Conectar

Ver Versão Completa : Direção rangendo

Daniel Engelbrecht
08/02/2006, 17:05
Amigos,
Há alguns dias a direção do meu samurai começou a ranger quando viro para os lados, tal qual uma porta com as dobradiças velhas. O que pode ser isso? Estou pensando em dar uma lubrificada, mas será que teria alguma peça que fosse imprescindível verificar?
Obrigado!!

ricardo sabóia
09/02/2006, 09:24
Seu carro é feixe ou helicoidal ? Se for feixe, muitas vezes esse rangido é causado pelo atrito de uma lâmina na outra. Dê uma olhada geral nos feixes dianteiros, apertando os jumelos,vendo se tem alguma bucha estourada, enfim uma olhada geral ! O que ajuda também, é colocar um pouco de graxa entre as lãminas dos feixes.O samurai tem entre as lâminas dos feixes,um material exatamente para não ter o atrito só que com o tempo eles desgastam e fica fazendo esse barulho!

Abraços, Ricardo.

Daniel Engelbrecht
09/02/2006, 13:44
Ricardo, o barulho, na verdade, parece vir mesmo do cubo da direção. É nitidamente dentro do veículo. Acontece quando viro a direção para a esquerda ou a direita. O meu Samurai é feixe. As buchas certamente não são porque todas foram trocadas há dois meses.

JOSE CANDIDO
09/02/2006, 17:50
Colega, meu carro tambem começou a ranger igual porta velha de uns tempos pra cá .... é um vitara 3p ...

Meu mecanico disse ser desgaste das borrachas, e que nem compensa trocar, que elas rodam muito ainda, é só aguentar a gemeçao .... :mrgreen:

tbem fiquei na duvida/....

Alguém tem outra dica mais tecnica do assunto ???

[]

luiztacco
11/02/2006, 11:33
Cândido, a direção do vitara de um primo meu também começou a ranger... ele levou a um mecânico e foi diagnosticado que era alguma parte do setor... (não me lembro qual parte agora) :parede:

Baiano SSA
17/02/2006, 13:18
O meu também ta apresentando o mesmo problema. Poderia ser algum rolamento ou até mesmo lubrificação?

Abraços!

mir000
17/02/2006, 16:23
Meu mecânico (mesmo do Cândido e provavelmente do Luiz :mrgreen: ) disse que esse barulho é comum nos vitaras e que não precisa trocar nada nem preocupar, como o Cândido disse, apesar do barulho, ainda roda muuuiiito!!! hehe

[s] confiantes no mecânico :putz:

Daniel Engelbrecht
19/02/2006, 00:03
Sei não... Com direção é melhor não brincar. Vou ver se semana que vem levo no mecânico para ver isso. Tenho fé que seja apenas uma questão de lubrificação.

norberto
19/02/2006, 11:32
Daniel,

Meu Samurai também range e, de uns tempos pra cá, está dando uns estalos, na parte superior da coluna (dentro do carro). Às vezes a direção fica dura. Até postei um tópico sobre o assunto, mas na época ele não dava os estalos. Parece ser rolamento agarrando.

[]s

Daniel Engelbrecht
24/02/2006, 10:23
Norberto, eu estou cada vez mais cabreiro sobre o problema no meu samurai. Por incrível que pareça, o rangido diminuiu, quase desapareceu, agora que troquei os pneus. O detalhe é que saí dos originais 205/75 para 225/75. Pensei que ia até agravar a situação, mas, ao contrário, parece ter melhorado. Isso está me fazendo pensar se o barulho, que era dentro do carro, não poderia ser influência de algo nas extremidadas.
Quanto à direção ficar dura, a do meu fica quando está no finalzinho do curso. Mas nunca deu estalos.

Felipe Marx
24/02/2006, 12:51
Verifique as cruzetas da barra de direçao. Se estas estiverem folgadas, esse ruido pode aparecer. Verifique tb a junta elastica da barra e se ha oleo suficiente na cx de direçao.

Se nao funcionar, faça um teste ...

