Ver Versão Completa : Informações Técnicas do Motor 22R-E
Pessoal,
Vou tentar concentrar nesse tópico, toda informação técnica que fui juntando ao longo dos anos sobre o motor 22R-E (ou 22RE).
Vou colocar inicialmente as informações que possuo, porém por favor contribuam com novas informações.
Filtro Óleo: FRAM PH3614
Filtro Ar: FRAM CA6690
Filtro Combustível: FRAM G6469
Velas: NGK BPR5EY
Cabos de Velas: NGK 4417
Correia Ventilador e Alternador: Gates 7345 (10x875)
Correia Ar Condicionado: Gates 9344 (13x875)
Correia Direção Hidráulica: Gates 9441 (13x1120)
Viscosidade do Óleo: 15W40
Capacidade de Óleo com troca de filtro: 4,3 litros
Capacidade de Óleo sem troca de filtro: 3,8 litros
Manual de Serviço:
http://personal.utulsa.edu/~nathan-buchanan/93fsm/
Catálogo de Peças:
http://toyotamarket.ru/us/671450/035/
Custo de retífica do motor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/110335-pecas-para-motor-da-sw4-95-2-4-gasolina-post1836161.html#post1836161
Especificações de Serviço:
http://i.imgur.com/u1nNOlB.jpg
Especificações de Regulagem de Motor:
http://i.imgur.com/DifnrUa.jpg
Diagrama das Mangueiras de Vácuo:
http://i.imgur.com/zBmgSG4.jpg
Válvula para regulagem da marcha lenta com o AC ligado (destacado a esquerda):
http://i.imgur.com/ihAkmWx.jpg
Regulagem da marcha lenta no corpo de borboleta (destacado a esquerda):
http://i.imgur.com/NkaR9EB.jpg
O motor 22R-E precisa ter a regulagem de válvulas ajustada de tempos em tempos.
Depois de 20 mil km, o meu motor tinha duas válvulas de exaustão presas e duas de admissão folgadas.
As válvulas de exaustão presas estava fazendo o escapamento admitir ar. O teste foi realizado segurando um pedaço de papel no escamento do carro, e notando que as vezes o papel era sugado.
Procedimento de regulagem (pg 21):
http://personal.utulsa.edu/~nathan-buchanan/93fsm/engine/7cylinder.pdf
Em resumo, o procedimento é:
-Gire a polia do virabrequim até a marca coincidir com a marca de 0º do bloco.
-Tire a tampa de válvulas e regule 4 válvulas (0,20mm na admissão e 0,30mm na exaustão).
-Gire a polia 360º até a marca coincidir novamente com a marca de 0º do bloco.
-Regule as outras 4 válvulas e reinstale a tampa de válvulas.
A conferencia do ponto é outro item importante que precisa ser conferido de tempos em tempos.
Nunca havia conferido isso, até fazer o teste e descobrir que meu ponto estava muito adiantando.
Usando uma pistola de ponto conectada ao cilindro 1, foi possível medir o ponto na marcação do bloco.
Após rodar o distribuidor até que o ponto original de 5º fosse alcançado, o comportamento do motor mudou completamente. O carro ficou mais solto e pareceu que uns 100kg foram tirados do carro. Além disso um barulho parecido com "pedras dentro de uma lata de cerveja" sumiu (pré-ignição).
Procedimento de conferencia do ponto:
http://personal.utulsa.edu/~nathan-buchanan/93fsm/ignition/5distribu.pdf
Diagrama das Mangueiras de Vácuo em português:
http://i.imgur.com/Efb8Un8.jpg
A válvula de vácuo (ou solenoide) de cor vinho pertence ao sistema de controle de emissões de poluentes.
Ela controla o funcionamento do sistema PAIR (Pulsed Air Injection ou "válvula de união" na tradução da toyota). Teoricamente esse sistema serve para injetar ar fresco no escapamento visando queimar o combustível não-queimado.
Dê uma olhada no seu coletor de escape. Se tive esse cano passando em cima dele, você tem o sistema. Senão, o sistema foi desativado.
http://i.imgur.com/n52RitF.jpg
http://i.imgur.com/Sq6aJqA.jpg
No meu carro veio com esse sistema desativado. Não sei se foi de fabrica ou algum dono anterior removeu. A válvula ficou sobrando no motor, e não atrapalha em nada o funcionamento:
http://i.imgur.com/5oMxSxz.jpg
http://i.imgur.com/FH3FnA7.jpg
Parabéns pelo tópico
:palmas::palmas::palmas::palmas:
Elton Severo
24/08/2015, 11:25
Acompanhando com interesse ...
