PDA

Ver Versão Completa : Carretera Austral - dez 2015

Andre Frederico
12/06/2015, 05:10
Estamos programando uma viagem para a Carretera Austral, com a saída para dezembro de 2015, gostaria de apreciar as dicas da galera desse forum que, com certeza, faz toda a diferença!

Enquanto o livro que comprei não chega (Guia de Trilhas Carretera Austral), um roteiro já foi pro esboço, mas devido a algumas dúvidas que surgiram (e ainda não consegui as respostas nas diversas pesquisas que estou fazendo aqui no forum, no mochileiros.com e nos demais blogs) abri mais esse post falando da Carretera.

Pretendo fazer a Carretera sem Ushuaia (que será uma outra viagem), saindo de Mendoza, atravessando para Santiago (Puente del Inca, Los Caracoles, Cristo Redentor de los Andes), Pucon, Puerto Varas, Carretera até o final voltando pela ruta 40 até Bariloche.

Mina Clavero

Mendoza
Santiago

Santiago
Pucon

Pucon

Pucon
Puerto Varas

Puerto Varas

Puerto Varas

Puerto Varas
Chaitén
Chaiten
Coyaique

Coyhaique
(Ventisqueiro Colgante)
Puerto Tranquilo

Puerto Tranquilo
Capillas de Marmol

Puerto Tranquilo
(Caleta Tortel)
Villa O'Higgins

Villa O'Higgins
Campo de Hielo Sur

Villa O"Higgins
Los Antiguos

Los Antiguos
Bariloche

Dúvidas:
Mapeei alguns lugares para visitar na Carretera, como Ventisqueiro Colgante, Caleta Tortel, Capillas de Marmol, Campo de Hielo Sur, tem mais? Cada linha seria um dia, está bom o escalonamento? Dicas?

Qual seria o melhor roteiro, Carretera completa via Puerto Montt e balsas ou ruta 40 e Futaleufú?

Grande abraço

fpandur
12/06/2015, 10:58
André, na volta de Ushuaia fiz uma parte de seu roteiro. Passei por O´Higgins (pernoitamos lá), Caleta Tortel, Capillas de Marmol (2 pernoites), Ventisqueiro Colgante. Acampei no Parque Queulat, se escutava o estrondo do gelo desprendendo do Ventisquero mesmo estando longe dele :shock:. O roteiro original era depois do Parque Queulat sair direto por Futaleufú mas resolvemos dar uma esticada até Chaiten apenas para conhecer a cidade e depois retornamos para sair por Futaleufú. Se precisar de alguma dica desses lugares que passei e eu puder ajudar em algo, é só entrar em contato :concordo:

Marcelo J Manente
12/06/2015, 17:18
Ola André,

Fiz a Carretera Austral a 2 anos sozinho. Veja este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/129794-carretera-austral-e-regiao-dos-lagos-argentina-em-2013-2014-a.html

De Puerto Montt tem 3 maneiras de ir a Chaiten de ferry / balsa:
1- Vc pode pegar direto de Puerto Montt A Chaiten, uma viagem bem demorada e geralmente a noite.
2- Vc pode pegar um ferry para Isla Chiloe e de lá pegar outra a Chaiten.
3- Vc pode ir até Hornopiren, pegando un ferry no caminho até lá e da cidade vc pega outro ferry até Leptepu, roda 10 km de estrada de terra até Fiordo Largo e pega mais um ferry até Caleta Gonzalo. Dali são mais ou menos 60 km de estrada de terra até Chaiten.

