Conectar

Ver Versão Completa : Fazendo uma Dobradora de Tubos...

NegrinidoTJK
21/05/2015, 12:29
:euforico: e ae galera?
Bora fazer uma dobradora de tubos?...
Parece ser fácil...
e creio eu que todos precisamos de uma...
Tava pesquisando na net e achei esse modelo aki (na imagem 1)
Parece ótimo e não muito difícil de fazer! 8---)

502432502432502433

AXO que consigo fazer e ae galera? da ideia ai? e respondam por favor por que quero fazer minha gaiola e antes
de começar a faze-la quero ter as ferramentas em maos...
(obs: nao tem curvadora de tubos na minha cidade)

vcs axam que ela funciona?
uuuu to empolgado kkk:dance:

Flávio Cadore
21/05/2015, 12:49
Este modelo funciona sim, tem vários vídeos no you tube e o melhor é que fica leve de dobrar com este esquema da catraca no braço de dobra. Outro detalhe é que tem que ser no mínimo 250 mm o diâmetro da polia para um tubo de 31,75 mm, se não for assim vai amassar na dobra.

NegrinidoTJK
21/05/2015, 17:21
Este modelo funciona sim, tem vários vídeos no you tube e o melhor é que fica leve de dobrar com este esquema da catraca no braço de dobra. Outro detalhe é que tem que ser no mínimo 250 mm o diâmetro da polia para um tubo de 31,75 mm, se não for assim vai amassar na dobra.

opa vlw, então quanto de diâmetro da polia precisa para um cano de 2 polegadas? e para o tubo de 1 polegada e meia? (de diâmetro)
vc tem uma em casa? se tiver poste fotos? da sua gaiola também parece ser top! uruh...
:cool:

Flávio Cadore
21/05/2015, 19:20
Eu trabalho numa fábrica de máquinas de dobra de tubo ( curvadora CNC ), para o tubo de 2 polegadas vc precisaria da polia com 400 mm de diâmetro, para a de 38,1 mm uma polia de 300 mm.
Existe uma fórmula básica para a dobra de tubos : diâmetro do tubo x 3 = raio médio da polia ( metade do diâmetro da polia ). Eu te passei as medidas multiplicando por 4...quanto maior o número mais fácil fica de dobrar. É possível fazer uma dobra 1,5 vezes o diâmetro do tubo mas aí é só com outro tipo de máquina.
Se o tubo tiver parede fina mais difícil será, quanto mais fina maior será a chance de amassar o tubo.

A minha gaiola é esta:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

NegrinidoTJK
21/05/2015, 22:01
Eu trabalho numa fábrica de máquinas de dobra de tubo ( curvadora CNC ), para o tubo de 2 polegadas vc precisaria da polia com 400 mm de diâmetro, para a de 38,1 mm uma polia de 300 mm.
Existe uma fórmula básica para a dobra de tubos : diâmetro do tubo x 3 = raio médio da polia ( metade do diâmetro da polia ). Eu te passei as medidas multiplicando por 4...quanto maior o número mais fácil fica de dobrar. É possível fazer uma dobra 1,5 vezes o diâmetro do tubo mas aí é só com outro tipo de máquina.
Se o tubo tiver parede fina mais difícil será, quanto mais fina maior será a chance de amassar o tubo.

A minha gaiola é esta:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/46288-gaiola-motor-central.html

vlw mestre kk
vou mandar o torno fazer essa polia pra mim de 40mm
agr eu consigo
kk
nem sabia q existia fabrica de maquina que dobra tubo no brasil
mas vou ter que esperar minha maquina de solda chegar ... aff q eu qro fazer uma exatamente igual akila

mas e quanto a solda da sua gaiola? vc usou qual?

por acaso vc tem um projeto da dobradora do modelo acima de tubos pra mim? (sei q ja to pedindo muito entao desculpas)

Flávio Cadore
21/05/2015, 22:14
Eu usei solda MIG...o projeto da dobradora eu não tenho, eu até já pensei em fazer uma pra mim mas não fiz porque depois eu ia querer fazer outra gaiola...e aí já viu né... hehhehe
Se não me engano no Mercado Livre tem pra vender o projeto...sai baratinho.

NegrinidoTJK
22/05/2015, 22:20
kkk ok vlw vou ver no ml
mais uma vez brigado

digobrazil
24/05/2015, 15:38

fiz a minha maquina igual a esta e funciona muito bem. Tubos com paredes de 2mm dobra muito facil. Ja cheguei a dobrar tubos de até 2,65mm e ela funcionaou bem tambem.
Quanto ao diametro minimo, a minha tem um raio de 110mm e nunca amassou. Curvas sempre perfeitas.

Flávio Cadore
24/05/2015, 20:50
Digo, esta sua polia de 110 de raio médio ( 220 de diâmetro ) é para qual diâmetro de tubo ?

digobrazil
25/05/2015, 10:51
Digo, esta sua polia de 110 de raio médio ( 220 de diâmetro ) é para qual diâmetro de tubo ?

tenho 3 matrizes:

4/3 com raio de 46mm usado para fazer as estruturas do banco concha

1 1/4 com raio de 110mm usado para fazer as estruturas da gaiola offroad e replica da Crotalus

1/14 norma dim (tubo de 43mm) este eu não me lembro o raio mas deve ser uns 140mm que uso para engaiolar Jeep ou fazer o Santo Antonio.

todas elas dobram tubos com até 230º de curva

NegrinidoTJK
25/05/2015, 16:57
tenho 3 matrizes:

1 1/4 com raio de 110mm usado para fazer as estruturas da gaiola offroad e replica da Crotalus

1/14 norma dim (tubo de 43mm) este eu não me lembro o raio mas deve ser uns 140mm que uso para engaiolar Jeep ou fazer o Santo Antonio.

manda foto dela(dobradora de tubos) pra mim?
e mais 1 pergunta: qual o diametro necessario dos tubos de uma gaiola para ela ficar bem estruturada e com a estetica legal?

Flávio Cadore
25/05/2015, 21:21
tenho 3 matrizes:

Valeu Digo!
Dividindo o valor do raio pelo diâmetro do tubo dará menor de 3 apenas para o tubo de 19 mm, para os de diâmetro 31,75 e 43 a divisão dará maior de 3, fica mais fácil de dobrar ( qualidade da dobra melhor ).

digobrazil
26/05/2015, 09:05
manda foto dela(dobradora de tubos) pra mim?
e mais 1 pergunta: qual o diametro necessario dos tubos de uma gaiola para ela ficar bem estruturada e com a estetica legal?