Compre um lubrificante (tipo WD)

- Pulverize os terminais de direçao e teste
- Pulverize as cruzetas da Barra de direçao e teste
- Pulverize as molas dianteiras e teste
- Pulverize as buchas e teste

:concordo:

JOSE CANDIDO
01/03/2006, 16:48
Boa Rafao !!! Tambem tou seguindo igual a voce ... heheheheh

Bom galera, realmente, eu nao sinto nada de anormal no meu carro, fora o rangido ao girar a direcao ... diz meu pai que o carrinho "geme" .... heheheheh , mas como ele mesmo comenta, nessa poerama que agente anda, barro pra cacete, etc e tal, nao tem suspensao e direcao que nao vá gemer ....

Luiz meu caro, o meu nao é setor nao, se fosse, ja estaria dando pra perceber ...... ainda bem ... ufa .... :stop:

Tmbem acho que o teste com WD 40 resolva a parada ....

O do NOrberto, talvez seja algo mais grave, alguma borracha, barra torta, coisa do tipo ... mas tbem, nada super grave .....

Ao colega que trocou o pneu, diminuiu a rangeçao porque pneu novo , mesmo mais largo, é mais facil de girar !!! :concordo:

Abs

Daniel Engelbrecht
03/03/2006, 13:13
No meu caso foi só passar óleo, como sugeriu o Felipe, que parou o gemido. Passei WD40 em toda a barra de direção e ficou perfeito.

tmrsled
03/03/2006, 18:52
O meu samuka feixe 93 tava assim, rangendo e era apenas a junta elastica rasgada...compreiu uma do fesca e deu certinho ta novo de novo e so gastei 10 reias! :concordo:

norberto
03/03/2006, 20:02
O barulho no meu caso é nitidamente dentro do carro...tanto o rangido como os estalos. Parece que tem algum rolamento na parte superior da coluna que está agarrando, e só aparece de vez em quando.
E se for na parte superior mesmo, acho que é BEM grave $$. Se não me engano que tem que trocar a peça toda.

[]s

Walter Carlos Brossel
03/03/2006, 23:34
No meu caso, um Vitara 95, o barulho vinha das proteções embaixo do carro.
Foi só dar um reaperto que diminui quase 100%. Mas parecia vir da direção..
Na hora de manobrar na garagem o barulho era esse, de porta rangendo. dei um reaperto e WD em alguns pontos e pronto.
Como alguém disse anteriormente, um carro que vive em trilha ou estalando em costeleta de estrada de terra não pode se esperar outra coisa...ehehehehehe...antes isso.
Umbraçoproçeistudo!
Se der amanhã apareço lá na Cach. Santo Antº. Mas se alguem animar eu topo ir por uma trilha show de bola que tem antes do Restaurante da Tia Lúcia entre Rio Acima e Caeté.

norberto
05/03/2006, 16:08
Walter, a cachoeira foi show! O Guilherme Bomfim colocou duas fotos na seção trilhas off-road:http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=231624#231624
Essa trilha que voce falou passa por dentro da Fazenda Maquiné? Fala mais dela na seção de trilhas.

[]s

Walter Carlos Brossel
05/03/2006, 19:42
Norberto,
Show de bola as fotos!!! A trilha até na cachoeira é campeã!
Acabou que eu fui com uns amigos fazer uma trilha atrás do Morro do Cabral e saímos em cachoeira do Campo. Dá prá ir numa boa, só que com a chuva que caiu hoje o bicho pegou...que era o que todo mundo queria...ehehehehehehe...
Essa trilha que vai até a Cach. Santo Antôniocomeça uns 5Km depois da Cachoeira dos Viana.
Vc passa pela cachoeira da Pedra Roxa, passa em frente a um Grupo Escolar e ao invés de vc virar à direita sentido Ouro Preto (Tia Lúcia), mantenha-se á esquerda no rumo da Mineração Extramil. Uns 2Km depois entre á esquerda e aí começa a quebradeira... :palmas:
Não sei o nome da fazenda não...
Se vc quiser te mando a planilha e as fotos do lugar.
Um grande abraço!

norberto
05/03/2006, 20:39
Valeu, Walter! Manda pro nnorba@yahoo.com.br.

[]s

JOSE_ALISSON
06/10/2015, 07:22
Norberto, estou com a direção do meu samurai apresentando o mesmo problema que vc relatou. Pelo tempo que faz, tu ainda lembra como resolveu esse problema (estalo na coluna, rangendo e travando) no teu carro, se é que resolveu? Abraço!