Recomendo a primeira e terceiras opções.
A terceira eu fiz e é demais, a primeira pretendo fazer numa próxima vez. Em Chaiten vc pode fazer caminhadas no Parque Pumalin. Tem trilhas lindas por lá. Tem a trilha do vulcão Chaiten que quase destruiu a cidade em maio de 2008. Tem as termas de Amarillo, que na época que vc vai, com friozinho deve ser muito bom.
Entre Chaiten e Puerto Puyuhuapi a estrada está sendo asfaltada, longos trechos rodando sobre britas fininhas e muita poeira se estiver seco. Nesta região tem muitos lagos, rios e montanhas nevadas, tudo muito lindo.
De puyuhuapi até Coyaique Tem o Ventisqueiro Colgante, como vc falou. Não deixe de fazer a trilha até o mirante. Não fique apenas no mirante do lago. É pouco para tanta beleza. Só espero que vc tenha sorte de ter tempo limpo nesta época. Ainda a caminho de Coyaique, após o Ventisqueiro, sobe-se uma serra com curvas beeem fechadas em meio a uma vegetação parecida com a da serra do mar. Antes de chegar ao asfalto tem uma trilha q eu não fiz pq estava atrasado no cronograma que dizem ser muito linda.
De Coyaique até Puerto Tranquilo É um trecho muito bonito tbm, destaque para o Cerro Castillo, na vila de mesmo nome, para Valle de Bosque Muerto, e antes de Puerto Tranquillo a beira do lago General Carrera. Em Puerto Tranquilo vc pode fazer o passeio para o Glaciar dos exploradores e as Capillas como vc já falou.
De Puerto Tranquilo a Cochrane tem apenas o lindo visual do Rio Baker que inicia azul turquesa e vai ficando esverdeado a medida q se aproxima da cidade. Se quiser fazer um passeio diferente neste trecho tem uma estrada q sai a esquerda e vc pode cruzar sobre o rio em uma ponte pênsil de madeira onde cabe apenas o carro. Máximo 3 mil kg para passar. No outro lado do rio me disseram que tem lindos visuais e para retornar à Carretera vc precisa passar com balsa.
De Chochrane a Villa O"Higgins tem centenas de cachoeiras no caminho (pelo menos no verão). Tem Caleta Tortel q também é linda e dezenas de lagos e montanhas linda tbm. Tem um ferry gratuito tbm, mas na época que vc vai deve haver apenas um por dia. No verão são 3 x.
Vc disse que quer sair por Los Antiguos, uma ótima pedida. A estrada até lá vai pela beira do lago General Carrera em precipícios de até 300 a 400 metros. Visuais estonteantes se estiver com sol.

Não sei se as balsas que relatei funcionam no inverno. Veja neste site e reserve com antecedencia: http://www.navieraustral.cl/

Tenha uma folga de ao menos 3 dias para vc voltar. Pode ser que nesta época vc ache estradas fechadas por nevascas repentinas. Quando isso acontece vc tem q ficar esperando limparem a estrada por dias.

Não se esqueça de comprar correntes que são obrigatórias na neve.
Qualquer coisa é só perguntar.

Um abraço, desculpe a msg longa.

Andre Frederico
12/06/2015, 21:46
Flávio, entrei nessa empreitada, vou organizar alguns detalhes na xterra (como a segunda bateria e iluminação externa para camping), estamos pensando em acampar mesmo, esse acampamento no parque foi em camping?

Marcelo, já tinha lido esse seu relato, loucura ir só, mas mais que loucura é coragem de fazer essa viagem sozinho e não depender de ninguém, massa!
Minha dúvida inicial seria a de ir pela balsa (opção 3) ou pela estrada via Futaleufú. Gostei das dicas das trilhas, principalmente dessa de Puerto Tranquilo a Cochrane, vou estudar mais a respeito.

De Puerto Varas ao parque Queulat não consigo fazer em um dia né? O Google está mostrando 468 km em 13:40h.

Estou indo no verão, acredito não ter problema com a estrada, não se preocupe quanto ao tamanho da mensagem, quanto mais informação melhor, eu que agradeço a atenção.

Bora Flávio?

Grande abraço

fpandur
12/06/2015, 22:01
Flávio, entrei nessa empreitada, vou organizar alguns detalhes na xterra (como a segunda bateria e iluminação externa para camping), estamos pensando em acampar mesmo, esse acampamento no parque foi em camping?

Marcelo, já tinha lido esse seu relato, loucura ir só, mas mais que loucura é coragem de fazer essa viagem sozinho e não depender de ninguém, massa!
Minha dúvida inicial seria a de ir pela balsa (opção 3) ou pela estrada via Futaleufú. Gostei das dicas das trilhas, principalmente dessa de Puerto Tranquilo a Cochrane, vou estudar mais a respeito.

