Ver Versão Completa : Mitsubishi e suas pedras falsas.
Sou proprietário de uma Pajero Full 2007, há 03 anos. Adquiri o carro com 62.000 km, após ser avaliado em uma concessionaria da marca. Rodei sem problemas e sem dor de cabeça e deveras satisfeito, pois realizei um sonho, literalmente o carro dos meus sonhos, confortável, estável, bonita e "robusta" . Rodo por volta de 4.000 km por mês, apenas estrada. Realizo todas as revisões na concessionaria de 10 em 10 mil km, não deixo de trocar nada, só peças originais. Para minha tristeza há uma ano pouco antes do carnaval o carro começou a dar solavancos quando parado e o cambio em Drive, levei no mesmo dia a concessionaria onde o mesmo passou 01 dia e foi dito que não era nada de mais, apenas havia sido feito um reaprendizado de bomba.
Quando foi no dia que o carro saiu constatei o mesmo problema, o mesmo voltou a concessionaria onde após 03 dias foi feito o diagnostico de problema na bomba injetora, o carro a época estava com 88.000 km. Fui encaminhado para uma autorizada Bosch, onde após 03 meses e 4 mil reais o carro saiu, foi trocado todo o embuchamento da bomba e a única coisa que não foi trocado foi o corpo, porque segundo o bombista estava dentro das medidas e poderia ser reutilizado, já que se trata da peça mais cara da bomba.
O carro após sair ficou apresentando uma luz de injeção, mas sem falhas de funcionamento, depois de umas 15 entradas e saídas da bosch e todas as concessionarias Mitsubishi da região, foi encontrado que um dos sensores de rotação da bomba havia sido danificado durante a montagem e trocado pela empresa bosch sem problemas.
Nessas idas e voltas foi retirado o tanque para verificar seu estado e segundo a empresa estava bom, tudo no carro que não está perfeito e trocado.
Passei quase uma ano com o carro em pleno funcionamento e antes do carnaval novamente o carro parou, por sorte quando eu estava em um posto na minha cidade depois de retorna de viagem. Novamente fui a bosch após passar pela concessionaria e a maldita bomba denovo, dessa vez o corpo.
Moral da historia o carro está desde fevereiro esperando outro corpo. O valor do novo serviço deve chegar há mais de 8 mil. E o que me foi dito na bosch não tem o que ser feito o tanque solta pequenas particular que o filtro não consegue segurar pelo tamanho das partículas e isso destrói a bomba.
Comprei um sonho e uma bomba explodiu a admiração que tinha por essa lenda.
"O carro a lenda"
Não queria me desfazer, mas é o que resta pois passa mais tempo na oficina, e não tenho o menor apoio da montadora, que sabe do problema e não resolve.
Porque não fazer o recall do tanque????
A marca dos 3 diamantes está vendendo pedras falsas, que quebram nossa satisfação.
Moipessoa
19/05/2015, 23:10
já tive mit e posso dizer que sou um feliz ex proprietário Mit.
as pick up (de 2007 pra cá) são ruins? não. tem suas falhas mas não são nenhum monstro. mas a atenção dispensada pelas concessionárias com os proprietários de veículos usados quase que empurra esse proprietário para a montadora concorrente mais próxima.
pelo menos, foi esse o sentimento que eu tb tive quando deixei de ser proprietário de carro produzido por essa montadora.
Caro "tom" ... sensibilizei-me com seu testemunho ... você não é o primeiro a sofrer com isso ... e isto, contribui de forma muito forte para afastar pretendentes da marca ... a Mitsubishi tem que pensar seriamente nestas insatisfações, se quer continuar forte em nosso mercado ... Afinal, um veículo desse, pelo preço que cobram, deve ser feito para rodar anos e anos na mão de seu usuário, sem dar problemas dessa natureza, que se traduzem em gastos onerosos e dores de cabeça inesquecíveis ao seu usuário ... Olha, eu acabei de adquirir o meu Pajero Full ... o mesmo ainda está na garantia de fábrica ... mas fico extremamente preocupado com testemunhos desta natureza!!!!! Como será que este veículo vai se comportar após o período de garantia???!!!!!
Ah, sim!!!! Fica a sugestão para que você também replique este seu forte testemunho no tópico "PAJERO FULL - COMENTÁRIOS GERAIS" ...
