Ver Versão Completa : Resolução do Contran - Proibido uso de engates e quebra-mato
Adilson Souto Paz
10/02/2006, 09:30
Caros amigos...acompanhei ontem pelo noticiario que entrará em vigor uma resolução do contram proibindo o uso de quebra-mato e de reboques em automóveis mesmo àqueles que já saem equipados de fábrica,reboques só serão permitidos quando estiverem sendo usados rebocando algo...Sugiro que nos mobilizarmos e enviarmos e mail para estes "gênios"do contram..
:shock:
é o quê mermão ???
que estupidez insana!!!
qual o objetivo disto? o que estão alegando???
onde consigo ler algo sobre isso... procurei no google e não achei....
[]s pasmo com as antas que habitam o contran....
:evil:
Daniel Engelbrecht
10/02/2006, 21:00
Era só o que faltava...
kmoretto
10/02/2006, 22:56
Eu já tinha ouvido algo a respeito do engate, só poderá ter aqueles que vc encaixa a ponte do engate quando vai usar, este tipo de engate já ví em algumas pickups, o motivo, se não me engano, é o de não poder ter nada além da linha do parachoque, pelo comentário acima os quebra-matos fazem parte disto..... :putz: :putz: :roll:
Amigos,
Achei a minuta da tal resolução que foi proposta pelo CETRAN do Rio Grande do Sul.
Transcrevo abaixo, junto com a justificativa do sujeito lá.
"RESOLUÇÃO Nº /2005
CONTRAN O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, bem como da competência legislativa conferida pela Lei Federal nº 9.503/97, Código de Trânsito Brasileiro;
Considerando que o Código de Trânsito Brasileiro é regido pelo princípio da primazia da vida, consagrado em seu art. 1º, inciso V;
Considerando que a segurança no trânsito é um direito do cidadão e dever do Estado;
Considerando que os usuários das vias terrestres devem abster-se de todo ato que possa constituir perigo ou obstáculo para o trânsito de veículos, de pessoas ou de animais, ou ainda causar danos a propriedades públicas ou privadas, consoante dispõe o art. 26, inciso I, do CTB;
Considerando que os limites frontal e traseiro dos veículos são os pára-choques, os quais foram desenvolvidos pela indústria automotiva com materiais que possam absorver o impacto, seja em colisão entre automóveis, seja em caso de atropelamento, a fim de cumprir sua finalidade de proteção ativa e passiva; RESOLVE:
Art. 1º - Fica expressamente vedado do uso de engates em veículos que não tiverem a respectiva autorização do DETRAN para a circulação com reboques, bem como o uso de quebra-mato na parte frontal do veículo.
Art. 2º - Os proprietários dos veículos terão o prazo de 90 (noventa) dias para regularizarem sua situação junto ao DETRAN, comprovando a propriedade de reboque, a fim de demonstrar a necessidade do uso de engate. Parágrafo único – Os veículos devidamente autorizados a conduzir reboques, somente poderão se utilizar de engates removíveis, os quais deverão ser retirados quando não estiverem em efetivo uso.
Art. 3º - Os proprietários de veículo que não regularizarem sua situação perante ao DETRAN, deverão providenciar a retirada tanto do engate, quanto do quebra-mato, no mesmo prazo do artigo anterior, sob pena de infringirem o art. 230, inciso XII, do CTB.
Art. 4º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. Registre-se e publique-se. Porto Alegre, 18 de outubro de 2005.
AÍLTON BRASILIENSE Presidente do CONTRAN
JUSTIFICATIVA: Corroborando com as considerações constantes na introdução da presente Resolução, importante frisar que os engates para reboque tem sido usualmente utilizados para proteção do pára-choque. Ou seja, a proteção da proteção, desvirtuando a sua finalidade, qual seja, engatar-se a reboques, devidamente autorizados pelo DETRAN. Ocorre que tal acessório gera prejuízo patrimonial a terceiros, em manobras de estacionamento, não só expondo os pedestres a acidentes decorrentes de abalroamentos traseiros nas manobras em marcha ré, mas também na circulação por entre os veículos. No caso do quebra-mato, não é diferente, pois aparece também como extensão do pára-choque, afetando diretamente a proteção passiva dos passageiros e dos pedestres. O veículo é produzido, também, levando em conta a possibilidade de atropelamentos. Dessa forma, a aerodinâmica e ergonomia dos veículos são desenvolvidas de modo que o pedestre possa deslizar sobre o capô, diminuindo-se a gravidade de eventuais ferimentos e minimizando-se a fatalidade do evento danoso. Não é à toa que os próprios palhetas limpadoras de pára-brisa são colocadas em posição que não causem danos à vítima de atropelamento. Assim, qualquer outro objeto colocado à frente do veículo aumenta a possibilidade da ocorrência de morte em acidentes. Como se não bastasse, a utilização de quebra-mato em veículos de uso urbano, não se justifica, por si só. Em caso de atropelamento, o pedestre é jogado para baixo de veículo, tornando-se quase inevitável a ocorrência de fatalidade e aumentando consideravelmente a ocorrência de fraturas nos membros inferiores em acidentes menos graves. Não há razão justificável para que a indústria automotiva insira tais acessórios, como o quebra-mato, com item de fábrica em determinados modelos. O que em nada contribui para a segurança no trânsito, tendo um apelo exclusivamente comercial e estético. Dessa feita, a proibição do uso de engates sem necessidade comprovada, além da vedação do uso de quebra-mato, vem ao encontro das disposições legais estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro”
Fonte: www.cetran.sc.gov.br/atas/ordi043.doc
Achei também um artigo em http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/engate.htm, cuja conclusão do autor me parece ser razoável, qual seja: "(...)O Best Cars Web Site sugere que o engate seja instalado apenas por quem efetivamente leva reboque, enquanto o quebra-mato deve ficar restrito a jipes e utilitários que transitam com freqüência por trilhas mais densas."
Não achei nada no site do DENATRAN.
Penso que temos "massa crítica" suficiente para opinar sobre o assunto, fazendo valer nosso posicionamento e respeitando, claro, os limites legais e de segurança veicular.
[]'s
..., consoante dispõe o art. 26, inciso I, do CTB;
Considerando que os limites frontal e traseiro dos veículos são os pára-choques, os quais foram desenvolvidos pela indústria automotiva com materiais que possam absorver o impacto, seja em colisão entre automóveis, seja em caso de atropelamento, a fim de cumprir sua finalidade de proteção ativa e passiva; RESOLVE:
Art. 1º - Fica expressamente vedado do uso de engates em veículos que não tiverem a respectiva autorização do DETRAN para a circulação com reboques, bem como o uso de quebra-mato na parte frontal do veículo.
Art. 2º -...
Apesar de não mencionar nada na resolução a respeito de uso de guincho, acredito que o mesmo também se enquadra nesta resolução, por estar fora da linha do parachoque.
Neste caso, como a grande maioria dos jipes, o guincho fica para fora da linha do parachoque, teria que ter a respectiva autorização do DETRAN para o uso.
Eu particularmente sou contra essa "modinha" de colocar acessórios em carros de rua p/ ficar com uma cara um pouco mais agressiva, como bom estudante de engenharia, acho que um acessório deve existir só quando necessário, que é o nosso caso, que usamos os carros em trilhas, etc., agora p/ crossfox e afins acho q deve ser tirado mesmo.
O problemo é como julgar se a pessoa realmente usa ou não o carro fora da estrada, aí a coisa se complica
Acho que esse ato é mais um de tantos outros inócuos e discricionários que tem caracterizado esse desgoverno, que ao invés de providenciar a contrapartida obrigatória que nos é devida, face aos excorchantes impostos que pagamos para transitar nas vias públicas, só
se preocupa em medidas eleitoreiras.
Ouvi do dirigente do Contran, em entrevista pelo Rádio, justificar a medida como para salvar os pedestres que são constantemente atropelados por carros que usam quebra-mato e que, em tais casos, há fraturas de quadril!!!
Acredito que se todos nós nos mobilizarmos poderemos reverter esse absurdo, ou pelo menos que se regulamente o assunto para evitar abusos mas que se respeite nosso direito de cidadãos e consumidores ao escolhermos os acessórios e usá-los uma vez que foram vendidos aqui com o beneplácido desse mesmo governo.
Existe um outro fato que não foi mencionado aqui, e que parece que foi esquecido pelos legisladores.
Quem comprou o veículo com este item de série, pagou pela peça em questão, e deve ser resarcido pelo estado, no caso de confisco. Isto não vale p/ adaptação.
No caso de veículos militares de colecionadores a coisa fica ainda mais complicada. A originalidade não pode ser questionada pela lei de trânsito. Este artigo só é válido p/ as adaptações e p/ o caso de veículos que ainda serão vendidos.
Vale lembrar que todo e qualquer aparato veicular que equipar uma viatura, poderá ser justificado e devidamente aprovado, caso seu uso se justifique p/ as finalidades a que o veículo se destina. Isto vale p/ os guinchos, tanques auxiliares, transceptores, etc...
Martin Melcop
12/02/2006, 12:53
E o estepe que fica na parte traseira do carro?
Está alem do para choque!!!
Thiago Rodeghel
12/02/2006, 15:01
Mais uma maneira deles ganharem dinheiro!!! Só isso, nada mais... O Detran e os fabricantes de acessorios. O engate removivel é um exemplo, quem tem aquele engate fixo, agora tem q comprar o removivel.
Pq aí quem precisa de quebra mato, e ou engate, precisa ir no detran regularizar, paga-se umas taxas e fica tudo beleza.
Que se fod@ os proprietarios... Como sempre, nós :putz: :putz:
Isso é igual aquele kit de primeiros socorros que tinha q ter dentro do carro... depois que eles ganharem o q precisam, abandonam a ideia...
[s]Sem remover nada do Jeep :twisted:
mauricera
12/02/2006, 16:16
É COMO O PROJETO DE OBRIGAR VEÍCULOS E UTILITÁRIOS A USAR FAIXA REFLETIVA:
UMA VERDADEIRA ESBÓRNIA!!! NÓS PAGAMOS ESTES MALDITOS PARA FICAREM ROUBANDO E FAZENDO LEIS INÚTEIS QUE ALÊM DE INÚTEIS AJUDAM EMPRESAS CORRUPTAS QUE GANHAM ESTAS LICITAÇÕES SEM CONCORRER, APENAS POR ROUBANÇA!!! Ó JESUIZINHO, ATÉ QUANDO ESTA ESBÓRNIA SERÁ UM PAÍS DE CAVALEIROS DA ORDEM DO SANTO SACRO-BORRÔMIO???
:discordo: :discordo: :discordo:
O mais engraçado é ler no texto da resolução que os carros são projetados para que as pessoas deslizem sobre o capô em caso de acidente... isso é cômico!
Um carro fica meses no túnel do vento e os caras dizem que é para o atropelado deslizar sobre o capô. E uma pick-up, como fica, vai ter que sair de circulação?! Será que eles viram onde bate o pára-choque da Dodge Ram numa pessoa?!
Eu só quero ver eles conseguirem fazer com que as montadoras excluam esse ítem dos carros "adventures".
[s] não dando a mínima para essas leis estúpidas,
jomlenom
12/02/2006, 23:24
E o estepe que fica na parte traseira do carro?
Está alem do para choque!!!
hehe... atras nao tem problema porque na concepcao deles ninguem atropela dando ré e ainda pode haver um amortecimento em caso de colisao pelo fato do pneu ser de borracha :!: :lol:
Daqui a pouco proibem o uso de traçao e reduçao !!!
[]´s perplexos !!!!!!!!!!!
Caraca, quando acha que ja vi tudo, parece até um analfabeta funcional que escreve uma nova lei proibindo coisas com base na influência da lua cheia na menstruação da lagosta.....
Ridiculo e totalmente equivocado. Isso é o minimo que so pode dizer sobre estes burrocratas.
Mas essa de deslizar sobre o capô foi o maximo mesmo, pior, a posição do limpador do parabrisa está ai para não provocar traumas cerebrais ao atropelado :mrgreen: :mrgreen: . Isso é hilário.
Alguem se machucar ao passar entre os veículo????? Causar danos a outros veículos????Proteção da proteção, que merd@ é essa? Onde está a liberdade e resonsabilidade das pessoas????
Se voce, caro contribuinte, passar entre dois carros, que estiverem estacionados de maneira que o vão entre eles é apertado para uma pessoa passar, e assim provocar ferrimentos ao forçar então a passagem, caraio, então não passe. Não é possível que o dono do veículo tenha responsábilidade por atos de pura ignorância por parte de pedestres desatentos!!!!!!!!!
