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Ver Versão Completa : Barulho no motor após troca óleo



Alex SPI
17/06/2015, 22:03
Amigos,

Quando peguei a Tracker 2.0 16v gas. no último final de semana, tinha passado quase 2.000km da última troca e a dona não sabia qual óleo usava.

Então, depois e ler bastante por aqui e ficar muito confuso quanto tipo de óleo usar na TK, eu optei por usar o ACDELCO 5W30 semi-sintético e o filtro de óleo Tecfil PSL 145.

E como havia um barulho no tensor o mecânico trocou o rolamento do tensor da correia (o que fica na parte superior) a correia não troquei porque não tinha, mas já estou providenciando e a troca fica para quando chegar.

Depois desse fato, a TK está fazendo um barulho no motor (parece diesel), o mecânico aqui da cidade é muito bom e disse ser das correntes do comando, mas que não preciso me preocupar, porque ela aguenta muito e meu carro está agora com 43.200km.

Mas como não conheço o barulho "certo" desse motor gostaria que os mais experientes pudessem me ajudar.

Agora após a troca do óleo, quando está frio ele faz um pequeno e rápido estalo de lata na primeira partida e sempre acima dos 1000rpm e depois de um tempo fica na rotação normal e com esse barulho que foi gravado.

Segue o som que gravei com o motor na temperatura normal.

Ricardo Passoni
17/06/2015, 22:24
Alex parecem ser os tuchos , como eles "carregam " com o oleo e vc esta usando um oleo fino , durante a parada eles ( tuchos) podem " descarregar" e faz este barulho ao ligar , lembre-se sao 5,2 litros de oleo com o filtro ( se nao me engano ) , abaixo faz barulho tambem . Como estou no tablet nao abriu , vejo amanhã no computador.
Abraço.

Alex SPI
17/06/2015, 22:33
Ricardo,

Quando fui ver o carro na hora da compra, ele estava com um barulho mais forte de chiado (rolamento do tensor) que começou, segundo a ex-dona, depois que ela mandou lavar o carro e o cara lavou o motor.

Não sei se essa lavagem do motor tem alguma influência no barulho (velas, etc), estou informando apenas para ajudar ou descobrir algo.

eder oliveira
18/06/2015, 08:28
Amigos,

Quando peguei a Tracker 2.0 16v gas. no último final de semana, tinha passado quase 2.000km da última troca e a dona não sabia qual óleo usava.

Então, depois e ler bastante por aqui e ficar muito confuso quanto tipo de óleo usar na TK, eu optei por usar o ACDELCO 5W30 semi-sintético e o filtro de óleo Tecfil PSL 145.

E como havia um barulho no tensor o mecânico trocou o rolamento do tensor da correia (o que fica na parte superior) a correia não troquei porque não tinha, mas já estou providenciando e a troca fica para quando chegar.

Depois desse fato, a TK está fazendo um barulho no motor (parece diesel), o mecânico aqui da cidade é muito bom e disse ser das correntes do comando, mas que não preciso me preocupar, porque ela aguenta muito e meu carro está agora com 43.200km.

Mas como não conheço o barulho "certo" desse motor gostaria que os mais experientes pudessem me ajudar.

Agora após a troca do óleo, quando está frio ele faz um pequeno e rápido estalo de lata na primeira partida e sempre acima dos 1000rpm e depois de um tempo fica na rotação normal e com esse barulho que foi gravado.

Segue o som que gravei com o motor na temperatura normal.

Alex, acho que seria interessante antes de tudo, voce aumentar a viscosidade deste oleo, como vc não sabia que oleo era usado antes, tente usar um 15w40, ou 10w40 para ver se vai atenuar esse barulho agudo. Vc não falou se este som é com o motor em temperatura normal ou frio. Se em temperatura normal piorar o som agudo, provavelmente o oleo que era usado neste motor era bem mais viscoso.

WOT
18/06/2015, 09:48
Aparentemente o óleo que vc escolheu está abaixo da especificação do fabricante. Segue em anexo parte do manual da Tracker que cita os óleos que podem ser usados.
Apesar disso, não acredito que o problema será solucionado com o óleo.
Pelo som realmente parece algum problema nos tuchos, mas não arrisco nenhum palpite adicional.

Alex SPI
18/06/2015, 11:25
Eder: esse som é com a temperatura normal.

Rafael: resolvi usar o 5w30 porque muitos do forum usam e recomendam e como eu não sabia qual óleo era usado resolvi por esse, enfim é um a confusão o lance de qual óleo usar na tracker, cada um usa um, rss.
Espero encontrar o tipo/especificação ideal, vamos ver, vai sair caro essas trocas.

Se trocar o óleo, tenho que pegar outro filtro também?

Outras dúvidas:
- Pra ver se é tucho tem que abrir a parte de cima (tampa clara)?
- Se for tucho tem que trocar ou faz limpeza e caso tenha que trocar é fácil achar tuchos?
- ao abrir a tampa, tem que por alguma junta especial (vi que tem uma borracha preta)?

Tomara que eu consiga resolver isso, to com medo de ser algo mais caro.

eder oliveira
18/06/2015, 11:53
Alex, se esta quilometragem for real, eu acho muito dificil um motor desses dar problemas com corrente e tensores, eu acho que não é tucho, pois não está batendo não. Se fosse um carro mais rodado, suspeitaria das correntes e tensores. Como eu te disse, aumente a viscosidade do oleo, se não melhorar, o ideal é levar em um mecanico que conheça de motor suzuki.

Alex SPI
18/06/2015, 13:18
Ok Eder, vou tentar providenciar a troca do óleo pelo 15w40 ou 10w40.
Já se foi R$160,00 de óleo e deve ir mais isso nos outros também, haja real.

Antes da troca vou conversar novamente com o mecânico, pois ele disse antes de abrir o capo, que o barulho poderia ser tucho e também óleo vencido/velho passando pela corrente.
Quando abriu o capo ele descartou os tuchos pelo estado do motor e pela Km do carro onde eu disse que realmente é original, pois conhecia o carro.

O óleo tem que ser sintético ou semi? 10w40 ou 15w40? ou taco logo um 20w50 SJ mineral?

Essa dúvida ainda me deixa muito confuso.

Alguém pode indicar um mecanico que conheça de motor suzuki em Maringá, Apucarana ou Londrina (locais mais próximos para mim de 60 a 120Km).

