PDA

Ver Versão Completa : AJUDA :: Tração do Jimmy - Acende a luz corretamente mas não fica tracionado..



Jaisler
29/05/2015, 11:07
Amigos ...
Comprei recentemente um Jimny 2010, (venho de um grand vitara 2001)... e vejo alguns problemas quando a traçao. Todos os acionadores funcionam (escuto o encaixe da tração no motor) acendem no painel a luzes correspondentes.. e sinto o torque diferente no motor.. (fiz esse teste no momento da compra..), mas percebi durante a semana que algo nao estava legal.

1º -Ao parar o carro em lenta, (tipo no semáfaro) passa um tempo as luzes da tração em 4L ficavam piscando, mas quando arranco, passa um curto tempo elas se apagam... (como meu Grand Vitara era mecânico .. nunca vi isso)..

2º -Fui fazer o teste de tração em minha garagem que estava escorregadia, ai me deu um frio na barriga... Liguei a 4L e quando fui tentar entrar na garagem, a roda traseira direita ficou sozinha tentando me ajudar... Cade meu 4x4 ?


Poderiam me ajudar em entender o que esta acontecendo com meu Ploter ..
Tenho um 4x4 novo só no documento... rs..

Agradeço a todos

PPaulo
30/05/2015, 10:56
Jaisler, deixe me ver se entendi direito.
Ao se acionar a tração as luzes de indicação se acendem e caixa de transferência acopla mas as rodas dianteiras não tracionam. É isso?
Se for isso pode ser algo com a roda-livre.
Não tenho experiência com isso mas em breve alguém mais sabido aparece para ajudar.
Também tenho um Jimny 2010 e a situação de luzes de tração piscando ocorre eventualmente no momento de ligar/desligar a tração bastando apenas movimentar o carro ou a alavanca até mesmo a alavanca de câmbio para resolver.
Pedro Paulo.

Jaisler
30/05/2015, 11:33
Isso mesmo Ppaulo o carro só funciona a direta traseira... mas pelo painel parece estar tudo ok.. Sinto o torque do carro diferente tbm.. Mas agarrado.. Bem estranho.. Muito obrigado.. Estou esperando uma luz...

JimnyRV
30/05/2015, 12:48
Tive um problema semelhante no meu HR; eu tentava acionar o 4x4, as luzes ficavam piscando e não finalizava o processo de acoplamento. No meu caso era só um sensor que saiu do lugar e não conseguia detectar a posição.
Outra coisa que pode ser é pane no 4x4 após passar em alagamento, por conta dos contatos elétricos que podem entrar em curto. Acontece exatamente o que você descreveu: as luzes começam a piscar do nada e algumas vezes até engatam o 4x4H/L sem serem comandados (deve ser verificado por um mecânico o mais rápido possível, pois se o sistema "resolver" engatar com o veículo andando, pode ser perigoso tanto para sua segurança, quanto para o mecanismo)

Mas mesmo que não seja nenhum dos dois casos citados acima, fique tranquilo que não é nada complicado/caro de ser arrumado.

Agora sobre somente a roda traseira direita estar tracionada quando você engata o 4x4, isso não faz sentido. O sistema não interfere no cardã traseiro em nenhum momento, então deve ser somente impressão sua. O que eu penso que pode ter acontecido é que você tenha passado com o pneu em algum lugar sujo e a roda tenha patinado por conta do diferencial, aí deu a impressão de estar somente uma das rodas tracionadas. O Jimny é bem mais leve que a Grand Vitara 2001 e isso acontece com maior facilidade.

Pra finalizar, tente encontrar um mecânico experiente com Suzuki, sem ser concessionária. No meu caso eu levei primeiro em uma "concessionária", ficaram com meu carro 1 semana, e eles não tinham a menor idéia do que era, e suspeitavam inclusive de um módulo em pane. Levei em um mecânico que só mexe com Suzuki e Mit, e o cara me devolveu o carro sem problemas poucas horas depois de eu ter deixado com ele.

Barros
30/05/2015, 17:02
1º -Ao parar o carro em lenta, (tipo no semáfaro) passa um tempo as luzes da tração em 4L ficavam piscando, mas quando arranco, passa um curto tempo elas se apagam... (como meu Grand Vitara era mecânico .. nunca vi isso)..

