PDA

Ver Versão Completa : Calibragem da carretinha na areia



Sergio Dias
29/05/2015, 16:24
Bem pessoal, to comprando um 4x4 para trilhas leves em dunas e praias e também para poder descer meu jet ski em mais lugares (fiquei atolado de frontier 4x2 mês passado).
Já sei que devo diminuir a calibragem dos pneus com tração, mas, e quanto aos pneus da carretinha, faz sentido diminuir a pressão? Valeu!

xibiu!!!
21/06/2015, 17:49
Definitivamente pneu cheio e areia não combinam.
O "macete" de se murchar os pneus ao dirigir na areia, a princípio é para que os pneus estando mais fofos não afundem nela, pois estando com calibragem mais baixa, a área de contato com o solo (no caso areia) aumenta e faz com que os pneus da carreta afundem menos e fiquem bem mais leves na areia para o arraste, portanto ajuda e muito na tração do veículo que arrasta a carreta.
Igualmente no caso de também murcharmos os pneus do veículo tracionador na areia ,também se tem melhora na tração e dirigibilidade com o aumento de área de ação e menor afundamento dos pneus na areia.
505234

Diferentemente de murcharmos os pneus no barro.
No barro, "nem sempre" o aumento de área de contato com o solo ajuda ou é suficiente para que o veículo consiga tracionar no solo instável, pois os pneu nesse caso mais murchos podem não conseguir afundar o suficiente para alcance de solo mais firme e consequente melhorar a tração do veículo.

Sergio Dias
08/07/2015, 12:32
Tem razão
Valeu mano!

xibiu!!!
08/07/2015, 21:32
Tem razão
Valeu mano!

Já fez o teste ou ainda não??

Sergio Dias
10/07/2015, 19:50
opa xibiu
Anida não fiz o teste. Na verdade, só vou andar de jet quando acabar a época de chuva aqui em Pernambuco, o que ocorre lá para outubro ou novembro.
Até lá, devo comprar meu 4x4. Atualmente, estou na dúvida entre Troller, Renegade e Grand Vitara.
Quando eu fizer o teste, eu falo.