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Ver Versão Completa : Pajero TR4 2013 - Cinzenta



eduardojunq
08/06/2015, 16:37
Fala pessoal, to criando esse tópico aqui para registrar tudo que tenho feito na Tr4 que acabei de comprar. Como é meu carro do dia a dia, viagens, trilhas leves e o que vier pela frente, as coisas vão acontecer devagar e conforme forem surgindo necessidade de uns ups...

Vamos la!

Pajero Tr4 2013 AT 4x4. Comprei ela tem 1 mes e tava com 8500kms rodados. Zerada, igual saiu da loja!

Nos próximos posts o inicio com alguns ups que caíram muito bem nela! :cool:

eduardojunq
08/06/2015, 16:53
De cara fui dar um passeio com ela na Pedra Grande em Atibaia/SP e lá mesmo confirmei o que eu havia suspeita. Os pára-barro da Tr4 foram feitos para ficar pelo caminho. Incrivelmente, quando eu comprei ela não havia nenhum arranhão sequer neles, mas eu já sabia que era normal eles agarrarem por aí. Voltando do passeio, Pára-barros off ... :twisted:

Só de tirar os pára-barro já dá uma sensação de altura maior....

eduardojunq
08/06/2015, 17:15
Mas a altura da Tr4 é algo que incomoda bastante... Alem de não ser muito alta, ainda tem uma travessa embaixo do cambio que fica bem mais baixo que o resto do carro....

Já estava decidido que a Cinzenta precisava de subir 2" e tratei de iniciar as pesquisas! Com a ajuda dos mais experientes no assunto, fabriquei eu mesmo os calços dianteiros em nylon tecnil com 50mm de altura, além de calços da barra estabilizadora. Na traseira, optei por não usar as famosas molas de Escort Zetec pois existem muitos relatos de que elas cedem com pouco tempo de uso. Como eu iria trocar os amortecedores traseiros por amortecedores mais longos, molas que cedem significa amortecedor dando fim de curso para fechar e perda de amortecedores precocemente.

Cogitei comprar amortecedores Monroe originais do Troller, mas fiquei com medo do carro ficar muito duro e acabei optando pelos Rancho 9000 modelo 999350, que são do mesmo tamanho do Monroe e tem a facilidade de ajustar.

Enquanto isso, iniciei uma árdua pesquisa sobre qual mola traseira utilizar, e acabei optando por molas Ironman4x4. Ironman é uma marca que está no mercado há bastante tempo e sempre com reviews positivos.

Pronto, só faltava agora montar tudo! :pular:

eduardojunq
08/06/2015, 17:35
Já estava com as peças em casa pro lift mas bateu aquela vontade de testar os limites do carro original... Fui dar um passeio na Canastra e a Cinzenta se saiu muito bem, mesmo original e com pneus Pirelli ATR.

eduardojunq
08/06/2015, 19:50
Finalmente chegou o dia da Cinzenta crescer!!! :safari-rig:

Instalamos os calços dianteiros e substituímos os parafusos originais da torre por parafusos de aço 12.9. Usei a porca original e por cima coloquei uma contraporca (que não estava na hora da foto) para garantir.

Na suspensão traseira, molas Ironman4x4 e amortecedores Rancho instalados.

Retirei a barra estabilizadora traseira, por acreditar que o sistema de eixo rigido 5 links, com braços extremamente curtos e entre-eixos curto da Tr4 não precisassem dela. Além disso, era possivel ver na estabilizadora dianteira que ela havia exercido grande movimento, e a traseira estava sem sinal nenhum de movimento. Retirei e não senti diferença nenhuma usando o carro. :odedo:

eduardojunq
08/06/2015, 19:57
Cinzenta pronta com + 2" !!!

Aproveitei a empreitada e coloquei um engate de reboque da marca Paes. Recomendo, otimo material!




Comparativo com um Triton original! :campeao:

mbm4x4
08/06/2015, 21:14
Parabéns Eduardo
A cinzenta ficou top.
:concordo:

HERICK
09/06/2015, 05:46
Parabéns pela Tr4! E como ficou a dirigibilidade no on Road, muito dura? Pro off Road só falta a pneuzada M/T hehehhehehhe, acompanhando os ups, forte abraço.

eduardojunq
09/06/2015, 08:27
Obrigado pelos elogios mbm4x4 e Herick.

Quanto a dirigibilidade no onroad, praticamente nao houve diferença no conforto, mas nota-se que o carro esta mais duro. Particularmente prefiro assim!

Como a suspensão ficou mais rigida, não houve diferença notável devido a retirada da barra estabilizadora traseira.

hercilio.neto
09/06/2015, 09:51
Muito bacana o lift.
Vai colocar pneus maiores?

eduardojunq
09/06/2015, 10:08
Muito bacana o lift.
Vai colocar pneus maiores?

Pretendo colocar espaçadores de 32mm, rodas 16" da tr4 ate 2009 e pneus 225/75 r16. Mas preciso gastar esses pirelli um pouco mais, acho que daqui uns 10 mil kms!

