Conectar

Ver Versão Completa : Quem aqui usa Diesel S-10?? Teve problemas nos bicos? Parece que foi isso que me F!!

Inspetor22
20/05/2015, 20:26
Pessoal, vim relatando aqui no Forum problemas nos bicos em minha Triton 2009 com apenas 40 mil kms rodados.

Levei a um bombista experiente e ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.

Segundo ele era raro mexer em Bicos dr Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!

Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...

Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.

Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

Alguém aqui já teve problemas com isso? Ou isa o S-10 há muito tempo e nunca teve problemas??

SergioMedeiros
20/05/2015, 20:50
A lubricidade menor do S10 em relação ao S500, que pode causar danos na bomba e bicos, é lenda.

Mais chances do seu problema ser devido a Diesel ruim do que o S10 propriamente dito. Na prática o S10 tem lubricidade suficiente para o funcionamento correto do motor, tanto para veículos novos quanto para antigos. A única coisa que pode dar problema é ter utilizado S500 por vários anos e Kms e mudar bruscamente para o S10, que vai limpar o sistema e pode acabar entupindo alguma coisa.

Utilizo só S10 nos meus veículos, inclusive mudando de S500 para S10 no caso da Defender (ano 2002) e nunca tive problema algum com ele.

DanWBR
20/05/2015, 22:15
Estou com o Sérgio, deve ter sido combustível sujo ou sujeira do tanque... só uso S10 na minha pajero e nunca tive problemas. Abasteço no mesmo posto sempre que possível.

Inspetor22
20/05/2015, 22:24
Uma coisa é certa! Alguma coisa danificou os bicos! Pois aconteceu o MESMO Problema nos 4 bicos e ao mesmo tempo! E não foi problema elétrico e nem de borra, pois tirei o tanque e filtro e ambos estavam em excelentes condições.

Não percebi a presença de agua no tanque ou no Diesel que retirei, apesar o Diesel não ter tanta rotatividade no tanque assim, pois rodo pouco mesmo. Mas não descarto ser um dos vilões do problema.

Como não rodo muito, SEMPRE boto no mesmo posto BR e sempre o S-10 Pódium de 3,50 o litro! Achando que estaria fazendo o melhor para o meu carro... E esse BR é um dos mais tops da zona sul do RJ.

Mandei um email para a Denso (fabricante dos bicos) que me disse que não é normal e que isso seria consequencia de alguma outra coisa, e não somente "o bico estragou sozinho", ainda mais os 4 de uma só vez. (Isso eu já tinha em mente...)

Então, agora que troquei os 4, usarei somente S500 (que tem o historico de anos sem danificar nada) e tomarei o cuidado de colocar menos Diesel e com isso renovar mais vezes ele no tanque e usar um bom aditivo (Teccon10). É tudo que posso fazer.

DanWBR
20/05/2015, 23:28
Pode ter sido um defeito de fabricação também, algum tipo de fadiga... nada impede.

SergioMedeiros
21/05/2015, 04:39
Pelo visto encontramos um dos possíveis problemas. Voce não roda muito com seu carro.

Água no diesel/tanque não se vê a olho nu. São partículas de água que condensam e criam um ambiente para fungos e microorganismos se proliferarem. Nem tudo consegue se observar simplesmente olhando o tanque.

Posto bom para diesel não quer dizer posto bonito, e sim com alta rotatividade. Muito melhor um posto de beira de estrada "feio", mas com alta rotatividade de caminhões do que um posto limpinho de centro de cidade onde o Diesel gira muito pouco.

Diesel S10 tem prazo de validade de 1 mes, e o S500 de 4 meses no máximo. E esse prazo não é só no seu tanque... já começa a contar no posto.

Deixar o tanque pra baixo do meio também é algo ruim, pois haverá maior condensação de água do ar presente no tanque. Carro que fica parado tem que estar com o tanque cheio.

Ou seja, a probabilidade do problema ter ocorrido nos bicos devido ao pouco uso do veículo é maior do que o causador ter sido o combustível.

Inspetor22
21/05/2015, 05:41
Pois é Sergio! Eu teria certeza que é isso se não tivesse visto essa Triton 2013 com 58 mil kms e o mesmo problema e em TODOS os bicos também.

Um carro 2013 com 58k não fica na garagem!! Rodou bem! E o cara disse pro dono da oficina que só usa S-10 (até pq esse ano acho que só pode usar esse tb). Po, um jogo de bicos caros desses durar só 2 anos ou 58k é complicado... Azar? Pode até ser, mas nos 4? Só se o lote estivesse ruim e tal... Enfim, se for analisar, tudo PODE SER. Por isso pretendo minimizar todos os PODE SER que estiverem ao meu alcance.

enasor
21/05/2015, 06:46
Pelo visto encontramos um dos possíveis problemas. Voce não roda muito com seu carro.

Água no diesel/tanque não se vê a olho nu. São partículas de água que condensam e criam um ambiente para fungos e microorganismos se proliferarem. Nem tudo consegue se observar simplesmente olhando o tanque.

Posto bom para diesel não quer dizer posto bonito, e sim com alta rotatividade. Muito melhor um posto de beira de estrada "feio", mas com alta rotatividade de caminhões do que um posto limpinho de centro de cidade onde o Diesel gira muito pouco.

Diesel S10 tem prazo de validade de 1 mes, e o S500 de 4 meses no máximo. E esse prazo não é só no seu tanque... já começa a contar no posto.

Deixar o tanque pra baixo do meio também é algo ruim, pois haverá maior condensação de água do ar presente no tanque. Carro que fica parado tem que estar com o tanque cheio.

Ou seja, a probabilidade do problema ter ocorrido nos bicos devido ao pouco uso do veículo é maior do que o causador ter sido o combustível.

Grande aula!!!! Também penso da mesma forma, em que pese nosso amigo Inspetor relatar problema idêntico de bicos em outra Triton 2013, esta sim, de uso obrigatório do S-10. Mas este é um caso esporádico ...

Caro inspetor, na minha opinião (de leigo), acho que você deve colocar a sua máquina para rodar mais, de forma a recircular e renovar o diesel dentro do tanque, mesmo utilizando o S500 (que tem mais lubricidade e é menos higroscópico), conforme tem pretensão.

Liguei na concessionária onde comprei minha viatura e o chefe da oficina (que sempre me atende muito bem) falou a mesma coisa que nosso amigo Sergio ... ou seja, esse nosso Diesel "apodrece" com o tempo (e essa deterioração já começa no armazenamento nos tanques de armazenamento da Petrobrás e no tanque do posto) ... e você acaba deixando ir coisa podre pro motor de sua máquina ... e máquina é como a gente ... também fica doente quando "come" (no caso, bebe) coisa ruim ... e já estou achando que você até que ficou no "lucro" .. o prejuízo poderia ter sido muito pior ...

Outra coisa ... mude rapidinho de posto ... procure um com alta rotatividade de diesel (abastecimento constante de caminhões) ... e procure abastecer nas mesmas bombas que os caminhões abastecem ... ali você terá a garantia de que efetivamente está pegando combustível "fresquinho", vindo de uma bomba servida por um tanque de alta rotatividade ...

Abs.

E.T.:

Só pra constar ... Tenho um amigo que tem uma L200 outdoor diesel 4x4 há cinco anos ... tirou zerada da concessionária ... utiliza a viatura no trajeto entre seu sítio, cidade (onde reside e trabalha) e viagens ... usa somente diesel S500 (o comum) ... a viatura está com 101.000 kms ... até agora nenhuma reclamação ... só manutenções preventivas corriqueiras ...

