PDA

Ver Versão Completa : Arrumar motor opala 4 cil. OU comprar motor diesel

Grigol
07/02/2006, 17:54
Olá amigos, venho acompanahndo o fórum por algum tempo mas esta é a primeira vez que posto algo.
O problema é o seguinte:
possuo um jeep 78 com motor opala 4 cilindros e caixa 4 marchas original
Neste fim de semana o motor começou a vazar oleo (bastante) e perdeu força.
Levei no mecanico e após abrir o motor ele disse que quebrou um pistão, pra trocar todos pistões, retifica, aneis, juntas, mão de obra, etc... vai sair em trode de R$1.200,00.
Achei um absurdo!!! Aí pensei, se vou gastar 1.000 latinhas pra arrumar o motor de opala, pq não invisto mais e compro um motor a DIESEL.
Gostaria de saber a opinião de voces, se vale a pena e qual motor tem melhor custo benefício, e será que tenho que trocar a caixa, ela é 4m original foi feita o ano passsado e está muito boa.

rafaelsouza
07/02/2006, 18:09
Cara R$1200,00 pra fazer um motor !!!!!
TA BARATO PRA CARAMBA!!!

Ronaldo B.
07/02/2006, 18:19
Se é prá cobrar R$ 1.200,00 na retifica de um GM151, tem que ser retífica completa e não parcial.

Agora, se você acha caro gastar R$ 1.200,00 prá fazer a retífica do motor de opala, verifica quanto vai gastar na compra e na adaptação de um motor diesel, mas comprando um motr em boas condições e fazendo um serviço de adaptação decente, te garanto que vc vai achar R$ 1.200,00 barato.

[]´s

Dias
07/02/2006, 18:28
Concordo com o Ronaldo. . . vale mais a pena, IMHO, vc ri nos desmanches e comprar um "novo" motor de opala por R$ 800,00 em média. . .

Um diesel, por menos de 2k vc não acha, fora a adaptação, m.o, docs, etc,etc,etc . . .

[ ]´s
Dias

Roberto Fazollo
07/02/2006, 18:46
Estou retificando um motor a diesel do Javali 3 cilindros, já gastei R$ 3.500,00.

Estive procurando um perkinho não achei por menos que R$ 4.000,00, motor sem garantia alguma.

Tem um colega meu que esta retificando um motor de Rural BF 161 e ja gastou R$ 3.200,00.

Sou mais vc comprar um outro motor de opala e colocar no lugar, pois até mesmo para vc colocar um motor a diesel teria que ser o da Van H100, pois é leve e nao precisa refazer cardans e otras coisitas mais, este motor custa em torno de R$ 5.500,00 usado e sem garantias.

sds

Fazollo

Varela
08/02/2006, 11:34
Um cara essa semana na jipenet anunciou um motor de opala completo por 300 lascas...
motor a diesel por menos de 5 mil é dificil de achar... mais adaptações, etc, voce vai gastar uns 10 mil.

Beto Lacerda
08/02/2006, 11:46
no mercadoi livre tem um motor de opala 4 cil alcool + o cambio do opala por 1.500 rodando no opala p/ testar
[]'s

p.peleje
08/02/2006, 11:49
Grigol,

escute o que a galera tá dizendo.

Se eu fosse vc nem iria atrás de outro, pq vc já conhece teu motor.

Vc até acha um outro GM151 barato, porém vc nunca vai ter certeza de estar bom.

Agora o que o Ronaldo falou é verdade: R$1.200 é pra fazer um gm 151 inteiro.

Um amigo meu mandou fazer a parte debaixo de um gm250s e gastou R$600,00.

Motor a diesel bom vc vai pagar caro. Antes de eu adaptar meu AP achei um Kia 2.7 com cambio por R$1.200 porém o motor precisava de retifica e fui fazer orçamento ficou mais de R$3.500.

[]s e boa sorte

Peleje

Grigol
08/02/2006, 14:30
Olá, muito obrigado a todos que postaram, vou arrumar o motor que tenho, mas agora surgiu outra dúvida relacionada ao motor:
O mecanico disse que como o motor está bom e foi só o pistão que quebrou (provavelmente foi fadiga de material) tenho a opção de só trocar o pistão quebrado, os aneis, juntas, bronzinamento e etc... ao invés de retificar o motor, com isso gastaria a metade do que gastaria anteriormente em torno de R$600,00 (só que sem garantia de km).
Será que vale a pena gastar a metade ou faço o serviço completo?

lucciano amaral
08/02/2006, 17:29
É bom vc escutar a galera sobre o motor do opala. O motor diesel vai sair em torno de uns R$ 5.000,00 mais mao de obra e outras coisitas, vc vai gastar mais ou menos uns R$ 9.000,00. A unica vantagem do diesel é o custo no abastecimento, mas pense ena diferença que pode chegar a uns R$ 8.000,00. Dai veja quanto de gasolina vc pode gastar so na diferença do motor.
Agora se vc rodar muuuuuuuuuuuuuito ai vale a pena o diesel.
pense bem e faça as contas

bacana00
08/02/2006, 20:48
Entra nos classificados da Jeep net ou no Mercado Libre, tem motor de opala completo rodando por 700 reias... Compra outro e troca...

