Ver Versão Completa : Triton hpe 3.2 2009 com problemas elétricos graves
Coophamat
01/06/2015, 20:33
Olá pessoal, venho pedir ajuda aos colegas, meu pai é proprietário de uma triton 2009 modelo hpe. Atualmente ela está com 200 mil rodados e a algum tempo ela começou a apresentar problemas elétricos graves.
Começou com o retrovisor elétrico que parou de funcionar, ele fechava quando ativava o alarme e abria quando dava meia chave, de uma hora para outra parou de funcionar, nem as regulagens funcionam mais.
Depois começou a dar problema no fusível do pisca, ele queima de vez em quando, ae tem que trocar, meu pai já anda com uma boa quantidade de fusíveis da caminhonete.
Logo em seguida, o alternador parou de carregar, deixando meu pai na estrada a noite, tendo que dormir lá. Ae constataram que era o alternador, ele comprou um usado no desmanche e trocou, vindo de uma triton 2014.
Depois o problema foi no air-bag, a luz ascende no painel e não apagou mais, um mecânico viu que aquele cabo que tem dentro do voltante estragou, ele fez uma gambiarra lá e a luz no painel apaga, mas volta a ascender de vez em quando.
O outro problema foi a solenoide da tração que estragou, meu pai comprou outra em Goiania usada, mas quando chegou para colocar ela é da outdoor e não deu para por, então ela está sem.
Até ae tudo bem, são problemas que não afetam o andar da viatura, mas, de um tempo para cá ela começou a entrar em proteção andando, ela entra em proteção e ascende a luz da injeção e dor air bag no painel e corta, não passando de 1100 rpm.
O que tem que fazer é desligar e ligar novamente, as vezes andava 1000 km e isso não acontecia, as vezes acontecia em 100 km e de uns dias pra cá vem aumentando, acontecendo as vezes a cada 2 ou 3 km.
Essa semana meu pai fez um viagem longa com ela, e na ida pouco mais de 2000 km rodados ela não fez nenhuma vez, mas na volta ela deve ter feito umas 100 vezes, sendo que no trecho de serra de Cuiabá a Rondonópolis elas toda hora cortava, como não tem acostamento, foi uma boa adrenalina passar por lá a noite. Meu pai relatou que como o farol estava aceso, o AC ligado e o limpador de para-brisa ela estava cortando bastante, depois que o dia clareou que ele apagou os faróis ela melhorou e que quando anda com tudo desligado ela quase não corta.
A uns 3 meses atras meu pai teve problema com ela e precisou trocar os 4 bicos injetores e a turbina, colocando peças novas. Outro problema que ele teve foi com a bomba de direção, já trocou duas vezes, mas a direção dela é um absurdo de mole, parece que as rodas nem encostam no chão.
Então é isso pessoal, alguém tem alguma ideia de onde pode estar vindo esse problemas elétricos ou que já passou por isso?
Olá pessoal, venho pedir ajuda aos colegas, meu pai é proprietário de uma triton 2009 modelo hpe. Atualmente ela está com 200 mil rodados e a algum tempo ela começou a apresentar problemas elétricos graves.
Começou com o retrovisor elétrico que parou de funcionar, ele fechava quando ativava o alarme e abria quando dava meia chave, de uma hora para outra parou de funcionar, nem as regulagens funcionam mais.
Depois começou a dar problema no fusível do pisca, ele queima de vez em quando, ae tem que trocar, meu pai já anda com uma boa quantidade de fusíveis da caminhonete.
Logo em seguida, o alternador parou de carregar, deixando meu pai na estrada a noite, tendo que dormir lá. Ae constataram que era o alternador, ele comprou um usado no desmanche e trocou, vindo de uma triton 2014.
Depois o problema foi no air-bag, a luz ascende no painel e não apagou mais, um mecânico viu que aquele cabo que tem dentro do voltante estragou, ele fez uma gambiarra lá e a luz no painel apaga, mas volta a ascender de vez em quando.
O outro problema foi a solenoide da tração que estragou, meu pai comprou outra em Goiania usada, mas quando chegou para colocar ela é da outdoor e não deu para por, então ela está sem.
