Ver Versão Completa : Tracker 07/08 Preta - TK
Alex SPI
12/06/2015, 00:20
Amigos do fórum,
Hoje 11/06/2015 consegui comprar um Tracker 07/08 que fez 43.113Km quando entrou na minha casa.
O carro era da filha de um amigo do serviço e apesar de estar em outra cidade eu conheço o carro.
Deixei de terminar a garagem da minha casa (mas vou por um toldo pra protegê-lo) para comprá-lo e o melhor, com o total apoio da minha esposa.
Apesar da dona não ter a NF (não conseguiu achar e o carro está em nome do marido dela), mas não liguei porque como disse eu conheço o carro e no manual tem número da nf e etc.
Ela está com um pequeno barulho de válvula batendo e um chiado que parece do tensor da correia na frente (to preocupado com isso, se não for tensor acho que tô frito), vou postar no tópico suzuki e conforme descobrir e corrigir posto aqui.
Próximos passos, trocar óleo, filtro óleo, filtro combustível e depois listar os itens (alguns estéticos) que faltam e correr atrás (tampa pra não ver o porta-malas, pino para deitar banco traseiro (puxa pra cima) etc).
E claro, precisa de um trato, uma boa lavada e polimento.
Mesmo com tudo isso, adorei o carro e a família também, espero que ele traga boas alegrias.
Abraço a todos.
Alex
Bom dia! Parabéns pela VTR, que lhe traga muitas alegrias e trilhas off Road, forte abraço.
Alex SPI
12/06/2015, 08:32
Valeu Herick,
Obrigado.
Alex SPI
17/06/2015, 21:36
Atualização 16/06/2015:
Quando peguei tinha passado quase 2mil km da última troca e a dona não sabia qual óleo usava.
- Troca do óleo do motor: ACDELCO 5W30 semi-sintético;
- Troca do filtro de óleo: Tecfil PSL 145;
- Troca do rolamento do tensor da correia (o que fica na parte superior) - não tinha a correia pra comprar (fica para trocar após compra)
Notei um barulho estranho, mas como não conheço o barulho original da tracker vou compartilhar no tópico suzuki para ver se alguém me ajuda.
Ricardo Passoni
17/06/2015, 21:59
Alex vc tem um excelente 4x4 na mão! Estou no meu 2 Grand Vitara , antes um 98 que vendi com 149000 km , agora uma Tracker que ja rodei 106000 km , manutencao , troca de oleo motor , diferenciais ( faça o quanto antes e cambio tambem) tem um kit de revisao completo na www.suzucar.com.br e na www.alternativa4x4.com.br vale a pena comprár , barulhos veja as dobradiças do caput , que fazem barulho, no coletor a parte de aluminio tem uns parafusos que podem estar soltos, e tambem as borrachas da barra estabilizadora e das bieletas .
Bom precisando estamos aqui para ajudar.
Abraço
Alex SPI
17/06/2015, 22:13
Ricardo,
Valeu pela dica, acabei de postar o som do barulho no tópico suzuki:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo.html#post2287704
As dobradiças do capo estão boas, mas a parte de cima do capo que prende nelas (gancho) está um pouco gasta e tinha realmente um belo grilo. Resolvi com aquela espuma em rolo que usa para colocar entre alto-falante e cx. de som e o grilo sumiu, ficou muito bom.
O coletor de alumínio faltava uns parafusos e foram colocados e reapertados os existentes.
Neste fim de semana vou olhar com carinho as bieletas e barra estabilizadora.
obrigado.
Alex SPI
17/06/2015, 22:34
A propósito, quero ressaltar que a cada dia que passa estou mais apaixonado pelo TK, tirando o barulho, rssss.
Alex bom dia! Leve em outro mecânico e mande passar um scanner, ademais a especificação de fábrica manda colocar esse óleo? Confira no manual
Ricardo Passoni
18/06/2015, 08:20
Alex bom dia escutando o barulho do motor parece digo parece os tuchos , pergunto ele depois de rodar alguns km , algo como 40/50 km o barulho persiste? como esta o nível do óleo ? , pois quando a minha faz na partida é batata esta precisando completar óleo ( coisa de 500 ml) , mas estou usando o 10w40 semi sintético Mobil 1 , e como vc esta em uma região mais fria isso pode interferir creio eu um pouco .
Mas provavelmente alguém com mais experiência de dar um pitaco aqui , esta realmente no nível o óleo? na vareta entre o meio e para cima próximo do máximo?
