Ver Versão Completa : Regulagem COROA x PINHÃO diferencial
aos mecanicos de plantao..
é possivel ajustar a folga da coroa e pinhao do eixo no "olho" ?
digo, pq o certo é usar um relogio comparador, mas li em algum lugar na net,
uma tecnica em que os caras usam uma especie de "talco" e o passam sobre os
dentes da coroa, dai montan e giram o pinhao e observam onde os dentes estao
pegando ( ou seja, vai ficar uma marca no talco) e dai percebe-se se precisa
ajustar p/ que os dentes peguem no meio certinho do fresado...
alguem pode me explicar melhor esse procedimento ? é talco mesmo que usam
ou algum produto especifico p/ isso?
T+
Arnaldo Tomazetti
08/02/2006, 20:10
Olá amigo
Pasta de ajuste fica legal...
vide: www.subiros.com.br
abs
bacana... onde normalmente se compra isso?
Não dá e nem tenta.......
Arnaldo Tomazetti
08/02/2006, 20:33
Lojas de ferramentas de corte...ou...
Indiquei o site, ligue lá que eles te passam o revendedor mais próximo...
o Bill...
entao como se faz ? só no relogio comparador mesmo ?
Rafael_Reis
08/02/2006, 20:54
Vi q vc fez a mesma pergunta lá na suzuki-net....
Cara sinceramente, se existe uma maneira CORRETA E GARANTIDAn de fazer isso pq ficar perdendo tempo (e possivelmente dinheiro) com essas gambiarras?
É tipo a historia do bloqueo de gurgel... Vcs ficam um tempo danado tentando inventar alguma coisa muito pior do que ja existe!
Sinceramente nao entendo... :parede:
Esquece isso... rlogio comparador ta ai pra isso. Ja vi mecanicos experientes regularem na mao e ficar bom, mas com certeza se colocasse o relogio o ajuste ficaria muito melhor.
Abração,
bom.. tô colocando a pergunta no ar é pra saber isso mesmo... se dá p/ regular legal sem o relogio, se nao dá mesmo, o saida é comprar o relogio que nao é baratin, néh?
mas que tem muito mecanico por ae que nunca viu relogio comparador e monta diferencial no olho , tem...
T+
Sim, relógio comparador é NECESSÁRIO. Fim de papo...........
rafaelsouza
08/02/2006, 21:34
No manual do mecanico willys eles falam sobre esse tipo de regulagem que vcs estão falando ou estou enganado? :pensativo:
pó deixar o bill comigo... no proximo trial aqui em BH, dou-lhe uns tapas na careca loira dele p/ ele aprender a ser delicado.... :mrgreen: :mrgreen:
merda.... vou ter que "morrer" num relogio e base magnetica mesmo... $$$$$$
T+
Arnaldo Tomazetti
08/02/2006, 22:21
Não ví que vc se referia ao Suzuki, não conheço.
Já fiz alguns dana de acordo com o Manual de Serviços da Ford e deu certo...
A última troca de coroa e pinhão que fiz, foi no meu caminhão Cargo (diferencial 220 Rockwell-Braseixos reduzido) e também ficou bom, com regulagem por contato.
abs
leopoldo
08/02/2006, 23:02
relógio comparador
base magnética
haste
jogo de feeler-gauge
jogo de arruelas de calço/ajuste de rolamentos
expansor de carcaça se for eixo DANA.
pinhão falso
jogo de rolamentos de ajuste
torquímetro Lb-ft
torquímetro Lb-in
dispositivo de medição de profundidade de pinhão
tabela de ajuste do manual de manutenção do diferencial
manual de manutenção do eixo
tinta para o dente da coroa/pinhão (padrão de contato)
sacador de rolamentos cônicos
prensa
trava química
mesa muito bem limpa
Rafael_Reis
08/02/2006, 23:03
Fabiano: :palmas: :palmas: :palmas: :dance: :dance: :dance:
Ou entao faz como eu faço... monta tudo e só leva para o mecanico regular a folga. Isso é especialmente fácil nos eixos suzuki e toy que da para sair com o focinho inteiro embaixo do braço.
Abração,
Leopoldo...
o que é feeler - gauge ?
e pinhao falso ?
Ahh.. Leopoldo.. como no meu caso é para eixos suzuki, com 3 membro, o sistema é diferente dos DANA, ele nao precisa de arruelas, ele tem um sistema de rosca...
Ae Rafael... tem essa opcao tb... mas o bao mesmo e ter as ferramentas e fazer vc mesmo...
T+
Alessandro Henrique
09/02/2006, 09:20
relógio comparador
base magnética
haste
jogo de feeler-gauge
jogo de arruelas de calço/ajuste de rolamentos
expansor de carcaça se for eixo DANA.
pinhão falso
jogo de rolamentos de ajuste
torquímetro Lb-ft
torquímetro Lb-in
dispositivo de medição de profundidade de pinhão
tabela de ajuste do manual de manutenção do diferencial
manual de manutenção do eixo
tinta para o dente da coroa/pinhão (padrão de contato)
sacador de rolamentos cônicos
prensa
trava química
mesa muito bem limpa
Alem dos itens basicos que o Leopoldo recomendou, criterio e paciencia sao essenciais.
