PDA

Ver Versão Completa : F - 1000, qual a melhor opção?

Frederico Araújo
20/05/2015, 17:17
Amigos, boa tarde!

Acesso o fórum há tempos e também o pick-ups GM, mas apenas como expectador, já até me sinto íntimo de vários dos sábios integrantes que existem aqui e lá... tem um bom tempo que alimento o sonho de possuir uma pick-up, a diesel, cabine simples e Full Size, já investiguei durante incontáveis horas navegando nos respectivos fóruns, sobre GMC 3500, Silverado 6cc e 4 cc, D-20 e F1000, que são as que estão mais próximas da minha realidade $$$. sei que no fim das contas eu me apaixonei pelas F's mesmo e é uma dessas que quero ter, ainda não será agora, pois agora que consegui convencer a patroa =D, agora é a próxima etapa, juntar o dim dim e enquanto isso continuar a pesquisar as melhores opções, meu alvo são as a partir de 94, mas darei prefeência as com a frente americana, depois de muito ler os posts e pesquisar os veículos por preço e estado geral de conservação, percebi que as pick up's a diesel estão bem mais rodadas e também sucateadas em relação as 4.9, agora, sei que já levantaram esta questão aqui várias vezes, mas não compensaria muito mais comprar uma 4.9 e colocar o motor diesel? já que com 20 conto consigo uma em excelente estado de conservação, poderia gastar, imagino que 10 ou 12 com adaptar o motor, contando com MO, motor e Doc. outra dúvida, nesta faixa de preço, 2.8 PS? 229?

sallespickup
20/05/2015, 18:35
Frederico, bem vindo tanto aqui quanto no picapes Gm, tanto Fs quanto D20 são carros muito brutos que levam bastante desaforo pra casa, e se precisa de uma diesel, não caia nessa de adaptar, pois a não ser que seja vc o mecanico ou tenha um ja de confiança e qua ja fez, só vai passar raiva e acabar gastando o meso de comprar uma original, pois as 4.9 a não ser que vc coloque o motor 2.5 HSD, vc tem de trocar motor cambio e diferencial, alem de pedaleiras tanque radiador e por ai vai, pode ter certeza que vai um dinheirinho, fora a dor de cabeça e ainda depois com os documentos

Frederico Araújo
20/05/2015, 18:47
Grande Salles, já li tantas coisas postadas por vc... hahaha! então cara, vi gente falando que o 2.8 power stroke era plug and play, que para as 4.9 nem diferencial e nem câmbio precisaria ser trocado, por isso é que pensei que uma adaptação era vantajosa... pq as originais em bom estado passam dos 40 conto. mas tô correndo de dor de cabeça! tive caminhão e já foi dor de cabeça pra muuuuito tempo. rs

Ramon Pires
20/05/2015, 18:48
Amigos, boa tarde!

Acesso o fórum há tempos e também o pick-ups GM, mas apenas como expectador, já até me sinto íntimo de vários dos sábios integrantes que existem aqui e lá... tem um bom tempo que alimento o sonho de possuir uma pick-up, a diesel, cabine simples e Full Size, já investiguei durante incontáveis horas navegando nos respectivos fóruns, sobre GMC 3500, Silverado 6cc e 4 cc, D-20 e F1000, que são as que estão mais próximas da minha realidade $$$. sei que no fim das contas eu me apaixonei pelas F's mesmo e é uma dessas que quero ter, ainda não será agora, pois agora que consegui convencer a patroa =D, agora é a próxima etapa, juntar o dim dim e enquanto isso continuar a pesquisar as melhores opções, meu alvo são as a partir de 94, mas darei prefeência as com a frente americana, depois de muito ler os posts e pesquisar os veículos por preço e estado geral de conservação, percebi que as pick up's a diesel estão bem mais rodadas e também sucateadas em relação as 4.9, agora, sei que já levantaram esta questão aqui várias vezes, mas não compensaria muito mais comprar uma 4.9 e colocar o motor diesel? já que com 20 conto consigo uma em excelente estado de conservação, poderia gastar, imagino que 10 ou 12 com adaptar o motor, contando com MO, motor e Doc. outra dúvida, nesta faixa de preço, 2.8 PS? 229?

Opa, essa idéia de comprar um modelo a gasolina e por um motor e diesel seria uma excelente idéia, apesar de se encontrar algumas a diesel em bom estado de conservação, mas a questão de adaptar um motor seria interessante pela ampla possibilidade disponivel, onde pode-se por motores 2.8, 3.0, MWM 229, MWM 4.3, 4 e 6 cc, Cummins também, cambio tem varias opções, resumindo se vc tiver tempo seria melhor fazer do seu jeito do que pegar pronto.

Mirão
20/05/2015, 18:58
Seja bem vindo frederico, também não sou adepto a adaptações, o que difere de um "up-grade" na viatura. Não tenho efe, tenho Ranger porém acompanho as efes no fórum e possivelmente pegarei uma também. A melhor opção seria você buscar uma que se enquadre aos seus propósitos e aos poucos ajeitar a caminhonete. As efes não são caras de se manter ou consertar, o projeto que você definir é que vão elevar os custos financeiros de acordo com a sua customização e poder monetário.

