Conectar

Ver Versão Completa : Rolamento dianteiro

Leandro Chico
08/02/2006, 09:52
Ola amigos niveiros, bom como é de costume mais um probleminha com a viatura, ela tava fazendo um barulho tremendo na roda, qdo desmontei tudo tive uma boa surpresa, o rolamento interno simplesmente moeu :shock: , fui tirando ele aos cacos e o externo ficou apenas a capa no cubo. Enfim problema detectado vamos a soluçao, a capa do rolamento externo (sao 2 certo, qdo digo externo eh o que fica mais proximo da porca do cubo) nao sai do cubo, esta relamente dificil de tirar, a minha pergunta eh, sera q pode ter fundido ou algo parecido essa capa no cubo ?!?! Alguem tem uma soluçao ?!!?

[]s!

IRINEU OLIVIO DOS SANTOS
08/02/2006, 14:36
Ola amigos niveiros, bom como é de costume mais um probleminha com a viatura, ela tava fazendo um barulho tremendo na roda, qdo desmontei tudo tive uma boa surpresa, o rolamento interno simplesmente moeu :shock: , fui tirando ele aos cacos e o externo ficou apenas a capa no cubo. Enfim problema detectado vamos a soluçao, a capa do rolamento externo (sao 2 certo, qdo digo externo eh o que fica mais proximo da porca do cubo) nao sai do cubo, esta relamente dificil de tirar, a minha pergunta eh, sera q pode ter fundido ou algo parecido essa capa no cubo ?!?! Alguem tem uma soluçao ?!!?

[]s!

Olá amigo, realmente são dois rolamentos código dele é 32008-X, 32008-XA ou 32008-XJ, no site www.nivacuritiba4x4.pop.com.br, voce encontrará mais dicas, ok.
espero ter ajudado.
abraços
Irineu

BANDIDO
09/02/2006, 00:40
Companheiro,

Provavelmente a peça deva ter fundida sim uma à outra. O correu comigo algo parecido. Primeiro deu uma zoeira infernal e detectei folga enorme na roda dianteira. Tentei apertar, mas não dava mais aperto. Ou ficava folgado ou arrochava. Levei o carro no meca para efetuar o conserto mais ou menos 30 Km da minha casa. Resultado - Tive que trocar o rolamento e quando o mecanico foi tirar a parte do rolamento que ficou no cubo, não saia nem a pau. Levei o cubo num torneiro e ele tirou a peça desbastando a perte que tinha findido. Dei sorte.

A solução neste caso, que se parece com a que eu relatei e só no torneiro.

Boa sorte!
niva bandido/94

christian govastki
10/02/2006, 13:12
Pessoal

O rolamento dianteiro, por ser cônico, tem todo um processo de ajuste na hora da montagem, que está perfeitamente detalhado no manual de reparação do Niva.

O importante é que ele não é apertado até o "talo" pois neste caso corre-se o sério risco do rolamento travar quando o carro estiver andando, podendo, inclusive causar capotamento do carro.

Já foram relatados inúmeros casos de gente que trocou os rolamentos e após 30 a 100 km o mesmo travou causando a destruição do rolamento, do cubo e com sério risco de acidente.

PRESTEM MUITA ATENÇÃO QUANDO O MECA FOR DAR O APERTO DA PORCA PARA QUE ELE SEJA FEITO CONFORME A RECOMENDAÇÃO DA LADA!, principalmente se ele não está acostumado a lidar com Niva :concordo:

Fio
19/05/2006, 16:49
Já foram relatados inúmeros casos de gente que trocou os rolamentos e após 30 a 100 km o mesmo travou causando a destruição do rolamento, do cubo e com sério risco de acidente.

