PDA

Ver Versão Completa : Caixa de marcha da c-10 adaptada na rural



JPEDROSA2
05/06/2015, 22:21
Amigos

Pretendo adaptar a caixa de marchas da C-10, de 3 marchas, "na coluna", na minha RURAL/73, 4X2 e preciso saber se será possível manter o atual sistema da minha RURAL , que é também na coluna. Alguém já fez esta adaptação?
Eu não gostaria de passar o câmbio para "o chão".

Obrigado pelas dicas,
João Bosco

antonio umino
05/06/2015, 23:26
Você vai ter que arrumar um seletor de marcha da c 10 ou c 14.....
Usa a mesma alavanca na coluna. e compra o seletor e as varetas para fazer o cambo da c 10 / c14 funcionar...

Acho que não é dificil......

se você ver o sistema antigo do engate de marchas do cambio com a primeira seca, que tem duas varetas de controle das marchas para o engate das marchas....é quase o mesmo da c 10....

abraços.

Rafaelopaleiro
09/06/2015, 12:45
Essa cx e 3 Marchas com vareta. não tem como colocar ela com alavanca no assoalho??? e o local de troca de marchas não ficaria muito perto da perna???

talvez ate um trambulador rapido.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660547994-trambulador-engate-rapido-hurst-3marchas-dodge-maverick-c10-_JM

antonio umino
09/06/2015, 13:53
Rafael.... Cambio da c14/c10... com alavanca na coluna.. não no assoalho..

Também não gosto da alavanca no assoalho..... se tiver uma caixa de cambio com over drive... de 5 marchas, com alavanca na coluna seria uma boa...... se voce ver um ducato ou os pequenos chineses. o comando do cambio é feito por cabo...

Mas o cambio de c 10 ou c 14 com alavanca na coluna é possivel ser colocada na rural ou pickup... mas vai trocar 6 por meia duzia....... enfim dá no mesmo. trabalheira para adaptar....

abraços.

JPEDROSA2
09/06/2015, 23:33
O problema, caro Antonio Umino, é que nos últimos cinco anos, a caixa original da minha RURAL quebrou TRÊS VEZES... Numa delas, fui obrigado a dormir numa cidade na BR-101, Casimiro de Abreu... Até hoje a radiopatroa faz cara feia e duvida do problema mecânico.
Quero uma caixa mais confiável. Porém, surgiu a possibilidade de adaptar a caixa da A-10 (ou A-20, sei lá...), sugestão do mecânico que, inclusive, tem a caixa para mim.

Vamos em frente....
Abraços!!!

antonio umino
10/06/2015, 10:31
Se vc conseguir a peça que vai junto à caixa de direção (parte de baixo da alavanca) das peças da antiga c14 ou c 10. com a alavanca original vc consegue fazer funcionar, o cambio de c 10 ou mesmo o do galaxie,.. (coisa rara). e fica com o cambio mais confiável.. Este cambio original Willys, tanto o de 3 marchas e 4 marchas sincronizado. é um cambio bom desde que seja todas as engrenagens originais.....mas com as peças de hoje não fica confiável.....
Também estou com problemas com o cambio de 4 marchas que está escapando a marcha a ré. já estou remontado pela quarta vez..... e continua escapando...
Uma boa solução seria o cambio do chevete mas com alavanca na coluna... Este cambio também se original é possivel colocar alavanca na coluna ou no painel. com o sistema de cabos....tal qual os pequenas camionetas chinesas....

abraços.

Renan Folly
10/06/2015, 16:59
Fala João! A pensa bem nisso aí, a caixa está a sua disposição, mesmo que queira fazer um teste. As dicas do mestre Antonio devem ser seguidas a risca!

Abraço

JPEDROSA2
13/06/2015, 19:41
boas, Renan Folly
Estamos juntos!!!!

A caixa doada pelo meu mecânico é de TRÊS MARCHAS, mas com o trambulador na tampa de cima (e não na lateral). Como ainda estava muito suja, não consegui ver a numeração, somente o CHEVROLET BRASIL.
Sabe que caixa é esta?

Não adaptei nada, ainda, embora a minha RURAL só ande para a FRENTE. Nada de marcha-ré. Deixei-a no meca...

Valeu!!!
João

Rafaelopaleiro
13/06/2015, 20:09
Coloca umas fotos amigo, abraços.

Renan Folly
14/06/2015, 17:50
boas, Renan Folly
Estamos juntos!!!!

A caixa doada pelo meu mecânico é de TRÊS MARCHAS, mas com o trambulador na tampa de cima (e não na lateral). Como ainda estava muito suja, não consegui ver a numeração, somente o CHEVROLET BRASIL.
Sabe que caixa é esta?

Não adaptei nada, ainda, embora a minha RURAL só ande para a FRENTE. Nada de marcha-ré. Deixei-a no meca...

Valeu!!!
João

Ai pegou, não conheço... Tente calcular a relação de cada marcha. Engate a primeira, veja quantas voltas vc deve dar no primário, para a saida da caixa dar uma volta. Faça isso com todas as marchas e compare com a sua caixa original. Assim vc vai ver se a relação serve para vc... A terceira tem a msm relação que a sua caixa 1:1. Compare a 1ª, 2ª e ré.

Boa sorte!

JPEDROSA2
10/07/2015, 10:55
Valeu pela ajuda, galera...
A LA ROJA, continua com a caixa original, que foi totalmente revisada...mais uma vez.
O meca venceu.... Mantive a originalidade.

Saudações rubro-negras!!!!!!
João