Frederico Araújo
20/05/2015, 19:15
Então cara, o intuito é baixar custo com um veículo em melhor condição possível, claro que se eu pudesse investir em uma como o Randal fez, seria perfeito. enfim, enquanto organizo a grana, vou continuar rastreando as ofertas, quem sabe em uma hora dessas não emplaco uma original, em bom estado e ao meu alcance! $$

Frederico Araújo
20/05/2015, 19:19
Seja bem vindo frederico, também não sou adepto a adaptações, o que difere de um "up-grade" na viatura. Não tenho efe, tenho Ranger porém acompanho as efes no fórum e possivelmente pegarei uma também. A melhor opção seria você buscar uma que se enquadre aos seus propósitos e aos poucos ajeitar a caminhonete. As efes não são caras de se manter ou consertar, o projeto que você definir é que vão elevar os custos financeiros de acordo com a sua customização e poder monetário.

Mirão, obrigado!

vou pesar todos os prós e contras, por isso gosto de acessar o fórum, pois assim tenho um embasamento técnico para a minha decisão.

Troller-a-vista
20/05/2015, 20:31
no face o grupo de d20 tem um 2.8 com 4x4, eixos de troller e sei la o q... prontinha linda!

Frederico Araújo
21/05/2015, 08:38
no face o grupo de d20 tem um 2.8 com 4x4, eixos de troller e sei la o q... prontinha linda!
"o projeto que você definir é que vão elevar os custos financeiros de acordo com a sua customização e poder monetário." acho que que a D-vintona se enquadra aqui... rs

sallespickup
21/05/2015, 10:55
obrigado pela parte que me toca....

mais eu não conheço bem o 2.8 da ranger que o pessoal diz que é plug in play, o 2.5 sei que é mais não seria a minha opção de motor, agora se o 2.8 for, e for do seu agrado, ai torna-se uma opção, pois te digo qualquer outra mecanica vc tem de trocar motor cambio diferencial e tudo mais que ja falei acima, eu fiz uma 97 e como sofri procurando peças, e olha que sou do ramo, resultado, prometi que NUNCA mais faria outra, solvo se comprar uma sucata e colocar uma do lado da outra e ir transplantando as peças...

Frederico Araújo
21/05/2015, 11:25
obrigado pela parte que me toca....

mais eu não conheço bem o 2.8 da ranger que o pessoal diz que é plug in play, o 2.5 sei que é mais não seria a minha opção de motor, agora se o 2.8 for, e for do seu agrado, ai torna-se uma opção, pois te digo qualquer outra mecanica vc tem de trocar motor cambio diferencial e tudo mais que ja falei acima, eu fiz uma 97 e como sofri procurando peças, e olha que sou do ramo, resultado, prometi que NUNCA mais faria outra, solvo se comprar uma sucata e colocar uma do lado da outra e ir transplantando as peças... É, estou olhando com carinho as opções, inclusive para as D-20... ai em Sampa estão com um valor melhor que aqui, quem sabe eu não busco uma! o que é certo é quero dentro destas opções, vamos ver o orçamento que eu terei, isso é o que vai definir o projeto.

drosssor51
21/05/2015, 11:39
Frederico. Bem vindo.

Sou a favor de pegar uma prontinha.
Tem que ter muita paciência para achar uma picape que atenda o gosto, mas logo ela aparece.

sallespickup
21/05/2015, 14:46
se precisar de alguma ajuda é só gritar....

Troller-a-vista
21/05/2015, 15:29
mas qual tua intencao? viajar? trilhas? meter no mato, servico de fazenda, ? arrumar um divorcio? conchinha com o mecanico? curtição? ouvir o turbo piar? ser um justiceiro das ruas com um belo parachoque de aço torto, podre, enferrujado com alguns pedacos estrategicamente dobrados para punir mals motoristas? enfim....

sallespickup
21/05/2015, 18:53
mas qual tua intencao? viajar? trilhas? meter no mato, servico de fazenda, ? arrumar um divorcio? conchinha com o mecanico? curtição? ouvir o turbo piar? ser um justiceiro das ruas com um belo parachoque de aço torto, podre, enferrujado com alguns pedacos estrategicamente dobrados para punir mals motoristas? enfim....

ai só rindo ...KKKKKKKKKKKKKK

Randal
21/05/2015, 19:55
Aí só rindo mesmo !!!!