Sds.
GuTo_Cerulli
09/02/2006, 10:34
Opa!
Então, já perguntaram algumas vezes sobre como proceder na regulagem de coroa e pinhão, mas apesar disso, até agora, ninguém colocou um passo a passo aqui...independente do cara que perguntou conseguir fazer ou não...isso vai ser problema dele, e se ele vai ter vom senso ao usar ferramentas e equipamentos de medição adequados...O que pesso então, é para o pessoal que tem prática na coisa, s tiver tempo, colocar esse tal "passo a passo", valew! :concordo:
[]'s
leopoldo
09/02/2006, 12:02
GuTo_Cerulli
Eu particularmente não coloco um passo-à-passo porque nesse ponto, o manual do jeep está muito bem esmiuçado em como fazer.
FABIL:
o que é feeler - gauge ? calibre de lâminas
e pinhao falso ? dispositivo que, junto ao dispositivo de medição da profundidade do pinhão, permite selecionar a espessura do calço de ajuste.
Rafael_Reis
09/02/2006, 12:39
Aqui vai o manual de manutenção de eixos diferenciais da própria Dana/Spicer... Uma coisa muito rara e difícil de achar.... :wink:
Precisa baixar sabe de onde? :pensativo:
Do site da Spicer... onde mais? :parede: :parede: :mrgreen:
http://www.affinia.com.br/teste/spicer/pdf/SPICER_Manual_Direfencial_2005.zip
ABração,
leopoldo
09/02/2006, 18:00
Precisa baixar sabe de onde? :pensativo:
Na seção de downloads, manual de manutenção do jeep, parte do eixo.
Leopoldo..
no mercado livre ví alguns relogios comparadores ( xing ling = made in china) por precos tentadores, coisa de 60,00 ( sem base magnetica), claro a qualidade nem de longe deve ser como um Mitutoyo ( que custa uns 300,00) ou um Starret ( na casa dos 230,00)... enfim... um xing ling desses baratos tem precisao na leitura ? alguem recomenda uma marca boa e barata ?
T+
Alessandro Henrique
09/02/2006, 18:16
Mitutuoyo e Starret sao bons.
Para comparacao, preste atencao na leitura minima de cada um (resolucao) , existem decimais, centesimais e milesimais.
Destes xing lings nunca ouvi falar...
Sds.
olhe em www.mercadolivre.com.br
leopoldo
10/02/2006, 18:14
... um xing ling desses baratos tem precisao na leitura ? alguem recomenda uma marca boa e barata ?
Suponha um atirador disparando 5 tiros em um alvo....um daqueles redondos.
O alvo possui várias faixas de dentro para fora.
suponha agora 3 situações:
o atirador acerta um tiro em cada parte do alvo: não tem precisão nem exatidão.
o atirador concentra vários tiros em um ponto qualquer do alvo: não tem precisão mas tem exatidão.
o atirador acerta vários tiros no centro do alvo: tem precisão e exatidão
se não troquei as bolas :roll: .... tá legal.
Bom, disse isso para esclarecer uma sutil dferença entre esses conceitos.
Agora, sobre os reloginhos lindos e maravilhosos que sempre estamos de olho grande, existem por ex: RELÓGIOS (Tesa, Mitutoyo, Starret ..... com escala decimos de milésimos), relógios (mitutoyo, starret, e quem sabe algum xingling ..... com escala nos décimos) e reloginhos ...... (feitos de plástico e arame ..... com escala na casa dos milímetros).
O número de tipos/modelos fornecidos pelos chineses é grande como a própria China ..... e sei que existem marcas boas, não excelentes, mas boas e as tranqueiras, com o fim de serem descartáveis.
O duro é separar o joio do trigo ...... e isso não dá para ser feito via mercado livre.
Só indo a uma loja de ferramentas e pedindo a acessoria do vendedor.
ok.. vou dar uma averiguada em lojas de ferramentas...
T+
aahhh... qual das escalas me atenderia p/ o servico em diferencial e motores ?
T+
leopoldo
10/02/2006, 18:24
O manual pede leituras de milésimos de polegadas.
Para o serviço num jeep, veja relógios que lhe forneçam essa leitura.
O preço é X.
Se escolher um de décimos de milésimos o preço é 10 X.
Compre algo que não lhe arrombe o bolso, pois ainda falta a haste a base magnética e o feeler -gauge.
Somando.... não fica muito barato.
O que incomoda mais é a necessidade de um paquímetro digital ou micrômetro de 0-1" para selecionar os calço de ajuste.
o meu jipe em questao é suzuki, portanto todas as medidas no sistema metrico...
leopoldo
10/02/2006, 18:49
escala 0-50-0 e graduação de 0,01 mm é o suficiente.
ok... era o que eu precisava saber..
obrigado..
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