De Puerto Varas ao parque Queulat não consigo fazer em um dia né? O Google está mostrando 468 km em 13:40h.

Estou indo no verão, acredito não ter problema com a estrada, não se preocupe quanto ao tamanho da mensagem, quanto mais informação melhor, eu que agradeço a atenção.

Bora Flávio?

Grande abraço
André, me parece que o Marcelo se enganou, você estará indo no verão, mesma época que eu e ele passamos por lá, não deverá ter qualquer problema com neve. Acampei sim no Parque Queulat, tivemos sorte pois pegamos o último "sitio" disponível. Local muito ajeitado lá e reservado, cada sitio de camping tem local para estacionar o veículo, um quiosque com mesa e fica cercado por árvores. Chuveiro quente com gaz, embora estivesse desligado e eu não encontrei nenhum guarda pra ligar, fuçei no controlador e coloquei ele para funcionar kkkk Devo ter fotos do local, se quiser lhe passo. Não fiz reserva alguma, cheguei lá de sopetão rs, rs, rs Se precisar de algumas idéias para a XTerra e eu puder ajudar, estou a disposição. Sobre ir junto ... ia justamente enviar uma mensagem pra ti semana que vem, explicando minha situação :-) Converso contigo inbox, porque é um pouco longa pra colocar aqui

Marcelo J Manente
13/06/2015, 11:29
André, me parece que o Marcelo se enganou, você estará indo no verão, mesma época que eu e ele passamos por lá, não deverá ter qualquer problema com neve. Acampei sim no Parque Queulat, tivemos sorte pois pegamos o último "sitio" disponível. Local muito ajeitado lá e reservado, cada sitio de camping tem local para estacionar o veículo, um quiosque com mesa e fica cercado por árvores. Chuveiro quente com gaz, embora estivesse desligado e eu não encontrei nenhum guarda pra ligar, fuçei no controlador e coloquei ele para funcionar kkkk Devo ter fotos do local, se quiser lhe passo. Não fiz reserva alguma, cheguei lá de sopetão rs, rs, rs Se precisar de algumas idéias para a XTerra e eu puder ajudar, estou a disposição. Sobre ir junto ... ia justamente enviar uma mensagem pra ti semana que vem, explicando minha situação :-) Converso contigo inbox, porque é um pouco longa pra colocar aqui

Ops, falha nossa.

Não sei onde q achei que o André iria em agosto.

Desculpe.

Marcelo J Manente
13/06/2015, 12:14
Bora Flávio?
Grande abraço

Valeu André,
No meu caso eu fiz a viagem sozinho senão não faria. Não consegui ninguém com verba pra me acompanhar. Foi ótimo conheci lugares lindos e tive uma sorte grande de achar tempo bom quase todos os dias, o que na região é raro.

Se eu fosse de novo iria por Isla Chiloé pois este caminho eu ainda não fiz. Mas para vc que esta indo pela primeira vez acho a terceira opção mais maneira. Pelo seguinte: você estará fazendo a Carretera inteirinha. Eu posso dizer que fiz inteira pq fui até o centro de Puerto Montt onde termina a ruta 7.

Não tem como fazer de Puerto Varas ao parque em um dia, mas pra que fazer correndo? Faça em dois dias posando em Chaitén no parque Pumalin. Tem uns campings perto das termas de Amarillo, dai já aproveita o lugar. No dia seguinte vai até o parque Queulat.

Só te digo uma coisa, não rode a noite pela Carretera. Além de ser perigoso por ser uma estrada tão estreita você vai perder muito do visual do lugar.

Aquela estradinha (não sei se é uma trilha) que eu falei começa 18 Km depois de Puerto Bertrand. Aproxime bem o Google maps na região q vc verá a estradinha seguir até mais tarde terminar no rio novamente. Vai uma foto da balsa q achei no Panoramio.

Um abraço.

Andre Frederico
14/06/2015, 02:06
Excelente pedida Marcelo, vi a tal estradinha, agora seria melhor fazer na volta não? Fica mais fácil de descobrir os horários da balsa, o que acha?

Flávio, se tiver mais detalhes desse camping avisa (pode mandar pelo facebook também). Devo estar passando por São Paulo a partir do dia 11/12 pena que vc mora bem longe da capital.

