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Ver Versão Completa : Que pistão é este ????



Edison - Mp3
13/06/2015, 23:29
Boa noite.

Alguém sabe que pistão é esse que está no meu BF 161?
Qual o anel que deve ser usado nele?
Os anéis que estão hoje foram colocados por um dito mecânico mas o jeep ficou fraco e saindo fumaça pelo suspiro. Quando resolvi eu mesmo verificar encontrei anéis que não fechavam na circunferência ficando com uma abertura de quase 2 mm quando dentro da camisa.
Já agradeço.

deividmonnerat
14/06/2015, 08:54
Boa noite.

Alguém sabe que pistão é esse que está no meu BF 161?
Qual o anel que deve ser usado nele?
Os anéis que estão hoje foram colocados por um dito mecânico mas o jeep ficou fraco e saindo fumaça pelo suspiro. Quando resolvi eu mesmo verificar encontrei anéis que não fechavam na circunferência ficando com uma abertura de quase 2 mm quando dentro da camisa.
Já agradeço.

Meu amigo, pela descrição que tem na cabeça do pistão, esse é um pistão no sobremedida 0,50mm, ou seja, você precisa de anéis também na sobremedida 0,50mm. Mas cuidado, não é garantido que colocando anéis novos o seu problema vai acabar, pois pode haver desgaste excessivo nas camisas e essa folga de 2mm ainda continuar. Uma camisa com arranhões e superfície espelhada também não é bom. O material do anel é muito mais resistente que o da camisa, então a camisa desgasta mais que o anel, ou seja, talvez você precise de uma retifica no bloco pra eliminar a folga e colocar um jogo de pistas e anéis com uma sobremedida maior.

Uma coisa que alguns fazem é comprar um jogo de anéis maior, coloca-los dentro da camisa, marcar o que sobra, e depois corta, ou seja, faz-se um anel do tamanho exato da sua camisa. Mas é um trabalho que tem risco, não se sabe o resultado.

Abs

Edison - Mp3
14/06/2015, 09:46
Bom Deivid.
Na realidade o anel que está hoje tem menos de 400km. As camisas estão ainda com os riscos do brunimento. Os anéis estão errados pois não conseguem unir as extremidades mesmo sendo comprimidos completamente no pistão. Falta anel. Por isso acho que estão errados. Os pistões estão justos, bem dentro da tolerância. Acho que a perda de compressão se deve a fenda que sobra entre as extremidades dos anéis e o óleo nas camisas também. Imagina uma folga de quase 2mm aberta nas extremidades de todos os anéis.
Obrigado pela pronta resposta e dicas.
Abraços

Edison Gonçalves

antonio umino
14/06/2015, 10:50
Qual o jgo de aneis que foi colocado...
Pelo pistão pede o50....... se foi colocado outra medida menor... é o que acontece...
Estes pistões tem 3 canaletas...... Geralmente o indicado é o P 750...... podendo existir os de P 1018..

abraços.

Edison - Mp3
14/06/2015, 11:09
A situação que esta hoje é esta. Minha dúvida na real é qual a medida dos anéis. 0,20=0,50mm aprox.

Troller-a-vista
14/06/2015, 11:28
nao posso te ajudar, mas a cabeca desse pistao ai ta bem feia hein?! toda desnivelada, bordas "arrendondadas", lascadinhas, muitos riscos na cabeca de detonacao...

pra mim, só aí já se perde compressão e desempenho... alias, o que houve pra ter esses riscos todos? Isso nao é normal de jeito nenhum, algo acontece ai...

deividmonnerat
14/06/2015, 12:09
Bom Deivid.
Na realidade o anel que está hoje tem menos de 400km. As camisas estão ainda com os riscos do brunimento. Os anéis estão errados pois não conseguem unir as extremidades mesmo sendo comprimidos completamente no pistão. Falta anel. Por isso acho que estão errados. Os pistões estão justos, bem dentro da tolerância. Acho que a perda de compressão se deve a fenda que sobra entre as extremidades dos anéis e o óleo nas camisas também. Imagina uma folga de quase 2mm aberta nas extremidades de todos os anéis.
Obrigado pela pronta resposta e dicas.
Abraços

