PDA

Ver Versão Completa : F1000 4x4 ou 4x2

JulianoCM
22/05/2015, 18:55
Galera, estou com uma duvida assim :

Meu pai esta querendo abrir uma oficina mecanica, e vamos precisar de uma camionete. Estavamos pensando em uma F1000 com motor MWM X10. Meu pai nao quer 4x4 pq temos um amigo q possui uma com x10 4x4 e quebra que nem um copo que caiu no chao, entao minha pergunta é o seguinte.

Alguem que ja teve/conhece ou trabalhou com uma, sao todas ou só a do meu amigo ?

Guto F-1000
22/05/2015, 19:25
A de seu amigo quebra a pick up ou a tração? A Tração da F1000 não é facil quebrar se bem usada, o problema é se quebrar, peças são dificeis de encontrar, porém a maioria dos problemas que ocorrem são elétricos e por falta de uso, na minha nunca tive problema nesse quesito. A diferença entre a 4x2 e 4x4 é que o diferencial da 4x4 é mais curto se vai correr esquece acima de 120 ela começa a chegar no limite de RPM, elas são uns 5cm mais altas tb. Minha opinião como vai usar pra trabalho eu escolheria uma MWM 229 3.9 4x2 pois é mais barata, o consumo é menor, sendo a potencia e o torque não muito longe do X-10, só compraria a 4x4 se necessitar realmente da tração.

Edintruder
24/05/2015, 09:43
Esse teu amigo deve ser um verdadeiro cupim de ferro. Quebrar uma F1000 4x4 por nada? Não é bem assim não.
Ou ele pegou uma picape muito surrada e com péssima manutenção ou ele é cupim dos fortes! kkkk

O Guto já deu a dica. Se não precisas do 4x4, vai numa 4x2 com motor 229.

rfdex
24/05/2015, 12:47
Exatamente. Viver quebrando uma F1000 assim deve ser destruidor.

JulianoCM
24/05/2015, 16:47
Nao é que quebra a camionete mais sim a traçao. Entao a traçao é d boa ? obrigado

rfdex
24/05/2015, 18:20
Sim. Ele cuida como deveria? Usa a tração em que situações? Abraço.

Edintruder
24/05/2015, 21:59
u nunca quebrei a minha. Na pior situação que já passei com a minha f eu quebrei os dois cardans mas os eixos e CT ficaram intactos.
Tem que ver o tipo de problema que se refere. Elétricos? Rodas livres escapando? Cruzetas ruins? Basta dar manutenção que ela não te deixa na mão.

duardobruno
25/05/2015, 09:12
Cara... dizer que F1000 vive quebrando é estranho viu!!! Pq eu vejo F1000 rodando por aí, em estado precário, sem trocas de óleo, sem manutenção, naaadaaaa.... E elas ainda rodam. Caindo aos pedaços, mas o motor tá lá, funcionando. Então acho estranho alguém falar de uma F1000 que vive quebrando. Meu pai teve várias e não me lembro dele parando em oficina nem a metade das vezes que parei com minha antiga ranger. Hoje em dia, rodo no Caveirão (F1000 94 4x4). O carro tem 21 anos e não quebra. Simplesmente nunca me deixou na mão. Gasto aqui e ali, reformando... dando manutenção. Mas quebrar mesmo, nunca quebrou. Olha que o Caveirão tem 21 anos!!!
Quero deixar o Caveirão impecável, e para isso, terei que mandar pra pintura. Este vai ser o maior gasto que vou ter com ele. F1000 estando boa de mecânica, se vc encostar na oficina 1 vez ao ano pra revisão, dificilmente quebra. A tração da minha é com engate mecânico, alavanca, coisa que dificilmente quebra também. Então é isso: F1000 é bruta, não quebra fácil não.