Caro "Moipessoa" ... Vi na sua "assinatura" que você teve uma L200 Outdoor e lembrei-me que tenho um amigo que tem uma L200 outdoor ... tirou zerada e está com a viatura há mais ou menos 5 anos ... no dia-a-dia utiliza ela entre seu sítio, cidade (onde trabalha) e viagens ... jamais teve quaisquer problemas com a viatura, a não ser as revisões periódicas ... por incrível que pareça até pneus não gasta ... está ainda com os originais Pirelli e já rodou 101.000 kms ... e ainda tem capacidade para rodar pelo menos mais uns 10.000 kms ... e você tem razão ... o atendimento das concessionárias Mitsubishi para com usados fora da garantia deixa muito a desejar ... "esfolam" os usuários no preço de peças e serviços e a qualidade de serviços não é lá essas coisas ... muitos acessam a concessionária apenas para obter aquele tal "carimbo" nos manuais, na expectativa de melhorar a liquidez na revenda, eis que há pretendentes que valorizam isso ...
Forte abraço a todos.
SergioMedeiros
20/05/2015, 21:01
A minha Outdoor está com 211.000Km, e foi o único carro que não me incomodou até hoje. Não baixa óleo, não fuma, água do radiador sempre limpa... chegou a querer dar uma esquentadinha, mas nada que uma limpeza de arrefecimento e descarbonização da turbina não resolvesse.
Ela tá com essa Km e não da indícios que vai pedir pra abrir tão cedo.
Concessionária? Passo longe. Hoje pra ter carro a Diesel, temos que conhecer o mínimo para não ficar na mão de concessionárias e meXanicos por aí.
christian hackbarth
21/05/2015, 12:07
Sou proprietário de uma Pajero Full 2007, há 03 anos. Adquiri o carro com 62.000 km, após ser avaliado em uma concessionaria da marca. Rodei sem problemas e sem dor de cabeça e deveras satisfeito, pois realizei um sonho, literalmente o carro dos meus sonhos, confortável, estável, bonita e "robusta" . Rodo por volta de 4.000 km por mês, apenas estrada. Realizo todas as revisões na concessionaria de 10 em 10 mil km, não deixo de trocar nada, só peças originais. Para minha tristeza há uma ano pouco antes do carnaval o carro começou a dar solavancos quando parado e o cambio em Drive, levei no mesmo dia a concessionaria onde o mesmo passou 01 dia e foi dito que não era nada de mais, apenas havia sido feito um reaprendizado de bomba.
Quando foi no dia que o carro saiu constatei o mesmo problema, o mesmo voltou a concessionaria onde após 03 dias foi feito o diagnostico de problema na bomba injetora, o carro a época estava com 88.000 km. Fui encaminhado para uma autorizada Bosch, onde após 03 meses e 4 mil reais o carro saiu, foi trocado todo o embuchamento da bomba e a única coisa que não foi trocado foi o corpo, porque segundo o bombista estava dentro das medidas e poderia ser reutilizado, já que se trata da peça mais cara da bomba.
O carro após sair ficou apresentando uma luz de injeção, mas sem falhas de funcionamento, depois de umas 15 entradas e saídas da bosch e todas as concessionarias Mitsubishi da região, foi encontrado que um dos sensores de rotação da bomba havia sido danificado durante a montagem e trocado pela empresa bosch sem problemas.
Nessas idas e voltas foi retirado o tanque para verificar seu estado e segundo a empresa estava bom, tudo no carro que não está perfeito e trocado.
Passei quase uma ano com o carro em pleno funcionamento e antes do carnaval novamente o carro parou, por sorte quando eu estava em um posto na minha cidade depois de retorna de viagem. Novamente fui a bosch após passar pela concessionaria e a maldita bomba denovo, dessa vez o corpo.
Moral da historia o carro está desde fevereiro esperando outro corpo. O valor do novo serviço deve chegar há mais de 8 mil. E o que me foi dito na bosch não tem o que ser feito o tanque solta pequenas particular que o filtro não consegue segurar pelo tamanho das partículas e isso destrói a bomba.
Comprei um sonho e uma bomba explodiu a admiração que tinha por essa lenda.
"O carro a lenda"
Não queria me desfazer, mas é o que resta pois passa mais tempo na oficina, e não tenho o menor apoio da montadora, que sabe do problema e não resolve.
Porque não fazer o recall do tanque????
A marca dos 3 diamantes está vendendo pedras falsas, que quebram nossa satisfação.