Flavio Junges Pereira
21/05/2015, 08:14
Olá muito bom dia meu caro Inspetor; fico contente de que sua saga tenha chegado ao fim, infelizmente com muitos $$$$ a menos no bolso.
Tive uma pequena experiencia com o S10, não foi agradável, mas tambem não tão trágica. Abasteci a Sprinter e rodei pela 101 sentido sul, 500Km, isto a dois anos atrás, e estava vazia, destino P.Alegre. Para minha surpresa fui abastecer lá novamente, e a média estava nos 9Km/l. Ficou amarrada, só andava com o pé enfiado no soalho.
Terça-feira 19/05, fui a Curitiba, serra para subir, rodei bastante dentro da cidade, fui abastecer e fiz 11,25Km/l. com o S500. Abasteci lá e vim de volta, o ponteiro mal começou descer, mas deve ter aumentado esta média, já que agora era descer a serra, e rodei muito devagar por causa da chuva, que em Joinville era um diluvio.
Falei com a DVA, e a recomendação foi de usar sempre o diesel comum, conforme manual do usuário.
Conversei com um bombista famoso, aqui de Florianópolis, Sr. Anisio, o que ele me disse era para seguir o manual do proprietário, do fabricante do veiculo.
Comentei sobre o S10, ele deu um sorriso, e disse: Não vai ser melhor do que o diesel comum, a unica coisa é que emite um pouco menos fumaça do que o S10, mas é mais "seco", o S500 é mais viscoso, lubrifica melhor, bomba bicos e afins, e "me parece que vou ganhar muito dinheiro com esse S10 se continuar assim".
Para mim S10 nem pensar, não vou mudar, não vou arriscar trocar para ver no que dá. Já a Kilometragem fica pelo menos 2 abaixo do diesel comum, vou arriscar bicos e bomba?
Perguntei para ele sobre o hábito de por querosene no diesel para ir à lugares frios, e a resposta veio logo: Põe bastante querosene, que logo vais aparecer aqui para consertar bicos, porque o ponto de fulgor aumenta e acende a ponta do bico, danificando irremediavelmente. Acho que é algo semelhante que acontece com esse S10.
Essas são as experiencia que tive com bombas, bicos e diesel.

Um grande abraço a todos

Flavio

Inspetor22
21/05/2015, 11:39
Realmente o Posto BR que sempre abasteço o S-10 não tem caminhões, pois é dentro da cidade e caro! Caminhão ali só o que descarrega os combustiveis! Rsrs

Mas circulam alguns utilitários, já que o bairro é bom, bem na Zona Sul do Rio.

Já pesquisei e tem 2 postos, relativamente perto da minha casa, que tem Diesel S500 e lá é ponto de abastecimento de Vans que fazem trajetos intermunicipais. Abastecem direto lá! Então com certeza tem muito mais rotatividade do que o outro.

Quanto a eu "rodar mais", fica dificil pra quem sai pra trabalhar as 6hs da manhã e só retorna após a faculdade, 22hs! E onde trabalho/estudo, são lugares de muito engarrafamento no final da tarde e totalmente sem vagas, o que inviabiliza o uso de carro. De moto faço tudo rapido e ainda estaciono dentro da faculdade no centro do RJ.

Quanto a "rodar mais", final de semana até que dá pra dar um rodada, (quando não tenho que estudar ou não estou em casa descansando rsrsr).
Mas tenho outro carro e mais e 3 motos na "fila" querendo andar também! rsrs Então acabo não conseguindo mesmo andar muito.

Tô pensando seriamente em vende-la (se for por um preço legal) e pegar uma a gasolina, onde o risco será menor. Preciso dela, pois tenho Jet ski e alguns locais que ando, é necessário 4x4 pra tirar e por o jet na areia. Se não nem teria!

Flavio: A novela ainda não acabou por completo, pois os bicos ainda estão chegando, então vão montar e ver se realmente era isso. Mas 99% de chance de ser só isso mesmo, pelo que esse bombista, que me parece muito honesto e experiente, falou. Darei noticias mais certeiras na semana que vem, muito provavelmente.

Acho que S-10 e S-500 será uma discussão eterna, pois ninguém pode ter certeza absoluta de nada por enquanto, já que todos nos baseamos em experiencias do dia a dia... até outro dia eu defendia o uso do S10, agora tenho restrições por puro medo e trauma mesmo. Já que temos milhões de Tritons que rodaram sempre com S500 sem problemas e as que usam s10 ainda estão em fase de "exeperiencia", prefiro não me arriscar e aguardar mais dados para essa pesquisa.

enasor
21/05/2015, 11:48
... querosene no diesel para ir à lugares frios ... o ponto de fulgor aumenta e acende a ponta do bico, danificando irremediavelmente ... Acho que é algo semelhante que acontece com esse S10.

Agora eu também fiquei preocupado ...

Aguardando pronunciamento de algum colega entendedor de bicos ... será mesmo que este "ponto de fulgor" é acentuado no S-10 a ponto de colocar em risco a integridade dos bicos? Caso positivo, que aditivo colocar no S-10 no sentido de reduzir os efeitos perversos deste acentuado "ponto de fulgor"?

Na página 10 do "Manual Técnico do Diesel S-10 - Petrobrás Distribuidora":

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Lá consta:

"Os aditivos melhoradores de lubricidade consistem em misturas de ácidos graxos ou de ésteres e têm atuação comprovada na restituição do poder lubrificante do óleo diesel."

Agora, como leigo, não sei se essa melhora de lubricidade tem a ver com redução no "ponto de fulgor" e preservação de bicos ... meu Deus, como é duro ser ignorante!!!! Rsrsrsrs.

Abs.

SergioMedeiros
21/05/2015, 17:30
Na verdade o bombista quis dizer que o ponto de fulgor diminui com a adição de querosene, e não aumenta.
Na teoria diminui sim, mas isso não quer dizer que haverá uma pré-ignição do combustível nos bicos. O querosene pode, assim como o Diesel S10, limpar o sistema e acabar entupindo os bicos, dutos, bomba, etc. Inclusive o Diesel S10 tem características mais próximas ao querosene do que o S500, por isso essa característica de manter o sistema mais limpo.
Particularmente não utilizo e nem utilizaria querosene, ainda mais hoje que temos o S10 para auxiliar na manutenção da limpeza do sistema como para auxiliar na partida a frio.

E quanto ao ponto de fulgor, o S500 e o S10 tem o mesmo valor, que é de 38 Graus. Ou seja, nessa temperatura que ambos começam a liberar gases combustíveis. A partir do cabeçote já temos temperaturas superiores a esse valor, então tanto o S10, quanto o S500, mesmo com querosene, ja estaria acima desse valor nos bicos injetores. O ponto de fulgor não quer dizer necessariamente a ignição do combustível, e sim o ponto em que o mesmo emite gases inflamáveis.

Flavio Junges Pereira
21/05/2015, 21:04
Olá meus caros foristas, todos nós sabemos de que o nosso combustível não é dos melhores, isso juntando com a desonestidade que impera neste país, só tem a acarretar problemas.
Esse tão decantado S10, é um combustivel relativamente novo para nossos veículos, o S500 está no mercado a mais de 50 anos.
Se a recomendação do fabricante exige seu uso no veículo, nada posso dizer, afinal deve ter sido pesquisado e os componentes adequados a tal por inúmeros engenheiros, que possuem muito mais conhecimento do que este humilde usuário.
Conheço camioneiros calejados de estrada, que alem de usar o S500, ainda adicionavam no tanque mais um litro de oleo SAE 30, a fim de lubrificar a bomba e bicos, dizendo que rodavam por muitíssimos Km, sem problemas com o motor. Talvez seja somente uma ilusão, não posso comprovar o efetivo desempenho deste aditivo.
O que me parece que não devemos fazer, é usar o S10, em motores que não foram fabricados para usar este combustivel, somente porque faz menos fumaça, ou polui menos. Pela minha pequena esperiencia, já descrita acima, no outro post, não gostei, porque reduziu a Km, alem de ser mais caro. Não esperei dar pau em bicos, ou bomba, já adicionei o S500 novamente, e rodo com ele somente, na Sprinter e no Engesa com motor MWM 2.8.
No Gurgel, fui certa vez a Urubici, e S.Joaquim, ver frio e neve, fiquei com medo de congelar o diesel e acrescentei 5l de querosene, num tanque de 70L. O resultado foi que aqui onde moro não faz todo aquele frio, e quando regressei, estava até muito quente, diferentemente do ar lá da serra, e tinha sobrado combustivel para rodar. Rodei até terminar, e ele começou a fazer muita fumaça, principalmente frio. Levei lá para o Sr. Anisio, tive de fazer reparo nos 4 bicos, gastei pouco foi somente 140 Dilmas por bico. Então falei da querosene, onde ele me disse, em tom de gozação: Tens de por querosene mesmo, como tu acha que eu vou pagar aluguel, manter empregado e tudo mais....sem a querosene não virias aqui; ele é muito meu amigo hoje, e damos muitas risadas, das bobagens que as pessoas fazem (inclusive a minha), quando tentamos melhorar o desempenho de motores, com experiencias sem um fundo crível. Hoje não faço experiencias, deixo que rode com o combustível recomendado, somente escolho postos com bandeira, Shell e Br, e onde camioneiros abastecem a todo instante.
O Engesa está com 170.000 Km, a Sprinter 280.000 Km, até agora invictos. Bate na madeira.....

Um grande abraço a todos.

