Ver Versão Completa : Alavanca 4x4 acionada sem travar Roda Livre
othiagodana
08/06/2015, 09:12
Bom dia amigos,
Caso este não seja o tópico adequado para a postagem, peço desculpas.
Neste final de semana, para subir uma ladeira bem inclinada em estrada de terra, tive que acionar o 4X4. Fiz o procedimento correto, acionando a alavanca interna e travando os cubos do Roda Livre. Depois de vencer a ladeira, já em um trecho plano, destravamos os cubos do Roda Livre e esqueci de desengatar a alavanca interna, seletora do 4x4. Andei cerca de uns 80 metros assim, depois que percebi o engano, coloquei passei a alavanca para 4x2.
Pergunta: Pode ter acontecido alguma coisa? posso ter quebrado algo?
Agradeço desde já.
Supercharger
08/06/2015, 09:37
Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
othiagodana
08/06/2015, 09:52
Não quebra nada, fique tranquilo. O diferencial e os semi-eixos dianteiros estavam girando acionados pela t-case, e os cubos, girando praticamente solidários pelo movimento das rodas (exceto por alguma curva que fez ou diferença milimétrica no diâmetro dos pneus).
Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)
ah deve ter moido os rolamentos da tcase.
mentira nao tem problema
lausni souza
08/06/2015, 20:56
Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
obg
aguardo retorno
Willian Del Piero Rocha
08/06/2015, 22:39
Qual é o seu veiculo 4x4 ???
lausni souza
09/06/2015, 23:14
é uma f 75
Robertux
11/06/2015, 00:27
Posso ficar tranquilo mesmo? rss fiquei preocupado. Destravei os dois cubos R.L. e esqueci a alavanca... Só percebi, pois fez um barulho que vinha na parte da frente, com o carro em movimento (não sei se era no diferencial ou nos cubos)
Sempre que preciso rebocar outro jipe no asfalto e preciso usar a reduzida, em subidas por exemplo, uso a tração 4x4 ligada para poder engatar a reduzida mas sem conectar as rodas livres, porque o Jeep não tem diferencial na caixa de tração então a tração 4x4 não pode ser utilizada no asfalto. Não é recomendável utilizar a reduzida somente nos eixos traseiros mas as vezes não se tem opção, agora, a 4x4 sem ligar a roda livre não tem problema algum. É claro que não convém usar sempre assim pois aumenta o barulho, o consumo e fica vibrando por não ter carga no sistema, mas quebrar não quebra
Robertux
11/06/2015, 00:34
Meu 4x4 nao tem roda livre, fora o avm o q mais preciso troca? Peço ajuda dos colegas, preciso trocar mais peças? Existe algum video explicando a montagen, cada mecanico q conversei um fala diferente do outro
obg
aguardo retorno
Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
rodrigobiell
22/11/2015, 00:23
Se for uma F 75 deve ter sim, só que, se for original, é automática e vc não consegue mudar manualmente, por isso parece que não tem (e normalmente não funciona). Se realmente tiver é só tirar a automática e colocar a manual, agora se tiver sido substituída por por alguma gambiarra, aí só analisando diretamente.
Olá. Sou novo aqui.
Meu primeiro jeep willys cj5 motor bf 161 chegou ontem (20 nov 2015). Estou com uma dúvida quanto a roda livre. Como eu faço para trocar ela de posição? precisa alguma chave? ou ela troca de forma automática quando eu troco la na alavanca?
obrigado.
Sydney66
22/11/2015, 20:25
Boa noite.
Existe o modelo que aciona manualmente e o modelo que aciona automaticamente quando se liga a tração. Para situações mais pesadas o modelo manual é o mais indicado por ser mais robusto que o manual, mas para situações não muito complicadas o modelo automático é mais, digamos, confortável. Se não quiser colocar o pé na lama e o seu modelo for o manual melhor já aciona-lo assim que sair da estrada. A principal função da RL é diminuir o desgaste de peças que não seriam utilizadas em todo o tempo e diminuir um pouco o consumo e ruído. Por isso, mesmo que use pouco é importante ligar o sistema pelo menos uma vez por mês para a lubrificação do sistema.
Abaixo segue fotos do modelo manual e automático para lhe ajudar. O manual não tem a frete lisa, mas com duas "orelhas" para aciona-las girando a mesma no sentido indicado.
A foto da tampa azul é do modelo mais antigo. Automático também.
517071517072
517073
Essa avm automatica aí é o cão chupando manga, tem no cj3-b dum amigo há mais de dez anos e funciona muito bem nunca deu pepino
[]'s
Rafaelopaleiro
23/11/2015, 23:43
Eu uso aqui a queixo seco acho que essa não quebra kkkk
to de olho em uma AVM 401 pois dizem ser mais forte que a 401hp
eliasFerreira
24/11/2015, 15:31
A do meu jeep ainda é a original automática, e funciona muito bem.
Comprei a manual, mas ainda não instalei.