Patryk Laube
25/05/2015, 12:43
Pro cara viver quebrando uma f1000, tem que ser Cupim de Ferro!!! rsrs

Sergio c
25/05/2015, 15:21
Vai ver que o quebra na tração é somente que ela não engata(mal contato elétrico). Teria que ver bem o que está quebrando na tração p depois lançar uma dúvida dessas.

JulianoCM
25/05/2015, 18:11
Não é a camionete que quebra, acho q nunca quebrou. Mas a traçao tava dando muitos poblemas, eu nao lembro direito se era as cruzetas, semi-eixo e as rodas livres (foi colocada manual agora) mas a camionete em si nunca quebrou nada

Waldir Carlos
25/05/2015, 19:18
Não é a camionete que quebra, acho q nunca quebrou. Mas a traçao tava dando muitos poblemas, eu nao lembro direito se era as cruzetas, semi-eixo e as rodas livres (foi colocada manual agora) mas a camionete em si nunca quebrou nada

Juliano, é que essa tua frase
generalizou:

[QUOTE=JulianoCM;2279351]Meu pai nao quer 4x4 pq temos um amigo q possui uma com x10 4x4 e quebra que nem um copo que caiu no chao, entao minha pergunta é o seguinte.

Quebrar? Claro, que pode acontecer com qualquer veículo; ainda mais se utilitário. Mas, as F-1000 4x4 são bem parrudas. Se o plano de manutenção [preventiva] for respeitado, são carros robustos e confiáveis.

[]s

Edintruder
25/05/2015, 22:32
Juliano, só para teres ideia, o diferencial dianteiro, dana 44 high pinon da F1000 suporta mais torque que o dana 46 traseiro das F1000. Eu nã sei de nenhuma F1000 4x4 com diferencial dianteiro quebrado. O pessoal quebra os semi-eixos ou usa até espanar o engrezado da luva do semi-eixo dianteiro. Daí sem manutenção não tem como ser feliz e ainda pôr a culpa na F1000.

Normalmente problemas na CT surgem com o tempo, mas nada que seja complicado de arrumar. As peças que dão problemas na CT são intercambiáveis com a CT das Rangers, dessa forma tem muita facilidade de se encontrar em auto-peças.

H3llboy
08/02/2025, 20:34
Ae galera, blza?
Bah, excelente site de vocês, gostei muito e agradeço aos que me responderam na postagem anterior sobre F-1000 Diesel ou gasolina. As informações foram muito úteis!

Buenas, surgiu uma oportunidade, fiquei na dúvida e peço opinião de todos: é F-1000 super conservada, DIESEL, com apenas 20 mil km, porém é 4x2. O que vocês acham?

Melhor é 4x4?

É oportunidade boa?

Não lembro se 4x2, daquela época, é mais baixo ou é igual ao 4x4. Alguém saberia disso?

Obrigado à todos!

RicardoFLN
09/02/2025, 11:23
Ae galera, blza?
Bah, excelente site de vocês, gostei muito e agradeço aos que me responderam na postagem anterior sobre F-1000 Diesel ou gasolina. As informações foram muito úteis!

Buenas, surgiu uma oportunidade, fiquei na dúvida e peço opinião de todos: é F-1000 super conservada, DIESEL, com apenas 20 mil km, porém é 4x2. O que vocês acham?

Melhor é 4x4?

É oportunidade boa?

Não lembro se 4x2, daquela época, é mais baixo ou é igual ao 4x4. Alguém saberia disso?

Obrigado à todos!

O que mais baixo? O valor de venda? Caso seja isso, uma 4x4 sempre vai ser mais cara que uma 4x2 em condições normais de temperatura e pressão! Imagina, um diferencial a mais, cardan, caixa de transferência, etc.
4x2 só se tu for amigo fiel do asfalto. Uma camionete 4x2 descarregada é muito pior do que qualquer coisa pra ficar empenhado por falta de tração.
20.000 km? Ai esquece os parâmetros normais de preço, sendo verdade isso, aí já é coisa pra colecionador....rsrs
Se a oportunidade é boa ou não, só tu pra avaliar!

Sds, suerte.