A medida que vou descobrindo coisas, tento postar aqui.
Acho que poderíamos até montar um grupo de whatsapp com os donos de 22R-E. Se existir quórum suficiente. Hehe.
Para quem não sabe, existe uma janela de manutenção na caixa de roda dianteira direita para acesso ao filtro de óleo e combustível. Basta tirar os quatro parafusos da tampa para ter acesso.
http://i.imgur.com/cQbxoLz.png
Olá Rodrigo,
Muito legal o tópico!
Um abraço,
Edu
Meu motor sempre teve um vazamento cretino de óleo do lado do motorista.
Após conviver um bom tempo com o vazamento, resolvi investigar e consegui identificar que o vazamento era entre a tampa da corrente de sincronismo e o bloco.
Depois de pesquisar bastante na internet, me deparei com a figura abaixo que mostrava todos os parafusos da tampa. Resolvi conferir parafuso por parafuso.
Resultado: Existia um parafuso frouxo e dois faltando. Todos perto do vazamento.
Após identifica-los, fui numa loja de parafusos e comprei os que faltavam. Após corrigir o defeito, o vazamento acabou e o motor está sequinho.
A figura é interessante pois além de mostrar todos os parafusos, mostra também o tamanho e o torque de cada um:
http://i.imgur.com/NkQxeXV.png
Resolvi tirar o injetores do meu 22RE para verificar se estava equalizados.
Como eles ficam no meio do coletor de admissão, é necessário desmontar o corpo de borboleta e a parte de cima do coletor de admissão.
Aproveitaria o momento para dar uma limpada caprichada no corpo da borboleta que aparentava não estar muito sujo.
Apesar da parte da frente da borboleta estar relativamente limpa, ao desmontar o corpo de borboleta uma surpresa: a parte de trás e coletor estava completamente sujos.
Corpo de borboleta:
http://i.imgur.com/kCNgZfp.jpg
Coletor:
http://i.imgur.com/GSnXUce.jpg
Dentro do coletor:
http://i.imgur.com/23KUkyt.jpg
Uma rápida pesquisa na internet e verifico que a sujeira se deve a ventilação dos gases do carter (PCV) somada com recirculação dos gases do escape (EGR). Ao longo de muitos anos e vários kms, forma-se essa camada preta (black goo).
Continuei a desmontagem retirando a parte de cima do coletor e liberando o acesso aos injetores.
Ao colocar os injetores na maquina de teste todos estavam equalizados, porém um deles estava com o leque diferente dos demais. Resolvi colocar todos no banho de ultrassom.
Após ultrassom, medi novamente a equalização e o todos melhoram a vazão, porém um deles ainda estava com o leque diferente. Voltei somente esse para um novo banho de ultrassom e depois medi novamente a equalização. Dessa vez todos ficaram iguais.
Como gostaria de trocar os reparos do injetores, pesquisei que os injetores originais do 22RE (23250-35040) são externamente idênticos aos do Corolla antigo (23250-16160), e portanto os reparos são os mesmos. Uma rápida parada na autopeças e adquiri o kit de reparo por R$ 20,00, que como esperado serviram perfeitamente.
http://i.imgur.com/IYoWiLd.jpg
Para limpar a sujeira do coletor, preferi levar em uma retifica e pedi para darem um banho químico. A retifica nem cobrou nada e a peça saiu como nova. Mesmo assim dei uma gorjeta.
Para o corpo de borboleta gastei uns dois tubos de Car80 e ela também ficou como nova.
Após montar tudo no carro, o motor ficou com um aspecto visual bem melhor. Fiz um test drive e a aceleração parece ligeiramente melhor (pode ser psicológico, hehehe). Ainda estou verificando se o consumo melhorou ou piorou depois da manutenção.
OBS.: As fotos não são do meu carro, porém refletem igualmente a situação do meu.
Maravilha...parabéns pelo tópico também, já tive uma com motor 22RE, excelente....
Abraço.
Tequilaman
22/09/2015, 14:44
Acompanhando tbm com interesse... acabei de comprar uma e estou com problemas de superaquecimento...
Abri um topico para nao poluir esse!