Quem propositalmente forçar uma vaga de estacionamento, provocando danos a veículos terceiros por objetos pontiagudos ou salientes do seu veículo, este deve ser levado a justiça, deve indenizar o terceiro e ponto final.
As pessoas tem que ter consiência sobre as suas resonsabilidades sobre que fazem, sobre que instalam em seus veículos e como os conduzem. É totalmente equivocada a posição do estado em tentar controlar este tipo de ocorrência por medida de resolução; é como tentar controlar a inflação por decreto, ou revogar a lei da gravidade :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Algo engraçado seria colocar um cerebro pensante destes em uma montadora. Daqui a pouco teremos onibus com bexigas enormes na parte dianteira e traseira para minimizar os efeitos do impacto em caso de atropelamento, espelhos retrovisores revestidos com pelúcia rosa, para serem mais visíveis aos motoqueiros e não machucarem tanto as velinhas ao atropela-las, que estão esperando na calçada, prontos para atravessar a rua....Ahhhhhh sim ,pneus quadrados, para evitar que o carro se mova por cima de um corpo, mas este sim ser desviado da frente do mesmo....
"O brasil está cheio de gênios, eles só precisam pensar as coisas certas......."
Adilson Souto Paz
13/02/2006, 10:04
Bem,acho que alcancei meu objetivo ao dar inicio a este tópico,despertando em nós este sentimento de indignação e vamos nos unir...sugiro que cada um de nós envie um e mail aos fabricantes destes acessórios,popis eles são os maiores interessados e tem poder ( $$$$$) para precionar precionar mudanças nesta resolução....AGORA QUANTO A ESTA ALEGAÇAO DE QUE O CORPO DEVE DESLIZAR SOBRE O CAPÔ QUA! QUA!QUA! E A KOMBI.???Deveria ser proibida de rodar...
Alessandro Henrique
13/02/2006, 10:16
....AGORA QUANTO A ESTA ALEGAÇAO DE QUE O CORPO DEVE DESLIZAR SOBRE O CAPÔ QUA! QUA!QUA! E A KOMBI.???Deveria ser proibida de rodar...
Cada uma... :D
:pensativo: se devo tirar o engate de reboque e quebra mato...
:cry:
Sds.
Procurei no site da Denatran, mas não achei a resolução, achei até uma que fala do uso de tanque adicional, mas ainda não achei sobre o reboque e quebra mato. se alguem tiver o link, para o site da Denatran por favor post para podermos lê, mas na minha opnião é mais uma de um governo que quer desviar a atenção dos seus objetivos principais que ele não cumpre, sera que quebra mato e reboque machuca mais que as estradas que temos e pagamos caros por elas, acho até que seria uma bom o governo fazer uma lei obrigando que todo carro fosse 4x4 tivesse pneus A/T e suspenção reforçada, ai ele ia preocupar menos ainda com as estrada. como sempre nosso dirigentes e nos pois fomos nos que os colocamos lá estão fazendo merda pois estão sem serviço ou não querem ver o serviço que verdadeiramente tem.
Numa viagem recente aos EUA, além dos conhecidos "limpa-neve" (pás colocadas na frente das pick-up's) que todo mundo usa, sem problema, agora os ônubus estão usando suportes para bicicletas na frente. Ou seja, o usuário coloca no suporte a bicicleta e pega o ônibus... detalhe, cabem umas 5 ou 7 bicicletas, o treco tem 2 lanças de mais ou menos uns 1,5 mts pra frente !!!
Isso é a diferença da responsabilidade civil levada a sério...
Lá vc faz o que quizer com seu veículo (levata, abaixa, troca pneu etc etc etc) só que se fizer merd@...a "porrada" é grande...
Aqui.....GPS é proibido!!! :parede: :parede: :parede: :putz: :putz: :putz:
Eriksom Teixeira Lima
13/02/2006, 14:12
Na 6ª feira eu ouvi a entrevista do cidadão que integra o Conselho do Denatran. Tudo o que está escrito aí, por mais absurdo que pareça, foi dito pelo fulano. TUDO!
Segundo o fulano, é dever do Denatran proteger a vida, daí eles estão estudando a proibição dos ganchos e dos quebra-matos. Segundo ele, ALGUNS fabricantes possuem equipamentos facilmente removiveis e serão beneficiados; os demais, serão proibidos de instalar e de manter os instalados.
No caso dos quebra-matos, o fulano cita de modo negativo os fabricados com lâminas, e isenta os fabricados com tubos. Como ficarão os jeeps, toyotas e que tais é uma pergunta.
Ele não falou de guincho, mas não duvidem que daqui a pouco será necessário fazer vistoria no Inmetro para instalar um guincho. Como já é proibido a aquisição de motosserras sem autorização da Polícia Federal, logo mais será proibida a venda de guinchos, pneus diferentes do AT e por aí afora. Lembrem-se, são os mesmos caras do Denatran que proibiram o uso do GPS, que inventaram o kit de primeiros socorros ....... e os jornalistas que o entrevistavam concordaram com as preocupações dele.
Em tempo, se alguém deve ser citado é o Ministro das Cidades Márcio Fortes de ALmeida, ínsigne filiado ao PP, partido do Maluf, que integra o Governo. Os caras do Denatran são todos nomeados por ele. Mas mandar cópia para aquele que não bebe há mais de 40 dias não é má-idéia. Alguém podia redigir em termos técnicos um protesto contra essa bobagem, e todos os do Fórum assinarem o documento (separando por estado para os caras terem noção do poder de multiplicação). Depois a gente roda as listas da Jipenet nacional e estadual e outras para coletar mais assinaturas.
Como diz a música antiga mal-usada pela propaganda enganosa oficial
"quem sabe faz a hora
não espera acontecer"
Eriksom
Eriksom ,
É com essa "massa crítica" que iremos influenciar a decisão desses caras, principalmente em ano eleitoral, pois basta "eles" perceberem que somos formadores de opinião e consumidores consistentes que certamente nos ouvirão.
wagnerf,
Não tem mesmo nada no site do DENATRAN. O que achei ( e sobre o qual estão discutindo e "dando" entrevista ) é uma minuta da resolução proposta pela CETRAN do Rio Grande do Sul.
Quero acreditar que essa e outras resoluções são submetidas a consulta pública antes de serem promulgadas e ai, entramos nós (epa!), agindo como o Erikson sugere.
[]´s solidários
Thiago Rodeghel
13/02/2006, 17:58
Ah, no Brasil tanta coisa proibida...
Ah se tantas, mais importantes funcionassem.
GPS proibido, é ridiculo!!! Como mecionaram anteriormente...
O engate removivel, já tem uma empresa que fabrica ele, ou seja é o maior beneficiado...
Bom se fosse seguir a lei, naum poderiamos, nem trocar pneus por maiores, mexer nos freios nem pensar, suspenção só autorizando, pneus pra fora da carroceria, nossa tanta coisa :lol:
Por isso q nem esquento!!! 8)
[s]
Eriksom Teixeira Lima
13/02/2006, 23:20
Quero acreditar que essa e outras resoluções são submetidas a consulta pública antes de serem promulgadas
Infelizmente, não há consulta pública, apenas uma decisão burocrática dos caras lá, pois eles entendem (e tem respaldo legal para isso) que é decisão técnica.
Eriksom
...a aerodinâmica e ergonomia dos veículos são desenvolvidas de modo que o pedestre possa deslizar sobre o capô, diminuindo-se a gravidade de eventuais ferimentos e minimizando-se a fatalidade do evento danoso. Não é à toa que os próprios palhetas limpadoras de pára-brisa são colocadas em posição que não causem danos à vítima de atropelamento.
...
[]'s
pois eh, a aerodinamica de um cj eh fantastica, incrivel mesmo.
mesmo que o camarada consiga a incrivel façanha de deslizar sobre o capo, vai arrebentar a fuça no parabrisa e de sobra comer uma palheta do limpador de sobremesa.
isso aqui eh pensado como no sec.XIX quando os veiculos eram apenas de traçao animal.
de la pra ca nao mudou nada, apenas aumentou a mao-no-pote.
alias 90% dos atropelamentos sao causados por veiculos "normais" mesmo, desses que tem a aerodinamica adequada pra deslizamentos.
agora turbo, racha, essas coisas continuam valendo.
aprende a votar povinho, ja passou da hora.
mauricera
14/02/2006, 15:17
Galera, só lembrando que no meu caso e no caso de todas as band, a mairoia dos quebra-matos fica para trás do pára-choque dianteiro.
E a alegação dos burocratas mercenários é que o limite do pára-choque deve ser respeitado.
MAURICERA
AndersonPoa
14/02/2006, 18:23
EU QUERO O ESTADO FORA DA MINHA VIDA !!!!!
FOORRRAAA!!!
EU NAO QUERO PENSAO,
NAO QUERO PLANO DE SAUDE,
NAO QUERO QUE DIGAM QUANTAS VEZES EU POSSO FAZER SEXO POR SEMANA,
NEM QUANDO EU POSSO BEBER CERVEJA!!!
EU QUERO UM PAIS !!! NAO QUERO UM PAI !!!
MUITO MENOS UM FEITOR!!
Chega de imposto e jeitinho!!!!
Raphael Diniz
14/02/2006, 18:28
Ahe pessoal,
E os casos de viaturas militares, que possuem aquele gancho G? ele não passa dos parachoques!!!! E os faróis Black-out e sirenes, se formos pensar assim, poderiam causar um estrago em um atropelamento!!!!!!! sem contar as viaturas militares de colecionadores, por lei eles podem e devem manter os veículos com as mesmas caracteristicas utilizadas na época, no caso o gancho G :shock: :shock:
Como se vê, existem muitas situações que não estão definidas nesta resolução e que provavelmente ainda terão que ser discutidas caso a caso.....
Outra coisa, vamos partir da hipótese de que os carros são fabricados se pensando em atropelamentos......se aconteceu um atropelamento (acidente), foi por um ato inseguro ou por uma condição insegura, neste caso deve-se atacar a CAUSA do problema, educação de transito nas escolas, vias mais seguras, orientação para pedestres (que segundo as estatísticas são os maiores causadores de acidentes) e motoristas, etc, etc....e não o EFEITO, tipo o que poderia acontecer com o atropelado, etc, etc......mas como são burros :parede: :putz:
Vou continuar utilizando o que tenho direito.....
Abraço,
ze do maveco
14/02/2006, 19:15
caracas , muita palhacada essa lei idiota !!!!!!
e como fica que foi salvo pelo quebra mato ??? minha familia era pra ter morrido se nao fosse pelo quebra mato com um acidente com um caminhao numa f1000 com a frente de fibra !!!!!!!!!!
daqui a pouco vai proibir as bananas do parachoque pq passa da linha do parachoque ???? que palhacada !!!!!!!!!!!!!
e as viaturas que vem com o parachoque de ferro , se duvidar o quebra mato machuca menos que aquilo !!!!!!!!!!!!!!!
valeu
Essa "lei" não vai dar em nada simplesmente pq colocaram a parada do quebra mato junto com o engate do reboque.
Se era prá funcionar deveriam ter primeiro atacado os quebra mato e depois outra lei banindo os engates, na minha opinião tem milhões de veículos que já trafegam com os engates e é impossível controlar isso, mais ou menos como ocorreu como os insulfilm criaram uma legislação e a lei não "pegou" pq o troço já tava MUITO difundido.
Se houvesse alguma coerência deveriam especificar que o quebra mato é permitido desde que não seja mais alto que o capô e não ultrapasse a frente/lateral do pára-choque, seguindo a coerência tbém não deveria ser permitido o estepe na traseira, que pelas justificativas dadas faz tanto estrago qto o reboque, será que rolou um lobby da Fordeco-sport e VWfox prá "esquecerem" isso ? :roll: hehehe
0-[ ]}´s (rebocados e quebramatados)
Marco Antonio
Band 85-Interbarros II
Curitiba
Darth Vader
14/02/2006, 22:03
Amigos,
Achei a minuta da tal resolução que foi proposta pelo CETRAN do Rio Grande do Sul.
Transcrevo abaixo, junto com a justificativa do sujeito lá.
"RESOLUÇÃO Nº /2005
CONTRAN O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, no uso de suas atribuições legais.........
Amigos,
VC's observaram que essa resolução não tem numero... (n°____/2005)
RegisCandeia
14/02/2006, 22:22
É apenas uma minuta de resolução, não aprovada.