Edison Gonçalves

Você disse que os anéis tem 400km. Foi feito uma retifica 400km atrás ou apenas trocado os anéis? Tenta arrumar um súbito pra medir o diâmetro das camisas ou retira os anéis do pistão e coloca dentro da camisa e tenta mover o pistão lateralmente. Se o pistão "sacudir" levemente, voce tem desgaste excessivo nas camisas, senão tiver, realmente os anéis estão errados. O brunimento pode ser feito a qualquer momento durante a vida do motor, isso não é um fator pra comparar desgaste. Faz esse teste ai.

Abs

Edison - Mp3
16/06/2015, 12:43
Ta ficando uma novela. Retirei os pistões e dentro encontrei uma referencia 1275. O pior é que fui ver para comprar os anéis e surgiu a dúvida: porque está em milímetros as medidas sobre a cabeça do pistão? Se fosse para Willys não deveriam estar em polegadas? Medimos e verificamos as camisas. Estão praticamente sem desgaste e sem ovalização. Deram a medida de 80,05mm. Bom o mistério continua e eu não consigo fechar o BF.

reslima
16/06/2015, 13:26
A confusão acho que está justamente nisso. Se está marcado 050, é a medida em polegada, o que daria aproximadamente 1,25mm. O ultimo passo para pistão no BF, salvo engano é 060.

Abs.

Renato.


A situação que esta hoje é esta. Minha dúvida na real é qual a medida dos anéis. 0,20=0,50mm aprox.

Edison - Mp3
16/06/2015, 13:57
Mais uma confusão então Renato. Pistão str 79,380mm. com sobre 0,50 fica 80,650mm pelo que fui informado na autopeça . O pistão marca 79,848mm.
Mais dúvidas ainda, kkkkk.
O que está me parecendo é que este pistão não é de BF161.
Mas como saber.
Abs
Edison

antonio umino
16/06/2015, 14:27
Amigo... Os pistões do motor BF... na parte interna tem a numeração....
Geralmente é o P 750...... os motores BF 184 usam o P 1018......
Veja a foto do interno do pistão.504657504658

O pistão do motor Bf tem gravado na cabeça uma seta e a medida correspondente... em polegadas,.... e não em mm...
este pistão da foto que tem a seta e a medida de 79 e alguma coisa.. não deve ser do motor bf.... me parece que o pino do pistão é maior do que o original....

abraços.

Edison - Mp3
16/06/2015, 15:30
Eis o que temos marcado nos pistões: 1275 gravado no interior e 79.848 +0,50 na face do pistão..

deividmonnerat
16/06/2015, 22:21
Se o pistão STD tem diâmetro 79,380mm, + 0,508mm (0,20") de sobremedida, dá 79,888mm, o que é bem próximo ao que está impresso na cabeça do pistão (79,848mm), que na verdade o que vale na hora da retifica é exatamente a medida que está na cabeça do pistão novo. Tem muitas retificas que esperam ter o pistão novo em mãos pra começar a cortar o bloco pra ter a certeza desse medida. Então posso afirmar que esse é um pistão na sobremedida 0,50mm do BF. Essas impressões no interior do pistão pode ser alguma referencia pra fundição ou o modelo desse pistão de alguma marca chinesa, não achei nenhuma informação desse pistão 1275 na net.

Se a sua camisa está na medida 80,05mm, você tem uma folga de 0,67mm em relação a medida STD (80,05-79,38=0,67mm), ou seja, já está praticamente pedindo pra ir pra sobremedida 0,75mm, pois a folga mínima e máxima entre camisa e pistão, segundo o manual willys, é de 0,003" e 0,006" (0,0762mm e 0,1524mm) respectivamente. Usando o seu pistão com 79,848mm + folga máxima de 0,1524mm tem-se 80,0004mm, ou seja, a medida da sua camisa ultrapassou levemente a medida com a folga máxima. Se quer adiar uma retifica, manda brunir as camisas e comprar um jogo de anéis 0,75mm e corta ele no tamanho das camisas. No manual willys tem as informações das folgas das aberturas dos anéis, mas não recomendo isso, pois não se sabe o estado da parte de baixo do motor. Com anéis novos, a compressão vai aumentar e isso pode judiar das brozinas se elas já estiverem bem gastas..