Parabens pelas informações, já estao sendo úteis, verifique que deve haver o problema de válvulas travas com o teste do papel no escap!!!
HILANDER
06/10/2015, 16:56
Fiz tb todo esse processo de limpeza e recoloquei os bicos originais!
HILANDER
06/10/2015, 17:06
Corpo da borboleta após limpeza!
HILANDER
06/10/2015, 17:09
513621
flauta limpa com bicos originais.
HILANDER
06/10/2015, 17:10
bico original cod. 23250-35040
HILANDER
06/10/2015, 17:13
Necessário ajustar com anéis o´ring para evitar ar falso ou vazamentos!
Na falta do filtro de gasolina original, pode-se adaptar facilmente um do VW Gol.
É preciso adaptar as pontas das mangueiras para engatar no filtro:
http://i.imgur.com/zIE75VG.jpg
http://i.imgur.com/r3WjOjz.jpg
http://i.imgur.com/sq9UWZs.jpg
Na falta do filtro de ar original, pode-se adaptar facilmente um do Hyndai Tucson.
É preciso desgastar duas quinas da estrutura plástica do filtro:
http://i.imgur.com/M0aBMJp.jpg
http://i.imgur.com/6IWrDEo.jpg
http://i.imgur.com/Z3GgmfS.jpg
http://i.imgur.com/lITbKj6.jpg
http://i.imgur.com/Xwv0vq5.jpg
http://i.imgur.com/wcBDzoO.jpg
Mais uma dica.
O filtro de combustível do Ford Fiesta também serve:
http://i.imgur.com/XO5GCGR.jpg
Caso exista um problema na injeção eletrônica do motor 22RE, a luz CHECK no painel fica acesa.
Para descobrir qual é o erro, é necessário fazer um jumper entre os pinos E1 e TE1 dentro do conector de diagnostico.
http://i.imgur.com/C8FkIGM.png
http://i.imgur.com/2zVfpIY.jpg
Depois disso dê na chave sem ligar o motor. A luz de CHECK irá piscar indicando o código.
http://i.imgur.com/afrIMFB.png
Segue um vídeo que ilustra o procedimento:
https://www.youtube.com/watch?v=oHD3TkB6GJc
Dependendo das piscadas da luz é possível verificar qual é código do erro e pesquisar na tabela abaixo:
http://i.imgur.com/wI2yLGx.png
http://i.imgur.com/qeTNFWK.png
No caso do vídeo acima temos o erro 25 (mistura pobre) e erro 52 (sensor de detonação).
feitosac
02/01/2016, 21:38
Show o tópico Rod, Parabéns.
Abs.
afinotti
07/01/2016, 12:47
Excelente tópico. Vou postar umas dúvidas sobre esse motor aqui, OK? Se necessário crio outro tópico.
Tenho uma SW4 94 com o 22RE comigo há pouco mais de um ano.
Adoro o carro, não faz barulho, o motor soa como um V6.
Porém ele veio com o 20W50 e eu manti assim na primeira troca. Fiz uma longa viagem (6000 km em asfalto e terra) e ela consumiu 1 litro por cada 1000 km, mesmo sendo esse óleo mais grosso que o original. O consumo foi de 7,5 km/l em rodovias sem pisar e com ar ligado.
Depois dessa viagem com a recomendação de 2 mecânicos eu coloquei óleo mineral para motor Diesel 30W60 e apenas baixou meio litro em 3000 km. Porém tem uma borra espessa grudando na tampa de óleo e acho que o consumo pode ter aumentado um pouquinho.
O fato é que desde que eu tenho ela acho o motor fraco. Eu estava mal acostumado com um Peugeot 306 2.0 mas em subidas longas tenho que ir reduzindo a marcha, muitas vezes até segunda ou primeira, se for longa e ingrime. Na reta desenvolve bem (acho que 120 km/h a 3500 rpm). Nunca pisei até o assoalho. Nas subidas de Perdizes as vezes tenho que engatar reduzida pra sair num farol e queimar embreagem é normal nas saídas em subida, senão não vai.
Verifiquei que nos EUA (4runner) eles indicam o 10W30 e muita gente coloca no inverno 20W50.
Eu gostaria de voltar para o óleo indicado (digamos 10W40) após fazer um flush para ver se melhora a disposição e consumo dela.
Mas eu li num tópico para nunca voltar de um óleo grosso para um fino, sob risco de perder o motor.