Nem esquentem a cabeça
MASP/ JEEP EXISTE A REAL NECESSIDADE DE REBOQUES ENTAO CABE A NÓS "COMPROVAR" ESSA REAL NECESSIDADE, PQP.... LAVAI MAIS GRANA P/ O ESTADO... :twisted: :twisted: AK NO BRASIL A GENTE SÓ LEVA ....FERRO.... MESMO...
Nem esquentem a cabeça...
Por enquanto.... :evil:
Marcelo R. A. da Cunha
15/02/2006, 14:10
Senhores
Estou indo para o Rio Grande do Sul no inicio de Março, será que vou ter algum problema :pensativo: , o meu JPX tem quebra mato do modelo de laminas e engate G-militar :pensativo: :pensativo: :pensativo: .
Sou patriota e amo o meu pais, mas esses políticos de merda que temos :putz: :putz: se eu pudesse mandava um míssil nuclear no planalto :mrgreen:.
Viva a corrupção e aos politicos de merda!!!!!cambada de filhos da P@#%.
Cadê o abaixo assinado?????quero assinar logo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem horas que realmente me arrependo muito de ter voltado da Austrália para esse nosso lindo, maravilhoso e superorganizado pais chamado BraZil. :parede: :parede: :parede: Dá ate vergonha :oops: :oops: .
o tow bar também ta incluido nesa?
Só falta o towbar tb. . . daí naum vamos nem poder rebocar as viaturas nas estradas. . . . .
[ ]´s
Dias
mauricera
17/02/2006, 17:44
LEIS QUE DARIAM CERTAS SE FOSSEM REDIGIDAS POR NÓS:
1- LEI N. 1020, DECRETO DOS JIPEIROS BRASILEIROS:
FICA BLOQUEADA E CONFISCADA TODA E QUALQUER CONTA CORRENTE E SUAS SOMAS E CRÉDITOS DE TODOS OS POLÍTICOS DO BRASIL EM BENEFÍCIO DA USO IMEDIATO E CONTROLADO POR UMA COMISSÃO MISTA DE JIPEIROS NA CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DE POSTOS MÉDICOS PARA COMUNIDADES DISTANTES.
2- LEI N. 11903, QUE VETA A OPINIÃO DOS POLÍTCOS EM ASSUNTOS QUE NÃO LHE DIZEM RESPEITO.
3- TODO E QUALQUER PROJETO DE LEI DEVERÁ SER VOTADO PELA FORMA DE PLEBISCITO E REFERENDOS ANTES DE SUA APROVAÇÃO OU VETO PRESIDENCIAL.
Telmo Petrucci
17/02/2006, 21:16
Para se ter uma ideia de como sao geniais esses caras dos DETRANS, CONTRANS, DENATRANS, etc...foram eles que "obrigaram" os ciclistas a andarem com as bikes equipadas com retrovisores, refletores, buzina, etc, e nao sei pq, nao incluiram o principal...o capacete!!!desse exemplo se tira o nivel de capacitacao tecnica desses caras!!!!
SR TELMO É VERDADE.... E O CURSO DE PRIMEIRO SOCORROS E MECANICA, MES Q VEM TENHO Q RENOVAR A CARTEIRA, E QUEM SABE SAIO DESSES CURSSOS UM MÉDICO.... VOU SOCORRER TODO MUNDO, SABE COMO É EM UMA SEMANA FICO EXPERT NO ASSUNTO :evil: :evil: DE LIGAR P/ 193 E NAO MECHER NA VITIMA....
E LA VAI $$$$ SABE QUEM SAI GANHANDO NESSA???? ADIVINHA ??? E NOIS Ó LEVA NA B*!!****@.... MAIS UMA TAXA....
Telmo Petrucci
19/02/2006, 03:42
outra coisa q tava vendo, nao sei na regiao de vcs....mas por aqui, vinculados a fiscalizacao florestal ou exercito vejo vez por outra umas land rovers, e a capitania dos portos algumas bandeirante teto de lona, e salvo engano elas tem quebra mato!!!
e o corpo de bombeiros aqui tem algumas ranges cabine simples, todas com guincho na frente.......
os intelijumentos do contran estao esquecendo ate daqueles que estao ae para servir a populacao....
Ps.: quanto ao amigo q me chamou de senhor...pega leve...soh tenho 26 hheheheheheh
Telmo,
Mas com isto eles não precisam se preocupar. Quem vai ficalizar os carros deles ?????
Abraços Du.
Telmo Petrucci
20/02/2006, 12:49
du
eh mesmo.....havia me esquecido desse pequeno detalhe....os proprios orgaos de transito desrespeitam as normas que criam...e realmente nao fiscalizam veiculos vinculados a policia, exercito, bombeiros, etc....esses estao sempre acima da lei... :roll:
Martin Melcop
21/02/2006, 09:56
Para informação, aqui no Rio, todos os anos fazemos vistoria, e pelo que vi na Jipenet-RJ já estão reprovando na vistoria os carros estão com pino bola
Pessoal,
Martin, e sabe qual a alegação ? Curiosidade mesmo.
Não entendo nada de lei, mas fico imaginando. Se a alegação realmente for ultrpassar o limite dos para-choques, o que será que farão com os estepes externos, como no caso dos Ecosport ?
Abraços Du.
Zilton Carvalho
22/02/2006, 19:29
Caros amigos:
Gostaria de saber( se é que alguém sabe...) como alguém chega a essas conclusões espetaculares. Eu tenho uma vaga idéia de como acontece: O tal cara foi cruzar a rua, e boca aberta do jeito que é, deu um bagornaço num engate e se rebentou no chão. Ficou buzina com isso e resolveu escrever essa tal lei aí...alguém tem mais idéias sobre isso?
Maverickturbo
22/02/2006, 20:31
Du,
Parece que veiculos com estepes externos originais poderão ter o engate de bola, porque nesse caso o estepe passa a ser a ultima linha do carro e a pessoa ñ teria como acertar o engate de bola antes de esbarrar no estepe, a ñ ser que for um ninja. Logico que o engate ñ pode passar da linha do estepe externo.
Eriksom Teixeira Lima
23/02/2006, 08:31
Sério
Vocês não imaginaram uma hipótese mais simples como por exemplo: engates e quebra-matos protegem mais os veículos que os têm, logo, no caso de uma colisão ou de um abalroamento, os veículos quenão os têm são mais danificados.
Traduzindo, as seguradoras têm o custo do sinistro aumentado por causa disso. Como eles já aumentaram os prêmios cobrados e querem reduzir custos, logo, "pedem" o gentil apoio para algumas proibições benfazejas.
[]s sem fazer qualquer seguro dos meus carros, afinal, não tenho culpa se alguém ficou na frente. São quase 30 anos dirigindo sem nunca ter causado um acidente, mas sofrido vários para azar deles
Eriksom
:palmas: :palmas: :palmas:
Cláudio Brasília
27/02/2006, 20:34
Já pensou como vai ficar o engate para reboques que tem nos demais carros e em especial no Jeep, depois de, e se esta nova coisa pegar? Será que vamos ter que tirar aquela placa triangular, que é utilizada para engates diversos? Depois daquele plebiscito malfadado, agora o Ministério da Justiça vem com esta outra incongruência; com a palavra o Denatran.
Sexta-feira passada fui emplaquetar o meu JPX - que está sem o engate trazeiro instalado, mas tem quebra-mato, guincho e estepe na trazeira - e não tive nenhum problema. Pelo que sei lei ou norma não pode retroagir ao passado e tornar ilegal o que era legal. Se um veículo saiu de fábrica sem retrovisor direito, ele pode trafegar assim; se um motor bem regulado de 30 anos atrás não atende às atuais normas anti-poluição, ele não pode ser impedido de circular ou forçado a atingir as normas atuais. Creio que precisamos entender esta resolução na plenitude, e ver se ela não infringe nenhum dos direitos adquiridos dos cidadãos. Se for este o caso, qualquer pessoa pode entrar com um questionamento de inconstituiconalidade (Adin) junto ao STF. Afinal são milhares de pessoas mexendo e alterando milhares de leis, normas, portarias, etc, e facilmente os direitos basicos das pessoas são infringidos.
Abs
RegisCandeia
28/02/2006, 19:57
Apenas uma correção... não é "qualquer pessoa" que pode entrar com uma ADIN no STF:
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
I - processar e julgar, originariamente:
a) a ação direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ação declaratória de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;
Art. 103. Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade:
I - o Presidente da República;
II - a Mesa do Senado Federal;
III - a Mesa da Câmara dos Deputados;
IV - a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal;
V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal;
VI - o Procurador-Geral da República;
VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;
VIII - partido político com representação no Congresso Nacional;
IX - confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.
Eriksom Teixeira Lima
01/03/2006, 20:29
Vou tentar mais uma vez:
Depois de arrombada a porta, não adianta reclamar do ladrão!
não adianta ficar achando, pensando "se?" e por aí afora. Ou a gente se manifesta em termos civilizados,embora eles não o sejam, ou depois é corrar atrás do prejuízo e ficar aguentando pm e prf vagabundo tentando descolar um troco.
Eriksom
Garra4x4
01/03/2006, 21:15
Legal... dei uma lida geral nas msgs e achei bacaca, pq tinha coisas que nem sabia do que estava realmente acontecendo...
Mas precisamos tomar uma atitude contra isso e contra um monte de outras coisas que todos nós estamos de saco cheio de ver, ouvir, passar e presenciar.
Alguém tem alguma idéia de como podemos efetivamente começar a fazer algo que dê resultado ?
Uma coisa eu sei... nas proximas eleições ou votar branco ou nulo... só assim podemos realmente mostrar que nenhum deles prestam. Imagina só se 50% da população anulasse o voto ?? Isso sim seria a maior prova de que os Palhaços de plantão estão de saco cheio de tudo isso.
Mais Indignado a cada dia que passa. E com vergonha dos governantes desse país... não se salva UM !!! Nem 1 !!!!!!
Comico.
Em tempo: não sabia que era proibido o uso do GPS.
Martin Melcop
03/03/2006, 12:23
Na verdade se vc tiver uma capa no GPS vc pode usa-lo.
Obrigado Martin, mas não entendi. Qual a diferença entre ter ele com ou sem capa?
Luiz Claudio
03/03/2006, 19:04
jeisonk,
Dê uma lida no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2437 que tem algumas informação sobre esse assunto.
[]'s...
Blz, obrigado Luiz Claudio.
Oi Pessoall
Estou para fazer vistoria anual para licenciamento na MaryGood,
equipada com ambos acessórios mortais, segundo o Contran.
Alguém já caiu em exigência e teve que retirar ou ainda não está
valendo :?:
Geraldo Forti
11/03/2006, 00:06
O veículo é produzido, também, levando em conta a possibilidade de atropelamentos. Dessa forma, a aerodinâmica e ergonomia dos veículos são desenvolvidas de modo que o pedestre possa deslizar sobre o capô, :shock: diminuindo-se a gravidade de eventuais ferimentos e minimizando-se a fatalidade do evento danoso. :P Não é à toa que os próprios palhetas limpadoras de pára-brisa são colocadas em posição que não causem danos à vítima de atropelamento. :pensativo: Assim, qualquer outro objeto colocado à frente do veículo aumenta a possibilidade da ocorrência de morte em acidentes. Como se não bastasse, a utilização de quebra-mato em veículos de uso urbano, não se justifica, por si só. Em caso de atropelamento, o pedestre é jogado para baixo de veículo, tornando-se quase inevitável a ocorrência de fatalidade ... :shock: :?: :lol:
É o seguinte galera, tenho um Vectra e Um Toyota Bandeirantes com Quebra mato. Vou fazer a seguinte proposta para esse cara que assinou isso, o Sr. Fulano.
Ele coloca mãe dele na rua e eu atropelo ela com o Vectra, a uns 100 km/h, que é projetado para o pedestre deslizar sobre o capo, sem se ferir, né mesmo???
Se a mãe dele sobreviver (na visão dele esse carro não mata não é mesmo?) eu amasso a frente da minha Band até ficar parecendo um Vectra. Vai ficar assim ---o--\ .
Se a mãe dele morrer ele tira essa burrice que ele fez. Acho que essa múmia, vai falar: -Mamãe, Mamãe, pode ficar na frente do carrinho que a senhora vai deslizar no capô, hehehehe. Depois do atropelamento, vai falar pra velhinha: -E aí mamãezinha, não quebrou nada? Tá vendo só como seu filhinho tinha razão, se a Band malvada atropelasse a senhora estaria mortinha. Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Alguem sabe de pessoas que foram atropeladas por carro com quebra mato???? O pessoal que tem as Rural, as Band, Os Jeep, os Trollers, as Campers, os Engesa, devem tá matando gente por aí né??? Vamos parar de matar as velhinas galera :mrgreen: :mrgreen:
O veículo é produzido, também, levando em conta a possibilidade de atropelamentos. Dessa forma, a aerodinâmica e ergonomia dos veículos são desenvolvidas de modo que o pedestre possa deslizar sobre o capô...
