PDA

Ver Versão Completa : Amortecedores de direção



Giovani
29/03/2003, 00:38
:D Olá galera!

:D Estou instalando uma direção hidráulica e pneus General 35", no jeep do brother. Como não tenho "experiência de trilha" com esses pneus, gostaria que me ajudassem. A suspensão já tem os Rancho RS9000. O que devo pôr de amortecedor de direção: um amortecedor de carro normal, dois deles ou ponho um de competição? Esses de competição não são muito duros, pesando na direção? Já vi uns exagerados com dois de competição!! Ou será que dá para deixar sem nada? Já andei com um jeep com esses pneus e sem amortecedor nenhum, mas só em asfalto, por isso que gostaria da opinião de quem já usa esses pneus à mais tempo...
Valeu...

Fábio
31/03/2003, 11:34
Nem pense em deixar a caixa sem amortecedores!

A alavanca que os Grabber 35 geram é violenta: Atualmente uso amortecedores do M608 e ainda acho que poderia usar algum amortecedor de direção mais firme.

[]´s

Giovani
31/03/2003, 18:46
:D Olá Fábio!

:? Amortecedor do 608?????? É o da suspensão??????

Fábio
01/04/2003, 09:02
:shock: Não... não... não!!!! Ufa!!! :shock:

Trata-se do amortecedor do M608 (ou M912... agora confesso que me confundi) mas é o de direção mesmo!!! :P

[]´s

ramiro_eli
01/04/2003, 09:48
No meu Jeep tenho a caixa hidraulica do Opala e pneus 33'
instalei um amortecedor de direção Pro-comp Explorer 5000, e a diferenca é brutal!!! Muda o comportamento do carro no asfalto e na trilha!

Giovani
01/04/2003, 12:51
:D Olá Ramiro!

:D Vc poderia me dizer se mudou o "peso" da direção. Ou seja, com esse amortecedor ela ficou mais pesada de girar?

ramiro_eli
01/04/2003, 20:05
Giovani:
O acrésimo de peso no volante é praticamente desprezível, muito sutil...
Pode colocar no seu jeep, vale a pena!

Giovani
02/04/2003, 02:11
:D Valeu galera!

:D Já vou dar jeito num bom amortecedor!!! :wink:

Giovani
03/04/2003, 02:38
Trata-se do amortecedor do M608 (ou M912... agora confesso que me confundi) mas é o de direção mesmo!!! :P
[]´s

:D Olá Fábio!

:( Liguei para uma revenda autorizada Mercedes e me informaram que tal amortecedor jamais existiu... :?: :( :?: Os caminhões antigos não tinham e os novos vêm com direção hidráulica e também não têm... Vc poderia me informar o nº do amortecedor? Ele está gravado perto do olhal que está preso na barra da direção do seu Jeep. :wink:
:shock: Dá uma conferida se a direção pesa mais para um lado do que para o outro... No seu caso: esquerda + leve e direita + pesada.

fpandur
03/04/2003, 17:09
No meu Jeep utilizo o amortecedor de direção da D-20. É super-fácil de colocar, pois um dos lados já vem com um terminal, que encaixa certinho em um terminal de direção duplo do Jeep. Quem quiser, depois posso passar mais detalhes.

Lembrando apenas que NÃO devem ser usados amortecedores de suspensão, pois eles não foram projetados para trabalhar na horizontal.

Abraços

Sandro Tannuri
03/04/2003, 22:55
Lembrando apenas que NÃO devem ser usados amortecedores de suspensão, pois eles não foram projetados para trabalhar na horizontal.


Alem disso a maioria dos amortecedores de suspensao sao de açao simples(so resitem a expansao) e os de direçao tem que ser de dupla açao, isso sem falar da diferença de carga.

Abraços,

Pavani
04/04/2003, 14:54
No meu eu coloquei amortecedor de fusca.... E um dos mais bartos, simples de colocar.... Mas serei sincero com pneus aro 16, nas trilhas ele bate um pouco a dire;ao... E barato, mas nao tao eficiente....
Abra;o..
Pavani

billj
04/04/2003, 15:14
No meu eu coloquei amortecedor de fusca.... E um dos mais bartos, simples de colocar.... Mas serei sincero com pneus aro 16, nas trilhas ele bate um pouco a dire;ao... E barato, mas nao tao eficiente....
Abra;o..
Pavani


Então você está passando essa do Fusca na forma de dica ou de conselho?!?!? :roll:

Como o Sandro já disse, amortecedores de suspensão não são indicados para uso na direção por não terem valvulação igual nos dois sentidos......