Até ae tudo bem, são problemas que não afetam o andar da viatura, mas, de um tempo para cá ela começou a entrar em proteção andando, ela entra em proteção e ascende a luz da injeção e dor air bag no painel e corta, não passando de 1100 rpm.
O que tem que fazer é desligar e ligar novamente, as vezes andava 1000 km e isso não acontecia, as vezes acontecia em 100 km e de uns dias pra cá vem aumentando, acontecendo as vezes a cada 2 ou 3 km.
Essa semana meu pai fez um viagem longa com ela, e na ida pouco mais de 2000 km rodados ela não fez nenhuma vez, mas na volta ela deve ter feito umas 100 vezes, sendo que no trecho de serra de Cuiabá a Rondonópolis elas toda hora cortava, como não tem acostamento, foi uma boa adrenalina passar por lá a noite. Meu pai relatou que como o farol estava aceso, o AC ligado e o limpador de para-brisa ela estava cortando bastante, depois que o dia clareou que ele apagou os faróis ela melhorou e que quando anda com tudo desligado ela quase não corta.
A uns 3 meses atras meu pai teve problema com ela e precisou trocar os 4 bicos injetores e a turbina, colocando peças novas. Outro problema que ele teve foi com a bomba de direção, já trocou duas vezes, mas a direção dela é um absurdo de mole, parece que as rodas nem encostam no chão.
Então é isso pessoal, alguém tem alguma ideia de onde pode estar vindo esse problemas elétricos ou que já passou por isso?
Coophamat, primeira pergunta que faço:
Seu pai por acaso passou com essa L200 em alguma enchente?
Tirando os problemas em bicos, turbinas e bomba de direção hidráulica, já vi uma L200 triton savana quase zero km que passou por quase tudo isso. O dono não aguentou arrumar e vendeu ela por uma bagatela. Ficou atolada 20 minutos com água quase encobrindo o capô. Foi o suficiente pra detonar o módulo do ABS, alternador e ficou com a luz do airbag ligada também. Além de ter tido diversos problemas na central relês e fusíveis que ficou inundada com lama. O airbag pode fazer sua L200 falhar e até mesmo não ligar. Por exemplo, se o módulo estiver com um problema de aterramento devido a lama ou acúmulo de sujeira.
Pra começar: Eu verificaria a central de relês e fusíveis. Tiraria todos e verificaria o estado dos mesmos. Se estiverem frouxos ou oxidados, troque todos. Verifique o aterramento do módulo do airbag e o aterramento do carro. Pode ser a causa de falhas no motor. E por último, mas não menos importante, verifique os sensores de roda do ABS, mande verificar os relês soldados no módulo do ABS e claro também verifique o estado do módulo.
Teoricamente, essas falhas que aconteceram deveriam ter sido salvas na central do veículo, na central do ABS e na central do airbag e colocando um scanner na central do veículo você deveria ser capaz de ver onde estão essas falhas. Mas, isso nem sempre funciona perfeitamente. E com tantos problemas intermitentes, acho que não dá pra esperar que o scanner faça o papel do mecânico e diga onde está o problema. Tem que ser um mecânico que bote a cabeça pra funcionar e entenda bem de common rail, ABS (e seus derivados como EBD, ESP, TCS, etc) e airbag. Tenha em mente que a causa de tudo isso pode ser simplesmente airbag e ABS ou ser um problema de common rail e airbag e ABS, o que dificultaria demais o diagnóstico.
Torço que pra que seja simples, como um relê oxidado e/ou um aterramento.
Coophamat
01/06/2015, 21:29
Muito obrigado jorgao, meu pai nunca passou com ela em banhado, mas o antigo dono da triton é pantaneiro, então ela já andou milhares de km nos alagados do pantanal.
Muito bom os seus relatos e faz muito sentido o que você disse. Vou anotar tudo e falar para o mecânico que vai mexer nela, ela vai na quarta para oficina.
Muito obrigado jorgao, meu pai nunca passou com ela em banhado, mas o antigo dono da triton é pantaneiro, então ela já andou milhares de km nos alagados do pantanal.
