PDA

Ver Versão Completa : Tombei minha Bandeirante - Dicas e Ajuda para um novato!



Radaparme
10/06/2015, 00:19
Amigos! Sou novo aqui no fórum e também no mundo 4x4. Infelizmente logo após de realizar meu sonho de comprar minha band (curta 81), sofri um acidente e detonei o Jeep. Estava andando no asfalto a uns 80km e com o pé no fundo do acelerador para passar um caminhão que estava muito lento na pista da direita, quando o cara que estava atrás do caminhão resolveu me podar sem pisca nem nada... minha reação instintiva foi de pisar nos freios com tudo e depois só lembro do estouro, assim como pisei o Jeep se desgovernou de imediato e tombou duas vezes... Por sorte estava de sinto e sai apenas com arranhões (não sei como pois do lado do motorista destruíu a lateral e quebrou todos vidros)... O orçamento do concerto entre peças, pintura e chapeação já está em 15mil... Enfim, comecei com o pé esquerdo, mas serviu como lição e pretendo concertar a máquina e levar isso como experiência... O que gostaria de saber é:

O que posso fazer para melhorar a estabilidade, frenagem, segurança em geral do Jeep para que ele não se perca assim tão fácil? Ou será que devo apenas esquecer de ultrapassar e curtir a viajem nos 60km por hora...? Todo tipo de opinião será bem vinda...

Abraços

fabiano r
10/06/2015, 07:59
Amigos! Sou novo aqui no fórum e também no mundo 4x4. Infelizmente logo após de realizar meu sonho de comprar minha band (curta 81), sofri um acidente e detonei o Jeep. Estava andando no asfalto a uns 80km e com o pé no fundo do acelerador para passar um caminhão que estava muito lento na pista da direita, quando o cara que estava atrás do caminhão resolveu me podar sem pisca nem nada... minha reação instintiva foi de pisar nos freios com tudo e depois só lembro do estouro, assim como pisei o Jeep se desgovernou de imediato e tombou duas vezes... Por sorte estava de sinto e sai apenas com arranhões (não sei como pois do lado do motorista destruíu a lateral e quebrou todos vidros)... O orçamento do concerto entre peças, pintura e chapeação já está em 15mil... Enfim, comecei com o pé esquerdo, mas serviu como lição e pretendo concertar a máquina e levar isso como experiência... O que gostaria de saber é:

O que posso fazer para melhorar a estabilidade, frenagem, segurança em geral do Jeep para que ele não se perca assim tão fácil? Ou será que devo apenas esquecer de ultrapassar e curtir a viajem nos 60km por hora...? Todo tipo de opinião será bem vinda...

Abraços

Bom dia Amigo!

Bah lamento mesmo o que aconteceu e admiro de cara você já estar tentando recuperar a band, passei por isso a pouco tempo, também capotei minha band que também é curta e também é 81.

Amigo no meu caso alguns amigos me ajudaram muito outros conseguiram as peças a um bom preço, a reforma ficou em 13k.

Quanto a estabilidade é algumas coisas podem ser feitas, barra estabilizadora ajuda muito, verificar folgas nos terminais e pivos e na caixa de direção. No meu caso o acidente ocorreu devido uma derrapagem em estrada de terra com pedra solta e logo após iniciar a chuva. Quanto a band ficar bandoleira quando pisa forte no freio cara já fiz de tudo, recentemente troquei o kit do freio dianteiro de disco simples com pinça de opala para disco ventilado com pinça original varga ficou com um freio excepcional mas se pisar com tudo ela puxa para a direita e isso até hoje sempre fez e nunca consegui resolver então me policio principalmente no asfalto para não pisar forte no freio.

Faz o seguinte cria um tópico na frota 4x4 conta sua história posta fotos da band que o pessoal vai acompanhar e lhe ajudar no que for possível, dai faz uma relação das peças que você precisa pois pode ser que algum amigo tenha algo que não ocupe em casa e possa lhe ajudar.

No mais boa sorte no reparo, o que eu puder ajudar fico a disposição.

Abs.

Fabiano

GuilhermeWeigert
10/06/2015, 08:25
Amigos! Sou novo aqui no fórum e também no mundo 4x4. Infelizmente logo após de realizar meu sonho de comprar minha band (curta 81), sofri um acidente e detonei o Jeep. Estava andando no asfalto a uns 80km e com o pé no fundo do acelerador para passar um caminhão que estava muito lento na pista da direita, quando o cara que estava atrás do caminhão resolveu me podar sem pisca nem nada... minha reação instintiva foi de pisar nos freios com tudo e depois só lembro do estouro, assim como pisei o Jeep se desgovernou de imediato e tombou duas vezes... Por sorte estava de sinto e sai apenas com arranhões (não sei como pois do lado do motorista destruíu a lateral e quebrou todos vidros)... O orçamento do concerto entre peças, pintura e chapeação já está em 15mil... Enfim, comecei com o pé esquerdo, mas serviu como lição e pretendo concertar a máquina e levar isso como experiência... O que gostaria de saber é:

O que posso fazer para melhorar a estabilidade, frenagem, segurança em geral do Jeep para que ele não se perca assim tão fácil? Ou será que devo apenas esquecer de ultrapassar e curtir a viajem nos 60km por hora...? Todo tipo de opinião será bem vinda...

Abraços

Poxa, fiquei triste por ti cara. Capotar é algo do qual nunca presenciei ou sofri, mas que deve doer, isso deve.

Sorte na recuperação da Band. Sobre a questão do cara te "podar", se tu anotou a placa, vai atrás. Se ele fez errado, vai atrás.
As leis de trânsito estão mais flexíveis, se você não teve culpa e tem a placa do veículo que lhe causou o problema, tu tem direito.
Mas uma coisa precisa ser dita, vai te doer, mas vou falar. Não anda com o pé embaixo, a Band não foi feita para isso. A minha é uma 98 e mesmo assim ando no máximo até 90 Km/h.

