Ver Versão Completa : Vitória -> Ushuaia e Carretera Austral - 02/16
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 01:22
Boa noite amigos,
Venho compartilhar a ideia de uma expedição saindo de Vitória, atravessando a Carretera Austral e indo até Ushuaia. Aproveitando e realizando os trekkings na região de Torres del Paine e do Fitz Roy. Além de conhecer outros atrativos durante o trajeto.
A viatura é uma band curta 94, já batizada no atacama e uyuni.
Segue link do roteiro prévio: https://goo.gl/maps/2xclz
Roteiro previsto:
VIX - PUERTO MONTT - 6 DIAS
PUERTO MONTT - VILA O'HIGGINS - 4 DIAS
VILA O'HIGGINS - BAJO CARACOLES - 2 DIAS
BAJO CARACOLES - EL CHALTÉN - 1 + 3 DIAS (trekking lago de los tres, lago torre e laguna del desierto)
EL CHALTÉN - EL CALAFATE(PERITO MORENO) 1 + 1 DIA(trekking no glaciar)
EL CALAFATE - TORRES DEL PAINE 1 + 4 DIAS (trekking circuito W) obs: circuito O são 7 dias
TORRES DEL PAINE - PUERTO NATALES - 1/2 DIA
PUERTO NATALES - PUNTA ARENAS - 1/2 DIA
PUNTA ARENAS - USHUAIA - 1 + 1 DIA
USHUAIA - VIX - 7 DIAS, talvez 6.
Total de 33 dias.
Sugestões de pontos para se visitar no caminho, dicas e qualquer coisa que auxilie, digam!
Abraços
Gerson 666
02/06/2015, 09:06
Vai nos mesmos moldes da viagem pro atacama?
geovanih
02/06/2015, 09:29
Não consegue mais alguns dias? Acho que vai ficar apertado, fiz quase o mesmo trajeto em 28 dias, sem fazer os trekkings.
Sugiro descer pela RN 3, se deixar para voltar por ela vai morrer de tédio.
Abs
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 10:41
Não consegue mais alguns dias? Acho que vai ficar apertado, fiz quase o mesmo trajeto em 28 dias, sem fazer os trekkings.
Abs
Na verdade, tempo não é problema.. Tenho dois meses de férias. O problema é ficar tanto tempo longe de casa, chegar e descobrir que está solteiro kkkk
Também pensei no sentido oposto, mas estava preocupado quanto à chegada do outono, e se poderiam atrapalhar os trekkings. Vou lá pro dia 20 de fevereiro.
Talvez se eu voltar de vila angostura /bariloche, faça em 4 dias a volta, apertado 3.
Foi lá em que época?
Abraços
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 10:43
Vai nos mesmos moldes da viagem pro atacama?
Gerson, pretendo ir sozinho também, porque pra arrumar companhia pra além de viajar, fazer trekking, é difícil.
Em questão do carro, vou melhorar algumas coisas. Comprei a barraca de teto e pretendo bolar uns espaços dentro da band pra guardar comida e tralhas de camping.
Gerson 666
02/06/2015, 11:14
Qual o orçamento planejado pra viagem? quando der posta umas fotos da barraca de teto.
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 12:40
Qual o orçamento planejado pra viagem? quando der posta umas fotos da barraca de teto.
Tudo depende do preço do diesel, que é o maior custo.. chutando 17mil km, com média de 9,5km/l e média de R$ 3,50(entre ar, ch e br) já dá uns R$ 6500. Como vou acampar, o custo diário cai bastante.. talvez 60 reais por dia. Mais custos extras, como balsas e passeios.. talvez dê um total de uns 10mil.
Essa é uma estimativa bem safada, não está exata. Mas eu acho possível ficar nesse intervalo 10-11 mil.
