Ver Versão Completa : Vibração aguda disco 3 ao acelerar
Pessoal
Boa noite
Tenho uma disco 3 2006 diesel que ha uns 40 dias tem apresentado vibração durante aceleracao na faixa de 40 a 60 por hora, na casa de 2000 giros
Ocorre que eu estava com dois pneus gastos e deslocados, e como uso aro 22 e nao havia pneus a pronta entrega, resolvi mandar pintar as rodas que estavam com arranhoes enquanto os pneus novos vinham e coloquei o jogo original aro 19 meia vida em bom estado.
mas o problema que na minha cabeca estava relacionado a balanceamento e pneus deslocados nao foi resolvido. Ficou vibrando exatamente da mesma forma
Levei em um mecanico e ele disse que meu eixo carda tinha folga e a juncao dele estava frouxa/molenga (sem a resistência que devia ter) e que estava certo que resolveria
Comprei um eixo de um desmanche e realmente pude so em manejar as duas pecas perceber que havia folga e que tava desgastado a juncao
Porem, infelizmente, o problema persiste.
O mecanico entao diase que poderia ser o oleo do diferencial. Pois troquei e nada adiantou. Nada.
Procurei nos foruns gringos e vi varios depoimentos, desde cruzetas, carda, troca de oleo, balanceamento e pneus e tambem o temido diferencial.
Observo que depois dessa faixa de aceleracao (maior velocidade) o carro nao apresenta mais nada. Fica normal.
Minha pergunta aos amigos: alguem passou por isso ? Alguma sugestao ?
Perguntas: alinhamento incorreto pode causar isso ?
Diferencial pode apresentar defeito somente em uma faixa de velocidade?
As rodas 22 podem ter desgastado algo na transmissao/caixa de transferência/diferencial ? Uso essas rodas ha quase 2 anos
Abc
Amigos, apos gastar uma puta grana, descobri que foi o cambio. Leiam esse post para entender o problema:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/107560-discovery-3-hse-2005-vibrando-caixa-ao-acelerar-forte-2.html
Desde já recomendo a troca de oleo como indicada pelo post acima e troca do carter/filtro para nao ferrar o cambio de voces.
Abc
Amigo trocou oleo e filtro? Onde comprou e fez o SERVIÇOS? Quero trocar da minha antes que de problema...
ATT,
Luiz
Amigos
Assim como o post acima diz, o procedimento de troca de oleo e filtro do cambio da discovery 3 eh dispendioso, da bastante mao de obra mas eh indispensavel.
Ocorre que os cambios automaticos possuem uma peça cilindrica chamada de conversor de torque o qual o oleo circula e pressuriza de acordo com a exigencia do motor.
O conversor de torque nao eh acessivel, por isso o unico jeito de trocar o oleo do cambio eh ir drenando o carter (aprox 4 litros), completando com oleo novo, rodando com carro para o oleo novo circular... E repetir o procedimento por mais 3 vezes.
Assim fizemos e na 4a e ultima troca, substitui o filtro de oleo tambem ( que da um puta trabalho pra sair pois envolve erguer o motor devido a estrutura do carro).
O oleo recomendado pela land rover so encontrei na ccs a um custo de 250 reais o litro. Totalmente incompativel com meu bolso (lembre-se que sao gastos 16 litros na troca!).
Conversei com meu mecanico para alguma outra alternativa e ele me recomendou o oleo Pentosin (oleo de cambio automatico, sintetico, fabricado na alemanha e indicado por grandes fabricantes com BMW, porsche e outras). Preco: 95 reais o litro.
O filtro de oleo comprei em uma importadora aqui de itajai que tinha a pronta entrega ao preco de 950 paus.
Depois de toda trabalheira e gastança, o problema persisitiu como se nao houvesse feito nada no carro.
Fiquei arrasado, pois alem dos custos, houve a expectativa frustrada de resolucao.
Conversei com meu mecanico, o clima na oficina era de enterro, porque todos ajudaram tanto no trampo quanto na pesquisa do problema... E ele me disse para eu rodar assim mesmo que ele garantia que apesar da ressonancia (trepidacao), eu poderia rodar com carro que nao iria me deixar na mao.
