PDA

Ver Versão Completa : Jpx montez std 1994 (ex fatma)



Miúdogeo
06/06/2015, 23:22
Começando hoje o tópico de uma história já longa, com o agora meu JPX.
Desde os meados de 2014 vinha acompanhando o anuncio deste carro que hoje felizmente é de minha posse, após alguns contratempos e muita negociação com o antigo dono chegamos a veredito...
503707
Aí está ele no seu antigo endereço pouco antes de vir para minha casa.
503708
Aí ele já está junto do meu antigo projeto, que por problemas de documentação foi abandonado, ou melhor, aos poucos está se transformando em peças pro Jota...
Espero que quem estiver lendo não tenha pressa, pois disponho de poucos recursos e faço boa parte da manutenção por conta própria.
Iniciei com a troca de correia dentada, velas de aquecimento, uma regulagem nos bicos e uma substituição no automático do motor de partida.
Agora, já na garagem, ele está ganhando uma geral no sistema de freios, pois após umas voltinhas, não me encorajei a andar da forma que estava, freiava quase nada e ainda por cima não estava soltando as pinças após as frenagens, resultado, uma das rodas chegou a levantar bolhas na pintura...

hercilio.neto
07/06/2015, 00:49
Muito bem, Clovis.
Conta um pouco mais sobre a configuração do Jota.
Motor Xud?
Suspensão, tem lift?
Pneus, quais são?
Tens a capota?

Felicidades com a nova viatura.

HERICK
07/06/2015, 04:20
Show de bola! E aí, qual será o apelido da EXFATMA hehhehehe, acompanhando o projeto, forte abraço.

Miúdogeo
07/06/2015, 21:28
Obrigado aos comentários de boas vindas.
Então Hercílio, a mecânica está bastante alterada, possui motor 2.5 da L200 GLS Turbo, Cambio Clark 2205D (plaqueta), talvez esse cambio seja do chevette, em breve posto umas fotos do cambio e da adaptação, a T-Case é a Dana 18 do Willys, e no mais é um Jota standard, com eixos carraro, relação pelo que senti no pouco que andei é a curta 43/8, os pneus estão originais 215/80-16, sem lift, amortecedores originais na dianteira e na traseira uma bela de uma gambiarra (se possível resolverei em breve). E a questão da capota, não, eu não possuo ela e estou procurando uma alma caridosa (rsss) que queira se livrar do conjunto, portas e capota, pois aqui em Curitiba é bem complicado andar sem...

Herick, sua sujestão de apelido está anotada.

503780
Aí tá o bicho, semi estaleirado, enquanto as pastilhas novas não chegam, pois aqui em Curitiba é difícil até mesmo achar as de Volvo (equivalentes) por um bom preço.
503781
O que consegui achar, por enquanto dos freios...
503782
Enquanto os freios não ficam prontos o negócio é limpar a elétrica, e tirar os 21 anos de instalações abandonadas, e fios mal emendados, inclusive descobri o problema da perda de carga da bateria... o jipe nem rádio tinha e havia um belo de um modulo de som atrás do painel, vê se pode... kkk

Miúdogeo
09/06/2015, 12:23
Acabaram de chegar as pastilhas de freio, mito rápido o atendimento por sinal.
503939
Agora é só arrumar um tempo para montá-las... E rezar para que aguentem sem se esfarelar... kkkk

Miúdogeo
15/06/2015, 13:33
Após o termino, da sangria dos freios e a instalação das novas pastilhas, na dianteira, pois a traseira ainda não tive coragem de abrir.
Aí me surgiu uma pequena dúvida, por que a válvula equalizadora estava instalada na saída dos freios dianteiros no cilindro mestre? Na duvida instalei o novo cilindro e demais componentes sem essa bendita válvula. Depois de revisar a parte traseira e dar umas voltas vou ver se tem necessidade de recolocar ela novamente.
Quando estava montando a roda direita fui verificar a parte interna da caixa de rodas e olha no que me deparei:
504561
...parece que tinha um "pequeno" furaco na mascara dianteira e o bendito "masseiro" não quis tirá-la, para fazer um reparo corretamente na fibra e fez essa pequena inserção de quase 1/2 kilo de massa.... kkkk
504562
Aproveitei, já que "caiu a mascara", retirei um dos ventiladores que esta travado, e re-organizei a fiação que estava toda zoada, e até mesmo tinha fio positivo completamente desencapado.
Só mesmo chegando nas entranhas para se saber como está nosso 4x4.

tuna
15/06/2015, 15:24
Clóvis, parabéns pela viatura e pela dedidacação, vou acompanhar por aqui...

[]'s

Miúdogeo
15/06/2015, 20:08
Muito obrigado Tuna, eu faço o que posso para ver minha viatura cada vez melhor, sou um tanto metódico e detalhista, e se fosse mandar fazer num mecânico ou eletricista, seria um daqueles carros que ficaria no canto da oficina e o proprietário da mesma me chamando de maluco... se vejo um fio com uma emenda arranco ele inteiro e passo ele todinho novamente, então melhor que o serviço seja feito aos pouco e por mim... caso contrário daria para comprar um novo, e ainda assim não seria bom o suficiente... em meu outro carro minha esposa me proibiu de colocar a mão... se não ficaríamos sem transporte... kkk
Mesmo dessa forma estou bastante empolgado para andar no Jota, talvez monte e faça rodar em breve para tirar a coceira, e talvez achar alguma coisa a mais para fazer... se bem que a lista já está bastante extensa...
Grande abraço.

gabriel correia
15/06/2015, 20:10
amigo se precisar dos burrinhos originais novos na caixa te passo o contato da loja ok!! comprei semana passada.. novinhos!!