Muito bom os seus relatos e faz muito sentido o que você disse. Vou anotar tudo e falar para o mecânico que vai mexer nela, ela vai na quarta para oficina.
Com certeza está explicado. Infelizmente, as chances das dores de cabeça serem grandes é alta então.
Se for um rele ou aterramento, pode abrir a champanhe do reveillon de 2016 antecipadamente!
Boa sorte amigo!
Coophamat
02/06/2015, 22:48
Peguei a triton hoje para levar ela ao mecânico amanhã, ela andou beleza hoje, não falhou nenhuma vez, mas chegando em casa queimou o fusível do pisca mais uma vez.
Uma coisa que eu notei é que o alarme dela não está funcionando, o alarme é original que ativa com o botão na chave da triton, quando aperta o controle para travar ele só trava as portas mas não acende a luz do sensor no para-brisa.
Será que o alarme pode ter alguma coisa a ver também?
No mais ja anotei todas as dicas que o Jorgao passou para poder passar ao mecânico.
Coophamat
03/06/2015, 11:07
Nada feito pessoal, levei a triton no mecânico e o cara me deixou falando sozinho, disse que era para deixar lá que depois ele mexeria.
Sai de lá e fui em outra oficina e lá o cara disse que o aparelho dele não estava atualizado, mas parece que os caras adoram condenar bico e bomba de alta, ele nem olhou a caminhonete e falou que provavelmente seria bico, então falei que os bicos eram novinhos e tinha acabado de serem colocados.
Eu andei olhando na caixa de fusível que tem no compartimento do motor e parece que estão meio oxidados, fica meio esbranquiçado sobre os fusíveis.
Meu pai ta meio desesperado pois, ele precisa viajar e do jeito que tá, é muito arriscado.
Alguém conhece uma boa oficina que possa fazer esse serviço aqui em Campo Grande?
Coophamat
03/06/2015, 15:01
Mais uma coisa pessoal, alguem sabe me dizer onde fica o conector obd2 da triton? Eu tenho um Scanner ELM327 e gostaria de verificar se ele funciona na triton, já que na minha Ranger funciona perfeitamente.
de_correa
03/06/2015, 15:02
Oi tenta ligar pra Fábio 06792811016 MEC Mitsubishi ele pode te ajudar
Arildo MT
03/06/2015, 15:42
Palpiteiro chegando, rsrsrsrs, eu começaria pelo básico, compraria umas 02 latas de spray limpa contato, desligaria a bateria, desplugar, limpar, replugar cada conector, rele, soquete, fusível, caixa de fusíveis, aterramentos, contatos, placa eletrônica visível ou acessível, etc., verificaria td quer possivel e imaginável, um por um, um reset, religar bateria, muita fé e chave no contato, (chato, ruim, difícil talvez) mas pode ser que resolva se for oxidação, umidade (umidade faz contato elétrico aonde não deve, oxidação isola quando não deve), descartado isso, prepara o bolso e procura alguém que saiba mecher na nave.
Coophamat
04/06/2015, 10:40
Arildo, obrigado pela dica, ontem dei uma olhada por cima e encontrei dois fios desencapados, um deles que era um sensor do alarme estava encostando na lata e onde ele encostava já tinha até tirado a tinta de tanto curto que deu ali. Outro foi embaixo do volante, aquele eu só encapei ele, mas ele não encosta em nada, a não ser em outros fios.
de_correa, já anotei o telefone, vou entrar em contato com ele.
Bom pessoal, eu testei o meu Scanner na triton e ele mostra vários parâmetros do motor, porem, eu não entendo muita coisa.
Para quem não sabe onde fica o OBD2:
503521
Esse aqui foram os erros encontrados:
503522
Ainda estou me familiarizando com o aplicativo torque pro, mas na triton ele funciona muito bem, na Ranger ele funciona meia boca.
Alguém sabe dizer qual é a pressão do turbo da triton? Ela chegou no máximo a 0,9 bar. Sobre esse erros, pesquisei no Google mas é muito vasto, os códigos são universais, mas parece que em cada carro ele serve para acusar um defeito.
de_correa
04/06/2015, 14:55
Bom cheque tensão bateria veja se não a variação acima dos 14.4 volts ate 14.8 aceitavel e os aterramento módulos e contatos grave esses códigos e tente apagalos para ver se não são códigos provocados por alguém q mexeu anteriormente, depois de uns dias verifique quais códigos voltaram.