Flavio

leojaz
21/05/2015, 23:12
Minha pequena contribuição. Comprei minha Full 2006 com 100mil km, certamente rodou muito com S500.
Pesquisei muito sobre o assunto antes de adiquiri-la no ano passado. Sou até neurótico em só abastece-lá com S500, com medo de "dar pau" na bomba injetora. Uma única vez coloquei uns10lts de S-10 (, fortaleza, por exemplo, não existe mais S500). Um tempo depois acendeu a luz da "ignição". Desliguei e liguei o carro e nunca mais acendeu, e nunca mais coloquei S10.
Toda vez que encontro alguem.com.uma Full 2002-2006, pergunto qual diesel usa. Todos responderam S10!!!
Conclusão: Fé. Só acontece com quem acredita.

enasor
22/05/2015, 07:57
Meu caro “Inspetor” ...

Lendo o comentário de nosso amigo “Jorgao”, no link abaixo, lembrei-me do seu problema:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149684-mitsubishi-e-suas-pedras-falsas-2.html

em especial, na reportagem que ele indicou no link abaixo:

http://www.vrum.com.br/app/301,19/2010/05/20/interna_noticias,37943/transparencia-recall-branco-da-mitsubishi.shtml

Esta reportagem trata de Tritons, de mesma geração que a sua, que apresentaram problemas em razão do fato de que, segundo a matéria, “ ... o tanque do modelo tem uma película que se solta e entope o filtro ... a composição do diesel brasileiro remove o tratamento químico que reveste o tanque” provocando “problemas clássicos”, tais como: “a luz da injeção eletrônica se acende e o veículo perde potência e velocidade, não conseguindo mais passar dos 60 km/h. ... ”.

E a matéria termina com a recomendação: " ... usar o filtro da L200 Outdoor, que seria maior e funciona por mais tempo sem entupir ..."

Veja a semelhança com seu problema: No primeiro de seus tópicos que você criou sobre o problema de sua Triton, você relatou nas iniciais: “... fui fazer uma pequena viagem e o carro começou a perder muita potencia na estrada, chegando a andar somente a 60 por hora e ter marcha lenta irregular, aparentando estar em 3 cilindros. Não tinha nenhuma fumaça como sempre. Após varios kms assim, acendeu a luz da injeção e do filtro de diesel ...”

Como o problema com as Tritons, relatado na reportagem, são um pouco parecidos com o que você relatou na sua Triton, pode ser que valha a pena você dar uma olhadinha na matéria ... e pensar na possibilidade de solução do problema de sua Triton também sob este outro enfoque ...

Abs.

Inspetor22
22/05/2015, 10:27
Olá Enasor!

Eu já tinha lido esses problemas e tópicos e retirei o tanque da minha para verificar! O tanque está até com a data de fabricação impressa nele e ainda é o original, porém retirei a bóia e fica uma janela de acesso enorme pra. Dentro do tanque onde eu pude constatar que, no meu caso, não há qualquer indicio de pelicula soltando ou ferrugem. Estava tudo realmente muito novo!

Retirei o filtro de Diesel e com o auxilio de um disco de corte em uma Makita fiz um corte cuidadosamente em volta do "copo" de ferro pra expor a parte de papel do filtro de Diesel e pude ver também que estava limpissimo! Sem nenhum sinal de particulas ou revestimento do tanque... Foi uma decepção!! Rsrs Pq deu um trabalhão e eu realmente tinha esperanças de ser só isso... Ai compraria um tanque plastico e resolveria tudo!

Só semana que vem pegarei o carro com os 4 bicos zero km e poderei ter a certeza de que era isso mesmo... Tomara que não venha uma decepção ainda maior! Rsrs

Obrigado pela ajuda e interesse!! Abç

enasor
22/05/2015, 14:02
OK.

Desejando que tudo dê certo, meu caro ... e fico aguardando seu “feedback” ... a solução de seu problema, bem como a(s) causa(s) que o originou serão um excelente aprendizado para nós ...

Abs.

Inspetor22
26/05/2015, 09:26
Hoje fui levar os Bicos novos que chegaram e conversando com o mecanico, ele me falou apenas que os bicos são colocados na maquina de teste e no primeiro momento, tudo parece normal com eles. Porém se deixar o óleo aquecer, ele disse que o que controla o retorno acaba travando gradativamente aberto, o que faz com que o carro comece a dar falta de Diesel por excesso de retorno pro tanque. (por isso que eu acho que eu começava a ouvir o motor "grilando", como se estivesse batendo pino no a gasolina, seria muito ar pra pouco Diesel talvez). Ai o problema ia se agravando a ponto do carro não ter força nenhuma e o bico até parar de injetar. Mas se o carro ficasse parado, ele "soltava" e o retorno voltava a trabalhar corretamente.

Os bicos não foram abertos, apenas testados na maquina apropriada por um bom tempo e apresentavam esse problema depois de um tempo. Na opinião dele, esse problema estaria relacionado com a pouca capacidade de lubrificação do novo Diesel S-10, já que antes não apareciam desses carros lá e agora tem aparecido com certa frequencia, inclusive carros mais novos (2013 com 58 mil kms! que eu vi lá com o mesmo problema no retorno). E tem dado NOS 4 AO MESMO TEMPO!! Ou seja, é um consequencia de alguma coisa realmente.

Agora a pergunta: Isso não tem conserto?? Tem que jogar fora esses bicos? Ninguem troca essas peças internas ou desmonta e limpa ou aproveita a carcaça e demais peças pra alguma coisa?

Pretendo usar somente o S500 com aditivo Teccon10, que dizem ser o melhor do mercado, pq trocar esses bicos é uma fortuna!
Alguma sugestão ou observação?

Existe algum lubrificante melhor para adicionar no Diesel e afastar esse risco?

(Eu passei a usar SEMPRE Diesel S-10 Pódium da BR em um posto do lado de casa desde 2012 ou começo de 2013. E desde que comprei esse carro, NUNCA usei qualquer tipo de Aditivo.)

enasor
26/05/2015, 10:56
...
... conversando com o mecânico ... Bicos ... Na opinião dele, esse problema estaria relacionado com a pouca capacidade de lubrificação do novo Diesel S-10, já que antes não apareciam desses carros lá e agora tem aparecido com certa frequencia, inclusive carros mais novos (2013 com 58 mil kms! que eu vi lá com o mesmo problema no retorno). E tem dado NOS 4 AO MESMO TEMPO!!
Alguma sugestão ou observação? ... Existe algum lubrificante melhor para adicionar no Diesel e afastar esse risco? (Eu passei a usar SEMPRE Diesel S-10 Pódium da BR em um posto do lado de casa desde 2012 ou começo de 2013. E desde que comprei esse carro, NUNCA usei qualquer tipo de Aditivo.)

Em que pese minha grande ignorância em mecânica, mas eu ainda não consegui entender como a baixa lubricidade do S10 pode afetar bicos! Sei de inúmeros casos e relatos, até justificáveis, em que esta baixa lubricidade pode afetar a bomba injetora de determinadas viaturas (assim mesmo, já vi controvérsias) ...

Abs.

Inspetor22
26/05/2015, 12:26
Pelo que li e me explicaram, os bicos são feitos unicamente de peças metalicas internamente muito precisas e que se movimentam. Quqlquer oxidação ou falta de lubrificação (que gera atrito e até oxidação) podem comprometer o funcionamento dessas peças de precisão causando esse travamento. Não há borrachas de vedação e nem nada...

Ai que pode entrar o S-10 prejudicando por ter capacidade menor de lubrificação, por ser mais higroscópio que o S500 (capacidade de reter mais agua que o S500), e de se auto contaminar, o que também oxida.

Mattos
26/05/2015, 14:09
Pelo que li e me explicaram, os bicos são feitos unicamente de peças metalicas internamente muito precisas e que se movimentam. Quqlquer oxidação ou falta de lubrificação (que gera atrito e até oxidação) podem comprometer o funcionamento dessas peças de precisão causando esse travamento. Não há borrachas de vedação e nem nada...

Ai que pode entrar o S-10 prejudicando por ter capacidade menor de lubrificação, por ser mais higroscópio que o S500 (capacidade de reter mais agua que o S500), e de se auto contaminar, o que também oxida.

Inspetor, bom seu relato. Você está resolvendo não só o seu problema (quem sabe nosso mais a frente) como nos deixando informados das possíveis causas. As Ccs trocariam os bicos, cobrariam uma fortuna e só.
Também moro na zona sul, abasteço no BR da Lagoa e uso pouco o carro.
Quando lançaram o Teccon10 uma das características era para reduzir a água que se formava no tanque. Será que ele não serve como aditivo para o S10? Porque o S500 deve sumir das grandes cidades.

