Ver Versão Completa : Exepedições - Para que lado eu corro?
Bom dia Senhores,
Sou mais um apaixonado pela marca Land Rover. Em especial o Defender.
Já tive vários jipes, mas todos com finalidade de trilhas e passeios.
Contudo, a idéia agora, (minha e da patroa) é investir num veículo para viagens longas (América e tal...)
Aqui, o $ é contadinho, ou seja, investir num veículo para o dia a dia e para expedições....
No início das leituras pensei no 110. Adapta-se para as viagens e usa-se no dia a dia.
Contudo, acho o noventinha espetacular e acho o 110 grandão para a cidade no dia a dia.
Daí pensei em investir num 90, e comprar um daqueles mini trailers ( http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-658927454-trailer-mini-trailer-barraca-motorhome-camping-reboque-carro-_JM)
Não gasto em barracas, mais segurança, etc...
Minha pergunta: e o sobrepeso? será que um 110 adaptado pesa muito menos que um 90 com um mini trailer?
Penso num 90 ano 2004 ou similar.
Gostaria muita da ajuda dos expert....
abraços
Gerson 666
07/06/2015, 12:22
Laos, vou emitir a minha opinião sobre o trailer. Não acho vantajosa$$ a idéia do trailer pelos seguintes motivos:
- Vai pesar e consumir mais combustível, desgastar mais o veículo, vc vai ter que rodar numa velocidade menor, para ficar em local seguro vc terá que pagar camping, em muitos locais custa o mesmo que uma diária de hotel, com os 20~25mil do custo do trailer, vc paga hotel para várias viagens. Bom, esta é apenas uma opinião pois sei que muita gnt pensa em comprar um trailer e tal, mas essa ideia que a princípio parece vantajosa, nem sempre é a melhor.
Obrigado pela ajuda Gerson.
Tu tens razão. É peso pacas!
E o 90 mais um pequeno reboque para as malas e talvez uma barraca em cima, acho que deva ficar o mesmo peso duma 110 carregada, e de quebra não terei a a elevação do centro to ponto G.
Realmente é gigante a diferença do conforto do 110 para o 90? é mito ou verdade que todos que começam no 90 acabam indo para o 110?
abraço
rodrigoboscardin
08/06/2015, 21:10
Amigo, quando se quer acampar não pode ver somente o lado financeiro...
Se fosse assim ninguem teria aqueles motor homes caros, ou mesmo um trailer deste, ou um camper em cima da caminhonete.
Acampar é um estilo de vida, e não uma forma de economia (que as vezes vem juntas).
Eu uso barraca de teto, mas gosto dos campers, carretas, trailers, etc... cada um tem sua vantagem e desvantagem... cabe ponderá-las.
Na minha opinião não há diferença de conforto entre a 90 e 110. A diferença é se precisa de espaço ou não... a 110 é espetacular no quesito espaço. Sobre o conforto, os proprios bancos originais depois de acostumar com eles são muito bons... ai pode melhorar com rallye design, entre outras adaptações que muitos fazem.
Grande abraço
Rodrigo
Olá Rodrigo, boa noite.
Concordo contigo que a questão financeira não deve ser o único a ser analisado, e quanto ao estilo de vida algo ímpar...
Mas me parece correto o pensamento do Gerson quanto ao desgaste e excesso de combustível. - Parece-me alto o custo de se levar um banheiro, cozinha e quarto "pendurados" numa Defender.
Talvez, o ideal no meu caso seja aqueles reboques, como estes http://www.metalian.co.za/home/products/4x4-off-road-camping-trailers/
Será que o peso dele é muito diferente dos mini-trailers? a barraca de teto fica duca!
um abraço ( contando os meses para comprar a Defender)
rodrigoboscardin
08/06/2015, 23:00
Eu acho q a carretinha eh uma
Otima escolha. Eu estava na Fenajeep neste final de semana e tinha uma
Empresa vendendo carretinha mais ou menos desse tipo. O valor era 29.000,00. Eh legal pq vc pode deixar tudo armado e sair com a land..
A carreta eh muito reforcada. Tem suspensao independente e da ate pra fazer trilha com ela engatada!
Grande abç
Rodrigo
Olá Rodrigo.