Ah, a minha barraca tá chegando. Procure na internet por 'campings world'.
georgevalle
02/06/2015, 13:12
Guilherme algumas sugestões, mudaria o teu trajeto indo pela BR 116 até Lajes e dali pelo litoral do Rio Grande do Sul passando pela prais do cassino onde tem alguns navios encalhados passeio exclusivo 4x4, cruzando para o Uruguay pelo Chuí (posto extremo sul do país) e viajando pelo litoral entrando na Argentina por Buenos Ares, e voltando pelo teu trecho, mudando um pouco também ao passar perto de São Miguel das Missões, vale a pena visitar as ruínas e dali mudaria o passeio subindo para o parque do turvo onde tem o Salto Yucumã em Derrubadas RS é a maior queda d'agua horizontal do mundo pouco divulgado aqui no Brasil, quando fui não fui ao final onde tem a praia e os botes (do lado argentino) que levam os turistas até o inicio das quedas, se o teu passeio fosse final de dezembro e janeiro...
Ahh, ao passar pela Lapa PR entre para conhecer a minha cidade, quem sabe fazemos um churras aqui.
Gulherme e colegas,
Estou pretendendo fazer algo parecido em Janeiro/2016 (devido as férias da faculadde dos meus filhos, que vão dirigir comigo). Inicialmente pretendia sair de BH, o que dava 14200km em aprox 30 dias .
Mas reavaliei indo de avião à Bariloche e partindo de lá em um 4x4 alugado (Duster ou Amarok, dependendo do preço). Economizaria 10 dias e 8400 km de viagem. Pondo na ponta do lápis, tá fincado elas-por-elas, devido a economia de combustível, hotel e alimentação.
Algo a se pensar, para aqueles que não fizerem questão de partir "de casa" para uma expedição desta.
Segue roteiro que definimos, que pode ser visto no Google Earth (arquivo .KML)
Abs
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 18:00
Guilherme algumas sugestões, mudaria o teu trajeto indo pela BR 116 até Lajes e dali pelo litoral do Rio Grande do Sul passando pela prais do cassino onde tem alguns navios encalhados passeio exclusivo 4x4, cruzando para o Uruguay pelo Chuí (posto extremo sul do país) e viajando pelo litoral entrando na Argentina por Buenos Ares, e voltando pelo teu trecho, mudando um pouco também ao passar perto de São Miguel das Missões, vale a pena visitar as ruínas e dali mudaria o passeio subindo para o parque do turvo onde tem o Salto Yucumã em Derrubadas RS é a maior queda d'agua horizontal do mundo pouco divulgado aqui no Brasil, quando fui não fui ao final onde tem a praia e os botes (do lado argentino) que levam os turistas até o inicio das quedas, se o teu passeio fosse final de dezembro e janeiro...
Ahh, ao passar pela Lapa PR entre para conhecer a minha cidade, quem sabe fazemos um churras aqui.
George,
Na verdade, a rota dentro do brasil tá meio furada. Foi pelo google mesmo. Até passar dentro de sp ele mandou! Tá doido! hehehe
Minha ideia é ir pela 116 mesmo, menos pedágio.. só não passo pelo litoral gaúcho agora, porque já conheço e estou sem tempo. Vou quase todo ano pescar em Solidão e no Bujuru, não sei se conhece. Praia do Cassino também já fui, mas de carona. Vou analisar essa pernada no yucumã!
E o churrasco eu topo heim! hahaha
GuilhermeAdolf
02/06/2015, 19:08
Gulherme e colegas,
Estou pretendendo fazer algo parecido em Janeiro/2016 (devido as férias da faculadde dos meus filhos, que vão dirigir comigo). Inicialmente pretendia sair de BH, o que dava 14200km em aprox 30 dias .
Mas reavaliei indo de avião à Bariloche e partindo de lá em um 4x4 alugado (Duster ou Amarok, dependendo do preço). Economizaria 10 dias e 8400 km de viagem. Pondo na ponta do lápis, tá fincado elas-por-elas, devido a economia de combustível, hotel e alimentação.
Algo a se pensar, para aqueles que não fizerem questão de partir "de casa" para uma expedição desta.
Abs
Marcion,
A maior economia na verdade é das partes onde não há 'nada' pra ver, por ex, dentro do brasil e alguns trechos dentro da argentina.