Dois dias depois precisei viajar 1500 km para o Uruguai a trabalho, e para minha felicidade, apos uns 500 km rodados o problema desapareceu.
Acredito que so depois de rodar bem eh que o lubrificante novo conseguiu penetrar e ate mesmo "limpar" o cambio por dentro.
Final supreendente e feliz no meu caso!
Aproveito para aconselhar aos amigos que, tao logo seja possivel, se ainda nao trocaram o oleo do cambio de suas disco3, o façam para evitar dores de cabeça como a que eu tive.
Moro em santa catarina e fiz o servico na auto mecanica alternativa: 47 3348-9597 em Itajai
Grande abraco !
O telefone de la eh 47 3348-9795.
Amigos
Infrlizmente o problema voltou. Trepidação na 3a marcha. So na 3a.
Falei com amigo mecanico preparador que tem um amigo dentro da land
Disse que se o oleo pentosin nao tiver as mesmas características do oleo recomendado pela land, perde as propriedades mesmo
Mas sinceramente eh dificil de acreditar que em 3 meses e 15 mil km depois possa ter deteriorado o oleo, nao ?
Cheguei ate ver caixa de cambio de uma disco 2009 mas meu mecanico la insiste que eu ponha o oleo certo antes de mexer com isso.
Para voces terem ideia, peguei minha disco com 55 mil km, cheirinho de nova e todas revisoes feitas na ccs. Inacreditavel um cambio zf ter destruido.
O rapaz la da mecanica que trocou oleo e filtro disse que agora o recomendado eh abrir o cambio pra ver se ha algum rolamento/engrenagem desgastado
Sinceramente, nao sei o que fazer. A troca do oleo vai custar 4000 mais mao de obra. Tem um cambio de uma disco 3 2009 por 5000 mais mao de obra. Alguem sugere algo ?
Estou com esse mesmo problema. Vibração no cambio de uma D3 diesel. Mandei para a concessionária, que vai cobrar 600,00 só para fazer um orçamento do problema. Depois posto as conclusões. Se forem cobrar um absurdo para fazer um remendo, talvez seja melhor trocar a caixa de câmbio. Abraços a todos.
Pessoal perdoem a demora. Terminei por comprar um cambio usado de uma disco 4 de 6 marchas. Isso tudo foi ocasionado devido a nao ter trocado o oleo e o filtro de oleo como recomendado. Gastei 6000 no cambio + 3000 de mao de obra e usarao a mesma placa eletronica do meu antigo cambio para nao ter de reprogramar na ccs e ter mais gastos. Abracos.
tonycarlossantos
03/11/2016, 22:35
Amigo Obrigado pelo post, foi de grande ajuda!
Você lembra por acaso, se junto com as vibrações você percebia o conta giro do carro oscilando? alguma vez chegou a dar algum erro de Cambio no painel ?
Obrigado
CARLOS MOREIRA
04/11/2016, 09:38
Pessoal perdoem a demora. Terminei por comprar um cambio usado de uma disco 4 de 6 marchas. Isso tudo foi ocasionado devido a nao ter trocado o oleo e o filtro de oleo como recomendado. Gastei 6000 no cambio + 3000 de mao de obra e usarao a mesma placa eletronica do meu antigo cambio para nao ter de reprogramar na ccs e ter mais gastos. Abracos.
seifjr, também estou lutando com esse mesmo problema. Já troquei o câmbio, filtro, óleo e revisei o conversor de torque. Montei tudo de volta e continua com a vibração na terceira marcha. Bom, agora resolvi avaliar os cardans. Ainda não cheguei a nenhuma conclusão, mas é desgastante.... Sua troca de câmbio resolveu o problema????
evandro_fm
05/11/2016, 12:44
ae, a turma do grupo do whatss das disco3 desvendaram um problema desse outro dia... era cardã... mas pode nao ser o mesmo caso...
Tony boa noite. Nao, nao avisava nada no painel nem o giro alterava. Problema no giro antes de mais nada limpe a EGR e o MAF. Ambos possuem videos no youtube. Facil de corrigir. Boa sorte. Abc.
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