Deveriam fazer estes estudos com a Kombi.Um carro nacional ,produzido desde a decada de 60(é isso mesmo? :pensativo: )até os dias de hoje.
Tendo uma Kombi 1976 inteira , herança de meu avó.
Minha dúvida:
Se a mamãe deste individuo :twisted: fizer o mesmo teste com a Kombi :putz: , ao invés do Vectra de nosso amigo Geraldo,ela vai deslizar para aonde? :pensativo:
Antes de ficar criando leis infundadas , porque não fazem valer as leis que estão aí.
Em 1998 sofri um grave acidente.Atropelei um sujeito na Imigrantes,sentido capital,que simplesmente estava indo comprar MAIS pinga , pois quem nos socorreu,nos informou que o sujeito estava completa
mente embriagado.(Sei que é um caso isolado,mas muito traumatico e revoltante)
Agora pergunto novamente a este senhor:
Venda de alcool nas estradas pode?
Demorar mais de 35 dias para pintar faixas de pedestre após o recapiamento,pode?
Ter somente 15% de farois para pedestre em pleno funcionamento , pode?
Carros em condições precarias(se desmanchando nas ruas)pode?
Entre outros graves problemas que estão aí para serem resolvidos.
Então faça um favor para sua mamãezinha.....arrume o que está em vigor e depois venha encher o saco de quem está mais do que certo.
Desculpem o desabafo , mas esses sujeitos são fo....
Abrs
Alexandre Andrade.
Arnaldo Tomazetti
11/03/2006, 22:28
Jamais eu mandaria instalar um quebra mato no meu carro...mas essa caminhonete que tenho hoje, já veio com o dito cujo, por sinal de boa marca (Keko)...daí eu queria tirar mas acabava cedendo à opinião dos outros.
Mas enfim acabei tirando o para-choques, é só a gente olhar com atenção pra perceber que realmente é mais danoso (no caso de um atropelamento) do que o original. Ele tem duas chapas verticais em curva, que vem desde a ponta do chassi do carro, passando por baixo e pela frente do parachoque original, até a linha do capô...se pegar uma pessoa alí, corta no meio, enquanto num atropelamento de mesmas proporções com o para-choque original é menos danoso, pois ele é feito de ABS que absorve mais o impacto (ref S-10, Ranger) cada carro tem sua particularidade.
Sou motociclista, e pensando um pouco pelo ponto de vista de um motociclista, aquele para-choque é uma lâmina. Imagine uma pick up batendo na lateral da moto e prensando a perna do cara contra o motor da moto, simplesmente corta a perna fora ?? Casos assim acontecem, é só conversar com o pessoal do resgate, peça a eles que contem alguns casos !
É claro que a maioria de nós, somos motoristas responsáveis e não nos envolvemos em acidente, mas fatalidades acontecem...
Por via das dúvidas eu tirei o quebra mato da pick up, aquilo pelo meu ponto de vista é uma agressão.
Concordo quando vocês dizem que o governo não faz a parte dele, realmente é verdade, mas...
Cada um analisa do jeito que lhe convier, mas eu não tiraria de jeito nenhum.
Isso é mais uma medida de um governo que não tem mais o que fazer.
Eu respeito as regras, dirigo com cuidado, e se ainda assim me atravessam a frente, o problema é deles.
Chega de leis e normas de governo .
Num país onde 80 % das leis não são cumpridas , o governo devia se preocupar com outras coisas mais importantes .
O proprio governo ( Lembrem-se governo é uma entidade abstrata : na verdade o governo são pessoas que estão lá ) deveria cumprir as leis mas eles são os primeiros a dar o mau exemplo .
Não estou defendendo a avacalhação mas o que que dizer é para o governo tomar vergonha e cuidar de coisas mais importantes ( as prioridades ) .
Meu engesa tem quebra mato , quando comprei já veio e não pretendo tirar .
Acho melhor o governo cuidar das estradas .
Quem sabe eles fazendo a parte deles , os demais cidadãos se concientizem e teremos o melhor para todos .
O que provoca mais danos :
Um quebra mato em alguns veiculos ou os buracos nas estradas ???
Vamos ver as estatisticas no ultimos 12 meses .
O que foi pior : os quebra-matos ou os buracos ?
os quebra-matos ou os veiculos sem condição de
trafegar ?
os quebra-matos ou os motoristas alcoolizados ?
os quebra-matos ou caminhões desgovernados ?
os quebra-matos ou os bandidos de plantão ?
os indiginados .
Danilo
:palmas: Concordo em gênero, número e grau.
RegisCandeia
14/03/2006, 22:52
Tá todo mundo se estressando...
A resolução nem sequer foi aprovada
:-)
cleyton_jopavi
14/03/2006, 23:02
É verdade...
Essa discursão ainda deve durar uns dois meses até que seja ou não aprovada.
Vamos torcer para que isso não venha a nos prejudicar.
Cleyton Viana
Chacal do Pantanal
15/03/2006, 10:45
Só reclamar também não adianta, esperar ser aprovada para depois reclamar também não, tem de haver um meio de faze-los conhecer nossa opinião, quantos somos e o que isso pode implicar.
Vou abrir uma enquete para saber a opinião do pessoal :concordo:
Senhores, conforme pedido de nosso amigo Chacal, a enquete está aberta nesse mesmo tópico...
Chacal do Pantanal
15/03/2006, 11:42
Muito obrigado aos sempre atenciosos moderadores e, voto registrado
[]´s
Pessoal,
Acho que esse tópico está tomando um rumo errado, servindo de desabafo a todos. Acho que cada um tem a sua opinião, por isso vou colocar o que penso:
Para carros de passeio:
Pensando como cidadão, sou contra o reboque com bola, do jeito que está sendo utilizado hoje em dia, apenas como uma proteção ao carro e, com a bola cromada, como uma defesa contra os radares fotográficos noturnos.
O quebra-mato, com raras exceções, também é utilizado para proteção da dianteira do veículo no caso de colisões e, no caso de atropelamento, para matar o FDP do pedestre que atravessou a rua.
Com essas considerações, sou contra a utilização desses equipamentos nos carros de passeio e lembro a todos que na Comunidade Européia, por motivos de segurança, apenas os reboques removíveis e os quebra-matos plásticos são permitidos, o mesmo ocorrendo em outros países, inclusive na Argentina. (vai aparecer um idiota que vai falar "Se na Argentina não pode, então aqui tem que poder)
Em carros utilitários, inclusive os de off-road, que é o nosso caso.
O quebra-mato serve para quebrar o mato, permitindo que se trafegue por vias não pavimentadas, trilhas, matagais sem danificar muito o veículo.
A bola para reboque é utilizada como ponto de ancoragem e para auxílio de reboques em trechos de baixa aderência e em emergências (rebocar veículos quebrados por exemplo).
Neste tipo de veículos, sou a favor, desde que se utilize os acessórios mais "suaves" possíveis, como por exemplo, quebra-mato tubular e gancho de bola sem pontas.
[]'s
Chacal do Pantanal
15/03/2006, 14:35
Considerações muito bem colocadas pelo Escória.
Observemos que essa enquete ajuda a definir um perfil e a partir daí podemos ou não pensar em um abaixo-assinado ou outro tipo de manifestação que defenda nossos interesses.
[]´s
Chacal do Pantanal et All,
Sugiro um abaixo assinado em cujo texto, elaborado pelos "pensantes" do fórum, exporíamos nossa idéia, qual seja, a de que quebra-mato e pino bola - ou gancho G - para reboque são equipamentos necessários e importantes em veículos utilizados em atividades fora-de-estrada.
Esse abaixo assinado ( acho que pode ser eletrônico ) será então enviado ao CONTRAN para que ao menos ponderem nosso ponto de vista antes de publicar uma Resolução.
Outra forma interessante foi adotada pelo "povo" da Jipenet quando quiseram simplesmente proibir o uso de GPS, é elaborar um texto único que seria enviado por e-mail por todos nós ao Diretor do CONTRAN responsável pela elaboração e publicação das resoluções daquele orgão.
Com a palavra, os PENSANTES 8)
Eriksom Teixeira Lima
16/03/2006, 08:05
Aurélio
Eu havia dito a mesma coisa lá atrás, mais um, quem sabe ...... sai
Ontem, houve uma manifestação em BSB dos trabalhadores das empresas que produzem quebra-mato e engates
Eriksom
pessoALL,
Este buRRocrata técnico que escreveu esta minuta, deve ter ido em alguma excursão pra Argentina.
Lá sim, é que existe e é cumprida esta lei. Lá é proibido usar o gancho se não estiver efetivamente rebocando.
Mas, lá, também é obrigatório que qualquer veículo tenha a bordo, PASMEM.... e (dois) LENÇOIS. Eu perguntei a varios argentinos que conheço, e que dirigem sempre no território argentino, e eles todos confirmam.... 2 lençois. A unica explicação que tive foi que eram pra " cobrir os corpos em caso de acidente fatal" ....
Lembrou o famigerado "estojo de primeiros socorros" que tinhamos que ter aqui pelo nosso Brasil-zil-zil até uns tempos atras....
A ideia de uma mega-super-hiper lista de protesto, ainda é a melhor. Parece que temos que chegar a 1 milhão de asinaturas, ai sim pódemos entrar direto no congresso nacional com umpedido de votação.... mas, do jeito que este forum mobiliza as pessoas, não será nada dificil.
[ ]s cariocas com gancho e sem quebra mato....
Chacal do Pantanal
20/03/2006, 10:54
Chacal do Pantanal et All,
Sugiro um abaixo assinado em cujo texto, elaborado pelos "pensantes" do fórum, exporíamos nossa idéia, qual seja, a de que quebra-mato e pino bola - ou gancho G - para reboque são equipamentos necessários e importantes em veículos utilizados em atividades fora-de-estrada.
Esse abaixo assinado ( acho que pode ser eletrônico ) será então enviado ao CONTRAN para que ao menos ponderem nosso ponto de vista antes de publicar uma Resolução.
Outra forma interessante foi adotada pelo "povo" da Jipenet quando quiseram simplesmente proibir o uso de GPS, é elaborar um texto único que seria enviado por e-mail por todos nós ao Diretor do CONTRAN responsável pela elaboração e publicação das resoluções daquele orgão.
Com a palavra, os PENSANTES 8)
Vamos começar a implementar a idéia..
:concordo:
[]´s
Cláudio Brasília
23/03/2006, 12:51
O que se pode observar é que o argumento para a retirada deste acessório (no caso dos Jeeps é equipamento "default"), é que alguns desavisados batem a canela nisto e, em outros casos, outros mais desavisados, ainda, batem com o carro deles na traseira dos carros com isto e teêm um prejuízo maior. Eu mesmo já bati a canela ali e dói para caramba; mas se for assim, vamos remover por decreto todas as quinas de mesas e outros que tais. No caso daqueles que batem atrás, isto é sem dúvida um descuido indesculpável para qualquer motorista, que deverá arcar com todo e qualquer prejuízo decorrente de sua distração, não cabendo ao governo procurar atenuar isto. Isto tudo me parece como aquele caso do recente "referendum", acerca da proibição da venda de armas no país (notadamente vindo por iniciativa do mesmo ministério a que pertence o Denatran), pois é sabido que pessoas morrem por causa do uso incorreto de armas de fogo, armas brancas e qualquer outro instrumento que se possa imaginar. Mas me parece que tentar proibir somente a sua venda foi resultado de uma visão distorcida da realidade. É certo que tem alguns almofadinhas que usam o engate para uso estético, apenas (coisa reprovável), com bolas cromadas, que nunca viram um reboque nem mesmo graxa na vida; colocam aquelas luzinhas roxas, que para serem instaladas acabam enfraquecendo a a estrutura da dita bola e não sevem para mais nada mesmo, além disto (coisa mais meiga), quebrar as canelas e danificar quem bater atrás, também, como os outros engates operacionais. É sabido que ao bater atrás não somente danifica o causador como, também, o próprio engate, que com sua estrutura irá acarretar danos ao monobloco dos automóveis modernos, caso isto tenha sido em baixa velocidade, se em alta velocidade não haverá portaria do Denatran que nos salve; no caso dos Jeeps, dano de pequena monta. Mas como não dependerá de nós outros a decisão sobre isto, pois não haverá "referendum" para isto, de forma que levem um sonoro NÃO às suas louváveis pretensões, deixemos que os burocratas de plantão resolvam esta pendenga que eles mesmos criaram para salvar as nossas canelas e reduzir aqueles prejuízos ditos de pequena monta.
leopoldo
24/03/2006, 18:59
Pois é.