2º -Fui fazer o teste de tração em minha garagem que estava escorregadia, ai me deu um frio na barriga... Liguei a 4L e quando fui tentar entrar na garagem, a roda traseira direita ficou sozinha tentando me ajudar...

É normal a luz indicadora da tração nas 4 rodas piscar e apagar depois de engatado o 4WD. Mas o 4x4 (4WD ou 4WD-L) do Jimny só deve ser engatado em pisos de baixa aderência sob pena de comprometer o sistema de transmissão. Isso não acontece no Grand Vitara, por exemplo, que tem tração integral permanente com bloqueio do diferencial central. Também é normal o diferencial traseiro mandar mais torque para a roda do eixo traseiro que estiver com menos aderência, fazendo-a patinar. Isso poderia ser evitado se o Jimny viesse de fábrica com bloqueio do diferencial traseiro, como este daqui: http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-SUZUKI-Pecas-Bloqueio-de-diferencial-Kaiser-Traseiro-Suzuki-Jimny-KL122-Consulte-disponibilidade-com-nossos-vendedores-versao-1751-1871.aspx . De qualquer forma, acho que valeria a pena levar o jipinho para inspeção numa oficina da Suzuki.

Jaisler
30/05/2015, 17:52
JimnyRV-- ótimo texto... principalmente quando diz que não é um problema caro.. vou sim ver isso aqui em BH.. no meu caso se acionado o sistema de tração as luzes no painel se comportam de maneira correta... Como se estivesse tudo certo.. sinto o carro mais firme, mas quando preciso da força da traçao a traseira derrapa e não faz o esperado... A dianteira não quer trabalhar... Esse teste em minha garagem no g.Vitara era uma maravilha.. As rodas ficavam em harmonia e o sorriso era largo.. Grande abraço e obrigado pelo comentário

Jaisler
30/05/2015, 17:58
Barros entendo, mas tem algo de muito errado.. As dianteiras não estao ttrabalhando... E o fato das luzes ligarem ficando piscando em sistema de ponto morto, em marcha lenta do nada pode ser um indício. Não acha?

Barros
30/05/2015, 20:56
Pode ser que haja mesmo algum problema com o seu Jimny, Jaisler. O melhor é levá-lo numa oficina especializada para uma avaliação mais detalhada. Boa sorte e nos conte depois qual era o problema e como ele foi resolvido. [ ]s

Ogg
30/05/2015, 21:00
Jailer

Pelo seu texto: "Saida de semaforo e garagem"

Concluo que talvez você esteja ligando o 4x4 em pisos aderentes (a não ser que a rua do semaforo e a sua garagem sejam de terra fofa), e isso é terminantemente proibido no Jimny (por não ter diferencial central), ainda por cima saindo da imobilidade e em baixas velocidades, onde as rodas estão mais "agarradas" ao chão.

Essa sensação de agarrado e a roda girando em falso que vocë fala, acontecem quando viramos o volante, e são justamente os eixos traseiros e dianteiros querendo rodar em velocidades diferentes e não conseguindo pela falta de diferencial central (só não dá essa sensação andando em linha reta).

Ligar o 4x4 em pisos aderentes força todo o sistema de tração podendo até quebrá-lo.

E é por isso que você diz que o GV era uma maravilha, pois ele tem diferencial central e pode-se ligar o 4x4 em qualquer situação.

Quanto à reduzida ficar piscando e depois apagar, lembre-se que ela só entra com o carro totalmente parado, com as rodas em linha reta e o a embreagem totalmente acionada, caso contrário ela fica piscando, não entra e depois apaga.

Uma pergunta: Isso acontece na terra solta, lama ou areia?

Barros
30/05/2015, 21:09
É normal a luz indicadora da tração nas 4 rodas piscar e apagar depois de engatado o 4WD...
Desculpe, eu me expressei errado... quando a gente aciona o 4WD, a luz indicadora fica acesa, e não apagada.

mfjunior
31/05/2015, 23:15
O Grand Vitara 2001 tem diferencial central??????