No meu caso, que vou acampar no carro, é mais fácil ir daqui.. mas realmente, é uma boa opção para quem não tem muito tempo pra viajar!
sandro_ventania
06/06/2015, 21:58
Guilherme...essa viagem está em meus planos futuros...penso em fazer essa viagem em pelo menos 3 meses e ainda estou achando pouco tempo... Eu fiz uma mês passado para o Rio grande do sul, levei 20 dias e foi muito pouco, não vi e nem curti 1/3 de tudo que poderia ter aproveitado...teria gasto 40 dias tranquilamente!
E por que voce não leva a esposa (ou namorada) junto? A minha se eu deixar ela em casa é divórcio na certa! Leve ela e curta os 60 dias que voce tem!
Quanto ao roteiro...já decidi que vou descer pela ruta 40 e vou voltar pela ruta 7 e 5 até santiago...descartei a 3 por que não vi nada muito interessante e todos dizem que é um tédio sem fim!
Viajar sozinho é bom...mas ter uma companhia para dividir a paisagem...é melhor ainda!
Miranda_MG
06/06/2015, 23:36
Gulherme e colegas,
Abs
Marcion,
Também está nos meus planos a mesma viagem (e saindo de BH): http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/148232-ushuaia-dez-15-e-jan-16-a.html
Vou mandar esposa e filho de avião para Porto Alegre e de lá seguimos juntos. Tenho duas restrições que podem me forçar a diminuir o tempo disponível na viagem: férias ainda a confirmar da minha mulher (as minhas estão ok) e a disposição que o meu pequeno (3,5 anos em janeiro de 2016) vai ter em ficar no carro essa pancada de tempo.
Fiz um esboço de roteiro para Ushuaia e achei apertado para 30 dias. E fiz um outro indo até as proximidades de Bariloche (ARG e CHI) que me pareceu muito mais agradável por conta da segunda restrição aí de cima. Estou inclinado à segunda opção e, optando por ela, faço Ushuaia quando ele estiver com uns cinco anos. E Terra do Fogo - Alaska com ele com sete anos. ;)
Enfim, gasto mais esse mês para essa decisão e ver quem anima ir junto e depois preparo o carro com o necessário (vai ser a primeira vez da Ranger). Se tudo der certo e você optar por começar de Bariloche, depois te passo o meu roteiro daqui até lá para quando você for de BH mesmo.
Abraço,
Miranda
Dinho_BH
07/06/2015, 11:21
Miranda,
Que bom que a viagem está se concretizando!!!
Pergunta apenas de curiosidade, ok? Quantos km/l faz o Tiguan? E qual a autonomia?
O Tiguan deve ser um conforto sem igual na estrada... acho que o seu filho poderia ir dormindo de BH a Ushuaia sem nem preceber que está em um carro em movimento... rsrsrs...
Abraços.
Miranda_MG
07/06/2015, 12:15
Miranda,
Que bom que a viagem está se concretizando!!!
Pergunta apenas de curiosidade, ok? Quantos km/l faz o Tiguan? E qual a autonomia?
O Tiguan deve ser um conforto sem igual na estrada... acho que o seu filho poderia ir dormindo de BH a Ushuaia sem nem preceber que está em um carro em movimento... rsrsrs...
Abraços.
Grande DINHO!
É. Estamos empolgados por aqui: eu e eu. A esposa é mais urbana e está cabreira com a expedição. Das duas uma: ou ela toma gosto e faremos mais 200, ou ela traumatiza e faço, assim mesmo, as outras 200, mas só com o pequeno e ela me esperando nos destinos. Cabe a ressalva de que não é uma reclamação, afinal, ela é companheiraça. Mas prefere viagens com menos caminhos e mais destinos. :-P
A Tiguan tem 64 litros no tanque e, na estrada, sem vento contra ou a favor (diferente de lá), vai a uns 11 km/l em uma condução comedida (mas sem ser ainda pé de pluma). Isso dá uns 700 km na teoria. Mas não dá pra fazer essa conta e acreditar nisso para planejamentos. Sem dúvida é de um puta conforto e segurança. Mas...