Abraços,

Pavani
04/04/2003, 16:50
Bill,
E uma dica... Afinal, como estamos passando por uma crise financeira.... pelo menos eu... E melhor vc ter um amortecedor desse de Fusca na dire;ao, do que nao ter ne... Dei um toque, quem quiser testar, eu ja fiz....
O ideal acho que seria o Heckerton ne?!? vc ao acha?!?
Mas acho ele meio caro, por ser importado ne....
Abra;o....
Pavani

billj
04/04/2003, 16:59
Bill,
E uma dica... Afinal, como estamos passando por uma crise financeira.... pelo menos eu... E melhor vc ter um amortecedor desse de Fusca na dire;ao, do que nao ter ne... Dei um toque, quem quiser testar, eu ja fiz....
O ideal acho que seria o Heckerton ne?!? vc ao acha?!?
Mas acho ele meio caro, por ser importado ne....
Abra;o....
Pavani


Não sei se é melhor que nada, não. Pessoalmete, eu ficaria sem nada antes de colocar um amortecedor de suspensão na direção. Faço muitas gambis, mas com a direção e os freios, não arrisco......

No meu, eu tenho um Racho e não tenho reclamações. Comprei ele por U$ 10, novinho na caixa, numa feira 4x4 lá nos States...... :D

Abraços,

dptucunduva
04/04/2003, 17:10
Bill,

Acho que ele está se referindo ao amortecedor de direção do fusca, não o de suspensão...

Eu uso o da Kombi, que creio que seja igual. Funcionar até que funciona, mas é meio psicológico. Ele é muito fraquinho, foi feito pra pneus minúsculos e carros com pouco peso.

Como disse, é pra quem tá sem grana. Eu paguei 20 reals com buchas e parafusos pra fixação...

O meu só serviu pra melhorar um pouquinho o shimmy... :P E nem acabou com ele por completo... :shock:

billj
04/04/2003, 17:16
Bill,

Acho que ele está se referindo ao amortecedor de direção do fusca, não o de suspensão...

Eu uso o da Kombi, que creio que seja igual. Funcionar até que funciona, mas é meio psicológico. Ele é muito fraquinho, foi feito pra pneus minúsculos e carros com pouco peso.

Como disse, é pra quem tá sem grana. Eu paguei 20 reals com buchas e parafusos pra fixação...

O meu só serviu pra melhorar um pouquinho o shimmy... :P E nem acabou com ele por completo... :shock:



Eu fui criado numa TSF (terra sem Fusca). Nem sabia que ele tinha um amortecedor de direção........ :P

Abraços,

Pavani
04/04/2003, 18:34
Bill,
Nao e amortecedor de suspenssao......
E o da dire;ao....
Alguem tinha comentado isso no forum, de colocar amortecedor de suspensao... EU tambem so contra, acho que cada amortecedor foi feito para a sua necessidade....
Vc fez negocio la, muito bom....
Abra;o..
Pavani

fpandur
04/04/2003, 19:52
Quando fui instalar o amortecedor de direção, dei uma olhada neste de Fusca/Passat e no da Kombi e achei "aquilo" muito fraco p/ ser utilizado em um Jeep c/ pneus 33". Aliás, sinceramente acho-o inadequado mesmo p/ Jeeps com pneus originais ... :)
Eu instalei o da D-20 e paguei R$ 20,00 por um usado em bom estado. Se você colocar o da D-20 e o do Fusca, um ao lado do outro, é covardia .... :shock: você nunca mais vai querer usar este de Fusca ... E ele já vem com o terminal em uma das pontas.
Taí uma boa opção p/ quem não tem grana p/ colocar um Heckerton ou Rancho.

T+

walter.andreis
28/04/2003, 13:20
Taí uma boa opção p/ quem não tem grana p/ colocar um Heckerton ou Rancho.


Vc (ou aLL) tem idéia de quanto vai custar esses brinquedinhos da Hecketorn ou Rancho?