Fala Frederico .... Saudações !!!
Cumpanhero , negócio é o seguinte , opicoes sai várias e isto não é novidades , tudo depende do seu gosto , e adequar ao seu uso !
Pelo que entendi , tens idéia de uma Efe 1000 . E dentro desta linha temos vários modelos, as modernas (mwm), HSD , gasolina , as 229 turbo , aspirada , cada qual com suas características , vantagens e vantagens , pois Efe mil não tem desvantagem ... Rs
Eu parti com o mesmo princípio seu , comprei uma 4.9i inteira e montei um diesel nela ... E na boa , estou muito feliz com ela , toda semana recebo oferta , caminhonete é andadeira e econômica ! E outra é como nosso amigo Tio Eddie diz ... Não tem almoço GRÁTIS !!! Tudo tem o seu preço !!!!
Gastar gasta sim , e aí vai do bolso , do gosto é do desejo !!
Efe mil tem aos montes , HSD são bem econômicas , não fazendo serviço pesado vão super bem na cidade e desenvolve muito bem na BR .
229 , são econômicas e fortes , trabalhão bem , e andam bem , pau pra toda obra !
MWM , 4x4 ou não , na minha opinião são top , potentes e espertas , as mais andadeiras , do trabalho ao lazer , motor é sinônimo de confiabilidade , porém um pouco mais gastadeira !!
4.9i , são um rojão , silenciosas , rápidas , força , porém gastadeiras !!!!
Frederico ... Opções tem várias e no fórum Tb tem muita informação , o que vc resolver fazer , de adaptar a melhorar , estamos aqui pra ajudar !!!
Boa sorte e abc !!!

Frederico Araújo
21/05/2015, 22:59
Frederico. Bem vindo.

Sou a favor de pegar uma prontinha.
Tem que ter muita paciência para achar uma picape que atenda o gosto, mas logo ela aparece. É estou nessa esperança!

Frederico Araújo
21/05/2015, 23:00
se precisar de alguma ajuda é só gritar.... blz, obrigado!

Frederico Araújo
21/05/2015, 23:07
mas qual tua intencao? viajar? trilhas? meter no mato, servico de fazenda, ? arrumar um divorcio? conchinha com o mecanico? curtição? ouvir o turbo piar? ser um justiceiro das ruas com um belo parachoque de aço torto, podre, enferrujado com alguns pedacos estrategicamente dobrados para punir mals motoristas? enfim.... kkkkk vou utilizar para trabalhar no dia a dia e ir para a fazenda, eventualmente algum peso, mas nada exagerado... mas também vai ter um pouco de arrumar divóricio, ouvir o turbo piar... mas essa onda com o mecânico eu dispenso!

Frederico Araújo
21/05/2015, 23:18
Aí só rindo mesmo !!!!

Fala Frederico .... Saudações !!!
Cumpanhero , negócio é o seguinte , opicoes sai várias e isto não é novidades , tudo depende do seu gosto , e adequar ao seu uso !
Pelo que entendi , tens idéia de uma Efe 1000 . E dentro desta linha temos vários modelos, as modernas (mwm), HSD , gasolina , as 229 turbo , aspirada , cada qual com suas características , vantagens e vantagens , pois Efe mil não tem desvantagem ... Rs
Eu parti com o mesmo princípio seu , comprei uma 4.9i inteira e montei um diesel nela ... E na boa , estou muito feliz com ela , toda semana recebo oferta , caminhonete é andadeira e econômica ! E outra é como nosso amigo Tio Eddie diz ... Não tem almoço GRÁTIS !!! Tudo tem o seu preço !!!!
Gastar gasta sim , e aí vai do bolso , do gosto é do desejo !!
Efe mil tem aos montes , HSD são bem econômicas , não fazendo serviço pesado vão super bem na cidade e desenvolve muito bem na BR .
229 , são econômicas e fortes , trabalhão bem , e andam bem , pau pra toda obra !
MWM , 4x4 ou não , na minha opinião são top , potentes e espertas , as mais andadeiras , do trabalho ao lazer , motor é sinônimo de confiabilidade , porém um pouco mais gastadeira !!
4.9i , são um rojão , silenciosas , rápidas , força , porém gastadeiras !!!!
Frederico ... Opções tem várias e no fórum Tb tem muita informação , o que vc resolver fazer , de adaptar a melhorar , estamos aqui pra ajudar !!!
Boa sorte e abc !!!

Cara, a questão do $$ é onde o calo aperta, eu ainda estou juntando dinheiro e tudo vai depender disso, postei a dúvida aqui para que pudesse ter opiniões, pois assim vou formatando o projeto que vá me agradar e caber no meu bolso, se eu tivesse com mais caixa, sem duvida que iria em uma x10 4x4, mas não é o caso, e por isso pensei em pegar a 4.9 por um valor baixo, mas com provável lataria/suspensão mais conservadas e casar com o motor a diesel.

Troller-a-vista
21/05/2015, 23:23
se vc pretende um divorcio, ta indo no caminhio certo....

sobre o trabalho dia a dia ... eh rural ou urbano? q tipo?

na fazenda, vai usar em locais tensos? atoleiros? que tipo de chao? qtos kilos? subidas? trechos ruins? na epoca da chuva passa carro normal ou apenas por helicopteros soviéticos?

enfim... fale mais...

qto ao mecanico... bom a menos que vc saiba de mecanica e tenha muitas ferramentas, comece a pensar sobre qual seu tipo preferido.. peludinho , barriga saliente, cofrinho a vista, sei la... pq vai ter longos bate papos com ele..

