Ver Versão Completa : Há como aumentar a potência do motor 2.5 td da Ranger 2001?
paulomamede
20/06/2015, 18:54
Olá,
Adquiri uma Ranger 2001 motor 2.5 tb. Antes de fechar negócio andei em muitas outras Rangers do mesmo ano e motor. Algumas pareciam ter muito mais potência do que a minha. Será que a minha Ranger está com problemas? Tem alguma peça que eu possa trocar para deixá-la mais brava?
Desde já obrigado a todos.
Junior84
21/06/2015, 00:49
Coloca o Kit 2.8.
Dá uma pesquisada no fórum sobre isso. Vai acha muitas informações.
Meu pai possui uma ranger 2.5 de 2001 tbm. Antes dela ter dado um problema no motor, ela estava meio fraca, n dando aquela resposta rápida e talz. Pensávamos ser o normal do motor, já que eu tinha lido uns ralatos deste motor n ser muito forte. Porém o motor deu um problema, precisando ser refeito inteiro ( foi culpa das trocas de óleo, n as fazia corretamente) e ele aproveito e já trocou os bicos e refez a bomba inteira. Ela virou outra camionete, respondendo bem rápido e com boa potência. Antes de partir para alguma preparação, da uma verificada nos teus bicos, bomba e turbina.
Guga, ela tá com motorização 2.8? aumentou o débito da bomba? que tipo de bicos colocou nela? quanto ao paulomamede aconselho verificar primeiro as condições do motor, pode ser que necessite de retífica e fica mais barato consertar agora do que depois de estourar.
duardobruno
23/06/2015, 15:26
Em primeiro lugar, eu verificaria a situação de saúde desse motor. 2.5 logicamente é mais fraco que 2.8, mas não é frouxo não. Digo isso pq qdo comprei a minha ranger 2.5, senti que ela não desembocava como outras 2.5, mas achei que seria regulagem e tal. Com a aprovação de um mecânico safado, comprei. Resultado foi ter que fazer o motor com 6 meses da compra. Depois de feito, o carro virou uma fera. E ainda, acompanhava muito 2.8 por aí. Estando tudo ok com seu motor, vc pode partir pra uma abertura de bomba injetora e arrocho na turbina. Coisa que vc acha fácil aqui no fórum, a maneira de fazer. Se não te deixar satisfeito, daí vc pode partir pra kits da 2.8 e outras tunagens disponíveis aqui no fórum tb. Mas antes de tudo, eu verificaria se o seu motor não tá é pedindo pinico.
É isso aí, e o fórum tem várias dicas para detectar as condições do motor, pode ser que eu pegue uma efe 2.5 mas a primeira observação que farei será justamente verificar as condições e o funcionamento do motor, comprar gato por lebre não dá. Também nada é tão ruim que não possa melhorar, se o motor não estiver no jeito, manda um kit 2.8 que ele vai ficar um canhão e terás uma usina de força por longos anos.
paulomamede
24/06/2015, 20:59
Muito obrigado pessoal. Os mecânicos que olharam para mim( foram muitos) aprovaram a saúde do motor. Ele bate macio, liga bem rápido e quase não solta fumaça. Estou me programando para dar um reparo no setor de direção que está vazando óleo. Amanhã mesmo vou levá-la, aí aproveito para pedir pra que dê uma verificada nestes primeiros itens. Bicos, bomba e injetora e turbina. Muito obrigado mesmo a todos. É minha primeira camionete e ainda estou muito cru pra saber no que mexer. Abraço a todos.
Paulo, aqui vc vai aprender muita coisa, boa sorte e ford abraço.
Edintruder
26/06/2015, 09:29
Paulo, trata de aprender o máximo possível sobre esse motor para ficar longe dos mecânicos.
Pesquisa no fórum sobre regulagem de BI (bomba injetora), e abre o débito sem medo em uma 4 voltas. Ajjusta a lenta e seja feliz. Esse motor rende muito e dura muito também. Esquece o MWM Sprint que esse HSD é melhor.
É 2.5 mirao.
Pois é paulo, pesquisa bem sobre este motor, já que muitos mecânicos adoram crucificar este motor sem antes olhar.
Meu pai tá bem contente com a camionete dele agora, já estava contente antes, agora tá mais ainda.
Só n chego a fazer uma média de consumo ainda, mas a principio melhoro.
lfschmitz
27/06/2015, 21:49
Esse motor tem, injustamente, uma fama ruim.
Meu pai teve uma S10 para trabalho (carga e pé no fundo!), na versão de anêmicos 95cv. Fez quase 400mil km quase sem manutenção, e o dono seguinte rodou mais um monte. Econômico, barato de manter e sem mistérios mecânicos. A perda de potência pode ter diversas causas, sendo as mais comuns bomba injetora e/ou turbina pedindo manutenção. Em casos de maior azar, o motor pode estar com perda de compressão nos cilindros, mas essa necessidade de retífica gera também outros sinais.