Sem querer abusar da tua boa vontade.
Vc lembra o nome da empresa que estava vendendo carretinhas similares a estas?
abraço
Ricardo Pocholo
09/06/2015, 09:59
Vou dar meu pitaco também! hehehe!! A 110 é muito mais propícia para expedição do que a 90, seja pelo espaço, tamanho do tanque de combústivel, ângulo de entrada e saída, etc...
Já no aspecto das viagens, o que mais acontece é gente comprando infinitos equipamentos e na hora do "vamo vê" dorme uma noite num camping, tira uma fotos e o resto da trip fica em hotel.
A melhor forma de saber o que é melhor para você é comprar a viatura e começar a viajar, daí vai sentindo o que é mais o estilo de vocês e vai comprando o equipamento aos poucos.
Aliás, overland é para praticar a simplicidade da vida, não para levar sua casa junto e vários gadgets. Abraço!
boa ricardo... concordo com tudo!!
rodrigoboscardin
09/06/2015, 16:16
Verdade!
A fabrica da carretinha é a DEOX.
Abraço
Gerson 666
09/06/2015, 18:35
Complementando a opinião rsrs, entre a 90 e 110, eu pegaria logo a de maior tamanho pois vc sempre sentirá falta de espaço. Quanto ao tamanho do veículo em trânsito urbano, vc acostuma. Eu já rodei muitos km puxando carretinha e te falo que prefiro andar com o carro lotado, rack de teto cheio, só pra não arrastar a carretinha. Aluga uma e coloca um peso e faça uma viagem. Se mesmo assim, vc quiser uma carretinha, compra uma de carga e faça um projeto pra vc nela; apesar que acho que depois da viagem vc desiste da compra rsrsr
Lucianoferreira
09/06/2015, 20:03
8---)Opa Laos:concordo:,
Cara comprei a minha defender 110 a pouco mais de um mês e estou apaixonado pelo carro!:D, em questão de conforto estou adorando.... Tenho carro de passeio completo e automático, porém está ficou de lado com a chegada do novo brinquedo :safari-rig:.... Só antes de comprar sugiro ver todo o histórico de manutenções, pois as manutenções da Land tem valores de MO e peças com um custo elevado :? e se o dono não tiver realizado às MPs ao longo do tempo... Morre td a mão do novo dono :cry:... Aqui no fórum tem bastante recomendações e também como garantias vale vc pagar um mecânico especializado para avaliar e também pedir o laudo pericial completo para ver se não há peças de procedências duvidosas :tomate:afinal o ser humano é complicado....
abraços e ótima sorte em sua escolha 8---)
Ricas opiniões!
Ricardo Pocholo, Quanto ao tamanho do tanque não vejo como problema. O tanque da noventinha deve ter uns 50 litros. 500 km de autonomia é algo razoável, hoje existem postos de gasolina em tudo que é cidade. Ademais, acredito que o tanque original pode ser substituído, como nos cj5 etc...
O angulo de ataque e saída do 90 é maior ( melhor)
Vejo que a principal diferença seja o tamanho e o conforto do 110, pelo fato do entre eixos ser maior.
Hoje somos em 3. Então o espaço pesa, bastante. Mas ainda posso deixar apenas um banco atras pro filhote,
Concordo que o melhor seja o pé na estrada e testar. Curto o camping, mas numa viagem longa de vários dias um ou outro dia num hotel não tem preço.
No fundo o Gerson ta certo, logo sentirei falta do espaço numa viagem longa. Mas acho o estilo do 90 único.
Vou testar a estrada com uma carretinha. Se eu me adaptar parto pro 90. Senão parto para a 110.
Lucianoferreira, valew os toques. tenho tempo pra pesquisar bastante.
Como tenho um jipe so pra trilha, (samurai motor opala) nao posso me dar o luxo dum jipe so pra viagem, entao a defender vai ter que ser pro dia a dia tbm...
Agora, uma coisa é certa: Vai ser um Land Rover Defender!!!
Ricas opiniões!
Ricardo Pocholo, Quanto ao tamanho do tanque não vejo como problema. O tanque da noventinha deve ter uns 50 litros. 500 km de autonomia é algo razoável, hoje existem postos de gasolina em tudo que é cidade. Ademais, acredito que o tanque original pode ser substituído, como nos cj5 etc...