Se for fazer bem feio é ese valor mesmo. Infelizemnte tive um problema com cabeçote esse mês que ficou bem caro...

Elmer_Jeep
09/02/2006, 11:23
Olá, muito obrigado a todos que postaram, vou arrumar o motor que tenho, mas agora surgiu outra dúvida relacionada ao motor:
O mecanico disse que como o motor está bom e foi só o pistão que quebrou (provavelmente foi fadiga de material) tenho a opção de só trocar o pistão quebrado, os aneis, juntas, bronzinamento e etc... ao invés de retificar o motor, com isso gastaria a metade do que gastaria anteriormente em torno de R$600,00 (só que sem garantia de km).
Será que vale a pena gastar a metade ou faço o serviço completo?

Trabalho numa Retífica de motores e vejo essas dúvidas todo dia...

É a chamada "meia-sola", trocar peças sem fazer retífica :parede:

Manda o mecânico verificar se realmente a quebra do pistão não afetou nenhum outro componente como as camisas por exemplo.

Quanto tempo esse motor rodou com o pistão quebrado :?:
Micro partículas desse pistão podem ter se misturado ao óleo do motor e riscado o virabrequim, o interior da bomba de óleo e as outras camisas.

Duvido que com R$1.200 vc "faz" esse motor completo :discordo:

Mas se o mexânico falou e der garantia na palavra e no serviço vai fundo, faz o seu mesmo.

motor usado é igual mulher: É bem melhor vc resolver um problema conhecido do que trocar por outro que vem cheio de surpresas :lol:

[]'s

edwint
09/02/2006, 17:24
retifiquei um perkins 4236 recentemente e gastei 2.500,00 economizando.....

dero
09/02/2006, 18:52
A diferença entre retificar um motor e comprar um a diesel é um monte de zeros a direita :twisted:

Se tiver $$$ sobrando compra logo um diesel de baixo peso, se não tiver sobrando invista na retífica completa ou em um 4.1 usado e rode alguns anos antes de se preocupar com retífica, qdo essa hora chegar sai barato.

valeu

valmor
12/03/2006, 21:24
qual o preço JUSTO de uma retifica completa de um motor opala 4cc ????

Alguem india uma retifica honesta em S.Paulo , preferencia Zona NOrte ...

problema notado :

vazamento acebtuado de oleo , perda de potencia e motor "batendo".... :parede:

segundo o mecanico a solução : retifica completa ! :putz:

abraço

valmor
12/03/2006, 21:24
qual o preço JUSTO de uma retifica completa de um motor opala 4cc ????

Alguem india uma retifica honesta em S.Paulo , preferencia Zona NOrte ...

problema notado :

vazamento acebtuado de oleo , perda de potencia e motor "batendo".... :parede:

segundo o mecanico a solução : retifica completa ! :putz:

abraço

Dias
13/03/2006, 07:39
Fala Valmor, pq vc naum vai direto no buki e vê se ele naum tem um motor 4cc igual ao meu ?? eu me lembro que ele tinha mais um. . . daí vc vende esse seu. . . . e já ajuda na compra do outro. .

[ ]´s
Dias

valmor
13/03/2006, 20:30
Fala Valmor, pq vc naum vai direto no buki e vê se ele naum tem um motor 4cc igual ao meu ?? eu me lembro que ele tinha mais um. . . daí vc vende esse seu. . . . e já ajuda na compra do outro. .

[ ]´s
Dias

Tudo bem c/ vc Dias ?

Vc lembra qto pagou no motor ?

Minha duvida é trocar um motor ruim por outro ruim .... Retificando num lugar legal , vc ao menos sabe o que tem ! Eterno dilema ......

[]´s

slick
13/03/2006, 21:19
:parede: Para não haver arrependimentos futuros,faz a Retifica Completa,não meia sola.Sempre fica um problema folga nos cil dependendo da folga(queima oleo),isto com pistões velhos,folgas no mancal ( vazamentos)etc.No final sai barato uma Reforma Completa,se Vc não anda muito ,só alguns km no mês.Faz o motor a gasolina,agora se Vc anda muito sem duvida o diesel é muto mais economico,só que a Reforma pesa no bolso,quando necessatrio.Nos cabeçotes problemas com as valvulas ,(custa a pegar falha vazamentos ) etc.Geralmente Vc comprime em cima e da problema em baixo.Faz completo sem duvida não se arrependera.Um Abraço slick

valmor
13/03/2006, 21:44
quanto sai uma retifica completa ???