Christian,

se eu tivesse lido essa sua resposta até 3 dias atrás, não teria dado a mínima bola. Só que não é que acabou acontecendo comigo!?!?! Felizmente não houve capotamento. :|

Fiz a troca de rolamentos há um pouco mais de 100km e tive uma desagradável surpresa anteontem, o meu cubo de roda dianteiro direito simplismente arrebentou. E com o calor gerado levou junto pastilhas e disco de freio. :parede: :parede: :parede:

Só que uma coisa não consegui achar explicação, antes de acontecer isso, houve o travamento completo do diferencial dianteiro. Retiramos o cardã, deesconectamos as homocinéticas, ligou o bloqueio e viemos consertar o diferencial. No meio do caminho, o cubo estourou. Com direito a fumaça branca e tudo mais.

Resultado da brincadeira: substituição de cubo, rolamentos, e interior completo do diferencial. :cry: :cry:

[]´s

Peter
19/05/2006, 17:38
Fio

Este mesmo assunto foi tratado durante a semana,veja

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19590

lamento pelo estrago que fez.

Cavalcante
19/05/2006, 22:27
Fio, infelizmente pro seu caso a única explicação é: "urubu quando tá de azar, o debaixo c@g@ no de cima..."
Aparentemente uma coisa não tem nada a ver com a outra, a não ser acontecerem juntas, no carro do mesmo pé frio...

Abraços e vê se conserta logo isso :lol:

Mauricio Rossetto
24/07/2006, 23:18
Amigos, então para aperto das porcas da homocinética, qual deve ser o aperto registrado no torquimetro? Comprei porcas novas na Sarancar mas tenho medo de pedir pro meu mecânico trocar, e aqui em Itatiaia-RJ não tenho mecânico de Niva, estou formando o meu - Já o presenteei com o Manual de Mecânica do Niva, e ele deve ter pensado "acho que não vou me livrar desse cara, agora quer que eu leia essa bíblia..."
Esta parte ficou meio confuso no manual pro mecânico, segundo ele a porca vai ficar "solta" com apenas 1 Kg no torquimetro..... Têm como eu passar para ele qual o procedimento para o aperto e o torque que ele deverá dar no torquimetro para que não cometa erros?

shuther4x4
25/07/2006, 00:23
Maurício, na prática eu faço assim:
Aperto bem os rolamentos até as rodas travarem (isso serve pra assentar eles corretamente) Depois vou soltando a porca até a roda girar livre. Nesse momento eu verifico se ficou alguma folga. (folga demais também estraga o rolamento). aí eu travo a porca. Dou uma volta 10km +- e verifico a folga de novo. Os rolamentos do niva não tem segredo não, são iguais aos da linha corcel (no quesito de aperto). Qualquer mecânico razoável sabe como funciona, e se seguirem o exemplo de minha pampa, vão durar muito...
Pampinha com 200mil e rolamentos dianteiros e traseiros origi..... Claro, cada 50mil limpos e engraxados por mim... claro que no niva, devido ao uso, vai ser mais constante essa manutenção.
Mas se o seu mecânico usar torquímetro, melhor, desde que saiba usar, pois pode dar diferença de valor se a rosca estiver um pouco gasta ou as abas da porca estragadas. No manual fala-se para usar torque inicial de 20nm, soltar e apertar até 7 nm, epois soltar a porca 1/2 sextavado e travá-la. Espero ter ajudado.

Mauricio Rossetto
25/07/2006, 00:46
Ok Shuther, creio que ficou bem claro, assim tentarei com meu mecânico.
Abraços

shuther4x4
10/04/2007, 22:08
Resolvi trocar os rolamentos da minha viatura!!!! Roda dianteira!
Só que achei um absurdo as peças aqui em Sorocaba
Rolamentos de 1ª linha 60 latinhas cada
shingling (última linha) 35 cada. Vocês sabem se é isso mesmo ou estou sendo convencido sob a mira de um trezoitão???