Abraço
Alex SPI
18/06/2015, 08:24
Herick bom dia
Vou ver outro mecânico, mas na minha cidade esse que levei é o mais confiável.
Quanto ao óleo é muitos modelos, mas vi que os donos usam de tudo 5w30, 10w40, 15w40 e 20w50 é uma confusão, no manual fala do 5w30, vem com 10w30 mas temperaturas maiores o 20w50, ainda estou confuso com isso.
Talvez eu troque de óleo por um 20w50 e mande verificar se tem borra e limpar.
O duro é levar a TK para outro mecânico (outra cidade) e ter que deixar o carro, ai complica pra mim.
Alex SPI
19/06/2015, 17:51
Um item que está me incomodando é que falta 01 calota do centro da roda, e só vi preços acima de R$100,00, alguém sabe de algum outro local que venda, sem ser suzucar ou alternativa4x4?
Alex SPI
20/06/2015, 17:19
Problema descoberto e segue os relatos - pg 2 post 14:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-2.html#post2288683
shirleysilva
20/06/2015, 22:31
Boa Noite! Que bom este topico tb esta me ajudando mto.
Veja pelo lado positivo, depois que resolver o problema, a VTR vai ficar zerada, vale o investimento, com o tempo você vai deixá-la ao seu gosto, forte abraço.
Alex SPI
21/06/2015, 08:04
Shirley, que bom que está te ajudando e espero que ajude outros também.
Herick,
Ontem quando fui dormir, pensei num monte de hipóteses, ex:
- propor para ex-dona que é conhecida da família pagar tudo ou parte do prejuizo, já que paguei acima da tabela pelo estado geral do carro;
- e caso ela não aceite, propor a devolução do carro e procurar outro (isso se a ex-dona aceitar).
Confesso que a 2a. opção esta me tentando, porque com a aquisição da TK fiquei liso e não quero emprestar dinheiro do banco para fazer manutenção e muito menos da familia (parte pai) que já está metendo o pau por comprar um carro desse o veio disse "e agora como vc vai fazer?"
Não sei, rsss ..... tem que rir pra não chorar.
Não queria deixar o carro parado, vamos ver amanhã quando eu esfriar a cabeça.
Desculpem o desabafo.
Abraço e bom dia.
hercilio.neto
21/06/2015, 17:07
Alex,
Compreendo a sua frustração, afinal colocou as suas economias em um veículo que julgava não ter nada para fazer e descobriu que este escondia problemas que consumirão outros trocados.
Comprar ou vender carro de (ou para) pessoas conhecidas ou amigas podem resultar nessa parte desagradável de se discutir o negócio depois de feito.
Veja, o estado geral do veículo é realmente bom - tanto que o mecânico estranhou a condição do motor - e provavelmente a antiga proprietária desconhecia o problema.
O uso exclusivamente por mulheres não é garantia de que o carro tenha sido bem cuidado. Normalmente as mulheres são zelosas no trânsito e cuidadosas com a conservação mas deixam a desejar no que se refere aos cuidados com a mecânica.
Tenho como base o patroamóvel daqui de casa. De vez em quando pego o carro para ver o nível de óleo e eventualmente a hora da troca, a embreagem eu acabo trocando antes de 3 anos de uso e as pastilhas, quando vejo, já está no ferro-com-ferro.
Dito isso, sugiro que você vá fazendo esses acertos mecânicos com calma. Evite a tentação do Jaque.
A troca da corrente é imprescindível e urgente?
Esse sistema não tem esticador de corrente?
Pense que após fazer tudo o que tiver que ser feito, terá um carro lindo e muito confiável que te trará muitas alegrias, afinal, você não cometerá nenhum dos erros da antiga proprietária.
Boa sorte.
Alex SPI
21/06/2015, 19:19
Hercílio,
Hoje fui dar um tempo pra não pensar no carro.
Mas não tem jeito e acabei conversando com outras pessoas que viram o carro e após uma boa conversa comecei a pensar na parte boa: minha esposa adorou o carro e meu filho também e eu queria um 4x4 e como disse antes o estado geral (lata, tapeçaria etc) do carro estão ótimos e todos que viram, inclusive os "corretores/picaretas" como chamamos por aqui, confirmaram o estado do carro (isso me deixou contente) e a resposta é sempre a mesma, "como a dona deixou o carro ficar assim na parte mecânica não faz sentido pelo estado do carro".