Teu problema é simples: Diesel! Compra uma pajero a gasolina e vais rodar 1 milhão de km sem maiores incomodações.
faz as contas e vais ver que quase tudo que tu economizou em combustível foi gasto em manutenção. já tive mais de uma camionete a diesel e não acredito mais nessa ilusão. É ótimo pra quem compra 0km, roda uns 3 anos e vende. Agora, comprar uma com mais de 150 mil km, é fria. Aí é melhor ir no 6zão, sem sombra de dúvida.
Hoje eu e minha esposa andamos de 6 caneco, uma ranger e uma veracruz, e estamos muito satisfeitos. Gasta um pouco mais no posto, mas a preocupação com mecânica é mínima. Nada de bomba, turbina, filtro, pré-filtro, pos-filtro, bico queimando, aquecimento... é só abastecer, trocar o óleo e o filtro, com um bom óleo sintetico a cada 10 mil, e ser feliz.
neilsonhenriques
21/05/2015, 12:30
Teu problema é simples: Diesel! Compra uma pajero a gasolina e vais rodar 1 milhão de km sem maiores incomodações.
Eu falo isso pra todo mundo e ninguém acredita em mim. Motor a gasolina não dá dor de cabeça. Mecânica simples e descomplicada... só 2 sensores mais sensíveis (fluxo de ar e sonda lambda) e pronto. Ainda custa R$ 30 mil a menos, menos IPVA e seguro mais barato (porque não é visado pra roubo).
O problema é que os fabricantes de SUV não estão mais investindo em carros a gasolina.
A Land Rover já não vende mais o Discovery 4 V8. Agora, só diesel.
A Jeep com o Renegade Trailhawk, só diesel.
Não estão projetando motores a gasolina V6 e V8 mais econômicos e potentes. Agora está tudo voltado pro downsizing (motores pequenos e cheios de parafernália eletrônica pra dar merda). :-|
Moipessoa
21/05/2015, 12:56
...
Caro "Moipessoa" ... Vi na sua "assinatura" que você teve uma L200 Outdoor e lembrei-me que tenho um amigo que tem uma L200 outdoor ... tirou zerada e está com a viatura há mais ou menos 5 anos ... no dia-a-dia utiliza ela entre seu sítio, cidade (onde trabalha) e viagens ... jamais teve quaisquer problemas com a viatura, a não ser as revisões periódicas ... por incrível que pareça até pneus não gasta ... está ainda com os originais Pirelli e já rodou 101.000 kms ... e ainda tem capacidade para rodar pelo menos mais uns 10.000 kms ... e você tem razão ... o atendimento das concessionárias Mitsubishi para com usados fora da garantia deixa muito a desejar ... "esfolam" os usuários no preço de peças e serviços e a qualidade de serviços não é lá essas coisas ... muitos acessam a concessionária apenas para obter aquele tal "carimbo" nos manuais, na expectativa de melhorar a liquidez na revenda, eis que há pretendentes que valorizam isso ...
Forte abraço a todos.
não fiquei traumatizado com o carro, fiquei traumatizado com a bosta de atendimento da concessionária e o fato deles não conhecerem o q vende, rsrsrsrs.
só tive 2 problemas com a minha, que foram resolvidos em mecânico de confiança (troca de junta do cabeçote e turbina carbonizada).
se dependesse da ccs pra resolver esses dois problemas... era 1 turbina nova e 1 motor na caixa.
rodei pouco mais de 70mil km com a minha, e não abriria o motor tão cedo. ela estava com quase 130 mkm (acho q foi essa km) quando vendi.
A Pajero durante 01 ano não tive qualquer problema e estava satisfeito ate com a concessionaria, pois estava fazendo todas as revisões e tudo corria muito bem, é um pouco caro, mas tava tudo ótimo.
Após o primeiro problema me irritei, mas após alguns meses de resolvido já tinha esquecido, mas o problema é que o mesmo problema em tão pouco tempo e não tem o que ser feito, pois é defeito do tanque não só da minha, mas de todas as Pajeros Full, ou seja de 2002 há 2015, a diferença é que nas após 2008 não é a bomba que quebra e sim os bicos. Por exemplo a Triton que tem tanque de plastico não sofre com esses problemas. Quanto a usar carros a gasolina, tenho outros carros, mas nenhum era um sonho como a pajero, tenho carros que as pessoas consideram melhores que a pajero, mas pra min não é a mesma coisa que a pajero, a questão do diesel não é só economia eu gosto do carro era um sonho.