Ogg
01/06/2015, 09:01
O Grand Vitara 2001 tem diferencial central??????

Desculpe, nem prestei atenção no ano do GV do Jaisler. Realmente não sei se as GVs antigas tem diferencial central.

Jaisler
01/06/2015, 09:39
OsmanGioia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/78457-osmangioia/)
"Quanto à reduzida ficar piscando e depois apagar, lembre-se que ela só entra com o carro totalmente parado, com as rodas em linha reta e o a embreagem totalmente acionada, caso contrário ela fica piscando, não entra e depois apaga".
Resposta:
O que quis dizer é que o carro parado em 'N' marcha lenta ..(como se fosse ao semafaro).. ele acende em modo pisca sem nenhuma intervenção minha as luzes da 4WD-L.

"Uma pergunta: Isso acontece na terra solta, lama ou areia?"
Resposta:
Aqui em BH temos graças ao bom Deus varias ladeiras.. e em uma delas em dias de chuva, fiz o teste e aconteceu o mesmo.. O carro soltou toda força na traseira direita e patinamos... não tive força pra subir pois estava muito escorregadio..

Ainda nao tive oportunidade em colocar na terra, mas confesso que enquanto nao levar ao mecanico fico com insegurança em fazer..

A ideia de postar aqui seria mesmo pra ter noçao do trabalho $$$$$$$
Mas é isso ai... estou gostando muito da caixinha de fosforo mesmo em 4x2 .. jeep é jeep... melhor se 4x4.. kkkk
Valew cara.. abraçao..

jorgeffn
01/06/2015, 10:37
OsmanGioia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/78457-osmangioia/)
"Quanto à reduzida ficar piscando e depois apagar, lembre-se que ela só entra com o carro totalmente parado, com as rodas em linha reta e o a embreagem totalmente acionada, caso contrário ela fica piscando, não entra e depois apaga".
Resposta:
O que quis dizer é que o carro parado em 'N' marcha lenta ..(como se fosse ao semafaro).. ele acende em modo pisca sem nenhuma intervenção minha as luzes da 4WD-L.

"Uma pergunta: Isso acontece na terra solta, lama ou areia?"
Resposta:
Aqui em BH temos graças ao bom Deus varias ladeiras.. e em uma delas em dias de chuva, fiz o teste e aconteceu o mesmo.. O carro soltou toda força na traseira direita e patinamos... não tive força pra subir pois estava muito escorregadio..

Ainda nao tive oportunidade em colocar na terra, mas confesso que enquanto nao levar ao mecanico fico com insegurança em fazer..

A ideia de postar aqui seria mesmo pra ter noçao do trabalho $$$$$$$
Mas é isso ai... estou gostando muito da caixinha de fosforo mesmo em 4x2 .. jeep é jeep... melhor se 4x4.. kkkk
Valew cara.. abraçao..



Jaisler, em qual região de BH você está??? seus testes não estão sendo feitos em locais indicados... não tem como puxar uma roda traseira apenas, seu carro roda em 4x2 com a tração traseira, ao engatar o 4x4 ele aciona a tração dianteira através do diferencial e das rodas livres.... O seu problema pode ser algo na elétrica ou nos sensores como algum colega já indicou, ou problema no diferencial e/ou rodas livres... o Ideal é você ir a uma oficina especializada em 4x4 e de confiança (existe oficina que condena diferencial e o problema é na roda livre, por isso tem que procurar algo com indicação e sério) para eles testarem para você... o teste é simples, mas para quem não tem noção é complicado desvendar onde o carro está tracionando...
tenho uma oficina de confiança e seu que lá o dono vai testar na hora e te falar o problema... não sei se fica fácil para você ir, já que é na região norte... mas segue o site http://www.leooffroad.com.br/ procura o Léo lá e fala que o Jorge te indicou... ele testa na hora para você.

abs!!!

jorgeffn
01/06/2015, 10:41
O Grand Vitara 2001 tem diferencial central??????

Não, o GV antigo tem o mesmo sistema dos Vitaras 4x2, 4x4 e 4x4 L (reduzida).

abs!

