PDA

Ver Versão Completa : Construção ST4

st4maceio
20/06/2015, 15:14
Boa tarde, bem eu vou tentar resumir ao maximo aqui, eu ja acompanho o forum desde os 13 anos e meu sonho sempre foi montar um kart cross, muitos anos pesquisando e aos 16 ganhei de natal dos meus pais um projeto do Badland ST4 buggy, na epoca o dolar tava 2 reais e o projeto saiu entorno dos 300 reais. Porem nunca tive tempo nem dinheiro para construir, e agora com 18 anos recem entrado na UFCG no curso de engenharia mecanica eu vou montar o meu primeiro, bem o projeto manda usar um motor 600cc acima, porem eu vou um pouco alem disso, irei usar um da hayabusa 1300 ano 2006 (200cv aprocimadamente), meu pai tem uma oficina de usinagem e retifica recem aberta onde vai me facilitar e muito o projeto, o motor eu consegui negociar ele completo com injeção e toda parte eletrica por 4500 onde irei busca-lo proxima semana na segunda ou terça (so esperando o cara montar o motor pois ele estava todo aberto, bom que vem todo limpinho e revisado). Segunda ja vou comprar os tubos para começar a montar a estrutura e montar o meu tão querido sonho de criança e torrar todas as minhas economias (vendi minha crf 230 semi nova sdds dela) bem segunda ou terça ja começo a tirar fotos da construção e montagem, como sou de maceio e estudo em campina grande na paraiba a faculdade entrou em greve ai vou aproveitar para correr e montar na greve. (so para lembrar como sei que muita gente vai pedir o projeto vou resumir logo, quando comprei eu assumi um termo que não posso distribuir nem vender e acho anti etico quebrar esse termo pois eu como futuro engenheiro mecanico não gostaria que alguem pegasse um projeto meu e saisse distribuindo, então nem percam tempo em pedir)505097505098

st4maceio
20/06/2015, 15:23
Outra coisa, como muitas das peças não possuem aqui no brasil, terei que recorrer a soluções alternativas, como os amortecedores da fox que irei usar os da frente da tr4 levantada e os traseiros vao ser da f250, onde para os dois terei que tornear, fazer as bandejas e mandar fabricar molas sob medida. Os freios do projeto são willwood de 250mm irei trocar por de moto. A caixa de direção ele manda comprar uma de uma loja de la, irei usar de algum carro que seja semelhante. O eixo traseiro ele manda fabricar todo o eixo, onde para mim seria facil pois meu pai tem a empresa de usinagem, mas com o preço do metal e algumas juntas em U e cruzetas que ele manda comprar la e vao ser dificil de achar aqui no brasil, estou pensando em usar semi eixos, so falta eu achar os que sirvam no tamanho (e em um forum gringo soube que essas cruzetas quebram muito). E o mais dificil, todas as chapas da suspensão, sistema traseiro de transmissão, cubos e mangas do eixo são cortados em cnc no projeto original pois são muito precisas essas chapas (algumas tem pequenos cortes de 3mm onde acho que fazer esses cortes no plasma na mão não vamos conseguir e não sei onde vou cortar isso em cnc pois a cnc que possui na empresa ainda não tem ngm que saiba mecher, então tenho que procurar algum lugar e saber o preço.

JUNIOR FERRAREZE
20/06/2015, 17:51
Blz st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/) está no caminho certo, tudo que manifestou acima está na ordem correta, quanto a venda do projeto tem uma galera aqui no 4x4 brasil que fizeram um ajuntamento e importaram um projeto só não me lembro se foi st4 ou buggy megalodon ok, estamos aí para acompanhar seu projeto boa sorte! o que vale é segurança, diversão e sonho realizado....

JUNIOR FERRAREZE
21/06/2015, 17:06
Pergunto a ti st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/) como irá fazer o sistema de caixa de direção para dar o mesmo curso que os gringos conseguem fazer, pois as nossas caixas comum de carro fica meio que limitado devido os terminais usados! (curiosidade) ok....

st4maceio
21/06/2015, 18:53
As barras da caixa de direção (que saem da caixa de direção e vao para as roda) eu irei fabricar igual o projeto e os terminais rotulares irei usar igual ao projeto, ja encontrei deles aqui no brasil por aproximadamente 90 reais cada.