Vi muita gente falando de quilometragem e abrir motor, se uma motor precisar ser refeito antes de 500 mil km é pq não teve cuidados ou pq não presta. Tive um civic, rodei 100 mil em um ano, vendi o carro com 250 mil km em 3 anos de uso, o carro não tinha nada de borra, apenas manutenção pela quilometragem. Então o problema não é a quilometragem ou o ano do carro é que o carro tem uma falha grave que não pode ser evitada independente de manutenção.
christian hackbarth
21/05/2015, 19:40
Acho que os motores diesel de hoje duram significativamente menos que os movidos a gasolina. independente de marca, vejo muito mais gente sofrendo com manutenção de diesel que de gasolina. Mas isso é algo pessoal, as vezes. quem gosta de diesel vai defender seu uso até o ultimo centavo. eu não tenho problema em voltar a usar diesel, desde que as experiências dos outros mostrem que o custo de rodagem e a incomodação se tornem menores que no motor a gasolina.
A pajero tem versao v6, e deve ser ótima.
neilsonhenriques
21/05/2015, 19:52
A pajero tem versao v6, e deve ser ótima.
Minha mulher tem uma Full 3 portas 2015. Ainda está com 6.000 km e não dá pra falar nada. Vamos aguardar mais uns anos e ver o que acontece.
Walter da Camper
21/05/2015, 20:35
No Brasil os motores diesel ganharam fama de resistentes e duráveis na época em que as caminhonetes (F1000, D20, Band) utilizavam motores de caminhão 3/4, porque não havia disponibilidade de motores pequenos.
Embora não andassem, vibrassem e fizessem barulho, esse motores eram tão bons no quesito durabilidade, que mesmo depois de 25 anos a fama continua e os motores modernos, que em nada se assemelham com aqueles (exceto por serem movidos a diesel) continuam se beneficiando dessa fama. O subconsciente coletivo ainda associa diesel a durabilidade, mas ignora-se que isso só se aplica a motor de caminhão (com muito cilindrada e pouco giro).
Sem botar lenha na discussão dieselXgasolina, mas encher os 90lts da Pajero V6 é doído.
Se bem.que.o.diesel S10.ta quase o mesmo preço da gasosa...
SergioMedeiros
22/05/2015, 03:40
A maior diferença entre Diesel e Gasolina não é o valor, e sim a autonomia....
Esse problema do tanque é muito antigo e já deu o que falar. Se pesquisar aqui mesmo pelo fórum, deverá encontrar alguns relatos.
Essa de diesel x gasolina, sério, essa ladainha só existe por esses meios virtuais. E isso só vai acabar quando (se) algum dia liberarem pra qualquer veículo brasileiro a rodar com diesel. Aí, os "cumpanheiros" do fórum vão ver que toda a frota de táxis nacional não usará mais gás/gasolina, e sim diesel. E verá os pequenos motores a diesel, cheios de eletrônica atingirem 1,1 milhão de kms, sem abrir, como o táxi que vi em portugal e o melhor o dono não estar nem um pouco preocupado, e fazendo "só 30 km/l de diesel".
Pergunta a um dono de frota de vans se ele quer van a gasolina. Ou pergunta a mim, dono de frota de táxis, se não quero um táxi a diesel? Em portugal, fiz boas amizades com taxistas de lá, troquei cartões e experiências. 99,9% dos táxis são diesel. Possuo uma frota de táxi aqui no rio e só de diferença de consumo gasolina (sem gás) x diesel são mais de R$ 30 mil! EU DISSE 30 MIL REAIS POR TÁXI POR ANO! Com o gás, a diferença cai para uns 15 mil. E ainda piora a manutenção. Gastar 8 mil em manutenção de bomba é caro!? Dá vontade de tirar foto da minha tabela de manutenção dos meus táxis! kkkkkkkk E estou falando de sedans! Não veículos 4x4 com motores com o dobro/triplo de tamanho e peso!