De um lado até entendo o que esses orelhas secas querem fazer: Como não dá para selecionar quem instalou certo e quem quer sacanear, vamos tirar de todo mundo.
Conhecí um sujeito que tinha um automóvel normal em que o cano do escape saia uns 30 cm para trás do parachoque e era cortado chanfrado.
O prazer do animal era ver alguem atravessar entre o carro dele e o de trás e ver esse alguém deixar metade da canela dependurada nesse cano. O cara se mijava todo de tanto rir e isso acontecia direto .... criança, velho, velha, mocinha, etc.... era toda hora. Estacionado ou no transito ..... de repente aquele som sêco e um gemido.......Esse sim era um grande FDP. Parava o carro na frente duma padaria e ficava de dentro a ver os soutros se arrebentarem.
Eu mesmo dei uma bela canelada naquela M de droga de cano de escape.
É por essas e por outras que essas leis aparecem.
Eu não sou contra a parte moral dessa proposta, mas sem dúviuda deveria haver uma seleção do aceitável ...... do insano.
José Augusto
24/03/2006, 22:52
O maior problema não é esse, não entrando no mérito do engate ou quebra mato, cada decisão restringindo algo é na verdade uma diminuição da liberdade de cada um. Quando o estado obriga vc a andar de cinto de segurança, utilizar no máximo até um determinado grau de filme nos vidros, proibe a utilização de GPS e etc..., ou seja, uso ou não de equipamentos que dizem respeito apenas ao seu espaço físico, sem interferir ou prejudicar o direito dos demais, ele (o estado) está rotulando o motorista de ignorante, despreparado e sem condição de saber o que melhor para sí mesmo.
Existem leis demais e consciência de menos...
A alegação de alguem se machucar ao atravessar atrás de algum carro com reboque, é forçar demais a barra, é mais provável alguem torcer o pé e ter uma fratura exposta em um buraco na calçada do que a pessoa arranhar a canela no engate, isto até está me parecendo aquele exemplo do kit de primeiros socorros, onde alguns ganharam muito dinheiro...
Sou contra qualquer restrição do meu estado atual de direito, este governo não tem competencia (no sentido de capacidade intelectual) para decidir o que é melhor, acredito que os propõe certas medidas (a maioria em cabides de emprego com cargos "inventados") estão com toda certeza justificando um salário ou uma remuneração (que não merecem), chamam a atenção de todos e provocam debates e tudo isto para continuar a mamar na teta de algum orgão governamental.
Putz, e a canela, Leopoldo, ja tá melhor?????
Se tivessemos uma justiça funcional, rapida e justa, esse cara estaria vendendo tudo que tem para pagar uma indenização por lesão corporal a voce, Leopoldo, e assim que eu particulamente acho que deveria ser.
Mas dai generalizar e proibir par os restantes 99.9999% que não tem nada haver com isso ta errado.
Quem faz merd@ tem que pagar por isso. É muito simples e funcional.
De certo so xingou o FDP...... :( :( :( , qdo deveria ter sido preso e processado. :concordo: :concordo:
[]'s vistindo caneleiras
leopoldo
25/03/2006, 15:08
Isso foi a muito tempo Franco mas a cicatriz ficou por um bom tempo.
Mas na verdade, que alguns acessórios são assassinos, são..... e não só e jeep.
Quebra mato tipo lamina
santo antonio sem revestimento
Banco traseiro de jeep em que a altura do santo antonio é = a altura da testa do passageiro
Cabo de aço preso do capo ao parabrisa.
É só uma questão de bom senso.
Franco
Se tivessemos uma justiça funcional, rapida e justa, esse cara estaria vendendo tudo que tem para pagar uma indenização por lesão corporal a voce, Leopoldo, e assim que eu particulamente acho que deveria ser
Eu discordo um pouco nesse ponto, logo mais estaríamos iguais aos americanos da vida, processando todos contra qualquer coisinha e em cada esquina um advogado esperando a oportunidade.
Sem desmerecer teu caso Leopoldo, mas o foco deve ser coisas mais sérias, no teu caso por exemplo uma atenção a mais na hora de cruzar resolveria né. (Não me entenda mal Leopoldo, não to julgando ninguém).
Acho que tem tanta coisa mais importante pra se fazer num país desses.
A justiça ultimamente está nos privando cada vez mais e dando mais direitos aos bandidos.
Tá tudo indo pro buraco mesmo.
Pelo menos uma boa notícia...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u119932.shtml
[s]
mariojr09
31/03/2006, 14:52
Para Conhecimento.
31/03/2006 - 10h18
Sindicato diz que uso de engate será livre; Denatran não confirma Publicidade
da Folha Online
A Câmara Temática de Assuntos Veiculares decidiu não proibir o uso de engates fixos nos veículos, segundo representantes de trabalhadores e fabricantes. Já a assessoria de imprensa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que a decisão sobre o uso do equipamento dependerá de avaliação do Departamento, e que a reunião da Câmara Temática continua nesta sexta.
Representantes dos trabalhadores, fabricantes e revendedores disseram à Folha Online que a decisão foi conhecida na noite de quinta-feira (30), resultado de um consenso entre os 13 membros votantes da Câmara. Eles afirmam que a reunião trata também de outros assuntos, mas que a questão do engate foi acertada.
"Foi uma vitória dos trabalhadores. A pressão da CNTM (Confederação dos Trabalhadores Metalúrgicos), da Força Sindical, e dos empresários contribuiu muito para esta decisão", afirmou Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
Nota divulgada no dia 15 de março pelo Denatran afirma que "o engate fixo não está proibido" e que a regulamentação da matéria dependeria da análise da Câmara Temática.
O sindicato que representa os trabalhadores diz que haverá uma norma para regulamentar o uso do equipamento, mas sem alterar suas características.
Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no mês passado mostrava que o governo Lula analisava uma legislação para proibir os engates fixos. Eles acabaram virando moda no país por razões estéticas ou para proteção contra pequenas batidas, principalmente na hora de estacionar.
A avaliação era que a utilização inadequada do dispositivo, sem a finalidade de reboque, tem agravado as conseqüências de acidentes --por exemplo, machucando pedestres ou provocando danos maiores (que o normal) em outros veículos, em caso de pequenas batidas.
Elmer_Jeep
03/04/2006, 11:25
http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Colunista1_Conteudo.vxlpub?hnid=36011
Desfazer hábitos incorretos de muitos motoristas ao instalar acessórios em seus carros é o grande desafio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos próximos meses. Cabe a esse órgão, com ajuda de comissões temáticas, encaminhar as conclusões dos estudos ao Conselho Nacional de Trânsito para serem transformadas em resoluções com força de lei. Na verdade, tudo já foi exaustivamente analisado, mas a orientação anterior do Denatran era proibir o que não devia e liberar o que devia ser proibido.
Alfredo Peres da Silva, atual diretor, herdou a árdua tarefa de desengavetar. E sentiu que haverá fortes reações, se quiser fazer valer a lógica e o bom senso em prol da segurança no trânsito. Fabricantes de engates de reboque (falsos misturados com verdadeiros) fizeram passeatas e mobilizaram sindicatos para defender empregos. O próprio Denatran sinalizou com um recuo, espera-se, apenas momentâneo. Na realidade, os interessados querem desviar o foco do problema.
Qualquer motorista pode rebocar até 6 t (trailer só com carteira “E”), desde que utilize um engate seguro, seja fixo ou desmontável. A questão é simples: parou de puxar, tem que recolher o engate. Se isso não constar do primeiro artigo da futura lei, o modismo irresponsável continuará agravando os prejuízos. Logo surgirão engates desmontáveis de enfeite, apenas para proteger o pára-choque, além de lesionar pedestres. Algumas companhias de seguro avaliaram os prejuízos e já cobram mais dos justiceiros que querem impor respeito à traseira, conforme a propaganda de alguns dos 150 fabricantes de engates. Por coerência, também se deveria impedir, como ocorre na Europa, o uso de quebra-mato ou estruturas protuberantes, por agravar as conseqüências de um atropelamento. Certos modelos teriam que abandonar esse recurso de (mau) estilo.
Embate maior será contra o uso irregular de películas escurecedoras nos vidros dianteiros. Criou-se uma falsa áurea de segurança pessoal, desprezando os riscos de baixa visibilidade, em especial de noite, em túneis ou em dias de chuva e neblina. O Denatran homologará um aparelho de medição de transparência, mas talvez nem fosse necessário. Boa parte dos veículos atuais sai de fábrica com vidros dianteiros na transparência mínima permitida e não poderiam usar nenhum tipo de película. O efeito visual de carro funerário, destacando vidros traseiros bem mais escurecidos, desencorajaria quem confunde o ambiente de automóvel com o de boate. Resta saber se veículos oficiais também serão obrigados a limpar os vidros dianteiros, pois a lei é para todos.
O Contran acertou na liberação de navegadores de bordo que utilizam mapas digitais, embora obrigando a imagem a desvanecer da tela com o carro em movimento, o que tira boa parte de sua funcionalidade. É algo irrelevante para a segurança, além da fiscalização complicada. Muito já se discutiu sobre distração como causa de acidentes, mas não há provas cabais de que navegadores e celulares sejam considerados vilões. Existem milhões deles em uso no mundo. Manteve, no entanto, corretamente, a permissão de imagens de TV e DVD, no painel frontal, só com o veículo parado.
adrianoquatro
04/04/2006, 15:19
Vale lembrar que estamos num país de analfabetos funcionais, que acham que é correto atravessar as avenidas e auto-estradas a qualquer hora mesmo com uma passarela ou semáforo perto. Pra tentar se eximir da culpa sobre os danos pessoais sobre esses semi-irracionais que habitam o país o governo tenta responsabilizar os motoristas "tutorando" suas vidas invés de tomar atitudes sérias necessárias.
O mesmo pro porte de arma pra cidadão honesto, o mesmo pro uso de GPS e celular no carro.
Que tal então afastar o pote de ouro da mão dos políticos ? Só por prevenção tbm !
André 4Runner RJ
05/04/2006, 11:14
:palmas: :palmas: :palmas: Faço das suas minhas palavras!!! :palmas: :palmas:
Martin Melcop
05/04/2006, 11:26
Li hoje que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Denatran decidiu encaminhar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta que admite o uso do engate fixo por veículos no Brasil. Para amenizar tal liberação, a proposta sugere apenas algumas regulamentações, como a da capacitação técnica dos fabricantes.
Marcelo R. A. da Cunha
05/04/2006, 11:58
Vale lembrar que estamos num país de analfabetos funcionais, que acham que é correto atravessar as avenidas e auto-estradas a qualquer hora mesmo com uma passarela ou semáforo perto. Pra tentar se eximir da culpa sobre os danos pessoais sobre esses semi-irracionais que habitam o país o governo tenta responsabilizar os motoristas "tutorando" suas vidas invés de tomar atitudes sérias necessárias.
O mesmo pro porte de arma pra cidadão honesto, o mesmo pro uso de GPS e celular no carro.
Que tal então afastar o pote de ouro da mão dos políticos ? Só por prevenção tbm !
Isso ai Adriano!!!!!!
:concordo: :concordo: :palmas:
:shock: Se a gente for tirar das viaturas todas as partes em que algum bocaberta pode se bater.... vamos ter que começar a rolar dentro dos pneus.... :roll:
:pensativo: A grande pergunta é:
:idea: QUEM GANHA COM ISSO ?
Essa história de preocupação com a vida, com os pedestres ou com a pu!@ que p@riu não existe em nosso governo... tudo é feito para alguém ganhar alguma coisa...
Se o governo estivesse preocupado com a vida, cuidaria da saúde pública... em um país onde os hospitais públicos são uma vergonha e onde um velho trabalhador não ganha uma aposentadoria descente é ridículo o governo se preocupar com ter ou não ter ganchos de reboques ou quebra matos nos veículos... É muita falta de prioridade...
Esta "idéia" não passa de mais uma que tentaram emplacar para lucrar as nossas custas.... :evil:
Os lascados nos já conhecemos, mas resta descobrir quem seriam os beneficiados com esta "resolução encomendada"....
[]s registrando meu voto...