Foto vai demorar uns dias, pois estou sem tempo nesta semana, até poderia fazer um video dela mas vai ser igual aos que ja tem no youtube.
A foto da maquina no inicio do post, é do Salazar, se não me engano, ele é fabricante de triciclos em Bauru/SP. Vi ha uns tempois atras que ele estava fabricando a maquina e parece que tinha até patenteado, mas para mim ele copiou de um fabricante americano, a Pro-Tools ( http://goo.gl/Tp61j ).
Estou mandando em anexo o manual desta maquina americana, a Tube Bender 105 Manual, que foi esta que eu fiz para mim. Se voce buscar no youtube por TUBE BENDER 105, voce vai achar varios videos que mostram o seu funcionamento. Neste link, https://goo.gl/ej8IKY , voce vai ver um video da curvadora de outro fabricande, mas a maquina é praticamente a mesma e acho que neste video, apesar de estar em ingles, ele é mais esplicativo do que o da propria Pro-Tools.

Quanto ao tubo para fazer a gaiola, acho o de 1 1/4 um diametro ideal, da uma boa aparencia na gaiola e não tem excesso de peso, Quanto a espessura da parede do tubo, tem muito fabricante por ai, incluindo um bem famoso aqui no estado de SP que usa os tubos com parede de 1,5mm, acho que pelo fato de ser mais barato e diminuir os custos, mas a segurança vai para o espaço. Acho que 2mm de parede o ideal, ja da uma boa resistencia e não acrescenta tanto peso na gaiola. Lembre-se.......... FAÇA UM GAIOLA SEGURA, É VOCE QUE VAI ESTAR LA DENTRO

digobrazil
26/05/2015, 09:16
Valeu Digo!
Dividindo o valor do raio pelo diâmetro do tubo dará menor de 3 apenas para o tubo de 19 mm, para os de diâmetro 31,75 e 43 a divisão dará maior de 3, fica mais fácil de dobrar ( qualidade da dobra melhor ).

Flavio, pelo que vi no funcionamento da minha curvadora, acho que da até para diminuir mais que "3" utilizando a formula que voce disse, chegando à um raio de 9mm, pelo fato do tubo que nos utilizamos são bem maleáveis pq não contem liga de cromo na sua composição. Acho que se usarmos um tubo especifico, tipo o recomentado para o engaiolamento do Stock Car, ai sim ele poderia marcar a curva com aquelaa "barriguinhas".

digobrazil
26/05/2015, 12:38
Valeu Digo!

só para atualizar........... a matriz que tenho para o tubo de 43mm tem o raio de 110mmm.

NegrinidoTJK
26/05/2015, 19:23
Foto vai demorar uns dias, pois estou sem tempo nesta semana, até poderia fazer um video dela mas vai ser igual aos que ja tem no youtube.
A foto da maquina no inicio do post, é do Salazar, se não me engano, ele é fabricante de triciclos em Bauru/SP. Vi ha uns tempois atras que ele estava fabricando a maquina e parece que tinha até patenteado, mas para mim ele copiou de um fabricante americano, a Pro-Tools ( http://goo.gl/Tp61j ).
Estou mandando em anexo o manual desta maquina americana, a Tube Bender 105 Manual, que foi esta que eu fiz para mim. Se voce buscar no youtube por TUBE BENDER 105, voce vai achar varios videos que mostram o seu funcionamento. Neste link, https://goo.gl/ej8IKY , voce vai ver um video da curvadora de outro fabricande, mas a maquina é praticamente a mesma e acho que neste video, apesar de estar em ingles, ele é mais esplicativo do que o da propria Pro-Tools.

Quanto ao tubo para fazer a gaiola, acho o de 1 1/4 um diametro ideal, da uma boa aparencia na gaiola e não tem excesso de peso, Quanto a espessura da parede do tubo, tem muito fabricante por ai, incluindo um bem famoso aqui no estado de SP que usa os tubos com parede de 1,5mm, acho que pelo fato de ser mais barato e diminuir os custos, mas a segurança vai para o espaço. Acho que 2mm de parede o ideal, ja da uma boa resistencia e não acrescenta tanto peso na gaiola. Lembre-se.......... FAÇA UM GAIOLA SEGURA, É VOCE QUE VAI ESTAR LA DENTRO

parece ser mais compexa, mais sera que akela que eu postei tem o mesmo efeito?

NegrinidoTJK
26/05/2015, 19:27
esse e o projeto que eu fiz
mas so uma pergunta: numm tem na polia, onde o tubo encaixa? como que faço para fazer as medidas e pedir o torneiro fazer?
e mais uma kkk: esse sistema do tubo prender na polia para dobrar como esta no anexo abaixo interfere em algo?
obs: ta faltando o sistema de alavanca502804

digobrazil
26/05/2015, 20:37
esse e o projeto que eu fiz
mas so uma pergunta: numm tem na polia, onde o tubo encaixa? como que faço para fazer as medidas e pedir o torneiro fazer?
e mais uma kkk: esse sistema do tubo prender na polia para dobrar como esta no anexo abaixo interfere em algo?
obs: ta faltando o sistema de alavanca502804

eu diria que o sistema de funcionamento é isso, porem vejo que ainda falta varias peças no seu desenho.
Quanto a medida da "polia" (matriz) vai depender do raio de curvatura e do tubo que vai usar.

digobrazil
26/05/2015, 20:49
parece ser mais compexa, mais sera que akela que eu postei tem o mesmo efeito?

Negrinido, você tem algum conhecimento na área? mecânica, metalúrgica, serralheria, soldagem, sabe interpretar desenhos mecânicos........ possui algumas ferramentas necessárias pelo menos para o minimo. Isso que estou falando para você é o basico para se fazer uma gaiola que seja segura para seus ocupantes.
Caso você tenha achado que o manual da maquina que disponibilizei em PDF é complexo e não percebeu que a foto que voce postou é a mesma maquina, com um pequeno detalhe de onde se fixa o tubo na matriz seja diferente, o resto é tudo igual, talvez seja melhor procurar uma gaiola ja pronta.