Maggion
10/06/2015, 08:39
cara que pena que tenha tido esse susto.
mais ainda bem que foi so o susto mesmo.

poe fotos do estrago, e providencia um belo santo antonio interno..

o que eu puder ajudar tbm estou a disposição. principalmente p dar "pitaco"..

boa sorte

Sergio c
10/06/2015, 08:42
Radaparme, acidente de trânsito já é um martírio e capotamento acho que é pior ainda, mas felizmente, foram só danos materiais. A gente sente, mas a vida segue.
Infelizmente no Brasil para tudo tem boas leis, inclusive para o trânsito, mas poucos cumprem e a punição deixa a desejar. No trânsito é um salve-se quem puder......
Como o colega Fabiano mencionou, crie um tópico no frota 4x4 com algum fone p contato, com algumas fotos e as peças que vc vai precisar, sempre tem algum colega que tenha alguma peça ou saiba quem as tenha. Um abraço.
Como vc não tem 50 posts, não é possível mandar MP.

hercilio.neto
10/06/2015, 10:35
Poxa amigo, que pena.
Mas quando se sofre um acidente desses, temos que dar graças a Deus porque ninguém se machucou.
Diante de casos como o seu e do Fabiano, o santantonio ou uma gaiola interna subiram na escala das prioridades do meu jipe.

Se entendi o seu relato, o jipe não apenas tombou, ele capotou duas vezes. Ou seja, deve ter estragado o teto, quadro de parabrisa, portas e tudo que está acima da linha de cintura do carro. É isso?
Aguardamos fotos para opinar.

A direção e suspensão da Band são um caso sério. Tudo foi projetado para ser robusto e nada para ser preciso.
Dá pra melhorar buscando diminuir as folgas na caixa de direção e terminais. O pino central é outro que apresenta folga crônica (voce regula e a folga volta) e a solução é trocar por um conjunto roletado.
Barra estabilizadora e amortecedor de direção ajudam muito a dirigibilidade na estrada.
Na suspensão, o que melhora são bons amortecedores.
Freios bem regulados são imprescindíveis. Freios a tambor são impossíveis de regular, portanto, devem ser trocados por freios a disco, ao menos no eixo dianteiro.
De resto, é ter a consciência de que o Bandeirante é um veículo pesado, com centro de gravidade alto e sem recursos tecnológicos de segurança.

Fband
10/06/2015, 10:58
Meus sinceros sentimentos pelo acidente! Mas graças a Deus que você está bem!

Já pensou em partir para uma carroceria completa de fibra? Assim você se livra do maior medo das band`s, a ferrugem!
Entra em contato com a fiber4x4.

Grande abraço!!

Radaparme
10/06/2015, 11:42
Amigos! Muito obrigado primeiramente pela atenção nas respostas.

A respeito do cara que me podou, não deu tempo de ver a placa e a pessoa só deve ter visto eu capotando pelo retrovisor e não teve a dignidade de parar para prestar socorro... mas enfim, o transito é uma arena e dessa vez eu que sofri as consequências, mas como falaram só poço agradecer por não ter me machucado e estar vivo sem sequelas...

Em relação a postagem na frota 4 x 4, é outro site? Como funciona?

Até agora achei as peças que vou precisar em SP numa loja chamada Toyocap, tentei chorar no preço mas não teve jeito. Vou precisar do teto 2mil, curvão esquerdo 750, porta 1.500. Total 4.250 fora o frete pra trazer pra minha cidade. O resto é peça que acho por aqui mesmo, piscas, borrachas, vidros etc...

Passei em todos chapeadores aqui da minha cidade, a maioria "refugou" o serviço, só querem saber de carro novo... mas achei um que vai pegar porem quer 10mil. A boa noticia é que ele vai reformar toda ela, demos uma mexida na pintura que trincou e ela estava com muita massa por baixo e muitos pontos mal feitos, coisa que iria me dar problemas no futuro então pensando pelo lado bom vou reformar toda ela e deixar a lata zero bala. A má noticia é que ele me prometeu ela só pra daqui 03 meses mas o cara é caprichoso está a 25 anos no mercado.

Em relação a segurança acho que a primeira coisa que vou fazer será botar os freios a disco conforme a indicação de vocês. O estabilizador ela já tem no eixo traseiro, o mecânico que instalou pra mim disse que não conseguiu botar no eixo dianteiro pois não tem espaço. Será que devo tentar mesmo assim para melhorar? Infelizmente meu conhecimento técnico é zero, fico na mão dos mecânicos, por sorte aqui no fórum consigo pegar muitas dicas e aprender com quem entende do negocio.

O mais difícil está em aceitar que o principal culpado fui eu, realmente tive a imprudência de pisar fundo nela sabendo que ela tem suas limitações. Tive de aprender da pior maneira possível mas da próxima vez que me podarem não freio, se eu tivesse arrebentado a traseira do cara o estrago seria menor e o fia da p**** teria parado ... heheheh "Vamos rir pra não chorar, né hehehe"

Abraços!


504071504072

Maggion
10/06/2015, 12:41
:shock::shock:
vc parou em pe????

creio que nao deu PT no teto nao.
Aparentemente da p alinhar ele. (me corrijam se eu estiver errado)

boa sorte e poe uma lista de peças...

ah o "Frota 4x4" e uma area do forum um pouco mais p cima

Diogo_Vargas
10/06/2015, 13:21
Boa sorte na empreitada, o Frota 4x4 é desse forum mesmo, abre um tópico para a sua band lá, segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/

A tem os caras aqui de Porto Alegre que tem as peças originais toyota em estoque antigo e tudo para a Band. Liga e tira uma idéia, pode ser mais em conta por causa do frete.
Multipeças - Toyosul
51 - 33955430
Rua leopoldo froes, 126, floresta - Porto Alegre

Um abraço.

Sergio c
10/06/2015, 16:08
Radaparme, pelas fotos que vi o acidente foi na rodovia Caxias do Sul-Farroupilha?????

Fband
10/06/2015, 16:34
Conseguiu salvar o vidro curvo que ficou no chão intacto ???

A toyocap é bem conhecida e confiável, pode comprar sem medo.

Abs

fabiano r
10/06/2015, 17:00
Radaparme você teve muita sorte dr não achatar o teto! Cria o tópico no link que o amigo Diogo postou e posta mais fotos, acredito que tem peças que podem ser recuperadas, faz uma relação do que você precisa, pelo que vi os vidros das janelas laterais quebraram, eu tenho aqui uma janela inteira e outra com o quadro torto mas com um dos vidros inteiros, se você quiser são seus sem custo. Cria o tópico faz a lista e passa teu contato.