Estou até pensando antes de fazer a troca do óleo, fazer o que o m.bispo fez no post 8 e 16 desse link no carro dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/103493-motor-tracker-2009-2-0-gasolina-batendo-com-menos-de-45-mil-km.html
O problema é local e ferramentas.

eder oliveira
18/06/2015, 13:37
Alex, essa dúvida do óleo, acho que todos tiveram ou ainda tem. Pelo fato do manual disponibilizar de várias especificações de oleo. Já estou com minha tracker a dois anos, e como você, não sabia a especificação que o antigo dono utilizava. Então quebrei a cabeça por muito tempo, cheguei a utilizar 10w40, 20w50, mas agora, seguindo orientação de mecanico especializado em suzuki aqui em bh, já estou rodando há algum tempo com o 15w40 tecno da petrobrás. Ele falou que pela quilometragem do carro, e pelo estado do motor, é o mais indicado. Cheguei a usar o 20w50, mas realmente, acho muito viscoso para este motor. Só se fosse um motor com seus 250, 300mil km. A duvida é que alguns usuarios aqui indicam, o 20w50, outros o 5w30, etc. E acaba enchendo a nossa cabeça de dúvidas. Sinceramente, meu motor com o 15w40 se deu bem. Então vou continuar com essa especificação. Eu particularmente, acho o 5w30 muito fino.

Alex SPI
19/06/2015, 11:05
Achei por indicação de um amigo aqui da cidade uma boa oficina em Maringá-PR, liguei pro mecanico indicado e ele disse pra eu levar o carro para ele ver.

Ele já adiantou que peças para tracker/Grand Vitara com esse motor não são tão faceis de achar nas auto peças da região, mas na internet eu acho fácil, então após o diagnóstico eu compro as peças necessários e levo pra ele trocar.

Ricardo Passoni
19/06/2015, 11:18
Alex começa pelo básico , troca a viscosidade do óleo do motor , por um 10/15w 40 por exemplo , ai se continuar verifica rolamento etc, como falado acima corrente e com esta quilometragem acho mais difícil .
Abraço

eder oliveira
19/06/2015, 11:31
E se for o pior e mais caro, que são as correntes e tensores, aqui em bh na concessionaria via natsu da suzuki, você encontra as peças(correntes, tensores e guias), mais barato que nessas lojas especializadas em suzuki, tipo alternativa e suzucar. Eu troquei o kit, comprado na via natsu com uma difença de quase 600 reais. Fica a dica para todos, se for trocar o kit de corrente do motor j20a, tá muito mais em conta na concessionaria suzuki. Sem falar que voce pode comprar pelo telefone, e com poucos dias eles te enviam.

Alex SPI
19/06/2015, 13:54
Ricardo, eu resumi a conversa que tive por telefone, mas em resumo ele precisa nas palavras dele: ver, ouvir e checar com scanner o carro, pra depois dizer o que pode ser.

Segundo ele se caso for tucho com problema não adianta trocar o óleo que vai apenas amenizar o barulho, mas não resolve o problema, então não é pra eu fazer nada antes dele ver, para evitar que eu gaste dinheiro a toa. Se estiver tudo normal aí sim trocamos a especificação do óleo.

Eder, tomara que não seja nada mais grave e torço para não ser tucho também porque já vi os preços e não são nada atraentes. Mesmo assim, se for algo maior eu entro em contato com as CCS da suzuki ou peço o contato da natsu contigo.

Obrigado pela ajuda Ricardo e Eder

Alex SPI
20/06/2015, 17:18
Hoje por volta das 13:00 saí da oficina com o problema identificado: folga nas correntes.

Antes de abrir a tampa superior o mecânico disse que não era tucho como os demais mecânicos haviam mencionado e disse ser corrente com folga ou problema nos tensores da mesma.
Pegou uma ferramenta que parece um estetoscópio só que com uma vareta na ponta e começou a identificar o som.

E garantiu que era corrente, aí após a confiança que ele me passou e a garantia que era mesmo corrente, pedi que abrisse a tampa superior e a corrente estava com folga como podem ver nas fotos.

Mas ele disse que precisava abrir a frente para ter certeza e pedi para abrir - vejam vídeo.

Pois ele elogiou o estado do carro "esse carro não é pra acontecer isso, ele tá ótimo de lata, por baixo, não tem carbonização e nem borra, etc, não faz sentido, o que será que a ex-dona fez".
Disse nessa Km baixo "pode" ter acontecido o seguinte:
- óleo fora da especificação e/ou trocado acima do Km ou superior a 6 meses ou
- mau uso do veículo, forçando o carro com marchas leves, enfim pode ter outros fatores, o certo seria ver com a ex-dona.
Mas isso são hipóteses apenas como ele disse, já que estou afirmando que a Km é original.

Ele me disse exatamente o relato do link abaixo post 13 - oleo ruim, falta de manutenção, gasolina ruim - não lubrifica adequadamente os tensores da corrente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105185-kit-corrente-de-comando-do-grand-vitara-2.html


Bom, a recomendação do mecânico é pela compra:
- kit de corrente original;
- junta da tampa superior/válvula

Acho que vou aproveitar e comprar - segundo a lista de peças do forum:
- velas NGK-BKR6E11;
- correias poli-v 5PK1650
- correia do ventilador: 3PK500
- filtro de ar Mann C2337
- filtro de combustível wega jfc-823

Em todo caso me ferrei bonito, acabei de comprar o carro e paguei até um pouco a mais pelo estado de conservação e dancei, mas faz parte, agora e bola pra frente e levantar a grana pra arrumar e procurar um kit de qualidade.

Acredito que ficará quase novo, talvez de pra ir na china depois dessa bronca.

Daqui a pouco eu edito e posto o link do video que fiz.

Alex SPI
20/06/2015, 18:24
Agora pouco achei uma foto no forum da tampa da tracker aberta onde tem uma peça em cima da corrente em vermelho na foto e vi o vídeo no youtube tbm.

Na minha não tem essa peça marcada em vermelho conforme foto, a não ser que o mecânico tirou quando eu sai pra atender o telefone.

Segunda eu volto na oficina pra ver se ele tirou a peça ou realmente a ex-dona fez gambiarra.

Mesmo assim o tensor parece que está no limite como ele mostra no vídeo, mas não entendo.
Quero deixar o carro zero km, será que realmente tenho que trocar o kit, para ficar tranquilo e ter carro pra viajar e curtir sem problemas.