E acho que é aqui que você quer chegar, vamos na Ranger. Apesar do pequeno, há um tempo atrás, já ter dito que meu carro pula mais do que o da mamãe espontaneamente (seria engraçado se não fosse meio cruel... hahaha), ele já está acostumado. Em estradas pavimentadas, apaga e dorme 2, até 3 horas. Em terra (ou rípio, pela primeira vez), não tanto. Mas é o custo da escolha. Além disso, como vai ser muita novidade pra ele, vamos parando na estrada quando der para que experimente as novidades.
A Ranger tem tanque de 80 e faz uns 11 (mais às vezes). Além disso, vou levar mais 20 litros na caçamba. Muita gente diz que não precisa, mas os litros adicionais vão me deixar mais tranquilo. Faço o giro desse combustível quando for abastecer para não envelhecer.
Enfim, o convite que te fiz antes continua em aberto. E, não se engane, ainda não te consultei porque o roteiro ainda está em definição inicial. Pois vou te incomodar com perguntas já já. A propósito, se já quiser ir corrigindo ou dando sugestões desde agora, fique à vontade. Conheço bem aqueles lados, mas ir dirigindo daqui pra lá e em grandes deslocamentos entre cidades argentinas e/ou chilenas, sou calouro.
Grande abraço,
Miranda
Dinho_BH
07/06/2015, 12:55
Miranda,
Gostei da empolgação!!!
Vou responder no seu tópico para não tumultuar este do Guilherme... rsrsrs...
Abraços.
GuilhermeAdolf
07/06/2015, 22:12
Guilherme...essa viagem está em meus planos futuros...penso em fazer essa viagem em pelo menos 3 meses e ainda estou achando pouco tempo... Eu fiz uma mês passado para o Rio grande do sul, levei 20 dias e foi muito pouco, não vi e nem curti 1/3 de tudo que poderia ter aproveitado...teria gasto 40 dias tranquilamente!
E por que voce não leva a esposa (ou namorada) junto? A minha se eu deixar ela em casa é divórcio na certa! Leve ela e curta os 60 dias que voce tem!
Quanto ao roteiro...já decidi que vou descer pela ruta 40 e vou voltar pela ruta 7 e 5 até santiago...descartei a 3 por que não vi nada muito interessante e todos dizem que é um tédio sem fim!
Viajar sozinho é bom...mas ter uma companhia para dividir a paisagem...é melhor ainda!
Sandro, 3 meses é muita coisa.. acho que 40 dias, nesse roteiro, dá pra ver os principais pontos. Claro que, se quiser parar em vinícolas, estações de ski e etc.. aí é mais tempo.
Como gosto de dirigir e suporto dirigir por muito tempo, faço o roteiro pensando em 12h por dia de direção ou mais, quando necessário. Por ex, daqui de Vitória até a primeira 'atração' é só estrada, faço o máximo possível de kms por dia. Foi assim quando fui no Atacama/Uyuni em fevereiro.
A namorada adora a bandeirante, mas pra viagens longas.. é outra coisa.. ela gostaria de conhecer os mesmos locais, mas de carro não rola. Além do mais, ela não tem como tirar férias comigo. Mas ela não vai me dar um pé na bunda.. ESPERO! hahaahha
Estou pensando seriamente no mesmo: aproveitar mais a ruta 40 e a Carretera. Talvez eu escolha passar por algum Paso próximo de Santiago também.
Viajar sozinho é bom demais! Mas realmente, ter com quem dividir as experiências, é excelente!
GuilhermeAdolf
23/03/2016, 03:21
Galera, planejamento feito, saio sábado de Vitória.
Basicamente o planejamento ficou como o original, reduzi apenas o número de dias em Torres del Paine e fiz alguns ajustes na região de Ushuaia.
Serão 16000 km em 30 dias, com 2 sendo coringas. É uma viagem apertada mas que tentarei ao máximo cumprir o planejamento, mas sem sacrificar o prazer de dirigir.
Vou compartilhar a planilha excel que é o norte da viagem, mas que sempre pode ser alterada. O tempo de deslocamento é considerado sem trânsito, e somente será feita viagem de noite nos trechos sem atrativos.