Isso procede? Desconfiei pois os americanos trocam de tipo de óleo a cada troca (verão / inverno).
É o caso de abrir o motor? Espero que não!
Supercharger
07/01/2016, 15:08
Tenho uma SW4 94 com o 22RE comigo há pouco mais de um ano. Adoro o carro, não faz barulho, o motor soa como um V6.
Aí forçou a amizade, hein, rsrsrs (o lance do V6).
Eu tenho usado óleo fino, tenho comprado o Óleo para motor Toyota 15w40 mineral na própria concessionária, que por incrível que pareça tem sido o mesmo preço de óleo de mesma especificação nos postos de combustíveis. Como também tenho usado apenas o filtro de óleo original, vou à concessionária e saio de lá com o "kit" (filtro, óleo, arruela de bujão) para trocar em casa o no mecânico.
Com quantos km está seu motor? Eu não trocaria por óleo mais grosso... Ele segura mais o motor, certamente aumenta o consumo.
Sobre a força, é isso que noto na minha. Anda bem na estrada, nada excepcional, mas dá para curtir. Em subidas pede marcha, se for subida muito longa vai pedindo, pedindo, enquanto tiver marcha pra passar, rsrsrs.
Uma coisa que me intriga e fico com vontade de comparar com alguma outra SW4 com mesmo motor, mas não tenho como, é isso de arrancar em subidas MUITO íngremes. Tem que dar aquela queimada sem dó na embreagem. Como não tenho acesso à outra para comparar, sempre fiquei encucado... Mas veja, tem que ser MUITO íngreme e tem que ser na arrancada. Se vier andando, seja qual for a velocidade, pode ser até de primeira, e encarar a subida, sobe de boa.
PS.: Acho que isto vai poluir o tópico. Vamos pedir a um moderador para apagar estas mensagens e mover para um tópico contendo a sua pergunta. Este aqui tem por objetivo agrupar informações técnicas.
afinotti, bem vindo ao mundo dos 22RE!
Vamos lá. Usar um óleo mais grosso apenas mascara que o seu motor está provavelmente cheio de folgas.
Pelo seu relato infiro que seu motor precise de retifica em um futuro próximo.
O óleo que eu e a maioria do pessoal usa é o 15W40. Ele atende bem as especificações do motor e o clima do Brasil.
Se você colocar um 15w40 agora, provavelmente seu motor vai consumi-lo muito rápido por causa das folgas, além de fazer bastante fumaça.
Quanto ao flush, eu não acredito que ele faça milagre. Acho mais efetivo colocar um óleo e filtro novos e usar o motor por um longo período de tempo, tipo viajando. Os próprios detergentes inclusos no óleo farão a limpeza para você. Quando chegar da viagem, troque o óleo novamente e veja o tanto que sairá sujo, indicando que ele realmente fez uma limpeza.
Esse vídeo esclarece bem isso:
https://youtu.be/76If0XssNZc?t=540
Estamos com um grupo no whatsapp para trocar ideias sobre nossos motores. Se quiser participar, basta falar seu telefone.
Na primeira página tem um link para o tópico da época que fiz o meu motor.
afinotti
07/01/2016, 19:29
Obrigado pessoal!
Qual o consumo médio que vocês estão tendo?
Está marcando no odômetro 285.000 km
Abraço
Mais uma dica:
Os cabos de vela dos motores Ford Zetec 1.6 servem nos 22RE.
Porém não vem o cabo que liga o distribuidor na bobina.
NGK SC-F02
http://i.imgur.com/GAJbQfn.jpg
http://i.imgur.com/1959U3A.jpg
pietrfist
11/01/2016, 08:26
Obrigado pessoal!
Qual o consumo médio que vocês estão tendo?
Está marcando no odômetro 285.000 km
Abraço
Afinotti, a minha faz 9,5 Km/L em estrada (Castelo Branco e Dutra, em SP) e 6,5 Km/L no tenso trânsito de SP, consumos em geral com o ar ligado. Tenho pé leve.
Uso pneu 31 e já fiz a medição comparando o odômetro com GPS, sendo que o odômetro está medindo 5% a menos, então esse consumo aí teria que ser corrigido 5% pra mais eficiente.