ABS. Fabiano

Dimasi
10/06/2015, 17:05
Radaparme,
Muito triste começar assim a história com a sua band. Mas pelo que aconteceu até que ela resistiu bem e o orçamento está dentro da realidade. Nunca vi esse arranjo somente com estabilizador traseiro. Acredito que deixe a frente muito passarinheira. Mais estranho é a afirmação do meca que não tem lugar na frente já que a barra dianteira veio de série a partir de 93. Mas se seu eixo ainda é o antigo com diferencial centralizado, vai ter que adaptar uma barra.
Outra coisa, a 80, vc não estava correndo, o outro motorista é que foi irresponsável e criminoso. Para melhorar a estabilidade, a galera já deu as dicas.
Abs

Radaparme
10/06/2015, 18:00
Boa sorte na empreitada, o Frota 4x4 é desse forum mesmo, abre um tópico para a sua band lá, segue o link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/

A tem os caras aqui de Porto Alegre que tem as peças originais toyota em estoque antigo e tudo para a Band. Liga e tira uma idéia, pode ser mais em conta por causa do frete.
Multipeças - Toyosul
51 - 33955430
Rua leopoldo froes, 126, floresta - Porto Alegre

Um abraço.

Olá Diogo.

Pois é, eles tem todas peças que eu preciso lá o problema é o $. Pediram 4mil do teto e 3.500 da porta, infelizmente vou ter de fazer de tudo para baratear o custo das peças pois só a mão de obra vai me comer 1/3 do que vale o jeep. :(

Obrigado pela atenção amigo! Um abraço!

Radaparme
10/06/2015, 18:11
Radaparme, pelas fotos que vi o acidente foi na rodovia Caxias do Sul-Farroupilha?????

Sergio, foi ali mesmo. Sentido farroupilha caxias, após a curva da soprano na subida. Ali se tem uma visibilidade bem boa e após a curva passei para a pista da esquerda pois olhei lá em cima e vi um caminhão carregado que ia me travar na direita. Comecei a pisar lá em baixo e quando estava prestes a ultrapassar o cara que estava atrás, um caminhão vazio me cortou, ai como disse pisei com tudo no freio por reflexo e ela puxou para direita, nem deu pra tentar reverter pois no mesmo estante ela já levantou os pneus e me segurei no volante pro estouro, o que me salvou é que ali tem um barranco que parou ela, se não ia rolar bastante pela velocidade. Enfim, nasci de novo.

Abraços!

Radaparme
10/06/2015, 18:13
Conseguiu salvar o vidro curvo que ficou no chão intacto ???

A toyocap é bem conhecida e confiável, pode comprar sem medo.

Abs

Fband. Pois é, ontem pedi para um amigo de SP visitar a loja, ele me comentou que é bem grande. Ainda não bati o martelo pois estou vendo outras opções pra quem sabe economizar.

Valeu pela dica!

Radaparme
10/06/2015, 18:17
Radaparme você teve muita sorte dr não achatar o teto! Cria o tópico no link que o amigo Diogo postou e posta mais fotos, acredito que tem peças que podem ser recuperadas, faz uma relação do que você precisa, pelo que vi os vidros das janelas laterais quebraram, eu tenho aqui uma janela inteira e outra com o quadro torto mas com um dos vidros inteiros, se você quiser são seus sem custo. Cria o tópico faz a lista e passa teu contato.

ABS. Fabiano

Fabiano, grato por sua disposição amigo! Realmente tive sorte, num carrinho desses zero na mesma situação o teto e a lateral teriam me prensado, a robustez da Toyota aguentou bem pois a 80km já são poucos que podem contar a historia depois só com arranhões.

Vou checar amanhã com o chapeador por onde vamos começar e qualquer coisa te aviso. Grato desde já amigo!

Abraços!

Radaparme
10/06/2015, 18:20
Radaparme,
Muito triste começar assim a história com a sua band. Mas pelo que aconteceu até que ela resistiu bem e o orçamento está dentro da realidade. Nunca vi esse arranjo somente com estabilizador traseiro. Acredito que deixe a frente muito passarinheira. Mais estranho é a afirmação do meca que não tem lugar na frente já que a barra dianteira veio de série a partir de 93. Mas se seu eixo ainda é o antigo com diferencial centralizado, vai ter que adaptar uma barra.
Outra coisa, a 80, vc não estava correndo, o outro motorista é que foi irresponsável e criminoso. Para melhorar a estabilidade, a galera já deu as dicas.
Abs

Dimasi, interessante esse seu comentário a respeito do estabilizador após o concerto vou checar bem esses detalhes e descobrir qual a melhor opção.

Um abraço!

Radaparme
10/06/2015, 18:24
Aproveitando a disponibilidade de vocês para me ajudar. Quanto vou gastar para botar os freios a disco? Tem alguma configuração ou modelo que considerem a melhor?

Desde já agradeço!

Sonhador
10/06/2015, 19:00
Radaparme

Todo Problema no veiculo desanima muito , ainda mais logo que pegamos o veiculo e nem curtimos direito , mas não desanime.... Como ja falaram ...ja pensou em trocar a carroceria por fibra? e bom fazer todos os levantamentos !

Sobre o acidente não se culpe , logo que pegamos um veiculo diferente , demora a se acostumar com os macetes na condução desse veiculo diferente , a maioria esta acostumado com carro mais baixo e mais rapido, a estabilidade e bem diferente. Carro mais usado tem tbem muitas folgas e desgastes.

ricardoma
10/06/2015, 19:34
Veja este site: https://www.rolo4x4.com.br/classificados/2/66111/2/70/teto-p-jipe-toyota-band.html, sempre vejo este cara anunciando peças de Band. Se eu estivesse na sua situação, venderia tudo separado e compraria outro Jipe (até chassi com documento tem bom valor). Já tive Band 89 Cab Dupla com motor 709, mas hoje tenho JPX 95. Ñ quero causar polêmica, mas o JPX é um excelente Jipe no Asfalto e nas trilhas, mas o motor Peugeot diesel XUD9 compromete o desempenho. Ele tem um excelente custo/benefício e pode-se achar(barato, procurando na net) com diversos motores adaptados (MWM, AP 1.9 turbo diesel - TD e TDI, Ap 2.0 gasolina, opala 4CC, Peugeot diesel da Tracker, Toyota 14B, Maxion 2.5 diesel, etc ).
Ricardo

ALVARO ANGELO
10/06/2015, 20:01
Aproveitando a disponibilidade de vocês para me ajudar. Quanto vou gastar para botar os freios a disco? Tem alguma configuração ou modelo que considerem a melhor?