O que acontece é o seguinte: não se pode usar um motor de ciclo Diesel constantemente na faixa de rotação de máxima potência (nesse caso, 3800-4000rpm). O que acontecia é que o pessoal comprava essas Ranger e queria andar a 150 por hora direto. Em menos de 150mil km o motor abria o bico.
Então, se quiser ganhar potência sem ter de esgoelar o motor, tem de aumentar o torque - aliás, como em todo motor Diesel, que não é muito fã de altas rotações, mesmo o Maxion HSD, que é um dos mais "giradores". Se não alongar a relação final (com relação de diferencial 4,10:1 no lugar da 4,56:1, p.ex.), em viagens é fácil exceder a faixa segura de rotação e abreviar a vida útil do motor. Com o conjunto original (pneus 235/75R15 e diferencial 4.56) temos em quinta marcha 115km/h a 3000rpm (rotação que nesse motor ainda seria segura para uso prolongado). Não sei se o diferencial desse modelo é Visteon ou Dana, mas para ambos há diversas relações de coroa e pinhão, se já estiverem pedindo substituição (pelo ano do carro), seria uma boa oportunidade. Com relação 4.10, a mesma rotação de 3000rpm produziria 128km/h - bem mais interessante para viagens longas. Se o carro for 4x4, a troca dos conjuntos C&P dos dois diferenciais seria mais onerosa, mas não é impossível. E, se for trocada também a medida dos pneus originais por 255/75R15, teríamos bons 133km/h a razoáveis 3000rpm.
A maioria das receitas para esse motor segue a seguinte linha: abrir a bomba e aumentar um pouco a pressão da turbina (fumaceia bastante, mas anda bem e nem bebe tanto).
Todavia, há a opção de substituir a turbina pela TGV do 2.8 PowerStroke (ou mesmo uma turbina um pouco maior sem geometria variável - que não terá a mesma pegada em baixa rotação e fará um pouco mais de fumaça), e instalar bicos de maior vazão (a Raasch Motoren é uma das preparadoras mais conhecidas), preferencialmente com um intercooler um pouco maior (opcional). Sem grande dificuldade consegue-se um aumento dos 115cv originais para 140-150cv ou mais. Aumentos maiores de potência excedem os limites do câmbio e comprometem consumo, dirigibilidade e durabilidade do motor.
Se for usada uma preparação mais pesada, é importante assegurar a refrigeração (revisar bomba d'água e radiador, com troca do líquido, é o mínimo; ainda, salvo engano, o acoplamento da hélice do motor é viscoso, que perde eficiência com o tempo e também pede manutenção). Goiás é um estado com clima quente, e pode ser conveniente o uso de uma ventoinha elétrica adaptada ao radiador se houver uso mais intenso com ar condicionado ligado.
Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?
Agradeço desde já pela atenção.
Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.
lfschmitz
28/06/2015, 16:25
Tinha um cliente uma vez na css que eu trabalhava, que ele conseguia quebrar o motor daquela ranger direto, tipo duas vezes por ano (durante uns três anos mais ou menos) e era uma 2.8, era uma ranger ano 2004 se eu n me engano. Ele n andava com aquela ranger, ele pilotava ela, esticava todas as marchas sem exceção e sempre rs. Vcs já viram quebrar aquele eixo que segura os balancins? (N sei como vcs chamam está peça, já que o comando de válvulas dela é no bloco e sobe só as varetas , acho que sabem a peça que me refiro né) ele consiguiu raxar ela no meio rsrs.
Além das esticadas, as reduções muito bruscas. A gente explicava pro "piloto" que aquilo era um motor a diesel, que devia ser conduzido como tal, mas ele n queria saber, apenas pagava o concerto e levava ela embora.
E era uma 2.8, um motor que quase ngm bota defeito.
A durabilidade de qualquer motor vai muito do pé da peçinha entre o banco e o volante.
TODO motor com comando de válvula no bloco tem maior propensão à flutuação de válvulas pela grande inércia do conjunto vareta+tucho+balancim+válvula. Então, embora esse motor HSD seja girador, acima de 4500rpm é enorme a chance de flutuarem as válvulas a baterem contra a cabeça do pistão que já vem para o ponto morto superior, ainda mais considerando as altíssimas taxas de compressão e minúsculas câmaras de combustão que motores de ciclo Diesel usam.