Lauro Paiva
15/06/2015, 20:15
Após o termino, da sangria dos freios e a instalação das novas pastilhas, na dianteira, pois a traseira ainda não tive coragem de abrir.
Aí me surgiu uma pequena dúvida, por que a válvula equalizadora estava instalada na saída dos freios dianteiros no cilindro mestre? Na duvida instalei o novo cilindro e demais componentes sem essa bendita válvula. Depois de revisar a parte traseira e dar umas voltas vou ver se tem necessidade de recolocar ela novamente.
Quando estava montando a roda direita fui verificar a parte interna da caixa de rodas e olha no que me deparei:
504561
...parece que tinha um "pequeno" furaco na mascara dianteira e o bendito "masseiro" não quis tirá-la, para fazer um reparo corretamente na fibra e fez essa pequena inserção de quase 1/2 kilo de massa.... kkkk
504562
Aproveitei, já que "caiu a mascara", retirei um dos ventiladores que esta travado, e re-organizei a fiação que estava toda zoada, e até mesmo tinha fio positivo completamente desencapado.
Só mesmo chegando nas entranhas para se saber como está nosso 4x4.

"Só" um quilo e meio de massa....
PARABÉNS PELO EMPENHO!!!!
Esse é um carro muito bom, faço votos que continue com a saga, e com muitas fotos!!!!]

Miúdogeo
15/06/2015, 20:36
Por favor Gabriel, me passe o contato, pois terei que verificar os traseiros, que com certeza estão com alguma avaria, pois estavam isolados.
Obrigado desde já pela ajuda.
amigo se precisar dos burrinhos originais novos na caixa te passo o contato da loja ok!! comprei semana passada.. novinhos!!

Miúdogeo
15/06/2015, 20:41
"Só" um quilo e meio de massa....
PARABÉNS PELO EMPENHO!!!!
Esse é um carro muito bom, faço votos que continue com a saga, e com muitas fotos!!!!]
Muito obrigado Lauro, certamente colocarei o máximo possível de fotos, e redigirei o passo-a-passo de todo o trabalho. As fotos nem sempre são possíveis, por falta de luminosidade e pelas mãos emporcalhadas, não sei porque diabos o cofre de motores diesel sujam tanto a gente... kkk
Parabéns pelo seu empenho como o Javali... com certeza ele ficará pronto ante do meu... ehehehe
Eu cheguei a procurar um para comprar, mas os próximos a mim estavam todos com valores nas alturas.... aí fui ao que meu bolso aguentou...
Grande abraço.

Lauro Paiva
18/06/2015, 09:52
Clóvis, eu vi um J de uma senhora daqui do forum, o carro é um espetáculo talvez valha a pena dar uma olhada!!!
Grande abrço!!!!

tuna
18/06/2015, 13:05
Clóvis, eu vi um J de uma senhora daqui do forum, o carro é um espetáculo talvez valha a pena dar uma olhada!!!
Grande abrço!!!!

Lauro, é o Guará, J da Mirian, realmente um carro de muito bom gosto e muito bem executado.

[]'s

Miúdogeo
20/06/2015, 00:15
Lauro e Tuna, já andei dando uma olhada no Jota da Mirian, obrigado pela dica, realmente o carro dela foi muito bem feito, o meu será modesto perante ele, mas continuo na empreitada, ando meio parado pois tá um frio de lascar aqui em Curitiba e minha garagem só tem cobertura... ninguém aguenta ficar lá depois do horário do serviço...

Abraços ao dois... e bom FDS...

gabriel correia
20/06/2015, 07:29
clóvis te mandei o contato ok!! abraços e boa sorte estou acompanhando se precisar de algo é só chamar!!

Miúdogeo
20/06/2015, 18:47
Muito obrigado Gabriel, vai ser de muita utilidade...

Miúdogeo
07/07/2015, 13:51
P... SACANAGEM... Escrevi um P... post, e quando mandei publicar caiu a rede... kkkk

Mas vamos lá novamente, após um período de fiscal de obras em casa, sobrou um tempinho pro meu parceiro. Consegui, finalmente fazer o reparo da mascara...
506636
Preparação para a aplicação da fibra, pelo que notei quem mexeu nisso anteriormente adorava uma massa...
506637
Uma fitinha crepe p/ resina não vazar e dar uma sustentação pra fibra enquanto a resina não seca.
506638
O buraco devidamente tampado... mas calma lá ainda falta o acabamento, esse acredito que só no próximo fds...

Durante a semana, no meio do corre-corre, deu tempo de achar uma boia nova pro meu tanque, que nossos amigos do ZEZO4x4 tinham, a um preço bem convidativo http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon12.pngpor sinal. E o melhor de tudo, própria p/ Jipe montez...http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png
506639506640

Tive um tanto de dificuldade para conseguir as lonas de freio traseiras, a princípio consegui as da F-1000 (não sei ano nem se é dianteira ou traseira, o sistema da auto-peças não discriminou), no entanto observei um fato interessante, as lonas no mesmo kit tem tamanhos diferentes, vou tentar montar e depois teço alguns comentários a respeito.
A minha dúvida (e peço ajuda aos especialista) meu sistema de freio todo, está umedecido com óleo do diferencial (o cilindro de roda não está vazando). Será que terei de trocar os retentores dos cubos?http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon8.png
506641
Outra coisa que tá me fazendo gastar bastante sola de sapatoshttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon8.png é o tubo de ligação do cilindro mestre até a roda traseira, não tem nenhum aproximadamente da mesma medida. Será que tem alguém que tem alguma dicahttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon3.png?

Bom, por hoje é só...

Grande abraço a todos e boas trilhas aos que vão se aventurar durante a semana.

Lauro Paiva
07/07/2015, 14:07
Muita gente usa de cobre, eu pessoalmente não gosto, pega o original e procura os de fusca, ou kombi que tem muita variedade de tamanho, só observa o tipo de rosca no final!!!

Miúdogeo
07/07/2015, 14:22
Valeu a dica Lauro. Também não gosto dos de cobre, achei os de fusca, mas são curtos, não parece mas o chassi do bendito Jota é longo pacas... vou tentar em casas especializadas em freios e em último caso vou para os de cobre.
Estive pensando talvez, se não tiver outra solução, vou pegar um de fusca e emendar o que faltar com um tubo mais curto (até tenho a emenda em casa, que tirei da minha antiga pick-up) mas só em caso extremo...

