PDA

Ver Versão Completa : Há como aumentar a potência do motor 2.5 td da Ranger 2001?

paulomamede
20/06/2015, 18:54
Olá,
Adquiri uma Ranger 2001 motor 2.5 tb. Antes de fechar negócio andei em muitas outras Rangers do mesmo ano e motor. Algumas pareciam ter muito mais potência do que a minha. Será que a minha Ranger está com problemas? Tem alguma peça que eu possa trocar para deixá-la mais brava?
Desde já obrigado a todos.

Junior84
21/06/2015, 00:49
Coloca o Kit 2.8.
Dá uma pesquisada no fórum sobre isso. Vai acha muitas informações.

guga100
21/06/2015, 18:23
Meu pai possui uma ranger 2.5 de 2001 tbm. Antes dela ter dado um problema no motor, ela estava meio fraca, n dando aquela resposta rápida e talz. Pensávamos ser o normal do motor, já que eu tinha lido uns ralatos deste motor n ser muito forte. Porém o motor deu um problema, precisando ser refeito inteiro ( foi culpa das trocas de óleo, n as fazia corretamente) e ele aproveito e já trocou os bicos e refez a bomba inteira. Ela virou outra camionete, respondendo bem rápido e com boa potência. Antes de partir para alguma preparação, da uma verificada nos teus bicos, bomba e turbina.

Mirão
22/06/2015, 22:43
Guga, ela tá com motorização 2.8? aumentou o débito da bomba? que tipo de bicos colocou nela? quanto ao paulomamede aconselho verificar primeiro as condições do motor, pode ser que necessite de retífica e fica mais barato consertar agora do que depois de estourar.

ferraz
23/06/2015, 11:44
Só observando.

duardobruno
23/06/2015, 15:26
Em primeiro lugar, eu verificaria a situação de saúde desse motor. 2.5 logicamente é mais fraco que 2.8, mas não é frouxo não. Digo isso pq qdo comprei a minha ranger 2.5, senti que ela não desembocava como outras 2.5, mas achei que seria regulagem e tal. Com a aprovação de um mecânico safado, comprei. Resultado foi ter que fazer o motor com 6 meses da compra. Depois de feito, o carro virou uma fera. E ainda, acompanhava muito 2.8 por aí. Estando tudo ok com seu motor, vc pode partir pra uma abertura de bomba injetora e arrocho na turbina. Coisa que vc acha fácil aqui no fórum, a maneira de fazer. Se não te deixar satisfeito, daí vc pode partir pra kits da 2.8 e outras tunagens disponíveis aqui no fórum tb. Mas antes de tudo, eu verificaria se o seu motor não tá é pedindo pinico.

Mirão
23/06/2015, 18:56
É isso aí, e o fórum tem várias dicas para detectar as condições do motor, pode ser que eu pegue uma efe 2.5 mas a primeira observação que farei será justamente verificar as condições e o funcionamento do motor, comprar gato por lebre não dá. Também nada é tão ruim que não possa melhorar, se o motor não estiver no jeito, manda um kit 2.8 que ele vai ficar um canhão e terás uma usina de força por longos anos.

paulomamede
24/06/2015, 20:59
Muito obrigado pessoal. Os mecânicos que olharam para mim( foram muitos) aprovaram a saúde do motor. Ele bate macio, liga bem rápido e quase não solta fumaça. Estou me programando para dar um reparo no setor de direção que está vazando óleo. Amanhã mesmo vou levá-la, aí aproveito para pedir pra que dê uma verificada nestes primeiros itens. Bicos, bomba e injetora e turbina. Muito obrigado mesmo a todos. É minha primeira camionete e ainda estou muito cru pra saber no que mexer. Abraço a todos.

Mirão
25/06/2015, 14:48
Paulo, aqui vc vai aprender muita coisa, boa sorte e ford abraço.

Edintruder
26/06/2015, 09:29
Paulo, trata de aprender o máximo possível sobre esse motor para ficar longe dos mecânicos.
Pesquisa no fórum sobre regulagem de BI (bomba injetora), e abre o débito sem medo em uma 4 voltas. Ajjusta a lenta e seja feliz. Esse motor rende muito e dura muito também. Esquece o MWM Sprint que esse HSD é melhor.

guga100
27/06/2015, 16:59
É 2.5 mirao.
Pois é paulo, pesquisa bem sobre este motor, já que muitos mecânicos adoram crucificar este motor sem antes olhar.
Meu pai tá bem contente com a camionete dele agora, já estava contente antes, agora tá mais ainda.
Só n chego a fazer uma média de consumo ainda, mas a principio melhoro.

lfschmitz
27/06/2015, 21:49
Esse motor tem, injustamente, uma fama ruim.

Meu pai teve uma S10 para trabalho (carga e pé no fundo!), na versão de anêmicos 95cv. Fez quase 400mil km quase sem manutenção, e o dono seguinte rodou mais um monte. Econômico, barato de manter e sem mistérios mecânicos. A perda de potência pode ter diversas causas, sendo as mais comuns bomba injetora e/ou turbina pedindo manutenção. Em casos de maior azar, o motor pode estar com perda de compressão nos cilindros, mas essa necessidade de retífica gera também outros sinais.