Dias
14/03/2006, 07:07
Fala Valmor, paguei R$ 750,00 ele completaço até com o radiador !!

[ ]´s
Dias

valmor
14/03/2006, 08:24
Fala Valmor, paguei R$ 750,00 ele completaço até com o radiador !!

Vc esta bom Dias ?

obrigado

[]´s

Martin Melcop
14/03/2006, 08:37
Vou dar minha opinião no sentido inverso, tenho que JPX que tomou CHL (Calço hidraulico de lama) no Camel.

Fui ver opções de motores (desde diesel até AP) desiste do diesel pois estavam muito caros (faixa de 7k) fui ver o 6cc (Vortec) tb desisti, pois o mais barato foi 5,5k ai fui ver o AP que tava entre 1,2k até 2,5k, porém mais MO e peças para adaptar sairia quase 9k para colocar um AP :parede: :parede:

Resultado, estou refazendo o meu motor, e já está em 3,5k só de peças, mas pelo menos fico no diesel.
:concordo:

p.peleje
14/03/2006, 09:58
Vou dar minha opinião no sentido inverso, tenho que JPX que tomou CHL (Calço hidraulico de lama) no Camel.

Fui ver opções de motores (desde diesel até AP) desiste do diesel pois estavam muito caros (faixa de 7k) fui ver o 6cc (Vortec) tb desisti, pois o mais barato foi 5,5k ai fui ver o AP que tava entre 1,2k até 2,5k, porém mais MO e peças para adaptar sairia quase 9k para colocar um AP :parede: :parede:

Resultado, estou refazendo o meu motor, e já está em 3,5k só de peças, mas pelo menos fico no diesel.

caramba 9k pra adaptar um AP? quem foi o assaltante que te deu esse orçamento?

[]s

Peleje

ramiro_eli
14/03/2006, 10:00

Martin,

Vc vai continuar de XUD?!?!?! :putz:

Martin Melcop
14/03/2006, 11:10

caramba 9k pra adaptar um AP? quem foi o assaltante que te deu esse orçamento?

[]s

Peleje

Somando motor 2,5k + flange para o cambio peugeot 2,5 + MO 2,5k + up grade no AP 1,5K = 9K

Martin Melcop
14/03/2006, 11:12

Martin,

Vc vai continuar de XUD?!?!?! :putz:

Ramiro,

infelizmente o meu bolso não me permite fazer o que quero (MWM ou Vortec) Que sairiam respectivamente 20k e 14k
Vou ter que me contentar em gastar 6k para consertar o meu.
Mas pelo menos vai sobrar para colocar Dana 44

Sergio Willys
14/03/2006, 13:37
Minha experiência com retífica parcial também é ruim. Se é pra fazer, faz tudo, e acerta os termos da garantia com o mecânico, ou com a retífica direto. No final das contas, a retífica completa pode chegar a R$ 2.500

A segunada opção, gastando-se menos, mas se tanta confiabilidade, é comprar outro motor de Opala. Encontra-se a partir de R$ 500,00, mas normalmente só dá pra avaliar bem o bicho, depois de montado e rodando. Garantia para estes casos, nem pensar, assim o risco e o mico ficam na sua mão.

Minha opinião é fazer uma bela retífica no seu.

Pedro Luiz de Castro
21/03/2006, 18:30
E a primeira vaz que entro no forum, e ja vejo conpanheiros passando pelo que passei. Na boa tome o maximo cudado na sua decisao, eu passei por isso e de 1200,00 o valor final ficou em 3500,00.Pq. tem sempre os imprevistos,no caso da troca por diesel derrepente com as adaptaçoes acaba ficando bem mais caro, sem contar a procedencia do motor etc,etc,. Eu fiz o meu e agora esta OK, agora estou fazendo a funilaria e pintura eu mesmo, pq ja chegaram a me cobrar 2000,00 so para pintar. Entao boa escolha e boa sorte.

