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Ver Versão Completa : L200 triton hpe diesel emitindo fumaça branca.



Elton_cameta
27/05/2015, 21:56
Boa tarde, tnho uma l200 hpe diesel, quando eu chego aos 150km/h ela começa a sair uma fumaça branca, gostaria de saber qual problema pode ser.

Glaicon
28/05/2015, 06:37
Boa tarde, tnho uma l200 hpe diesel, quando eu chego aos 150km/h ela começa a sair uma fumaça branca, gostaria de saber qual problema pode ser.
Fumaça branca é sinal de água nas câmaras de combustão.
Ela está baixando água no radiador?:pipoca:

Dimasi
28/05/2015, 10:08
Se for branca/azulada pode ser óleo queimando = motor cansado. Pouco diesel na mistura tb pode dar fumaça branca. É raro mas como no seu relato isso acontece com aceleração plena, pode ser. E como o Glaicon falou pode ser água. Para descobrir, tem que pesquisar os sintomas. Água baixa ? Óleo baixa ? Em alta o motor falha ?
Abs

red_shot
04/06/2015, 22:03
Saudações a todos, vou estar acompanhando pq comprei uma Triton HPE 09 c/ 71 mil KM que rodava pouco, mandei esses dias fazer uma revisão geral e foi só troca de óleos, filtros e descarbonização da EGR ou seja, morri com $ 1.700 de mão de obra e $ 1.000 de peças e óleo! Quando ligava o carro antes da revisão demorava para pegar e soltava muita fumaça ao ligar, subindo a serra pegando a Imigrantes por volta dos 130 km/h soltava um rastro de fumaça más não falha, fora isso, ela não fuma de jeito nenhum! Agora pós revisão pega uma beleza más percebi ontem ao subir a serra que continua a deixar o rastro de fumaça! Confesso aos senhores que não conheço nada de motores a diesel e fiquei muito desconfortável ao ver a viatura fumaçar!

Glaicon
05/06/2015, 07:38
Saudações a todos, vou estar acompanhando pq comprei uma Triton HPE 09 c/ 71 mil KM que rodava pouco, mandei esses dias fazer uma revisão geral e foi só troca de óleos, filtros e descarbonização da EGR ou seja, morri com $ 1.700 de mão de obra e $ 1.000 de peças e óleo! Quando ligava o carro antes da revisão demorava para pegar e soltava muita fumaça ao ligar, subindo a serra pegando a Imigrantes por volta dos 130 km/h soltava um rastro de fumaça más não falha, fora isso, ela não fuma de jeito nenhum! Agora pós revisão pega uma beleza más percebi ontem ao subir a serra que continua a deixar o rastro de fumaça! Confesso aos senhores que não conheço nada de motores a diesel e fiquei muito desconfortável ao ver a viatura fumaçar!
Se a fumaça for preta, fique tranqüilo.
Você apenas está injetando mais combustível que a capacidade do motor queimá-lo.
Em subidas fortes a viatura quase não subirá a velocidade, mas se você acelerar forte, vai continuar jogando mais combustível que o necessário.
Reduza a marcha e manere na aceleração, buscando um ponto de equilíbrio na tocada.
Depois, coloque aqui sua observação dizendo se houve ou não diminuição da fumaça.:concordo:

red_shot
04/11/2015, 21:24
Glaicon blz, desculpe tava sem micro e por isso não respondi más agora montei outro e aqui estou! realmente quando manero para tipo se for trocando as marchas no tempo certo ela vai de boa sem fumar agora se der uma pisada aff....isto é normal? pensei ser bicou ou turbina! abraços

Glaicon
05/11/2015, 06:45
Glaicon blz, desculpe tava sem micro e por isso não respondi más agora montei outro e aqui estou! realmente quando manero para tipo se for trocando as marchas no tempo certo ela vai de boa sem fumar agora se der uma pisada aff....isto é normal? pensei ser bicou ou turbina! abraços
Um pouco de fumaça nas pisadas mais fortes é normal. Não sei em qual intensidade você está se referindo.
Agora, se a viatura está andando bem, não falha, obedece normalmente ao acelerador, está com um consumo próximo de uns 9 Km/l na estrada, deixa como está e desencana.
Aproveita!:concordo:

MateusBarros
19/05/2019, 15:16
Fumaça branca é sinal de água nas câmaras de combustão.
Ela está baixando água no radiador?:pipoca:
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??

Glaicon
20/05/2019, 06:09
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??
Verificar se há vazamento de água nas mangueiras do radiador, bomba d´água, ou tampa do radiador sem aguentar pressão.
Dependendo do ano da viatura, pode ser até o radiador do ar quente furado.
Se não for nada disso, aí é partir para cabeçote trincado.

mfdomingues
20/05/2019, 15:56
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??