Passo nervoso em subidas tb. Inclusive na rampa da saída do meu prédio da uma judiada da embreagem....rs. Uma vez já liguei a reduzida em uma subidassa, mas foi exceção, em regra vai, cansada, mas vai..rs
Meu carro tem 227kKm, inclusive já foi do colega Zani, aqui do fórum.
Hoje estou usando o óleo 20w50. Tenho o manual Haynes do motor e ele recomenda uma faixa de óleo para esse motor, a depender da temperatura ambiente. Pra calor ele indica o 10w50, se não me engano. Quando estiver em casa de novo coloco a foto pro pessoal.
Já usei o 10w40, mas pressão do óleo estava muito baixa, passei pro 20w50.
Sobre passar de óleo fino pra grosso, não sou entendido no assunto, mas sei que em países onde há grande variação de temperatura entre as estações, mudam-se os óleos tb.
Enviei um email pra entrar no grupo do Whatsapp, agradeço por participar.
Abç
Leandro
Os cabos de velas da Brasil Cabos para o Toyota Previa 2.4 também servem no 22RE. Inclusive contém o cabo da bobina.
http://i.imgur.com/4oRKal9.jpg
http://i.imgur.com/wwVCkIW.jpg
Cabos de vela do Zetec 1.6 instalados:
http://i.imgur.com/u0iTfJ4.jpg
afinotti
13/01/2016, 11:15
Leandro, seu consumo está ótimo! O que pode ser que está aumentando o meu?
Fui a dois mecânicos e os dois falaram que a borra está absolutamente normal, o estado do óleo também. E que dá pra ir pro ushuaia tranquilo. Ele não soltava nenhuma fumaça com o 10w50. Sugeriram manter o 20w60 alta quilometragem.
Na verdade quase cai no conto do frentista que queria me vender um flush e se disse alarmado com a borra na tampa do óleo.
A propósito coloquei a venda, pois a minha mulher não dirige mais ela depois que sofreu em algumas saídas na subida.
Está no webmotors por 21.000, vou colocar aqui no classificados logo mais. Aceito troca por 2.7 ou diesel, completo o valor. Tenho um pouco de medo de pegar uma diesel... Cabeçote... Preços de manutenção... Mas vendo com dor no coração, pois está muito linda e não faz um ruído.
muito útil o topico! parabéns
para viagens longas vcs indicam ou conhecem algum tipo de serviço de resgate/assitencia 24hs?
por ser carro com mais de 20 anos não consegui fazer seguro...
Edson
SW4 94 2.4 gas (22R-E)
SP/SP
A minha é 93. Ano passado tinha seguro contra terceiros e tinha guincho 24hs, sem limite de km.
Esse ano fiz seguro total dela, pela Sul América.
Manual de serviço versão MOBILE:
http://www.ether3al.com/93fsm-mobile/
Meu motor estava com um vazamento de óleo proveniente do retentor da frente do virabrequim.
Resolvi trocar eu mesmo e documentar o procedimento.
Dimensões do retentor: Diâmetro interno 45mm. Diâmetro externo: 68mm. Espessura: 12mm.
http://i.imgur.com/dUJJrmz.jpg
O retentor Sabó F12355 tem quase as mesmas medidas: 45/67,9/12.
http://i.imgur.com/yR9V3oX.png
O primeiro passo é retirar o tubo que interliga a caixa do filtro de ar e o coletor de admissão:
http://i.imgur.com/ymJSNWw.jpg?1
Retirar a chapa do radiador que protege o ventilador. Precisa soltar a mangueira superior do radiador para a chapa sair:
http://i.imgur.com/3AkkWCQ.jpg?1
Folgar o esticador da correia da direção hidráulica e retirar a correia:
http://i.imgur.com/Rxek5GV.jpg?1
Como o rolamento do esticador estava fazendo barulho, resolvi solta-lo. Para retirar o 3 parafusos do suporte do esticador é necessário tirar a polia da bomba da direção hidráulica:
http://i.imgur.com/nZ8PWxE.jpg?1
Os três parafusos do suporte do esticador:
http://i.imgur.com/Bzkhqhm.jpg?1
Rolamento do esticador da correia da direção hidráulica. Vou precisar trocar pois está fazendo barulho.
http://i.imgur.com/9HgLTgo.jpg
Remover o ventilador. São quatro porcas:
http://i.imgur.com/GTd9n7Z.jpg?1
Folgar o esticador da correia do ar condicionado e retirar a correia:
http://i.imgur.com/FPDZJVb.jpg?1
Retirar a ultima correia que gira o ventilador e o alternador. Basta folgar o parafuso de cima do alternador para folgar a correia.