Quem puder dar um alô eu agradeço.

segue o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=_3Un14ON7_c

eder oliveira
20/06/2015, 19:24
Essa peça se chama guia superior da corrente, e com certeza o mecanico retirou a peça e vc não viu.
Rapaz, se essa quilometragem do seu motor for original, a antiga proprietaria não deve ter feito troca de oleo nesses quarenta e poucos mil kms. Ele está muito carbonizado. Talvez essa carbonização tenha prejudicado os tensores. Já que voce vai abrir para troca das correntes, se tiver condições por que não faz uma limpeza do cabeçote e aproveita e vê como está por baixo. Peça para retirar o cárter e dar uma conferida na parte de baixo também.

Alex SPI
20/06/2015, 19:41
Eder,

As fotos do meu motor são do post 14, as 3 fotos juntas. São essas que vc fala que está carbonizado?

Não perguntei pro mecanico se tem carbonização estava preocupado com as correntes e ele tinha que fechar a oficina, tinha passado bem do horario dele.
Lembrei que ele disse que óleo ruim e trocas erradas, prejudicam a lubrificação dos tensores das correntes e daí pode dar nisso.

Cara sei que ela sempre trocava oleo qdo o marido avisava, mas acho q era bem relaxada mesmo.

Pelo que vc falou tenho mesmo que trocar todo o kit.

Vou ver com ele sobre a limpeza do cabeçote e o carter.
Ohh vida.

eder oliveira
20/06/2015, 20:03
505125 Alex, meu motor está com quase 100 mil.

Alex SPI
21/06/2015, 10:18
Nossa o que fazer para o meu motor ficar limpo igual ao seu? flush ou o que?

O mecanico disse ontem que pra tirar o carter é dificil por causa do diferencial, tem algum macete pra tirar e limpar?

eder oliveira
21/06/2015, 11:57
Rapaz, eu peguei essa tracker com menos de 60mil km, hoje está com quase 100.
Sempre em meus carros troco o oleo e filtro no máximo com 3500km, nunca passa disso. Acho que é uma forma de atenuar os problemas com gasolina de péssima qualidade que temos e assim evita que se crie borra no motor, ou mesmo essa carbonização escura em suas partes internas.

Alex SPI
22/06/2015, 09:47
Hoje o mecânico me chamou e disse que olhou melhor todo o comando e as engrenagens apresentam um pequeno desgaste e que não precisa, mas se eu quiser deixar o carro 100% o recomendado seria substituir as engrenagens 4 no total.
Eles estão com as pontas bem finas e se a Km for original não era para estar assim ele informou.

Fui orçar no site da suzucar e terei um aumento de 1.000 dilmas no custo das peças.
A MO dele ele não vai alterar nada é apenas um conselho.

Ainda não falei com a ex-dona porque estava tentando achar em outros locais, liguei até na CCS, mas todas indicam a suzucar se eu quiser peça original.

Custo total de todas as peças (kit + engrenagens + junta tampa val. + frete) R$ 2.957,10 isso fora a MO.

Caramba, quase o preço de fazer um motor ou parte dele.

Realmente não sei o que fazer, não tenho essa grana toda pra arrumar (tinha para revisão normal) e não queria emprestar.
10% do valor de tabela do carro apenas em correntes e engrenagens.

Não liguei para a ex-dona porque tinha esperança de achar em outro local peças originais com valor um pouco mais em conta.
Mas vou ligar pra ela depois do almoço, estou muito nervoso e não quero discutir caso a resposta dela seja negativa quanto à "ajuda".

Chuva
22/06/2015, 10:11
Amigo,

Desculpe os entendidos se eu estiver falando besteira, mas não dá para se tirar um gomo dessa corrente, colocar o ajuste do esticador do outro lado, ou seja, no mínimo e não no máximo como está o vídeo, e ser feliz sem custo extraordinário?

[ ]

eder oliveira
22/06/2015, 11:33
Alex, geralmente quando dá este tipo de problema, são nos tensores. Eu mesmo quando troquei, foi só correntes, tensores e guias, e meu mecanico disse a mesma coisa, que as engrenagens tavam um pouquinho gastas, mas não precisava mexer, e se quisesse trocar, seriam as unicas peças que dava para colocar paralelas, pois não iriam interferir. já correntes, tensores e guias era bom serem originais. Eu tô tentando entrar em contato com o vendedor aqui da via natsu para ver quanto que fica essas peças, conseguindo te informo o preço.

Alex SPI
22/06/2015, 12:12
Vi alguns kits no ML inclusive com engrenagens e bem mais em conta que na suzucar, mas não sei a qualidade.
http://lista.mercadolivre.com.br/kit-corrente-tracker#D[A:kit-corrente-tracker]

O que acham?

Motivo:
Acabei de falar com o marido da ex-dona da TK e disseram que vão ajudar com metade, mas disse que original é muito caro e pra eu ver outras peças paralelas que funcionam igual e duram o mesmo.

Ou seja, previsão de ajuda muito pequena. Se proporem de comprar um kit desse do ML acima, fica uns 1.200, ajuda de apenas 600,00 contra 1.500 para por tudo original.

eder oliveira
22/06/2015, 13:18
Alex, fiz um orçamento aqui na conc.suzuki via natsu (31)21013100, falar com Ivelcio, gente boa diga-se de passagem, e os preços são o seguinte:
As correntes, guias e tensores : R$ 1305,20 já com desconto.
Já as polias ele me passou o preço de 3, pois não tinha o preço da polia inferior, mais disse que deve ser na mesma faixa de preço das polias do eixo comando, e as 3 com desconto : R$ 620,60 . Caso tenha interesse, entre em contato com ele, para que possa te passar certinho o orçamento. Só vai ficar faltando o preço da ultima polia. Como eu te disse, o preço da conc. tá mais em conta que a suzucar.

Alex SPI
22/06/2015, 15:04
Eder,

Falei com o Ivelcio e ele vai me enviar o orçamento que te passou com a lista de peças, números e preço, pois ele disse que não tem um "kit" específico, vendem separado e que em alguns lugares criaram o tal Kit.

Estou montando pra retornar para ele.

Ele disse que tenho que fazer o depósito do valor e depois ele manda para mim as peças. Meu Deus, vamos ver.

Alex SPI
23/06/2015, 10:02
Eder,

Valeu pela ajuda, ficou R$550,00 mais barato que na suzucar, mas tem peça que demora até 5 dias úteis pra chegar e depois o tempo da transportadora.