Isso sem colocar manutenções como troca de correia dentada (os motores a diesel pequenos dos taxis europeus também possuem, mas no caso de SUVs, a maioria é tocada por corrente ou engrenagem nos diesel e nos a gasolina sempre com correia dentada), velas, cabo de velas e bobinas. Só nessas trocas por táxi (agravado pelo uso de gás, do contrário é impossível sobreviver) o gasto de manutenção CORRETIVA em 400 mil kms supera a manutenção CORRETIVA de uma van com 900 mil kms rodados, como já comparei por interesse em entrar nesse ramo, com várias em altas kms e que só trocam óleo e filtros, ou seja, praticamente só fazem preventiva! Enquanto eu, motor a gasolina com 200, 300, 400 mil kms!??!?!?! Vocês sabem o que é isso? Meus táxis atingem essa km em 3 anos de uso! Vela original dura 10-15 mil km. Correita dentada troca com 20 mil km! Bobina nova com 40 mil km já era. Eu tenho/tive praticamente todo carro a gasolina vendido no mercado, e só mantenho os bons de praça, que não pesam na manutenção. Nas vans? No geral, não tem surpresa! Você troca o que você sabe que vai precisar trocar! Esticador de correia de serviço, polias, alternador, coxins de motor, câmbio, etc, sem surpresas. E fazer essa comparação van x sedan é um absurdo. São propósitos completamente distintos e em curto /médio prazo (tipo 200 mil kms) a manutenção da van é muito mais cara devido a própria preventiva. Imagine comparar um sedan gasolina x sedan diesel em longo prazo. Com a diferença de gasto dá pra comprar um imóvel!
Motor diesel sempre teve fama de ser um motor fresco. Não pode ligar e sair andando na mesma hora, vibra, fede, não rende em alta, vaza pra todo lado, etc, e várias outras coisas que foram sendo amenizadas e corrigidas com a evolução da engenharia. Os motores diesel atuais vibram menos, injetam só o necessário, evitando desperdício e carbonização, se protegem em caso de falhas, extraem centenas de cv e dezenas de kgf de torque, funcionam com lubrificantes melhores e são fabricados com materiais mais resistentes. Por isso são mais caros! Não tem a ver com fama, ideologia, etc. O fato de durarem mais não é um fato histórico devido a equiparem caminhonetes com motor de caminhão! Até porque o motor de caminhão segue a mesma concepção! O fato de ser HSD ou LSD só tem a ver com a aplicação. Não faz sentido fazer um motor de ônibus ou caminhão HSD, pois um ônibus não foi feito pra correr, e sim para carregar/transportar e necessita funcionar em baixas rotações para ser eficiente. Uma caminhonete moderna não faz sentido ser LSD, pois não irá transportar tanta carga assim a ponto de limitar seu funcionamento. A durabilidade maior desses motores é oriunda de sua maior eficiência em baixa rotação, concepção simples e necessidade de peças mais resistentes para suportar as altas taxas de compressão. E não me venham com obsolescência programada e teorias da conspiração, ou ao menos tenham o bom senso de aplicar a teoria aos carros a gasolina também, pois ninguém merece trocar 1 bobina por cilindro a cada 6 meses sabendo que o motor não vai virar os 400 mil kms sem travar! Ou pior, pelo fato de ter usado 1 mês inteiro só de gasolina ou álcool, ter o veículo sem dar partida pois o motor "viciou" no combustível e precisar ser guinchado devido a uma sonda lambda.
Sou proprietário de uma Pajero Full 2007, há 03 anos. Adquiri o carro com 62.000 km, após ser avaliado em uma concessionaria da marca.
E por fim, o que aconteceu no seu veículo não tem nada a ver com o motor a diesel. Tem a ver com um erro de projeto grotesco do tanque que condenou a sua injeção. E acredito que tenha havido um recall branco desse problema que afetou também a L200 Triton, até porque há muito tempo não vejo alguém falando mais disso, nem em L200, nem em Pajero.
http://www.vrum.com.br/app/301,19/2010/05/20/interna_noticias,37943/transparencia-recall-branco-da-mitsubishi.shtml
E se o estrago já foi feito, sinceramente, a tendência é piorar. Eu não exitaria em trocar todos bicos e refazer a bomba, além de obviamente, resolver primeiro a causa do problema: trocar o tanque por um de plástico que não solte substâncias que irão atravessar o filtro e ferrar a bomba injetora. Se não existe original, pesquisaria um paralelo de boa qualidade.
E não se surpreenda com o tratamento e qualidade da mitsubish. Eu já entrei com minha pajero diesel 2.8 99 enguiçada devido a uma má regulagem da bomba injetora numa autorizada e saí de lá com um orçamento de R$ 20.000,00 que cobria apenas uma nova bomba injetora. Segundo os "especialistas mitsubish" eu ainda precisaria gastar um pouco mais trocando o bocal do tanque de combustível enferrujado, limpar o tanque e talvez em bicos injetores novos.