Desde já agradeço!


1-Uso original Varga
2- Prejuízo tem preço , mas sequelas de acidentes não. (Ainda bem que ficou na primeira opção)
3-Acho que pneus um pouco mais larguinhos ajudariam na estabilidade.

Alvaro Angelo

Diogo_Vargas
10/06/2015, 20:47
Aproveitando a disponibilidade de vocês para me ajudar. Quanto vou gastar para botar os freios a disco? Tem alguma configuração ou modelo que considerem a melhor?

Desde já agradeço!

Olha tem na tração mania o sistema original da Band. Não aconselho adaptações. Olha o link:
http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+FREIO+KIT+FREIO+A+DISCO+TOYOTA+BANDEIR ANTE+DIANTEIRO+VENTILADO+SISTEMA+VARGA+COM+GUARDA+ PO-539.htm
Já comprei com eles e foi tranquilo.
Abraços.

Gerson 666
10/06/2015, 20:54
Radaparme, járodei com Toyota curta e longa(cab dupla). Acho as duas bemespartanas e como falado nos outros comentários, tanto uma quanto outra,vc tem que levar na maciota pois é tudo mecânico e uma atitude normal em umcarro, pode provocar um acidente, como aconteceu contigo. Eu acho a bandcurta bem instável. Isso deve-se ao entre eixo curto, qualquerirregularidade de pista afeta o carro. Elas andam bem,mas a band curta a 110 km/h fica tenso rsrs, balança muito. A Band queeu andei era de firma, então a manutenção não era lá essas coisas.Porém, lembro que as duas, ao frear puxavam pro lado, eu achava isso bemestranho; com chuva, situação onde rodei pouco, acho que é bem perigoso. Aband longa tem bem mais estabilidade, mas como toda picape, a traseira éleve; uma vez quase saí da pista numa curva por causadisso. Colocando freios a disco, não sei se vai mudar muito, o freio adisco vai travar mais facilmente a roda. Entre eixo curto écomplicado, por natureza ele já deixa o carro instável. Acho que o quepode melhorar seria verificar essa situação da barra estabilizadora nafrente, andar com uma calibragem menor nos pneus, amortecedores melhores.Vc capototou por ter freado, mas provavelmente porque ao frear, desestabilizouo carro. Talvez a suspensão tenha mais culpa do que propriamente osfreios, mas que bom que vc tá bem. Agora, 10 mil pra fazer chapeamento epintura, putz, doeu até aqui rsrs

bandoleiro
10/06/2015, 20:56
Olá Radaparme. Que bom que vc está bem após o acidente. Cara, eu tenho em casa um teto para band curta e os para lamas dianteiros que troquei da minha. Me passa um whats app que eu te consigo essas partes num preço bem camarada, tenho que desocupar lugar em casa. Meu tel é 51 81859815.

Dimasi
10/06/2015, 21:21
Radapame,
Bota o freio original, alem da tração mania, cota na tropa 4x4. Se sua band não tem hidrovácuo, vai ter que adaptar um.
Falando em modo de conduzir, me lembrei da primeira vez que botei uma band na estrada indo p Petrópolis. Na baixada, beleza, 100, 120 ( era 14b 5m ), quando comecei a subir a serra, só empolgação cortando tudo que é carro de plástico, na primeira curva fechada...pqp, quase tombo, espalhei e sorte que não tinha carro do lado. Hj até ando em estrada mantendo de 100 A 120, mas já com as manhas e principalmente mantendo distância para poder frear com calma. Com Bandeirante cada freada é uma emoção kkkk. E com a bixa turbinada quem tenta fazer graça nas ultrapassagens só vê fumaça preta.

BADIA
10/06/2015, 22:22
Amigo, já "fiz" algumas Bands, e estava pra fazer outra, uma curta 86 de Camburiu, porem esta toda podre, precisando trocar toda a carroçaria o que inviabilizou meu projeto, pelo menos esse.
Mas nesse meio tempo procurei um caixote a a capota completa e vou te passar a dica: TOYOSUL de Criciuma tem um caixote que precisa mínima chapeação e uma capota de aço curta que me pareceu muito boa pelas fotos. E o melhor, não é roubo, eles vendem com NFiscal.
Mecanica Piccolli de Veranopolis, do teu lado tem o mesmo conjunto a venda de uma 99.
capota completa, sem as portas e o caixote junto pediram cerca de 3mil reais.
Se precisares de mais dicas peça, pra agilizar use meu mail: badia@yuccamotos.com.br
espero ter ajudado
Abração e boa sorte.
Badia

T.Azevedo
10/06/2015, 22:23
Ainda bem que só foi perca material.

Parte pra fibra.
A fiber4x4 o preço deles para carroceria jeep curto R$14.000,00 completa.
Longa R$16.500,00.
Cabine dupla R$11.500,00.
2BL4 R$17.000,00

Radaparme
10/06/2015, 22:51
Amigos! Não vou responder individualmente a todas as msgs para facilitar a visualização da postagem mas agradeço individualmente a cada um de vocês que disponibilizaram tempo e atenção para meu tópico, estão me ajudando muito... não imaginam como...! Grato por saber que o pessoal 4 x 4 é unido dessa maneira! Obrigado a todos! :)

Agora a opção que não havia pensando é em relação em partir para a fibra. Qual a opinião de vocês a respeito?

Até agora com as opções que vocês me passaram já devo conseguir baixar o custo da reforma mas vou esperar por mais opções para tomar a decisão correta.

Um forte abraço!

ROCKINRIO
11/06/2015, 00:47
Rapaz, pena o ocorrido. Mas o principal é o que vc fez: sacudiu a poeira e caiu para dentro da reforma. O prazer de tê-la nova, rodando, vai ser incomparável.

Partindo para fibra (excelente opção) ou não, sugiro pensar numa gaiola interna. Vai ser minha próxima empreitada na minha CD. Segurança é fundamental nos nossos carros.

Como vc, no dia 12.abr, desviei de um bêbado de bicicleta na BR e capotei, com minha família, a SW4 de minha mulher. Deu PT. Fiquei 32 dias hospitalizado, com fraturas na C4 e T1 (cervical), traumatismo craniano, com perda de 70% do couro cabeludo. Nestes dias, só imaginava se fosse com minha CD. Estávamos mortos.

