PDA

Ver Versão Completa : barulho de lata solta, pode ser Volante do motor?

brauliofaria1987
05/06/2015, 23:59
Boa noite, adquiri minha frontier Se ano 2005/2006, com 176 mil rodados e a pouco tempo ela começou a fazer um barulho de "lata solta" em baixo do carro, nessas circunstâncias:
*quando passo por terrrenos irregulares com o carro em desaceleração, ou sem pisar no acelerador.
*a alavanca de cambio está meio "molenga", e quando balanço ela, sinto uma barulho lá em baixo, que se parece com o primeiro relatado.
* deitei em baixo do carro e balancei o eixo, e vi que está com folga no calço/rolamento do cardan e também na parte que pega na caixa de marchas...

O que pode ser? Muitos de cara dizem que pode ser Volante do motor, a embreagem foo feita a menos de 6 meses pelo antigo dono, o acionamento está suave. Ouvi dizer que tem como fazer uma RETIFICA NO VOLANTE DO MOTOR, algum colega do forum ja fez? Relate sua experiência... acabei de comprar o carro pela sua grande economia, e pela baixa manutenção... e se for ter que trocar o VM, ficarei bem chateado.... pelo alto valor...
alguém pode ajudar com experiências? Sou do RJ

du.ar
07/06/2015, 18:18
Boa noite Braulio, estou com o mesmo problema. A minha é uma Xterra 03 e tem 170.000 km.

Fiz até um vídeo
https://youtu.be/cqiff9s-A88

Está no post #4986 no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-416.html

Não tenho um diagnostico certo. O mecânico falou que não é o cardan, nem cruzetas, nem calço de caixa ....

Espero que não seja um problema grave, mais que possamos soluciona-lo

Abraço

Du.ar

Gerson 666
07/06/2015, 20:27
Galera, problema semelhante aconteceu comigo. Durante uma viagem, principalmente em descida, quando vc não tá acelerando o carro e em velocidade(acima 80km/h) dava umas porradas embaixo do carro ao passar qualquer pequena ondulação. Ao longo da viagem, perdi as contas de quantas vezes olhei por baixo da caminhoneta e não achava o problema. Chegou um momento que eu não conseguia passar de 50 km/h que ficava batendo em baixo do carro. Fui até um mecânico e descobrimos que uma cruzeta e o calço da caixa, aquele que fica ali naquela travessa do vídeo estava estourado. Vc não vê a olho nú mas ele estoura por dentro e faz a caixa oscilar em ondulação, e se as cruzetas estiverem ruins, aí que chacoalha tudo. Pelo menos no último vídeo, o barulho só acontece quando tem ondulação, então a probabilidade de ser calço é muito grande. Outra coisa, geralmente o barulho acontece quando vc não ta forçando o motor pq aí o conjunto fica mais solto. Como falei acima, geralmente quando acelerava nas subidas, quase não acontecia a trepidação, mas nas descidas, era direto. Não consigo ver relação desse barulho com volante do motor. Procure outro mecânico poia acho que o diagnóstico tá errado. Att

Sergio c
07/06/2015, 20:42
Eu tb apostaria em dar uma verificada nos calços da caixa e do motor, primeiramente.

Gerson 666
07/06/2015, 21:10
Eu ja tive calço do motor e caixa estourado. Do motor vc nota quando arranca com o carro, o motor treme; da caixa, olhando vc acha que tá bom mas fica batendo a cruzeta próxima da caixa no assoalho do carro, geralmente marca no assoalho onde ela bate, mas o movimento pode ser lateral também. Com o tempo, quebra os parafusos que ligam as partes da carcaça do caixa. Um calço ruim pode acabar com a caixa toda.

du.ar
14/06/2015, 10:01
Obrigado pessoal!

Fiz revisar o calço e cruzeta e o mecânico jura que esta tudo certo .... levei a outro e falou o mesmo .... mais na o estou convencido, o barulho é alto, não pode ser normal

O maior problema é: MECÂNICO de confiança, não conheço a ninguém, estou levando ao mais indicado, o cara parece bom e honesto, tudo mundo fala bem dele.

Vcs aconselham trocar o calço? posso ir ao mecânico e falar para trocar, mesmo que ele ache que não precisa, já fiz isso com a junta do resfriador de óleo. O reservatório esta formando borra e o pessoal fala que trocando a junta do resfriador resolve, o mecânico falou que não resolveria, teria que trocar o resfriador (R$ 1200 a peça), não troquei o resfriador, troquei a junta e não funcionou

Abraço

Eduardo