Entortar válvulas e varetas, quebrar balancins e eixos de balancins... é sinal de motorista que não sabe usar o motor.
lfschmitz
28/06/2015, 17:16
Amigo,muito interessante seu texto. Desculpa mudar um pouco sobre o carro do tooico, Mas vi que também tem uma triton, peguei uma ha pouco tempo e ainda não sei muito sobre a viatura mas estou gostando bastante. Sobre essa potência de motor, no caso das nossas viaturas qual a velocidade / faixa de giro segura para a viatura?
Agradeço desde já pela atenção.
O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).
Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.
Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?
Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.
O motor 4M41 da Mitsubishi é um motor que, embora esteja no mercado há vários anos, ainda é um projeto relativamente moderno e é muito durável. Por ser um motor de curso de pistão relativamente curto para um ciclo Diesel (105mm) e ter comando duplo no cabeçote (DOHC 16v), é menos suscetível a quebras mecânicas por excesso de giro, ainda mais nos modelos com injeção eletrônica (corta a 4750rpm, se não me engano).
Todavia, ainda acho prudente não exceder a regra de 3/4 da rotação máxima para uso contínuo. É pura "achologia", mas prudência e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.
Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau.
Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.
Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?
mais uma vez obrigado!
abraços
lfschmitz
28/06/2015, 18:04
Obrigado pela resposta, suas informações são muito úteis para mim visto que sou leigo em carros diesel e na condução dos mesmos.
Só uma coisa a relatar: minha Triton saiu de fábrica com pneus 225/75 R16, não peguei ela 0km porém peguei com pneus pirelli dessa mesma medida. Tenho um jogo de BF's 245/70 R16 quase zero que eu usava na ranger, ou seja, só irei comprar os pneus 265/70 (originais da HPE) quando esses dois jogos acabarem. Na região onde viajo muito, é difícil colocar mais de 120km/h devido a quantidade de curvas da rodovia, mas tô sempre na faixa de 2400rpm, pelo seu post, essa é uma faixa super tranquila para o motor, certo?
mais uma vez obrigado!
abraços
Essa medida 225/75 vem nas Triton com relação de diferencial mais longa, em torno de 3,9:1. A relação final é quase exatamente a mesma das HPE com pneu 265/70 e diferencial 4,1:1 (aquela que mencionei de dar 160km/h a 3500rpm).
Se colocares medida 245/70, a circunferência externa é quase exatamente a mesma dos 225/75. Não haverá mudança.
Edintruder
28/06/2015, 21:05
Nesse caso, se a tua Triton é equipada com câmbio V5MB1 (5a marcha overdrive de 0,788:1), diferencial 4,1:1 e usa pneus 265/70R16, a rotação de 3560rpm (75% de 4750rpm) é atingida a 160km/h em quinta marcha. Se for equipada com a relação de diferencial 3,9:1, dá uns 170km/h. Devo dizer que não me parece inteligente rodar com a Triton nessa velocidade - evidentemente, não pelo motor, mas pelo risco.
Por isso o pessoal detona as picapes com motor um pouco mais fraco. Comparemos com a Ranger 2.5HSD: a rotação máxima do motor em giro livre, pelo menos na S10, era de 4560 rpm. Num cálculo extremamente simples, considerando pneus 235/75R15, diferencial 4,56:1 e relação de quinta marcha 0,78:1 (não tenho certeza, mas pelo que dei uma olhada a relação do overdrive do M5R1 é essa aí), temos 3400rpm (75% do rpm máximo) a 130km/h. Se quiser rodar a 150km/h direto, estará sempre perto de 90% da rotação máxima do motor. É pedir pra dar pau. O International 2.8 (basicamente um 2.5 com cilindrada aumentada e turbina diferente) tinha mais torque e permitia uso de diferencial 4,1:1, então a 3400rpm tinha-se 150km/h. Pronto, era mais difícil andar "esgoelando" e o motor ficou com fama de ser mais resistente. Se pegar um Cummins 3.9 de F350, que tem fama de durável, e rodar com ele direto a 3000rpm, vai continuar sendo tão durável?
Se for usado dentro de limites razoáveis, o Maxion HSD, seja 2.5 ou seja 2.8, a princípio não deve durar menos do que o 4M41 da Mitsubishi.
Nada a comentar! Explicação perfeita.
No caso dos HSD 2.5 e 2.8PS, é meio comum o pessoal rachar a flauta de balancins. Já ví várias assim, e todas por conta dos "rojões" que o pessoal dá ara fazer fumaça com o motor livre. A minha ex-Ranger ajustei a BI para limitar em 5200rpm. Nunca quebrei pois andva sempre de boa, porém eventualmente eu sabia que podia esticar. A limitação eu alterei para ter mais fôlego acima dos 3500rpm. Raramente eu ia além de 4000rpm no HSD.