[]´s cabulosos..

fpandur
28/04/2003, 14:03
Olha, faz muito tempo que cotei um desses, acho que uns 2 anos atrás ...
Se bem me lembro, naquela época estava uns R$ 200,00. Com o valor atual do dólar, acho que hoje deve chegar na faixa de R$ 300,00 ... :shock:

Abraços

Giovani
28/04/2003, 18:42
Olha, faz muito tempo que cotei um desses, acho que uns 2 anos atrás ...
Se bem me lembro, naquela época estava uns R$ 200,00. Com o valor atual do dólar, acho que hoje deve chegar na faixa de R$ 300,00 ... :shock:
Abraços

:shock: R$ 380,00! :shock:
:o Tem gente pondo o do Land, dizem ser muito bom, 200 e pouco! :shock:

fpandur
29/04/2003, 21:12
Caracas, tudo isto já !!!??? :shock:

Bem, o dólar está abaixando, a gasolina também, vamos ver se melhora um pouco o preço destes "brinquedinhos" importados p/ nossas viaturas ... :)

scislewski
19/09/2003, 17:42
fiquei sabendo que o Amortecedor do Monza não fazem pressao para só um lado como os amortecedores normais...


Vale apena dar uma olhada... :P

matrakaum
13/06/2008, 22:50
Qual o melhor custo/benefício para um CJ5 73 c/ caixa do Maverick.???
Lembrando que tô meio s/ grana o ideal seria por volta das 60 latas

fpandur
14/06/2008, 19:46
Continuo indicando o da D20. Tenho essa configuração no meu CJ: caixa Maverick + amortecedor direção D20 :wink:

sylvioks
14/06/2008, 20:16
amigo, acredito que uma otima opçao, e a um preço assecivel. nada de importaçao, seria o amortecedor de direçao da ford f250, estou isntalando um deste em minha f1000, e acredito que vai ficar otimo. vc pode encontrar este amortecedor nas revendas ford, na minha regiao o preço dele original é em torno de 190 reais. dai eh so vc fazer os suportes. no caso da f1000, fizemos uma abraçadeira que pega na barra de direçao e depois preso no chassis.

espero ter ajudado.

abraço

matrakaum
14/06/2008, 20:52
Qto custa o da D20?
Eu achei o da Toyota Bandeirante por 129? Vale a pena?

Julio Rebello
14/06/2008, 21:25
Esses amortecedores de direção, vendidos em lojas on-line, seriam os da D20? Tenho visto alguns na faixa de L$100,00.
Estou usando um amortecedor magrelinho que nem sei de onde é. Na última trilha(barro compacto e pedras de rio) o volante "criou vida e vontade própria" tendo que deixá-lo praticamente solto pra não quebrar a cx.
Sds4x4
8)

fpandur
14/06/2008, 23:11
Não sei a quantas anda o preço de um da D20 hoje. O da Band também deve servir, assim como o da F250, citado pelo outro colega. Na verdade, qualquer um desses carros mais pesados vai servir, basta somente se atentar para o que melhor permita a adaptação, em termos das pontas (pino, terminal, etc).

sylvioks, se tiver fotos dessa da F250, seria legal se pudesse postar por aqui, para termos uma idéia das ponteiras dele :wink:

sylvioks
16/06/2008, 10:34
o da f250 eh um amortecedor bem robusto e segura banstante a onda......

sylvioks
16/06/2008, 10:35
vou tirar umas fotos e postar...

sylvioks
17/06/2008, 22:58
esta ai a foto

http://img177.imageshack.us/img177/1566/amortecedordireof250fm8.jpg

sylvioks
17/06/2008, 22:59
se na estou enganado o parafuso é de 12mm

fpandur
18/06/2008, 07:32
Uops, muito bom sylvioks, grato. O amortecedor está fora ainda ou já instalou ? Se ainda estiver fora, poderia fazer mais uma gentileza ? qual a altura do olhal (espessura) ?

sylvioks
18/06/2008, 11:37
nao posso te dizer com total precisao pq n estou com ele em maos, mas o olhal tem em torno de 45mm e pode ser reduzido.
abraço

fpandur
18/06/2008, 11:58
obrigado sylvioks. Mas se reduzir ele, a borracha irá detonar, não ? Além de perder o acabamento pelo lado de fora :pensativo:

matrakaum
18/06/2008, 14:42
Envio as fotos do meu amortecedor de Dir.
A pergunta é: Será que o Amort. da D20 serve aí???
O meu é de Kombi?