A grana tá difícil de arrumar, mas pela minhas contas vai umas 2 semanas para as peças chegarem, se não houver atraso.

Bom primeiro vou falar para a ex-dona e passar os valores (eu tenho cotação da própria GM mais barato que a suzucar e peças originais sgp - ficou R$ 400,00 mais caro q a natsu e peças com 2 dias de entrega) vou passar esse orçamento e ver quanto ela vai (ou não) ajudar.

A partir daí, vou descobrir quanto preciso conseguir arrumar pra comprar as peças.

Obrigado, novamente.

wchaves
23/06/2015, 12:46
Caro Alex, acompanhei tudo o que você escreveu sobre a situação que esta passando, como deixar de fazer uma coisa tão simples como trocar o óleo do motor pode trazer uma conseqüência tão ruim. É triste ver, pois é um carro muito bom, a minha é uma 2007 eu a tenho desde maio de 2010, desde lá já se foi 90 mil km só comigo, o antigo dono era um familiar que a comprou zero e rodou 30 mil, ou seja, 8 anos e 120 mil km e o carro ainda está inteiro, somente foi feito a manutenção preventiva que o manual indica e outras bem simples, ainda quero viajar muito com ela, sempre troquei o óleo a cada 5 mil km, 15w 40. O que eu posso dizer é que caso você sinta que vai valer a pena ficar com ela por muito tempo, faça o melhor que puder, talvez a troca das engrenagens não seja tão necessário assim, mas uma limpeza geral para tirar tudo o que está incrustado é certa, tem um vídeo no you tube, “CYLINDER HEAD REPLACEMENT PART 3”, onde se vê a desmontagem desta parte do motor da Tracker, neste vídeo, e comparando com o vídeo da sua, da para ver como o tensor esta bem gasto, a corrente passa afundada na peça, fica até uma marca na corrente, estou na torcida para tudo dar certo.

Wellington

eder oliveira
23/06/2015, 13:05
Alex, não sei se vc já tinha experiencia com carros deste tipo, mas te digo, a tracker bem cuidada não te dará problemas. Pelo que vc falou, ela está em perfeitas condições, então, eu acho que compensa arrumar e depois aproveitar, pois ela te levará em lugares que com carro comum vc nem sonha. Já tem mais de dez anos que venho tendo este tipo carro. Já tive dois grand vitara, que é o mesmo carro, e agora estou com a tracker. E não penso em trocar tão cedo.

Alex SPI
23/06/2015, 14:10
Wchaves, Eder e Demais que acompanham o tópico:

Realmente eu tive certeza que a TK vale a pena, ontem pedi para alguns conhecidos que tem pick-ups e outros veículos 4x4 e que usam bastante no sitio, serviço, etc. para iram na oficina e olharem o carro no geral e principalmente por baixo.
A última resposta eu tive hoje na hora do almoço e todos disseram o mesmo: "o carro tá inteiro, por baixo está sujo, mas nem barro deve ter pego, porque o chassi tem lugares que está limpo e não é de lavar, segundo eles nem pegou barro ou coisa do tipo, ela não tem nada de marcas, pancadas ou coisas do tipo".
Disseram para eu colocar protetores (carter, cambio etc) que tem pra vender, o de tanque ela tem, mas não tem marcas ou riscos.

Aí fiquei muito animado e disposto até a encarar a despesa sozinho, é só questão de parcelar na auto peças, rsss.

Quanto a troca das engrenagens como dito pelo mecânico, a princípio não precisa, mas se por só kit, e em pouco tempo começar a fazer barulho,aí começa tudo novamente.
Pode ser história, mas ele disse que isso aconteceu num corolla porque o dono não quis trocar as engrenagens para economizar, não deu 1 ano e tocou de abrir novamente e pra garantir ele teve que comprar tudo, foi uma bela grana.

Há alguns minutos, antes de escrever este post falei com a ex-dona ela vai ajudar com 1.000 dilmas, o resto eu me viro.

Estou muito feliz, o irmão do marido dela tem uma auto peças e indicou uma rede grande de auto peças que tem quase todas as peças.
Liguei lá, o que não tem ele pede e com 3 dias chega, tudo SGP com selo GM e ainda ficou um pouco (bem pouco) abaixo da suzucar.

Ele vai comprar as peças em nome da empresa dele e parcelar pra mim, para não desfazermos o negócio.

Eder,
Na natsu, agora com o orçamento final R$400,00 mais barato fora o frete MG/PR por transportadora (chuto uns R$ 100,00 e reduz a diferença entre os orçamentos) e vai demorar mais, então agora com a ajuda, vou fechar por aqui mesmo, assim que chegar as peças motoboy traz por R$20,00 tudo.

"Se" der tudo certo, terça ou quarta já estarei com a TK na garagem.

Eita me empolguei e escrevi demais..

Valeu

GustavoDM
23/06/2015, 14:21
Alex,
Gostaria de saber em qual mecânica você levou aqui em Maringá/PR?
Na cidade já tive alguns descontentamentos com mexânicos e estou tentando encontrar uma oficina de confiança.
Quanto a encontrar peças, aqui o que tem me ajudado é a Accioly que vende só linha GM e tem umas peças para os J20A, de repente também pode lhe ajudar.

hercilio.neto
23/06/2015, 14:39
Tá aí.
Tudo termina bem quando há boa vontade.
Tenho certeza que a viatura te trará muitas alegrias.

Alex SPI
23/06/2015, 16:58
GustavoDM,

Eu ia levar ai em Mga, mas tem um mecanico aqui na minha cidade (que eu não conhecia) que trabalhava ai e veio pra cá.

Ele já mexeu em corolla etc, inclusive aqui na cidade fez a troca do kit de corrente e engrenagens e o dono do carro que fez recomendação falou muito bem dele.

Então pela logística, resolvi arriscar e estou contente com ele, acompanhei de cima toda a abertura/desmontagem dos comandos/correntes e ele pedindo "precisa abrir para ter certeza, posso? vou fazer isso para ter identificar corretamente, ok".

Ai em Mga, eu ia levar na oficina que fica atrás do atacadão, Oficina Precisão - fale com o Leandro, muito recomendada.

Como disse, por indicação e facilidade de acesso eu preferi aqui e por enquanto está dando certo, graças a Deus.