Achei manualzinho do sistema rail triton da olhada
Coophamat
04/06/2015, 22:03
Ola pessoal, eu fiz o reset na ECU pelo aplicativo do celular, quando sai com ela agora a tarde ela acendeu a luz e entrou em proteção, eu parei ela e abri para ver o erro e apareceu o cógido P0341. Fiz o reset novamente e tudo voltou ao normal.
503562
Pelo que o de_correa mandou esse código quer dizer algo como sensor de numero de pulso anormal, mau funcionamento do sistema de pulso. Pelo que pesquisei na internet esse código é referente ao sensor do comando de válvula, sensor com defeito, com curto ou má conexão, mas também diz ser sobre motor de arranque com defeito e bateria fraca.
Motor de arranque está normal, mesmo cedo ela pega na primeira, bateria está boa também, no voltímetro mostra 14,1 com ela em funcionamento, porem não medi com o veículo em repouso.
de_correa
04/06/2015, 22:33
Intao aquele PDF q mandei e tbm pelo que eu entendo tbm e relacionado ao sensor comando ou ate mesmo fora de sincronia mas isso só aconteceria apos troca corrente do motor, o jeito seria arranjar o sensor para teste.
Coophamat
05/06/2015, 12:32
Pessoal, levei a triton no mecânico, mostrei para ele o código e ele disse que é referente a defeito de comunicação na rede CAM, mas ele falou que não tem jeito, tem que deixar ela lá porque pode ser que encontre em 10 minutos mas pode ser que demore uns 10 dias.
Bom, eu como sou curioso eu dei uma verificada embaixo do painel, revisei todos os fusíveis, consegui encontrar só o problema dos retrovisores elétrico, que era apenas o plugue do comando que tinha soltado.
No motor eu encontrei um sensor que vai rosqueado na admissão, esse sensor estava frouxo e eu tirei ele com o desaperto da mão.
503597
Esse é o sensor:
503598
Eu limpei o sensor que estava banhado de óleo e coloquei de volta, mas dessa vez com aperto feito por chave.
de_correa
05/06/2015, 13:40
Provavelmente sensor temp admissao, mas VC alguma vez já fez limpeza da turbina e egr devido esse óleo ai pode ser indício, e os sensores de fase e rotação devem estár próximos das polias sei que em sistemas cammon rail eles são essenciais para funcionamento.
Coophamat
09/06/2015, 08:13
Pessoal, alguém tem o esquema de ligação da solenóide da triton? Digo a ligação daqueles caninhos de borracha. Se alguém puder tirar uma foto também já ajudaria.
de_correa
09/06/2015, 19:50
Intao da uma olha nesse tópico pode ser que ajude se a foto não aparecer http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/102217-solenoide-tracao-l200-com-problema-2.html lá mostra desenho principio funcionamento só que das Sport e outdoor mas são sistemas semelhantes mudao algumas pecas.
Coophamat
18/06/2015, 14:38
Pessoal, o problema da triton foi resolvido, o mecânico bateu 3 dias em cima dela, mas não fui eu quem buscou ela, foi meu pai, então ele não soube explicar exatamente o que era o defeito, só disse que era um fio solto em algum canto. Eu prometo que vou passar lá para ver qual era o problema exato e falar para todos.
Aproveitou e já colocou a solenoide que meu pai tinha comprado e trocou aquele sensor que vai sob o diferencial dianteiro que indica o funcionamento da tração no painel.
Gente, a triton é muito boa, mesmo com seus mais de 200 mil rodados ela está muito boa, anda muito bem, minha ranger não pega nem beira.
Agradeço a atenção de todos e todos que ajudaram.
Que bom que resolveu!
Fico no aguardo do seu retorno com a explicação, fiquei curioso.
Saí da minha Ranger e pulei numa Triton, ta bem novinha mas já peguei com defeitos no painel, ta na auto elétrica, torcendo aqui pra resolverem rápido pois o carro é bom demais e tô doido pra viajar nela.