Vc teve muuuuuita sorte. Já vi capotamentos de Curtas aqui pelo fórum e os resultados foram lamentáveis.

Reforço: pense numa gaiola interna. No mais, aqui terás toda ajuda possível, como as que já recebeu e mais virão.

Boa sorte e nos mantenha informados.

Felicidades,

Vitor.

Maggion
11/06/2015, 09:09
Rapadarme deixa eu dar um palpite.
existe um anuncio no Mercadolivre de uma band Sucata com lataria completa

o vendedor e o sr Sergio Said. ele pede R$ 10000.
talvez valha a pena.
olha o link do anuncio
http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-661516684-toyota-bandeiranteinteiracabinesucatas-_JM

Sergio c
11/06/2015, 09:18
Maggion, essa é band fechada mas é a longa, não dá certo a lataria nas bands curtas. Ademais, está estranho esse anúncio.

Maggion
11/06/2015, 09:31
pelas fotos me parecia ser a curta pelo espaço entre a caixa de roda traseira e a tampa traseira.

mais nao cheguei a falar com o anunciante..

hercilio.neto
11/06/2015, 10:28
Agora a opção que não havia pensando é em relação em partir para a fibra. Qual a opinião de vocês a respeito?


Acho que você pode considerar essa hipótese.
Ficará um pouco mais caro, mas se você gosta de carroceria de fibra, a hora é essa.
Substituir a carroceria quando a Band está montada e precisando de poucos reparos me parece um pouco radical, mas no seu caso, que a Band terá que ser desmontada e trocadas muitas peças, o projeto torna-se viável. Principalmente considerando que você ainda poderá vender as peças de lata que não foram afetadas.

Maggion
11/06/2015, 10:42
Acho que você pode considerar essa hipótese.
Ficará um pouco mais caro, mas se você gosta de carroceria de fibra, a hora é essa.
Substituir a carroceria quando a Band está montada e precisando de poucos reparos me parece um pouco radical, mas no seu caso, que a Band terá que ser desmontada e trocadas muitas peças, o projeto torna-se viável. Principalmente considerando que você ainda poderá vender as peças de lata que não foram afetadas.

tem a possibilidade do Aluminio tambem..

tem um cara no face que esta mandou fazer a dele que e LONGA .
e o valor cobrado parece que foi 18000 ja pintada.
vou ver se acho as fotos.

Gerson 666
11/06/2015, 12:53
Cara, eu procurava, sem afobação, um lanterneiro mais em conta e mantinha de lata mesmo. De fibra, num acidente desses, tu tava juntando caco de carroceria até agora rsrsrs. Pelas fotos, parece que não afetou tanta coisa assim, esse serviço deveria ficar nuns 5 conto(pintura e chapeamento), pelo menos é o que acho justo, o problema é achar profissional que ache isso também rsrsrs. O brabo é que os caras enxergam um jipe e já vão logo pondo o preço do serviço lá em cima. Um abraço.

Carlo Pecca
11/06/2015, 13:01
Radaparme,
eu coloquei o conjunto de freio a disco na dianteira, original Vargas, comprado na " www.traçãomaniacom.br", na época foi 850 pilas, agora tá por volta de 1.200. Olha funciona muito bem, o meu motor é o om364 com bomba de vacuo. Se a tua não tiver vc pode resolver substituir o alternador original por um de sprint ou outra que tenha o sistema, com bomba de vacuo. No mercado livre tem muita oferta e preços.
Boa sorte na reforma e pode perguntar, pois aqui todos somos aprendizes.
Grd Abç.

fabiano r
11/06/2015, 13:41
Radaparme aqui gastei 5.500,00 de MO na reforma, entre peças e outras miudezas que vão aparecendo foi gasto pouco mais de 13k isso que no meu caso foi necessário trocar os bancos pois ficou mais barato um conjunto novo que desmontar endireitar soldar e estofar novamente, até o volante deu PT a adaptação do volante e dos bancos eu mesmo fiz, o quadro do para brisa não teve jeito os que achei eram muito caros e acabei comprando um de fibra na Fiber mas já lhe aviso vem o quadro com o lugar para parafusar o suporte na carroceria e mais nenhum furo, tem que fazer tudo (furação par aos limpadores, por dentro e por fora e se quiser parafusar o teto no quadro tem que arrebitar um "L" na parte superior do quadro) acompanhei o trabalho e mesmo assim o chapeador pecou e muito em pequenos detalhes.

Outra coisa que o pessoal já falou e eu reforço aproveita e faz pelo menos um Santo Antônio no teu caso teve sorte de não amaçar tanto no meu tive sorte de antes de capotar ela rodar e eu acabei ficando deitado nos bancos dianteiros quando o teto desceu (tem alguém nos protegendo sempre não tem explicação!) e mais sorte ainda de estar sozinho.

Tenho um tópico aqui, quem sabe lhe ajuda http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/148309-bandeirante-81-81-inicio-x-fim-x-recomeco.html qualquer coisa é só falar e sobre os vidros das janelas traseiras estão a disposição.

Ps. achei muito caro o valor da MO que estão lhe pedindo.

Abs. Fabiano

Radaparme
11/06/2015, 15:35
Rapaz, pena o ocorrido. Mas o principal é o que vc fez: sacudiu a poeira e caiu para dentro da reforma. O prazer de tê-la nova, rodando, vai ser incomparável.

Partindo para fibra (excelente opção) ou não, sugiro pensar numa gaiola interna. Vai ser minha próxima empreitada na minha CD. Segurança é fundamental nos nossos carros.

Como vc, no dia 12.abr, desviei de um bêbado de bicicleta na BR e capotei, com minha família, a SW4 de minha mulher. Deu PT. Fiquei 32 dias hospitalizado, com fraturas na C4 e T1 (cervical), traumatismo craniano, com perda de 70% do couro cabeludo. Nestes dias, só imaginava se fosse com minha CD. Estávamos mortos.

Vc teve muuuuuita sorte. Já vi capotamentos de Curtas aqui pelo fórum e os resultados foram lamentáveis.

Reforço: pense numa gaiola interna. No mais, aqui terás toda ajuda possível, como as que já recebeu e mais virão.

Boa sorte e nos mantenha informados.

Felicidades,

Vitor.

Vitor, obrigado pelo apoio e você mais do que eu sabe então como é passar por tal situação. Mas como dizem, "vão se os anéis e ficam os dedos", que bom que você se recuperou amigo.

