Ver Versão Completa : Puxar Trailer na Triton Diesel At X Suspensão elevada ??
TRITON88
07/06/2015, 23:47
Pessoal, boa noite!
Sou novo no fórum e gostaria de agradecer pela oportunidade.
Já tive algumas pickup's e recentemente peguei uma Triton 2008 Diesel para realizarmos uma ação promocional para um cliente nosso e utilizar em nossa empresa. Estou adorando o veículo e o mundo 4x4, gostaria da ajuda e opinião de vocês em 4 itens:
1 - Pretendo "puxar" um trailer que estamos construindo para essa ação promocional (estilo um food truck), acredito que não terei problemas em puxar com ela por ser diesel 3.2 - 4x4 mas o automático me preocupou um pouco. Queria ter pego uma manual mas essa foi uma oportunidade de negócio.
2 - Relação da altura da Triton x Engate?: Penso em colocar um lift e subir a altura da pickup para ficar mais robusta, vocês acreditam que interfere para a tração e para puxar o trailer? Peso do trailer aprox. 1.200k com sistema de freio (2 eixos)
3 - O cambio automático da Triton deve ser feito com quantos KM?
4 - Qual a melhor cia de seguro que me recomendam (custo benefício)?
Muito obrigado,
Abs e uma ótima semana.
Troller-a-vista
08/06/2015, 08:25
1- veja no manual do proprietario o que diz sobre reboques, possivelmente, nao havera nenhum problema.
2- engate tem que ficar nivelado ao local de suporte do engate, ou seja, se estiver engatado no chassi, vc nivelará por ali, se estiver a lataria (que é perigoso) ou parachqoue, nivele a essa altura. o reboque NUNCA, JAMAIS, deve ficar apontado para cima ou para baixo, ou seja, tem que ficar com seu chassi na horizontal, por isso, nivele tanto pelo carro quanto pelo chassi da carretinha.
3- nao sei
4- cada lugar, carro, perfil é diferente, impossivel dizer isso.
TRITON88
08/06/2015, 12:09
Trolle-a-vista, Obrigado pelas informações.
Abraços
1- veja no manual do proprietario o que diz sobre reboques, possivelmente, nao havera nenhum problema.
2- engate tem que ficar nivelado ao local de suporte do engate, ou seja, se estiver engatado no chassi, vc nivelará por ali, se estiver a lataria (que é perigoso) ou parachqoue, nivele a essa altura. o reboque NUNCA, JAMAIS, deve ficar apontado para cima ou para baixo, ou seja, tem que ficar com seu chassi na horizontal, por isso, nivele tanto pelo carro quanto pelo chassi da carretinha.
3- nao sei
4- cada lugar, carro, perfil é diferente, impossivel dizer isso.
dojao campeao
09/06/2015, 11:18
A durabilidade de um câmbio AT depende muito de como foi utilizado e de como foi dada a manutenção (básicamente troca de óleo e filtro nas kms previstas), sobre rebocar o trailer, para evitar esforços q venham a causar superaquecimento e consequentes danos, deve-se utilizar as trocas manuais (mesmo não sendo sequencial como é o caso da Triton 2008), ou seja, arrancar sempre em L, passar para 2, depois para D (c o over drive em off), e só colocar o over em on em condições de esforço mínimo (planos e descidas), e, ao menor sinal de pedida de marcha, fazer manualmente o caminho inverso (retirar o over, voltar para 2 e até para L, se for o caso), em subidas íngremes e/ou longas, se antecipar na tocada e por a marcha adequada no início, para evitar que o sistema fique trocando marchas frequentemente, resumindo: operá-lo é um tanto trabalhoso, mas pode ser feito de forma eficiente e minimizando desgastes. Sugiro ainda que caso não tenha registro, troque o óleo e filtro do câmbio numa autorizada e/ou mecânico capacitado para tal!
Inspetor22
09/06/2015, 22:29
Concordo com todos ai!
Só uma observaçãó importante!! Vejo você mencionar sempre o "por ela ser 4x4".
Você pretende rebocar em terrenos arenosos ou de baixa aderência?? Pq o 4x4 e reduzida SÓ PODEM SER UTILIZADOS NESSAS CONDIÇÕES!! NUNCA UTILIZE NO ASFALTO!! Risco de quebra do diferencial!! E o carro fica travando por conta do blocante!
Para o leigo entender melhor, as 4 rodas giram ao mesmo tempo e o tempo inteiro! Caso tenha uma diferença de espaço percorrido entre qq uma das rodas (exemplo: numa curva, manobra ou até mesmo desgaste de pneus muito diferente), cada roda vai percorrer uma distancia no mesmo tempo, sendo que o blocante vai forçar elas a rodarem igual, logo causará travamentos e até risco de quebrar o diferencial! Já na areia, terra ou piso não aderente, as rodas "prejudicadas" apenas deslizarão um pouco mais e tudo bem...
Mas o fato de NÃO usar o 4x4 não vai prejudicar em nada vocês rebocarem o Trailer.
TRITON88
09/06/2015, 23:16
Amigos, Dojão campeão e Inspetor22, muito obrigado pelas dicas!!
Vou seguir com esses procedimentos e usar o 4x4 apenas em locais com inclinação e somente quando necessitar.
Obrigado
Grande abraço
Inspetor22
10/06/2015, 14:34
Ok! Mas tb não é a inclinação, e sim somente a ADERÊNCIA do piso! Se for um piso aderente, você terá problemas! Se for escorregadio, pode ser plano, inclinado, curvas e etc...
Abc
dojao campeao
10/06/2015, 15:31
Concordo com o Inspetor22, a única situação que vc pode usar 4X4 e reduzida no seco, será se vc for obrigado por circunstâncias extremas a parar na subida em ladeira muito íngreme, neste caso, para evitar superaquecimento, vc pode arrancar reduzido e seguir em velocidade baixíssima (10 km/h p ex.), em linha mais reta possível, até alcançar o plano, quando deverá parar, desativar o 4X4 reduzido, e arrancar seguindo os procedimentos que citei acima!
Inspetor22
10/06/2015, 18:47
Exato Dojão! Sendo em linha reta sim!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.