As peças eu peguei na Accioly - fale com o Júlio, mais barato que na suzucar (pouco, mas já ajuda).

Hercílio,
É isso aí, eu queria 50% do preju, mas já está de bom tamanho e vou ficar com a TK.
Espero ter somente alegrias depois desse apuro, rsss.

Por enquanto só tenho a agradecer a todos que torceram.

Assim que chegar as peças e forem montadas, vou fotografando e filmando o que der, ok.

Abs.

Alex

GustavoDM
24/06/2015, 13:46
Alex,
Obrigado pela informação. Conheço o Leandro da Precisão, já fiz serviços em outros carros lá!
No mais, boa sorte no conserto do seu carro. Pode ter certeza que o Tracker só vai lhe dar alegria!
Precisando de alguma coisa por aqui, só madar uma mensagem!
abs!

Alex SPI
06/07/2015, 10:11
Amigos,
Não deu para atualizar o tópico neste fim de semana, mas vamos lá.

Comprei todas as peças originais (corrente, tensores, engrenagens, guias, etc) na Accioly, reparem que algumas peças da pra ver que embaixo do adesivo GM colado tem o adesivo vermelho SGP - suzuki genuine parts, rss.

Aproveitei que a junta da tampa era muita cara e por indicação do vendedor comprei na Suzucar junto com filtros e correias.

Dia 05 eu estava com todas as peças compradas em casa e entreguei para o mecânico no mesmo dia após o almoço.

E peguei o carro na sexta.
Que maravilha, motor suave e depois que ele baixa a rotação após a primeira partida então, parece 0Km.

Por causa do serviço, não deu para tirar fotos ou filmar o serviço, mas estou muito contente com o mecânico e já me deu várias orientações sobre como cuidar melhor da tracker, como trocas de óleo, filtros, enfim todas as preventivas que preciso fazer, inclusive retornar daqui 1 semana e depois 15 dias e depois mais 30 para ele "ouvir" o carro e para eu passar informações sobre o comportamento do carro.

Disse para eu não andar em rotações muito altas (4500rpm pra cima) com o carro por longo tempo, pois quando ele andou para testar ele sentiu o carro amarrado, talvez pelo tipo de uso da ex-dona, mas disse que quando eu fizer uma viagem com mais de 300, 400Km vou sentir o carro um pouco mais solto.

Bom, do dia que peguei até hoje, continuo sentindo que o carro está liso, apesar de ter andado somente na cidade e uma ida a sítio do sogro.

Quero agradecer a todos que me ajudaram, me orientaram e principalmente que me deram o apoio para continuar com o carro e não desistir.

Graças a vocês ela está são e salva e vai continuar assim enquanto estiver comigo.

Chuva
06/07/2015, 10:50
Muito bom Alex!

Valeu pelo feedback!! O carro é bom, o importante é ser feliz, mesmo que dê um pouco de trabalho!

Boa sorte,

[ ]

eder oliveira
06/07/2015, 11:54
Boa sorte e aproveite bem a máquina.

Alex SPI
06/07/2015, 14:32
Obrigado Chuva e Eder pelos comentários,

Agora é só curtir, mas ainda falta umas coisinhas (trocar óleos diferenciais, etc) mas isso acho que tenho que postar no tópico da que fiz pra ela na frota4x4.

Espero que o tópico ajude outros e se alguém precisar de algo é só falar.
Alex

marcelo_henrique
01/08/2015, 12:10
Olá Alex,

li todo o seu tópico e me solidarizo com o seu desafio.

Acabo de pegar uma TK 2008 com baixo km e dá realmente uma angústia em saber como foi a manutenção.

Acho que se o restante do carro estiver perfeito, vale a pena o investimento.


Abraço e boa sorte.

Vanius
13/09/2016, 11:04
Bom dia amigos! Sou novo no fórum, tenho uma Tracker 2008 GV 2.0 e a poucos dias o motor começou a fazer um barulho estranho, tec tec tec na baixa rotação. Ai levei a meu mecânico onde segundo ele este barulho era devido ao defeito do tensor da corrente de distribuição, e que este tensor teria que ser trocado juntamente com o kit de polias a corrente e os dois tensores. Foi feito a troca destas peças e o barulho tec tec tec continuou, então examinando a pressão de óleo veneficou-se que a bomba não estaria funcionando normalmente, e também foi trocado a bomba. Agora quando fui busca-la na oficina aparentemente estava tudo certo, mas quando o óleo esquenta e aumenta a aceleração do motor o mesmo barulho volta. Alguém poderia me ajudar com alguma informação a respeito?

eder oliveira
17/09/2016, 19:33
Vanius, este barulho quando esquenta o motor pode ser pré-ignição, tente abastecer com podium, que se for vai parar com o barulho.

Vanius
18/09/2016, 11:01
Vanius, este barulho quando esquenta o motor pode ser pré-ignição, tente abastecer com podium, que se for vai parar com o barulho.

Obrigado Eder Oliveira! Vou fazer isso que me recomendou, assim que tiver o resultado lhe informo. Mas o estralho que parece ser um barulho de tucho batendo. Abraço

Arildo MT
18/09/2016, 19:42
Obrigado Eder Oliveira! Vou fazer isso que me recomendou, assim que tiver o resultado lhe informo. Mas o estralho que parece ser um barulho de tucho batendo. Abraço

Explique melhor, como começu, alguma coincidência com abastecimento, troca de óleo/marca/viscosidade, etc., assim fica mais fácil o pessoal palpitar.

Vanius
19/09/2016, 08:54
Explique melhor, como começu, alguma coincidência com abastecimento, troca de óleo/marca/viscosidade, etc., assim fica mais fácil o pessoal palpitar.
Olá Arildo! Começou a pouco tempo esse barulho, sempre abasteci com Shell Vpower, e o óleo 15W40. Começou mesmo após uma revisão com troca de óleo.

Arildo MT
19/09/2016, 14:17
Olá Arildo! Começou a pouco tempo esse barulho, sempre abasteci com Shell Vpower, e o óleo 15W40. Começou mesmo após uma revisão com troca de óleo.