Inspetor22
26/05/2015, 15:04
Mattos, serve sim tanto pro S-10 quanto pro S500. Entrei em contato com a Teccon e fui muito bem atendido por um consultor técnico que me ligou pra tira as minhas dúvidas!

Na época perguntei isso e ele respondeu que serve para os 2 como aditivo. Porém na época eu não sabia qual era o meu problema exatamente, lembro que ele falou muito das caracteristicas de estabilizar o Diesel e dissipar a agua que ele possa reter no tanque. Mas não sei se elimina essa agua completamente. Só faltou perguntar se o Teccon melhora também a lubrificação dos Bicos! Vou ver se pergunto e passo pra vcs a resposta.

Na época que falei com ele, ele perguntei a ele se seria melhor usar o S10 ou ir pro S500 e ele me aconselhou a usar o S500 + Teccon 10.

No seu caso, o veiculo NÃO pode usar o S500 por ser 2015, mas no meu caso, o carro é 2009! Nem se falava em S-10 ainda nessa época, então vou fazer o que o técnico da Teccon, o que o Bombista e o que todos que compravam esses carros entre 2008 e 2011 faziam e que não dava problema, que é usar o velho e conhecido S500 mesmo.

Acho que o S-10 ainda é um Diesel muito "novo" no mercado para termos um posicionamento radical sobre ele, pois em teoria, qualquer dos problemas que possam dar, dariam com muuuito tempo de uso, já que em teoria (novamente) o S-10 deve ter sido muito testado antes para ser lançado. Só que no dia a dia as coisas as vezes são um pouco diferentes das simulações, como o meu pouquissimo uso por exemplo, como a pouca rotatividade dos postos e etc. Não sabemos qual o tamanho das amostras e quantas variáveis foram estudadas pelos técnicos e por quanto tempo.

Eu botava sempre no Posto BR da Av. Rui Barbosa, no Flamengo. Mas não sei se lá vendem muito ou pouco Diesel. Acho que pouco, pq Onibus, caminhões e Vans com certeza não aparecem por lá. Vou passar pro posto BR da Rua itaperu (no Catumbi), ou no da Central do Brasil (centro do Rio), pois lá tem varias vans abastecendo.

Quanto ao S500 sumir, é uma tendencia, porém talvez demore, pois todo caminhão e Van abastece com S500 por causa do preço! Ai não sei o que fazer...

Vou tentar descobrir com a Teccon sobre a melhora na lubrificação dos bicos, se ele tem essa caracteristica também ou não. Como esse foi meu primeiro carro a Diesel, eu usei ele de 2011 a 2015 sem usar nenhum tipo de aditivo no tanque, e pelo que falei com alguns jipeiros Diesel, todos que falei sempre usaram algum... isso pode ter contribuido também pro problema.

Tchiari
26/05/2015, 15:09
Nas revisões eles usam o aditivo abaixo, consta na lista como "limpeza do sistema de combustível".

http://i5.photobucket.com/albums/y159/tchiari/4x4%20Brasil/IMG_4171_1.jpg

Jorgao
26/05/2015, 16:10
Outra consideração Inspetor,

Sem dúvida, se você não roda muito, o diesel envelheceu no tanque. O diesel envelhecido é tão ruim quanto um adulterado, pois ele absorve água, apodrece e forma ácido sulfúrico.

Não se preocupe com o S10 em si, pois este combustível roda na europa há quase 10 anos, continente no qual reside a maior frota de veículos a diesel do mundo.

Considere trocar por um veículo a gasolina ou flex, se for possível no seu uso, já que você roda pouco.

Inspetor22
26/05/2015, 16:37
Mattos e demais que estão acompanhando o caso:

Primeiro, acabei de receber a ligação do bombista falando que já colocou os bicos novos no carro e ele ficou perfeito. Já fez até teste na estrada. (coisa que fazia ele parar imediatamente)

Agora a melhor parte!

Liguei pro Técnico da Teccon AGORA, com o qual eu não conversava desde que começou o meu problema e, na época, eu ainda não sabia o que era direito.

Ele é da parte técnica da Teccon (acredito que Engenheiro inclusive) e conversamos por mais de 30 minutos a respeito do assunto!

Ele ouviu atentamente todo o meu relato e me deu uma explicação técnica que tem muito sentido com tudo o que aconteceu e me deu inclusive exemplos de problemas parecidos.

Ele começou falando que o S-10 tem realmente a capacidade de lubrificação menor que o S500, porém que isso é compensado pela adição do Bio Diesel (informação que eu já tinha lido no site da BR). O problema é que toda essa capacidade de lubrificação acaba quando o Diesel fica armazenado por mais de 1 ou 2 meses no tanque. Já que a bio-estabilidade do Diesel fica comprometida (nos 2 tipos, porem no S10 é mais critico)

Então isso gera uma oxidação no Diesel (não vista a olho nú) que contamina os bicos e acaba por estraga-los. Ele disse que isso ocorre com os dois tipos de Diesel, porém o S10 seria um pouco pior pra oxidar que o S500.

Me falou inclusive que a Man-Ford estava com problemas em seus caminhões, pois eles após serem fabricados, ficam uns 3 meses no pátio e mais uns 3 meses em CCS para serem vendidos e que alguns deles estavam justamente estragando o pouco Diesel que tinha no tanque e travando o sistema de injeção, e que a Teccon fez e ainda está fazendo uma experiência com a Man-Ford com o uso do produto nesses caminhões após exaustivos testes em laboratórios credenciados e homologados para que os resultados fossem confiáveis e que resultou na homologação do Teccon junto a esse fabricante como um aditivo a ser usado em toda a frota que for produzida para não ter mais problemas.

E o mais interessante! Ele me disse que há um tanque na Man-Ford "teste" com Diesel + Teccon 10 que já está abastecido há 1 ano e 3 meses parado e que eles retiram uma amostra de Diesel a cada 3 meses e até agora, após esses 1 ano e 3 meses, ele está com sua capacidade de lubrificação MELHOR que o minimo recomendado.

Ele me garantiu que TODOS que tem carros a Diesel não deveriam andar sem aditivos bio-estabilizadores para inibir a oxidação do Diesel e que é muito arriscado andar sem (Eu, que não sabia, nunca tinha botado nenhum aditivo!). Inclusive os que rodam muito, pois não sabemos quanto tempo o Diesel ficou nos postos e etc.

Ele me disse que se eu usar o Teccon 10 na proporção de 1 litro para 500 Litros de Diesel, eu não terei problemas mais disso. (essa seria a melhor proporção, e foi inclusive a usada nesse tanque "teste" ai). E essa proporção pode ser usada tanto no S10 quanto no S500, mas ele disse que era melhor ainda se eu usar o S500.

Então meus amigos, descontando a parcela do técnico ser, também, representante da marca e "vender o peixe" dele, me pareceu bem condizente e bem "calçado" tecnicamente tudo que conversamos. Eu não pretendo dar "mole", vou usar o Teccon "religiosamente" como ele mandou. Como não apareceu nenhuma teoria ou explicação mais técnica ou mais convincente que essa, essa casou perfeitamente com o meu problema.

A titulo de curiosidade, paguei 70 reais em 500 ml do produto, o que dá pra "tratar" 250 litros de Diesel. O que no meu carro dá pra rodar 2.250 kms. Como eu rodo no máximo 3 mil kms por ano, sai barato o uso do Teccon pra mim. A embalagem fala em 1 litro para cada 2.000 litros. Então, quem rodar muito e quiser arriscar, poderia usar numa proporção menor.

Lembrando que eu não tenho NADA a ver com a Teccon, e não ganho NADA fazendo "propaganda" do produto deles, apenas aqui está um relato de quem está na "sofrencia" da manutenção caríssima do Diesel e estudando TUDO que eu posso para não ter mais problemas e agradecendo compartilhando com vocês, que tiveram paciência para ler meus relatos e tentar de todas as formas possíveis me ajudar!

Inspetor22
26/05/2015, 16:40
Tchiari: Esse produto da Mit, usado nas revisões, deve ser bom, mas não tem a mesma função estabilizadora do Teccon 10, mas eu também nunca tinha usado... vim usar após o meu problema! Acredito que dê pra usar também, mas sem abrir mão do Teccon 10.

Jorgão, só li seu post depois que tinha escrito o meu "enorme"! Ele me falou também algo sobre a obrigatoriedade de uso de bio estabilizadores na Europa (onde realmente há muitos carros a Diesel), coisa que no Brasil fica difícil. Mas como você e outros já tinham dito, o Diesel Envelheceu no meu tanque e me ferrou! Aconteceria provavelmente o mesmo se fosse o S500.