Chavinhas
08/12/2018, 21:14
Meu camarada estou em uma dúvida dos cascos, meu cj5 não consigo ver se tem roda livre ou não, tem um copinho no cubo da roda tenho alguma coisa a mais que consigo identificar ???
ou o meu veio sem mesmo????
Boa noite.
Existe o modelo que aciona manualmente e o modelo que aciona automaticamente quando se liga a tração. Para situações mais pesadas o modelo manual é o mais indicado por ser mais robusto que o manual, mas para situações não muito complicadas o modelo automático é mais, digamos, confortável. Se não quiser colocar o pé na lama e o seu modelo for o manual melhor já aciona-lo assim que sair da estrada. A principal função da RL é diminuir o desgaste de peças que não seriam utilizadas em todo o tempo e diminuir um pouco o consumo e ruído. Por isso, mesmo que use pouco é importante ligar o sistema pelo menos uma vez por mês para a lubrificação do sistema.
Abaixo segue fotos do modelo manual e automático para lhe ajudar. O manual não tem a frete lisa, mas com duas "orelhas" para aciona-las girando a mesma no sentido indicado.
A foto da tampa azul é do modelo mais antigo. Automático também.
517071517072
517073
xibiu!!!
09/12/2018, 09:52
563181563182563184
Caro Chavinhas. Bom dia.
O Jeep com a roda cinza está com a roda livre modelo "automática".
Ela tem 6 parafusos na tampa lisa, e na ponta não tem a borboleta para mudança de modo de funcionamento.
Esta só traciona quando o Jeep patinar e para isso, o mesmo precisa estar engatado a alavanca da tração 4x4.
O Jeep com a roda verde está com a roda livre modelo "manual".
Ela é mais comprida, e mais afunilada na ponta e tem uma borboleta para mudança de modo de funcionamento.Esta para funcionar, a roda livre precisa estar acionada em modo "4x4", e a alavanca do Jeep também estar engatada em 4x4, senão ela não aciona o eixo e não traciona a roda.
O Jeep com a roda vermelha, está com a flange fixa e NÃO tem roda livre.
Essa sim tem o "copinho" que vc citou na sua pergunta, e ela é de flange fixa, mantendo o eixo rodando em 100% do tempo, mesmo em condições de solo firme.
Mesmo estando o eixo fixo à flange, também precisa estar engatado a alavanca de 4x4 de dentro do Jeep para poder tracionar a roda.
Mesmo que nunca tenha podido dirigir um Jeep (**como comentou em seu post anterior), poder passear agora com o seu Jeep na companhia de alguém, com certeza é muto prazeroso.
Abraço;
** http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/28674-capota-rasgada-1.html#post2493572 :concordo:
ricardosmbv
30/04/2019, 07:26
Bom dia pessoal, tenho uma dúvida que envolve a roda livre. Meu pai mora no interior e tem uma carreta agrícola, que tem reduzida e tração.Faz alguns dias que a tração não está mais engatando. Ela engata por uma alavanca. O mecânico disse que deu problema na peça que engata a tração na roda. Porém ele não está conseguindo a peça, e até me orientou a comparar pela internet. Vou deixar duas fotos anexas de como é hoje a peça que imagino ser com problema, pois ele me mostrou que a peça para comprar seria a roda livre da Willys. Se alguém souber me orientar a respeito.
565905565904
Aristides Jr
30/04/2019, 08:51
Olá ricardosmbv!
Seja bem vindo!
Os especialistas podem confirmar! Olhando para esta foto, vejo que é muito parecida com a do meu jeep, então minha opinião é de que é Willys.
Abraço Aristides Júnior
Bom dia pessoal, tenho uma dúvida que envolve a roda livre. Meu pai mora no interior e tem uma carreta agrícola, que tem reduzida e tração.Faz alguns dias que a tração não está mais engatando. Ela engata por uma alavanca. O mecânico disse que deu problema na peça que engata a tração na roda. Porém ele não está conseguindo a peça, e até me orientou a comparar pela internet. Vou deixar duas fotos anexas de como é hoje a peça que imagino ser com problema, pois ele me mostrou que a peça para comprar seria a roda livre da Willys. Se alguém souber me orientar a respeito.
565905565904
Essa não é uma roda livre, é uma flange direta, também conhecida como "queixo duro"
[]´s
ricardosmbv
30/04/2019, 10:10
Essa não é uma roda livre, é uma flange direta, também conhecida como "queixo duro"
[]´s
Obrigado pela resposta, mas e neste caso o que o mecânico orientou a comprar é uma peça igual a essa da foto abaixo, aí pergunto aos entendedores do assunto, com essa peça, funciona? Lembrando que o acionamento é feito através de alavanca, não sei se isso muda algo, talvez esteja falando bobagem, mas enfim, obrigado a quem me auxiliar.565906
Aristides Jr
30/04/2019, 10:25
Olá Ricardo!
Para voce substituir as que voce tem por outras iguais:-
Não é roda livre que deve procurar!