NegrinidoTJK
27/05/2015, 13:04
Negrinido, você tem algum conhecimento na área? mecânica, metalúrgica, serralheria, soldagem, sabe interpretar desenhos mecânicos........ possui algumas ferramentas necessárias pelo menos para o minimo. Isso que estou falando para você é o basico para se fazer uma gaiola que seja segura para seus ocupantes.
Caso você tenha achado que o manual da maquina que disponibilizei em PDF é complexo e não percebeu que a foto que voce postou é a mesma maquina, com um pequeno detalhe de onde se fixa o tubo na matriz seja diferente, o resto é tudo igual, talvez seja melhor procurar uma gaiola ja pronta.
nao tenho conhecimento nao, mmas vou fazer e ja tenho a maquina de solda e outras ferramentas tipo, ta faaltando a esmerilhadeira
e a minha proposta e ampliar meus conhecimentos e outra: o meu tio sabe soldar, ele vai ensinar eu e meu cunhado
e mais uma coisa: nao tem graça comprar. o bom e fazer!:euforico:
(ja trabalhei 5 meses na oficina mecanica do meu tio)
e na internet ensina muita coisa

digobrazil
27/05/2015, 15:16
nao tenho conhecimento nao, mmas vou fazer e ja tenho a maquina de solda e outras ferramentas tipo, ta faaltando a esmerilhadeira
e a minha proposta e ampliar meus conhecimentos e outra: o meu tio sabe soldar, ele vai ensinar eu e meu cunhado
e mais uma coisa: nao tem graça comprar. o bom e fazer!:euforico:
(ja trabalhei 5 meses na oficina mecanica do meu tio)
e na internet ensina muita coisa

Parabens pela iniciativa e força de vontade. bora fazer a curvadora e botar a mão na massa

digobrazil
27/05/2015, 15:25
vai mais um projeto de um curvador para voce. No projeto, tem tudo detalhado, com medidas em polegadas, porem o funcionamento dela é totalmente diferente da curvadora que voce pois a foto no inicio do tópico.
O arquivo em pdf esta protegido por senha que é: curvador1

NegrinidoTJK
27/05/2015, 18:49
Parabens pela iniciativa e força de vontade. bora fazer a curvadora e botar a mão na massa
obrigado, oque vale e a intençao

NegrinidoTJK
27/05/2015, 18:58
vai mais um projeto de um curvador para voce. No projeto, tem tudo detalhado, com medidas em polegadas, porem o funcionamento dela é totalmente diferente da curvadora que voce pois a foto no inicio do tópico.
O arquivo em pdf esta protegido por senha que é: curvador1

gostei bastante, mas vou tentar akele primeiro ok? se num der certo faço esse

NegrinidoTJK
28/05/2015, 17:29
como faço para pedir a media da polia de 28 cm de diametro? tipo, como que especifico? (vou pedir a um torneiro)

rfdex
28/05/2015, 20:40
De um lado a outro amigo, em linha reta. Esta é a medida do diâmetro.

digobrazil
29/05/2015, 11:39
Eu com uma CNC dessa.................................... ohhhhhh, cada gaiola que iria fazer.
Vendo ela trabalhar, até parece que os canos são de borracha.

https://www.youtube.com/watch?v=yigRgG_NIyU

NegrinidoTJK
29/05/2015, 18:20
Eu com uma CNC dessa.................................... ohhhhhh, cada gaiola que iria fazer.
Vendo ela trabalhar, até parece que os canos são de borracha.

https://www.youtube.com/watch?v=yigRgG_NIyU

como que ela dobra?? tem um ferro dentro do tubo?

NegrinidoTJK
29/05/2015, 18:25
De um lado a outro amigo, em linha reta. Esta é a medida do diâmetro.
nao e isso tipo, ver se intende:

eu quero uma polia de 28 cm de diametro e que caiba um tubo de 1½ pol para dobra-lo

r.sn
17/08/2015, 18:38
Olá, Amigos eu tenho o projeto desse curvador:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/502432d1432221898-fazendo-uma-dobradora-de-tubos-dsc08504-medium.jpg

Flávio Cadore
17/08/2015, 20:22
Eu estou terminando de fazer uma dessas, mandei cortar as peças no laser e só falta a polia. Fiz apenas para curvar tubo de Ø 31,75. Logo , logo fica pronta.

FUKETEIRO
01/09/2015, 23:07
Olá, Amigos eu tenho o projeto desse curvador:http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/gaiola-baja-e-buggy/502432d1432221898-fazendo-uma-dobradora-de-tubos-dsc08504-medium.jpg
Coloca aí pra nóis hehe, abraço

Flávio Cadore
02/09/2015, 19:26
Coloca aí pra nóis hehe, abraço

Fala aí FUKETEIRO, esta é a curvadora que eu estou fazendo...se interessar posso vender só as chapas cortadas no laser....heehhehe
Naquele pino grosso vai a polia e na outra chapa vai o apoio para o tubo ( calha ). Falta o cabo também, vai ser com menos de 1 metro de comprimento.

oliveiraideal
02/09/2015, 19:57
galera, fica bonito assim, mas para a maior parte dos projetos acredito que conseguiriam resolver com a dobradeira que eu comprei na lojadomecanico.com.br.... comprei uma dobradeira manual e veio com várias matrizes, além de ter me custado na época apenas 900 reais.. se eu tivesse com ela no primeiro dia do primeiro projeto eu teria tido tanta dor de cabeça preservada.. nós temos a sensação de estarmos economizando fazendo nós mesmos mas não estamos..

Flávio Cadore
02/09/2015, 20:24
http://www.lojadomecanico.com.br/produto/88134/11/481/121/curvador-de-tubos-manual---tipo-calandra-marcon-4504

O preço até que não está caro mas é para tubos de parede 1,5 mm e o pior é achar mais 3 amigos para curvar os tubos quando é parede grossa e precisa de uma máquina maior. Heehehhee
Só as chapas custam 350,00 para se ter uma idéia.
Se não me falha a memória essa da Jan custa 1500 ( tem uns vídeos no You Tube ).

Flávio Cadore
02/09/2015, 20:38
Quem já dobrou nessas de calha sabe o esforço que precisa ser feito.

Este é o vídeo da JAN.

https://www.youtube.com/watch?v=m1pAc0_sMu8

oliveiraideal
02/09/2015, 20:48
dependendo do processo e do material não fica tão difícil.. você sempre acaba conseguindo alguém pra te ajudar.. ruim foi é no meu caso que fiz tudo só e ainda numa janela de tempo quase impraticável.. tanto é que "desisti" faz tempo da construção e estou começando a ter vontade novamente.. abraços flávio!

umneofito
03/09/2015, 00:53
show, manda bala...depois posta as fotos

FUKETEIRO
03/09/2015, 07:55
Fala aí FUKETEIRO, esta é a curvadora que eu estou fazendo...se interessar posso vender só as chapas cortadas no laser....heehhehe
Naquele pino grosso vai a polia e na outra chapa vai o apoio para o tubo ( calha ). Falta o cabo também, vai ser com menos de 1 metro de comprimento.
Olá, qual seria o valor das chapas? hehe, abraço.

Flávio Cadore
03/09/2015, 09:53
Só as chapas dá 350 + frete.

tuba4x4
05/09/2015, 14:49

e oque fica faltando para completar a dobradeira?

Flávio Cadore
05/09/2015, 20:44
Fica faltando a polia, os pinos e a calha onde escorrega o tudo...basicamente serviço de torno. Serviço que qualquer torneiro pode fazer.
O mais "complicado" de fazer são as chapas.