Randal
22/05/2015, 07:30
Cara, a questão do $$ é onde o calo aperta, eu ainda estou juntando dinheiro e tudo vai depender disso, postei a dúvida aqui para que pudesse ter opiniões, pois assim vou formatando o projeto que vá me agradar e caber no meu bolso, se eu tivesse com mais caixa, sem duvida que iria em uma x10 4x4, mas não é o caso, e por isso pensei em pegar a 4.9 por um valor baixo, mas com provável lataria/suspensão mais conservadas e casar com o motor a diesel.[/QUOTE]

4.9 inteira XLT completinha vc acha até por 20k !
E realmente o 2.8 Power Stroke é plug and Play, casa bem com o câmbio e diferencial . Está opicao é boa e econômica , motor tem algumas características simples a serem respeitadas , mas é sim um Bom Motor , e depois vc ainda pode dar uma apimentada nele , já tive a oportunidade de andar em uma Efe adp com o 2.8 e fica bom !!!
Outra boa opção é partir direto para uma 2.5 , já é diesel , não terás que fazer a mecânica , é econômica e para uso normal vai super bem !!!
E com um pouco de paciência e provavelmente deslocamento para outras regiões pode achar uma bem conservada !!!
Busca no Shopcar , compreauto , webmotors, autoscar , olx , que com certeza logo acha alguma boa opção !

Frederico Araújo
22/05/2015, 10:23
se vc pretende um divorcio, ta indo no caminhio certo....

sobre o trabalho dia a dia ... eh rural ou urbano? q tipo?

na fazenda, vai usar em locais tensos? atoleiros? que tipo de chao? qtos kilos? subidas? trechos ruins? na epoca da chuva passa carro normal ou apenas por helicopteros soviéticos?

enfim... fale mais...

qto ao mecanico... bom a menos que vc saiba de mecanica e tenha muitas ferramentas, comece a pensar sobre qual seu tipo preferido.. peludinho , barriga saliente, cofrinho a vista, sei la... pq vai ter longos bate papos com ele..

Estou iniciando o trabalho como ferrador de cavalos, então vou bastante em estradas de terra, na fazenda no geral, não serão cargas acima de 500/700 kg, atoleiros nível hard, dificilmente vou encarar, agora subidas serão muitas e tanto vazio quanto carregado, pq a fazenda é em região montanhosa na região da chapada dos veadeiros e tem serra bruta por lá... enfim, agora o Meca... já tem uns 2 aqui por aqui que vai levar meu dinheiro...

Onde trabalho atualmente, entre outras funções (já que sou o severino), cuido da frota, e por aqui já passou, L200 bolinha, ranger, s-10, frontier, amarok, e agora hillux (sem contar as fiat stradas e saveiros), temos um MF 275 (é perkins), ford cargo 712 (Cummins), e um f-12000 (mwm), e eu tive por 2 anos um MB 1620 que era basculante e na mão de motorista, ou seja quebrava muuuito, por isso já tenho relacionamento antigo com os mecânicos a diesel da região.

Frederico Araújo
22/05/2015, 10:29
Cara, a questão do $$ é onde o calo aperta, eu ainda estou juntando dinheiro e tudo vai depender disso, postei a dúvida aqui para que pudesse ter opiniões, pois assim vou formatando o projeto que vá me agradar e caber no meu bolso, se eu tivesse com mais caixa, sem duvida que iria em uma x10 4x4, mas não é o caso, e por isso pensei em pegar a 4.9 por um valor baixo, mas com provável lataria/suspensão mais conservadas e casar com o motor a diesel.

[/QUOTE]
4.9 inteira XLT completinha vc acha até por 20k !
E realmente o 2.8 Power Stroke é plug and Play, casa bem com o câmbio e diferencial . Está opicao é boa e econômica , motor tem algumas características simples a serem respeitadas , mas é sim um Bom Motor , e depois vc ainda pode dar uma apimentada nele , já tive a oportunidade de andar em uma Efe adp com o 2.8 e fica bom !!!
Outra boa opção é partir direto para uma 2.5 , já é diesel , não terás que fazer a mecânica , é econômica e para uso normal vai super bem !!!
E com um pouco de paciência e provavelmente deslocamento para outras regiões pode achar uma bem conservada !!!
Busca no Shopcar , compreauto , webmotors, autoscar , olx , que com certeza logo acha alguma boa opção ![/QUOTE]

Randal, estou vendo que o negócio é procurar mesmo, estou meio que desanimando de adaptar, me parece que pegar um 2.5 e dar um Up será mais viável! o F%$# é que par achar uma enxuta e no preço bacana terei de garimpar muito! mas é isso ai, é isso que quero e vou atrás. minha mulher até esta mais feliz, pois minha meta na verdade, é pegar uma Chevrolet 3100 restaurar e colocar um motor diesel! kkkk essa ela torce o nariz, mas esse já beem futuramente, pois o investimento é mais alto.

sallespickup
22/05/2015, 12:38
na boa se o pessoal ta garantindo que o Power strock é plug in play, ai não iria de jeito nenhum de 2.5 hsd, é 4.9 e motor nela, pois pelos mesmo 30 mil vc fica com um carro bem melhor, agora se arrebanhar mais uns 5 mil vai de F 93 a 95 que com 35 acha MWM em bom estado

Frederico Araújo
22/05/2015, 13:27
na boa se o pessoal ta garantindo que o Power strock é plug in play, ai não iria de jeito nenhum de 2.5 hsd, é 4.9 e motor nela, pois pelos mesmo 30 mil vc fica com um carro bem melhor, agora se arrebanhar mais uns 5 mil vai de F 93 a 95 que com 35 acha MWM em bom estado

Pois é Salles, essa foi a conclusão que havia chegado! os MWM é os 3.9 né?

ricarvalhal
22/05/2015, 14:02
Mwm 229 --> 3.9
mwm x10 --> 4.3

pois é salles, essa foi a conclusão que havia chegado! Os mwm é os 3.9 né?