JUNIOR FERRAREZE
21/06/2015, 20:43
Ok st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/)

então vai ficar com um bom curso a suspensão dianteira mt legal!..

jsballarini
22/06/2015, 09:44
E Ai ST4maceio, Eu estou cortando as minhas peças também em Plasma com CNC, todas as peças do meu kart me custou cerca de 450 reais, posso indicar o local mas acho que é meio longe pra você... Rio Grande do Sul, acredito que você encontre algo bem mais perto.

st4maceio
22/06/2015, 20:15
rio grande do sul muito longe, mas me diz uma coisa esse valor é voce fornecendo o material ou tudo incluso?

jsballarini
22/06/2015, 20:21
Ja com material...

BarbosaCB
24/06/2015, 20:47
ST4MACEIO, o projeto completo é este? ai tenho opção de comprar ou baixar imagem por imagem..

BarbosaCB
24/06/2015, 20:48
http://pt.scribd.com/doc/260776121/Badland-Buggy-ST4-Two-Seat-Desert-Buggy-Construction-Drawings#scribd

BarbosaCB
24/06/2015, 21:04
Em tempo, é necessario comprar o arquivo ou é permitido somente visualiza-lo no link. Acho que preço seria bem em conta caso alguém queira comprar.

st4maceio
27/06/2015, 12:22
Creio que seja esse mesmo, so vendo as outras paginas mas como to no celular nao da para ver, mas a primeira pagina é identica. Hoje fui na loja do motor, ja dei 40% de entrada do motor pois ele vai fazer o pedido das peças que estao faltando (cremalheira, motor de partida e chicote) e em ate 15 estarei com o motor em maos, aproveitei e pedi a ele para achar um disco de 25 cm reto e ele achou um perfeito da cbx 750 (7 galo) ate mesmo a furaçao parece ser identica ao do willwood, vou medir ainda para ver se é a mesma distancia dos furos (mas isso eu posso furar diferente o suporte do freio) ele fez 450 os 3 discos com as 3 pinças

samuvinicius
28/06/2015, 03:38
Rapaz, lendo teu post aqui posso te ajudar com os pontos:
- Peças da gringa - A maioria dos componentes, como terminais rotulares listados no projeto e talvez até a caixa de direção vc pode encontrar na Magicartech, que fica em João Pessoa. Eles trabalham com muitas peças usadas em bajas SAE pelas universidades e poderiam lhe ajudar pelo menos com peças similares, e ainda fica pertinho de Campina Grande. Procure por Pedro.
- Caixa de direção: procure não usar de carro. A relação de esterçamento é em geral bem diferente das encontradas nesses projetos, e aí complica uma adaptação de qualidade. Caso não consiga um modelo interessante com Pedro, projete uma, não é lá muito difícil, e de certa forma vc vai ter mais controle sobre suas variáveis de projeto. Mas atenção nesse item: caixa de direção mal dimensionada igual a possível acidente.
- Chapas recortadas para bandejas: não tenho acesso a esse teu projeto, mas devo esperar que essas chapas sejam bem fininhas e rica em detalhes nos cortes. Nesse caso, corte no plasma não é o mais indicado, esquenta muito, distorce bastante a chapa e deixa tudo cagado. Recomendo que procure um corte a laser. Não conheço nenhuma empresa em Jampa, mas aqui em Natal tem a RecamLaser, e já ouvi falar de umas em Recife. Uma procurada na net e tu acha.

samuvinicius
28/06/2015, 03:50
Agora a melhor dica que eu posso te dar mesmo é: procure a galera do baja da UFCG, eles pode ajudar bastante. Passa um tempo trabalhando com eles por lá. Lembrando, o conhecimento que vc vai adquirir lá é diferente do que vc consegue por aqui. Aqui o pessoal é muito bom com adaptações e conhecimento de componentes existentes no mercado automotivo brasileiro. Lá vc irá adquirir mesmo é conhecimento de projeto, dimensionamento de componentes, etc, e isso demora mais um pouco pra trabalhar.

st4maceio
28/06/2015, 19:03
Eu tenho bastante amizade com o pessoal do baja e do formula, eu ja vi uns projetos de caixa de direçao, usinada em aluminio aeronautico, problema que a caixa de direçao tem os calculos do angulo que tem que ter isso eu vou ter que ler sobre ainda, se alguem souber por favor informar, e as chapas nao sao finas se nao me engano sao 1/4". As molas dos armotecedores eu vou pedir pro pessoal do baja desenrolar para mim e vou dar olhada nessa loja de jp

JUNIOR FERRAREZE
28/06/2015, 21:02
Blz st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/) estava vendo na net este projeto st4 é mt 10 mesmo, acredito que para montar um aqui na minha região colocando quase toda a mão-de-obra, acho que passaria de 20.000$, quando projetar a caixa de direção, compartilha aí blz.