FUKETEIRO
09/09/2015, 07:51
Olá, oque ficaria o frete para o CEP79810-060? Obrigado.

jsballarini
09/09/2015, 11:43
Desculpa minha intromissão, qual a largura dessa chapa ? alguém tem um desenho técnico ? posso orçar aqui, corte plasma ou laser.

Flávio Cadore
09/09/2015, 18:12
Olá, oque ficaria o frete para o CEP79810-060? Obrigado.

O frete por PAC dá 81,00...por transportadora não dá porque precisa de nota e tem um imposto que só ele dá 60,00 então não vale a pena.
Fuketeiro, se vc ficar com as chapas te passo os outros desenhos das peças.
Outra coisa, qual é o diâmetro máximo do tubo que vc pretende curvar?

Flávio Cadore
09/09/2015, 18:20
Desculpa minha intromissão, qual a largura dessa chapa ? alguém tem um desenho técnico ? posso orçar aqui, corte plasma ou laser.

Pela minha experiência no assunto desenvolvi este projeto, inspirado nas curvadoras americanas.
As chapas são de espessura de ½ polegada e não tem o CAD... Hehehe, reserva de mercado.

oliveiraideal
09/09/2015, 20:04
flávio, vim falar contigo aqui nesse tópico por falta de um mais específico e também pra que eu não tenha que abrir mais um só para te perguntar uma coisa.. fiz uma suspensão da minha gaiola (que por sinal dei uma parada durante uns dois anos na construção, indo uma vez por mês só pra olhar e criar coragem..) e resolvi voltar, fiz uma suspensão com tubo, porém não gostei da forma que ela ficou pois não consegui fazer com que ela ficasse "reta" mas ficou perfeito tanto o camber e etc, porém resolvi jogar fora e fazer outra.. mandei cortar uma peça de 4,75mm de espessura com os tamanhos corretos das balanças superior e inferior, vou cortar os tubos que servirão de apoio para a balança, (onde pega as buchas), e vou soldar nessas chapas, e em cima de cada chapa colocarei um perfil U fechando os tubos de forma quadrada, sei que ficará mais reto pois terei uma base, e para mim ficará melhor pois terei um melhor controle de como vai ficar os braços.. o que acha? toda a parede das bandejas será de no mínimo 3mm.. o que tu achas? valeu!

Flávio Cadore
09/09/2015, 22:13
Geralmente não é assim que os caras fazem mas se fizer bem feito e bem pensado fica bom também, tem umas "bandejas" que os americanos fazem toda montada em chapa mas dá mais trabalho de fazer.
Eu prefiro fazer de tubos porque vai menos soldas, o que precisa é de um eixo para segurar as buchas na hora da solda.

FUKETEIRO
10/09/2015, 07:57
O frete por PAC dá 81,00...por transportadora não dá porque precisa de nota e tem um imposto que só ele dá 60,00 então não vale a pena.
Fuketeiro, se vc ficar com as chapas te passo os outros desenhos das peças.
Outra coisa, qual é o diâmetro máximo do tubo que vc pretende curvar?
Olá, pretendo usar cano de 1 1/4 com 2mm de espessura e talvez cano de 1 1/2 com 2mm de parede, aí vc passa o desenho da polia? Abraço.

Flávio Cadore
10/09/2015, 12:27
Sim, te passo os desenhos das polias.

Flávio Cadore
10/09/2015, 18:18
Fuketeiro, aguarda um pouco que a minha polia está quase pronta e depois vou mandar temperar...depois eu testo a dobra do tubo com parede mais fina para ver se está tudo ok.

digobrazil
11/09/2015, 08:08
Fuketeiro, aguarda um pouco que a minha polia está quase pronta e depois vou mandar temperar...depois eu testo a dobra do tubo com parede mais fina para ver se está tudo ok.

Flavio, eu fiz uma dobradeira dessa e a polia que uso não foi feito tempera. Ela é de aço comum, aço A36. Nunca tive problema. Acho um custo desnecessário.
A minha polia (matriz) tem raio de 115mm com canal para tubo de 1'1/4 e dobro tubos com parede de 2,65 brincando. Quando mais fino a parede do tubo mais facil e melhor fica a curva.

Flávio Cadore
11/09/2015, 19:04
Digo, a minha polia eu fiz diferente daquele sistema que o cara chamou de troca rápida ( só aquela alça por fora do tubo ) que são sei até que ponto segura o tubo. Eu fiz com mordente igual das máquinas maiores e com isso o tubo não escorrega. Quando eu precisar fazer duas curvas num mesmo tubo eu consigo manter as medidas sem problemas.

st4maceio
21/09/2015, 10:06
Pode me passar o desenho da polia de 1-1/2? to sem dobrador de tubo e a unica empresa aqui de maceio so tem a polia ate 1-1/4

Flávio Cadore
21/09/2015, 18:52
Olá, pretendo usar cano de 1 1/4 com 2mm de espessura e talvez cano de 1 1/2 com 2mm de parede, aí vc passa o desenho da polia? Abraço.

Fuketeiro, e não é que funciona a curvadora!!!!

O tubo preto é com parede 2 mm e o tubo mais claro é com parede 1,5 mm, dobra perfeita. A grande vantagem é a facilidade para dobrar, o tubo com parede 1,5 usei um cabo de força de 60 cm e o tubo de parede 2 mm usei o cabo com 90 cm.
Na curva o tubo com parede de 2 mm ficou com o diâmetro de 30 mm e o mais fino ficou com 29 mm.

Flávio Cadore
21/09/2015, 19:03
Pode me passar o desenho da polia de 1-1/2? to sem dobrador de tubo e a unica empresa aqui de maceio so tem a polia ate 1-1/4

Esta curvadora eu mesmo projetei e por isso a minha polia não vai servir na sua máquina.
Esta minha polia é para tubo de Ø 31,75 e tem 227 mm de diâmetro, se vc quiser uma boa curva no tubo de Ø 38,1 mm a sua polia vai precisar ter uns 260 mm de diâmetro.

gudavoli
22/09/2015, 19:21
Esta curvadora eu mesmo projetei e por isso a minha polia não vai servir na sua máquina.
Esta minha polia é para tubo de Ø 31,75 e tem 227 mm de diâmetro, se vc quiser uma boa curva no tubo de Ø 38,1 mm a sua polia vai precisar ter uns 260 mm de diâmetro.

vende pra mim essa sua ja que vc tem recursos pra fazer outra =]

Flávio Cadore
22/09/2015, 19:37
vende pra mim essa sua ja que vc tem recursos pra fazer outra =]

De qual cidade vc é?

FUKETEIRO
24/09/2015, 21:57
Fuketeiro, e não é que funciona a curvadora!!!!