Elmer_Jeep
19/04/2006, 09:21
Bom dia,
cheguei no trabalho, fui na caixa do correio buscar o jornal e dentre outras correspondencias recebi um catálogo de acessórios automotivos e na capa veio estampado a seguinte mensagem:
"AGORA É OFICIAL, ENGATE É LEGAL!!
EM VOTAÇÃO NO DIA 30/03/06 EM BRASÍLIA, A CAMARA TEMÁTICA APROVOU O USO DE ENGATE FIXO NOS VEÍCULOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; ACABANDO COM A POLEMICA!"
(BOAS VENDAS À TODOS) :lol:
Espero que a informação seja verdadeira :roll:
[]'s
"AGORA É OFICIAL, ENGATE É LEGAL!!
EM VOTAÇÃO NO DIA 30/03/06 EM BRASÍLIA, A CAMARA TEMÁTICA APROVOU O USO DE ENGATE FIXO NOS VEÍCULOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; ACABANDO COM A POLEMICA!"
(BOAS VENDAS À TODOS)
Infelizmente, não é bem assim, poi segundo notícia publicado em 31 de março de 2006 no site do DENATRAN, o CONTRAN é quem regulamentará o uso do engate fixo.
" O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) esclarece que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares, em reunião realizada nesta manhã, decidiu que encaminhará para deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proposta que admite o uso do engate fixo, mediante regulamentação. A sugestão de regulamentação conterá a exigência do Certificado de Segurança Veicular – CSV para utilização do equipamento e a obtenção de comprovante da capacitação técnica dos fabricantes. A proposta da Câmara prevê, ainda, o uso do engate apenas naqueles veículos cujo fabricante autorizar a adaptação, especificando inclusive o limite de peso bruto total a ser tracionado.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa - Denatran
TEL. (61) 3429-3349/9237
imprensa.denatran@mj.gov.br"
[]'s
Ufa, depois de quase meia hora cheguei na ultima pagina.
Enquanto lia, fiquei lembrando de inumeras situaçoes que vemos todos os dias:
Como pode um pedestre deslizar pelo capo de um onibus daqueles de 2 andares?
E aqueles caminhoes com 3 metros de altura?
Se o parachoques é a parte mais saliente do carro, muitos caminhoneiros vao ter que cortar metade da carreta.
Esses burrocratas deveriam fiscalizar e fazer cumprir as muitas leis que já temos, e não criar mais uma pra ser descumprida ou servir de "complemento salarial" de corruptos.
Que tal os tratores das prefeituras que trafegam pelas ruas com a pá carregadeira na frente e um arado atrás, e é claro sem luz de freio ou lanterna traseira.
Já soube de muito acidente em que um carro pegou um trator destes trafegando pela rodovia, aa noite e sem lanterna traseira.
Achei "sensacional", intelijumentíssima a soluçao que os burrocratas deram na rodovia fernao dias para os atropelamentos. Em vez de fazerem passarelas, colocaram uns radares reduzindo a velocidade pra 50 Km/h. O resultado é puro congestionamento em feriados.
eta paizinho....
haundrich
23/04/2006, 14:24
Sou contra o uso indevido de engates.
Tem muito neguinho que instala engate em carro penqueno "prá bonito", alguns até com luzinhas de freio, piscante em azul ainda por cima.. Nem reboque tem. Acho isso uma tremenda sacangem a afirmação de querer proteger o parachoques como justificativa para instalar essas drogas.
O parachoque foi feito já para proteger o carro. Agora instalar uma coisa contudente para proteger o parachoque? Não faz sentido.
E mais: Em cidade grande, sempre acontece de engavetarem o seu carro, e aqueles míseros 15 cms que vc podia ter para manobrar para sair do estacionamento são castrados por causa dessa MER...dabelha do carro dianteiro. O parachoque foi feito para suportar até uma encostadinha (evito o máximo fazer isso).
PIOR ! O da frente dá a ré em seu carro e some. E vc fica com um furo no seu parachoque dianteiro. Muito bão isso.
Para quem REALMENTE usa o engate para seu reboque devidamente documentado, essa proibição só vai encher mais o saco de quem depende delas.
Então, para atender gregos e troianos, o engate só se estiver com algum reboque. Senão, dê um jeito de recolher isso. Ideal aqueles engates que podem ser embutidos ou retirados facilmente, o que não tardarão de aparecer esses fabricantes.
Quanto ao quebra matos, não tenho opnião formada. A alegação de causar maiores danos em acidentes, penso que tanto faz se foi um carro pequeno a 110 km/h, ou onibus a 90, ou carreta a 60 km/h, com ou sem quebra matos, o estrago é o mesmo. Se for aplicar realmente essa filosofia, em comparação aos carros pequenos, então todas as montadoras de pickups e utilitários terão de aplicar um visual " mais macio" , o que não será fácil.
Acredito ser mais plausível permitir quebra-matos e engates não contudentes em utilitários. Em carros pequenos apenas engates removíveis.
Flávio
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou hoje a regulamentação de uso de reboque em automóveis.
Criticado por uns e amado por outros, a peça é motivo de polêmica desde que começou a ser usada para um fim diferente daquele para o qual foi concebida. Em vez de se prestar ao reboque de carretinhas ou outros tipo de veículos, o engate traseiro vinha saindo de concessionárias e lojas como um protetor dos pára-choques pintados.
A resolução 197, publicada no dia 31 de julho de 2006 no Diário Oficial da União, determina o uso do "dispositivo de acoplamento mecânico para reboque" em veículos com até 3.500 kg de PBT (peso bruto total), ou seja, em todos os carros de passeio vendidos no mercado brasileiro.
O primeiro passo para ter o equipamento instalado no carro de agora em diante será que comprar um modelo cujo fabricante siga as normas estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Para isso, o fabricante deverá
demonstrar que realizou testes com um protótipo para cada modelo de engate, com um prazo de 180 dias, a contar da publicação da resolução, para se ajustar à norma.
O segundo é ter um carro que agüente rebocar objetos. Muitos dos veículos que atualmente exibem o engate não foram projetados para esse tipo de serviço. Os fabricantes e importadores têm um ano (365 dias) para informar a capacidade máxima de tração que seus automóveis
possuem e os pontos de fixação dos engates traseiros em seus modelos.
Além disso, os equipamentos deverão trazer uma "plaqueta inviolável" (a resolução não especifica de que material) com o nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo e capacidade máxima de tração do veículo a que o
engate se destina e referência à resolução 197. Aqui, o prazo para ajuste é maior: 730 dias.
As exigências se estendem aos instaladores dos engates, que de agora em diante serão obrigados a seguir o procedimento aprovado pelo Inmetro para o serviço, assim como identificar na nota de venda os dados do carro que o receber.
E quem já tem engate no carro?
Quem já colocou o engate em seu veículo e o usa apenas para proteger o pára-choque provavelmente terá de trocar o equipamento por outro, verdadeiramente funcional. Isso porque essa é a exigência para continuar circulando com o equipamento.
Segundo a resolução 197, os engates ou devem ser equipamentos originais de fábrica ou trazerem esfera maciça, apropriada ao serviço de tracionamento, tomada e instalação elétrica para fornecer energia ao veículo rebocado, dispositivo de fixação da corrente de segurança
do reboque, ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera e dispositivos de iluminação.
O prazo para ajuste, contado da publicação da resolução, é de 180 dias. Quem não fizer nada a respeito, ou não fizer no prazo certo, corre o risco de levar cinco pontos na carteira, por infração grave, com R$ 127,69 de multa e a retenção do veículo para regularização. Em
miúdos, só sai com o carro se retirar o engate. Como a instalação e desinstalação nem sempre é fácil, convém andar depressa.
Fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Noticias_Conteudo.vxlpub?hnid=36570
A Resolução na Íntegra está em:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao197_06.pdf
Mauro_PJ
04/08/2006, 12:25
Pessoal, tenho visto o que estamos postando mas nem tudo o que está sendo falado corresponde ao que está oficializado. Quem tem o engate original de fábrica(veio junto como o carro) não está sujeito a Resolução 197/2006. Mesmo quem já tem o acessório instalado no carro na data da publicação(31/07/06) pode continuar com o engate. Neste caso, basta que adeque o acessório com tomada de força para iluminação do veículo rebocado, dispositivo para corrente de segurança e que o engate seja do tipo esfera metálica sem partes cortantes ou cantos vivos que possam oferecer algum risco.
O problema maior é para os proprietários de Jeep's que têm outros tipos de engates.
Outra coisa; a Resolução em nenhum momento cita que não pode haver nada além do pára choque. Existe sim outras resoluções que dão este parecer mas se você tem um quebra-mato como parte integrante do pára-choque, logo não está incorrendo em erro. O problema é o cambão!!!
Como podem ver, quem tem Jeep tá meio ferrado.
Para discutir o assunto especificamente no caso dos CJs, postei na área deles(CJs) este assunto e lá tem os links para acesso direto ao site do Denatran onde está a Resolução na íntegra. Também fiz algumas ressalvas na tal Resolução(197/2006) que podem nos excluir de cumprir estas exigências.
Esperamos que nossos legisladores tenham um pouco mais de decência em suas decisões. Um pouco menos de cara de pau e procurarem ver o que realmente precisa ser visto e resolvido. As estradas estão aí cheia de crateras, a sinalização nas rodovias se existem estão em sua maioria em péssimos estado. Os impostos pagos para se ter um carro são absurdos, a Petrobrás é auto suficiente e o combustível está caríssimo. Daqui a algum tempo voltaremos a andar tracionados a cavalos e só gastaremos com o capim mesmo!
hahaha
Nesse nosso país honesto, o máximo que pode acontecer é vc perder 50 reais pro guardinha....
PIRATADOM
11/01/2007, 15:31
eai AGORA VIROU LEI NESSA ME#$@DA DE REPUBLIQUETA DAS BANANAS:dance:
ISSO PODE:concordo:
BOAS
...o máximo que pode acontecer é vc perder 50 reais pro guardinha.... Não é necessário. O Mauro PJ e o Aurélio já disseram. Tá no Art 6o. letra b. Para quem instalou o engate em loja de esquina, ele tem que estar com chicote elétrico e tomada de força, a bola tem que ser maciça (nunca vi uma oca), ter local para fixação de corrente de segurança e não apresentar cantos vivos ou cortantes. Pronto. Imprima uma cópia da resolução e esteja com o engate em ordem. Quando o guarda parar, não haverá problema. Em teoria, pelo menos.
[]´s
Mais um belo exemplo de como esse país está andando (para trás).
[s] desacreditados,
Prezados senhores,
Li e reli os relatos sobre a resolução e também estudei a própria resolução onde cheguei a mesma conclusão dos outros foristas: não tem conclusão só confusão.
Enviei e-mail para a Enforth, fabricante do meu engate, pergutando se o engate que eu possuía estava dentro das especificações e... nada! Zero resposta.
Fui a algumas lojas de acessórios perguntando sobre o tal dispositivo de iluminação, a maioria não tinha idéia do que poderia ser, outros me disseram que era um tipo de brake light e outros que era a tomada instalada no engate.
De qualquer forma na minha análise o engate estava dentro da legalidade e agendei a vistoria para o dia 18 de janeiro último.
Bem, armado de uma cópia da resolução, nota fiscal de compra, manual do carro dizendo que poderia efetuar reboque e... nada! Nem olharam direito o engate, nem sabiam o que fazer, passei na vistoria em menos de cinco minutos e disseram que tudo estava ok!
E eu cheio de receio de que ficaria em exigência.
Bem senhores, estou rodando com meu engate, teoricamente legal, já que as nossas próprias autoridades não escrevem direito as suas resoluções, é claro que se dissessem o que deveria ser correto, eu me enquadraria, e a grande maioria de nóstambém, mas isto é Brasil, quem sabe nossos filhos e netos dão jeito no futuro, porque com este Governo...
Espero ter sido útil.
Chacal do Pantanal
23/01/2007, 14:23
Acessem o endereço
http://www.denatran.gov.br/ultimas/20070111_regularizacao_engate.htm
o qual transcrevo, é uma reportagem do DENATRAN informando que o prazo para adequação é até 27 de janeiro, observem, inclusive, que contraria o disposto na resolução, pois esta informa que deve haver dispositivo luminoso,
"Últimas Notícias
publicado em 11 de janeiro de 2007
Prazo para regularização do engate termina no dia 26
As normas editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) referente ao uso do dispositivo de acoplagem mecânico (engate) começarão a ser exigidas a partir do dia 27 de janeiro. De acordo com a Resolução 197, publicada em 31 de julho de 2006, os veículos que já possuem o engate deverão atender aos seguintes requisitos: o dispositivo deverá possuir esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer, tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado, dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque e a ausência de dispositivo de iluminação e de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera. Quem descumprir as normas está sujeito a multa de R$127,69, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.
