PDA

Ver Versão Completa : Porque não o modelo Jimny 4SPORT



acbrz
31/05/2015, 11:55
Bom dia à todos,

Mesmo sendo um novato aqui no site, resolvi colocar minhas impressões sobre os fatores que me levaram a escolher a versão 4ALL e não a versão 4SPORT do Jimny:

Ítens que me agradaram no 4SPORT:

Para-choques dianteiro e traseiro (melhor para uso OFF-ROAD)
Apoio para acesso ao teto do veículo
Para-lamas de fácil remoção
Gancho para reboque
Skid plate dianteiro


Ítens que NÃO me agradaram no 4SPORT:

Proteção lateral nas portas é pequena (apenas uma "tira")
Máscara de farol na cor do veículo
Volante revestido em couro
Moldura do painel na cor do veículo


Então acabei adquirindo o modelo 4ALL e em um futuro não muito distante pretendo fazer as alterações para deixá-lo no meu gosto/preferência:

Trocar os para-choques dianteiro e traseiro pelos modelos do 4SPORT
Instalar Skid plate dianteiro
Instalar proteção para caixa de transferência
Instalar um rádio comunicador PX ou PY (ainda não pesquisei/decidi qual dos dois)
Adquirir um jogo de rodas com pneus específicos 100% OFF-ROAD (trocar quando for realmente utilizar e voltar aos originais para o dia-a-dia pois ele é meu único carro no momento).
Instalar um guincho



De resto estou bastante satisfeito com o Jimny, mesmo sentindo falta de alguns ítens de conforto que tinha no carro anterior (Punto SPORTING Amarelo completíssimo), mas tenho certeza de que fiz a escolha certa, pois já sabia que o mesmo se enquadra em outra categoria, então posso dizer com certeza de que não fiz a compra por impulso ou modismo (levou uns 4 anos, não para tomar a decisão, mas para juntar a grana toda, e valeu cada centavo).

Agora é só planejar a diversão

Abraço a todos

Arthur Massimino
31/05/2015, 21:47
Amigo, será que você poderia me tirar uma dúvida que pra vocês pode ser besteira mas que pra mim pode fazer toda a diferença. Pois bem, vamos lá! Recentemente tenho pesquisado muito sobre o Jimny justamente pela sua grande capacidade no fora de estrada e também por ser um dos jipes com o melhor custo benefício dispostos hoje no mercado dos 4x4.

Minha dúvida surge primeiramente com relação ao motor. O famoso 1.3 dos Jimnys.
Ele da conta de empurrar o pequenino com certa desenvoltura ou peca as vezes em situações diárias tipo ladeiras, ultrapassagens na estrada, coisas do tipo. Qual a pegada dele nesse aspecto ? Sei que para o dia dia ele vai muito bem mas na rodovia tenho lá minhas dúvidas. Já sobre o conforto, o que me diz sobre tal ? Bom pra cidade, viagens ? Imagino que pra um homem solteiro ele deva servir muito bem, já pra uma família ele não seria a melhor escolha.

Abraço amigo! Parabéns pelo novo brinquedo!

Paulo André BR
01/06/2015, 10:14
Arthur, em outros tópicos sobre o Jimny, tem muita informação sobre isso.
Mas vamos as minhas experiências.
Só para você entender, comprei um Jimny depois de muita pesquisa e tenho também uma Cherokee Sport (para entender a diferença de potência).
Jimny em São Paulo é fantástico, pequeno, ligeiro (mais que a Cherokee) e econômico. As marchas são curtas e a primeira é bem reduzida, então vence qualquer rampa sem problema, a direção é bem rápida e o conforto da suspensão é melhor que a Cherokee.
Jimny na estrada resolve o problema! Vc pode ir a 130, mas não é a velocidade de conforto dele e na subida vai sentir um pouco, mas nada comprometedor (referencia Rodovia Castello Branco).
Nesse inicio de ano fui com ele para Bolivia, Argentina e Chile, eu e minha esposa e toda bagagem.
Em nenhum momento fiquei decepcionado com a potencia, somente quando estávamos acima de 4.000m de altitude que o Jimny ficava extremamente fraco... mas foram poucos os trechos que isso ocorreu(perto do 9.300Km rodados, isso foi insignificante, mas marcante, hahaha).
Nas ultrapassagens, como ele tem o motor bem elástico, joga marcha pra baixo e sobe o giro, sem medo.
Em estradas de pista dupla, vale sempre manter distância do veículo a ser ultrapassado, ir ganhando velocidade enquanto aguarda o veículo da pista oposta terminar de passar por vc, assim vc faz a ultrapassagem em muito menos tempo pois já sai na pista oposta com velocidade. Na verdade essa dica vale sempre, mas tem muita gente que não faz uso disso.
Enfim recomendo Jimny sem medo, mesmo para quem pega estrada com frequência (meu caso). Ele me fez ficar com preguiça de encher o tanque da Cherokee para pegar uma estrada... apenas a Cherokee impõe muito mais respeito e quando precisa de motor.... aí sim, sai da frente! É muito mais produtivo pedir passagem com a Cherokee do que com o Jimny.