Voltei para casa a pouco e minha esposa me disse, vamos dar um jeito de arrumar e ficar com o carro para ter futuras alegrias.
Amanhã vou falar com a ex-dona e ver no que dá.
Acredito que o ideal neste momento seria trocar todo o kit para não ter dores de cabeça posteriormente ao invés de tentar trocar somente os tensores.
O duro é o $ pra arrumar, mas.....
A tempo, obrigado pelas palavras Hercílio, valeu mesmo.
Shirley, que bom que está te ajudando e espero que ajude outros também.
Herick,
Ontem quando fui dormir, pensei num monte de hipóteses, ex:
- propor para ex-dona que é conhecida da família pagar tudo ou parte do prejuizo, já que paguei acima da tabela pelo estado geral do carro;
- e caso ela não aceite, propor a devolução do carro e procurar outro (isso se a ex-dona aceitar).
Confesso que a 2a. opção esta me tentando, porque com a aquisição da TK fiquei liso e não quero emprestar dinheiro do banco para fazer manutenção e muito menos da familia (parte pai) que já está metendo o pau por comprar um carro desse o veio disse "e agora como vc vai fazer?"
Não sei, rsss ..... tem que rir pra não chorar.
Não queria deixar o carro parado, vamos ver amanhã quando eu esfriar a cabeça.
Desculpem o desabafo.
Abraço e bom dia.
Bom dia Alex! Converse com a antiga proprietária e proponha a divisão dos custos, tenho certeza que ela não vai encrencar, visto que ela não tem noção de como estava a mecânica da Tracker, na torcida para que dê tudo certo, forte abraço.
Ricardo Passoni
22/06/2015, 08:36
Alex se realmente precisar trocar tudo , o que ao meu ver seria melhor , diante do problema apresentado, não caia em tentação de comprar um kit de corrente genérico, compre o original que tem na Suzucar . Fico aqui na torcida do desenrolar , pois vc tem um baita carro na mão !E não desanima não , já pensou quantos obstáculos temos que superar em uma vida toda ! Esse vc tira de letra !
Abraço
Alex SPI
22/06/2015, 10:23
Atualização post 21
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-2.html#post2289137
A mecânico sugeriu troca das engrenagens, to frito.
shirleysilva
22/06/2015, 21:25
Boa Noite Sr. Alex , comprei meu carro de uma outra mulher e como disse o Sr. Hercilio nao significa confianca. Tambem irei gastar um bom dinheiro. Mas nao vou desistir vou arrumar minha Tracker e deixa- la bem. Vou colocando fotos , para o sr. nao desanimar. Bom mas gostaria de uma ajuda fui pegar a br e notei que o capo parecia que estava solto , parei o carro e fui verificar, mas nao tinha nada . O que pode ser , parece que vai abrir a qualquer momento.
Alex SPI
22/06/2015, 21:55
Shirley,
Por coincidência assim que peguei a Tracker e vim pra minha cidade o capô também parecia que ia sair/levantar, rss.
Nas laterais da base ou frente da tracker tem um "pino" de borracha que é de rosca conforme a foto pontos destacados em vermelho.
É só regular/erguer eles que fica tudo bem, deixando sempre o capo bem alinhado com as laterais e veja senão tem folga no trinco/trava onde fecha o capo.
E não precisa me chamar de Sr., aqui somos todos amigos.
Espero ter te ajudado, qualquer coisa me fale.
Alex
Alex SPI
22/06/2015, 22:07
Ricardo e Herick
Acho que vou ficar com a TK, liguei para o marido da ex-dona, e ele falou na lata, "devolve o carro se não te serve, o carro ta inteiro isso poderia ter acontecido com qualquer um, mas da pra te ajudar nas despesas", boa notícia, mas....
Ele quer ajudar com metade, mas somente do que ele acha que é necessário, ou seja, trocar apenas uma corrente ou somente o tensor e por um paralelo, é mole.
Amanhã falo com ele novamente, com mais calma.
Acho que vou levantar uma grana no Bco e trocar tudo, inclusive as engrenagens, afinal já comprei até tapetes novos pra ela, rssss.
A bronca vai ficar uns 3.500 entre peças (suzucar, mas já estou vendou outro local um pouco mais em conta) MO e fretes.
Só que depois de pronta vai realmente fazer jus a km rodada.