Abraços!!
Lucas.PantaleaoGLS
18/06/2015, 14:55
Amigo, compre 2 frascos de limpa contatos e jogue em todos os fusíveis e aterramento do carro...
Lucas.PantaleaoGLS
18/06/2015, 14:58
Acompanhando
Coop, e aí amigo, descobriu o que era? Amanhã vou a BH dar uma olhada na minha la na concessionária pra ver em que pé que está... Tava com problema no painel, medidor de combustível não funcionava e a luz do abs nem acendia, ainda não resolveram, dependendo posso palpitar alguma coisa por lá.
Sugestões??
Coophamat
22/06/2015, 22:15
Borjaoo, a triton do meu pai ja veio com o medidor de combustível estragado, já tentou arrumar mas nunca funciona direito, quando enche o tanque, ela mostra 3/4 e quando ta chegando no 1/4 ele cai para o minimo e no computador de bordo aparece 3 risquinhos onde mostra o tanto que ainda pode rodar. Sobre a luz do abs acho que um bom scanner encontra o defeito, diz que na concessionária ele tem um scanner que lê qualquer parâmetro e defeito da triton, mas só para você dar um oi lá eles cobram R$250,00.
Qual é esse modelo XB?
Coophamat
22/06/2015, 22:19
Bom, sobre o defeito encontraram sim, mas como eu disse ainda não fui no mecânico para saber qual é o problema, depois disso meu pai já viajou com ela e foi muito bem, acabou o problema.
O único problema é que a roda livre não estava desacoplando, então ele voltou hoje lá e o cara arrumou, era algo relacionado a sujeira na solenoide.
A triton de vocês esquenta ao lado do cambio? Na do meu pai ali esquenta muito, fica bem quente dentro do carro.
de_correa
22/06/2015, 23:56
Intao pessoal pra quem tem triton tem um tipo patch pro torque que Mut que nome do scaner da mitsubishi nao testei e mas e pago vale apena alguem testar tem Mut 1 e 2 e só pesquisar https://play.google.com/store/apps/details?id=com.xkaixrezza.mut_ii
Borjaoo, a triton do meu pai ja veio com o medidor de combustível estragado, já tentou arrumar mas nunca funciona direito, quando enche o tanque, ela mostra 3/4 e quando ta chegando no 1/4 ele cai para o minimo e no computador de bordo aparece 3 risquinhos onde mostra o tanto que ainda pode rodar. Sobre a luz do abs acho que um bom scanner encontra o defeito, diz que na concessionária ele tem um scanner que lê qualquer parâmetro e defeito da triton, mas só para você dar um oi lá eles cobram R$250,00.
Qual é esse modelo XB?
Opa!
O problema no meu medidor é diferente, não é sensor de nível ou coisa do tipo, veio estragado mesmo, o ponteiro marcando muito acima fora do alcance, bem depois do "cheio". Quando tirou o painel ele caiu pra bem abaixo... da tipo pra mexer nele, como um relógio mesmo, sabe? Parece que é problema na placa do painel.
Esse modelo XB parece que só saiu em 2012, é uma GLS sem os alargadores de paralamas mas com a caçamba um pouco maior.
Aqui onde moro tem uma oficina que tem o scanner moderno, cobram 85 R$ só para fazerem leituras também, no meu caso o Abs apontou defeito nos sensores das rodas dianteiras, mas pode ser problema do painel também causando má leitura pois a luz nem acende no painel nem pisca nem nada, foda é isso, fica díficil saber, primeiro tem que por o painel 100%.
Coophamat
04/08/2015, 19:33
Ola pessoal, estou aqui novamente para pedir uma ajuda, olhando por baixo da triton do meu pai, observei que falta uma peça perto da caixa de transferência, alguém saberia me dizer o que falta?
508822
Brunospf
19/09/2015, 20:16
Olá amigo, qual obd2 wifi voce comprou para funcionar com a sua triton diesel ?
Mesmo com 200 mil km o motor está blz ? Baixa oleo ou nao ?
abraco
Bruno
de_correa
21/09/2015, 00:07
Éra pra ter suporte coxim aí!