Retirar o parafuso da polia do virabrequim. Como ele é muito apertado tive que usar essa técnica:
https://www.youtube.com/watch?v=kkeDnSeCEoE
Peguei uma barra do aço e apoiei na longarina, retirei o cabo de vela da bobina e dei um toque na partida:
http://i.imgur.com/mTEtyW7.jpg?1
Bobina desconectada:
http://i.imgur.com/PcyrQVi.jpg
Parafuso saiu fácil com essa técnica:
http://i.imgur.com/OorwPAo.jpg
Hora de sacar a polia do virabrequim, porém o saca polia não coube no espaço entre o motor e o radiador:
http://i.imgur.com/P6PZdDl.jpg?1
Tive que tirar o radiador. Aproveitei para dar uma lavada nele com a maquina de pressão:
http://i.imgur.com/4MlbymG.jpg
Espaço sem o radiador:
http://i.imgur.com/0vEXDNE.jpg?1
Saca polia instalado:
http://i.imgur.com/I2vcnO8.jpg
Polia removida:
http://i.imgur.com/hZv96Ow.jpg
http://i.imgur.com/EQ6LHrb.jpg
Retentor vazando:
http://i.imgur.com/05zxhf8.jpg
http://i.imgur.com/v2nws1H.jpg
Retentor novo instalado:
http://i.imgur.com/N26SCQD.jpg
Polia reinstalada:
http://i.imgur.com/Uzui8Nb.jpg
Motor lavado:
http://i.imgur.com/h8FH6uq.jpg
Depois disso bastou montar tudo na ordem inversa da desmontagem.
Agora irei observar se não volta a vazar óleo.
Olá Rodrigo,
Bacana o roteiro para a troca do retentor.
Mas não consegui abrir as fotos. Alguma dica?
Um abraço,
Edu
Olá Rodrigo,
Bacana o roteiro para a troca do retentor.
Mas não consegui abrir as fotos. Alguma dica?
Um abraço,
Edu
As fotos estão hospedadas no IMGUR. Provavelmente ele está bloqueado no local de onde você está acessando.
Na troca dos retentores descobri que o rolamento dos esticadores da correia da direção hidráulica e da correia do ar condicionado estava ruins.
O rolamento do esticador da correia do dh é o 6204(custou 15 reais)
O rolamento do esticador da correia do AC é o 6301(custou 10 reais).
Fui em uma casa especializada em venda de rolamentos e achei todos facilmente.
Segue fotos.
Esticador da DH desmontado:
http://i.imgur.com/35O7WBQ.jpg
Esticador do AC desmontado:
http://i.imgur.com/w8k2UAs.jpg
Esticador da DH com rolamento novo no lugar. Bastou soltar a trava e sacar:
http://i.imgur.com/ifHsfTy.jpg?1
O esticador do AC possui uma capa de metal protegendo o rolamento:
http://i.imgur.com/EGvPJ1Z.jpg
É preciso soltar essas quatro travas para a capa de metal sair e dar acesso ao rolamento:
http://i.imgur.com/dv0bd8H.jpg
Levei o esticador num torneiro que soltou as travas e sacou o rolamento:
http://i.imgur.com/SxNoPf6.jpg
Rolamento novo no local:
http://i.imgur.com/cAlPLnc.jpg
De volta ao torneiro, ele deu dois pontos de solda na capa de metal e pintou tudo:
http://i.imgur.com/6g55CjF.jpg
Depois só foi voltar os esticadores para o motor. No meu caso os rolamentos estavam tão ruins que quando dei partida com os novos notei diferença no barulho do motor. Hehehe.
Rodrigo,
Consegui ver as fotos.
Muito bom o trabalho!
O lega disso tudo é que vamos descobrindo mais componentes que precisam de manutenção e na mesma empreitada se resolve tudo. E sabendo exatamente o que está sendo feito.
Nota 10.
Um abraço,
Edu
Mais uma dica para o 22R-E:
A embreagem das SW4 diesel (motores 3L e 5L) servem no 22R-E.