Rones Jr
10/04/2007, 23:08
aqui no ES é isso mesmo...

alexandre roveri
11/04/2007, 01:47
Aqui pela região de campinas/americana consigo por uns 45 de 1ª

Agora se for 60tão NKS tá valendo

shuther4x4
11/04/2007, 13:00
Vai ter de morrer uma grana mesmo!!!!! Mas vai ser de primeira!

emtsuhako
12/04/2007, 00:48
Shutter4x4, na Gal. Carneiro vc encontra rolamentos por preço menor, álias, geralmente as peças nas lojas de lá são mais em conta... tenta a Cridão ou a Fabri, esta última fica quase em frente a concessionária da Renault, na Armando Pannunzio...

LAGARTÃO DO ATOLEIRO
05/08/2010, 07:37
prezados colegas, como recem proprietário de um niva 93/94, esta semana também tive problemas com o rolamentos da roda dianteira resultado de um aperto excessivo por parte de um funcionario de uma loja especializada em roda/pneus, onde inclusive quase sofri um acidente grave, pois a roda dianteira esquerda travou a 50km/h, descontrolando o veiculo que saiu bruscamente para a esquerda, mais graças a deus consegui segurar o carro antes de abraçar um poste! bem como resultado do aperto indevido o rolamento estourou e travou a citada roda, bem depois de conseguir encontrar o rolamento compativel na minha cidade e optar pela troca de todos os rolamentos, bem como da necessidade de trocar as pastilhas de freio dianteira,e dar um passse nos discos, tive a feliz oportunidade de conhecer um torneiro mecanico muito bom, que por uma feliz coincidencia também é proprietario de um niva! o qual ja tendo tido o mesmo problema desenvolveu uma "roela" para ser colocada entre o cubo e o rolamento, feita sob medida! que permite o aperto do cubo sem a preocupação de se compromenter o rolamento! agora estou andando mais despreocupado! uma abraço a todos espero ter contribuido ao colegas que tenham o mesmo problema

BACALHAU
05/08/2010, 12:00
Mas... O que é uma "roela"? :pensativo:

MRaizer
05/08/2010, 15:29
Mas... O que é uma "roela"? :pensativo:

é uma rua pequenininha :)

Agora, pode ter sido erro de digitação e seria uma arroela... :pipoca:

Girti
05/08/2010, 16:46
é uma rua pequenininha :)

Agora, pode ter sido erro de digitação e seria uma arroela... :pipoca:

Ou talvez uma arrUela?

BACALHAU
06/08/2010, 00:28
ruela
[De rua + -ela.]
S. f.
1. Pequena rua; viela.

arruela
[De ar-4 + ruela2.]
S. f.
1. Chapa redonda, de aço, com furo circular, na qual se mete o parafuso a fim de que a porca não desgaste a peça que vai ser aparafusada.

Marcelo Cleto
06/08/2010, 16:43
Ola Todos.....

O "Departamento de Relacionamentos " acaba de incorporar mais um departamento, o de linguistica.....entao aqui fica inaugurado o "Departamento de Relacionamentos e Linguistica"........kkkkkk.....e olha que ficou muito sugestivo tal departamento.....kkkk

Abraços
MC.

Pinaudmaster
09/08/2010, 09:09
O pessoal aqui não perdoa nem os regionalismos da língua portuguesa !

Marcelo Cleto
09/08/2010, 12:39
O pessoal aqui não perdoa nem os regionalismos da língua portuguesa !

Ola.......

Aqui é um perigo são todos PHD principalmente em Lingua Portuguesa.....kkk
Sera que são assim com a propria lingua?.....kkkkk

Abraços
MC.

shuther4x4
09/08/2010, 21:26
Isso deve ser um espaçador???
Mas pelo rolamento cônico, ele não permite espaçador, senão perde a regulagem, não é mesmo? Ou não?:?::?:

Marcelo Lamoglia
03/11/2011, 11:17
Já ouvi falar disso.

na verdade nao é uma arruela e sim um retentor...

parece que o antigo dono do meu niva tb fez um treco desses..

vou verificar junto ao mexanico e passo pra vcs.

abss