Frederico Araújo
22/05/2015, 16:25
Mwm 229 --> 3.9
mwm x10 --> 4.3

Obrigado Ricarvalhal!

leoestevam
22/05/2015, 17:18
Frederico,

Há muito não posto nada aqui pois vendi minha F1000 4x4 (ainda compro outra) mas tenho alguma experiência com adptações (tenho um Jeep Willys)

Pelo que disse, vc não tem pressa, portanto pense bem em não fazer adaptações, se vc tem tempo, use-o a seu favor, e PROCURE uma original em bom estado e sem adaptações. Se vc vai andar muito em serras (Chapada dos Veadeiros) e muita estrada, já que vc mora em Senador Canedo e daí até a Chapada são pelo menos 500km, eu iria de MWM seja o 229 ou o X10 (essa última tá muito cara, é dessa que ainda vou ter uma).

Já tive duas F1000, sedo uma 94 4x4 (motor mwm 229) e uma 88 4x2 (motor mwm 226). Se for possível, opte por uma 4x4 afinal eu tenho uma convicção, a tração 4x4 é igual camisinha, é melhor ter e não usar do que precisar e não ter. A 4x2 uma hora ou outra vai te deixar na mão e vc vai pensar, putz podia ter comprado uma 4x4.

Mirão
22/05/2015, 22:22
Tenho o mesmo pensamento do leoestevam, veja a utilização que vai dar a pick-up e tenha paciência. Vou adquirir uma HSD mas sei o uso que vou dar a ela.

leoss
23/05/2015, 11:12
Concordo com o que o pessoal disse, tração 4x4 é muito importante sim.
Mas dependendo do uso não necessariamente é obrigatorio, temos aqui em casa uma 1989 motor 229 4x2, para longas viagens com a familia por asfalto e estradas de terra (não trilhas). Antes usava pneus destination AT, depois scorpion, mas sao pneus ruins na minhao opinião e ficamos atolados algumas vezes em estrada de terra e eu tambem não tinha muita noção sobre caminhonetes e como andar em estradas de terra, com o passar dp tempo fui aprendendo muito principalmente aqui no forum, como calibragem correta lastro na caçamba etc etc... agora coloquei BF AT 31 e com algumas atitudes que aprendi aqui nunca mais atolei...
Dependendo do uso o 4x4 não é tao obrigatório

Mirão
23/05/2015, 19:25
Verdade, saber "tocar" a viatura é muito importante e dirigir em estradas de terra tem os seus macetes bem como entender bem a composição dos pneus. Prefiro as 4x4 por saber que em uma emergência, terei uma ferramenta que me auxilie a safar da situação mas isso não implica necessariamente que as 4x2 estão em desvantagem, fosse assim, tanto as Efes como as Dês e Cês não existiriam 4x2 e foram elas que dominaram as décadas de 70, 80 e meados de 90, quando as 4x4 começaram a emplacar. Dirijo desde os 12 anos e aprendi em estradas de terra, digo por experiencia própria, que já vi muito banana atolar 4x4 na areia, na poeira (pó, na verdade) e não sair de lamaçaizinhos de chuva e as D-20 pedindo licença. Já que tocamos no assunto, quando moleque dirigi jipe e f-75 na roça e os pneus eram finos. Chovia e vc passava na trilha de roça com aqueles pneus finos, estreitos MUDs e não estragava a pista. Hoje o que se vê, é a turma abrindo erosão, cavocando a trilha com largos pneus MUD e depois de detonadas abrem nova erosão ao lado.

Edintruder
24/05/2015, 10:47
Frederico.

Em relação de F1000, nada é impossível! A F1000 de hoje pode ser muito diferente da F1000 de amanhã.

Se tens como pegar uma 4.9i e se tens como sustentar o consumo de dragão dela, vais gostar muito dela. A opção do motor HSD é sem dúvidas muito bos sim, mas seria muito melhor pegares uma 2.5 HSD e ir deixando como tu queres. Levantar uma F1000 para deixá-la boa de novo não é muito caro não. Então, por pior que ela estiver pode ser sempre um bom negócio.
Se no futuro precisares de uma 4x4, uma HSD é leve o suficiente para receber caixa da tração da Ranger e um eixo dianteiro do troller. Uma MWM não tens essa opção. Mas até vir 4x4, um par de correntes na tração faz muita diferença.

Procura um HSD, dá um up no sistema de injeção e no futuro tu transformas em 2.8. Gastarás muito menos que comprar uma 4.9 e depois passar para diesel.