Gargalhei, tirei o veículo de lá, levei-o num bombista que mexia com vans e pequenos caminhões, o qual me cobrou em torno de R$ 150,00 na regulagem, me avisou pra não me preocupar pois, qualquer fuligem do bocal do tanque ficaria retida no filtro de combustível, bastando seguir a troca do filtro como prevista no manual impreterivelmente, me avisou que só limpava tanque de vans ou caminhões que tinham mais de 500 mil de kms rodados ou que tivessem mais de 20 anos de fabricação (do contrário, seria um gasto desnecessário, que bastaria trocar o filtro de combustível regularmente) e que os bicos só seriam afetados se eu marcasse bobeira na manutenção do filtro de ar/combustível.
A pajero hoje está com em torno de 400 mil km, sendo usada diariamente por um familiar, com o mesmo bocal do tanque enferrujado, está com os mesmos bicos, e levo 1 vez por ano pra regular a bomba/válvulas (manutenções que as mais novas, como a sua, dispensam).
Caro Jorgao ... belo comentário ... Tomei a liberdade de replicar no tópico abaixo o link da reportagem aqui aposto por você ... lá, um colega nosso está tentando encontrar solução (e as causas) para problemas na Triton dele, e vi certa semelhança do problema relatado por ele com o problema citado na reportagem ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/149708-quem-aqui-usa-diesel-s-10-teve-problemas-nos-bicos-parece-que-foi-isso-que-me-f-2.html
Abs.
A l200 trinton, sofre de um problema semelhante, mas um pouco diferente, por ter tanque de plastico, o da Full é de metal, e por mais novo que seja, solta o revestimento. A mitsubishi entrou em contato e ficou de me dar um retorno de como poderia ser resolvido o problema.
Esse problema do tanque é muito antigo e já deu o que falar. Se pesquisar aqui mesmo pelo fórum, deverá encontrar alguns relatos.
Essa de diesel x gasolina, sério, essa ladainha só existe por esses meios virtuais. E isso só vai acabar quando (se) algum dia liberarem pra qualquer veículo brasileiro a rodar com diesel. Aí, os "cumpanheiros" do fórum vão ver que toda a frota de táxis nacional não usará mais gás/gasolina, e sim diesel. E verá os pequenos motores a diesel, cheios de eletrônica atingirem 1,1 milhão de kms, sem abrir, como o táxi que vi em portugal e o melhor o dono não estar nem um pouco preocupado, e fazendo "só 30 km/l de diesel".
Pergunta a um dono de frota de vans se ele quer van a gasolina. Ou pergunta a mim, dono de frota de táxis, se não quero um táxi a diesel? Em portugal, fiz boas amizades com taxistas de lá, troquei cartões e experiências. 99,9% dos táxis são diesel. Possuo uma frota de táxi aqui no rio e só de diferença de consumo gasolina (sem gás) x diesel são mais de R$ 30 mil! EU DISSE 30 MIL REAIS POR TÁXI POR ANO! Com o gás, a diferença cai para uns 15 mil. E ainda piora a manutenção. Gastar 8 mil em manutenção de bomba é caro!? Dá vontade de tirar foto da minha tabela de manutenção dos meus táxis! kkkkkkkk E estou falando de sedans! Não veículos 4x4 com motores com o dobro/triplo de tamanho e peso!
Isso sem colocar manutenções como troca de correia dentada (os motores a diesel pequenos dos taxis europeus também possuem, mas no caso de SUVs, a maioria é tocada por corrente ou engrenagem nos diesel e nos a gasolina sempre com correia dentada), velas, cabo de velas e bobinas. Só nessas trocas por táxi (agravado pelo uso de gás, do contrário é impossível sobreviver) o gasto de manutenção CORRETIVA em 400 mil kms supera a manutenção CORRETIVA de uma van com 900 mil kms rodados, como já comparei por interesse em entrar nesse ramo, com várias em altas kms e que só trocam óleo e filtros, ou seja, praticamente só fazem preventiva! Enquanto eu, motor a gasolina com 200, 300, 400 mil kms!??!?!?! Vocês sabem o que é isso? Meus táxis atingem essa km em 3 anos de uso! Vela original dura 10-15 mil km. Correita dentada troca com 20 mil km! Bobina nova com 40 mil km já era. Eu tenho/tive praticamente todo carro a gasolina vendido no mercado, e só mantenho os bons de praça, que não pesam na manutenção. Nas vans? No geral, não tem surpresa! Você troca o que você sabe que vai precisar trocar! Esticador de correia de serviço, polias, alternador, coxins de motor, câmbio, etc, sem surpresas. E fazer essa comparação van x sedan é um absurdo. São propósitos completamente distintos e em curto /médio prazo (tipo 200 mil kms) a manutenção da van é muito mais cara devido a própria preventiva. Imagine comparar um sedan gasolina x sedan diesel em longo prazo. Com a diferença de gasto dá pra comprar um imóvel!