Obrigado pelas dicas.

Grande abraço.

Marcelo J Manente
14/06/2015, 19:31
Excelente pedida Marcelo, vi a tal estradinha, agora seria melhor fazer na volta não? Fica mais fácil de descobrir os horários da balsa, o que acha?

Flávio, se tiver mais detalhes desse camping avisa (pode mandar pelo facebook também). Devo estar passando por São Paulo a partir do dia 11/12 pena que vc mora bem longe da capital.

Obrigado pelas dicas.

Grande abraço.

André,

Aquela balsa pelo q entendi funciona o dia todo e é para um ou dois carros por vez. Mesmo assim fazer este caminho na volta pode ser uma boa pedida sim.

Abç.

Marcelo J Manente
16/06/2015, 17:30
André,

Tava olhando seu planejamento e pensei: pq vc não roda mais um pouco e conhece El Calafate? São mais 683 Km de Los Antiguos. E com mais 254 Km vc já está em Torres del Paine, algo que sinceramente eu considero imperdível na Patagônia.
São dois lugares espetaculares.

Vc pode fazer assim. Ir de Los Antiguos direto a TDP ou Puerto Natales (mais 100 Km). No dia seguinte desfrute o parque o dia todo e saia de lá em torno das 18 h em direção a El Calafate. No dia seguinte faça um passeio de barco pelas geleiras e vá a geleira de Perito Moreno de carro no mesmo dia (não é preciso pagar nova entrada no parque).

Lembrando que lá no sulzão os dias são beeeeeem mais longos, Só escurece totalmente lá pelas 22:30 h o que nos deixa com mais tempo para rodar e ver belezas.

Abraço.

Andre Frederico
17/06/2015, 00:54
André,

Tava olhando seu planejamento e pensei: pq vc não roda mais um pouco e conhece El Calafate? São mais 683 Km de Los Antiguos. E com mais 254 Km vc já está em Torres del Paine, algo que sinceramente eu considero imperdível na Patagônia.
São dois lugares espetaculares.

Vc pode fazer assim. Ir de Los Antiguos direto a TDP ou Puerto Natales (mais 100 Km). No dia seguinte desfrute o parque o dia todo e saia de lá em torno das 18 h em direção a El Calafate. No dia seguinte faça um passeio de barco pelas geleiras e vá a geleira de Perito Moreno de carro no mesmo dia (não é preciso pagar nova entrada no parque).

Lembrando que lá no sulzão os dias são beeeeeem mais longos, Só escurece totalmente lá pelas 22:30 h o que nos deixa com mais tempo para rodar e ver belezas.

Abraço.

Essa parte da patagônia argentina já tem capítulos suficientes para uma nova estória, pretendo fazer uma viagem específica para lá, que inclusive pode ser de avião, alugando um carro para conhecer essas belezas (sem falar que o casal que vai comigo não tem tempo suficiente para fazer tudo).

Tenho um planejamento para 2016 ir de opala: http://deopalaaofimdomundo.blogspot.com.br/ , vamos ver se dá certo...

Surgiu outra dúvida, como se comporta a temperatura na carretera, faz frio mesmo?

Abraço

Marcelo J Manente
17/06/2015, 18:58
Essa parte da patagônia argentina já tem capítulos suficientes para uma nova estória, pretendo fazer uma viagem específica para lá, que inclusive pode ser de avião, alugando um carro para conhecer essas belezas (sem falar que o casal que vai comigo não tem tempo suficiente para fazer tudo).
Tenho um planejamento para 2016 ir de opala: http://deopalaaofimdomundo.blogspot.com.br/ , vamos ver se dá certo...
Surgiu outra dúvida, como se comporta a temperatura na carretera, faz frio mesmo?
Abraço

André,

Eu levei sorte na minha viagem, foi naquele ano que o verão bateu recordes de calor. Basicamente o frio mais forte foi só lá entre Cochrane e Vila O'Higgins. Dali para cima foi esquentando e em Puerto Montt Já estava de bermudas. Mas pode ser diferente este ano, nunca se sabe. Chegou a nevar nas montanhas ao redor de Cochrane na noite de ano novo.