As HSD são bem mais leves que as MWM, mais silenciosas e se bem cuidadas vão muito longe. No asfalto podes rodar a 130, 140km/h sem problema nenhum, já uma MWM nessa velocidade terás que fazer um bom isolamento acústico e prepara o bolso, pois nesse regime o MWM come bem.

A minha é com motor X-10 e é 4x4. Viajando acima dos 130km/h faz menos de 5km/l de diesel...

Rodando a 100 cheguei no meu recorde a 8,3km/l. Na HSD a 100km/h tu tiras 12km/l.

A mecânica da F1000 é bem barata, o motor HSD também tem peças baratas, porém a MO é sempre demorada. Fora isso é um excelente conjunto para quem não pretende rebocar um trailer ou andar sempre com uma tonelada de carga na caçamba.

Outro ponto positivo da HSD, além do baixo consumo, peças baratas, silencioso, andados e leve, por ser lve não castiga a suspensão, rolamentos, estrutura e caixa de direção da F1000. O conjunto mecânico dura mais que um MWM montado em cima.

Outro recurso mais barato que tração, se as correntes falharem, um guincho faz muitos milagres. Basta usar uma âncora de solo e um guincho que to passas em muitos lugares realmente difíceis.

Mas daí tu podes optar ainda por uma Hilux SR5 que tem um valor equivalente à F1000, com a opção do 4x4 e é tão durável quanto a F1000. Mas anda muito menos que a F1000. Rodovia é 110km/h e não compensa acelerar além disso.

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:07
Frederico,

Há muito não posto nada aqui pois vendi minha F1000 4x4 (ainda compro outra) mas tenho alguma experiência com adptações (tenho um Jeep Willys)

Pelo que disse, vc não tem pressa, portanto pense bem em não fazer adaptações, se vc tem tempo, use-o a seu favor, e PROCURE uma original em bom estado e sem adaptações. Se vc vai andar muito em serras (Chapada dos Veadeiros) e muita estrada, já que vc mora em Senador Canedo e daí até a Chapada são pelo menos 500km, eu iria de MWM seja o 229 ou o X10 (essa última tá muito cara, é dessa que ainda vou ter uma).

Já tive duas F1000, sedo uma 94 4x4 (motor mwm 229) e uma 88 4x2 (motor mwm 226). Se for possível, opte por uma 4x4 afinal eu tenho uma convicção, a tração 4x4 é igual camisinha, é melhor ter e não usar do que precisar e não ter. A 4x2 uma hora ou outra vai te deixar na mão e vc vai pensar, putz podia ter comprado uma 4x4.

Leostevam, de fato não tenho pressa, pois ainda estou reunindo a grana para tal empreitada. a X10 tá um absurdo mesmo, pelo quanto estou pretendendo gastar só tenho conseguido HSD, procurar na internet é engraçado, pois aqui e ali aparece umas 229 com um preço bom (35~45) mas ainda acima do que gostaria e tenho para gastar e também muitas a gasolina querendo preço de pick up a diesel... rs. gostaria muito de uma 4x4, mas essa para mim tá descartada, ela esta caríssima, e posso estar falando bobagem mas por mais de 50 k eu iria de f-250.

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:10
Tenho o mesmo pensamento do leoestevam, veja a utilização que vai dar a pick-up e tenha paciência. Vou adquirir uma HSD mas sei o uso que vou dar a ela.
pois é mirão, caso eu desista da adaptação acho que vou morrer em uma HSD mesmo, tá mais dentro do que posso pagar e creio que se colocar a mecânica afiada vai me atender bem. vou pegar muita estrada, como bem observou o leoestevam, mas nada de trilhas ou estradas demasiadamente precárias.

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:12
Concordo com o que o pessoal disse, tração 4x4 é muito importante sim.
Mas dependendo do uso não necessariamente é obrigatorio, temos aqui em casa uma 1989 motor 229 4x2, para longas viagens com a familia por asfalto e estradas de terra (não trilhas). Antes usava pneus destination AT, depois scorpion, mas sao pneus ruins na minhao opinião e ficamos atolados algumas vezes em estrada de terra e eu tambem não tinha muita noção sobre caminhonetes e como andar em estradas de terra, com o passar dp tempo fui aprendendo muito principalmente aqui no forum, como calibragem correta lastro na caçamba etc etc... agora coloquei BF AT 31 e com algumas atitudes que aprendi aqui nunca mais atolei...
Dependendo do uso o 4x4 não é tao obrigatório

se pudesse ter o 4x4 eu com certeza iria querer! é melhor não precisar e ter a precisar e não ter, afinal vai que... mas tá fora do orçamento sem dúvida!

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:22
Verdade, saber "tocar" a viatura é muito importante e dirigir em estradas de terra tem os seus macetes bem como entender bem a composição dos pneus. Prefiro as 4x4 por saber que em uma emergência, terei uma ferramenta que me auxilie a safar da situação mas isso não implica necessariamente que as 4x2 estão em desvantagem, fosse assim, tanto as Efes como as Dês e Cês não existiriam 4x2 e foram elas que dominaram as décadas de 70, 80 e meados de 90, quando as 4x4 começaram a emplacar. Dirijo desde os 12 anos e aprendi em estradas de terra, digo por experiencia própria, que já vi muito banana atolar 4x4 na areia, na poeira (pó, na verdade) e não sair de lamaçaizinhos de chuva e as D-20 pedindo licença. Já que tocamos no assunto, quando moleque dirigi jipe e f-75 na roça e os pneus eram finos. Chovia e vc passava na trilha de roça com aqueles pneus finos, estreitos MUDs e não estragava a pista. Hoje o que se vê, é a turma abrindo erosão, cavocando a trilha com largos pneus MUD e depois de detonadas abrem nova erosão ao lado.