Motor diesel sempre teve fama de ser um motor fresco. Não pode ligar e sair andando na mesma hora, vibra, fede, não rende em alta, vaza pra todo lado, etc, e várias outras coisas que foram sendo amenizadas e corrigidas com a evolução da engenharia. Os motores diesel atuais vibram menos, injetam só o necessário, evitando desperdício e carbonização, se protegem em caso de falhas, extraem centenas de cv e dezenas de kgf de torque, funcionam com lubrificantes melhores e são fabricados com materiais mais resistentes. Por isso são mais caros! Não tem a ver com fama, ideologia, etc. O fato de durarem mais não é um fato histórico devido a equiparem caminhonetes com motor de caminhão! Até porque o motor de caminhão segue a mesma concepção! O fato de ser HSD ou LSD só tem a ver com a aplicação. Não faz sentido fazer um motor de ônibus ou caminhão HSD, pois um ônibus não foi feito pra correr, e sim para carregar/transportar e necessita funcionar em baixas rotações para ser eficiente. Uma caminhonete moderna não faz sentido ser LSD, pois não irá transportar tanta carga assim a ponto de limitar seu funcionamento. A durabilidade maior desses motores é oriunda de sua maior eficiência em baixa rotação, concepção simples e necessidade de peças mais resistentes para suportar as altas taxas de compressão. E não me venham com obsolescência programada e teorias da conspiração, ou ao menos tenham o bom senso de aplicar a teoria aos carros a gasolina também, pois ninguém merece trocar 1 bobina por cilindro a cada 6 meses sabendo que o motor não vai virar os 400 mil kms sem travar! Ou pior, pelo fato de ter usado 1 mês inteiro só de gasolina ou álcool, ter o veículo sem dar partida pois o motor "viciou" no combustível e precisar ser guinchado devido a uma sonda lambda.
E por fim, o que aconteceu no seu veículo não tem nada a ver com o motor a diesel. Tem a ver com um erro de projeto grotesco do tanque que condenou a sua injeção. E acredito que tenha havido um recall branco desse problema que afetou também a L200 Triton, até porque há muito tempo não vejo alguém falando mais disso, nem em L200, nem em Pajero.
http://www.vrum.com.br/app/301,19/2010/05/20/interna_noticias,37943/transparencia-recall-branco-da-mitsubishi.shtml
E se o estrago já foi feito, sinceramente, a tendência é piorar. Eu não exitaria em trocar todos bicos e refazer a bomba, além de obviamente, resolver primeiro a causa do problema: trocar o tanque por um de plástico que não solte substâncias que irão atravessar o filtro e ferrar a bomba injetora. Se não existe original, pesquisaria um paralelo de boa qualidade.
E não se surpreenda com o tratamento e qualidade da mitsubish. Eu já entrei com minha pajero diesel 2.8 99 enguiçada devido a uma má regulagem da bomba injetora numa autorizada e saí de lá com um orçamento de R$ 20.000,00 que cobria apenas uma nova bomba injetora. Segundo os "especialistas mitsubish" eu ainda precisaria gastar um pouco mais trocando o bocal do tanque de combustível enferrujado, limpar o tanque e talvez em bicos injetores novos.
Gargalhei, tirei o veículo de lá, levei-o num bombista que mexia com vans e pequenos caminhões, o qual me cobrou em torno de R$ 150,00 na regulagem, me avisou pra não me preocupar pois, qualquer fuligem do bocal do tanque ficaria retida no filtro de combustível, bastando seguir a troca do filtro como prevista no manual impreterivelmente, me avisou que só limpava tanque de vans ou caminhões que tinham mais de 500 mil de kms rodados ou que tivessem mais de 20 anos de fabricação (do contrário, seria um gasto desnecessário, que bastaria trocar o filtro de combustível regularmente) e que os bicos só seriam afetados se eu marcasse bobeira na manutenção do filtro de ar/combustível.