Vejo que a principal diferença seja o tamanho e o conforto do 110, pelo fato do entre eixos ser maior.
Hoje somos em 3. Então o espaço pesa, bastante. Mas ainda posso deixar apenas um banco atras pro filhote,
Concordo que o melhor seja o pé na estrada e testar. Curto o camping, mas numa viagem longa de vários dias um ou outro dia num hotel não tem preço.
No fundo o Gerson ta certo, logo sentirei falta do espaço numa viagem longa. Mas acho o estilo do 90 único.
Vou testar a estrada com uma carretinha. Se eu me adaptar parto pro 90. Senão parto para a 110.
Lucianoferreira, valew os toques. tenho tempo pra pesquisar bastante.
Como tenho um jipe so pra trilha, (samurai motor opala) nao posso me dar o luxo dum jipe so pra viagem, entao a defender vai ter que ser pro dia a dia tbm...
Agora, uma coisa é certa: Vai ser um Land Rover Defender!!!
Olá Laos,
Você cita que são em 3 então, na minha opinião, você acabar indo para o 110. O 90 é muito desconfortável para quem vai atrás, pelos menos dos Tdi os bancos originais são de lado. Muito ruim para viagens longas. Pode se adaptar bancos virados para a frente mas não é a mesma coisa que o banco/sofá do 110 (não os originais diga-se de passagem). Acho que o 90 é bem melhor no traânsito do dia a dia, principalmente se vc vive em cidade grande, mas com mais de duas pessoas o 110 e´muito melhor.
abraços
Sergio
Ricardo Pocholo
10/06/2015, 10:04
Ricas opiniões!
Foi o que eu disse, a 110 tem um perfil de expedição e a 90 de trilha, por isso, os ângulos de entrada e saída da 90 são maiores, com entre eixos menor e tanque pequeno.
500Km não é nada para quem quer usar uma Defender como deve ser usada. Aonde tem posto aos montes dá para ir de Corolla. Autonomia é item importantíssimo em carro de expedição.
Carreta é a pior opção, pois é mais perigoso em relação à acidentes, consome mais combustível, paga mais pedágio, ruim de manobrar, paga mais balsa, paga mais estacionamento, não para em estacionamento de 45º, atrapalha em trecho de off road de verdade...
Se é expedição o que vc quer fazer e em mais de 2 pessoas, vá de 110.
Abraço!
PÔ Lao, tenho que concordar com o Ricardo cara, olha, viajamos só casal num TR4 com cama de´´casal´´montada
juro hehehe!! e na hora do pernoite era um tal de jogar tudo PRA FRENTE [onde??] e se ajeitar logo antes
de baixar o frio, foi uma viagem pelo noroeste Argentino onde o friaco é punk, punk como o nosso sul as vezes,
portanto acho conflituoso o uso urbano da 110, mas para as grandes viagens em tres pessoas nem pense muito,
vá de 110 e seja MUITO feliz!!!
Sem dúvida pra expedições é a 110.
Inclusive tem uma boa pra quem quer reformar no topico de classificados do fórum.
lcdalzoc
15/06/2015, 16:45
Vou contribuir com minha simples opinião, já que em 2007 estava no mesmo dilema...
Uma 90 ou uma 110? Na época, minha grana não alcançava as boas e nem as ruins depois de uma intervenção pra colocar nos trilhos... Então acabei indo de...Ford Explorer 95, com o motor da Defender (300tdi). Foi um achado na época, e já com o motor diesel instalado, documentado e perfeito. Rodei muito pelos estados do Sul, PY e UY. Com o tanque original de 80 litros, rodava 1.000km ou mais sem preocupar. Manutenção só de rotina. O que incomodava as vezes eram pequenos problemas elétricos, inerentes ao uso por estradas precárias e trepidação. Vidros elétricos que não subiam na chuva ou não abriam no sol! Mas o vírus Land Rover sempre anda pelos ares... Uma vez picado, já era... Recentemente "recolhi" um Land Series 1954 num galpão abandonado e estou ressuscitando-o aos poucos...