O tubo preto é com parede 2 mm e o tubo mais claro é com parede 1,5 mm, dobra perfeita. A grande vantagem é a facilidade para dobrar, o tubo com parede 1,5 usei um cabo de força de 60 cm e o tubo de parede 2 mm usei o cabo com 90 cm.
Na curva o tubo com parede de 2 mm ficou com o diâmetro de 30 mm e o mais fino ficou com 29 mm.
ai sim, vamos mexer o caldo, rsrs

digobrazil
26/09/2015, 21:14
Digo, a minha polia eu fiz diferente daquele sistema que o cara chamou de troca rápida ( só aquela alça por fora do tubo ) que são sei até que ponto segura o tubo. Eu fiz com mordente igual das máquinas maiores e com isso o tubo não escorrega. Quando eu precisar fazer duas curvas num mesmo tubo eu consigo manter as medidas sem problemas.

Eu faço varias curvas no mesmo cano e nunca tive problemas com o tubo escorregar.
É que estou com a minha maquina desmontada porque dei uma parada na produção de estruturas, se não eu fazia um video dela pra vc ver

Flávio Cadore
28/09/2015, 18:51
Eu faço varias curvas no mesmo cano e nunca tive problemas com o tubo escorregar.
É que estou com a minha maquina desmontada porque dei uma parada na produção de estruturas, se não eu fazia um video dela pra vc ver

Digo, hoje fiz um teste com aquela alça para prender o tubo e realmente funciona...não estava acreditando muito... mas funciona. Assim fica mais fácil de fazer a polia e não precisa temperar.

gabriel sehnem
01/10/2015, 13:15
olá gostaria de saber qnt custa a dobradeira completa
frete para o cep 88850-000

Flávio Cadore
01/10/2015, 13:58
Gabriel, me mande um e-mail para cdrsus@bol.com.br que eu te digo quanto ela custa completa.
Não pode ser aqui porque fere as regras do Fórum.

nilto viana
04/11/2015, 00:08
Gabriel, me mande um e-mail para cdrsus@bol.com.br que eu te digo quanto ela custa completa.
Não pode ser aqui porque fere as regras do Fórum.

Boa noite, vc consegue uma dobradora de tubos completa com polias pra várias medidas diferentes de tubo?
.

Flávio Cadore
04/11/2015, 10:03
Nilto, é possível fazer pela empresa onde trabalho, a curvadora com uma polia deve custar uns 1500 + cada jogo de polia 850... por isso que tem que ver bem certo quais tamanhos para não ficar muito caro. As polias são temperadas, feitas para durarem.
Qualquer coisa é só falar.

nilto viana
07/11/2015, 23:53
Nilto, é possível fazer pela empresa onde trabalho, a curvadora com uma polia deve custar uns 1500 + cada jogo de polia 850... por isso que tem que ver bem certo quais tamanhos para não ficar muito caro. As polias são temperadas, feitas para durarem.

compreendo, tem um colega meu aqui no bairro que trabalha com picolés em carrinhos na praia, devido a água salgada ele ta interessado em refazer as estruturas tubulares dos carrinhos em inox, como tbm to interessado em fazer um kart cross, comentei com ele em fazer uma dobradeira reforçada, que resolve o serviço dele, o meu e oque mais aparecer, como vi que vc tem a facilidade em cortar e confeccionar essa dobradeira me interesse, a questão é o valor, creio que ele encontrou uma mais em conta no ML, mas qualquer coisa te aviso... boa noite...

Flávio Cadore
08/11/2015, 19:40
compreendo, tem um colega meu aqui no bairro que trabalha com picolés em carrinhos na praia, devido a água salgada ele ta interessado em refazer as estruturas tubulares dos carrinhos em inox, como tbm to interessado em fazer um kart cross, comentei com ele em fazer uma dobradeira reforçada, que resolve o serviço dele, o meu e oque mais aparecer, como vi que vc tem a facilidade em cortar e confeccionar essa dobradeira me interesse, a questão é o valor, creio que ele encontrou uma mais em conta no ML, mas qualquer coisa te aviso... boa noite...

BLZ, Nilto... esta dobradeira é indicada para quem tem torno, se vc vai mandar fazer fora, fica caro.
As chapas valem a pena serem cortadas no laser porque o acabamento fica bom.
Sem contar que esta dobradeira serve também para tubos de parede grossa.

nilto viana
08/11/2015, 22:46
BLZ, Nilto... esta dobradeira é indicada para quem tem torno, se vc vai mandar fazer fora, fica caro.
As chapas valem a pena serem cortadas no laser porque o acabamento fica bom.
Sem contar que esta dobradeira serve também para tubos de parede grossa.
pra ser sincero, nunca tinha nem ao menos ouvido falar em corte de chapa a laser ou plasma como já ouvi aqui no fórum, e vi que a qualidade de acabamento é incomparável...
1 quando vc diz torno, esta se referindo a uma morsa para prender a dobradeira para conseguir trabalhar com ela??
2 R$1500 a dobradeira com uma polia e mais R$850 cada jogo de polias, nisso vc quis dizer cada duas polias que trabalham juntas para cada medida de tubo, correto? caso eu queira a dobradeira que ja vem com 1 jogo e mais jogos de polia pra 3 medidas diferentes de tubo, isso daria os 1500 e + 3x850 de cada jogo de polias totalizando 4050??
3 que a dobradeira é reforçada ninguém discuti, mas pelo que intendi, não se faz necessário todas as polias reforçadas assim, caso eu fique com ela com apenas essas polias que já vem inclusas, vc com seu conhecimento me passaria as medidas para as outras menores que não precisam ser tão reforçadas??

Flávio Cadore
09/11/2015, 00:33
Nilto, o torno a que me referi é uma máquina, torno mecânico, capaz de fazer as polias, os pinos e tudo mais que seja redondo.
As polias tem um tamanho certo e naturalmente são grandes e o aço acaba tendo um custo.
R$ 850,00 seria o preço das maiores, posso falar com a pessoa responsável para ver melhor o preço para as menores se vc tiver real interesse.
Que medidas de tubo vc tem em mente?
Dá uma olhada em outra página neste mesmo tópico que tem um vídeo de uma curvadora destas sendo usada...este tipo de curvadora é muito usada nos Estados Unidos...o cara do vídeo desenvolveu a dele e eu a minha.

A curvadora pode ser presa na morsa para curvar as peças, não precisa ser chumbada no chão.

nilto viana
09/11/2015, 01:29
Compreendo... Sei que vc é fera nessas paradas mecânicas... Te perguntar, vc tem algum vídeo dessa sua dobradeira em funcionamento?

nilto viana
09/11/2015, 01:32
Vou ver com esse coroa meu amigo se vamos por essa sua ou oque que ele resolve... Boa noite amigo...

nilto viana
02/12/2015, 01:23
boa noite amigo, e ai como vc vai, esta sumido... entra em contato ae.... boa noite...