Léo_Babiski
07/07/2015, 18:16
Os de aço você faz na medida exata, igual aos de cobre. Fiz no meu J e também no willys.

Miúdogeo
08/07/2015, 13:16
Valeu a dica Leo.

Os de aço você faz na medida exata, igual aos de cobre. Fiz no meu J e também no willys.

Lauro Paiva
10/07/2015, 08:37
Pode olhar os tubos da kombi, que são bem longos.
Bom trabalho!!!

Supercharger
10/07/2015, 12:04
Os de aço você faz na medida exata, igual aos de cobre. Fiz no meu J e também no willys.

Léo, onde você já fez de aço sob medida em BH? Uma vez que precisei, não encontrei quem fizesse. Até em casas de freio só queriam fazer de cobre.

Léo_Babiski
13/07/2015, 09:50
Segue endereço. Só precisa levar a amostra das conexões.
Mang Minas
Endereço: R. Araguari, 33 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG, 30190-110
Telefone:(31) 3272-8848

Miúdogeo
21/07/2015, 17:34
Últimos relatos... Terminei a substituição das lonas de freio, usando as da F-1000, por enquanto. Por pura preguiça de trocar a tubulação metálica dos freios freios traseiros acabei deixando a antiga... e adivinha só... funcionou tudo... atá que liguei o motor e o servo freio entrou em ação... aí.... foi aquela lambança... o tubo rompeu bem na altura da t-case, p... serviço de porco eu fiz... mas mesmo assim, como um bom jipeiro teimoso que sou, isolei o freio traseiro e fui matar a coceira... ta louco... por causa de um caninho miserável eu não ia ficar sem dar pelo menos uma voltinha no bairro.
Blza, freio dianteiro segurando bem... fui dar a tão esperada voltinha... não muitas quadras a diante ponteiro da temperatura já tava lá no talo... p... m..., o negócio foi voltar pra casa... e esperar o próximo fds para ver o que acontece.

Grande abraço a todos... E boas trilhas...

Lauro Paiva
27/07/2015, 12:36
É isso aí, não deixa uma besteira como um caninho atrapalhar sua felicidade, kkkkkk
Mas agora sério mesmo, cuidado!!!!!!!
troca todos os canos com suspeita de problema, na dúvida troca, sempre, e na minha modesta pinião NUCA COLOQUE TUBOS DE COBRE!!!!
é barato, é fácil funciona na hora, mas não há nenhuma garantia, ele pode acabar com sua alegria e sua VIDA!!!
Vão aí meus 2 tostões....
abçs!!!

Miúdogeo
28/07/2015, 15:42
Obrigado pelos seus dois tostões Lauro... e o Java como anda?

Realmente não vou rodar com eles isolado não... o próximo objetivo é substituir esse tubo bendito, ou melhor, MALDITO... já que não serve mais pra nada, e já consegui um bem longo, pra sobrar mesmo (aí a gente faz aquelas espirais bem bunitinas no final... kkkk).
Coisa que ta me incomodando é o tal do aquecimento, isso que nem é o motor original, vou verificar a elétrica, o radiador, alguém me disse que pode ser que no momento de passar o tubo de saída da água para o outro lado, o mal informado mecânico, pode ter deixado a divisão original do radiador, o que vai resultar no funcionamento apenas de 50% do mesmo... e eu estou acreditando nisso.
Grande Abraço...

Lauro Paiva
31/07/2015, 21:35
Valeu Grande Clóvis,
Já viu aquele termômetro digital que tem uma espécie de ocular e um laser, kkkk parece coisa de nave espacial, mas na verdade não é ele tem a capacidade de ler a temperatura num ponto bem específico.
Não é MUITO difícil encontrar um, eu ia sugerir procurar um aparelho desses e fazer umas leituras para ver onde começa a esquentar mais, emfim dar uma escaneada geral e ver se isso te indica algo mais sólido!! ou nÃO.
no mais bom trabalho!!!

Ah e o java?

Bom, já que, atacou de novo e a última novidade é que substituí os dois diferenciais, vou de DANA 60 e DANA 70 na traseira....
e penso muito seriamente num bi turbo, aumentar o torque de 32 para 50 e a pot de 132 para 264, kkkkkkkk
forte abraço!!!!

Miúdogeo
04/08/2015, 19:43
Bom, já que, atacou de novo e a última novidade é que substituí os dois diferenciais, vou de DANA 60 e DANA 70 na traseira....
e penso muito seriamente num bi turbo, aumentar o torque de 32 para 50 e a pot de 132 para 264, kkkkkkkk
forte abraço!!!!
Você também partiu pra ignorância em Lauro... kkk... Mas vai na fé, eu tenho um monte de coisinhas pra resolver... e prefiro fazer eu mesmo... portanto, não tenho pressa.
Mas quando estiver folgado tbm tenho vontade de aloprar... minha ideia é colocar alguma coisa parecida nos eixos, mudar o entre eixos, pra acabar com aquela traseira caída horrível dos Jotas e, melhorar o angulo de saída, e depois de tudo um Cumins 4bt e cambio 4hp22... daí to no céu...

Voltando aos relatos, esse FDS fui tirar um vazamento no escape, e condenei a turbina, tava com folga excessiva no eixo e o rotor frio com algumas pás já tortas... o negócio foi criar um escape novo e vou rodar maçaricão até que a crise passe... kkkk
508824
A maior evolução foi pela mascara, devidamente reparada e pelo para-choques que ganhou uma cor nova...
No mais foram pequenas as evoluções, sistema de freio devidamente reparado, com todos os componentes novos assim como sugerido pelo nosso querido amigo Lauro (não fotografei todos os detalhes pois as mão ficaram muito emporcalhadas quando arranquei a turbina... kkkk).
Acredito que nesse final de semana eu consiga terminar a elétrica... Se não me concentrar no projeto mais antigo que acabou de chegar na cidade... que já estava a dois anos parado no porão de um amigo... meu chevetinho codorna...
Essa é uma estória que conto numa hora mais oportuna... Aqui os relatos são do jipe...
Grande Abraço a todos.