O que acontece é o seguinte: não se pode usar um motor de ciclo Diesel constantemente na faixa de rotação de máxima potência (nesse caso, 3800-4000rpm). O que acontecia é que o pessoal comprava essas Ranger e queria andar a 150 por hora direto. Em menos de 150mil km o motor abria o bico.

Então, se quiser ganhar potência sem ter de esgoelar o motor, tem de aumentar o torque - aliás, como em todo motor Diesel, que não é muito fã de altas rotações, mesmo o Maxion HSD, que é um dos mais "giradores". Se não alongar a relação final (com relação de diferencial 4,10:1 no lugar da 4,56:1, p.ex.), em viagens é fácil exceder a faixa segura de rotação e abreviar a vida útil do motor. Com o conjunto original (pneus 235/75R15 e diferencial 4.56) temos em quinta marcha 115km/h a 3000rpm (rotação que nesse motor ainda seria segura para uso prolongado). Não sei se o diferencial desse modelo é Visteon ou Dana, mas para ambos há diversas relações de coroa e pinhão, se já estiverem pedindo substituição (pelo ano do carro), seria uma boa oportunidade. Com relação 4.10, a mesma rotação de 3000rpm produziria 128km/h - bem mais interessante para viagens longas. Se o carro for 4x4, a troca dos conjuntos C&P dos dois diferenciais seria mais onerosa, mas não é impossível. E, se for trocada também a medida dos pneus originais por 255/75R15, teríamos bons 133km/h a razoáveis 3000rpm.

A maioria das receitas para esse motor segue a seguinte linha: abrir a bomba e aumentar um pouco a pressão da turbina (fumaceia bastante, mas anda bem e nem bebe tanto).
Todavia, há a opção de substituir a turbina pela TGV do 2.8 PowerStroke (ou mesmo uma turbina um pouco maior sem geometria variável - que não terá a mesma pegada em baixa rotação e fará um pouco mais de fumaça), e instalar bicos de maior vazão (a Raasch Motoren é uma das preparadoras mais conhecidas), preferencialmente com um intercooler um pouco maior (opcional). Sem grande dificuldade consegue-se um aumento dos 115cv originais para 140-150cv ou mais. Aumentos maiores de potência excedem os limites do câmbio e comprometem consumo, dirigibilidade e durabilidade do motor.

Se for usada uma preparação mais pesada, é importante assegurar a refrigeração (revisar bomba d'água e radiador, com troca do líquido, é o mínimo; ainda, salvo engano, o acoplamento da hélice do motor é viscoso, que perde eficiência com o tempo e também pede manutenção). Goiás é um estado com clima quente, e pode ser conveniente o uso de uma ventoinha elétrica adaptada ao radiador se houver uso mais intenso com ar condicionado ligado.

Borjaoo
27/06/2015, 23:53
Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?

Agradeço desde já pela atenção.

guga100
28/06/2015, 00:05
Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.

lfschmitz
28/06/2015, 16:25
Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.

TODO motor com comando de válvula no bloco tem maior propensão à flutuação de válvulas pela grande inércia do conjunto vareta+tucho+balancim+válvula. Então, embora esse motor HSD seja girador, acima de 4500rpm é enorme a chance de flutuarem as válvulas a baterem contra a cabeça do pistão que já vem para o ponto morto superior, ainda mais considerando as altíssimas taxas de compressão e minúsculas câmaras de combustão que motores de ciclo Diesel usam.

Entortar válvulas e varetas, quebrar balancins e eixos de balancins... é sinal de motorista que não sabe usar o motor.

lfschmitz
28/06/2015, 17:16
Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?

Agradeço desde já pela atenção.

O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).

Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?

Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.

Borjaoo
28/06/2015, 17:44
O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).

Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau.

Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.

Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?

mais uma vez obrigado!

abraços

lfschmitz
28/06/2015, 18:04
Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.

Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?

mais uma vez obrigado!

abraços

Essa medida 225/75 vem nas Triton com relação de diferencial mais longa, em torno de 3,9:1. A relação final é quase exatamente a mesma das HPE com pneu 265/70 e diferencial 4,1:1 (aquela que mencionei de dar 160km/h a 3500rpm).

Se colocares medida 245/70, a circunferência externa é quase exatamente a mesma dos 225/75. Não haverá mudança.

Edintruder
28/06/2015, 21:05

Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.

Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?

Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.

Nada a comentar! Explicação perfeita.

No caso dos HSD 2.5 e 2.8PS, é meio comum o pessoal rachar a flauta de balancins. Já ví várias assim, e todas por conta dos "rojões" que o pessoal dá ara fazer fumaça com o motor livre. A minha ex-Ranger ajustei a BI para limitar em 5200rpm. Nunca quebrei pois andva sempre de boa, porém eventualmente eu sabia que podia esticar. A limitação eu alterei para ter mais fôlego acima dos 3500rpm. Raramente eu ia além de 4000rpm no HSD.