Jaisler
01/06/2015, 10:59
Jaisler, em qual região de BH você está??? seus testes não estão sendo feitos em locais indicados... não tem como puxar uma roda traseira apenas, seu carro roda em 4x2 com a tração traseira, ao engatar o 4x4 ele aciona a tração dianteira através do diferencial e das rodas livres.... O seu problema pode ser algo na elétrica ou nos sensores como algum colega já indicou, ou problema no diferencial e/ou rodas livres... o Ideal é você ir a uma oficina especializada em 4x4 e de confiança (existe oficina que condena diferencial e o problema é na roda livre, por isso tem que procurar algo com indicação e sério) para eles testarem para você... o teste é simples, mas para quem não tem noção é complicado desvendar onde o carro está tracionando...
tenho uma oficina de confiança e seu que lá o dono vai testar na hora e te falar o problema... não sei se fica fácil para você ir, já que é na região norte... mas segue o site http://www.leooffroad.com.br/ procura o Léo lá e fala que o Jorge te indicou... ele testa na hora para você.

abs!!!


Excelente Jorge, estou próximo (Minas Shopping).. Vou sim procurar o Léo.. Tava mesmo precisando de indicação com confiança.. Muitíssimo Obrigado e breve informo noticias desse BO. Valew mesmo..

MARCANGIANE
01/06/2015, 11:09
Bom dia amigos, Mande verificar as mangueiras de vácuo do sistema e depois a bateria do veículo.
no meu foi a bateria.

Barros
01/06/2015, 13:47
Realmente, o Grand Vitara 2001 não tem diferencial central porque não tem tração integral permanente, que somente passou a equipar o carro a partir da volta da Suzuki ao Brasil, em 2008.

http://carpress.uol.com.br/lancamento/item25031.shl

Jaisler
01/06/2015, 14:02
Bom dia amigos, Mande verificar as mangueiras de vácuo do sistema e depois a bateria do veículo.
no meu foi a bateria.

Marcangiane... me fale mais sobre ser bateria... ?? mesmo o carro dando partida normalmente.. ?? Quando busquei o carro a bateria estava descarregada, fizemos a carga por outro carro para dar partida .. mas a partir dai por conta do giro diário não tive mais problemas.. achei interessante.. .. vale a pena você descrever esse seu causo !!

Vlw,.

jorgeffn
01/06/2015, 18:09
Excelente Jorge, estou próximo (Minas Shopping).. Vou sim procurar o Léo.. Tava mesmo precisando de indicação com confiança.. Muitíssimo Obrigado e breve informo noticias desse BO. Valew mesmo..

Jaisler, outra opção mais próxima a você é o Fabiano da Tecnotrilha http://tecnotrilha.com.br/

Lá não é oficina, mas creio que ele possa fazer o teste para você!

abs!!!

aajbio
02/06/2015, 13:45
Jaisler tive problema parecido com a tração do meu Pimentinha, ela andou tracionando sozinha, sexta feira a luz ficou piscando sem parar e levei para o mecanico já apavorado, mas no final descobri que entrou água no motorzinho que faz a troca do 4x2, 4x4 e 4x4L, o mecanico conseguiu recuperar o motorzinho,mas tem que abrir o olho com a vedação deste motorzinho.
Abraço

AG
03/01/2018, 16:38
Amigos, feliz ano novo.
Neste fim de semana subi para campos do jordão, noite, chovendo e acabei entrando numa rua errada.
Fui dar ré e o carro patinava. Sem problemas : tenho um 4x4 e basta acionar o botão.
Luz piscava e não acionava o sistema. Andei um pouco para frente. Tentei de novo e nada.
Chuva caindo..., lama, frio (fora e na barriga), namorada olhando com aquele olhar de desespero, desço mais um pouco, facões profundos, e nada de acionar.
Nova tentativa de retornar de ré, e o ponei maldito se negava a ir para traz, somente descendo a ladeira.
Se não quer subir, vamos jogar ele para baixo. Fui até um lugar onde deu para manobrar com segurança e subi SOCANDO o ponei nos buracos ( e nada de acionar ).
Ufa, retornei ao asfalto.
Não achei nada desconectado.
Não tenho manual. Alguém sabe me indicar qual é o fusível ou outra dica de como solucionar ?
Grato
Aguinaldo