Um abraço!

Radaparme
11/06/2015, 15:38
Acho que você pode considerar essa hipótese.
Ficará um pouco mais caro, mas se você gosta de carroceria de fibra, a hora é essa.
Substituir a carroceria quando a Band está montada e precisando de poucos reparos me parece um pouco radical, mas no seu caso, que a Band terá que ser desmontada e trocadas muitas peças, o projeto torna-se viável. Principalmente considerando que você ainda poderá vender as peças de lata que não foram afetadas.

Pois é amigo! Eis a grande dúvida que estou agora. Os custos ficariam quase que elas por elas conforme a opção, minha dúvida está mesmo nas consequências e benefícios de optar pela fibra ou manter o original. Ainda vou aguardar mais relatos e experiencias para tomar a decisão.

Um abraço!

Radaparme
11/06/2015, 15:39
tem a possibilidade do Aluminio tambem..

tem um cara no face que esta mandou fazer a dele que e LONGA .
e o valor cobrado parece que foi 18000 ja pintada.
vou ver se acho as fotos.

Grato Maggion pelas mensagens! Um abraço!

Radaparme
11/06/2015, 15:44
Cara, eu procurava, sem afobação, um lanterneiro mais em conta e mantinha de lata mesmo. De fibra, num acidente desses, tu tava juntando caco de carroceria até agora rsrsrs. Pelas fotos, parece que não afetou tanta coisa assim, esse serviço deveria ficar nuns 5 conto(pintura e chapeamento), pelo menos é o que acho justo, o problema é achar profissional que ache isso também rsrsrs. O brabo é que os caras enxergam um jipe e já vão logo pondo o preço do serviço lá em cima. Um abraço.

Pois é amigo! Também achei muito caro. Consegui um outro que pediu 6 mil mas é meio "fundo de quintal" e fiquei com medo de entrar numa fria, sabe aquela historia do barato sair caro né. O ponto que mais chamou a atenção entre os dois profissionais, vou botar na foto abaixo, esse de 6 mil não tem máquina para endireitar a cabine, disse que ia pedir emprestado... o de 10mil ele reforma caminhão então tem todo o maquinário pra endireitar.

504252

Radaparme
11/06/2015, 15:46
Radaparme,
eu coloquei o conjunto de freio a disco na dianteira, original Vargas, comprado na " www.traçãomaniacom.br", na época foi 850 pilas, agora tá por volta de 1.200. Olha funciona muito bem, o meu motor é o om364 com bomba de vacuo. Se a tua não tiver vc pode resolver substituir o alternador original por um de sprint ou outra que tenha o sistema, com bomba de vacuo. No mercado livre tem muita oferta e preços.
Boa sorte na reforma e pode perguntar, pois aqui todos somos aprendizes.
Grd Abç.

Obrigado pelas infos amigo! Vou levar essas considerações na hora que chegar na parte do freio. Um abraço!

Radaparme
11/06/2015, 15:51
Radaparme aqui gastei 5.500,00 de MO na reforma, entre peças e outras miudezas que vão aparecendo foi gasto pouco mais de 13k isso que no meu caso foi necessário trocar os bancos pois ficou mais barato um conjunto novo que desmontar endireitar soldar e estofar novamente, até o volante deu PT a adaptação do volante e dos bancos eu mesmo fiz, o quadro do para brisa não teve jeito os que achei eram muito caros e acabei comprando um de fibra na Fiber mas já lhe aviso vem o quadro com o lugar para parafusar o suporte na carroceria e mais nenhum furo, tem que fazer tudo (furação par aos limpadores, por dentro e por fora e se quiser parafusar o teto no quadro tem que arrebitar um "L" na parte superior do quadro) acompanhei o trabalho e mesmo assim o chapeador pecou e muito em pequenos detalhes.

Outra coisa que o pessoal já falou e eu reforço aproveita e faz pelo menos um Santo Antônio no teu caso teve sorte de não amaçar tanto no meu tive sorte de antes de capotar ela rodar e eu acabei ficando deitado nos bancos dianteiros quando o teto desceu (tem alguém nos protegendo sempre não tem explicação!) e mais sorte ainda de estar sozinho.

Tenho um tópico aqui, quem sabe lhe ajuda http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/148309-bandeirante-81-81-inicio-x-fim-x-recomeco.html qualquer coisa é só falar e sobre os vidros das janelas traseiras estão a disposição.

Ps. achei muito caro o valor da MO que estão lhe pedindo.

Abs. Fabiano

Fabiano! Nossa seu link está muito auto explicativo, uma ótimo guia! Bom em saber que conseguiu enfrentar essa mesma jornada que estarei passando nos próximos meses e conseguiu superar!

Por qual motivo não optou por trocar tudo por fibra?

Você fez toda a pintura nova naquela preço incluindo a chapeação?

Um abraço amigo e novamente grato pela atenção!

Sergio c
11/06/2015, 15:51
Radaparme, na minhã opinião, apesar de que fibra não sofre com a ação da ferrugem, eu insistiria até o fim para recuperar-trocar as partes da lataria danificadas. Carroceria de fibra só em último caso.

Maggion
11/06/2015, 16:26
radaparme vc chegou a pensar em fazer ela capota de lona??

me corrijam se eu estiver errado.

deixando o teto fora, e fazendo ela de lona, voce tera um gasto menor com a funilaria, e podera continuar desfrutando da band.

e claro com o tempo voce manda fazer o teto todo, com a mesma tinta e no mesmo local, mais com menos pressa e com o bolso mais equilibrado

fabiano r
11/06/2015, 16:26
Fabiano! Nossa seu link está muito auto explicativo, uma ótimo guia! Bom em saber que conseguiu enfrentar essa mesma jornada que estarei passando nos próximos meses e conseguiu superar!

Por qual motivo não optou por trocar tudo por fibra?

Você fez toda a pintura nova naquela preço incluindo a chapeação?

Um abraço amigo e novamente grato pela atenção!

Não troquei por fibra pois não tenho toda essa confiança fora que ia dar uma trabalheira teria que refazer toda a parte elétrica e todos que fazem essa conversão passam muitos meses até ano para terminar o carro outra que se precisar de reparos aqui onde moro ninguém faz nada e fibra lata endireita corta modela solda..... mas o principal motivo foi porque um amigo do grupo de toyoteiros fez um preço muito camarada pelas pelo teto portas e curvões, eu nem teria condições de bancar uma troca por fibra mas mesmo que tivesse não sei se faria, esse pessoal que tem problema de maresia pode até defender mas aqui para nós não vejo necessidade, só pegaria de fibra se fosse comprar uma band e aparecesse uma muito boa já pronta.