Motor aquecendo + Fumaça branca + Radiador baixando = Cabeçote com problemas. Na melhor das hipoteses junta, na pior cabeçote completo ainda mais uma HPE que senão me engano o motor é o 4d56. Verifica o cabeçote e principalmente se ante camaras (que ninguém olha e custa 300,00 para subsituir).

enasor
21/05/2019, 13:57
Meu pai comprou uma hpe diesel esses dias e o problema apresenta as mesmas características, fumaça branca, água baixando e o motor esquentando, já foi verificado os bicos e o radiador e estão ok, aonde deve ser o problema??

Prezado amigo Mateus ...

Excelentes opiniões dadas a você por respeitáveis colegas conhecedores do assunto ... vou opinar com meus 0,02 cents de contribuição, dando-lhe mais uma sugestão ...

Mande seu mecânico de confiança dar uma olhadinha no trocador de calor da EGR ... é um radiadorzinho que tem a função de resfriar a EGR, a qual recebe gás quente oriundo do escapamento, onde, dependendo da faixa de rotação do motor, uma parcela desse gás será direcionada para as câmaras de combustão visando reduzir a temperatura de combustão e, com isso, liberar menos NOx (Óxido de Nitrogênio) poluente para a atmosfera ... pois bem ... por esse resfriador circula o mesmo líquido de arrefecimento do motor ... se ele estiver com vazamento, o líquido de arrefecimento pode ser direcionado para o escapamento, ou, pior que isso, ser direcionado para o coletor de admissão provocando fumaça branca e, na pior das hipóteses, até mesmo calço hidráulico ...

Verifique, também, se a EGR está isolada ... caso esteja, vai aqui outra humilde sugestão: Verifique se o bloqueio está feito nas duas pontas desse trocador de calor (ou seja, aonde ele vai no coletor de escape e também aonde ele vai na válvula da EGR) ... segundo o Enrico, nosso colega aqui do fórum, especialista no assunto, o isolamento feito numa só ponta pode ser causa de problemas ... Palavras dele: “Apenas no lado da válvula pode esquentar o motor, além de concentrar muito calor e pressão bem no resfriador, que pode furar com essa pressão e calor e com isso, perder fluido de arrefecimento pro escape, ou entrar escape no radiador, aumentando a pressão no radiador, ocasionando vazamentos. Bloquear só do lado do coletor de escape, caso o resfriador fure sozinho, o motor vai puxar o fluido de arrefecimento e se não der calço hidráulico, vai no mínimo superaquecer o motor.”. ... #348 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/102998-eliminando-o-egr-na-frontier-29.html#post2415824) ...

Ao crivo dos demais amigos entendidos do assunto ...

Forte abraço, e desejo-lhe boa sorte ...

E.T.:

Diferentemente do criador do tópico, não se esqueça de voltar aqui depois para nos dar um “feedback” sobre a solução desse problema ...

MateusBarros
22/05/2019, 16:40
Então se estiver isolado, o correto é tirar esse bloqueio e efetuar a limpeza de tempos em tempos?

enasor
23/05/2019, 09:23
Então se estiver isolado, o correto é tirar esse bloqueio e efetuar a limpeza de tempos em tempos?

Bom dia ... Exatamente o contrário, meu caro Mateus ... Se NÃO estiver isolado, de tempos em tempos haverá que se fazer uma inspeção de limpeza descarbonizante na EGR e no coletor de admissão, principalmente nas viaturas que utilizam o diesel S500, o qual emite mais particulados ... Muitos não se preocupam muito com isso, mas, se não fizer isso corre-se o risco do componente eletrônico da EGR ir pro beleléu mais precocemente (havendo, então que trocar a mesma) por causa de excesso de carbonização, além do quê o coletor de admissão acaba ficando com uma crosta maior de impregnados, obviamente, tornando mais difícil e onerosa a limpeza ... Quanto à periodicidade dessa inspeção, seu mecânico de confiança irá instruí-lo, pois, cada veículo, em razão das condições de utilização do mesmo (locais por onde anda, forma que anda, postos em que abastece, diesel que usa, etc.), comporta-se de uma maneira diferente quanto à carbonização do sistema de admissão ... Abs.

War_tech
05/11/2019, 20:22
Boa noite amigos!
Recentemente fiz a turbina e o cabeçote da minha l200 porem agora ela está fumaçando muito,e a turbina "assoviando" atoa e está acionando em cerca de 2000 giros mesmo fria ou quente está saindo muita fumaça oque pode ser?