O prazo para o estabelecimento das regras para registro dos fabricantes de engate definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) também vence no próximo dia 26, com isso os engates deverão ser produzidos por empresas que obtiverem a aprovação do INMETRO. Já o instalador deverá cumprir o procedimento de instalação aprovado pelo Instituto e indicar na nota de venda do produto os dados de identificação do veículo.
Os fabricantes e importadores de veículos terão até 31 de julho deste ano para informarem ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) os modelos dos veículos que possuem capacidade para tracionar reboque, deverão também informar no manual do proprietário os pontos de fixação do engate e a capacidade máxima de tração do veículo.
Os fabricantes de engate terão até 30 de julho de 2008 para fixarem na estrutura do dispositivo uma plaqueta inviolável contendo as seguintes informações: Nome empresarial do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo INMETRO, modelo e capacidade máxima de tração do veículo ao qual se destina e referência a Resolução 197 do Contran.
Acesse a Resolução 197
Ministério das Cidades
061 21081602
Assessoria de Imprensa/Denatran
061 34293349 "
Eliminei os cantos vivos, instalei a tomada, coloquei o dispositivo de iluminação e estou andando com uma cópia da dita resolução, para discutir com qquer guardinha que queira dar interpretação pessoal a ela.
Chacal do Pantanal
23/01/2007, 14:32
E, completar, abaixo informações sobre a resolução que regulamenta o quebra mato:
" Contran regulamenta o uso do quebra-mato
Publicada nesta quarta-feira, a Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes, o Contran definiu normas de uso e estabeleceu o prazo, a contar de hoje, de 365 dias para que todos os veículos estejam de acordo com os requisitos previstos. Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.
O Conselho definiu que os veículos só poderão utilizar o dispositivo quebra-mato produzido por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Instituto estabelecerá em 180 dias os requisitos necessários para a concessão do registro. Será obrigatório também, que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.
Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. De acordo com a Resolução do Contran, serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação que possuam dispositivo que atenda os requisitos previstos nas normas do Contran.
Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg. Em 365 dias estará proibido o uso do quebra-mato em desacordo com as normas. Quem descumprir estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.
Acesse a Resolução 215 do Contran
Ministério das Cidades
061 21081602
Assessoria de Imprensa/Denatran
061 34293349 "
valdir rainer
23/01/2007, 20:23
ALGUEM SABE INFORMAR SE O TOBAR TAMBEM SERÁ PROIBIDO?:pensativo:
JEFFCATUNDA
24/01/2007, 09:52
Aí pessoal!!!!!!
Pelo que entendi, é PROIBIDO e não necessário a colocação de dispositivo de iluminação.
Estou errado???
"...e a ausência de dispositivo de iluminação e de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera..."
Lucas Nassif
24/01/2007, 11:17
Pessoal, vcs já viram aquelas GM Blazer's das PM's e Policias Federais?? Tudo com o QUEBRA MATO na frente do parachoque, com protetor de farois, farois extras em cima do quebra mato e um puta guinho ainda, além do engate bola atras!!! Como que fica isso??? Será que eles também terão que tirar ou ficarao do jeito que tá só pq são "superiores" a nós???
Fiquei sabendo que a lei do engate começará a ser válida a partir do dia 26!
Eu só tiro o quebra mato do Jeep aki só depois que eu tomar uma multa, pq eu, como todo mundo aqui, faço trilhas e preciso do quebra mato e Towbar, então eu não vou tirar tããão cedo!
O quebra mato esta sendo proibido por causa dos atropelamentos: Agora ohem só: A pessoa que for atropelada a 60 km/h por um automovel "normal", jeep, pick-ups, onibus, caminhão, seja lá o que for, vcs acham que mesmo se tiver sem quebra mato, a pessoa vai sair viva??
Valdir Rainer, provavelmente o TowBar será proibido tbm, afinal, ele fica afrente do párachoque!
Do jeito que o Brasil está andando (de ré), o proximo passo vai ser proibir o uso de Jeeps, por ser muito poluentes por causas dos motores antigoss....só falta essa agora!!!
[]'s com quebra mato, engate, towbar e outras coisas proibidas
Grande,
O que é proibido são aquelas luzinhas que o pessoal coloca no engate, como se fosse um break-light, ou com luz estroboscópia (o que já é proibido faz tempo). A tomada para ligação do reboque é obrigatória.
[s] esclarecidos,
DougBRSP
25/01/2007, 10:57
Gente, nós só estamos aqui batendo boca e discutindo as "cagadas" do nosso des-governo, agora será que não poderíamos fazer nada para forçar a exclusão dos jeeps destas resoluções fúteis? Não digo sobre votar, já que o máximo que se consegue é trocar 6 por 1/2 dúzia, tipo será que se juntássemos assinaturas de jipeiros, algo organizado envolvendo todos os jipeclubes não poderíamos pedir uma emenda nessa lei?
[]s
Gente, nós só estamos aqui batendo boca e discutindo as "cagadas" do nosso des-governo, agora será que não poderíamos fazer nada para forçar a exclusão dos jeeps destas resoluções fúteis? Não digo sobre votar, já que o máximo que se consegue é trocar 6 por 1/2 dúzia, tipo será que se juntássemos assinaturas de jipeiros, algo organizado envolvendo todos os jipeclubes não poderíamos pedir uma emenda nessa lei?
[]s
Doug,
Excelente idéia. Acho que poderíamos nos mexer sim!
É muito fácil meter pau e ficar de braços cruzados, reclamando do governo, dizendo que ninguém presta etc, etc, etc.
Como podemos organizar isso?
[s] assinados,
Acredito eu que o único problema que teremos será no licenciamento...
Que ao invez dos 50tinha que normalmente pagamos por causa de faróis milhas traseiros, rodas largas e eteceteras, teremos que pagar uns outros 50tinhas pra liberarem os engates e quebra matos...
Pro inferno essa lei, não vou mexer em 1 parafuso da minha viatura...
E se um dia eu atropelar alguém, mesmo com quebra mato, guincho e o kct, farei menos estrago do que um retardado bebado voltando de uma balada a 180km/h ..... até pq meu jipe demora 3hs pra atingir 60, então tá beleza.
Natanael Junior
26/01/2007, 13:48
Cadê a razoabilidade constitucional dessa bobagem?
Quer dizer que uma F250 sem quebra-mato, originalzinha de fábrica, se
envolvida em um acidente com um veículo menor ou mesmo atropelar uma
pessoa é presumivelmente menos ofensiva que meu samurai peso pena com
quebra mato tubular??
Quer dizer que "os veículos utilizados na prestação e manutenção de
serviços de utilidade pública", os "veículos militares", e os "veículos de
órgãos de segurança pública" (parágrafo único do artigo 4º) não se
envolvem em acidente e tampouco cometem infrações de trânsito ou mesmo são
mais seguros que os outros? A única diferença entre estes e nossos
veículos (usuários contribuintes administrados) é que, caso sejam
causadores de danos, os "do rei" nunca pagam o prejuízo e os "das gentes"
são compelidos a fazê-lo.
Quer dizer que todos os órgãos regulamentadores (Inmetro e suas agências
de todo o país) assim como os vistoriadores (postos do Detran de todo o
país) deverão adquirir a tal da "esfera de 100 mm de diâmetro" (item I do
anexo) e verificar se foram construídos de tal forma que todas as
superfícies rígidas que possam ser tocadas por ela tenham um raio de
curvatura mínimo de 5 mm, além de verificar os milímetros e os gramas de
cada construção? Quem vai treinar todo mundo? Quanto em licitação (onde
houver) vai ser utilizado para equipar e treinar os órgãos competentes?
Mais uma vez, os gastos superarão os benefícios. Dinheiro público jogado
no lixo ao pretexto de garantir uma segurança viária à qual Administração
Pública sequer oferece o elementar (asfaltos transitáveis, sinalização
condizente, fiscalização suficiente).
E o cidadão ainda acredita, cegamente, nos motivos expúrios desse tipo de
normatização.
As seguradoras vão adorar! Afinal, mais uma desculpa para não pagar seus
prêmios devidos.
As grandes empresas vão adorar! Afinal, o pequeno empresário soldador e
dobrador de cano nunca vai conseguir atingir o sem-fim de exigências para
conseguir a tal "plaqueta indelével".
Nada disso é razoável. Os motivos reais são ilegítimos. O atropelado morre
mais pela ineficiência da iluminação e pavimentação das vias que pelo
"quebra-mato vilão". Mais um fio na teia de normas inúteis que amarra
nosso país.
Vou amarrar uma carranca igual àquele amigo do Evo Morales (tem coisa mais
feia que aquilo?) no quebra-mato dos dois jipes. Vou mandar colar uma
plaqueta nos quebra-matos escrita assim: "Este quebra-mato pesa mais que
18 quilos, lógico."
[]de cara com essas leisinhas de merda.
A resolução 197, publicada no dia 31 de julho de 2006 no Diário Oficial da União, determina o uso do "dispositivo de acoplamento mecânico para reboque" em veículos com até 3.500 kg de PBT (peso bruto total), ou seja, em todos os carros de passeio vendidos no mercado brasileiro.Ufá a lei não se aplica a RAM que tem mais de 3.500 kg de PBT :-D :-D
Vou colocar um monte de luzinhas no engate :shock: :shock: :mrgreen:
Ou aquelas coisas malucas de americano, já vi um que tinha uma privada no engate :shock: :shock: :mrgreen: :mrgreen: :parede:
Cabelo F1
29/01/2007, 12:45
É isto ai!, estou com a turma do baixo assinado para fazer uma emenda neta lei de Zé ruela!!!!!
Cadê a razoabilidade constitucional dessa bobagem?
Quer dizer que uma F250 sem quebra-mato, originalzinha de fábrica, se
envolvida em um acidente com um veículo menor ou mesmo atropelar uma
pessoa é presumivelmente menos ofensiva que meu samurai peso pena com
quebra mato tubular??
Quer dizer que "os veículos utilizados na prestação e manutenção de
serviços de utilidade pública", os "veículos militares", e os "veículos de
órgãos de segurança pública" (parágrafo único do artigo 4º) não se
envolvem em acidente e tampouco cometem infrações de trânsito ou mesmo são
mais seguros que os outros? A única diferença entre estes e nossos
veículos (usuários contribuintes administrados) é que, caso sejam
causadores de danos, os "do rei" nunca pagam o prejuízo e os "das gentes"
são compelidos a fazê-lo.
Quer dizer que todos os órgãos regulamentadores (Inmetro e suas agências
de todo o país) assim como os vistoriadores (postos do Detran de todo o
país) deverão adquirir a tal da "esfera de 100 mm de diâmetro" (item I do
anexo) e verificar se foram construídos de tal forma que todas as
superfícies rígidas que possam ser tocadas por ela tenham um raio de
curvatura mínimo de 5 mm, além de verificar os milímetros e os gramas de
cada construção? Quem vai treinar todo mundo? Quanto em licitação (onde
houver) vai ser utilizado para equipar e treinar os órgãos competentes?
Mais uma vez, os gastos superarão os benefícios. Dinheiro público jogado
no lixo ao pretexto de garantir uma segurança viária à qual Administração
Pública sequer oferece o elementar (asfaltos transitáveis, sinalização
condizente, fiscalização suficiente).
E o cidadão ainda acredita, cegamente, nos motivos expúrios desse tipo de
normatização.
As seguradoras vão adorar! Afinal, mais uma desculpa para não pagar seus
prêmios devidos.
As grandes empresas vão adorar! Afinal, o pequeno empresário soldador e
dobrador de cano nunca vai conseguir atingir o sem-fim de exigências para
conseguir a tal "plaqueta indelével".
Nada disso é razoável. Os motivos reais são ilegítimos. O atropelado morre
mais pela ineficiência da iluminação e pavimentação das vias que pelo
"quebra-mato vilão". Mais um fio na teia de normas inúteis que amarra
nosso país.
Vou amarrar uma carranca igual àquele amigo do Evo Morales (tem coisa mais
feia que aquilo?) no quebra-mato dos dois jipes. Vou mandar colar uma
plaqueta nos quebra-matos escrita assim: "Este quebra-mato pesa mais que
18 quilos, lógico."
[]de cara com essas leisinhas de merda.
Eu, em Campinas, liguei para a Empresa de Desenvolvimento de Campinas, o mesmo que a CET de São Paulo, para saber se é verdade que eles já estão multando veículos com engates e quabra-mato. Aí, informaram um telefone 0800, liguei e era o PaupaTempo. Absurdo! Se eles já estão multando mandam eu ligar para o PoupaTempo?