Lauro Paiva
06/08/2015, 12:52
Acompanhando e torcendo!!!

quanto a ignorância, kkkkk, desculpa, kkkkkkk
agora tem que achar um zequinha para tirar as fotos, mão suja não é desculpa!!!!
Forte abraço!!!!

Miúdogeo
10/08/2015, 16:57
Freios prontos... graças a Deus...
Agora partindo pros finalmentes da parte elétrica...
Abraço a todos e uma ótima semana.

Lauro Paiva
12/08/2015, 13:10
Miúdogeo, como tá o seu inglês?

Se quiser da uma olhada aqui tem um bocado de ideias muito boas, algumas meio forçadas, mas na maioria vale a pena !!
boa sorte na elétrica e feliz que o freio está ok!!!



http://www.fourwheeler.com/how-to/electrical/

Miúdogeo
21/08/2015, 21:36
O problema do inglês, o Google resolve Lauro...
A solução para a minha turbina que ta complicada. Hoje descobri que quando adaptaram o motor mitsu no meu Jota foi aproveitada a turbina do motor xud (bem que eu notei que meu motor não tava com aquela pegada que deveria ter um 2.5), e ficou um pouco complicado de substituir, não sei quais as dimensões originais da turbina para o motor 4d56 mitsubishi, será que tem uma boa alma que possa me informar? O que preciso é do diâmetro do eixo e rotor, para procurar uma equivalente.
Abraço a todos.

Miúdogeo
06/10/2015, 08:56
Ultimamente ando meio ocupado, e meu brinquedinho não teve muitas evoluções. O único trabalho executado foi a retirada do conjunto do munhão direito, pois a direção estava oscilando muito e ao erguer a roda percebi que havia folga no conjunto.
513553Fiquei impressionado com a robustez do conjunto, acho que não tem motivos pra trocar de eixo tão cedo...
513558E aí está o culpado pelas oscilações "shimi", obviamente não é o único, pois haviam trincas no rolamento e o alojamento do pino mestre também estava com folga excessiva...
Uma preocupação a menos.

Até o próximo capítulo pessoal...
Grande abraço.

Miúdogeo
14/10/2015, 13:20
Enquanto as buchas dos pinos mestres não ficam prontas inventei algo para fazer, fui arrancar a forração do capô, pois devido ao acumulo de água já tem casos sério de corrosão. Aproveito para pedir se alguém sabe como faço para tirar os restos de cola (cola de contato), ou terei de remover com tinta e tudo.
Essa semana também chegou mais um presentinho para o jota, um par de espelhos retrovisores estilo Wrangler.
Segue a odisseia.
Abraço a todos.

Lauro Paiva
16/10/2015, 21:43
Tem um removedor de tinta em pasta, eh bem forte, talvez perguntando em uma boa casa de tintas, se existe algo próprio, mas se quiser uma receita mais caseira...
Estopa e querosene ajudam bastante!!!

Miúdogeo
19/10/2015, 15:23
Valeu Lauro, mais uma vez suas dicas me ajudando.

Grande abraço.

Lauro Paiva
19/10/2015, 21:48
Valeu Lauro, mais uma vez suas dicas me ajudando.

Grande abraço.
:curtir:

quando puder manda umas fotos para gente babar um pouco!!!

Miúdogeo
15/12/2015, 19:21
Mais alguns progressos, pequenos, porém significativos...
518615
...os novos retentores dos munhões...
518616
... a nova perinha de temperatura, com a troca descobri que ver marcador está com defeito...

e
518617
...parte do motivo do meu fortíssimo shimy, agora resolvido, ou melhor reconstruído... Os munhões ganharam novos rolamentos e novas buchas, esse bendito que não sei o nome estava com folga, mandei o torneiro embuchar também, e quando prensou o pino na bucha partiu em pedaços... assim construímos um novo com o pino fixo e inteiros em uma peça única, a exemplo dos willys... agora é só montar.
no fds posto novas fotos

hercilio.neto
15/12/2015, 21:13
É isso aí amigo Miúdogeo,
Fazendo o serviço (ou acompanhando de perto) é que temos a garantia de "gambiarra zero".
Dá trabalho mas vale a pena.

Miúdogeo
24/12/2015, 13:11
É isso aí amigo Miúdogeo,
Fazendo o serviço (ou acompanhando de perto) é que temos a garantia de "gambiarra zero".
Dá trabalho mas vale a pena.
Muito obrigado Hercilio.

518901
Está aí o pino novo, e já está devidamente ajustado e montado.

Feliz natal e boas festas a todos...

Miúdogeo
12/01/2016, 09:39
Mais algumas, sutis, atualizações...

Dessa vez é o fim da algazarra elétrica.
520106
o antes...

520107
e... o depois. Como dizem os customizadores "stuck wire"...
Por hoje é só.

Espero que minha turbina finalmente esteja pronta no próximo fds, estou louco para dar umas cambiadas...

Grande abraço a todos.

Miúdogeo
22/02/2016, 15:08
Carro parado é mesmo uma caixa de surpresas, cada vez que põe pra funcionar é uma nova "alegria"... Dessa vez foi o alternador, ainda bem que só fui esquentar pra circular o diesel e lubrificar os sistemas... e já acendeu a bendita luz de advertência no painel, testei com multímetro diretamente na bateria, e a voltagem estava caindo ao invés de estar estável. Agora começa outro epopéia... Lugar do inferno pra instalar o tal alternador, tem que desmontar praticamente tudo ao lado do motor em que ele fica instalado... mas já saquei, agora é achar um profissional competente pra ver o que aconteceu... aproveitando o trabalho de desmonte, já encomendei um kit de reparo para a bomba de vácuo, a qual é acoplada ao alternador... assim tem uma coisa a menos para ter que desmontar tudo novamente....
E a tal turbina que não fica pronta nunca... kkkk.... Fui no tal "profissional" e estava da mesma forma que a deixei... encostada em um canto da oficina, logicamente peguei e trouxe ela para casa... Agora vou resolver o problema do alternador, e depoiiiiiiissssss.... vamos para a tal retífica da turbina, porém desta vez procurei por PROFISSIONAIS GABARITADOS e com boas referências, só me faltou o bendito tempo $$$$ para levá-la até a especializada.
Só passei para deixar meus amigos a par da situação, e mostrar que o projeto não tá totalmente parado...