Um abraço,

junior braga
18/06/2008, 16:04
Envio as fotos do meu amortecedor de Dir.
A pergunta é: Será que o Amort. da D20 serve aí???
O meu é de Kombi?

Um abraço,


A minha cx de direção é a do wv gol mecanica, e tenho ja dois amortecedores de kombi, fixado na barra da cx, estou querendo colocar o amortecedor de D20 fixado na barra longa, e retirar um dos que ja esta na cx. de direção. Pois depois que coloquei os tork, to achando que não ta segurando a onda.

Matrakaum, que cx.de direção é a sua?

Sds

sylvioks
18/06/2008, 18:34
obrigado sylvioks. Mas se reduzir ele, a borracha irá detonar, não ? Além de perder o acabamento pelo lado de fora :pensativo:
amigo, quando se trata de adaptaçao, o ceu eh o limeite.... vc pode pegarm tirar a borracha, corta-la ao meio, retirar um pouco de cada lado(internamente) diminuir o olhal o quanto vc prescisa, voltar as borrachas e depos colocar uma arruela maior que o olhal , no parafuso p evitar que a borracha saia!! mas acredito que vc nem precisará diminuite esta altura n, se n me engano, ela deve ter a mesma altura do amortecedor de fusca...
abraço

fpandur
18/06/2008, 19:25
quando se trata de adaptaçao, o ceu eh o limeite
eh, eh, eh, é verdade. Muito grato pelas informações e idéias. Estou atrás de um amortecedor desses agora

matrakaum
18/06/2008, 19:45
A minha caixa é do Maverick...
Eu quero trocar o Amortecedor, pq. estourou, tah vazando o óleo, mas não queria fazer nenhuma modificação...Quero só chegar e colocar...não quero ter que ir no mexânico pra fazer isto.
É por isso que pergunto se a da D20 cabe ali...lembrando que não entendo lhufas de mecânica...rs

fpandur
18/06/2008, 19:54
matrakaum, em minha opinião somente por essas fotos não dá para saber se o da D20 é plug-and-play ou não porque não aparece o outro lado do amortecedor. Nem o lado que aparece está claro, pois o amortecedor ficou atrás do pitman. O da D20 tem um terminal em uma das pontas, só aí já é diferente do amortecedor VW. Nesse sentido, talvez a indicação do sylvioks seja melhor, veja as fotos do amortecedor da F250.

Eu tenho no meu CJ o amortecedor da D20, mas está impossível tirar uma foto nessa semana, porque ele está completamente tomado de barro da última trilha do final de semana. Se tirasse alguma foto agora, só ia aparecer um monte de barro conformado nos munhões, barras, etc .. :mrgreen: Antes tenho que lavar ele, daí posso tirar fotos. Mas já posso adiantar que tive que soldar um olhal na barra de direção, para fixar a parte com terminal.

sylvioks
19/06/2008, 00:38
eh, eh, eh, é verdade. Muito grato pelas informações e idéias. Estou atrás de um amortecedor desses agora

vc pode encontra lo diretamente nas revendas ford. se nao estou enganado, é o mesmo das f4000 modernas, f350....

o preço, mesmo nas revendas é bom.

em torno de 190 reais.

wcas
19/06/2008, 08:09
Matrakaum, o que posso te falar é o o da D20 é mem maior que o da kombi, eu sei porque estava com os 2 em casa pra escolher qual ia colocar. Pega esse da kombi, tira e leva junto pra comprar o da D20 e ve se tem o mesmo curso ou aproximado. Tem que ver também onde são encaixados os pinos, porque o parafuso pino da kombi é mais fino que o pino que ja vem no da d20.

matrakaum
19/06/2008, 13:02
Vou fazer isto...vou arrancar o amort. que está e vou levar como amostra...

Mto Obrigado!