Se alguém tiver uma opnião ou solução ou teoria melhor, nos traga! Será sempre enriquecedora!

Dinho_BH
26/05/2015, 17:40
... A titulo de curiosidade, paguei 70 reais em 500 ml do produto, o que dá pra "tratar" 250 litros de Diesel...

Inspetor22,

Tenho acompanhado atentamente seus dois tópicos. Obrigado por compartilhar suas experiências.

Onde comprou o Teccon10? Não achei em loja físicas em BH (apenas pelo mercado livre).

Comprou por algum site?

Abraços.

Mattos
26/05/2015, 19:59
Inspetor22,

Tenho acompanhado atentamente seus dois tópicos. Obrigado por compartilhar suas experiências.

Onde comprou o Teccon10? Não achei em loja físicas em BH (apenas pelo mercado livre).

Comprou por algum site?

Abraços.,

Em 2012 comprei para minha ex Xterra na prórpia concessionária Nissan.
Mas como não mais comprei. Não sei onde encontrar. Aí em BH, talvez a Teccon informe quem forneça.

Inspetor, muito bom o depoimento que vc trouxe. Faz todo o sentido.
Depois entro em contato para que vc me forneça o endereço do bombista.

Dinho_BH
26/05/2015, 23:04
Mattos,

Obrigado pelo retorno.

Abraços.

Inspetor22
27/05/2015, 07:12
Comprei pelo Mercado Livre! Nas lojas fisicas que procurei não tinha! Acho que até tinha em alguma loja, mas bem mais caro!! O mais facil é comprar no ML mesmo... Recebe em casa!

Sobre o bombista Mattos, é numa rua atrás do Motel Champion da Av. brasil. (Jardim America o bairro) O tel dele é 7853-3276 Diego (dono da oficina e muito atencioso. Por telefone é complicado pq tá sempre ocupado, mas sempre que vou lá, me deu uma super atenção)

Tchiari
27/05/2015, 17:23
Na embalagem diz que o uso para tratamento é 1/1000 e manutenção 1/2000, validade 6 meses ou seja, 200ml para mim da para 6 meses sendo que uso no máximo 1 tanque por mês, simplificando a conta seriam R$ 4,00 a mais por tanque, considerando o preço da garrafa de 200ml (~R$ 27).

O que me preocupa é que ele diz que dispersa completamente a água do diesel, a água é mais densa que o diesel, o pescador fica embaixo, seria um volume desprezível que pararia no filtro ou tem algum risco de ir para a distribuição? Tenho a triton a 3 anos e nunca tive que drenar o filtro (por indicação da luz do painel).

Inspetor22
27/05/2015, 22:36
Tchiari, segundo o Engenheiro da Teccon, a embalagem sugere isso por causa da licença que eles tem da agencia reguladora baseado em testes do produtos que foram feitos nessa proporção, mas a proporção ideal é 1lt pra 500 lt de Diesel, porém esses testes pra licença são carissimos e não refizeram nessa proporção para homologar, mas testes feitos por eles junto a algumas montadoras levaram a essa proporção que estou usando por indicação dele. Como rodo pouquissimo, pra mim vale muito a pena!

Não quero mais prejuizos! rsrs

Você usa algum aditivo ou nunca usou nada, como eu fazia? Quanto a sua preocupação, cair na distribuição acho dificil por causa do filtro... Pois há o dreno justamente pra isso! E o que afeta os bicos é a capacidade de lubrificação, então acho que esse bio estabilizador resolve! tem até videos de Teccon no youtube interessantes.

enasor
28/05/2015, 08:29
Meu caro inspetor ...

Acompanhei a sua "saga" e fiquei feliz, sabendo que você está conseguindo resolver o seu problema satisfatoriamente ... e mais importante do que isso: identificar a(s) causa(s) do problema, para que não mais ocorra na sua viatura e possamos nos prevenir com as nossas ... os seus relatos, e dos colegas (nos vários tópicos que criou), foram maravilhosos ... confesso que aprendi muito ... se me permite, aproveito a oportunidade para agradecer a todos por esta grata oportunidade de aprendizagem ...

Só me permita tecer algumas considerações sobre o Teccon ...

Diante dos relatos que vi, não tenho dúvidas de sua ação benéfica no que diz respeito a melhorar a lubricidade do S10, adicionalmente ao biodiesel, o qual, conforme relatos, contribui para aumentar a higroscopicidade do diesel e pode perder suas características de lubricidade com mais brevidade ... E, diante do que aprendi com os esclarecimentos que você mesmo, gentilmente me prestou, os bicos só tem a "agradecer" por essa melhoria de lubricidade ... até eu estou pensando em utilizá-lo ...

Agora, quanto à sua ação benéfica no sentido de atrasar os efeitos de deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... sei não! ... é nesse ponto que eu acho que você tem que ficar bem atento e não confiar cegamente ... pois, ao que parece, foi isso que contribuiu fortemente para os problemas que você teve na sua viatura (envelhecimento do diesel) ... Em resumo: Acho que o diesel, se não consumido ou renovado em determinado tempo, não há produto milagroso que o renove, pois ele vai "apodrecer" de qualquer jeito, tornando-se inapropriado para o motor ... acredito que o produto pode até agir no sentido de dificultar o desenvolvimento de fungos/bactérias, responsáveis por borras no tanque (mas isso nunca foi o seu grande "vilão", pois, conforme você mesmo várias vezes citou, não foi detectado evidências de borras e sujeiras no filtro e tanque de combustível de sua viatura que pudessem ter contribuído para o problema), porém, acredito que há outros fatores químicos/físicos que contribuem para a deterioração do diesel com o decorrer do tempo ... aí, quem poderá esclarecer melhor, só mesmo aquelas pessoas mais especializadas na exploração/desenvolvimento/produção/manipulação do diesel ... de qualquer forma, sugiro que você "fique com um pé atrás" neste particular ...

Abs.

DanWBR
28/05/2015, 09:46
Da página de perguntas frequentes sobre o Diesel S-10 da Petrobras:

O Diesel S-10 tem validade?

Não é possível determinar prazo de validade para produto vendido a granel. No caso do diesel é desaconselhável que se estoque o produto mais de três meses sem giro.

Entretanto, o produto deve ser submetido a uma análise técnica para recertificação antes de qualquer providência.

Inspetor22
28/05/2015, 14:28
Peguei a Viatura ontem a tarde e já rodei 50 kms com ela! Graças a Deus está PERFEITA! Eram os Bicos mesmo! Agora percebo que está 100%!!

Enasor: Obrigado por acompanhar!

Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

Quanto a "confiar" no Teccon, posso te garantir que não farei isso! rsrsr Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

DanWbr: Exatamente! Já tinha lido isso no site da BR! Eles não se comprometem! Justamente porque o produto é ruim nesse aspecto e eles não sabem quanto tempo o Diesel pode ter que ficar nos postos até ser vendido... Então eles preferem não se comprometer!

Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr

Tchiari
28/05/2015, 14:33
...Você usa algum aditivo ou nunca usou nada, como eu fazia?

Não é exatamente um aditivo mas uso aquele limpador que coloquei a foto, o M-tech (fabricado pela STP) da Mitsubishi na revisão, 1 garrafa de 375ml no tanque a cada 10.000km. Nunca olhei a composição no detalhe mas o cheiro é de querosene puro.

Fora isso não uso diesel premium, única vez que coloquei um aditivado da shell o carro deu umas engasgadas na estrada com o piloto automatico e levei um baita susto, ficava literalmente pulando a 120km/h. E eu nem pedi para colocar, percebi no preço quando fui pagar.

Inspetor22
28/05/2015, 22:44
Realmente não é um aditivo! Somente para limpeza mesmo.

valladares75
17/09/2015, 08:32
O diesel S10 por ter menos enxofre é mais vulnerável a decomposição microbiana, o que gera acidez no tanque. O problema pode ocorrer principalmente com que anda pouco, isto é, o carro é abastecido e leva várias semanas para para consumir o combustível.
Podemos dizer que o diesel S500 (comum) tem um prazo de validade maior.
Creio que este seja o problema.

Pessoal, vim relatando aqui no Forum problemas nos bicos em minha Triton 2009 com apenas 40 mil kms rodados.

Levei a um bombista experiente e ele tirou e testou em um aparelho top os 4 bicos injetores do carro e me confirmou que os 4 bicos foram danificados na parte de vedação de retorno para o tanque. Ou seja, os bicos perderam a capacidade de vedação e qd deveriam jogar para dentro do cilindro, o Diesel retornava "escapando" pela vedação para o tanque.