Grande abraço a todos.

HERICK
23/02/2016, 05:25
Carro parado é mesmo uma caixa de surpresas, cada vez que põe pra funcionar é uma nova "alegria"... Dessa vez foi o alternador, ainda bem que só fui esquentar pra circular o diesel e lubrificar os sistemas... e já acendeu a bendita luz de advertência no painel, testei com multímetro diretamente na bateria, e a voltagem estava caindo ao invés de estar estável. Agora começa outro epopéia... Lugar do inferno pra instalar o tal alternador, tem que desmontar praticamente tudo ao lado do motor em que ele fica instalado... mas já saquei, agora é achar um profissional competente pra ver o que aconteceu... aproveitando o trabalho de desmonte, já encomendei um kit de reparo para a bomba de vácuo, a qual é acoplada ao alternador... assim tem uma coisa a menos para ter que desmontar tudo novamente....
E a tal turbina que não fica pronta nunca... kkkk.... Fui no tal "profissional" e estava da mesma forma que a deixei... encostada em um canto da oficina, logicamente peguei e trouxe ela para casa... Agora vou resolver o problema do alternador, e depoiiiiiiissssss.... vamos para a tal retífica da turbina, porém desta vez procurei por PROFISSIONAIS GABARITADOS e com boas referências, só me faltou o bendito tempo $$$$ para levá-la até a especializada.
Só passei para deixar meus amigos a par da situação, e mostrar que o projeto não tá totalmente parado...

Grande abraço a todos.

Será que o regulador de voltagem não está com problemas, dê uma checada! Forte abraço Clóvis

Miúdogeo
23/02/2016, 13:22
Será que o regulador de voltagem não está com problemas, dê uma checada! Forte abraço Clóvis

Pode ser Herick, porém não tenho menor noção de como testar o regulador? valeu a dica.

Além do mais o alternador está naquela situação lastimável de carro de trilhas... Cheio de óleo e terra, acredito que seja necessário um trabalho de limpeza profundo, e uma estufa para secagem lenta das bobinas...

Lauro Paiva
23/02/2016, 17:14
Carro parado é mesmo uma caixa de surpresas, cada vez que põe pra funcionar é uma nova "alegria"... Dessa vez foi o alternador, ainda bem que só fui esquentar pra circular o diesel e lubrificar os sistemas... e já acendeu a bendita luz de advertência no painel, testei com multímetro diretamente na bateria, e a voltagem estava caindo ao invés de estar estável. Agora começa outro epopéia... Lugar do inferno pra instalar o tal alternador, tem que desmontar praticamente tudo ao lado do motor em que ele fica instalado... mas já saquei, agora é achar um profissional competente pra ver o que aconteceu... aproveitando o trabalho de desmonte, já encomendei um kit de reparo para a bomba de vácuo, a qual é acoplada ao alternador... assim tem uma coisa a menos para ter que desmontar tudo novamente....
E a tal turbina que não fica pronta nunca... kkkk.... Fui no tal "profissional" e estava da mesma forma que a deixei... encostada em um canto da oficina, logicamente peguei e trouxe ela para casa... Agora vou resolver o problema do alternador, e depoiiiiiiissssss.... vamos para a tal retífica da turbina, porém desta vez procurei por PROFISSIONAIS GABARITADOS e com boas referências, só me faltou o bendito tempo $$$$ para levá-la até a especializada.
Só passei para deixar meus amigos a par da situação, e mostrar que o projeto não tá totalmente parado...

Grande abraço a todos.

Grande Miudogeo,

Eh por ai mesmo, as vezes a gente tem que segurar um pouco, procurar alguem realmente bom e fazer as coisas definitivas, eu passei oito anos a procura de um bom mecânico, e acabei achando um amigo.
Torcendo pelo jota!!!!

Miúdogeo
24/02/2016, 12:57
Valeu o apoio Lauro... Seu Java também ta ficando Show...
grande abraço.

Miúdogeo
26/04/2016, 16:45
Olá, após algum tempo (meses) sumido, uma pequena atualização.
Acabei optando por um alternador completamente novo para não ter mais dores de cabeça.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527350&stc=1
Já está montado e andando... é andando... mesmo sem turbina, que por sinal é outra dor de cabeça que to tendo para encontrar... isso que estou em uma capital kkkk....
É bom dar umas voltas mesmo que o projeto esteja longe de ser finalizado, pois sempre aparece alguma coisinha que não é visível apenas nas inspeções de rotina, a exemplo de um dos pivôs dianteiros que testei e verifiquei varias vezes enquanto estava parado, só foi dar sinal de cansaço no momento de fazer uma curva de alta... Shimi...
Agora tentarei postar com mais frequência as atualizações.
Grande Abraço a todos.

Dic3
08/06/2016, 14:39
acompanhando

Miúdogeo
10/06/2016, 10:20
Bom dia, apenas mais uma passada rápida, para deixar a galera a par da modificações (sutis).
Aproveitando as férias fora de época para dar uma atualizada.
Ontem revisei os dois cardans, retirei as graxeiras e as desentupi, substitui abraçadeiras de cruzetas (que pasmem, algum esperto teve a capacidade de soldar uma peça que custa míseros R$7 tostões furados... kkkk). Já vi que em breve terei de baixar a T-case, que está com uma folga tremenda no rolamento de saída do cardã dianteiro, e como o Jota não tem roda livre é um ponto crucial para segurança em deslocamentos rodoviários...
Hoje aproveitando o tempo ocioso irei socorrer um amigo (Pedro), também em férias, porém não remuneradas, e sim devido à crise do petróleo, Geólogo petroleiro e desempregado, iniciante no mundo da ferrugem, que comprou uma F75 a pouco tempo e está tendo problemas com a embreagem e o cambio (c10) cujo não engata a segunda marcha nem por decreto. Se lembrar tirarei algumas fotos para o deleite de todos que me acompanham.