O crédito da dica vai para o amigo Luiz de Volta Redonda/RJ que usou a embreagem marca WORX modelo B01T506S no seu 22R-E e funcionou perfeitamente.
http://i.imgur.com/yLAcnZw.jpg?1
Mais outra dica para o 22R-E:
O sensor de fluxo de ar quando apresenta defeito tem reparo. Esse sensor é chamado de VAF (Volume Air Flow) ou VAFM (Volume Air Flow Meter).
O crédito da dica vai para o amigo Tavares de São Paulo/SP que estava com a luz de injeção (CHECK) acesa e quando fez o teste do jumper e "piscadas" foram detectados os códigos 24 (sensor temperatura do ar) e 31 (sensor de fluxo de ar), sendo que ambos sensores se localizam dentro da VAF.
Ele descobriu uma empresa em São Paulo chamada "Ativa Injeção Eletrônica" que restaurou a VAF deixando-a como nova e resolvendo o problema:
http://i.imgur.com/4qOdTWP.jpg
http://i.imgur.com/UZb2msw.jpg
http://i.imgur.com/SqF1ti4.jpg
http://i.imgur.com/HMvzCZv.jpg
O contato da empresa é "Ativa I.E." telefone (11)5058-0505.
Mais uma dica rápida: O filtro de combustível do Suzuki Jimny é plug-and-play no lugar do original do 22RE.
Ligação das mangueiras de vácuo:
http://i.imgur.com/oQa0GCd.png
Mais uma dica. Válvula termostática.
http://i.imgur.com/MdnAiIn.jpg
http://i.imgur.com/98qcnHH.jpg
http://i.imgur.com/rS6UiCQ.jpg
O amigo que passou a dica acima disse que não deu certo. :(
Marcelo J Manente
03/06/2017, 23:01
ToygarageComprei de novo uma Toyota SW4, desta vez com o motor 2.4 a gasolina, motor 22re. Já estou com ela a duas semanas. Nesta semana esfriou um bocado aqui em Curitiba e estava difícil de pegar. Na verdade ela pegava, funcionava uns 10 segundos e apagava. Dai tinha de ficar ligando, ligando e ligando até ela funcionar de novo.
Resolvi fazer o teste do jumper para ver o que o check engine dizia.
https://www.facebook.com/images/emoji.php/v9/f85/1.5/16/1f631.png😱Dava só os seguintes códigos: 22, 24, 31, 41, 52 e 71...
Mandei msg para o Sandro Roberto Dias (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsandror d%3Ffref%3Dmentions), da Toy Garage, que sempre me ajudou e ele disse para primeiro desligar a bateria e juntar os cabos positivo e negativo para limpar a central e depois religar tudo.
Após isso feito o check engine passo a mostrar apenas o código 22. O Sandro já em seguida me disse que deviam ser dois sensores do coletor de admissão. Fui lá olhar e "bingo" tinha um cabo solto no sensor. Na verdade a solda gambiarrenta do dono anterior estava quebrada.
Então só soldei o fio no local correto novamente, bati na partida e o motor funcionou de primeira e manteve a rotação sem acender mais o check engine.
Valeu pela ajuda Sandro Roberto Dias (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fsandror d%3Ffref%3Dmentions).
Um abraço.
HILANDER
04/06/2017, 23:39
O diametro externo desta válvula é diferente do diametro da carcaça.
Marcelo J Manente
18/06/2017, 18:17
Primeira média na estrada depois de trocar os pneus 31 por 235/75 r15.
8,6 Km/l em 154 Km rodando 130 em asfalto a 100, 110 Km/h e mais 24 em estrada de terra.
Minha meta é chegar ao consumo de 9,5 a 10 Km/l na estrada e 8 na cidade.
Para isso quero fazer algumas coisinhas:
1 - Trocar a ventoinha forçada por ventoinha elétrica.
2 - Colocar filtro de ar esportivo.
3 - Colocar escapamento dimensionado.
e beeeeem no futuro quem sabe um Fueltech...
PERU AI VOU EU..........
Marcelo J Manente
01/07/2017, 12:47
Segunda média na estrada depois de trocar os pneus 31 por 235/75 r15.
8,6 Km/l em 300 Km a 100, 110 Km/h.
Na cidade de 6,6 Km/l.
Minha meta é chegar ao consumo de 8 na cidade e 9,5 a 10 Km/l na estrada.
Segunda vou colocar a ventoinha elétrica.
sandro_ventania
01/07/2017, 21:15
Quando você sair do Brasil, ela vai usar gasolina pura, aí deve fazer essa média!