HERICK
11/06/2015, 05:44
Obrigado pelos elogios mbm4x4 e Herick.

Quanto a dirigibilidade no onroad, praticamente nao houve diferença no conforto, mas nota-se que o carro esta mais duro. Particularmente prefiro assim!

Como a suspensão ficou mais rigida, não houve diferença notável devido a retirada da barra estabilizadora traseira.

Entendido e quanto foi o custo das peças? Tenho também uma Tr4 e pretendo fazer o mesmo, se possível o link ok! Forte abraço.

Tom
15/06/2015, 17:35
Parabéns pela Tr4 Eduardo Junq, tenho uma 2011 com Lift 2" e pneus mamutes 225/70/16...504607

eduardojunq
15/09/2015, 10:42
A Cinzenta ganhou semana passada novas rodas e pneus....

As rodas são Scorro S150 aro 15", offset 0 montadas com pneus Yokohama Geolandar MT 30x9,5 r15.

eduardojunq
15/09/2015, 10:46
Mais fotos com as rodas e pneus montados, e passeio na Canastra final de semana!

GugaJedi
16/09/2015, 11:03
Cara, esta TOP sua TR4. Tenho uma igual, mesmo ano, mesma cor... porém sem os UP's todos. Ainda quero colocar os estribos e o quebra-mato e depois vou partir para o lift e molas. Sou de São Paulo e ainda não encontrei uma boa oficina para levar e ter algumas idéias.

Ronderson
07/12/2015, 00:36
Olá Eduardo tudo bem? Oq achou dos pneus até agora? Usa bastante no asfalto? E a chuva? Pois barro ele deve ser top rs.

Pegou em algum lugar o pneu ou com o lift foi de boa?

Abs.

eduardojunq
09/12/2015, 23:20
Olá Eduardo tudo bem? Oq achou dos pneus até agora? Usa bastante no asfalto? E a chuva? Pois barro ele deve ser top rs.

Pegou em algum lugar o pneu ou com o lift foi de boa?

Abs.

Boa noite Ronderson,

Com lift de 2" ainda pegou um pouco no suporte dos para barros dianteiros... Usar os parabarros, sem chance!

Tive que levar em um funileiro para ele "dobrar" aquela parte ali... é imperceptivel o trabalho que foi feito!

Quanto aos pneus, sao TOP, mas o preço inviabiliza o uso deles. Hoje custam mais de 900 dilmas cada... No asfalto ronca muito.. a 110km/h tem que gritar dentro da Tr4 pra conseguir conversar.. kkk ... mas freiam super bem, escoamento de agua tambem é otimo!

O proximo jogo devo experimentar o Dunlop MT1 ou partir para 31" ... kkkkkkkk

HERICK
10/12/2015, 04:51
Bom dia Eduardo! Sei que a crise do País está cada vez pior, mas o ideal é ter dois jogos um M/T pra off Road e outro A/T pra on Road, já usei uma vez um M/T e rodei menos de um quarteirão, não aguentei o barulho de rodagem kkkkkkkk, além do que o desgaste se acentua bastante rodando no asfalto, forte abraço.

eduardojunq
10/12/2015, 15:23
Ahh sim. Eu mantenho as rodas 17 pra usar no dia a dia. Mas mesmo assim pagar 900 dilmas nos yokohama nao vai rolar nao. Rs

HERICK
11/12/2015, 05:09
Ahh sim. Eu mantenho as rodas 17 pra usar no dia a dia. Mas mesmo assim pagar 900 dilmas nos yokohama nao vai rolar nao. Rs

Muito dinheiro! Se tens as rodas originais já está de bom tamanho hehehhehehe, vamos economizar né, forte abraço.

eduardojunq
20/06/2016, 17:51
Faz tempo que eu não atualizo nada aqui... nesse período algumas coisas aconteceram com a Tr4.. vamos lá


Seguindo as dicas de alguns amigos, vendo desenhos e fotos na net e com um serralheiro amigo, fiz um bagageiro de teto pra Tr4. Na verdade aproveitamos o trampo e fizemos 2, sendo um pra tr4 2009 de um amigo e outro pra minha.

Deu trabalho mas achei o resultado super satisfatório, e ainda pude escolher os materiais da minha preferencia (tubos de boa espessura).

Deixei reservado suporte pra barra de led na frente, atrás e antena de rádio.

Fotooos!

531132

dojao campeao
22/06/2016, 14:44
Parabéns pela Tr4 Eduardo Junq, tenho uma 2011 com Lift 2" e pneus mamutes 225/70/16...504607
Esses pneus pegaram balanceamento?

eduardojunq
22/06/2016, 14:56
Esses pneus pegaram balanceamento?

Respondendo pelo Tom: Nenhum ressolado fica 100% balanceamento.. eh pra rodar a 80 km/h e olhe lá.. .rs