Estão todos desanimados aqui em casa, mas no final da tudo certo.
shirleysilva
22/06/2015, 22:09
Obrigada Alex , amanha pela manha vou verificar , valeu a dica espero que essas borrachas estejam la. Como disse a outra dona nao cuidava bem. Eu estava vendo em outros topicos e fiquei assustada as pecas de reposicao da tracker sao caras. Farei aos poucos a revisao kk. Ate mais obrigada.
hercilio.neto
22/06/2015, 23:03
Alex,
Estou achando um pouco caro esse orçamento.
Desconheço o custo dessas peças da Tracker, mas por esse valor é possível retificar motores inteiros.
Aceite a cooperação dos antigos proprietários, mas providencie você mesmo o serviço.
Considere que quando compramos carros usados, podem ter sido feitos reparos com peças paralelas ou usadas. Então se você colocar tudo novo (com a colaboração, ainda que pequena, dos antigos proprietários) estará no lucro.
Certa vez, há muito tempo atras, comprei um Uno usado em uma loja e constatei que a embreagem não estava boa. O cara me propôs trocá-la, mas percebi que seria por uma retificada. Perguntei quanto isso custaria a ele, e aceitei um desconto no valor desse custo. Troquei a embreagem por uma nova, lógico, mesmo custando mais do que o desconto que obtive. Anda assim considerei que foi um bom negócio, fiquei mais seguro. É questão de conversar.
hercilio.neto
22/06/2015, 23:12
Boa Noite Sr. Alex , comprei meu carro de uma outra mulher e como disse o Sr. Hercilio nao significa confianca. Tambem irei gastar um bom dinheiro. Mas nao vou desistir vou arrumar minha Tracker e deixa- la bem. Vou colocando fotos , para o sr. nao desanimar. Bom mas gostaria de uma ajuda fui pegar a br e notei que o capo parecia que estava solto , parei o carro e fui verificar, mas nao tinha nada . O que pode ser , parece que vai abrir a qualquer momento.
Shirley,
Teremos um tópico da sua viatura?
Não precisa me chamar de senhor... ainda sou um pré-idoso... ha ha!
Ricardo e Herick
Acho que vou ficar com a TK, liguei para o marido da ex-dona, e ele falou na lata, "devolve o carro se não te serve, o carro ta inteiro isso poderia ter acontecido com qualquer um, mas da pra te ajudar nas despesas", boa notícia, mas....
Ele quer ajudar com metade, mas somente do que ele acha que é necessário, ou seja, trocar apenas uma corrente ou somente o tensor e por um paralelo, é mole.
Amanhã falo com ele novamente, com mais calma.
Acho que vou levantar uma grana no Bco e trocar tudo, inclusive as engrenagens, afinal já comprei até tapetes novos pra ela, rssss.
A bronca vai ficar uns 3.500 entre peças (suzucar, mas já estou vendou outro local um pouco mais em conta) MO e fretes.
Só que depois de pronta vai realmente fazer jus a km rodada.
Estão todos desanimados aqui em casa, mas no final da tudo certo.
Alex bom dia! Faça o que o seu coração mandar, se for devolver a TK, dê um tempo e analise bem a questão de um usado, independente de qual for, tem que ter reserva$$$$ para eventuais manutenções, mas se for ficar fique sabendo que vai estar com uma VTR zerada e que tão cedo não lhe trará problemas, óbvio que o serviço tem que ser bem feito e com peças originais, "nunca" paralelos, ademais converse com a patroa, elas são mais sensatas no quesito carro ou VTR, forte abraço.
Alex SPI
23/06/2015, 09:53
Hercílio,
Esse preço é completo para o comando: 2 correntes, tensores etc + as 4 engrenagens tudo original suzuki.
Achei a pouco numa auto peças renomada da GM e o vendedor garantiu peça original (simbolo GM, mas etiquetas todas SGP (suzuki genuine parts) por R$2.750,00 todos os itens, mas sem a junta.
Com MO e pretendo trocar as 2 correias e jg de velas.
No final vai berar os R$3.500, se por tudo paralelo fica tudo entre R$ 1.500 a R$ 1.700.
To tentando levantar a grana, já prevendo não ter ajuda do ex-proprietário, mas tá difícil.
Acredito ter notícia até o final do dia.
Alex SPI
23/06/2015, 14:23
Acordo feito, vou ficar com o carro e fazer trocar tudo que tem direito.