Grande abraço a todos

Arildo MT
10/06/2016, 12:49
Bom dia, apenas mais uma passada rápida, para deixar a galera a par da modificações (sutis).
Aproveitando as férias fora de época para dar uma atualizada.
Ontem revisei os dois cardans, retirei as graxeiras e as desentupi, substitui abraçadeiras de cruzetas (que pasmem, algum esperto teve a capacidade de soldar uma peça que custa míseros R$7 tostões furados... kkkk). Já vi que em breve terei de baixar a T-case, que está com uma folga tremenda no rolamento de saída do cardã dianteiro, e como o Jota não tem roda livre é um ponto crucial para segurança em deslocamentos rodoviários...
Hoje aproveitando o tempo ocioso irei socorrer um amigo (Pedro), também em férias, porém não remuneradas, e sim devido à crise do petróleo, Geólogo petroleiro e desempregado, iniciante no mundo da ferrugem, que comprou uma F75 a pouco tempo e está tendo problemas com a embreagem e o cambio (c10) cujo não engata a segunda marcha nem por decreto. Se lembrar tirarei algumas fotos para o deleite de todos que me acompanham.

Grande abraço a todos

Usei muito o cambio 3m da c10, quase indestrutível, mas os cachorretes sempre faziam cachorrada, troquei por novos, não tinha jeito, após um tempo me fazia outra cachorrada, depois de retirar todos, nunca mais encheu.

Miúdogeo
16/06/2016, 20:14
Usei muito o cambio 3m da c10, quase indestrutível, mas os cachorretes sempre faziam cachorrada, troquei por novos, não tinha jeito, após um tempo me fazia outra cachorrada, depois de retirar todos, nunca mais encheu.
Arlindo. Espero que não sejam os cachorretes... seria um porre tirar tudo, e montar novamente. Mas a Jabiraca ainda não chegou aqui em casa, vou busca-la amanhã, se tudo correr bem.
Mas tivemos uma pequena evolução, quase inperceptivel no Ex-fatma.
Substituí os pneus dianteiros que estavam com desgaste irregular.
530779
Por enquanto os modestos Scorpions meia vida quebrarão o galho, até resolver os demais problemas. Depois quem sabe o que virá...
Por hoje é só...
Grande abraço a todos.

tuna
17/06/2016, 10:00
Usei muito o cambio 3m da c10, quase indestrutível, mas os cachorretes sempre faziam cachorrada, troquei por novos, não tinha jeito, após um tempo me fazia outra cachorrada, depois de retirar todos, nunca mais encheu.
:concordo:
o meu arranquei os da 3a. e 2a. raspa um pouco mas nem se compara

[]´s

Arildo MT
17/06/2016, 13:17
Na época (há 18 anos), pelo que me lembro, desci o óleo, abri a tampa lateral, e munido de chave de fenda, martelo e carinho, convenci a cachorrada a se retirar dali.

Lauro Paiva
18/06/2016, 09:01
Arlindo. Espero que não sejam os cachorretes... seria um porre tirar tudo, e montar novamente. Mas a Jabiraca ainda não chegou aqui em casa, vou busca-la amanhã, se tudo correr bem.
Mas tivemos uma pequena evolução, quase inperceptivel no Ex-fatma.
Substituí os pneus dianteiros que estavam com desgaste irregular.
530779
Por enquanto os modestos Scorpions meia vida quebrarão o galho, até resolver os demais problemas. Depois quem sabe o que virá...
Por hoje é só...
Grande abraço a todos.


Miudogeo,

Da uma olhada nas carcaças dos pneus eles tem a data de fabricação, 530888.530889

não se esqueça que eles tem garantia para durar apenas cinco anos, eu já perdi um pneu que rasgou.

Esse do fotografia foi fabricado na decima semana de 2001.
Forte abraco!!!!

Miúdogeo
23/06/2016, 08:23
Miudogeo,

Da uma olhada nas carcaças dos pneus eles tem a data de fabricação, 530888.530889

não se esqueça que eles tem garantia para durar apenas cinco anos, eu já perdi um pneu que rasgou.

Esse do fotografia foi fabricado na decima semana de 2001.
Forte abraco!!!!

Opa.

Muito obrigado pela dica Lauro.

Como sempre elas ajudam muito.

Mas por enquanto vão ficar esses mesmos por falta de tempo$$$$$$... kkk

Grande abraço.

Miúdogeo
07/07/2016, 13:19
Mais um pequeno 'up' na elétrica...

todos os reles serão substituídos por novos, pois ainda tenho uns 'bugs', pois a segunda ventoinha não está acionando...

532156

Assim estarei garantindo um tempo sem pane elétrica... e se ainda assim não houver acordo, vou sair à caça do problema na fiação...

Grande abraço.

Miúdogeo
09/07/2016, 19:14
Mais umas atualizações...
Feito um escape bem meia boca para andar sem turbina...
532234
E o escapamenteiro não teve coragem de erguer o bruto no elevador, diz ele que era para 2,5t.... kkk achou que era um tanque de guerra...
532235
a remendação foi feita no chão... tipo provisório permanente... o que importa é que deu pra dar umas voltas com a molecada sem deixar todo mundo surdo. ficou um ronco suportável...
532236
Para aqueles que dizem que o jipe não anda... se houver alguém... após 35 km até a casa dos meus pais até minha "irmãzinha" quis dar uma volta na boleia...

Em breve mais novidades... estou negociando um cambio que casa melhor com o motor, L200 4d56 pede cambio de L200, no caso um de Outdor, o mais reforçado q conheço p/ a linha.

Grande abraço a todos.