Qualquer duvida é só falar.

Abs

Edison - Mp3
17/06/2015, 11:01
Bom dia Deivid.
Bom inicialmente já começo agradecendo. Um pouco da história, a uns 400km uma bronzina de mancal quebrou por algum motivo e acabou com o VB do Skol. Quando o mexanico abriu e colocou bronzinas novas e VB novo, achou melhor trocar os anéis. Ai começou a lambança. É claro que ele teve o mesmo problema para definir o anel e colocou o errado sem me falar. O carro não ficou mais o mesmo. Condenou o carburador, comprei um novo. Condenou a ignição eletrônica, coloquei um DD da Motorspace. E assim foi condenando até que eu mesmo resolvi abrir o BF. O resultado foi esse que estamos acompanhando. Bom hoje vou a caça de anéis. Devo montar ainda esta semana e postarei o resultado. Só para constar, estou montando um AP 1.8 do zero. Zero mesmo, tirando das caixas as peças. Já tenho uma caixa de chevette 5m, as flanges e quase tudo para uma nova configuração. Sei que muitos não gostam e outros amam esta configuração, mas eu também gosto muito do ronco do BF que está comigo a mais de 10 anos e só me dá alegrias.
Segue umas fotinhos do projeto AP.
Novamente obrigado a todos que me ajudaram neste problema e como sempre prontamente colaboram com os jipeiros.
3 Abraços a todos.

Edison Gonçalves

squinzani
17/06/2015, 11:16
Bom dia Deivid.
Bom inicialmente já começo agradecendo. Um pouco da história, a uns 400km uma bronzina de mancal quebrou por algum motivo e acabou com o VB do Skol. Quando o mexanico abriu e colocou bronzinas novas e VB novo, achou melhor trocar os anéis. Ai começou a lambança. É claro que ele teve o mesmo problema para definir o anel e colocou o errado sem me falar. O carro não ficou mais o mesmo. Condenou o carburador, comprei um novo. Condenou a ignição eletrônica, coloquei um DD da Motorspace. E assim foi condenando até que eu mesmo resolvi abrir o BF. O resultado foi esse que estamos acompanhando. Bom hoje vou a caça de anéis. Devo montar ainda esta semana e postarei o resultado. Só para constar, estou montando um AP 1.8 do zero. Zero mesmo, tirando das caixas as peças. Já tenho uma caixa de chevette 5m, as flanges e quase tudo para uma nova configuração. Sei que muitos não gostam e outros amam esta configuração, mas eu também gosto muito do ronco do BF que está comigo a mais de 10 anos e só me dá alegrias.
Segue umas fotinhos do projeto AP.
Novamente obrigado a todos que me ajudaram neste problema e como sempre prontamente colaboram com os jipeiros.
3 Abraços a todos.

Edison Gonçalves


bacana esse motor...

meu irmão no jeep 64 dele.. tá com essa configuração, motor ap 1.8 alcool + 2E + caixa chevette 5M e flanges reduzida willys

ficou bem legal, como o motor não é grande em tamanho... ele deslocou o motor mais pra frente quando instalou o cambio chevette... e os cardans continuaram no mesmo lugar e tamanho :D

e olha que o 64 é um Kaiser, semelhante ao nosso CJ3B... então o espaço dele é bem menor que em um CJ5



eu gosto do ronco do motor bf também.. sei lá, não tem como explicar, vejo o jeep do meu irmão aquele ronco de AP.. não curto o som.. mas de mecanica ta muito melhor que o meu que é bf161 também.