Atualização:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-3.html#post2289627
shirleysilva
26/06/2015, 00:31
Boa Noite ! Alex e Hercilio , nao os chamarei mais de senhor pode deixar kkk tb sou uma pre-idosa. Qto ao topico da minha tracker tera que esperar um pouco , estou muito aborrecida hoje pelamanha qdo estava indo trabalhar um rapaz bateu na lateral da tracker. Eu estava parada no sinal de transito e ele deu re saindo do supermercado . Estou bastante chateada , semana passada foi Alex desabafando hoje sou eu. Quando estava comecando aos poucos arrumar meu carro vem uma pessoa e bate . Bom rapazes vou ficar um tempo sem aparecer por aqui mas agradeco a vc Alex pelo respeito e atencao que teve comigo , por enquanto vou me recolher porque nao ta facil. Ate mais !
Acordo feito, vou ficar com o carro e fazer trocar tudo que tem direito.
Atualização:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-3.html#post2289627
Bom dia Alex! Show, sábia decisão, estarei acompanhando o renascimento da TK, forte abraço.
Alex SPI
26/06/2015, 09:16
Shirley,
Muitos me disseram para não desanimar e gostaria de te dizer uma frase que minha esposa me disse e me ajudou muito e que já é conhecida de todos, mas nunca lembramos dela "pensamentos positivos atraem coisas boas, nos levam pra frente, senão a curto prazo, mas com certeza a médio e longo. Já pensamentos ruins já viu nem vou falar pra não atrair e já sabemos o resultado". E depois ela me perguntou: "Então, o que você vai fazer, no que vai pensar?"
Sei que é duro passar por isso, eu já passei pro algo parecido, mas levante a cabeça, tudo tem um propósito e vai dar certo, e, precisando, estamos todos aqui para ajudar no que for possível.
Obrigado Herick,
Estou ansioso pelo "renascimento" (gostei dessa) e graças à você, Eder, Hercílio, Shirley, enfim, todos que me ajudaram com dicas e conselhos ela vai sair zero Km.
Abs
Alex
Alex SPI
06/07/2015, 10:19
Atualização..
O carro ficou pronto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-3.html#post2293763
E já está com tapetes internos novos (depois posto fotos)
Próximos itens que eu pretendo fazer:
- trocar o filtro de ar condicionado;
- trocar óleos dos diferenciais;
- lavagem geral e polimento com cristalização 3m (irá demorar pois será feito em outra cidade)
- tirar o insulfilm e colocar um novo;
Mas antes tenho que arrumar outra coisa:
- Não sai água no limpador traseiro e toda vez que aciono faz barulho de agua na coluna da porta em cima da cabeça do motorista entre a coluna e o teto.
Isso não sei como resolver, será que terei que desmontar o forro do teto?
Ricardo Passoni
06/07/2015, 11:07
Alex que bom que deu tudo certo , agora e curtir a viatura !! Quanto ao esguicho traseiro aperta por mais uns segundos que deve sair , ou então esta entupido o esguicho a saída , pois pega bastante poeira aquela região , com um alfinete ou algo mais fino cutuca e veja se resolve , veja também a bomba elétrica o que descarto , pelo o que vc falou faz barulho .
Abraço
Alex SPI
06/07/2015, 14:28
Valeu Ricardo,
Curtir e muito e a família tá muito feliz também.
Parei o carro na garagem e quando meu filho saiu na porta disse com um sorrisão estampado: "papai, papai, nosso carro voltou, vamos dar uma volta?"
Vou ver se consigo testar o esguicho hoje e comento aqui.
shirleysilva
13/07/2015, 23:10
Boa Noite Alex! Desculpa por nao ter respondido antes ,toda vez que eu estou um pouco triste venho aqui e leio o que vc escreveu pra mim. Eu estava lendo um relato no forum da loba na maioria das vezes estamos aqui para aprender um pouco sobre nossos carros ,jipes e brinquedos de gente grande. Mas ela deu o relato do acidente que aconteceu com ela e que felizmente ela esta bem. desanimamos as vezes mas o que impulsiona mesmo sao as palavras amigas , deixo aqui meu obrigado a vc e ao Sr.Hercilio. Obrigada.
Atualização..