Salvo algum defeito oculto, parece que seu problema tem uma causa simples e bastante discutida em diversos tópicos do fórum;

A maioria das resposta estão aqui no fórum, se usar a busca avançada com filtros do fórum acha td ou pelo google digite o assunto seguido de 4x4brasil, isso facilita as buscas, vou replicar (copiar e colar, então as vezes o editor de texto sacaneia e sai td errado) algumas postagem que fiz em tópicos similares:


quanto ao filtro, se for usar alternativo de preferencia ao , filtro mann W7 MULTI 3/4-S, cada motor tem suas particularidades (não é 100% igual a outro do mesmo modelo) eu usei 15w 40 e filtro tecfil psl 134 era bom, mas as vezes fazia ruído na partida após longos períodos desligado, passei a usar o filtro mann e óleo 10w 40 e ficou uma seda, experimentei óleos mais finos, na próxima troca testei 5w40 (ficou uma bostam parecia estar rajando o motor), mas voltei a 10w40 e ficou blz, a mesma viscosidade de marcas diferentes, também trás resultados diferentes as vezes, acho que a maioria vai de 10w 40 e 15w 40 e alguns funcionam melhor com 20w 50,

consumo de óleo também varia muito, se estiver dentro do que diz o manual, não mela o escape de óleo, não fuma, então ok, é normal gastar um pouco de óleo são 16 válvulas com retentores que podem começar a vazar dentro da câmara de combustão, mais um monte de periféricos p/ lubricar, então as vezes baixa um pouco nem por isso tem problema, tem óleo de marca x que baixa Y outro de outra marca que baixa mais ou menos, tem óleo que troca com 10.000 e ainda esta com tom amarelo/avermelhado, outro que com 3.000km esta ficando preto (esta fazendo o serviço de limpeza) nem por isso é um óleo ruim, muito pelo contrário, depende se usa só na cidade, na estrada, mista, em alta ou baixa rpm, eu usava selenium 15w 40 na cidade não baixava mas na estrada em percurso longo, pé em baixo baixava 1/2 a cada 2.500 km nem por isso é um óleo ruim, depois usei br tecno 10w 40, não baixa nem 200 ml em 5000km, nem por isso quer dizer que seja um óleo melhor, as variáveis são muitas, entende, se o consumo esta numa media de 7km/l na cidade e perto de10 km/l na estrada, td blz, se o motor não joga óleo no escape, nem na agua, não vaza compressão, não esta frouxo, pode beber um golinho a mais de óleo dependendo da marca e especificação sem que aja problemas,

Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') se for outro motor, desconsidere ou não,

1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
(solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)

2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho ''raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente (quando utilizei 5w40 ficava minutos assim, o povo até olhava na rua, foi só voltar p/10w40 e td ok), somente na primeira partida ou após longo repouso''
(solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)

3° filtro, se for o mesmo (raaaatta) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
(solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)

4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
(solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)

5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
(solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte),

As variáveis e opções são muitas e dependem de muitos fatores , opiniões e experiências diversas, (na minha opinião pessoal) não tem problema em usar mineral, melhor usar mineral e trocar corretamente por km ou prazo que usar sintético e ficar 10.000, 20.000, 30.000 km ou 02, 03, 05 anos sem trocar (sim temdoido q faz isso), seu uso é considerado severo quando se usa em cidade, trajeto curto, motor nem aquece já para, como já disseram, (troque sempre com antecedência), se quiser migrar e trocar de mineral p/ semi ou sintético, ok, porem devido ao tempo e tipo de uso, km, etc., há possibilidade de acumulo de borra, verniz, etc, então eu mudaria gradativamente, usando um mineral com api superior progressivamente (letra crescente após S, sj, sl, sm, sn) passando por semissintético, sintético, quanto a viscosidade,o brasil e um pais tropical e raros locais precisa um óleo multiviscoso ''fino'' (0w, 5w, 10w, winter) nos multiviscosos os primeiros números e letras determinam a viscosidade no inverso a temperaturas geralmente abaixo de 0°, e a segunda sequencia de números representa a viscosidade em temperatura de trabalho do motor (próximo de 100° c), porem devido as novas normas de emissões de poluentes, consumo, folgas interna, etc., cada vez se usa óleos mais ''finos'' que sobem e lubrificam as partes altas mais rápido, mas cada motor é um motor ''diferente'' mesmo que seja do mesmo modelo (folgas, desgastes, pressão da bomba, tuchos hidráulicos) então o que pode ser bom para um, poder ser ruim p/ outro, mesmo o motor sendo do mesmo modelo, ex: a tracker gasolina 2.0, motor j20a, originalmente o manual recomenda . 5W30
• 10W30
• 10W40
• 10W50
• 15W40
• 15W50
• 20W50

e ainda alguns usam 5w40 e 20w60 entre outras viscosidades chegando a umas 10 opções e mais variações de mineral, semi, sintético, api, porem alguns relatam ''problemas'', barulhos usando 20w50 ou 5w30, outros relatam que solucionou usando estes mesmos óleos neste mesmo modelo de motor e carro, a maioria usa 15w40 (eu usava) passei p/ 10w40 ficou melhor ainda, passei ao 5w40 ocorreu algumas perdas em alguns sentidos, retornei a viscosidade maior 10w 40 e td ok, também não se recomenda em alguns casos uma ''distancia'' muito grande entre o primeiro e ultimo numero da viscosidade (ex: simbólico, 0w50, 10w60 nem sei se existem) quanto mais próximos, melhor (ex:15w40),quando o óleo se ''estende'' por viscosidades muitos diferentes entre frio e quente pode se romper a tensão superior do filme de óleo, assim como óleo muito ''grosso'' pode não chegar a algumas cavidades ou muito fino a bomba com desgaste pode não dar pressão para pressurizar devidamente toda linha, não sou formado na área, compilei aqui o que absorvi em leituras por longos anos e experiência pessoal, espero ter contribuído em algo, caso contrario, me corrijam e desculpem as besteiras postadas, se houver um expert na área melhor ainda, enfim use o bom senso e encontre o melhor óleo no seu caso,