França brts
28/10/2017, 13:51
Opa!
O problema no meu medidor é diferente, não é sensor de nível ou coisa do tipo, veio estragado mesmo, o ponteiro marcando muito acima fora do alcance, bem depois do "cheio". Quando tirou o painel ele caiu pra bem abaixo... da tipo pra mexer nele, como um relógio mesmo, sabe? Parece que é problema na placa do painel.
Esse modelo XB parece que só saiu em 2012, é uma GLS sem os alargadores de paralamas mas com a caçamba um pouco maior.
Aqui onde moro tem uma oficina que tem o scanner moderno, cobram 85 R$ só para fazerem leituras também, no meu caso o Abs apontou defeito nos sensores das rodas dianteiras, mas pode ser problema do painel também causando má leitura pois a luz nem acende no painel nem pisca nem nada, foda é isso, fica díficil saber, primeiro tem que por o painel 100%.
Amigo, me responde uma coisa... no final qual era o problema da sua triton? estou com um problema parecidissimo e não estou conseguindo resolver.
França brts
06/11/2017, 12:53
Amigo, afinal... qual era o problema da L200?? estou com um problema parecido que ta me deixando louco ja... ahahahah
Olá pessoal, venho pedir ajuda aos colegas, meu pai é proprietário de uma triton 2009 modelo hpe. Atualmente ela está com 200 mil rodados e a algum tempo ela começou a apresentar problemas elétricos graves.
Começou com o retrovisor elétrico que parou de funcionar, ele fechava quando ativava o alarme e abria quando dava meia chave, de uma hora para outra parou de funcionar, nem as regulagens funcionam mais.
Depois começou a dar problema no fusível do pisca, ele queima de vez em quando, ae tem que trocar, meu pai já anda com uma boa quantidade de fusíveis da caminhonete.
Logo em seguida, o alternador parou de carregar, deixando meu pai na estrada a noite, tendo que dormir lá. Ae constataram que era o alternador, ele comprou um usado no desmanche e trocou, vindo de uma triton 2014.
Depois o problema foi no air-bag, a luz ascende no painel e não apagou mais, um mecânico viu que aquele cabo que tem dentro do voltante estragou, ele fez uma gambiarra lá e a luz no painel apaga, mas volta a ascender de vez em quando.
O outro problema foi a solenoide da tração que estragou, meu pai comprou outra em Goiania usada, mas quando chegou para colocar ela é da outdoor e não deu para por, então ela está sem.
Até ae tudo bem, são problemas que não afetam o andar da viatura, mas, de um tempo para cá ela começou a entrar em proteção andando, ela entra em proteção e ascende a luz da injeção e dor air bag no painel e corta, não passando de 1100 rpm.
O que tem que fazer é desligar e ligar novamente, as vezes andava 1000 km e isso não acontecia, as vezes acontecia em 100 km e de uns dias pra cá vem aumentando, acontecendo as vezes a cada 2 ou 3 km.
Essa semana meu pai fez um viagem longa com ela, e na ida pouco mais de 2000 km rodados ela não fez nenhuma vez, mas na volta ela deve ter feito umas 100 vezes, sendo que no trecho de serra de Cuiabá a Rondonópolis elas toda hora cortava, como não tem acostamento, foi uma boa adrenalina passar por lá a noite. Meu pai relatou que como o farol estava aceso, o AC ligado e o limpador de para-brisa ela estava cortando bastante, depois que o dia clareou que ele apagou os faróis ela melhorou e que quando anda com tudo desligado ela quase não corta.
A uns 3 meses atras meu pai teve problema com ela e precisou trocar os 4 bicos injetores e a turbina, colocando peças novas. Outro problema que ele teve foi com a bomba de direção, já trocou duas vezes, mas a direção dela é um absurdo de mole, parece que as rodas nem encostam no chão.
Então é isso pessoal, alguém tem alguma ideia de onde pode estar vindo esse problemas elétricos ou que já passou por isso?
filhoabreu
26/05/2019, 23:02
Boa noite amigo, afinal qual foi o problema da Triton?
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