Flávio Cadore
02/12/2015, 08:33
Eu estou sempre na área, acompanho o seu dilema!!! Hehehehe
Se vc morasse mais perto até teria algo para te vender...KKKK....tenho um Kart cross parado em casa ( sem ré, motor de moto não tem força (torque) para fazer trilha ) e estava querendo fazer um chassis novo para a minha gaiola AP.

JUNIOR FERRAREZE
02/12/2015, 22:40
Ae nilto viana (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103197-nilto-viana/)/ Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore/)
se não fosse esses 1500 km já resolvia a questão! abraços....

Flávio Cadore
02/12/2015, 23:36
Ae nilto viana (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103197-nilto-viana/)/ Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore/)
se não fosse esses 1500 km já resolvia a questão! abraços....

Não sei de quem é o azar maior! Hehehhe

fabio de jesuz
13/12/2015, 19:06
518480518481alguel tem o projeto dessas curvadeira para me passar. porque eu tenho mais é de outro modelo . eu queria dessa. meu fabio23davi@hotmail.com

fabio de jesuz
24/12/2015, 16:13
[QUOTE=FUKETEIRO;2311108]Coloca aí pra nóis hehe,

518925
518926

fabio de jesuz
24/12/2015, 16:14
FUKETEIRO; Coloca aí pra nóis hehe,

518925
518926
esta o projeto da curvadeira jd2 americana

Sergio c
24/12/2015, 16:57
Seria muito bom ter uma dobradeira de tubos em casa.....

FUKETEIRO
01/01/2016, 08:45
Coloca uma foto com a polia no lugar, hehe, abraço

Flávio Cadore
02/01/2016, 00:16
Fuketeiro, eu estou de férias e depois do dia 12 eu te mando umas fotos, alguma dúvida na montagem?

FUKETEIRO
02/01/2016, 10:36
Fuketeiro, eu estou de férias e depois do dia 12 eu te mando umas fotos, alguma dúvida na montagem?
Olá, aproveita bem as férias, hehe, só queria ver a polia montada e o guia do tubo como que ficou, abraço.

Flávio Cadore
15/01/2016, 14:29
Estão aí duas "fotos" da curvadora.

FUKETEIRO
15/01/2016, 21:58
Agora entendi, rsrs, abraço

gudavoli
07/02/2016, 11:58
sou de limeira-sp

Evolution-VII
26/02/2016, 13:27

Tenho real interesse, o valor continua o mesmo?
Pode calcular o frete para 13255-862?

Obrigado :D

Flávio Cadore
26/02/2016, 16:27
Evolution, o preço deve ter subido um pouco, acho que no máximo uns 20%, digamos 420,00...mas eu tenho que cotar com os caras do corte para ter certeza.
O frete por PAC dá 83,00...SEDEX nem conta, 210,00.
Esse valor é apenas pelas chapas ... agora com essa crise o cara até pode fazer as polias mas sai meio caro mandar fazer aqui, veja vc se tem condições de fazer as polias na sua cidade.
Até mais.
Flávio.

Evolution-VII
26/02/2016, 16:46
Evolution, o preço deve ter subido um pouco, acho que no máximo uns 20%, digamos 420,00...mas eu tenho que cotar com os caras do corte para ter certeza.
O frete por PAC dá 83,00...SEDEX nem conta, 210,00.
Esse valor é apenas pelas chapas ... agora com essa crise o cara até pode fazer as polias mas sai meio caro mandar fazer aqui, veja vc se tem condições de fazer as polias na sua cidade.
Até mais.
Flávio.

Sem problemas Flávio. Como é a forma de pagamento? TED/DOC a vista ou tem alguma forma tipo pagseguro etc?

Tem como mandar o desenho das polias e do restante das peças que serão usinadas para eu ter uma idéia de valor aqui na cidade? De repente vejo
se pego tudo com vc ou se usino essa parte por aqui. A matriz principal que vou usar é para tubo de 2 polegadas com parede de 3mm

Outra coisa, tem como postar mais fotos dela montada já com as matrizes? As fotos na terceira página são dela sem.

Obrigado.

Flávio Cadore
26/02/2016, 17:56
O pagamento é por depósito bancário no BB e tem que dar um sinal de 30% para garantir que não vai desistir da compra no meio do caminho.
E quanto ao tamanho do tubo: vc não quer mudar para 38,1? a polia para 2 polegadas vai ficar grande pra C.....o e isso quer dizer também mais cara. Eu já vi umas Rollcage com tubos de 38,1.
Posso te mandar os desenhos das polias sem problemas, agora só tenho da 38,1 para 50,8 eu tenho que desenhar.
Em anexo estão dois desenhos da máquina montada...eu não tirei fotos da minha com as polias.

Evolution-VII
03/03/2016, 08:21
O pagamento é por depósito bancário no BB e tem que dar um sinal de 30% para garantir que não vai desistir da compra no meio do caminho.
E quanto ao tamanho do tubo: vc não quer mudar para 38,1? a polia para 2 polegadas vai ficar grande pra C.....o e isso quer dizer também mais cara. Eu já vi umas Rollcage com tubos de 38,1.
Posso te mandar os desenhos das polias sem problemas, agora só tenho da 38,1 para 50,8 eu tenho que desenhar.
Em anexo estão dois desenhos da máquina montada...eu não tirei fotos da minha com as polias.

Flávio, confirma para mim o valor das chapas cortadas a laser?
O problema das medidas é que eu estou me baseando nas especificações da FIA, o anexo J, que diz o seguinte:

http://i.imgur.com/cnNjccV.jpg

Ou seja, os arcos principais da gaiola tem que ter 2 pol com 2mm de parede ou 1.75 pol com 2.5mm de parede.
Outros elementos posso usar 1.6 pol com 2mm de parede ou 1.5 pol com 2.5mm de parede.

Decidi que 2 polegadas seria meio impraticável pois o custo seria muito alto para fazer a matriz, dessa maneira vou fazer com 1.75 x 2.65 (só achei com 2.65 de parede, melhor para mais do que para menos).
Vou fazer a gaiola toda com a mesma medida de tubo para facilitar, quem sabe em projetos futuros onde peso é um fator determinante, eu mande fazer mais uma matriz de 1.5 pol para fazer os outros arcos nessa medida.