SERGIO MOLLO
24/06/2008, 21:28
Amigos, comprei hoje numa revenda ford o amortecedor da F250, o preço normal de balcão era R$ 137,00 , mas como comprei em nome de um mecânico amigo meu,paguei R$ 95,00,o bicho é duro mesmo.
Amanhã vou coloca-lo no meu jeep,que está com DH de opala, e está muito leve, acho que vai ficar bom.
Abs a todos

fpandur
24/06/2008, 21:35
Hoje adaptei o da D20 em uma das Camper, que originalmente vem com um amortecedor de "brinquedo" da VW (kombi ou Fusca, não sei). Pelo que vi é o mesmo da F250, porém o da D20 vem com 1 pino cônico na ponta e um pino com rosca na outra. Tirei os pinos com esmirilhadeira e pude aproveitar os mesmos suportes no veículo. Ficou muito bom, o shimy sumiu por completo. :concordo:

SERGIO MOLLO
25/06/2008, 18:33
Hoje instalei o amortecedor da F250 .Resultado: direção mais firme e adeus SHIMMY.

Julinot
25/06/2008, 23:29
Eu tenho a direção de uma Wagoner.
Esta bem leve, e nem precisava tanto.
Dia desses foi trocado ume lâmina no feixe dianteiro esquerdo e começou a dar shimmy. Principalmente quando alcançava 50Km/h a coisa ficava feia, e também em vel mais baixas ao passar por certo tipo de irregularidade na terra ou asfalto. Re-feito o alinhamento melhorou 90%. Estou achando que um amortecedor de direção bom pode minimizar o problema, e talvez faça a direção "desfazer" sozinha, o que também não está acontecendo como devia. O caminho é esse mesmo ???

Abracos a todos...

Yuri Rodrigues
26/06/2008, 13:16
Hoje instalei o amortecedor da F250 .Resultado: direção mais firme e adeus SHIMMY.


Prezado Sérgio

Boa Tarde

Vou precisar adaptar o amortecedor de direção em meu CJ-5 1.960 , e acredito que este da F250 seja o ideal , porem estou com dificuldades de localizar um , por favor , seria possível o amigo me informar o Site ou Fone de onde comprou ? Obrigado Yuri :concordo:

SERGIO MOLLO
26/06/2008, 14:23
Amigo Yuri. Comprei o meu em uma agencia FORD,aqui em Valinhos,o preço de balcão é de R$ 137,00, acredito que em qualquer revendedor FORD se não tiver na hora , voce encomenda e eles arrumam. O meu eu encomendei e eles arrumaram no dia seguinte. Qualquer coisa se não conseguir por ai me avise que damos um jeito. Abraços Sergio

Yuri Rodrigues
27/06/2008, 11:07
Amigo Yuri. Comprei o meu em uma agencia FORD,aqui em Valinhos,o preço de balcão é de R$ 137,00, acredito que em qualquer revendedor FORD se não tiver na hora , voce encomenda e eles arrumam. O meu eu encomendei e eles arrumaram no dia seguinte. Qualquer coisa se não conseguir por ai me avise que damos um jeito. Abraços Sergio

Caro Sergio

OK ! Obrigado pelas informações !

Abraços

Yuri:concordo:

IRLANDEZ
03/07/2008, 18:05
Eu estou procurando saber como adapatr o amortecedor de direção da D20 num CJ5 1973 com direção hidraulica da F1000. Eu to com pneus 33 e o jipe fica apreciando o condutor, batendo palmas violentemente. Alguem ja fiz este adaptação e ja tem fotos ? ( O amortecedor eu ja tenho),
abçs

IRLANDEZ
03/07/2008, 21:55
Da D20 uns 135 Reais nova,(COFAP) comprei hoje, so queria ver uns fotos das adaptações.

Julinot
04/07/2008, 08:25
Esse da F250 é quem nem figurinha carimbada: difícil de achar mesmo. Numa autorizada me disseram que ninguém troca porque não dá problema, então eles nem tem. Acho que só por encomenda... será ? Não tem nenhuma dessas lojas de Internet que o tenham ?

Abraços a todos...