Agora, vai de saber se é verdade que estão multando.
Se for, estou pensando em registrar minha F-75 com quebra-mato e guincho como "veículo operacional". Aí, alego que o "quebra mato é o suporte do guincho"...
Está tudo ficando muito sinistro neste País...
Como eu disse, é tudo uma questão de colocar mais moedinhas nos cofres dos cidadões que fabricam as leis desse país.
Só nos resta rir e andar com 50 no bolso para eventuais paradas de guardinhas e suas tarefas vistoriosas.
Daqui a pouco em vez de Keko e Maceral teremos as fábricas AldoRebeleko e Malufal de engates e quebra matos. Estes por sua vez, serão os únicos permitidos.
DougBRSP
29/01/2007, 14:54
Bem, um lugar que podemos concentrar essa repúdia é neste site: http://www.petitiononline.com/ onde qquer um de qquer país do mundo pode iniciar um abaixo assinado online, é pouco mas já é alguma coisa, alguém com mais experiência em redigir textos de cunho jurídico e esteja a par de toda a lei dos engates pode criar o abaixo assinado lá, ou me mandar o texto que eu mesmo crio.
Abraços
Cabelo F1
29/01/2007, 16:05
-Gosto muito de minha Pátria.
-Gosto muito do meu Brasil.
-Da grandeza de seus campos.
-De seu lindo céu azul.
-Das riquezas se seus solos.
-Brasil, abençoado por Deus
-Brasil, não temos terremotos furacões e nem tornados.
-Brasil, temos o maior lençol de água doce do mundo
-Brasil, nunca passou por uma guerra.
-Brasil, povo alegre e acolhedor.
-B r a s i l a m a l d i ç o a d o p o r s e u s p o l í t i c o s.
-.........
sds
Cabelo f1
gustavo signori
31/01/2007, 04:52
olá a todos.
vou retirar com o mair prazer os meus engates e com a sensação de dever cívico cumprido SE:
me mostrarem alguma pesquisa estatística de que nos últimos dez anos me apontarem algum caso de morte provocado por algum tipo de engate.
mas para efeito de curiosidade, acidentes provocados por cavalos, mulas, bestas, e congêneres foram de 32 vítimas fatais nos últimos 5 anos. (não sei se são dados reais, mas também não conheço ninguém que tenha morrido de "engate".)
então a meu ver deveriam fazer uma lei na qual se ordenasse o sacrifício de todos os animais de tração de quatro patas para que não houvessem mais mortes (é claro que haveria uma alínea em tal lei que proibisse a morte de animais de quatro patas que exercem cargos públicos.)
Galerinha, tá difícil ler o tópico inteiro, mas eu consegui... risos!
Também compartilho da mesma indignação de todos, mas vejo nas resoluções diversas brexas nas quais nossas viaturas se enquadram (meu CJ tem engate e quebra-mato). Não sou advogada, mas trabalhei 6 anos como secretária da presidência do Tribunal e entendo alguma coisa disso.
Domingo e segunda vou ver se consigo estudar tudo que já foi 'oficialmente oficializado' e caso vocês concordem, tentarei redigir um texto legal (no sentido jurídico) para encaminharmos.
Mas preciso da ajuda de vocês para o seguinte: 1) levantar todos os links OFICIAIS relacionados ao assunto; 2) descobrir PARA QUEM exatamente devemos mandar; 3) vou pedir ajuda a advogados amigos, mas se tiver algum aqui, por favor se pronuncie.
Assim que tiver pronto, posto aqui para vocês darem opinião.
[]s prontos para fazer alguma coisa.
Bom dia a todos,
A título de esclarecimento, a resolução do Contran que trata do dispositivo de engate não é a mesma que trata do quebra-mato.
A resolução do Contran que trata do quebra-mato é a de nº 215, que somente entrará em vigor em dezembro de 2007 (preparem-se), e está resumida abaixo. Para acessá-la na íntegra entrar em:
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_215.doc
Já o uso do dispositivo de engate é regulamentado pela resolução do Contran de nº 197, publicada em 31 de julho de 2006, que já entrou em vigor.
Contran regulamenta o uso do quebra-mato
publicado em 27 de dezembro de 2006
Publicada nesta quarta-feira, a Resolução 215 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamenta a fabricação, instalação e o uso do equipamento denominado quebra-mato. Devido aos riscos que a sua má utilização pode apresentar, prejudicando, por exemplo, a eficácia do Air Bag e podendo proporcionar risco adicional em acidentes, o Contran definiu normas de uso e estabeleceu o prazo, a contar de hoje, de 365 dias para que todos os veículos estejam de acordo com os requisitos previstos. Com exceção dos veículos originalmente equipados com o quebra-mato que obtiveram o código de Marca / Modelo / Versão até a data de publicação da Resolução, os veículos utilizados na prestação e manutenção de serviços de utilidade pública, militares e os de órgãos de segurança pública, todos os demais que tenham peso bruto total de até 3.500kg deverão seguir as normas do Contran.
O Conselho definiu que os veículos só poderão utilizar o dispositivo quebra-mato produzido por empresas devidamente registradas no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). O Instituto estabelecerá em 180 dias os requisitos necessários para a concessão do registro. Será obrigatório também, que os fabricantes e importadores de veículos equipados originalmente com o quebra-mato informem no manual do proprietário os pontos de ancoragem, peso máximo do conjunto de quebra-mato e componentes utilizados para a instalação, largura e altura do equipamento.
Será necessário ainda que o quebra-mato possua uma plaqueta indelével contento no mínimo as seguintes informações: identificação do fabricante do quebra-mato (razão social e CNPJ), modelo do veículo ao qual se destina, peso e dimensões do quebra-mato, referência a Resolução do 215 do Contran e identificação do registro da empresa no INMETRO. De acordo com a Resolução do Contran, serão dispensados do uso da plaqueta os veículos originalmente equipados com dispositivo quebra-mato, bem como aqueles em circulação que possuam dispositivo que atenda os requisitos previstos nas normas do Contran.
Entre os procedimentos de construção e montagem do quebra-mato previstos no Anexo da Resolução 215, estão a altura máxima do dispositivo, que não deve situar-se, em nenhum ponto, a mais de 50 mm acima da borda da tampa do compartimento do motor e a massa total do dispositivo, incluindo todas as braçadeiras e fixações, não deve exceder 1,2% da massa do veículo para o qual foi concebido, até um limite máximo de 18 kg. Em 365 dias estará proibido o uso do quebra-mato em desacordo com as normas. Quem descumprir estará cometendo infração grave, prevista no artigo 230, inciso XII do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e a retenção do veículo para regularização.
Um abraço a todos
Antonio.
Esqueci-me de dizer que em relação ao guincho, a resolução nº 215, que entrará em vigor em dezembro de 2007, é omissa. Ou seja, não há proibição nessa resolução, nem em outras do Contran, da utilização de guincho. Pelo menos por enquanto...
Abraços.
Antonio.
DougBRSP
02/02/2007, 00:27
Galerinha, tá difícil ler o tópico inteiro, mas eu consegui... risos!
Também compartilho da mesma indignação de todos, mas vejo nas resoluções diversas brexas nas quais nossas viaturas se enquadram (meu CJ tem engate e quebra-mato). Não sou advogada, mas trabalhei 6 anos como secretária da presidência do Tribunal e entendo alguma coisa disso.
Domingo e segunda vou ver se consigo estudar tudo que já foi 'oficialmente oficializado' e caso vocês concordem, tentarei redigir um texto legal (no sentido jurídico) para encaminharmos.
Mas preciso da ajuda de vocês para o seguinte: 1) levantar todos os links OFICIAIS relacionados ao assunto; 2) descobrir PARA QUEM exatamente devemos mandar; 3) vou pedir ajuda a advogados amigos, mas se tiver algum aqui, por favor se pronuncie.
Assim que tiver pronto, posto aqui para vocês darem opinião.
[]s prontos para fazer alguma coisa.
É isso aí, Tia Mi, nas horas vagas vou dar uma procurada nesses itens que vc mencionou.
Acho importante nos mexermos agora do que lamentar depois, se continuar assim no futuro os únicos "jipes" que vão poder circular vai ser ecosport ou crosfox.. :parede:
[]s
PIRATADOM
02/02/2007, 08:28
É isso aí, Tia Mi, nas horas vagas vou dar uma procurada nesses itens que vc mencionou.
Acho importante nos mexermos agora do que lamentar depois, se continuar assim no futuro os únicos "jipes" que vão poder circular vai ser ecosport ou crosfox.. :parede:
[]s
eai fu#@$d^%$eu tudo:putz: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
boas
ariel kleinubing
02/02/2007, 09:11
Caros colegas
Enviemos emails para denatran@mj.gov.br, manifestando a nossa indignação. Acho que é uma forma de protestar.
Abraços
Carlos Alberto da Silva
09/02/2007, 12:45
Ola e quem usa o gancho ¨G¨ como fica, so li sobre a bola valeu
Ronaldo Petri
09/02/2007, 16:11
Galera, será que os amarelinhos poderão aplicar multa quando nos verem passando na rua com engate? Da mesma forma quando eles aplicam a multa quando vê alguém dirigindo sem cinto, ou no cel, ou dirigindo com uma mão? Se sim aí que complica, pois num comando da para molhar a mão de alguém, agora imagina as multas começarem a chegar em casa.
Ronaldo,
No meu entendimento o guarda tem que parar para aplicar a multa, pois como o ele saberá se o engate está irregular ou não somente "batendo o olho"? Por exemplo, no meu 4x2 também tenho o engate e a única irregularidade dele é a tomada de energia que não está ligada, como o guarda pode saber disso e aplicar a multa sem uma averiguação mais minuciosa?
[s]
Ronaldo Petri
09/02/2007, 19:49
Galerinha, tá difícil ler o tópico inteiro, mas eu consegui... risos!
Também compartilho da mesma indignação de todos, mas vejo nas resoluções diversas brexas nas quais nossas viaturas se enquadram (meu CJ tem engate e quebra-mato). Não sou advogada, mas trabalhei 6 anos como secretária da presidência do Tribunal e entendo alguma coisa disso.
Domingo e segunda vou ver se consigo estudar tudo que já foi 'oficialmente oficializado' e caso vocês concordem, tentarei redigir um texto legal (no sentido jurídico) para encaminharmos.
Mas preciso da ajuda de vocês para o seguinte: 1) levantar todos os links OFICIAIS relacionados ao assunto; 2) descobrir PARA QUEM exatamente devemos mandar; 3) vou pedir ajuda a advogados amigos, mas se tiver algum aqui, por favor se pronuncie.
Assim que tiver pronto, posto aqui para vocês darem opinião.
[]s prontos para fazer alguma coisa.
É isso aí Tia Mi, eu também acredito nessas brechas, por isso já tô me coçando também, qualquer coisa eu falo.
As multas não vão poder ser aplicadas por "amarelinhos". O agente do Estado deve parar o veículo e verificar se o engate está de acordo com as especificações do Contran. Somente com a parada do veículo é que será possível a aplicação da multa, no caso de constatação dessa ou de outras irregularidades.
Vejam, nem poderia ser diferente. Se eu tiver um engate regularizado, a cada dia que sair com o veículo na cidade de São Paulo, vou tomar mais de 10 multas. No final do mês seriam mais de 300 recursos para impetrar. Para os órgãos do Estado também ficaria inviável analisar tantos recursos de pessoas que tem direito de andar com o engate, e foram multadas várias vezes no mesmo dia.
Um abraço a todos.
Antonio.
brpresente
22/07/2009, 11:07
Pessoal, tava lendo os tópicos a respeito disso porque nem sabia dessa lei :shock:
A quantas andam essa lei ? ainda está em vigor ? quem usa quebra matos já teve problema ou os policiais estão "liberando" sem dar multas ???
estou de olha em um troller que tem,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179317&d=1246631247
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=179318&d=1246631258
alguem poderia me dizer se terei problemas com esse quebra matos ? ele foi instalado pela própria troller, mas não sei se tem marcado o modelo e os dados que são necessários...
abraços!
brpresente
24/07/2009, 11:56
Niguem ??
:roll:
Caro,
Tem uma Resolução homologando esses equipamentos para alguns carros. Só os carros homologados podem ter. A Pajero TR4 e a L200 são homolgadas. o Troller tb deve ser.
http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=756114&path=/suasfinancas/carros/lei/
abs
Lindóia
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.