samuvinicius
28/06/2015, 21:41
O pessoal do baja com certeza conhece essa loja lá em Jampa, fale lá com eles.
Agora realmente me surpreende essa espessura de chapa 1/4", mas de certa forma isso facilita as coisas.

st4maceio
13/08/2015, 17:38
Hoje dei inicio ao projeto, ja quase terminei a parte inferior, so ficou faltando pontear algumas partes e criar uma emenda. O motor da hayabusa ja ta pronto, comprei completo com chicote e injeçao, so ta faltando chegar um novo comando de valvulas para eu ir buscar na loja ps: na foto do motor ele ainda ta sem embreagem e as tampas, mas ele atualmente so ta aberto em cima esperando o comando.509547509548509549

st4maceio
13/08/2015, 17:40
Objetivo de amanha é terminar a gaiola superior e soldar tudo que ja foi feito

JUNIOR FERRAREZE
13/08/2015, 21:08
Blz st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/) está tomando forma, é isso aí estamos acompanhando...parabéns pelo prjeto.

A. Richard
13/08/2015, 21:09
Hoje dei inicio ao projeto, ja quase terminei a parte inferior, so ficou faltando pontear algumas partes e criar uma emenda. O motor da hayabusa ja ta pronto, comprei completo com chicote e injeçao, so ta faltando chegar um novo comando de valvulas para eu ir buscar na loja ps: na foto do motor ele ainda ta sem embreagem e as tampas, mas ele atualmente so ta aberto em cima esperando o comando.509547509548509549

Esse Badland é fera, pelo que vejo vai investir uma grana boa no projeto. Parabéns.

BrunoCosta
14/08/2015, 13:54
Badland é gringo demais!!

Boa sorte no projeto!!

st4maceio
21/09/2015, 10:14
É galera complicou, chegou na parte dos redondos dobrados e acho que vou ter que eliminar as curvas e vai ficar tudo reto

st4maceio
01/10/2015, 16:51
513248513249513250513251513246513247 As compras vao chegando, ta faltando ainda chegar os amortecedores, a caixa de direçao e a coroa e pinhao que mandei fabricar em 55 dentes e 11 dentes (relaçao 5:1 com
motor de haya vai ficar o capetinha)

st4maceio
01/10/2015, 16:52
Ja mandei fazer o corte em cnc, quarta feira fica pronto, dai so soldar e montar tudo.

JUNIOR FERRAREZE
01/10/2015, 21:59
Parabéns, st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/)
belas peças vejo que o projeto vai ficar 10, me diga de qual marca ou veículo é o cilindro da imagem ele é de embreagem ou freio, se for do freio gostaria de saber onde compro ok. abraço

jsballarini
01/10/2015, 22:05
JUNIOR, comprei a mesma, é cilindro de embreagem de L200, paguei 59,90 no mercado livre.

JUNIOR FERRAREZE
01/10/2015, 22:11
Blz jsballarini (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/98561-jsballarini/) é que tenho o conjunto kit de moto (freio), + acho que esse daria melhor no meu sistema de freio, então te pergunto esse de embreagem também dá certo no freio, se der certo irei comprar.

st4maceio
02/10/2015, 07:41
É da l200 comprei igual ao jsballarini, mas antes tive q fazer uns calculos para ver se servia (se n ia dar falta e n iria freiar totalmente), existe um calculo bem simples, diametro interno do cilindro / diametro interno da pinça (n to lembrado direito se é nessa ordem kkkk) ai vc tem q saber os diametros do sistema antigo e do novo ai do novo o resultado tem q ficar maior ou igual do antigo

jsballarini
02/10/2015, 11:00
Então JUNIOR, o princípio de uso é o mesmo, tanto para embreagem, como para freio, não sei se dá certo, nosso amigo aí em cima também está utilizando um igual, e parece que funciona.

Ainda não cheguei no ponto da montagem onde utilizo o cilindro, comprei usando lógica, se o cilindro da embreagem da L200 é maior que o cilindro da moto, então serve kkkkk

Flávio Cadore
02/10/2015, 12:29
É da l200 comprei igual ao jsballarini, mas antes tive q fazer uns calculos para ver se servia (se n ia dar falta e n iria freiar totalmente), existe um calculo bem simples, diametro interno do cilindro / diametro interno da pinça (n to lembrado direito se é nessa ordem kkkk) ai vc tem q saber os diametros do sistema antigo e do novo ai do novo o resultado tem q ficar maior ou igual do antigo