Creio que o negocio é a tocada e o bom senso, tem lugar que não cabe, aqui na firma as pick up's são todas 4x4, e só usamos a tração por segurança mesmo, ou salvo algumas eventualidades, fazemos inspeção e manutenção na faixa de dutos da PETROBRAS e tem lugares que do asfalto até o ponto de inspeção são 80 km de chão, andamos no meio de pasto, atravessamos pequenos córregos e em uma dessas na época da chuva um córrego que passávamos encheu bastante, eu poderia ter pegado um acesso secundário, rodava mais mas passava por ponte, mas estava montado em uma ranger 3.0 e ai não aguentei, liguei a tração e entrei no córrego, a água chegou a entrar um pouco na cabine mas rapidinho passamos e fui embora, deu um cagaço danado!! kkk falando nisso, o sistema elétrico da tração é problemático né? falha muito!

Troller-a-vista
24/05/2015, 17:28
fico aqui pensando, o que seria desse pais na epoca dos exploradores em 1960 ou menos sem as hilux, rangers, f1000 4x4 de 500cv com pneu recapado de 40 pol, gps, guincho, corrente, radio por satelite etc, que temos hoje ... né?

Mirão
24/05/2015, 17:28
Frederico, olha que perfeição está essa HSD, tô tentando compra-la mas é lógico que será de quem chegar primeiro, no contato que realizei os vendedores aceitam carro apenas de menor valor ou dinheiro, tá difícil fazer grana na minha Ranger, só entra carro de menor ou maior valor também, e dinheiro picado não dá. Gostaria que algum forista a pegasse caso eu não consiga, e sei que com o dindin na mão o preço dela cai um pouco. - http://www.shopcar.com.br/veiculos/ford/f1000-xl-2-5td-hsd/96-97/476326.

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:30
Frederico.

Em relação de F1000, nada é impossível! A F1000 de hoje pode ser muito diferente da F1000 de amanhã.

Se tens como pegar uma 4.9i e se tens como sustentar o consumo de dragão dela, vais gostar muito dela. A opção do motor HSD é sem dúvidas muito bos sim, mas seria muito melhor pegares uma 2.5 HSD e ir deixando como tu queres. Levantar uma F1000 para deixá-la boa de novo não é muito caro não. Então, por pior que ela estiver pode ser sempre um bom negócio.
Se no futuro precisares de uma 4x4, uma HSD é leve o suficiente para receber caixa da tração da Ranger e um eixo dianteiro do troller. Uma MWM não tens essa opção. Mas até vir 4x4, um par de correntes na tração faz muita diferença.

Procura um HSD, dá um up no sistema de injeção e no futuro tu transformas em 2.8. Gastarás muito menos que comprar uma 4.9 e depois passar para diesel.

As HSD são bem mais leves que as MWM, mais silenciosas e se bem cuidadas vão muito longe. No asfalto podes rodar a 130, 140km/h sem problema nenhum, já uma MWM nessa velocidade terás que fazer um bom isolamento acústico e prepara o bolso, pois nesse regime o MWM come bem.

A minha é com motor X-10 e é 4x4. Viajando acima dos 130km/h faz menos de 5km/l de diesel...

Rodando a 100 cheguei no meu recorde a 8,3km/l. Na HSD a 100km/h tu tiras 12km/l.

A mecânica da F1000 é bem barata, o motor HSD também tem peças baratas, porém a MO é sempre demorada. Fora isso é um excelente conjunto para quem não pretende rebocar um trailer ou andar sempre com uma tonelada de carga na caçamba.

Outro ponto positivo da HSD, além do baixo consumo, peças baratas, silencioso, andados e leve, por ser lve não castiga a suspensão, rolamentos, estrutura e caixa de direção da F1000. O conjunto mecânico dura mais que um MWM montado em cima.

Outro recurso mais barato que tração, se as correntes falharem, um guincho faz muitos milagres. Basta usar uma âncora de solo e um guincho que to passas em muitos lugares realmente difíceis.

Mas daí tu podes optar ainda por uma Hilux SR5 que tem um valor equivalente à F1000, com a opção do 4x4 e é tão durável quanto a F1000. Mas anda muito menos que a F1000. Rodovia é 110km/h e não compensa acelerar além disso.

Edintruder, Obrigado por essa explanação, me tranquiliza com relação ao HSD, e com certeza o consumo vai contar muito para mim, pois vou precisar mais de economia de combustível do que de capacidade off-road, quanto a velocidade, nem é o meu intuito, gosto mais de conduzir sentindo o motor mesmo. sem contar que o valor de aquisição da HSD está mais próximo da minha capacidade, ajuda até eu a comprar mais rápido... não ando nem dormindo, faz tempo que sonho com uma pick up como essa!

