Ver Versão Completa : Velocímetro digital de baixo custo
Julio Militão
07/06/2015, 14:20
Prezados companheiros,
Como todos sabem, modificações nos diâmetros dos pneus, dentre outras modificações, implicam em erros no velocímetro de nossos veículos. Existem velocímetros elétricos que são de fácil adaptação. Os velocímetros com GPS são uma opção, porém, seu custo é alto.
Adquiri há uns 4 anos um tablet ching ling, o Foston 707DC, 7", com TV, com Windows CE e GPS, e possibilidade de instalar o software para navegação mais utilizado no momento, o IGO Primo. Este programa permite que eu tenha a velocidade instantânea, enquanto gravo as rotas ou me guio em uma área urbana. Já o utilizei em diversas expedições off road, incluindo Porto Velho/Manaus, Porto Velho/Labrea, e o tablet continuo operante.
seu processador, de 400 Mhz e sua memória de 128 Mb aguentam bem o tranco.
Recentemente adquiri, por curiosidade, outro tablet Foston, com as mesmas configurações, só que com processador de 800 Mhz, o qual pretendo deixar exclusivamente para navegação.
Para resolver meu problema de velocímetro, instalei no Tablet antigo o programa GPSTacho, o qual tem um programa com velocímetro analógico e digital, o qual configurei ao meu gosto. Os testes foram muito satisfatórios, tanto que resolvi partilhar esta ideia. Devo instalar no painel de minha Band curta nos próximos dias.
Julio Militão
07/06/2015, 14:22
Senhores,
Como podem ver, alem da velocidade analógica, tem ela digital, velocidade média, velocidade máxima, tempo de condução, aceleração, inclinação e hora atual.
gabrielqueiroz
07/06/2015, 15:44
muito legal!!!!
hercilio.neto
07/06/2015, 15:52
Julio,
Onde pretende fixar o tablet.
7" não ficará muito grande?
Sergio c
07/06/2015, 20:37
Se conseguir fixá-lo bem, tb é uma boa idéia......
Julio Militão
07/06/2015, 23:21
Bem Hercílio,
Não é grande. Minha ideia atual é a de cobrir todo o painel da toy com um chapa e, nesta, adaptar um encaixe para que a superfície do tablet fique rente a ela. Outra ideia é a de deixar como está, fixado com velcro sobre o painel original.
O interessante é que o software é gratuito e o tablet é bem robusto, compensando uma modificação com arquitetura mais ousada.
Abraço.
Sonhador
08/06/2015, 08:43
Joguei na pesquisa no Google e não apareceu Tablet foston nesse Modelo ...somente apareceu GPS.
Sou adepto do velcro tbm.. Gostei do visual do app. Vou ver se acho tbm..
:palmas:
poe umas fotos de como ele esta instalado.
se usar a chapa seria interessante copiar a furação dos marcadores de diesel e temperatura..
Julio Militão
09/06/2015, 21:51
Joguei na pesquisa no Google e não apareceu Tablet foston nesse Modelo ...somente apareceu GPS.
https://www.youtube.com/watch?v=PMm2WP9W324
http://www.gpspoint.com.br/forum/19-igo-83/76690
http://www.cearainformatica.com/loja/produto-103975-1332-gps_foston_fs707dc_tela_7_pol_com_camera_de_re_e_t v_digital
Julio Militão
09/06/2015, 21:52
:palmas:
poe umas fotos de como ele esta instalado.
se usar a chapa seria interessante copiar a furação dos marcadores de diesel e temperatura..
Estou preparando o painel definitivo, assim que der posto as fotos.
maravilha.
e parabens pela solução.
hercilio.neto
10/06/2015, 10:50
O Trip Totem não tem nada de barato, mas posto aqui, como exemplo de adaptação no painel, o que o Dr. Guilherme fez no Engesa dele.
Reparem que o formato do aparelho é bem semelhante ao formato do velocímetro da Band.
504041
Julio Militão
11/06/2015, 00:36
O Trip Totem não tem nada de barato, mas posto aqui, como exemplo de adaptação no painel, o que o Dr. Guilherme fez no Engesa dele.
Reparem que o formato do aparelho é bem semelhante ao formato do velocímetro da Band.
504041
Ficou legal. Obrigado Hercilio.
barriguinha
24/07/2016, 15:39
Amigos,alguma novidade mais recente nessa área com as mesmas funções desse Foston?
Obrigado
valmirjunior
26/07/2016, 09:17
No grupo Toyoteiros postaram um mostrador digital que é possível instalar em velocímetros com cabo, existe também a possibilidade de instalar um painel de Biz da Guster
hercilio.neto
26/07/2016, 22:54
No grupo Toyoteiros postaram um mostrador digital que é possível instalar em velocímetros com cabo, existe também a possibilidade de instalar um painel de Biz da Guster
Valmir,
como seria instalado o painel da Biz?
valmirjunior
27/07/2016, 11:17
Pelo que lembro seria retirado o "velocimetro" da Band e colocado por trás da moldura o painel digital da Guster feito para Biz.
Ele tem os adaptadores para cabo/sinal digital.
Lembro que não é P&P
533306533307
hercilio.neto
28/07/2016, 00:47
Valmir
O velocímetro da Band é um caso sério.
No meu jipe tenho o velocímetro original da Horasa que é o melhor do mercado. As outas opções são o Cronomac e o Willtec.