Acbrz,

Não seria mais prático adequar um 4sport às suas necessidades? Até mesmo financeiramente...

Abraço!

Kal-EL
01/06/2015, 12:12
Também tenho essa dúvida, vou quarta feira na Suzuki negociar, eu achei a estética do 4All mais bonita, os para-choques do Sport não gostei tanto, mas sei que são melhores, o volante de couro vc não gostou?

Barros
01/06/2015, 19:05
Mesmo sendo um novato aqui no site, resolvi colocar minhas impressões sobre os fatores que me levaram a escolher a versão 4ALL e não a versão 4SPORT do Jimny:...
E estes são os fatores que me levaram a escolher o 4Sport:
1) maior altura livre do solo;
2) maior ângulo de ataque;
3) maior ângulo de saída;
4) maior ângulo de transposição central;
5) snorkel para trechos alagados mais profundos;
6) melhores pontos de ancoragem dianteiros;
7) pontos de engate dianteiro e traseiro;
8) para-lamas preparados para pneus maiores;
9) design mais atualizado e agressivo;
10) e, principalmente, porque eu gostei mais dele. :)

acbrz
02/06/2015, 08:12
Amigo, será que você poderia me tirar uma dúvida que pra vocês pode ser besteira mas que pra mim pode fazer toda a diferença. Pois bem, vamos lá! Recentemente tenho pesquisado muito sobre o Jimny justamente pela sua grande capacidade no fora de estrada e também por ser um dos jipes com o melhor custo benefício dispostos hoje no mercado dos 4x4.

Minha dúvida surge primeiramente com relação ao motor. O famoso 1.3 dos Jimnys.
Ele da conta de empurrar o pequenino com certa desenvoltura ou peca as vezes em situações diárias tipo ladeiras, ultrapassagens na estrada, coisas do tipo. Qual a pegada dele nesse aspecto ? Sei que para o dia dia ele vai muito bem mas na rodovia tenho lá minhas dúvidas. Já sobre o conforto, o que me diz sobre tal ? Bom pra cidade, viagens ? Imagino que pra um homem solteiro ele deva servir muito bem, já pra uma família ele não seria a melhor escolha.

Abraço amigo! Parabéns pelo novo brinquedo!

Bom dia Arthur,

Bom eu não sou a melhor pessoa para lhe responder, uma vez que completa hoje uma semana que estou com o "brinquedo novo" , e estou MUITO FELIZ com a aquisição, mas no próximo mês eu vou viajar para São Paulo em torno de 3300 Km (já fiz esta viajem uma vez só que de Punto) e vou ter parâmetros para comparar e posto aqui para vocês.

Abraço

acbrz
02/06/2015, 08:23
Bom dia Paulo,
Eu realmente pensei bastante, e foi justamente pensando um pouco mais à frente que eu tomei esta decisão.
Raciocinei desta forma:
- É mais fácil eu colocar um pneu agressivo quando eu precisar do que ficar usando "desnecessariamente" quando uso em asfalto.
- O detalhe do painel na cor do carro é fácil e não é caro, mas o que mais "pegou' na decisão foi o volante de couro que pode parecer bonito e tal, mas tenho experiência própria pois o meu carro anterior tinha o volante de couro com os comandos no volante e certa vez foi feito uma revisão numa concessionária (sempre levei na autorizada para evitar transtornos) e depois de alguns dias reparei que o mesmo tinha um pequeno corte e que cresceu um cado e isso me aborreceu).
- Tem também o pequeno detalhe mas que vai fazer a diferença: com certeza eu vou colocar o brinquedo no barro, cedo ou tarde e volante de couro e água/barro não combinam (se pegar mofo, NADA retira).
- Resumindo: fica mais fácil acrescentar um ítem do que RETIRAR.
- Confesso que o parachoque e pontos de apoio do 4SPORT me impressionaram muito, mas não é difícil trocar (pode ser um pouco caro, mas não é difícil).
Abraço