Segundo ele era raro mexer em Bicos dr Tritons e ultimamente tem aparecido com certa frequencia por lá. Só essa semana com a minha, são 3! Tem uma 12/13 com 58k rodados, uma 11/12 e a minha... Todas com o mesmo problema! Eu vi elas lá!

Ele me recomendou parar de usar o Diesel S-10 Podium que eu vinha usando sem interrupção desde 2012 (comecei com S50, depois passou pra S-10) e voltar pro S500 que não costumava dar problemas...

Ele disse que a capacidade de lubrificação do S-10 é inferior e que os bicos estão dando esse problema ultimamente! Prejuizo de 10 mil na CCS e de 6 mil pra quem correr atrás e comprar de importadores independentes como eu fiz.

Semana que vem pego meu carro e S-10 NUNCA MAIS!! já tirei o tanque e limpei tudo! Troquei filtro e tudo... Até pensei em adicionar um lubrificante e tal, mas fiquei até com medo de não ser suficiente...

Alguém aqui já teve problemas com isso? Ou isa o S-10 há muito tempo e nunca teve problemas??

valladares75
17/09/2015, 08:34
E o consumo com S10, me parece que o carro consome mais quando usa S10. Alguem ja notou isso?

SavioBatista
21/09/2015, 14:27
Falando de aditivo, vcs ja usaram ou conhecem o da Koube? sempre usei no meu carro a gasolina e coloquei a primeira vez na minha Dakar e senti que o carro esta mais solto, será impressão? ela esta com 54.000km e nunca tinha colocado aditivo, quando vi esse relato aqui dos bicos fiquei tenso com a possibilidade de soltar impurezas e ter problemas com os bicos.
Sempre usei S10 desde 0km.

Sobre esse Teccon10, vi que tem embalagens de 200ml, porem usando a recomendação pelo que vi aqui no post 200ml seria para 100L de Diesel, no meu caso que o tanque e 70 litros, teria que dividir para usar 100ml para cada tanque?

VOVÔ DO TROLLER
21/09/2015, 18:28
E o consumo com S10, me parece que o carro consome mais quando usa S10. Alguem ja notou isso?

Eu já notei. Realmente, tenho a impressão que com o s10 o Troller bebe mais. Abs. Válter

enasor
22/09/2015, 09:55
... tenho a impressão que com o s10 ... bebe mais.

Está aí uma curiosidade interessante, que eu também gostaria de saber ... S500 ou S10 ... com qual deles a viatura bebe mais???!!!

Abs.

red_shot
23/09/2015, 05:27
Mattos e demais que estão acompanhando o caso:

Primeiro, acabei de receber a ligação do bombista falando que já colocou os bicos novos no carro e ele ficou perfeito. Já fez até teste na estrada. (coisa que fazia ele parar imediatamente)

Agora a melhor parte!

Liguei pro Técnico da Teccon AGORA, com o qual eu não conversava desde que começou o meu problema e, na época, eu ainda não sabia o que era direito.

Ele é da parte técnica da Teccon (acredito que Engenheiro inclusive) e conversamos por mais de 30 minutos a respeito do assunto!

Ele ouviu atentamente todo o meu relato e me deu uma explicação técnica que tem muito sentido com tudo o que aconteceu e me deu inclusive exemplos de problemas parecidos.

Ele começou falando que o S-10 tem realmente a capacidade de lubrificação menor que o S500, porém que isso é compensado pela adição do Bio Diesel (informação que eu já tinha lido no site da BR). O problema é que toda essa capacidade de lubrificação acaba quando o Diesel fica armazenado por mais de 1 ou 2 meses no tanque. Já que a bio-estabilidade do Diesel fica comprometida (nos 2 tipos, porem no S10 é mais critico)

Então isso gera uma oxidação no Diesel (não vista a olho nú) que contamina os bicos e acaba por estraga-los. Ele disse que isso ocorre com os dois tipos de Diesel, porém o S10 seria um pouco pior pra oxidar que o S500.

Me falou inclusive que a Man-Ford estava com problemas em seus caminhões, pois eles após serem fabricados, ficam uns 3 meses no pátio e mais uns 3 meses em CCS para serem vendidos e que alguns deles estavam justamente estragando o pouco Diesel que tinha no tanque e travando o sistema de injeção, e que a Teccon fez e ainda está fazendo uma experiência com a Man-Ford com o uso do produto nesses caminhões após exaustivos testes em laboratórios credenciados e homologados para que os resultados fossem confiáveis e que resultou na homologação do Teccon junto a esse fabricante como um aditivo a ser usado em toda a frota que for produzida para não ter mais problemas.

E o mais interessante! Ele me disse que há um tanque na Man-Ford "teste" com Diesel + Teccon 10 que já está abastecido há 1 ano e 3 meses parado e que eles retiram uma amostra de Diesel a cada 3 meses e até agora, após esses 1 ano e 3 meses, ele está com sua capacidade de lubrificação MELHOR que o minimo recomendado.

Ele me garantiu que TODOS que tem carros a Diesel não deveriam andar sem aditivos bio-estabilizadores para inibir a oxidação do Diesel e que é muito arriscado andar sem (Eu, que não sabia, nunca tinha botado nenhum aditivo!). Inclusive os que rodam muito, pois não sabemos quanto tempo o Diesel ficou nos postos e etc.

Ele me disse que se eu usar o Teccon 10 na proporção de 1 litro para 500 Litros de Diesel, eu não terei problemas mais disso. (essa seria a melhor proporção, e foi inclusive a usada nesse tanque "teste" ai). E essa proporção pode ser usada tanto no S10 quanto no S500, mas ele disse que era melhor ainda se eu usar o S500.

Então meus amigos, descontando a parcela do técnico ser, também, representante da marca e "vender o peixe" dele, me pareceu bem condizente e bem "calçado" tecnicamente tudo que conversamos. Eu não pretendo dar "mole", vou usar o Teccon "religiosamente" como ele mandou. Como não apareceu nenhuma teoria ou explicação mais técnica ou mais convincente que essa, essa casou perfeitamente com o meu problema.

A titulo de curiosidade, paguei 70 reais em 500 ml do produto, o que dá pra "tratar" 250 litros de Diesel. O que no meu carro dá pra rodar 2.250 kms. Como eu rodo no máximo 3 mil kms por ano, sai barato o uso do Teccon pra mim. A embalagem fala em 1 litro para cada 2.000 litros. Então, quem rodar muito e quiser arriscar, poderia usar numa proporção menor.

Lembrando que eu não tenho NADA a ver com a Teccon, e não ganho NADA fazendo "propaganda" do produto deles, apenas aqui está um relato de quem está na "sofrencia" da manutenção caríssima do Diesel e estudando TUDO que eu posso para não ter mais problemas e agradecendo compartilhando com vocês, que tiveram paciência para ler meus relatos e tentar de todas as formas possíveis me ajudar!

Inspetor22,

Bom dia....Gostaria de saber se continua usando o produto desde seu post e o que você nos diz a respeito? abraços!

red_shot
13/12/2015, 13:40
Salve gostaria de desse uma olhada no meu post pq estou precisando de ajuda obrigado:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/153592-troca-dos-bico-injetor-triton-diesel.html#post2337969

Herbet23
17/12/2015, 11:05
Está aí uma curiosidade interessante, que eu também gostaria de saber ... S500 ou S10 ... com qual deles a viatura bebe mais???!!!

Abs.

Estou para comprar uma Pajero Full 2008 e estou com essa dúvida.... S10, S500... o que eu faço?

red_shot
18/12/2015, 10:49
Olha meu amigo o s500 ainda é melhor em questão de lubrificação! Tem muita opiniões no fórum sobre o assunto de gente muito mais experiente mas acredito eu que após a troca vou tentar ficar com s500

animalam
27/12/2015, 17:36
Inspetor, sei que já trocou os bicos, mas aqui vai uma dica.

Na minha l200 (gl), cujos bicos estão normais, já percebi que pelo retorno dos bicos retorna sabe quanto diesel? Absolutamente nada!!!!

Então, entre trocar bicos (e gastar 6 mil) por problemas no retorno deles, vc poderia ter entupido o dito cujo (já que por eles não se retorna nada mesmo)....

Fica o "bizu", pelo o menos para fins de teste.

