Conectar

Ver Versão Completa : Quebra do parafuso de acionamento da válvula

tadeuelieser
09/06/2015, 12:41
Caros,

Neste feriadão fui viajar e na volta tive uma quebra inusitada, pelo menos não me lembro de ter visto comentários sobre o assunto aqui no fórum. Na dutra, na altura de Rezende, o carro perdeu força e começou a sair muita fumaça pela descarga. Fiquei uns minutos até descobrir q estava sem o primeiro cilindro. Para minha surpresa o parafuso regulador de acionamento da válvula tinha partido!

Por sorte eu parei o carro num posto que ficava a 1km de uma retífica, onde eu consegui o parafuso e a tampinha da válvula (que se perdeu em algum lugar dentro do motor). O proprietário da retífica disse que tem uma Ranger e que esse parafuso costuma quebrar, e que eu poderia jogar na loteria, pois achar um cap da válvula, mesmo ali na retífica, é algo bem difícil.

Depois desse susto, já vou garantir 8 parafusos e 8 caps novos para minha viatura...

Ficam algumas perguntas:
- Esse é um defeito comum nas Defender? (a minha tem 130.000km)
- O que pode ter causado o problema? Folga na regulagem?
- Como curiosidade aos entendidos, nitidamente o parafuso rompeu por fadiga.

Seguem as fotos:

1- O que restou do parafuso da minha Defender
2- O parafuso original
3- Em destaque o cap substituído de uma Ranger (veja como ele é um cilindro de topo reto, diferente dos originais)

Fica a dica de mais dois itens de reserva pra galera que vai fazer grandes viagens!