O carro ficou pronto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/150337-barulho-no-motor-apos-troca-oleo-3.html#post2293763
E já está com tapetes internos novos (depois posto fotos)
Próximos itens que eu pretendo fazer:
- trocar o filtro de ar condicionado;
- trocar óleos dos diferenciais;
- lavagem geral e polimento com cristalização 3m (irá demorar pois será feito em outra cidade)
- tirar o insulfilm e colocar um novo;
Mas antes tenho que arrumar outra coisa:
- Não sai água no limpador traseiro e toda vez que aciono faz barulho de agua na coluna da porta em cima da cabeça do motorista entre a coluna e o teto.
Isso não sei como resolver, será que terei que desmontar o forro do teto?
Se está fazendo barulho de água, provavelmente há vazamento, desmonte e verifique se não há interrupção na mangueira, essa água correndo dentro da coluna poderá te trazer um prejuízo grande a longo prazo, vai apodrecer tudo por dentro...
eu sugiro a troca da mangueira, se está seccionada pode estar rachada e provavelmente vai resgar de novo.
[]'s
Alex SPI
15/07/2015, 14:32
Shyrlei, como disse se precisar estamos (não só eu, como todos do forum) a disposição para ajudar.
Tuna,
Vou ver isso, ainda não mexi por causa da chuva que que não para aqui na cidade, ta todo mundo ficando verde de mofo, kkkk.
Assim que mexer eu posto aqui, valeu.
Shirley,
Muitos me disseram para não desanimar e gostaria de te dizer uma frase que minha esposa me disse e me ajudou muito e que já é conhecida de todos, mas nunca lembramos dela "pensamentos positivos atraem coisas boas, nos levam pra frente, senão a curto prazo, mas com certeza a médio e longo. Já pensamentos ruins já viu nem vou falar pra não atrair e já sabemos o resultado". E depois ela me perguntou: "Então, o que você vai fazer, no que vai pensar?"
Sei que é duro passar por isso, eu já passei pro algo parecido, mas levante a cabeça, tudo tem um propósito e vai dar certo, e, precisando, estamos todos aqui para ajudar no que for possível.
Obrigado Herick,
Estou ansioso pelo "renascimento" (gostei dessa) e graças à você, Eder, Hercílio, Shirley, enfim, todos que me ajudaram com dicas e conselhos ela vai sair zero Km.
Abs
Alex
Bom dia Alex! Cara que notícia boa, que a TK que lhe muitas alegrias e realizações tanto no on Road quanto no off Road, isso mesmo, fique atento a qualquer barulho estranho, porque o motor está zerado e precisa de todo cuidado, principalmente fazer a primeira troca de óleo antes do prazo estipulado, forte abraço pra você e família
acompanhando e torcendo...
Alex SPI
20/07/2015, 09:01
Atualizando o item esguicho traseiro...
Na última sexta resolvi arrumar a chuva parou um pouco (estou sem garagem) então fiquei dentro do carro desmontando.
Não estava mais fazendo nenhum barulho o que me preocupou, então desmontei a proteção da coluna interna lado do motorista para ver o que tinha ali, pensa num trabalho para não quebrar as presilhas.
A mangueira estava bem sem sinal de dobras / trincas ou vazamentos de água, liguei a chave e fui testar, já com uma toalha dentro para secar caso vazasse água pros bancos.
E pra minha surpresa... nada e começou a jogar água no parabrisa traseiro, testei algumas vezes e tudo bem, então fechei.
Não entendi nada, o que estava fazendo aquele barulho de água, mas o importante é que funcionou. Mas percebi que a água estava fraca inclusive na frente.
Assim que a chuva parou, fui olhar as mangueiras a partir da saída do reservatório e descobri que uma estava derretida num ponto, ela estava enconstando nos canos de ferro do freio.
Passei fita isolante e parou de vazar.
Problema resolvido em partes.
Descobri que as mangueiras estão trocadas na saída do reservatório.
Quando esguicho para o parabrisa dianteiro ele aciona, mas a água sai no traseiro e vice-versa.
Tentei tirar as mangueiras onde encaixam nos motores (detalhe foto) que são 2, mas não tive sucesso, parecem grudadas com cola de tão dura.
Alguém tem alguma idéia de como tirar sem estragar as mangueiras ou os motores de esguicho?
Bom dia Alex! Pode até ser mesmo que colaram, pois se estão trocadas, o motorzinho deve ter sido trocado também, acho que o único jeito é recortar com muito cuidado com uma faca, em lojas de peças automotivas vende esse tubo e suas conexões de emenda