Já na Argentina, na vez que eu fui a Ushuaia, o frio começou a pegar em Comodoro Rivadavia e de Rio Gallegos em diante é q a coisa pegou. Mas para quem mora em Curitiba como eu até que não foi muito grande o frio. Mínima de 8 e máxima de 16 em Ushuaia.

Em quantos dias vc pretende fazer a Carretera mesmo?

Olhando o seu roteiro de Opala. Não tenho certeza, mas acredito que o trecho de El Chalten até El Bolson já estará todo asfaltado até 2016, Assim vcs não precisarão fazer quase 2000 Km e sim uns 1200 Km.

Abç.

Andre Frederico
18/06/2015, 00:57
André,

Eu levei sorte na minha viagem, foi naquele ano que o verão bateu recordes de calor. Basicamente o frio mais forte foi só lá entre Cochrane e Vila O'Higgins. Dali para cima foi esquentando e em Puerto Montt Já estava de bermudas. Mas pode ser diferente este ano, nunca se sabe. Chegou a nevar nas montanhas ao redor de Cochrane na noite de ano novo.

Já na Argentina, na vez que eu fui a Ushuaia, o frio começou a pegar em Comodoro Rivadavia e de Rio Gallegos em diante é q a coisa pegou. Mas para quem mora em Curitiba como eu até que não foi muito grande o frio. Mínima de 8 e máxima de 16 em Ushuaia.

Em quantos dias vc pretende fazer a Carretera mesmo?

Olhando o seu roteiro de Opala. Não tenho certeza, mas acredito que o trecho de El Chalten até El Bolson já estará todo asfaltado até 2016, Assim vcs não precisarão fazer quase 2000 Km e sim uns 1200 Km.

Abç.

Oi Marcelo,

Pretendo fazer a Carretera em 7 dias (desde a entrada por Puerto Montt até a saída por Los Antiguos), de qualquer forma levarei roupa de frio, em 2013/14 fizemos uma viagem até o Chile, na maioria do caminho o termômetro da xterra marcava acima dos 40ºC, mas, no Cristo Redentor de los Andes numa diferença de 20 minutos saímos de 40ºC para 14ºC!!!

Esse roteiro do opala foi feito em 2011 (salvo engano), se essa viagem sair do papel esse roteiro será diminuído.

Em Villa O'Higgins pegou quanto de temperatura?

Abraço

Marcelo J Manente
18/06/2015, 06:06
Oi Marcelo,

Pretendo fazer a Carretera em 7 dias (desde a entrada por Puerto Montt até a saída por Los Antiguos), de qualquer forma levarei roupa de frio, em 2013/14 fizemos uma viagem até o Chile, na maioria do caminho o termômetro da xterra marcava acima dos 40ºC, mas, no Cristo Redentor de los Andes numa diferença de 20 minutos saímos de 40ºC para 14ºC!!!

Esse roteiro do opala foi feito em 2011 (salvo engano), se essa viagem sair do papel esse roteiro será diminuído.

Em Villa O'Higgins pegou quanto de temperatura?

Abraço

André,

Vila O"Higgins deu uns 8 a 14 e um dia deu garoa. Fiquei dois dias lá. Tem muitas caminhadas pra se fazer nos arredores da cidade pra quem gosta disso. Eu só fiz a do Ventisqueiro El Moscko (não lembro bem o nome) e do Mirante da cidade, coisa pouca. Fui de carro até o fim da Carretera, na placa que delimita a rutae e de carro tbm Fui até a fronteira do Paso Mayer que atualmente ainda não dá passagem a carros (a não ser os mais ousados), mas no futuro deve dar para passar de 4x4.
Roupa de frio é sempre bom levar, lá o tempo vira muito rápido.

Nussaaaaa, faz tempo q vcs planejam este passeio de Opala heim?

Abraço.