Cláudio Brasília
24/03/2006, 11:30
Quais seriam os custos adicionais para mudar para motor à diesel, além do próprio motor? Quais seriam as adpatações necessárias? Penso em algo como um novo suporte para o motor (derepente uma travessa parafusada), um reforço na suspensão (mais lâminas), filtros Racor (dois em série), separador de água c/ dreno, bomba elétrica, tanque de inox, despachante, taxas e vistorias, tempo, tempo? Cláro que em tudo isto tem o custo de materiais e mão-de-obra; mas se pudermos realizar algum serviço, de que dispomos o conhecimento e as ferramentas especificos, acho que algo poderá vir a ser poupado no final se acaba dominando e assimilando a tecnologia desta modificação. No meu caso, estou n chassis; como o motor (GM 151), está fora, vai sofrer uma revisão, ainda, com o desmonte parcial para verificação de folgas e reconstrução mudando carburador (corpo duplo Weber), ignição (eletrônica), e volate do motor de C20 (maior área de atrito). Não seii, ainda, se rebaixo o cabeçote um milímetro, pois com a nossa gasolina atual (é o que se fala), é mesmo necessário? Tem ora que tem mais álcool ou não. Mas um dia vou atrás de um Vortec, 14b ou MWM, quem sabe não é uma boa idéia? Saudações tracionadas.

Gomes Neto
25/03/2006, 00:22
Faaala galera!!!

To refazendo meu 151" (4cil. Opala) e a retifica m.o. ficou em R$440,00.
Encamisamento, retífica de virabrequim, retífica de bielas, embuchamento do comando (STD), prensagem dos pinos dos pistões, retífica da bomba de óleo.
Detalhe, comprei tudo novo, comando, pistões e camisas, bronzinas de mancal e biela, tuchos, fora jogo de juntas e engrenagem de alumínio para o comando. Tudo +- uns R$750,00 a R$800,00.
Cbeçote devidamente retificado R$ 250,00
Até agora foram +- R$1.550,00 porem, sei que o motor é novo, não tem o que dizer "ta meia boca". :lol:
Motor diesel pra jipe tem que ser bom, potente, confiável e esses são caro$$$$.
De mais a mais, jipe e economia não combinam, se vc quer diesel so se for pelo alto torque em baixa, só que ai tem que ser motor potente, com cavalaria. O motor do Java (ex.) tem muuuito torque em baixa porem, muito pouca potência 70cv (se não me engano).
Fica no 151" que vc não arrepende. :concordo:

Elmer_Jeep
25/03/2006, 01:13
Gomes Neto, desculpa eu descordar de vc, como já devo ter dito antes aqui eu trabalho numa retífica de motores. Então, se vc não comprou uma bomba de óleo nova que pra esse motor custa em média 80 reais O SEU SERVIÇO ESTÁ MEIA BOCA... :!: :roll:

O mínimo que pode acontecer montando seu motor com uma bomba de óleo usada é perder todo o serviço pois as peças podem sofrer um desgaste prematuro se a bomba não tiver pressão suficiente para o novo regime de trabalho pós retífica...

Quanto ao restante(peças e serviço da retífica) estou de acordo.

[]'s

Gomes Neto
28/03/2006, 18:50
Você acha que só a revisão da bomba não é suficiente??
Me garantiram que mesmo precisando de revisão ela tava boa!!! :roll:
Uma bomba revisada "teoricamente" não deveria funcionar como nova ou quase???
Ainda ta em tempo, o motor ainda não girou...

[]s

Mandruva
28/03/2006, 19:45
Refiz o motor AP do golzinho da patroa 1.6 a alcool, original
refiz o cabeçote, vira, cilindros terifiquei o cabeçote inteiro
pistoes novos, bronzinas, valvulas e um comando 49G, isso
ja faz 1 ano e ficou em R$ 2.680,00, com tudo novo e retificado

Um abraço

:concordo: Mandruva :concordo:

Elmer_Jeep
29/03/2006, 10:19
Você acha que só a revisão da bomba não é suficiente??
Me garantiram que mesmo precisando de revisão ela tava boa!!! :roll:
Uma bomba revisada "teoricamente" não deveria funcionar como nova ou quase???
Ainda ta em tempo, o motor ainda não girou...

[]s

Existem procedimentos de revisão recomendados para ser realizados em bombas de óleo usadas, a do motor do meu Jeep por exemplo foi revisada e utilizada a mesma pois nesse modelo de motor(toyota 14b) são substituídas as engrenagens acionadoras e válvula de controle da pressão, a carcaça é a mesma.

Agora no seu caso recomendo trocar a bomba completa já que não existe os componentes internos pra vender então pra esse modelo de motor essa história de retificar a bomba não me convence...

[]'s

Gomes Neto
01/04/2006, 16:16
Entrei em contato com a retífica e eles me informaram que na revisão de bombas, além da limpeza, são trocadas algumas peças sim.
Fui procurar no "CEP" (catálogo eletrônico de peças) da GM e encontrei as "tais" peças que ele me passou.

http://flog.clickgratis.com.br/fotos/img196985_carlosgomes.jpg

São essas duas peças marcadas pelo circulo vermelho (itens 2 e 3), tratam-se da válvula e da mola que regulam a pressão da bomba.
O encarregado do serviço me deu garantias e disse que com esse reparo ela ficaria como nova.