Agora, que já está com bicos novos, faça o seguinte teste (quando der): solte a conexão de retorno dos bicos, deixando o retorno expostos. Ligue o carro, dá umas aceleradas, e veja quanto diesel sai por ele (no meu não sai nada!).

leojaz
27/12/2015, 20:44
Animalan, pode explicar um pouco mais sobre esse retorno no bico do diesel pra que não entende nada desse assunto?

leojaz
27/12/2015, 20:46
Olha meu amigo o s500 ainda é melhor em questão de lubrificação! Tem muita opiniões no fórum sobre o assunto de gente muito mais experiente mas acredito eu que após a troca vou tentar ficar com s500

o problema de VC usar o S500 é que ele deixara de existir no futuro. Já não pode ser comercializado nas capitais e e.cidades com x mil habitantes.
Eu, que só usava s500, fiz a lavagem do tanque em linhas de combustível, que estavam limpas, e passarei a usar o S10, pois está difícil viajar e encontrar S500

Nelson_Puridiesel
19/01/2016, 21:34
Boa noite pessoal,
Se me permitem algumas observações sobre o assunto contaminação de diesel, trabalho com um produto otimizador de diesel e as informações que foram postadas referente informações do pessoal da Teccon procedem. O problema com nosso diesel atual não está, necessariamente, com o diesel, mas sim com o biodiesel adicionado, hoje em 7%. No inicio do projeto biodiesel utilizavam-se apenas óleo de origem vegetal e atualmente uma boa parte da mistura é de gordura animal. O diesel quando fica um determinado tempo parado no tanque, cria um especie de película de gordura sobrenadante, gordura esta que potencializa a proliferação de colônias de bactérias.
O processo de contaminação no tanque de combustível dá-se pela condensação, efeito natural e contínuo em qualquer ambiente, principalmente em regiões onde a umidade relativa do ar é maior. As gotículas de água escorrem pelas paredes do tanque e chegam até o diesel. Com o veiculo parado, a água decanta para o fundo do tanque e então inicia-se o processo de proliferação de bactérias. Quando o veiculo está em movimento, o tanque revolve todo o diesel do compartimento e a água mistura-se ao diesel (emulsionada). Este será o diesel que irá para combustão.
E o que ocorre na combustão?
Durante a combustão, o trióxido de enxofre ao se misturar com a água forma o ácido sulfúrico, que corrói/carboniza todas as partes internas do motor, como bicos injetores (provocando a "mijada"), bombas, mancais, guias de válvulas, etc. Se a concentração deste elemento for elevada, a emissão de particulados (fumaça preta) na atmosfera também serão elevadas.
Portanto, se faz necessário a utilização de um produto/otimizador adicionado ao diesel que promova a proteção do motor.
Com a adição de um produto que iniba esta contaminação nos tanques, o dono do veiculo terá inúmeros benefícios, tais como: não mais necessitar limpar os tanques dos veículos devido problema de bactérias (poderá haver particulados/sujeira por conta de outras fontes), facilidade nas partidas a frio (produto possui substância anticongelante), economia com filtros, maior poder de lubricidade (protegendo os elementos internos do motor) diesel equilibrado, mantendo uma combustão limpa com considerável redução de poluentes, redução nos custos de manutenção com bicos e bombas e, por consequência de todo este processo, economia no consumo de diesel.
Com relação à diferença da qualidade do diesel S-10 e S-500, o S-10 realmente tem menor poder de lubricidade. O Enxofre é a substância no diesel que promove a lubrificação do sistema; quando voce reduz de 500 ppm para 10 ppm, a condição de lubricidade fica comprometida. Esta redução no enxofre promove o aumento na proliferação de bactérias do diesel, onde recomenda-se um tempo máximo de estocagem do produto de dois meses ( o ideal seria de um mês).
O produto que trabalhamos é o Otimizador Extra Power, o qual proporciona redução no consumo de filtros, reduz as manutenções em bicos e unidades injetoras, reduz as incrustações causadas pela ação do Biodiesel (formação de microrganismos), reduz a carbonização provocada pela formação de ácidos, eleva o poder de lubricidade do óleo diesel e reduz a emissão de particulados e depósitos carbonosos. Aplicação do produto 1:4000 L (um litro para 4.000 litros de diesel).
Temos cases de trabalhos em usinas do agronegócio, onde o diesel ficou estocado em tanques por 5 meses, com e sem o Extra Power. O que não foi misturado com o produto apodreceu e o que misturou-se Extra Power estava intacto. Posteriormente o diesel foi colocado e uma colheitadeira, onde a mesma funcionou normalmente.

Caso tenham interesse em maiores informações sobre o assunto e também do produto que representamos, ficamos ao dispor dos amigos.
Boa semana a todos.

red_shot
20/01/2016, 12:50
Nelson,

Obrigado pela explicação e vc poderia colocar um link onde poderiamos fazer pedidos ou ver mais sobre o produto! abraços!!

ivancgbsb
20/01/2016, 12:57
Temos cases de trabalhos em usinas do agronegócio, onde o diesel ficou estocado em tanques por 5 meses, com e sem o Extra Power. O que não foi misturado com o produto apodreceu e o que misturou-se Extra Power estava intacto. Posteriormente o diesel foi colocado e uma colheitadeira, onde a mesma funcionou normalmente.

E também como entrar em contato com as pessoas dessas usinas ? Para que não fique apenas a opinião do representante. Ou outros depoimentos de pessoas que utilizaram o produto.

enasor
20/01/2016, 16:25
... O produto que trabalhamos é o Otimizador Extra Power, o qual proporciona redução no consumo de filtros, reduz as manutenções em bicos e unidades injetoras, reduz as incrustações causadas pela ação do Biodiesel (formação de microrganismos), reduz a carbonização provocada pela formação de ácidos, eleva o poder de lubricidade do óleo diesel e reduz a emissão de particulados e depósitos carbonosos. Aplicação do produto 1:4000 L (um litro para 4.000 litros de diesel) ... Caso tenham interesse em maiores informações sobre o assunto e também do produto que representamos, ficamos ao dispor dos amigos ...

Prezado Nelson ...

Interessei-me pelo produto, em razão das qualidades citadas ... Gostaria de saber: O produto em questão já tem registro aprovado pela ANP? ... em caso positivo, como faço para acessar a publicação da aprovação de tal registro?

Obrigado e abraços.

VOVÔ DO TROLLER
20/01/2016, 21:02
Prezado Nelson ...

Interessei-me pelo produto, em razão das qualidades citadas ... Gostaria de saber: O produto em questão já tem registro aprovado pela ANP? ... em caso positivo, como faço para acessar a publicação da aprovação de tal registro?

Obrigado e abraços.
Também estou interessado, aguardando as informações

Nelson_Puridiesel
22/01/2016, 22:01
Boa noite Senhores,

Desculpem pela demora no retorno ao post. Estava em viagem e de difícil acesso a internet.

Bem, vamos lá..... Com relação ao registro do produto junto à ANP, ainda não o temos. O nicho de mercado que atuávamos era apenas no agronegócio, onde nossos clientes eram os usuários finais para tanques de abastecimento, sem exposição do produto em lojas e afins. Devido à crise no setor, no ano passado resolvemos ampliar nossa área de atuação também para o mercado de frotistas, transporte e demais setores consumidores de diesel. A partir daí tivemos a necessidade de obtermos o registro da ANP, o qual estamos providenciando.

Referente à referencias de utilização e contatos com nossa empresa, segue abaixo um link do youtube onde postamos uma vídeo-apresentação que ilustra bem o processo de contaminação do diesel e as características do Otimizador Extra Power.

https://youtu.be/5Jf02op648U (https://youtu.be/5Jf02op648U)

Atualmente fornecemos o produto em embalagens de 250ml e de 1 litro.

Enfatizamos sempre que o Extra Power não é um produto milagroso. Ele foi desenvolvido para quebrar a ponte de molécula da água e inibir a formação de colonia de bactérias nos tanques de combustível, oriundas do processo de condensação e não por infiltração. Na combustão, o diesel com baixa contaminação de água terá uma queima mais equilibrada.
Não é um produto de limpeza e desincrustação de tanques. Portanto, se faz necessário que o tanque de abastecimento do veiculo esteja limpo para a primeira aplicação do produto. A partir daí, em uso contínuo na proporção indicada, ele não mais permitirá a contaminação por bactérias no tanque, não considerando contaminação por particulados (areia, poeira, etc).

Espero ter esclarecido as duvidas dos amigos, ficando à disposição para outras informações.

Abraços e bom final de semana!

enasor
25/01/2016, 11:50
Prezado amigo Nelson ...

Obrigado pelo "feedback" ...