A marcação é imprecisa tendo em vista que mudei a medida dos pneus, por isso uso o GPS como velocímetro. Quando o painel marca 80 km/h, o GPS marca 93 km/h.
Então pensei em uma solução definitiva, que seria a adaptação do mecanismo de um velocímetro analógico por GPS no painel original.
Só encontrei 2 modelos, com escalas de 0-120 e 0-200, e seria necessário trocar o grafismo para adaptar a uma dessas escalas.
533361
A troca do gráfico não é problema, no meu velocímetro já foi trocado.
533362
valmirjunior
28/07/2016, 08:26
Entendi Hercílio, no meu bandeirante estou com o velocímetro original e todo remendado.
Prefiro manter a tecnologia analógica, até funciona bem e já estou acostumado com a diferença de 10km/h do velocímetro para o gps.
Na minha band ta com diferença de 15 a 20km, no velocimetro marcando 65km/h ta a 80 no gps já...
Valeu
valmirjunior
03/08/2016, 15:46
Achei a foto no Toyoteiros
533741
Link do Alert.
www.oocities (http://www.<strong>oocities</strong>).org/drisnik/velocimetro.htm
dmrsp@terra.com.br
Valmir
O velocímetro da Band é um caso sério.
No meu jipe tenho o velocímetro original da Horasa que é o melhor do mercado. As outas opções são o Cronomac e o Willtec.
A marcação é imprecisa tendo em vista que mudei a medida dos pneus, por isso uso o GPS como velocímetro. Quando o painel marca 80 km/h, o GPS marca 93 km/h.
Então pensei em uma solução definitiva, que seria a adaptação do mecanismo de um velocímetro analógico por GPS no painel original.
Só encontrei 2 modelos, com escalas de 0-120 e 0-200, e seria necessário trocar o grafismo para adaptar a uma dessas escalas.
533361
A troca do gráfico não é problema, no meu velocímetro já foi trocado.
533362
Hercilio.
Ficou muito legal o painel da sua, mas não quero retirar a originalidade da minha. Irei instalar um Trip da Compass e gostaria de encontrar um adaptador do cabo do velocímetro que transforma em pulsos para o Trip. Sabe onde posso conseguir?
Pessoal.
Entrei em contato com a Totem e o representante de SP me disse que teria que comprar um sensor do cabo do velocímetro que custa 160 reais. Entrei em contato com um representante aqui do Rio e disse que para a Toyota Bandeirante seria preciso um sensor de cardã pois não é possível instalar no cabo do velocímetro.
Fiquei na dúvida e desanimado pois não sei como funciona no cardã e me preocupou a questão da lama e galhos no caso de trilhas.
Alguém aqui já instalou tal sensor? Está correta essa informação que não é possível instalar no cabo do velocímetro?
Já tive sensor instalado no cardã em outra band. Tem que emendar o cabo do totem para chegar até o sensor que é o usado em motos. Quem faz esse trampo no RJ ( Niterói ) é o Chapéu.
Já tive sensor instalado no cardã em outra band. Tem que emendar o cabo do totem para chegar até o sensor que é o usado em motos. Quem faz esse trampo no RJ ( Niterói ) é o Chapéu.
Valeu, Dimasi.
Conheço o Chapéu. Vou perguntar a ele. Prefiro que seja sensor no cabo do velocímetro. Além de ser a metade do preço, não tem problema com a lama, galhos e pedras nas trilhas.
Um outro ponto a considerar é a oscilação que o cabo do velocímetro já possui. Será que irá passar para o Trip?
A oscilação se deve a folga no encaixe do cabo. Acredito que o adaptador sane essa folga.
A oscilação se deve a folga no encaixe do cabo. Acredito que o adaptador sane essa folga.
Conversei com o Chapéu que me informou que não tem como utilizar o sensor de cabo de velocímetro pois não tem espaço atrás do painel para instalar. Só é possível utilizar um sensor com imã que se instala em moto. No caso da Band se instala na roda e mesmo com lama e sujeiras da trilha funciona muito bem.
Vou comprar e mandar ele instalar.
jovicassia
04/03/2025, 17:04
post MUITO antigo
mas onde faço download do programa GPSTacho ??
Prezados companheiros,
Como todos sabem, modificações nos diâmetros dos pneus, dentre outras modificações, implicam em erros no velocímetro de nossos veículos. Existem velocímetros elétricos que são de fácil adaptação. Os velocímetros com GPS são uma opção, porém, seu custo é alto.
Adquiri há uns 4 anos um tablet ching ling, o Foston 707DC, 7", com TV, com Windows CE e GPS, e possibilidade de instalar o software para navegação mais utilizado no momento, o IGO Primo. Este programa permite que eu tenha a velocidade instantânea, enquanto gravo as rotas ou me guio em uma área urbana. Já o utilizei em diversas expedições off road, incluindo Porto Velho/Manaus, Porto Velho/Labrea, e o tablet continuo operante.
seu processador, de 400 Mhz e sua memória de 128 Mb aguentam bem o tranco.
Recentemente adquiri, por curiosidade, outro tablet Foston, com as mesmas configurações, só que com processador de 800 Mhz, o qual pretendo deixar exclusivamente para navegação.
Para resolver meu problema de velocímetro, instalei no Tablet antigo o programa GPSTacho, o qual tem um programa com velocímetro analógico e digital, o qual configurei ao meu gosto. Os testes foram muito satisfatórios, tanto que resolvi partilhar esta ideia. Devo instalar no painel de minha Band curta nos próximos dias.