Acabei de encontrar um site do governo argentino que informa os preços de combustíveis no país. Ainda não atualizei, mas basicamente, na região da capital, o diesel tá custando na faixa R$ 3,30, em bariloche R$ 3 e em Ushuaia R$ 2,55.
Preços encontrados no site Consulta de precios al público (http://res1104.se.gob.ar/consultaprecios-todos.sql.eess.php) e usando o câmbio oficial.
O site de preços no Chile é o http://www.bencinaenlinea.cl/web2/buscador.php?region=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.bencinaenlinea.cl%2Fweb 2%2Fbuscador.php%3Fregion%3D3)
Tentarei atualizar o tópico durante a viagem e voltando faço um relato.
Abraços
EduTrierweiler
23/03/2016, 08:39
Basicamente o planejamento ficou como o original, reduzi apenas o número de dias em Torres del Paine e fiz alguns ajustes na região de Ushuaia.
Serão 16000 km em 30 dias, com 2 sendo coringas. É uma viagem apertada mas que tentarei ao máximo cumprir o planejamento, mas sem sacrificar o prazer de dirigir.
Vou compartilhar a planilha excel que é o norte da viagem, mas que sempre pode ser alterada. O tempo de deslocamento é considerado sem trânsito, e somente será feita viagem de noite nos trechos sem atrativos.
Acabei de encontrar um site do governo argentino que informa os preços de combustíveis no país. Ainda não atualizei, mas basicamente, na região da capital, o diesel tá custando na faixa R$ 3,30, em bariloche R$ 3 e em Ushuaia R$ 2,55.
Preços encontrados no site Consulta de precios al público (http://res1104.se.gob.ar/consultaprecios-todos.sql.eess.php) e usando o câmbio oficial.
O site de preços no Chile é o http://www.bencinaenlinea.cl/web2/buscador.php?region=3 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.bencinaenlinea.cl%2Fweb 2%2Fbuscador.php%3Fregion%3D3)
Abraços
Show de planejamento Guilherme!!
Em Dezembro deste ano, pretendo ir ao Ushuaia também.
Acompanhando o tópico e boa viagem!! :safari-rig:
Boa viagem Guilherme!!
acompanhando, desejando êxito total e curioso de como será a volta/saida da vila O´higgins!
a poucos anos atrás um carinha cruzou pelo rio com um scooter praticamente nas costas, foi bem tenso
mas é obvio que essa ligação tenha melhorado bastante. demanda antiga dos locais.
pretendo sair por lá.
vai fazer ou já fez o treking no W no paine?
SUERTE!
Acompanhando. Vem ai a capa do calendário 2017
Boa viagem !
sandro_ventania
24/03/2016, 23:42
Boa viagem amigo, que tudo saia perfeito!!
Fiz agora uma viagem de 12 dias, rodando 4.000km total...e achei muito apertado...nem imagino o que é fazer 16.000km em somente 30 dias.
Deus lhe acompanhe!
Ronaldex Rolando
25/03/2016, 09:09
.....de olho no belo passeio.
GuilhermeAdolf
25/03/2016, 10:16
Obrigado galera, energia positiva é muito bom!
Pretende depois disponibilizar todos os mapas e informações levantados durante a viagem.
Lembrando que 1000km por dia, nas estradas da argentina, não é impossível, já que elas são muito boas, planas e vazias. No Brasil que é mais difícil. Mas com fé em Deus, tudo sairá como planejado!
Boa viagem Guilherme!!
acompanhando, desejando êxito total e curioso de como será a volta/saida da vila O´higgins!
a poucos anos atrás um carinha cruzou pelo rio com um scooter praticamente nas costas, foi bem tenso
mas é obvio que essa ligação tenha melhorado bastante. demanda antiga dos locais.
pretendo sair por lá.
vai fazer ou já fez o treking no W no paine?
SUERTE!
Meccano, tô torcendo pra poder passar pelo Paso Mayer, além da aventura, irei encurtar bastante a viagem. Mas se não der, paciência, a travessia pelo Paso Los Antiguos é muito bonita também.