ai fico em cima da balança.. ronco bf x mecânica moderna e eficiente


não que a mecanica do bf não seja eficiente, é também.. mas gasta o zóio da cara de combustivel e não é uma super usina de força... o motor ap está aspirado no estágio 1, então já ta bem fortinho.. deve ta com uns 120~130cv... e ele ta usando se não me engano a relação 53/9 então ficou muito esperto aquele motorzinho hehehe

por enqto está com comando original, mas depois vai ser trocado para ter torque mais em baixa (jeep não precisa de final pra andar a 80km/h)

Elmer_Jeep
17/06/2015, 17:57
Se o pistão STD tem diâmetro 79,380mm, + 0,508mm (0,20") de sobremedida, dá 79,888mm, o que é bem próximo ao que está impresso na cabeça do pistão (79,848mm), que na verdade o que vale na hora da retifica é exatamente a medida que está na cabeça do pistão novo. Tem muitas retificas que esperam ter o pistão novo em mãos pra começar a cortar o bloco pra ter a certeza desse medida. Então posso afirmar que esse é um pistão na sobremedida 0,50mm do BF. Essas impressões no interior do pistão pode ser alguma referencia pra fundição ou o modelo desse pistão de alguma marca chinesa, não achei nenhuma informação desse pistão 1275 na net.
Chegando atrasado na conversa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/504438d1434248783-que-pistao-e-este-img_1180.jpg

A medida do pistão está correta em ser 0,50mm
O cálculo para determinar a sobremedida de um cilindro é feito da seguinte forma:
Medida do pistão 79.848 + 0.04(folga entre pistão e cilindro) = 79.888 esta deve ser a medida final do cilindro após ser usinado p/ 0,50.



Se a sua camisa está na medida 80,05mm, você tem uma folga de 0,67mm em relação a medida STD (80,05-79,38=0,67mm), ou seja, já está praticamente pedindo pra ir pra sobremedida 0,75mm, pois a folga mínima e máxima entre camisa e pistão, segundo o manual willys, é de 0,003" e 0,006" (0,0762mm e 0,1524mm) respectivamente. Usando o seu pistão com 79,848mm + folga máxima de 0,1524mm tem-se 80,0004mm, ou seja, a medida da sua camisa ultrapassou levemente a medida com a folga máxima. Se quer adiar uma retifica, manda brunir as camisas e comprar um jogo de anéis 0,75mm e corta ele no tamanho das camisas. No manual willys tem as informações das folgas das aberturas dos anéis, mas não recomendo isso, pois não se sabe o estado da parte de baixo do motor. Com anéis novos, a compressão vai aumentar e isso pode judiar das brozinas se elas já estiverem bem gastas..

Qualquer duvida é só falar.

Abs

Provavelmente foram colocados anéis std nesse cilindro, por isso a fuga de óleo em excesso, pois a medida do cilindro está aceitável, basta ver a diferença de 80.05 - 79.888 = 0.162 que era a folga atual entre pistão e cilindro, excedeu a folga máxima em apenas 0.0096 (não sei nem que casa decimal é essa) portanto um anel 0,75 iria trabalhar muito forçado mesmo cortando as pontas.

A referência 1275 é da liga utilizada nos pistões antigamente produzidos pela KOLBENSCHMIDT, atualmente estão usando a 1295.
http://www.kspg.com/fileadmin/media/kspg/Broschueren/Poduktbroschueren/KS_Kolbenschmidt/Kolben_Pkw/ko_kombibrosch_EN_low.pdf

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/504665d1434479403-que-pistao-e-este-img_1221.jpg

1 abraço

deividmonnerat
17/06/2015, 18:26
Não aconselho trocar aneis sem brunir as camisas. Acho que o erro começou quando mexeu nos aneis quando trocou as bronzinas do VB. Creio que pode ainda usar os aneis 0,50mm, mas voce vai saber que tem um motor que pode começar a fumar em pouco tempo dependendo do uso e oleo usado.