O modelo que saia de fábrica nos jeeps, é um modelo "engrenado fixo" que o nosso amigo Tuna (que diga-se de passagem, não tem aparecido nos encontros em Paulínia) Lembrou bem! é conhecido como "queixo duro".
No entanto se está tentando melhorar o que já tem, talves seja o caso de instalar um sistema com roda livre, mas se o defeito não for exatamente nesta peça não vai resolver!
No meu jeep sempre usei e ainda tenho um sistema igual a este seu.
Ricardo procure saber mais sobre o problema! As vezes não é bem nesta peça.
Abraço Aristides Júnior
ricardosmbv
30/04/2019, 13:01
Aqui está uma foto da peça, meu pai retirou ela hoje pela manhã, percebam o desgaste dela.
565908
565907
Ian Jeep
01/05/2019, 22:20
Aqui está uma foto da peça, meu pai retirou ela hoje pela manhã, percebam o desgaste dela.
565908
565907
Boa noite Ricardo, blz?
Pelas fotos parece q o estriado da flange se foi!!
Vc precisa de uma flange (queixo duro) de 10 estrias.
Tem q verificar tmb se as estrias da ponta de eixo tmb não estão muito gastas.
565965565966
A roda livre tmb vai funcionar, porém é uma alternativa bem mais cara.
Abraços
Gustavo MR
21/05/2019, 21:54
Boa noite! Ano passado comprei um Jeep Willys e veio com uma roda livre avm muito antiga. Algumas pessoas falam que é boa outros falam que não. Alguém tem alguma informação sobre essa roda live?
Abraços566417566418
Sydney66
22/05/2019, 20:59
Gustavo, essa pergunta é um pouco relativa.
As AVM antigas são boas para as configurações originais do veículos às quais foram originalmente dimensionadas. Como seu veículo parece já ter sofrido alterações mecânicas para melhora do desempenho elas podem não ser mais tão adequadas, além do mais ainda tem a condução feita pelo antigo dono e se o mesmo abusou das mesmas em trilhas mais pesadas, provocando um desgaste e fadiga acelerados da peça.
Portanto, se pretende usar em trilhas mais pesadas ou alterar a configuração original (se já não estiver) melhor substituir por novas, as de acionamento manual são mais robustas, não que as automáticas sejam frágeis, mas para configurações alteradas para maior desempenho, as manuais são as mais indicadas, para configurações originais ou pouco alteradas as automáticas também resolvem.
Quando adquiri meu jeep em 1989 descobri que o dono anterior NUNCA, ou quase nunca acionou a tração dianteira, por isso a RL AVM automática original estava perfeita, mesmo assim troquei por uma nova.
Como descobri, simples, por não usar a tração e nem lubrificar o eixo cardã, houve acentuado desgaste da estria na luva do cardã ocasionando um folga excessiva por só se movimentar na mesma posição, acredita nisso? Incrível não, são necessários anos para que isso aconteça.
Abraços
Gustavo MR
23/05/2019, 12:44
Sim. Meu Jeep tá com o 4.1 da c20 ou Opala, não sei ao certo. Essas rodas livres quando comprei estavam travadas porém o mecânico deu uma arrumada. Agora pretendo colocar um kit forjado na frente, estou em dúvida se pego o da rotax e adapto essa mesma roda livre ou o da hd com roda livre novas.
Sydney66
26/05/2019, 18:48
O motor 4.1 do opala e C20 apesar de projeto antigo, é muito robusto e tem muito torque, me parece algo em torno de 30 kgfm, recomendo RL novas e manuais.
Abraços
Marcos ET
08/06/2019, 20:58
Eu sempre tenho costume de deixar o jeep engatado em 1ª reduzida quando estaciono (já que freio de mão é algo que ele nunca teve de verdade), e como andava mais na cidade, nunca deixava as RL engatadas. Uma vez, meu pai se ofereceu para ir buscar meu jeep que estava lá na oficina Rota4x4 (perto de onde era o SBT em 1997) e levá-lo para mim na Moóca... era longe pacas e ele demorou demais! Quando chegou estava zangado, dizendo “este seu jeep não anda nada, tive que vir esgoelando o motor para conseguir acompanhar o tráfego!” Quando fui ver, ele tinha atravessado São Paulo com a T-Case na reduzida... kkkk
[QUOTE=Gustavo MR;2506625]Boa noite! Ano passado comprei um Jeep Willys e veio com uma roda livre avm muito antiga. Algumas pessoas falam que é boa outros falam que não. Alguém tem alguma informação sobre essa roda live?
Abraços566417566418[/QUOTE
Use ou guarde com todo carinho essas RL, são muito raras. Extremamente robustas, da linha AVM são as mais fortes sem dúvida. São bem antigas e todo o mecanismo dela de acionamento é de ferro e rolamento. Não existe molas nem plástico dentro delas. Pode deixar cheia de graxa.
O acionamento é um fuso metálico de algum tipo de liga, não existe possibilidade de escapar ou ter problema parecido com essas RLs.
Creio ser americanas esse modelo.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.