Andre Frederico
22/06/2015, 18:04
André,

Vila O"Higgins deu uns 8 a 14 e um dia deu garoa. Fiquei dois dias lá. Tem muitas caminhadas pra se fazer nos arredores da cidade pra quem gosta disso. Eu só fiz a do Ventisqueiro El Moscko (não lembro bem o nome) e do Mirante da cidade, coisa pouca. Fui de carro até o fim da Carretera, na placa que delimita a rutae e de carro tbm Fui até a fronteira do Paso Mayer que atualmente ainda não dá passagem a carros (a não ser os mais ousados), mas no futuro deve dar para passar de 4x4.
Roupa de frio é sempre bom levar, lá o tempo vira muito rápido.

Nussaaaaa, faz tempo q vcs planejam este passeio de Opala heim?

Abraço.

Rapaz, nem te conto...

Eram 4 meliantes para fazer essa viagem em 2013, postergamos para 2016 porque meu carro não ficou pronto, um amigo não conseguiu o dinheiro para a viagem e os outros 2 não se pronunciaram, vamos ver se em 2016 ela sai...

Obrigado pelas dicas, abraço.

Marcelo J Manente
23/06/2015, 17:13
Rapaz, nem te conto...

Eram 4 meliantes para fazer essa viagem em 2013, postergamos para 2016 porque meu carro não ficou pronto, um amigo não conseguiu o dinheiro para a viagem e os outros 2 não se pronunciaram, vamos ver se em 2016 ela sai...

Obrigado pelas dicas, abraço.

André,

Pois é colega. Meu caso quando fui sozinho na Carretera aconteceu mais ou menos assim. Haviam pessoas que iam comigo e que acabaram furando. Se eu não fosse sozinho acabaria ficando em casa triste e desanimado. Me enchi de coragem e fui sozinho com o meu portunhol malajambrado (kkk) e deu certo (com alguns probleminhas é claro).
O negócio é, se ninguém for junto, vai sozinho. Sabe-se lá se no ano seguinte vc vai ter saúde, tempo e dinheiro pra fazer o que vc quer.
Abç.

tarrc
27/08/2015, 18:55
André,

Pois é colega. Meu caso quando fui sozinho na Carretera aconteceu mais ou menos assim. Haviam pessoas que iam comigo e que acabaram furando. Se eu não fosse sozinho acabaria ficando em casa triste e desanimado. Me enchi de coragem e fui sozinho com o meu portunhol malajambrado (kkk) e deu certo (com alguns probleminhas é claro).
O negócio é, se ninguém for junto, vai sozinho. Sabe-se lá se no ano seguinte vc vai ter saúde, tempo e dinheiro pra fazer o que vc quer.
Abç.

Olá André estou dentro, entre em contato por e mail tarrc@erominas.com.br ou me adicioono watsaap 3598021379
Abracos

josino pereira mota
21/09/2015, 14:32
Oi André!
Em novembro passado fiz parte da ruta 40 e carretra austral, só que de moto.
Parte do itinerário, se ajudar em algo. Villa La Angostura-S. Martin de Los Andes- Junin- Pucon- Los Lagos- Osorno- Frutillar- Puerto Varas- Puerto Monti-Puerto Octay-Entre Lagos-S. Carlos de Bariloche-El Bolson- Esquel-Trevelin-Futaleufu- Vila Sta. Lucia-Puyuhape-La junta-Coihaique- Puerto Tranquilo-Chile Chico e retornamos pela ruta 3. A carretera austral no Chile estava em obras(asfalto). Lugares fantasticos que valem fazer com calma e apreciando.

josino pereira mota
21/09/2015, 14:36
Em Janeiro estarei saindo de camionete com destino a Cartagena na Colômbia, se alguém estiver disposto.

Andre Frederico
22/09/2015, 08:31
Depois de tanta programação, tantas viagens na internet, vou ter que congelar esse plano, a patroa arrumou um emprego e não terá férias para esse ano, mas, como toda informação na internet é válida, voltaremos a esse post em breve...
Josino, já tinha alterado nosso roteiro para inclusão desses lugares que falou, vou fazer de tudo para conhecer a Carretera no ano que vem, esse asfalto para nós não é uma boa notícia mas temos que aceitar, para quem vive lá é fundamental...
Abraço
512521

josino pereira mota
22/09/2015, 09:26
Bom dia André!
A viagem começa quando começamos a planejar.
Não deixe de correr atrás do sonho, só levamos dessa vida os momentos vividos.

Grande abraço.