Permita-me lhe sugerir que participe mais do nosso fórum, passando-nos sua experiência e mais informações do produto que representas e seus efeitos ... quanto a aditivos no combustível eu, particularmente, estou utilizando atualmente o Actioil (cujo registro está cassado pela ANP), porém, temos boas referências dele, inclusive por colega que trabalha na Petrobrás.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/151536-boa-noticia-para-motores-diesel.html

Antes eu usava o Teccom 10, que ainda tem o registro na ANP, porém, apenas com aprovação para a função “Reduz a Emissão de Particulados – Fumaça Preta”. Antes, o frasco do Teccom continha a inscrição de 10 funções (daí o nome Teccom 10). Porém, agora, por determinação da ANP, contém apenas a inscrição “Reduz a Emissão de Particulados – Fumaça Preta”. Pelo que sei, estão tentando aprovar as outras funções junto à ANP, após o quê, as outras funções voltarão a serem discriminadas na embalagem do produto.

Alguns de nós, somos, ainda, céticos quanto aos efeitos desses produtos aditivos ao combustível disponibilizados no mercado ... precisamos de mais orientação e provas a respeito de seus reais benefícios (melhoria de lubricidade do diesel S-10; coibição de oxidação e desenvolvimento de fungos/bactérias e seus efeitos; melhoria de combustão e redução de particulados; etc; etc.) ... quanto aos efeitos do Teccom 10 e, atualmente, do Actioil em meu veículo, sinceramente não sei lhe dizer os reais benefícios ... particularmente, uso mais como "desencargo de consciência", pois, acredito que, se bem não fazem, mal também não fará ... porém, encaro tais produtos com muita simpatia e "bons olhos", e acreditando na sua boa intenção ... e confesso-lhe que me causa estranheza o paradoxo da ANP (órgão do governo) não aprovar o registro de tais produtos e, ao mesmo tempo, a própria Petrobrás (também vinculada ao governo) utilizar tais produtos (no caso, o Actioil) em suas plataformas, como aditivo para preservar a qualidade do diesel nos seus estoques a serem utilizados em seus equipamentos próprios ...

Forte abraço, boa sorte e seja bem vindo ao fórum ...

Nelson_Puridiesel
25/01/2016, 16:30
Prezado enasor,
Agradeço por sua atenção e retorno ao nosso post.
Fico contente por seu entendimento de que se faz necessário utilizar-se de produtos que possam minimizar os efeitos de contaminação do diesel. Muitas pessoas, por desconhecer tais problemas ou por não acreditar em nenhum produto, simplesmente não utilizam nada em mistura ao diesel, o que certamente compromete as condições do motor.

Quanto à Actioil, conhecemos um pouco deste produto e também tivemos bons comentários de alguns clientes que o utilizam. A questão é que o custo do mesmo é alto, devido sua proporção de aplicação (1:1000). Também tivemos algumas informações sobre sua alta capacidade de desincrustação de tanques e bombas, onde acaba provocando uma imediata remoção de colonias de bactérias, carbonização, etc, o que causa problemas de saturação em filtros, entupimentos de bicos, entre outros. O Otimizador Extra Power, como foi desenvolvido para inibir a proliferação destas bactérias e gradativamente desincrustar partes carbonizadas, não promove este tipo de problema de entupimentos.
Tivemos em duas oportunidades concorrendo com o Actioil: uma empresa de ônibus de grande porte, onde o Actioil não demonstrou resultados positivos e em uma usina termelétrica, onde o mesmo provocou as reações que citamos acima de entupimento em filtros e bicos, ocasionando parado dos geradores.
Por favor, não entendam esta nossa colocação como em querer falar mal de um produto concorrente, que tbm não é tão concorrente assim, uma vez que tem finalidades diferentes. O Actioil também tem suas qualidades e respeitamos muito isso.

O fato de a ANP registrar ou não um produto é complicado. Infelizmente vemos tantos produtos de péssima qualidade no mercado com sua "benção" e outros, como por exemplo o Actioil, com registro suspenso.

Caso tenha interesse em conhecer o Extra Power, poderemos lhes encaminhar uma amostra do mesmo para que voce possa utiliza-lo e tirar suas próprias conclusões. Temos absoluta certeza de que o resultado será muito positivo.

Gostaria de pedir sua licença e também dos amigos da 4x4 Brasil, aliás um site muito bem elaborado e com fóruns muito interessantes e orientativos, para também lhes apresentar outro produto da Puridiesel, o Max Fluid, um fluido para sistema de arrefecimento totalmente diferenciado dos existentes no mercado, não contendo monoetilenoglicol e sais à base de silicato de sódio (este terrível para radiadores em alumínio).
Abaixo o link para informação do produto no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=WPRC2icx4XM (https://www.youtube.com/watch?v=WPRC2icx4XM)

Ficamos à disposição dos amigos, desejando saúde e sucesso à todos!

Glaicon
17/06/2016, 08:12
Peguei a Viatura ontem a tarde e já rodei 50 kms com ela! Graças a Deus está PERFEITA! Eram os Bicos mesmo! Agora percebo que está 100%!!

Enasor: Obrigado por acompanhar!

Segundo o Eng. da Teccon, o primeiro efeito da deterioração do Diesel é perder a Lubricidade por conta da Bio estabilidade ficar comprometida! (no caso do S10 pior ainda por usar o Bio combustivel). E a segunda seria essa de criar fungos e bacterias que vão gerar aquelas borras horriveis que com certeza não foi o meu caso pelo tanque ter se apresentado limpo quando abri pra limpeza.

Quanto a "confiar" no Teccon, posso te garantir que não farei isso! rsrsr Já criei uma tabela no meu telefone onde anoto a data dos abastecimentos e colocarei no maximo 1/4 de tanque sempre com Teccon! Quando tiver com quase 2 meses, irei "queimar" o resto de Diesel e abastecer com um novo! Nem que eu tenha que fazer as "500 milhas do Aterro do Flamengo"!! kkkk (pra quem não é do RJ e não conhece, "Aterro do Flamengo" são pistas bem asfaltadas, arborizadas e largas que ligam o centro a Copacabana, quase sem transito e onde é possivel rodar a qualquer hora do dia sem "sofrer" com sinais de transito, cruzamentos e excesso de carros, além de ser muito agradável visualmente).

Virarei o "neurótico" do Diesel agora!! Não vou descuidar disso de jeito nenhum!

DanWbr: Exatamente! Já tinha lido isso no site da BR! Eles não se comprometem! Justamente porque o produto é ruim nesse aspecto e eles não sabem quanto tempo o Diesel pode ter que ficar nos postos até ser vendido... Então eles preferem não se comprometer!

Eu tinha esse problema com a Gasolina! Elas perdem suas caracteristicas com 3 meses também! A diferença é que não estraga nada na moto ou carro! basta tirar o máximo que der do tanque e botar uma nova que está tudo ok! Só que a BR tem a gasolina Pódium, que além de alta octanagem, ela dura 1 ano no tanque! (está inclusive no site da BR também!)

Como eu tenho, além da Triton Diesel, 1 carro, 4 motos e um jet ski e praticamente só uso no dia a dia uma das minhas motos, o restante sempre dava problema com combustivel velho por pura falta de uso! E resolvi 100% do problema utilizando gasolina PÓDIUM neles. Se eu não usar Pódium, dão problemas.

Quando comprei a Triton Diesel (primeiro veiculo que tive com esse tipo de combustivel), ninguém nunca me falou em TER que usar aditivo (mas também não existia S10 ainda), eu de cara passei a abastecer com Diesel S10 Pódium achando erroneamente que estava protegido (porém lembro de ter procurado bastante no site da BR se ele tinha mais durabilidade que o S10 comum e não falam nada em lugar nenhum). Ai me ferrei! rsrsr
Vejo que o Inspetor não comparece neste tópico há mais de um ano.
Gostaria muito de informações atualizadas dele.
Porém, considerando tudo que foi relatado e solucionado, continuarei a utilizar o S500, até o fim de seus dias.
Minha preocupação maior será fazer uma troca mais prematura do filtro de combustível.
Enquanto na SW4 fiz decorridos mais de 40.000 Km's, e de forma preventiva, eis que não tinha aparecido qualquer sintoma desagradável, na Full partirei para um rodar máximo de 15.000 a 20.000 Km's.
Até a limpeza do tanque estou relativizando.
Se o filtro a ser substituído não indicar presença de elementos estranhos, prefiro deixar tudo original e não desconectar/reconectar um monte de coisas, o que pode tornar o sistema suscetível de falhas.
Seguindo a vida com o S500 e esperando a opinião dos demais colegas.:concordo:

eniodnp
26/10/2016, 20:12
A resposta do representante da teccon esta totalmente correta. Esses problemas estão lotando as oficinas, inclusive a minha por conta desse e outros problemas causados pela deterioração precoce do diesel ocasionado pela adição de biodiesel. Eu uso também e recomendo aditivar o diesel em todos os abastecimentos... uso o xp3