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:31
fico aqui pensando, o que seria desse pais na epoca dos exploradores em 1960 ou menos sem as hilux, rangers, f1000 4x4 de 500cv com pneu recapado de 40 pol, gps, guincho, corrente, radio por satelite etc, que temos hoje ... né?

acho que ainda teríamos muitas rodovias como a transamazônica kkk

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:37
Frederico, olha que perfeição está essa HSD, tô tentando compra-la mas é lógico que será de quem chegar primeiro, no contato que realizei os vendedores aceitam carro apenas de menor valor ou dinheiro, tá difícil fazer grana na minha Ranger, só entra carro de menor ou maior valor também, e dinheiro picado não dá. Gostaria que algum forista a pegasse caso eu não consiga, e sei que com o dindin na mão o preço dela cai um pouco. - http://www.shopcar.com.br/veiculos/ford/f1000-xl-2-5td-hsd/96-97/476326.

Esta uma jóia! mas eu também ainda estou descapitalizado mirão, se quando puder comprar mesmo eu conseguir encontrar aquela azul metálica é que seria lindo! obrigado pela dica.

Frederico Araújo
24/05/2015, 17:38
Não é a cor que mais gosto em veículos, mas olha essa...
http://www.usadosbr.com/carros-e-utilitarios/ford/f-1000/1997/309722

Mirão
24/05/2015, 17:50
Troller, o país andou do mesmo jeito pois existiam os jipes, rurais e f-75 traçadas. Vou contar um pedacinho da minha vida. Havia na minha rua, um senhor que vivia de compra e venda de produtos de roça. Costumava contratar a gente (molecada) para auxilia-lo na hora de correr atrás de frango na roça. Como eu já sabia dirigir, era quase carteira assinada, pois geralmente ele bebia e eu trazia o carro. No decorrer dos anos dirigi Jipe 4x4, rural cambio em cima 4 marchas 6 Cil. 4x4, F-75 4cil. 4x2 e por fim, uma C-10 6 Cil. 3 marchas cambio em cima, essa já pelos meus 17 para 18 anos, quando fui servir o exército, onde fui motorista e repeti os jipes 4x4, F-85 4x4 e C-15. Essas pick-ups não eram tão sofisticadas como as de hoje, mas cumpriam o seu papel. Quanto ao sistema 4x4 da Ranger, não sei se é por que usei muito pouco, sempre funcionou perfeitamente e toda semana eu ligo a tração por alguns minutos, tanto para teste como por recomendação do manual (Que adquiri tarde, 4 anos depois).

Mirão
24/05/2015, 17:57
Frederico, enviei mensagem pra esse pessoal e até agora não me retornaram, também não gosto dessa cor mas nada é perfeito, sempre haverá algum contra ponto, e não sei por que a Ford gosta tanto de lançar carros vermelhos.

Frederico Araújo
24/05/2015, 18:25
Frederico, enviei mensagem pra esse pessoal e até agora não me retornaram, também não gosto dessa cor mas nada é perfeito, sempre haverá algum contra ponto, e não sei por que a Ford gosta tanto de lançar carros vermelhos.

mas essa esta linda. eu vou olhar se consórcio paga veículos desta idade, se pagar acho que vou andar de f1000 antes... 50% de uma carta até 35 k eu levanto mais rápido... =D

Mirão
24/05/2015, 19:07
O consórcio não paga especificamente para esse veículo devido o ano do mesmo exceder as normas. Mas, eles ( Os vendedores da loja) sempre dão um jeitinho para fazerem dinheiro, é só propor que tens a carta. Tô macaco velho com esse povo, sei que dão um jeito, nem que vc fique com duas prestações.

Randal
24/05/2015, 21:49
Frederico.

Muito bom Edin !!!!
Concordo contigo em tudo que disse e justificou , as HSD são uma boa e sensata escolha !!!
Frederico , é isso aí .... Custo de aquisição médio , pra levantar uma Efe não é caro , motor bom , desempenho bacana ,econômicas , confortáveis e o melhor é uma F1000 !!!!
Só procurar com calma que ainda acha uma bem bacana !!!

Edintruder
24/05/2015, 22:00
Consórcio é até 3 anos de fabricação.

Patryk Laube
31/05/2015, 10:24

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkk Esse Cara é Comedia!! kkkkkkk

Rapaz Eu adoro adaptação, mas como nosso amigo disse, apenas se for feita por vc ou por um conhecido mecânico. Pq se não só vai dar dor de cabeça..
Sugiro pegar uma a diesel já pronta.

MARCAO_CUPIM
14/06/2015, 20:23
Consórcio é até 3 anos de fabricação.

Depende o consórcio.

O Rodobens são 5 anos de uso Veículos e 7 anos Caminhões (Nacionais) - Ford , VW , Scania , Volvo , Mercedes.
O Sicredi autoriza até 10 anos de uso (Veículos, Caminhões, Tratores (Nacionais ou Importados)

Edintruder
14/06/2015, 20:42
Bom saber Marcão.