Miúdogeo
15/07/2016, 19:35
Trabalho pesado hoje...
Removi a t-case, com a intenção de eliminar alguns vazamentos...
Aí como não podia deixar de ser, sempre aparece mais uma coisinha para resolver, o rolamento da saída dianteira da tração ta com uma folga absurda, o negócio é desmontar tudo e dar uma geral, nas folgas, juntas novas, retentores novos... e por aí vai...
532690
um pouco da sujeira da bendita... kkk
532691
Flange removida e passara para a jabiraca de meu amigo Pedro. a próxima a pular fora vai ser a caixa de cambio, pois acho ela um tanto fraca para o conjunto, possivelmente entrará a da l200 mesmo, dos modelos outdoor, já achei uma bacana para pagar em loooooonnngaaassss parcelas. Assim entrarão novos items na lista de alterações, a começar pelo conjunto de embreagem que virá da própria outdoor, hidráulica obviamente, e nesse processo de modificações entrará um retentor novo pro volante do motor que tá babando pacas...

Grande abraço.

Miúdogeo
08/08/2016, 19:04
Chegou o cambio novo e com ele vem novos up's pro jota, incluindo embreagem hidraulica (apenas um mimo que já faz parte do pacote do cambio originalmente), a turbina também tá a caminho (meu amigo e ex-dono do jota tá dando um talento nela) ela será necessária para arrastar os 30kg a mais dessa pequena belezinha:
534073

Plug and play no motor, e assim que terminar as obras da jabiraca vou partir para a confecção da flange para a t-case.
534074
Esse é só pra comparar a diferença da brincadeira. Robustez é tudo...
...em breve novidades.

Abraços.

Miúdogeo
16/08/2016, 19:55
Esse final de semana chegaram o trambulador e algumas miudezas do câmbio V5MT1, ainda estou aguardando o conjunto da embreagem hidráulica.

em breve fotos...

Miúdogeo
05/12/2016, 14:34
Boas...
A todos que acompanham, o projeto não parou... só não estou tendo muito tempo pra repassar tudo pro fórum...
Com a retirada do cambio de chevette, comecei a tirar algumas medidas para ver o posicionamento do cambio "novo", com isso descobri um grave problema nos suportes do motor, o lado do passageiro está levemente mais baixo que o lado do motorista... quase nada, só 4cm, daí descobri porque iam quase 8 litros de óleo, isso mesmo, OITO LITROS de óleo no motor que pelo manual do fabricante deveriam ir apenas 6,5.... Bom aí o negócio foi arrancar o motor fora.
540008
E a minha sorte que não tinha nenhum tipo de lift no meu jipe... se não faltaria curso pra tala levantá-lo.

Como tá tudo desmontado aproveitei pra comprar algumas pecinhas, retentores e mangueiras....
540009
Retentor do virabrequim.
540010
Retentores da t-case, pino da alavanca e molas.
540011
E embreagem nova... não vamos querer arriscar ter que tirar o motor novamente só por conta de uma embreagem... não é? :discordo:

Ahhhh... estava me esquecendo, o acoplamento da t-case (dana-18) com o novo cambio (V5MT1) já está praticamente pronto...
faltam apenas os furos do lado do cambio.
540012
Só tenho a foto do desenho por enquanto...kkk

Estou trabalhando nos suportes, e em breve terei mais fotos.

Grande abraço a todos.

Dic3
05/12/2016, 15:33
Fala Clovis, ta show hein!

Cara, ele tava com cambio de chevette? Fizeram uma flange na capa seca? E do cambio pra tcase, tava com flange tambem?

Miúdogeo
05/12/2016, 16:13
Fala Clovis, ta show hein!

Cara, ele tava com cambio de chevette? Fizeram uma flange na capa seca? E do cambio pra tcase, tava com flange tambem?
Isso mesmo Dic3, sobrou uma flange do motor 4d56 pro chevette... e a flange do chevette pra t-case tbm, que por sinal foi transplantada pra pick-up de um amigo meu.
540017
A flange que saiu.
540018
Comparativo dos câmbios, o que entra à esquerda e o que saiu com a flange à direita.

Dic3
05/12/2016, 16:48
Otima troca, eu acho que esse cambio do chevette nao ia aguentar desaforo de um motor diesel, mesmo com a tcase segurando boa parte do rojao

Miúdogeo
05/12/2016, 21:57
Pois é Dic3, também achei o cambio um tanto fraco para a proposta. Aí garimpei até encontrar esse que está em processo de montagem.
540076
Aí a t-case com o entalhado pronto e a chapa "flange", faltando apenas a furação do cambio. A foto ficou péssima...
540077
Mais alguns presentinhos, pra garantir a integridade do motor cabeça quente... kkk

540078
Com um pouco de boa vontade da pra notar a diferença de altura entre os dois coxins...
Próxima etapa será a faze de serralheiro... kkk... Remover o suporte mal posicionado e fixar ele um pouco abaixo.

Por hoje deu...
Abraços.

Miúdogeo
10/12/2016, 21:40
Aproveitando essa garoa maravilhosa e incessante consegui reposicionar os suportes do motor e montar o motor novamente, além de instalar a embreagem e substituir a maioria das mangueiras.
Amanhã se o tempo ajudar passamos para a fase do câmbio.
Fotos em breve.

Grande abraço.

Miúdogeo
19/12/2016, 16:33
Hora do desabafo.... Nem sei o que dizer de pessoas que fazem o trabalho só por fazer e não para ser bem feito... O F.D.P. :freaking:do torneiro acertou no diâmetro do furo do rolamento, no do retentor, na furação da t-case, nas roscas em polegada e CAGOU no posicionamento da peça para encaixar no cambio, CAGOU na junção do entalhado da t-case com a luva da saída da caixa e pra piorar tudo, fechou a oficina e foi curtir no litoral bem sossegado como se tivesse com a vida ganha, eu disse que é um F.D.P.:freaking: e repito... F.D.P...:freaking:
O que fazer com um sujeito desses...
Perdi a peça... perdi meu tempo e nem tem de quem cobrar a solução do problema... E pra piorar não poderei mais andar de jipe esse ano, pois só faltava isso p andar.... :cry:

E tenho dito.

Feliz Natal para aqueles que o terão, espero trazer boas notícias na próxima...

Grande abraço.