Não fiz o W, queria fazer o O nessa trip, mas ia ficar apertadíssimo.
Fiz um planejamento diferente do W por conta de estar com carro, vou fazer apenas 'duas pernas' do W a pé(base das torres e valle del frances), e me deslocar entre elas de carro, por fora do circuito. Economizo pernas e tempo.
Mas pretendo voltar um dia pra fazer o O, sem dúvidas!
Abraços!
Thiago Pereira
25/03/2016, 10:44
Abraços
Boa viagem Guilherme!
Fui ao Ushuaia agora em janeiro, roteiro um pouco mais curto que o seu e no sentido inverso.
Temos um grupo no WhatsApp que tem mais duas pessoas que já foram, e outros que já postaram por aqui e que também pretendem ir.
Se quiser me passa seu numero por mensagem privada que adiciono lá e qualquer coisa a gente da umas dicas.
GuilhermeAdolf
28/03/2016, 06:47
Galera, quem quiser acompanhar o deslocamento, estou disponibilizando o link pro meu rastreador Spot, mostrando a cada 10 mim a localização da gente.
SPOT Shared Page (http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0hjGZxdF1f5to9BTSUif001C9v2hpDq fF)
Abraços
Thiago Pereira
28/03/2016, 11:03
Galera, quem quiser acompanhar o deslocamento, estou disponibilizando o link pro meu rastreador Spot, mostrando a cada 10 mim a localização da gente.
SPOT Shared Page (http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0hjGZxdF1f5to9BTSUif001C9v2hpDq fF)
Abraços
Muito legal!
Que local está deixando o SPOT?
Quanto tempo dura a bateria?
GuilhermeAdolf
28/03/2016, 13:38
Deixo no painel mesmo. Cara, já tem três dias ligado direto praticamente, não troquei a pilha.
Abraço
geovanih
02/04/2016, 13:09
Abraços
É o big brother dos viajantes :D
Acompanhando e desejando um ótimo passeio!
thejeff2003
11/04/2016, 00:07
Tb estou acompanhando sua expedição, boa sorte Guilherme!!
chicociotta
29/06/2016, 15:23
Boa tarde .. estou pensando em ir para Ushuaia em dezembro 2016.. vendo que esse grupo é específico para essa viagem se fosse possível gostaria de participar. Sou de Nova Prata RS... 054 99722570
Miranda_MG
29/06/2016, 16:19
Boa tarde .. estou pensando em ir para Ushuaia em dezembro 2016.. vendo que esse grupo é específico para essa viagem se fosse possível gostaria de participar. Sou de Nova Prata RS... 054 99722570
chicociotta,
Tente aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/153878-ushuaia-2017-quem-anima.html?highlight=ushuaia
E aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/154691-de-mg-ushuaia-2016-2017-quem-topa.html?highlight=ushuaia
São os mais atuais.
Abraço,
Miranda
Guilherme Cordeiro
30/06/2016, 20:12
Boa noite!!
Chicociotta, estou me preparando pra sair entre o dia 17/12/16 pra Ushuaia, tem um de Indaial SC, tem um de Poços de Caldas MG, então estamos planejando, mas o pelo que me consta, ainda nao tem grupo, mas estou de butuca...rsss, abraços
Guilherme Cordeiro
30/06/2016, 20:25
Boa noite!!
Chicociotta, estou me preparando pra sair entre o dia 17/12/16 pra Ushuaia, tem um de Indaial SC, tem um de Poços de Caldas MG, então estamos planejando, mas o pelo que me consta, ainda nao tem grupo, mas estou de butuca...rsss, abraços
Legal,
Eu vou sair de Indaial/SC dia 18/12, e pretendo passar o natal em Ushuaia e o ano novo em El Chalten.
Seria legal criar um grupo de watts com o pessoal que deseja ir neste periodo.
Meu cel é 47-9973-7797
Anibal de Biase
14/03/2020, 22:52
Concordo plenamente. Fiz essa viagem indo pela Ruta 3. As cerejas do bolo estão a partir de Ushuaia, com muitas atrações.
Abs