser desse jeito mesmo.

Obrigado a todos pelas respostas.

Mirão
22/06/2015, 22:00
O importante é que o funcionamento esteja normal, todas levam um tempão para atingir a temperatura ideal, só que no caso da minha vtr ela mantém o marcador no meio do relógio de temperatura e não cai em hipótese alguma, também não é problema a temperatura cair, problema é ela subir, acredito que a sua esta dentro da normalidade, não me preocuparia tanto mas daria uma olhada se a tampa do reservatório está vedando corretamente, elas também tem prazo de validade e perdem o poder de vedação, há alteração do nível da água no reservatório? tem completado água? as vezes a tampa não veda e ela vaza em forma de vapor em contrapartida quando está rodando de forma mais lenta, sem motor cheio, pode ocorrer troca de calor devido o mal funcionamento da tampa e a água esfriar, por isso sugiro uma tampa nova para o reservatório, por precaução, haja vista o carro não está apresentando aumento da temperatura e sim queda da mesma, o que não faz mal nenhum mas pode influir no consumo. Se optar pela troca verifique uma que atenda a especificação, tem muita tampa de segunda linha que são porcaria.

PauloLimited
23/06/2015, 21:21
O importante é que o funcionamento esteja normal, todas levam um tempão para atingir a temperatura ideal, só que no caso da minha vtr ela mantém o marcador no meio do relógio de temperatura e não cai em hipótese alguma, também não é problema a temperatura cair, problema é ela subir, acredito que a sua esta dentro da normalidade, não me preocuparia tanto mas daria uma olhada se a tampa do reservatório está vedando corretamente, elas também tem prazo de validade e perdem o poder de vedação, há alteração do nível da água no reservatório? tem completado água? as vezes a tampa não veda e ela vaza em forma de vapor em contrapartida quando está rodando de forma mais lenta, sem motor cheio, pode ocorrer troca de calor devido o mal funcionamento da tampa e a água esfriar, por isso sugiro uma tampa nova para o reservatório, por precaução, haja vista o carro não está apresentando aumento da temperatura e sim queda da mesma, o que não faz mal nenhum mas pode influir no consumo. Se optar pela troca verifique uma que atenda a especificação, tem muita tampa de segunda linha que são porcaria.

Também acho que é bom da uma olhada no sistema e manter ele sempre limpo e com fluído novo, já que os selos desse motor são um saco pra trocar.

Sempre achei legal o marcador da Ranger marca menos da metade e podia andar 1000 km direto a 140 160 km/h que ele nem mexia. Esse motor é bom d+.

Gerson 666
23/06/2015, 21:36
Completamente normal, basta ver o tamanho da ventoinha e sistema de arrefecimento dos motores diesel. É bem grande, pra garantir que o motor não esquente a ponto de danificar alguma coisa. Se aquecesse fácil, vc ao subir uma serra ou transportar alguma carga, poderia facilmente superaquecer o motor. Tendo o motor um bom sistema de arrefecimento,vc quase não percebe aquecimento do motor, somente se forçar ou estiver uma temperatura ambiente muito quente.

paulomamede
24/06/2015, 21:06
A minha 2.5 também é assim. Quando comprei até troquei o sensor achando que estava estragado ( o mecânico fdp nem pra me avisar...).

Mirão
26/06/2015, 00:29
Pessoal foi criado um tópico que ficou láa pra trás para postar mecânicos e oficinas que realmente entendam de Rangers em cada região, é muito útil, portanto peço aos usuários para buscá-lo e por gentileza indicar boas oficinas em sua região, isso nos salva de mãos incompetentes que nos racham no meio e ainda ajuda que estiver viajando.

Edintruder
26/06/2015, 09:26
Esse motor só aquece de verdade quando anda sob pressão. Quando a turbina assobia é que o ponteiro da temperatura vai par ao meio. Se aliviar o pé ela retorna de novo.

Mafu 03
29/06/2015, 18:22
Só pra enriquecer o tópico com informações, hoje eu percebi que com o ar ligado o ponteiro da temperatura trabalha no meio certinho e sem o ar ele fica um pouquinho abaixo.

Além disso, mantendo o ar ligado dentro da cidade onde passo, velocidade na casa dos 30 a 40 km por cerca de 5 minutos, sem trânsito, a temperatura não cai. Se desligar o ar o ponteiro vai cedendo até se aproximar do mínimo.

Não deixa de ser intrigante.

Junior84
29/06/2015, 23:28
O cara lá em cima tem que trocar a válvula termostática.

Mirão
30/06/2015, 23:27
Eu mandaria dar uma olhadinha na válvula termostática e no sensor, me passa a impressão de que sua viatura está sem a válvula ou não é a especificada.

Mafu 03
01/07/2015, 00:49
Bom o mecânico que mexeu nela me disse que estava perfeita e era original. Tanto que eu tinha dito que era pra trocar e ele foi quem disse que não precisava.

De qualquer forma, vou retornar para dar mais uma olhada porque eu também não acho isso normal.

Edintruder
02/07/2015, 14:27
E daí Mirão! E a F1000? Como foi a visita?

Mirão
02/07/2015, 22:19
Edin, muito bonita a Efe, a senhora também gostou da Branquela mas precisa de grana, ofereci uma pela outra e disse que a ranger sai mais rápido e mais cara, ela me pediu um prazo de 15 dias, se não vender, vai trocar e por a Ranger a venda. Por aqui o pessoal não é fã de HSD de jeito algum, então é esperar. Caso eu venda a Ranger até 45k, ainda compro a Efe um pouco abaixo do preço, não posso dizer quanto, mas com din din na mão o preço cai. A Efe tá boa de motor, mas achei um pouco fraquinha, tá boa de pneus, suspensão, diferencial e interior de bom acabamento, os bancos merecem uma reforma mas é só.