Miúdogeo
21/12/2016, 14:39
Aos poucos vão chegando os presentes de Natal.
Chegaram hoje os amortecedores da marca ALLEN, vi vários comentários a respeito deles em outros veículos, vamos ver o que da no Jota.
540929540930
Eles tem um bom curso para a proposta inicial do veículo, são 12 cm, ou seja, 46 cm de ponta-a-ponta com o amortecedor fechado e 58 cm com ele aberto.
Ontem instalei o novo cabo do freio de estacionamento, troquei apenas o que tinha rompido imaginando que o outro estivesse bom,:parede:, tomei. Comprei o cabo fabricado pela Fania, vendido no Mercadolivre, excelente produto, só poderia ser um pouco mais barato. Agora pedir o outro e esperar.
Quanto ao problema do eixo de ligação do cambio a T-case, deixei em outro torneiro para consertar a cagada do primeiro, agora esperar que fique bom, quanto ao alinhamento da flange, eu mesmo irei resolver.

Grande abraço.

gabriel correia
21/12/2016, 20:58
amigo porque a capa seca parece um queijo suiço....? na primeira trilha vc ja condena tua embreagem!!! vai encher de barro ela tem que estar 100% vedada agora se for só de rua tudo bem...mesmo assim dia de chuva vai enferrujar !!

Miúdogeo
22/12/2016, 10:31
amigo porque a capa seca parece um queijo suiço....? na primeira trilha vc ja condena tua embreagem!!! vai encher de barro ela tem que estar 100% vedada agora se for só de rua tudo bem...mesmo assim dia de chuva vai enferrujar !!
Gabriel, desculpa a imagem ingrata, mas foi só pra ilustrar e comparar a fragilidade do cambio antigo com a robustez do novo.
540976
O cambio que tá entrando é esse da foto.

Valeu a observação.

Grande abraço.

Miúdogeo
23/12/2016, 15:00
Agora sim, eixo entalhado na medida exata.
541028
Com um custo adicional de R$ 120,00.
Quanto ao alinhamento vou ter que dar um jeito eu mesmo...
541029
Aí se tem a noção do tamanho da Cagada, ainda que não houve a perda de área de vedação, pois se houvesse a peça toda (flange) seria perdida.
Agora vamos trabalhar mais um pouco.

Grande abraço.

gabriel correia
23/12/2016, 16:20
entendi...ai sim!!!!:dance:

Miúdogeo
29/12/2016, 16:25
Chegaram as portas do Marcos (Casa do JPX).:euforico:

Aos poucos o brinquedo vai tomando forma.

541247541248541249

As obras no cambio deram uma parada, pois o garfo de embreagem não teve curso suficiente para acionar a mesma. Aí pedi para meu fornecedor de peças a especifica deste cambio, vamos aguardar...:pensativo:

Estou dando um tempo pra coluna também, pois to arrebentado de erguer esse cambio no braço... kkk

Grande abraço.

Até breve.

Miúdogeo
11/01/2017, 14:46
Olá, mais um presentinho chegando, pra dar uma "força" no motor.
541788
Agora falta o principal... Tempo... kkk

Grande abraço.

Miúdogeo
18/04/2017, 10:58
Boas...
Mais um passo dado, agora com embreagem hidráulica instalada e funcionando.
546604
Essa semana indo buscar a capota no RS.
Em breve novas atualizações...
Abraços.

Miúdogeo
24/04/2017, 09:50
Boas final de semana puxado... aproveitei bem o feriado...
Fui buscar minha capota em Bento Gonçalves RS, e olho como a dita veio...
547054
Super kit aerodinâmico para gol...
700km se arrastando.. kkk Mas valeu cada km...

Breve mais detalhes...

Miúdogeo
20/11/2017, 13:59
Tarde Galerinha do barro.

Muito tempo sem postar novidades... mas o projeto não parou.
553828
Pintura feita...
553829
Capota e portas instaladas...
553830
Agora já ta com vidros instalados também...

Tenho uma dúvida que gostaria de sanar com os amigos que tem maior conhecimento técnico.

Eu estou com a T-case Dana18 dos antigos willys, estou pretendendo trocar, pois a minha mesmo com o pino chorão substituido pelo de dois rolamentos cônicos, ainda tenho um indice de ruídos elevadissimo. A pergunta é, qual a melhor opção de T-case? A Auverland Original, ou uma de Hilux de engrenagens co saída para a direita?

Caixeta Araxá
21/01/2018, 19:04
Amigo, tenho um Jota 95 com motor VW ALH 1.9 diesel TD e, ao baixar o cambio pra troca da embreagem (que julgava gasta), me deparei com disco e platô de fabricantes/veiculos diferentes. O ambio ainda é o o Jota e estamos apanhando
para colocar a embreagem ideal. A que retirei ainda tinha fibra, entao estou deduzindo que o curso do braço estava longo ou o eixo piloto curto...é isso?:?

Miúdogeo
09/05/2019, 09:59
Boa, após muito tempo sem dar notícias estamos de volta..
Alguns up's e quebras depois vamos a mais uma odisseia...
Vamos dar adeus ao motor 4d56... Cansado de rodar 500 e gastar 1000...
Torçam o nariz os mais puristas, mas partirei para o trivial brasileiro... AP 2.0.
E quiça quando aparecer algum motor descente a preço idem, dai fazemos um Up à altura do veículo...
566146
Só para ver o estado atual da viatura...
Grande abraço

Miúdogeo
10/07/2019, 21:29
Fala Galera,
Com a graça do bom Deus, meu mecânico me tirou da cabeça o bendito AP 2.0, conseguiu um cabeçote zerado para meu velho 4d5 e o projetinho partiu para outro nível... Em breve mais fotos...

Miúdogeo
11/07/2019, 17:01
Um pouco do que está sendo feito567476, cambio fora para revisão e substituição do t-case dana 18 pelo Toy RF1a.
567477 Carroceria na lata.. refazer todos os pontos podres e alinhar tudo. Tirar 25 anos de remendos mal feitos...
567478 Chassi aguardando a vez, para modificar entre eixos e elevação dos suportes dos coxins da carroceria.
Logo teremos mais progresso.