Não queria desvirtuar o proposito do tópico, mas o assunto é relevante, apenas relatei o que fiz, não estou indicando ou incentivando ninguém a fazer o mesmo, cada um sabe de si, tem produtos indicados para flush, hoje um dos mais usados são da KOUBE, os produtos apropriados tem diversas aplicações/formulas/indicações para uso preventivo/corretivo, as concessionarias estão usando muito preventivamente a cada troca de óleo, mas aonde moro não se encontra nada, entregas demoram de semanas a meses, então quando a borra é leve e o carter não é pintado internamente (caso da tracker), uso a muitos anos 450 ml de querosene no tanque 1x/ano e 450 de querosene + 500 ml de fluido de freio dot 3 misturados, antes de trocar o óleo velho com motor já aquecido e desligado adiciono 475 ml desta mistura, ligo motor por 15 minutos na lenta, acelerando moderadamente a cada 3 minutos, ou dou volta uns 5 km para atingir RPMs diferentes, OLHO NA LUZ DE ÓLEO SEMPRE, se acender desligar já, nunca me aconteceu, mas fica o alerta, (se for borra extremamente espessa e/ou carter e partes internas do motor forem pintados precisa tirar o carter pra fazer limpeza na trompa de aspiração da bomba e demais partes) depois deixar descer todo óleo velho, colocar um óleo novo (pode ser barato, mineral, mas com boa classificação e detergência) este óleo vai usar entre 500/2000 km assim que tiver começando a escurecer, repeti o processo, porem finalizando com óleo novo e apropriado para uns 5000 km, não tive nenhum problema com retentores/vedações/tuchos, mas imagino que se for borra espessa, incrustações, motor com folgas aonde a borra esta ''ajustando'' as folgas, com certeza vai dar M e se não fazer corretamente o processo pode perder o motor, por isso indiquei a pesquisar o assunto que tem mitos e verdades e chegar as próprias conclusões para decidir, corpo de borboleta/admissão/camará de combustão/map/maf/lambda, limpei com descarbonizante, fiz descarbonização (causa de pré ignição/batida de pino, problema que nunca tive), fiz td preventivamente, entre outras coisas tive melhora no consumo, assim como ajuste de ponto de ignição tratado em outro tópico,

fiz uma compilação de vários posts, se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema para também ajudar os próximos.

Vanius
19/09/2016, 21:17
Olá Arildo! Estou muito grato pela sua postagem e ajuda, irei verificar as citações descritas uma a uma. Por eliminatória, e aí posto o resultado. Muito grato abraço




Salvo algum defeito oculto, parece que seu problema tem uma causa simples e bastante discutida em diversos tópicos do fórum;

A maioria das resposta estão aqui no fórum, se usar a busca avançada com filtros do fórum acha td ou pelo google digite o assunto seguido de 4x4brasil, isso facilita as buscas, vou replicar (copiar e colar, então as vezes o editor de texto sacaneia e sai td errado) algumas postagem que fiz em tópicos similares:


quanto ao filtro, se for usar alternativo de preferencia ao , filtro mann W7 MULTI 3/4-S, cada motor tem suas particularidades (não é 100% igual a outro do mesmo modelo) eu usei 15w 40 e filtro tecfil psl 134 era bom, mas as vezes fazia ruído na partida após longos períodos desligado, passei a usar o filtro mann e óleo 10w 40 e ficou uma seda, experimentei óleos mais finos, na próxima troca testei 5w40 (ficou uma bostam parecia estar rajando o motor), mas voltei a 10w40 e ficou blz, a mesma viscosidade de marcas diferentes, também trás resultados diferentes as vezes, acho que a maioria vai de 10w 40 e 15w 40 e alguns funcionam melhor com 20w 50,

consumo de óleo também varia muito, se estiver dentro do que diz o manual, não mela o escape de óleo, não fuma, então ok, é normal gastar um pouco de óleo são 16 válvulas com retentores que podem começar a vazar dentro da câmara de combustão, mais um monte de periféricos p/ lubricar, então as vezes baixa um pouco nem por isso tem problema, tem óleo de marca x que baixa Y outro de outra marca que baixa mais ou menos, tem óleo que troca com 10.000 e ainda esta com tom amarelo/avermelhado, outro que com 3.000km esta ficando preto (esta fazendo o serviço de limpeza) nem por isso é um óleo ruim, muito pelo contrário, depende se usa só na cidade, na estrada, mista, em alta ou baixa rpm, eu usava selenium 15w 40 na cidade não baixava mas na estrada em percurso longo, pé em baixo baixava 1/2 a cada 2.500 km nem por isso é um óleo ruim, depois usei br tecno 10w 40, não baixa nem 200 ml em 5000km, nem por isso quer dizer que seja um óleo melhor, as variáveis são muitas, entende, se o consumo esta numa media de 7km/l na cidade e perto de10 km/l na estrada, td blz, se o motor não joga óleo no escape, nem na agua, não vaza compressão, não esta frouxo, pode beber um golinho a mais de óleo dependendo da marca e especificação sem que aja problemas,

Se o motor for 2.0 16v j20a, ''SIMILAR'' ao da minha tracker, eu iria seguir nestes caminhos subsequentes, (depende do ''barulho'') se for outro motor, desconsidere ou não,

1° motor de arranque, se o barulho for tipo ''arranhando, raspando'' na partida, independente motor frio ou quente, ocorre por falta de lubrificação ou umidade, lama
(solução, retirar motor de arranque, desmontar, limpar, engraxar, remontar e reinstalar)

2° óleo, alterou viscosidade, tipo, marca, na ultima troca? pode estar demorando a encher os tuchos e acionar os esticadores da corrente de comando, descrição do barulho ''raaaatata bem rápido 02 a 10 segundos geralmente (quando utilizei 5w40 ficava minutos assim, o povo até olhava na rua, foi só voltar p/10w40 e td ok), somente na primeira partida ou após longo repouso''
(solução, mudar tipo, marca e principalmente a viscosidade do óleo, diminuir ou aumentar depende do que esta usando)

3° filtro, se for o mesmo (raaaatta) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser o filtro, se não estiver usando original, ex: tecfil psl 134 ''branco'' fazia, depois usei psl 134 ''preto'' parou (não sei se mudou só a cor ou alterou o produto internamente) provocam isso por problema na válvula de pressão ou anti retorno, incompatibilidade com motor, dizem que o MANN W7 MULTI 3/4-S é o melhor (usarei na prox. troca)
(solução, trocar filtro, marca, modelo, especificação)

4° válvula (de pressão ou anti retorno, presente no bloco ou cabeçote) ''não me lembro'', se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, pode ser essa válvula, mas isso já é mais raro ocorrer,
(solução, descobrir aonde fica, onde compra e quem troca essa válvula)