Outra dúvida Flávio, nós desenhamos uma maquina "nossa", como basicamente todas sao parecidas, sera que o custo para cortar as chapas dela ai seriam parecidos?

http://i.imgur.com/8bHNJQs.jpg

http://i.imgur.com/VRRMJQI.jpg

Flávio Cadore
03/03/2016, 12:29
Sem problemas, Evolution!
Só para garantir que a medida da matriz está correta: para determinar o tamanho da matriz o Anexo diz que tem que ser o Ø do tubo vezes 3. Então no final das contas o diâmetro da matriz vai dar 266 mm para o tubo de Ø 44,45.
Se tudo estiver certo me manda os desenhos das peças que eu mando cotar, note que os desenhos deverão ser .dwg ...no desenho escreva o tipo de aço ( sae 1020), a espessura e a quantidade.
Em qual programa este projeto foi feito?
Mande para cdrsus@bol.com.br

PFernando
03/03/2016, 17:54
Percebo que todas as gaiolas de proteção possuem tubos redondos, inclusive nas especificações da FIA. Vou fazer uma gaiola interna pro meu Gurgel X12 e pretendo colocar tubos quadrados/cantoneiras. Os tubos redondos podem ser dobrados sem esmagar mas os tubos quadrados iriam encaixar perfeitamente na capota do gurgel. Alguém com mais experiências poderia opinar sobre este tipo de construção. Pretendo nas dobras fazer solda e reforço lateral com cantoneiras.

Flávio Cadore
03/03/2016, 18:39
Eu prefiro fazer com tubo redondo, fica mais resistente, mais fácil curvar e esteticamente ajuda também.
Tubo quadrado facilita no corte e montagem mas esteticamente fica prejudicado e com pontas, estas pontas que são perigosas.

FUKETEIRO
03/03/2016, 21:48
Percebo que todas as gaiolas de proteção possuem tubos redondos, inclusive nas especificações da FIA. Vou fazer uma gaiola interna pro meu Gurgel X12 e pretendo colocar tubos quadrados/cantoneiras. Os tubos redondos podem ser dobrados sem esmagar mas os tubos quadrados iriam encaixar perfeitamente na capota do gurgel. Alguém com mais experiências poderia opinar sobre este tipo de construção. Pretendo nas dobras fazer solda e reforço lateral com cantoneiras.
Olá, vai de tubo redondo, são mais resistentes que quadrados, abraço.

Flávio Cadore
03/03/2016, 23:00
Olá, vai de tubo redondo, são mais resistentes que quadrados, abraço.

E aí Fuketeiro, já terminou aquele "esquema"? Hehehehe

PFernando
04/03/2016, 08:09
O problema do redondo é que vou cortar a parte de cima da capota e fazer uma de dobravel para recolher atrás do carro. Os tubos redondos não tem a base para a fixação dos perfis que a capota vai correr.

Evolution-VII
04/03/2016, 09:21
Treinando:
http://i.imgur.com/ejqHZz4.jpg?1

http://i.imgur.com/Y3EqbJP.jpg?1

O problema do redondo é que vou cortar a parte de cima da capota e fazer uma de dobravel para recolher atrás do carro. Os tubos redondos não tem a base para a fixação dos perfis que a capota vai correr.

Como são esses perfis? Não da para adaptar?

Flávio Cadore
04/03/2016, 10:40
Treinando:

Evolution, mesa de metal!!! vc não é fraco não. Hehehhehe Qual é o teu conhecimento de mecânica?
Essa maneira de fazer a "boca de lobo" não faz muito que eu descobri na net, eu fiz alguns testes e funciona bem mas dá um trabalhão ficar posicionando as pontas, para tubos maiores vale mais a pena.

PFernando
04/03/2016, 10:52
Treinando:

São perfis de capota marítima de pickup.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524096&stc=1
Esse perfil ficaria parafusado sobre a lateral da capota. A parte do meio dela seria cortada dando lugar a uma corrediça. A capota corre do lado interno do perfil por meio de rodinhas de nylon com rolamentos e uma barra de ferro/fibra unindo os dois lados.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524097&stc=1

Flávio Cadore
04/03/2016, 15:51
Treinando:

Evolution, dá uma olhada na RollCage do Fiesta do Dirt Rally!

MAURICIO BOSQUETTI
04/03/2016, 17:43
Boa tarde,cuidado com esse cálculos, se a parede do tubo for fina vai ter problemas de enrugamentos e achatamento.

Flávio Cadore
04/03/2016, 22:41
Boa tarde,cuidado com esse cálculos, se a parede do tubo for fina vai ter problemas de enrugamentos e achatamento.

Mauricio, seja bem vindo ao fórum!
Mantendo os cálculos da polia nesse patamar de "3 vezes" ( Raio da polia = Ø tubo X 3 )a dobra fica perfeita.
Nos primeiros post eu postei uma foto da dobra do tubo Ø 31,75 x 1,5 que fiz e o tubo ficou com Ø 29 na curva. Segundo a FIA tem que ser de 0,90 a relação entre o diâmetro do tubo e o diâmetro da curva...então 31,75 x 0,9 = 28,575 ...Resultado = curva aprovada pela FIA. Hehehehehe
Num caso extremo de se usar uma parede de tubo muito fina este tipo de curvadora permite usar um acessório que se chama " alma" ...alma é uma peça que vai dentro do tubo e que não permite que ela enrugue ou amasse.
Vou ver se acho um vídeo mostrando isso.

Flávio Cadore
04/03/2016, 23:19
No final do vídeo dá para ver a " alma" . A alma é aquela parte na ponta da barra que no diâmetro certo e posição certa não amassa o tubo.

Dobladora de tubo manual.wmv - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=QqiiEU0s0aM)

r.sn
10/03/2016, 09:32
Olá, segue, projeto de curvadora de tubos, a quem interessar:

r.sn
11/03/2016, 16:17
Boa tarde, preciso de ajuda, comprei uma dobradora de tubos, não consigo curvar os tubos, enrugam e amassam, alguém tem alguma dica.
Obs.: já enchi os tubos de areia e mesmo assim ainda não consegui curvar, segue fotos:

Flávio Cadore
11/03/2016, 21:22
Se a parede for muito fina dá nisso. Vc pode tentar aumentar a distância entre os apoios superiores, vai distanciando eles até conseguir.

digobrazil
13/03/2016, 08:42
Boa tarde, preciso de ajuda, comprei uma dobradora de tubos, não consigo curvar os tubos, enrugam e amassam, alguém tem alguma dica.
Obs.: já enchi os tubos de areia e mesmo assim ainda não consegui curvar, segue fotos:

essa maquina é para dobrar tubo schedule.
o material desse tubo é diferente dos tubo metalon, que são feito de chapa preta.

Jefersonrcn
05/05/2016, 08:59
Flávio amigo, vc ainda tem como fazer a dobradeira interesso uma sem as polias, de quanto fica com o frete para 59343000

Jefersonrcn
05/05/2016, 09:01
Flávio amigo, vc ainda tem como fazer a dobradeira interesso uma sem as polias, de quanto fica com o frete para 59343000

Flávio Cadore
05/05/2016, 13:27
Jeferson, te respondi por e-mail.