Prezado Sérgio

Boa Tarde

Vou precisar adaptar o amortecedor de direção em meu CJ-5 1.960 , e acredito que este da F250 seja o ideal , porem estou com dificuldades de localizar um , por favor , seria possível o amigo me informar o Site ou Fone de onde comprou ? Obrigado Yuri :concordo:

tavio_g
06/07/2008, 13:10
Pessoal, ainda nao coloquei amortecedor no meu, mas ja pesquisei e a SBD tem o suporte e o amortecedor da D20 para vender como kit ou se pode comprar o amortecedor separado.
ja vem com as presilha e tudo mais para prender.
acho que vale a pena dar uma pesquisada por lá
http://www.superbreakdisk.com.br/produto6.html

coloma
10/05/2010, 23:33
Gente a minha direção ainda é original mas todos os pinos sao novos inclusive os rolamentos do munhao .Entao resolvi por um amortecedor de direção de kombi so que a criatura que instalou nao fez correto pois pipocou na primeira curva.Gostaria de saber como fazer e se alguem tem fotos para eu novamente fazer a tentativa.Ou ate outros modelos de amortecedor de direção.
Aguardo

Fernando R
11/05/2010, 03:05
O meu tem caixa do maverik, estava com um shimmy danado, tinha o amortecedor da kombi, pouco adiantava.
Coloquei no meu o amortecedor da cofap, na caixa indicava como sendo da band, porém me disseram que é igual ao da D20. O meu comprei na Josewal, já veio com os pinos das pontas cortados para serem utilizados com o kit da sbd, porém eu mesmo fiz os suportes, comprei somente o amortecedor.
Problema resolvido zero de shimmy resultado muito bom.
[]s

antonio umino
11/05/2010, 08:21
Coloma e Fernando R, não sei se no jeep dá certo, mas na rural 4x4 coloquei o amortecedor no eixo atraves de um grampo que se usa na bicicleta no espelho, colocada na barra, e a outra ponta fiz um suporte que coloquei preso ao grampo de mola do lado esquerdo, veja no topico amortecedor de direção nas rurais, tem foto lá como não é colocado no chassis não há movimento do eixo molas com o chassis. antonio umino tupã sp

Dic3
11/05/2010, 12:01
Uma duvida que tenho.

Em breve vou partir pra direcao hidraulica, esta tudo pronto só falta vontade e um pouco de tempo pra instalar.

Preciso manter o amortecedor de direcao quando passar pra hidraulica?

Rafaminc
11/05/2010, 15:31
Dic, acho esse esquema do amortecedor muito relativo. Depois que instalei o setor mec. do Santana, deixei sem o amortecedor e nunca mais vibrou.

Agora, como vc vai colocar dir. hidráulica não custa nada coloca-lo por segurança. Vai que vc resolve dar uma esticada perto dos 100km/h e o problema aparece...daí é um Deus nos acuda para segurar o Jeep até reduzir a velocidade...

Abç

rodrigo.hoffman
11/05/2010, 18:17
Eu tenho direção hidraulica do Opala e a F-75 do meu pai tb tem hidraulica da S10 e nos dois não utilizamos amortecedor de direção

[ ]´s

Fernando R
11/05/2010, 21:20
Estou com o Rafaminc, na duvida é melhor exagerar pela segurança, nunca se sabe quando o problema pode aparecer, e só quem já passou o aperto é que sabe o desespero que dá dependendo de onde você estiver...
No meu caso, com a direção do maverik, que ficou bem mais leve que a original, o problema piorou muito, não sei se foi por ter ficado mais leve ou se foi alguma outra coisa, mas sou da opinião que vale a pena instalar o amortecedor mesmo que seja por prevenção.
O meu prendi de um lado na barra de direção e do outro lado prendi no eixo.
[]'s

coloma
12/05/2010, 12:08
Seria legal uma foto para assim eu explicar melhor meu mecanico (meu pai)kkkkkk

antonio umino
12/05/2010, 13:10
coloma/ veja nas rurais o topico amortecedor de direção la tem fotos da adaptação de amortecedor no eixo de uma rural 4x4. acho que no jeep e da mesma maneira.

Dic3
12/05/2010, 17:51
Dic, acho esse esquema do amortecedor muito relativo. Depois que instalei o setor mec. do Santana, deixei sem o amortecedor e nunca mais vibrou.

Agora, como vc vai colocar dir. hidráulica não custa nada coloca-lo por segurança. Vai que vc resolve dar uma esticada perto dos 100km/h e o problema aparece...daí é um Deus nos acuda para segurar o Jeep até reduzir a velocidade...

Abç

Eu tambem nao usava até colocar os 35", em qualquer saliencia o volante adquiria vida propria! hahaha