5° corrente, engrenagens ou acionadores, esticadores hidráulicos da corrente de comando, se for o mesmo (raaaatata) somente na primeira partida ou após longo período de repouso, é mais raro mas pode ser isso, geralmente se tiver uma km alta, mas se fosse corrente ou engrenagens, provavelmente apresentaria barulho em outras rotações,
(solução, achar aonde comprar (suzucar, alternativa), aonde trocar, quem vai trocar, e boa sorte),

As variáveis e opções são muitas e dependem de muitos fatores , opiniões e experiências diversas, (na minha opinião pessoal) não tem problema em usar mineral, melhor usar mineral e trocar corretamente por km ou prazo que usar sintético e ficar 10.000, 20.000, 30.000 km ou 02, 03, 05 anos sem trocar (sim temdoido q faz isso), seu uso é considerado severo quando se usa em cidade, trajeto curto, motor nem aquece já para, como já disseram, (troque sempre com antecedência), se quiser migrar e trocar de mineral p/ semi ou sintético, ok, porem devido ao tempo e tipo de uso, km, etc., há possibilidade de acumulo de borra, verniz, etc, então eu mudaria gradativamente, usando um mineral com api superior progressivamente (letra crescente após S, sj, sl, sm, sn) passando por semissintético, sintético, quanto a viscosidade,o brasil e um pais tropical e raros locais precisa um óleo multiviscoso ''fino'' (0w, 5w, 10w, winter) nos multiviscosos os primeiros números e letras determinam a viscosidade no inverso a temperaturas geralmente abaixo de 0°, e a segunda sequencia de números representa a viscosidade em temperatura de trabalho do motor (próximo de 100° c), porem devido as novas normas de emissões de poluentes, consumo, folgas interna, etc., cada vez se usa óleos mais ''finos'' que sobem e lubrificam as partes altas mais rápido, mas cada motor é um motor ''diferente'' mesmo que seja do mesmo modelo (folgas, desgastes, pressão da bomba, tuchos hidráulicos) então o que pode ser bom para um, poder ser ruim p/ outro, mesmo o motor sendo do mesmo modelo, ex: a tracker gasolina 2.0, motor j20a, originalmente o manual recomenda . 5W30
• 10W30
• 10W40
• 10W50
• 15W40
• 15W50
• 20W50

e ainda alguns usam 5w40 e 20w60 entre outras viscosidades chegando a umas 10 opções e mais variações de mineral, semi, sintético, api, porem alguns relatam ''problemas'', barulhos usando 20w50 ou 5w30, outros relatam que solucionou usando estes mesmos óleos neste mesmo modelo de motor e carro, a maioria usa 15w40 (eu usava) passei p/ 10w40 ficou melhor ainda, passei ao 5w40 ocorreu algumas perdas em alguns sentidos, retornei a viscosidade maior 10w 40 e td ok, também não se recomenda em alguns casos uma ''distancia'' muito grande entre o primeiro e ultimo numero da viscosidade (ex: simbólico, 0w50, 10w60 nem sei se existem) quanto mais próximos, melhor (ex:15w40),quando o óleo se ''estende'' por viscosidades muitos diferentes entre frio e quente pode se romper a tensão superior do filme de óleo, assim como óleo muito ''grosso'' pode não chegar a algumas cavidades ou muito fino a bomba com desgaste pode não dar pressão para pressurizar devidamente toda linha, não sou formado na área, compilei aqui o que absorvi em leituras por longos anos e experiência pessoal, espero ter contribuído em algo, caso contrario, me corrijam e desculpem as besteiras postadas, se houver um expert na área melhor ainda, enfim use o bom senso e encontre o melhor óleo no seu caso,

Não queria desvirtuar o proposito do tópico, mas o assunto é relevante, apenas relatei o que fiz, não estou indicando ou incentivando ninguém a fazer o mesmo, cada um sabe de si, tem produtos indicados para flush, hoje um dos mais usados são da KOUBE, os produtos apropriados tem diversas aplicações/formulas/indicações para uso preventivo/corretivo, as concessionarias estão usando muito preventivamente a cada troca de óleo, mas aonde moro não se encontra nada, entregas demoram de semanas a meses, então quando a borra é leve e o carter não é pintado internamente (caso da tracker), uso a muitos anos 450 ml de querosene no tanque 1x/ano e 450 de querosene + 500 ml de fluido de freio dot 3 misturados, antes de trocar o óleo velho com motor já aquecido e desligado adiciono 475 ml desta mistura, ligo motor por 15 minutos na lenta, acelerando moderadamente a cada 3 minutos, ou dou volta uns 5 km para atingir RPMs diferentes, OLHO NA LUZ DE ÓLEO SEMPRE, se acender desligar já, nunca me aconteceu, mas fica o alerta, (se for borra extremamente espessa e/ou carter e partes internas do motor forem pintados precisa tirar o carter pra fazer limpeza na trompa de aspiração da bomba e demais partes) depois deixar descer todo óleo velho, colocar um óleo novo (pode ser barato, mineral, mas com boa classificação e detergência) este óleo vai usar entre 500/2000 km assim que tiver começando a escurecer, repeti o processo, porem finalizando com óleo novo e apropriado para uns 5000 km, não tive nenhum problema com retentores/vedações/tuchos, mas imagino que se for borra espessa, incrustações, motor com folgas aonde a borra esta ''ajustando'' as folgas, com certeza vai dar M e se não fazer corretamente o processo pode perder o motor, por isso indiquei a pesquisar o assunto que tem mitos e verdades e chegar as próprias conclusões para decidir, corpo de borboleta/admissão/camará de combustão/map/maf/lambda, limpei com descarbonizante, fiz descarbonização (causa de pré ignição/batida de pino, problema que nunca tive), fiz td preventivamente, entre outras coisas tive melhora no consumo, assim como ajuste de ponto de ignição tratado em outro tópico,

fiz uma compilação de vários posts, se não for nada disso, f..eu, desculpe não ter ajudado, de qualquer modo, volte aqui e mantenha, atualize as informações e depois post a solução ou não do problema para também ajudar os próximos.

Arildo MT
19/09/2016, 23:49
Olá Arildo! Estou muito grato pela sua postagem e ajuda, irei verificar as citações descritas uma a uma. Por eliminatória, e aí posto o resultado. Muito grato abraço

Blz, aqui tem bastante coisa também, http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/46780-ruido-tracker-13.html

ps: quando for responder com citação, destaque parte do texto que deseja citar, evitando repetir esses textos enormes que alguns escrevem :angel:, alem de ser contra as regras do fórum, sempre é bom lelas.