Jefersonrcn
07/05/2016, 19:07
E aí amigo, como ficaria o preço das polias que falei

Flávio Cadore
07/05/2016, 22:07
Amigo, eu vou fazer os desenhos para polias maiores mas eu não vou poder mandar fazer as polias para vc.
Vou alterar a curvadora para até 2".
As polias vc mesmo vai ter que "correr atrás".

Flávio Cadore
16/05/2016, 15:02
E aí amigo, como ficaria o preço das polias que falei

Jeferson, eu alterei a curvadora para 2" e te mandei um e-mail.

Bilate
19/05/2016, 22:15
Olá Flavio, quanto fica as peças para fazer a dobradeira? Obrigado.

Flávio Cadore
20/05/2016, 10:30
Olá Flavio, quanto fica as peças para fazer a dobradeira? Obrigado.

Bilate, somente as chapas cortadas a laser vai dar R$ 460,00 + frete.
Para as polias eu forneço os desenhos.

gustavobach
07/06/2016, 10:54
bom dia companheiro!!!
vc poderia disponibilizar o projeto para mim, pois estou fazendo uma gaiola e preciso de uma dobradeira de tubos. email: gustavobach@outlook.com

Alemão_4x4
12/07/2016, 21:12
Olá Flávio Cadore, consegue me mandar o projeto da dobradeira tmb? Desde já Muito Obrigado!:concordo: cleidir_schoffen@hotmail.com

Flávio Cadore
15/07/2016, 21:00
Aí estão algumas fotos da curvadora que eu fiz, tem um detalhe no pino que auxilia na hora do curvamento porque funciona como uma catraca segurando a polia no hora do retorno do braço de dobra. Outro detalhe é a "bengala" de Tornado funcionando como tubo de força.

Flávio Cadore
16/07/2016, 11:44
Primeira peça feita pela curvadora, tubo com parede 2,65 mm.

Rafaelopaleiro
01/08/2016, 10:07
Top sua dobradeira!! a minha dobra ate 90 graus porem enruga na curva e amassa o tubo sera que e a polia que muito fina?
to usando tubo de 1 1/2 pol com 2mm de parede.

Flávio Cadore
01/08/2016, 11:53
Rafael, a sua polia deverá ter em torno de 227 mm de diâmetro para não amassar, se for muito diferente disto amassa mesmo.

marcocaragua
01/08/2016, 23:15
Flávio tem como me passar seu contato? gostaria de comprar as peças.

Flávio Cadore
02/08/2016, 13:34
Flávio tem como me passar seu contato? gostaria de comprar as peças.

Marco, manda um e-mail para cdrsus@bol.com.br que conversamos.

KINHO
15/08/2016, 10:12
Flavio, dia 6/8 mandei um email para vc. Recebeu ele? Obrigado! (marcos)

Flávio Cadore
15/08/2016, 11:16
Marcos, não recebi nada...manda outro.

KINHO
15/08/2016, 12:53
Blz... Foi outro!

Jonatham
16/08/2016, 15:42
Boa tarde galera , sou novo aqui no forum e cheio de duvidas kkk , eu to com uma duvidas estou qerendo construir uma gaiola tbm ai eu qeria saber qual a dobradeira de tubo mais simples para se construir que consegue curva tubos de 2" com parede de 2mm ? Eu ate vi umas imagens de dobradeiras no google so nao sei se funcionam , desde ja agradesso quem puder me ajudar e um salve a todos ai T++

Flávio Cadore
16/08/2016, 22:01
Jonatham, não existe uma curvadora de tubo Ø 2" que seja simples ( barata ), te aconselho a procurar alguém que tenha uma para fazer o serviço. Tem muitas no You Tube para ver a qualidade do serviço.

Jonatham
17/08/2016, 08:56
Ah sim entendi e porque eu vi umas na internet de modelos bem simples mais estavam curvando conos mais finos

Jonatham
17/08/2016, 09:02
Ja me falaram qe este esqema de usa maçarico tbm da certo ,mais voce acha qe compensa dobrar os tubos no maçarico e enchendo eles de areia flavio?

Flávio Cadore
17/08/2016, 09:46
Ja me falaram qe este esqema de usa maçarico tbm da certo ,mais voce acha qe compensa dobrar os tubos no maçarico e enchendo eles de areia flavio?

No maçarico, nem pensar, não é tão fácil quanto parece e a qualidade não fica boa...vc pode comprar as curvas prontas, já vi pessoas fazendo isto. Ou em último caso, mude os tubos para se adequar à máquina que encontrar.

Agricio Cruz
28/08/2016, 18:41
Boa noite galera preciso do projeto!!! To precisando dobrar uns tubos de 1.1/2 parede 1,5

Agricio Cruz
28/08/2016, 18:44
Tem uma tolerância dos tamanhos das matrizes tipo pra menor ou maior do q a matemática correta?? Obrigado

Flávio Cadore
28/08/2016, 21:52
Agricio, tem uma tolerância sim, para 38.1 o raio médio seria 113,5 para a minha máquina mas pode ser menor com o risco de ficar cada vez mais difícil de curvar...fiz um teste uma vez para tubo de Ø 31,75 e raio médio de 60 mm e não curvou ( amassou ), nesse caso teria que usar "alma" para não amassar o tubo.
Não sei te dizer qual é a medida mínima que curva sem amassar.

Flávio Cadore
29/08/2016, 10:44
Pela fórmula de cálculo ( 3 x Ø tubo ), abaixo de 2,5 já começa a ficar difícil de curvar.

mbrcst
07/09/2016, 18:47
sou novo neste forum e moro na italia .gostaria costruir uma dobradeira de tubos tem alguem que poderia me mandar alguns desenhos
obrigado marco

Flávio Cadore
07/09/2016, 20:09
sou novo neste forum e moro na italia .gostaria costruir uma dobradeira de tubos tem alguem que poderia me mandar alguns desenhos
obrigado marco

Na página 9 tem o projeto de uma curvadora.

digobrazil
08/09/2016, 09:03
curvador de tubos

Jamiro
24/09/2016, 23:04
boa noite, gostaria de comprar as peças da dobradora de tubos gostária que você me enviasse o orçamento,abr.aço

Flávio Cadore
25/09/2016, 00:01
Jamiro, mande um e-mail para cdrsus@bol.com.br que conversamos, aqui não é permitido.

F-MILÃO
17/12/2016, 00:34
Um projeto ai que ganhei de brinde com a compra de um projeto de carretinha, só ta em ingles.

curvador de tubos.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/0B0oj8qlcfPO9S3NEcGZfeF81dmM/edit)