Este cálculo vai dar a relação entre o Ø da pinça e o diâmetro do cilindro mestre...se o número der menor que o original não vai faltar fluído mas vai ficar mais pesado e aí tem que aumentar a alavanca no pedal de freio.

st4maceio
02/10/2015, 16:39
Este cálculo vai dar a relação entre o Ø da pinça e o diâmetro do cilindro mestre...se o número der menor que o original não vai faltar fluído mas vai ficar mais pesado e aí tem que aumentar a alavanca no pedal de freio.
Entendi, foi por isso q eu estranhei um pouco, qm me passou essa formula foi a capitã do scuderia da ufcg

Flávio Cadore
02/10/2015, 21:50
Qual é a largura dos teus pneus?

st4maceio
03/10/2015, 20:18
205, sao 205/65 aro 15 remold

JUNIOR FERRAREZE
03/10/2015, 20:45
st4maceio (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99412-st4maceio/) Quanto é a medida interna (diâmetro) da junta rotular?

st4maceio
04/10/2015, 00:36
15,875mm. veja o POSB10..... http://mlb-s1-p.mlstatic.com/terminal-rotular-macho-posb-4-furo-14-28unf-consulte--684001-MLB20264446772_032015-O.jpg

st4maceio
04/10/2015, 13:45
Alguem conhece alguma empresa que fabrique molas sob encomenda?

Filipe_Challenge
05/10/2015, 08:22

Olá bom dia, primeiramente parabéns pelo seu projeto. Quem fabrica as molas pra mim, somente molas, é na CORREMOL em Criciúma, fala com o Rafael. Ah, o mínimo pra fabricar é um metro.

Quando preciso de amortecedores sempre pego na OFF Limits em Biguaçu.

Espero ter ajudado.

Valeu

st4maceio
05/10/2015, 09:38
Olá bom dia, primeiramente parabéns pelo seu projeto. Quem fabrica as molas pra mim, somente molas, é na CORREMOL em Criciúma, fala com o Rafael. Ah, o mínimo pra fabricar é um metro.

Quando preciso de amortecedores sempre pego na OFF Limits em Biguaçu.

Espero ter ajudado.

Valeu
Eu falei com eles e disseram q n trabalham com mola automotiva, so industrial.

Filipe_Challenge
05/10/2015, 10:42
Eu falei com eles e disseram q n trabalham com mola automotiva, so industrial.
E o pessoal da OFF limits?

A. Richard
05/10/2015, 13:39

Opa, a empresa MOLAS BRUSQUE http://www.molasbrusque.com.br/web/
ou a MR MOLAS http://www.mrmolas.com.br/

ambas de SC fazem qualquer tamanho e quantidade desejada, mandei fazer pros meus kart, algo entre 60 reais cada mola especial de 8mm

st4maceio
05/10/2015, 20:29
O da off eu ja tenho os amortecedores, e convenhamos off é cara, so 1 amortecedor de nitrogenio é 1500, uma mola pra amortecedor (necessario 2 por cada) custa 500 reais cada... Ou seja 8 molas 4000 reais + 4 amortecedores coilover deles da 12500... Ou 4 de nitrogenio 6000 reais, ambos são inviaveis. Eu ja comprei os amortecedores, 2 traseiros da l200 savana e 2 traseiros da f250, temo que fiquem muito duros, o da f250 foi recondicionado mandei eles deixarem mais mole, o da l200 n achei recondicionado e tive q comprar original. Vou entrar em contato com essas 2 empresas

Vinicius Pontes 65
30/03/2016, 14:01
[QUOTE=st4maceio;2305280]Hoje dei inicio ao projeto, ja quase terminei a parte inferior, so ficou faltando pontear algumas partes e criar uma emenda. O motor da hayabusa ja ta pronto, comprei completo com chicote e injeçao, so ta faltando chegar um novo comando de valvulas para eu ir buscar na loja ps: na foto do motor ele ainda ta sem embreagem e as tampas, mas ele atualmente so ta aberto em cima esperando o comando.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/509547-construcao-st4-image.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/509548-construcao-st4-image.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/509549-construcao-st4-image.jpg

Boa tarde amigo voce pode me informar quanto gastou so pra fazer a gaiola com o chassi?
Obrigado

Vinicius Pontes 65
30/03/2016, 14:13
Boa tarde st4maceio poderia me informar onde comprou este motor estou procurando um para por no meu projeto?

st4maceio
04/05/2016, 10:48
QUEM SE INTERESSAR EM COMPRAR O MOTOR E/OU O PROJETO COM AS PEÇAS
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/155988-vendo-st4-quase-pronto-e-motor-hayabusa-1300-2006-a-1.html#post2368075