Marcelo J Manente
02/07/2017, 09:02
Quando você sair do Brasil, ela vai usar gasolina pura, aí deve fazer essa média!
Mas quero fazer essa média quando estiver no Brasil tbm. A toy vai ser meu carro do dia a dia.
O Sandro da Toy Garage disse que com esse motor é possível chegar a essa marca, só que a minha toy esta desregulada e com alguns sensores feito uma gambiarra. Tipo o sensor de pressão do óleo original cujo mostrador não funciona e tem uma luz espia no painel (gambiarra) que acende se a pressão cair. O sensor de detonação pelo jeito tbm foi trocado.
Abç.
Marcelo J Manente
30/07/2017, 13:14
Amigos, a uns dias um cano de água se rompeu na Toy.
Queimou a junta do cabeçote e fiquei na rua...
Depois disso fiz as contas e verifiquei que não posso ficar com ela sem me enfiar em muitas dívidas que me farão não poder viajar no final do ano.
Decidi vender e pra minha sorte achei um comprador rapidamente. Mais alguns dias e a Toy vai-se embora.
Infelizmente estou de 4x2 novamente.
Agora é juntar grana para beeeeeem mais tarde comprar um 4x4 que seja muito bem cuidado e não uma encrenca.
Abç.
Rubens Linhalis
01/08/2017, 10:49
Que bosta Marcelo!
Mas, é aquela maxima, comprou carro antigo vc pode escolher gastar em 2 momentos, antes dele quebrar fazendo uam revisao ou depois já na oficina..
Que venha o próximo!
sandrord1
21/08/2017, 15:17
traga a minha oficina ..... santo andré sp
sandrord1
21/08/2017, 15:20
tem tudo na internet né... grande parte do meu acervo[QUOTE=r0d;2355004]Meu motor estava com um vazamento de óleo proveniente do retentor da frente do virabrequim.
Resolvi trocar eu mesmo e documentar o procedimento.
Dimensões do retentor: Diâmetro interno 45mm. Diâmetro externo: 68mm. Espessura: 12mm.
sandrord1
21/08/2017, 15:22
fotos retiradas do acervo toygarage
Rodrigo,
Consegui ver as fotos.
Muito bom o trabalho!
O lega disso tudo é que vamos descobrindo mais componentes que precisam de manutenção e na mesma empreitada se resolve tudo. E sabendo exatamente o que está sendo feito.
Nota 10.
Um abraço,
Edu
marcosmoscz
09/09/2017, 14:31
Comprei um sw4 à uns dias.
Se possivel me adicionem ao grupo do whatsapp. 11975277645
A ventoinha ta ligada direta, isso é normal?
marcosmoscz
18/09/2017, 10:29
Alguem tem escapw direto?
Comprei um sw4 à uns dias.
Se possivel me adicionem ao grupo do whatsapp. 11975277645
A ventoinha ta ligada direta, isso é normal?
Tô com esse problema da ventoinha ,meu mecânico falou que tem trocar a embreagem da polia viscosa!estou até na procura dessa peça para esse motor 22r-e...está uma saga para achar,só achei na loja da Toyota mais TB $1.400 reais caríssimo.estou na saga de achar uma paralela mais está difícil.
Kadu vacca
27/06/2019, 12:21
Olá pessoal
Tenho uma sw4 94 motor 2.4 22re
Retirei a injeção dela e gostaria de saber se tem como instalar uma Fueltech nela?
Alguém já conseguiu?
fnandosp
27/06/2019, 23:51
Olá pessoal
Tenho uma sw4 94 motor 2.4 22re
Retirei a injeção dela e gostaria de saber se tem como instalar uma Fueltech nela?
Alguém já conseguiu?
Sim é possível: FuelTech ou Pandoo.
marcosmoscz
23/09/2019, 09:52
Alguém já trocou o alternador dela por outro?
Sabe de qual modelo server?
marcosmoscz
16/12/2019, 13:11
Onde fica o sensor de temperatura no 22RE
salazar_rr
12/05/2021, 10:03
Pessoal, estou querendo comprar uma sw4 com o motor 2.4, 22re, encontrei uma ano 94, manual e com teto solar. Achei estranho porque em todos os modelos que eu vi o teto solar só vem na 3.0, V6. Como faço pra descobrir se o dono trocou o motor e câmbio? É possível nesse modelo ter teto solar?
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