Fiz toda a pintura da carroceira, não foi necessário retirar do chassi, vejo que a tua até os curvões estão pouco danificados, acredito que não seja necessário trocar tudo o que você imagina, na minha o teto esmagou bem e o pedregulho "mastigou bem a lata"

Analisa melhor, se puder você mesmo vai desmontando, de cara retira as portas o teto o quadro do para brisa e os curvões verá que já muda tua impressão e derrepente vai ver que as peças estão mais fáceis de recuperar do que você pensa.

Sinceramente se comparar com a minha lá na estrada ainda a tua não fez nada!

Consiga mais fotos com mais detalhes para que o pessoal possa lhe ajudar melhor.

Boa sorte nas suas decisões!

fabiano r
11/06/2015, 16:30
radaparme vc chegou a pensar em fazer ela capota de lona??

me corrijam se eu estiver errado.

deixando o teto fora, e fazendo ela de lona, voce tera um gasto menor com a funilaria, e podera continuar desfrutando da band.

e claro com o tempo voce manda fazer o teto todo, com a mesma tinta e no mesmo local, mais com menos pressa e com o bolso mais equilibrado

Maggion daqui um ou dois meses dá um pulo em Caxias ou aqui e Lagoa tu vai ver que o último lugar que você vai querer estar é numa band de lona com temperaturas muitas vezes negativas. rsrs

Radaparme
11/06/2015, 16:48
radaparme vc chegou a pensar em fazer ela capota de lona??

me corrijam se eu estiver errado.

deixando o teto fora, e fazendo ela de lona, voce tera um gasto menor com a funilaria, e podera continuar desfrutando da band.

e claro com o tempo voce manda fazer o teto todo, com a mesma tinta e no mesmo local, mais com menos pressa e com o bolso mais equilibrado

Maggion, essa seria a última opção. Não sou fãn da capota de lona e aqui na minha região não é o mais indicado.
Vlw a dica!

Radaparme
11/06/2015, 16:53
Não troquei por fibra pois não tenho toda essa confiança fora que ia dar uma trabalheira teria que refazer toda a parte elétrica e todos que fazem essa conversão passam muitos meses até ano para terminar o carro outra que se precisar de reparos aqui onde moro ninguém faz nada e fibra lata endireita corta modela solda..... mas o principal motivo foi porque um amigo do grupo de toyoteiros fez um preço muito camarada pelas pelo teto portas e curvões, eu nem teria condições de bancar uma troca por fibra mas mesmo que tivesse não sei se faria, esse pessoal que tem problema de maresia pode até defender mas aqui para nós não vejo necessidade, só pegaria de fibra se fosse comprar uma band e aparecesse uma muito boa já pronta.

Fiz toda a pintura da carroceira, não foi necessário retirar do chassi, vejo que a tua até os curvões estão pouco danificados, acredito que não seja necessário trocar tudo o que você imagina, na minha o teto esmagou bem e o pedregulho "mastigou bem a lata"

Analisa melhor, se puder você mesmo vai desmontando, de cara retira as portas o teto o quadro do para brisa e os curvões verá que já muda tua impressão e derrepente vai ver que as peças estão mais fáceis de recuperar do que você pensa.

Sinceramente se comparar com a minha lá na estrada ainda a tua não fez nada!

Consiga mais fotos com mais detalhes para que o pessoal possa lhe ajudar melhor.

Boa sorte nas suas decisões!

Fabiano! Entendi, acho que se aplica bem pra mim sua experiencia.
O chapeador me ligou e disse que deve conseguir reformar o curvão do motora, e outro amigo aqui do forum me mandou uma mensagem oferecendo um teto com um valor bem em conta e o melhor está bem próximo! Estou já vendo a luz no fim do tunel hehehe

Só vai faltar (do grosso) a porta do motora, se alguém souber me avise.

Amanhã vou passar lá no chapeador e bater mais fotos e pegar bem os detalhes e fazer uma lista bem certa de tudo que vou precisar. Te aviso a respeito dos vidros.

Um abraço!

Maggion
11/06/2015, 17:00
Maggion daqui um ou dois meses dá um pulo em Caxias ou aqui e Lagoa tu vai ver que o último lugar que você vai querer estar é numa band de lona com temperaturas muitas vezes negativas. rsrs

eita esqueci que ele e do sul..
:putz:
foi mal ...
desconsiderem meu "parpite"

ricardoma
11/06/2015, 19:27
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/150130-barra-estabilizadora-toyota-bandeirante.html

Abencoado
11/06/2015, 20:32
Nao sei se é válido o comentário, mas se for pra gastar R$ 10.000,00 põe mais uma graninha (caso tenha) e faz toda de fibra.... Vou gastar R$ 14.000,00 pra fazer toda de fibra a minha Jubiraca. (Band 1973 longa).

CAPT GOTTLIEB
30/06/2015, 10:59
Radaparme, graças a DEUS ninguém se feriu. Hoje em dia é raro encontramos um funileiro competente e que tenha paciência para fazer (bem feito) um serviço grande. Não existe máquina de endireitar carroceria, o que existe são esticadores. Antigamente eram mecânicos (tipo parafuso grande), mas agora são hidráulicos e mais eficientes. Aqui na minha cidade chamam este esticador de Cyborg! KKKK! Ajudam muito a desentortar as chapas e estruturas, mas é preciso conhecer bem o ofício. Devido as dificuldades de se conseguir um bom trabalho acho que a ideia do Hercilio (professor catedrático em Band) de substituir por carroceria de fibra deve ser considerada. Eu nunca vi pessoalmente uma Band de fibra, mas tive um VW-Buggy (totalmente de fibra) e agora um VW-BAJA (só paralamas e capô de fibra) e não tive problemas com eles. Desejo-lhe sucesso na recuperação do seu JIPÃO.

CAPT GOTTLIEB
30/06/2015, 22:49
Em tempo, Denise Ávila, nossa colega e proprietária da Band LOBA também sofreu um capotamento em Maio, em Carrancas, MG. Felizmente não se feriu, mas amassou bastante o teto, laterais, portas e quadro do parabrisa. Mas ela já está reparando os danos. Boa sorte para ela!

Mário Bigaran
26/07/2015, 11:14
Sinto muito pelo acidente, eu tenho as 3 portas modernas completas, precisando livrar um espaço na casa da minha mãe, elas estão em São Paulo Capital! Abraço boa sorte ai no conserto!

CAPT GOTTLIEB
27/07/2015, 12:00
O Hercílio, professor catedrático em BAND já disse tudo. Mas eu gostaria de lembrar que o Jipe Bandeirante é a versão civil de um caminhão-militar compacto e está muito longe de se parecer com carro de passeio. Ao sentar no volante do meu JIPÃO logo me sinto um caminhoneiro e sou bem cauteloso nas curvas, pois o "rolling" (inclinação) é notável. Eu instalei uma barra estabilizadora (BE) e a estabilidade que era péssima melhorou um pouco. Agora é apenas ruim! KKKKK! Até agora só precisei frear forte uma única vez (certamente muito menos que a freagem do desastre) e o JIPÃO girou para esquerda e por muito pouco não tombou. Ontem viajei com o JIPÃO na Rod. Bandeirantes e fui a 80-100 Km/h, muito atento aos outros demais motoristas (e motoqueiros também), pois vez por outra algum maluco irresponsável faz besteira e pode nos colocar em risco. Aliás, na descrição do capotamento foi isso que aconteceu. A minha modesta opinião uma freada súbita e forte com um Jipe Bandeirante a 100 Km/h representa enorme chance de desastre, por melhor que o veículo possa estar. Nossos JIPES têm centro de gravidade muito alto e não há como mudar isso. Penso que o mais importante além da atenção com o Jipe é a atenção com os demais motoristas e motoqueiros.
Em tempo: o santo antonio interno que o Hercílio está pensando é uma ótima proteção e a cada dia ganha mais espaço no meu desejo de melhorar o JIPÃO.
Radaparme, graças a DEUS só houve prejuízo material. Agora é consertar o estrago e voltar a curtir o seu Jipe.
Boa sorte!
508180 508181 508182

kaketa
01/08/2015, 16:23
Oi amigo gracas a Deus voce se saiu muito bem desta, mas como disse o Ercilio a falha ocorreu na velocidade que estava, e o principal a pisada brusca no freio foi fatal. Acho que voce ainda usava o s freios de lona e estava muito desregulado. Coloque freio a disco pelo menos na s dianteiras e mantenha os traseiros bem regulados por um bom profissiona. Boa sorte.

Radaparme
26/08/2015, 12:01
Muito obrigado amigos, pelas últimas mensagens! Realmente muito aprendizado com toda essa experiencia!

O Jipe está quase pronto, demorou bastante pois a reforma andou conforme o $$$ permitiu, então já sabem né...

Tenho duas perguntas que talvez vocês possam me ajudar

1) Conforme a indicação da foto, aonde eu compro aquela peça?
2) Vocês sabem alguem que instale ar-condicionado aqui no RS, próximo a Porto Alegre ou na serra?

Desde já agradeço!

Um abraço a todos!510410

Diogo_Vargas
26/08/2015, 12:15
Bom dia.

Tem a Refricarro que instala ar-condicionado em Toyota Bandeirante, eles tem todo o kit e conseguem o suportes para o compressor conforme o motor da sua Band. Fiz um orçamento com eles e ficam na média de preços. Já fizeram várias Bands.

Refricarro
Av. Pátria, 140, Bairro São Geraldo - Porto Alegre
fone: (51) 3343 6364

Fica bem próximo a Ferramentas Gerais.

E o sobre painel tem novo da Metalúrgica CLA na versão lisa e com saídas para ventilação...
http://www.metalurgicacla.com.br/app/sc/gui/Produto.aspx?cnt=321_1_351_1&html=produto&prod=107253&tit=Sobre+Painel+Simples++para+Toyota+Bandeirante+ (Ref.+CLA+-+VE.16)+-+Loja+-+S%C3%A3o+Paulo

Um Abraço.

Denise Ávila
26/08/2015, 12:32
Muito obrigado amigos, pelas últimas mensagens! Realmente muito aprendizado com toda essa experiencia!

O Jipe está quase pronto, demorou bastante pois a reforma andou conforme o $$$ permitiu, então já sabem né...

Tenho duas perguntas que talvez vocês possam me ajudar

1) Conforme a indicação da foto, aonde eu compro aquela peça?
2) Vocês sabem alguem que instale ar-condicionado aqui no RS, próximo a Porto Alegre ou na serra?

Desde já agradeço!

Um abraço a todos!510410



Oi Colega!
Além de parceira de Band também o sou nesta desventura que é tombar uma Band. Graças ao universo saí apenas com um baita galo na cabeça. Apesar da tão falada fragilidade do teto e do quadro de parabrisa, a realidade nos mostra que ela preserva, até certo ponto, o condutor. Alguns colegas que passaram pela mesma situação saíram sem maiores ferimentos, o que duvido ocorreria se fosse num outro veículo qualquer.
Esta peça a qual se refere se chama sobre painel e, como qualquer peça específica de Band, dificilmente achará nova.
Pesquisando com cuidado vc achará alguém vendendo usada. Posta no grupo do Face "Toyota Bandeirante" que logo aparece alguém (se não for membro faça a inscrição que vale a pena).
Tem um colega chamado Vinícius que me vendeu parte das peças necessárias pra reforma da LOBA. Liga pra ele e diz que foi indicado por mim.
O celular dele é (11) 96346 5730. Ele tem muita coisa de Band.
Também achei na Gama 4x4 e na CLA. Pelas fotos não parecem ser o modelo original, mas estão anunciados para Toyota Bandeirante.
Sempre é uma opção.
Seguem abaixo os links.
http://www.metalurgicacla.com.br/app/sc/gui/Produto.aspx?cnt=321_1_351_1&html=produto&prod=118018&tit=Sobre+Painel+para+Toyota+Bandeirante+com+difus or+de+ar+(+Ref.+CLA+-+VE.17)+-+Loja+-+S%C3%A3o+Paulo

http://www.gama4x4.com.br/sobre-painel-para-toyota-bandeirante.html

Boa sorte!

Radaparme
06/09/2015, 10:12
Colegas! Ótimas informações, me ajudaram muito.

Um abraço! :)