A pajero hoje está com em torno de 400 mil km, sendo usada diariamente por um familiar, com o mesmo bocal do tanque enferrujado, está com os mesmos bicos, e levo 1 vez por ano pra regular a bomba/válvulas (manutenções que as mais novas, como a sua, dispensam).
Velho, tu falou tudo o que eu penso e nunca tive saco pra escrever sobre isso!! Tens experiência, vivência e tem embasamento. Deu, acabou a discussão!
Eu tenho uma 99 V6 3.5 que terei que refazer o motor com 92 mil km pq tá rajando bronzina (coisa de Chevette velho) e a pressão do óleo cai... vou tomar no rabo em 7-8 mil pra fazer o motor ou faço uma gambiarra e vendo pra comprar uma Diesel. E já tomei essa decisão.
Já trabalhei na Dana, na parte de consultor de Promoção e vivia no meio dos técnicos. Diesel é o que é. Ponto final. Material de melhor qualidade, torque e durabilidade. Para nosso tipo de carro (4x4, grande, robusto), tem que ser Diesel.
Tenho meu New Civic de uso diário e é meu melhor caro que já tive. Mas é pra uso doméstico, não pra sentar o pau como é um taxi. Para uso doméstico, vai de gasolina
É o que está fora do motor a Diesel que ferra ele, não é ele que é ruim! É gasolina, tanque mal projetado, falhas na manutenção preventiva e Diesel de merda.
A dica sobre trocar por um tanque de plástico é mais do que válida. Esse foi um puta erro de projeto da MIT.
Moipessoa
29/05/2015, 08:55
Velho, tu falou tudo o que eu penso e nunca tive saco pra escrever sobre isso!! Tens experiência, vivência e tem embasamento. Deu, acabou a discussão!
Eu tenho uma 99 V6 3.5 que terei que refazer o motor com 92 mil km pq tá rajando bronzina (coisa de Chevette velho) e a pressão do óleo cai... vou tomar no rabo em 7-8 mil pra fazer o motor ou faço uma gambiarra e vendo pra comprar uma Diesel. E já tomei essa decisão.
Já trabalhei na Dana, na parte de consultor de Promoção e vivia no meio dos técnicos. Diesel é o que é. Ponto final. Material de melhor qualidade, torque e durabilidade. Para nosso tipo de carro (4x4, grande, robusto), tem que ser Diesel.
Tenho meu New Civic de uso diário e é meu melhor caro que já tive. Mas é pra uso doméstico, não pra sentar o pau como é um taxi. Para uso doméstico, vai de gasolina
É o que está fora do motor a Diesel que ferra ele, não é ele que é ruim! É gasolina, tanque mal projetado, falhas na manutenção preventiva e Diesel de merda.
A dica sobre trocar por um tanque de plástico é mais do que válida. Esse foi um puta erro de projeto da MIT.
um entre tantos outros, e o pior que não reconhece, atuando preventivamente junto aos seus clientes (recal branco). é isso que frita o nome mitsubish no brasil.
Seria ótimo se alguém da Mit (verdadeiramente “de peso” dentro da marca, com poder de decisão, inteligência e dotado de sensibilidade) lesse pelo menos este tópico ... Na Toyota, sei que até o presidente da empresa preocupa-se com os problemas dos clientes ... sei que até costuma ligar nas concessionárias e procura saber das coisas e da satisfação dos clientes ... daí o pós-venda diferenciado por lá, em que pese abusarem de preços por isso e outras ...
Abs.
... A mitsubishi entrou em contato e ficou de me dar um retorno de como poderia ser resolvido o problema.
Caro tom ... que ótimo que a Mit pelo menos entrou em contato com você ... já está melhorando, mas ainda deixa muito a desejar! ... de outra forma, tem marcas por aí que sequer respondem ao clamor e reivindicações de seus clientes ... simplesmente ignoram! ... veja isso no site "ReclameAqui" e congêneres ... e deixam seu departamento jurídico a postos, para quaisquer eventualidades ... nisso, não medem esforços em gastar ...
Caro amigo, não deixe de nos manter informados de suas tratativas junto à Mit, da forma como estão lhe atendendo, de como está sendo solucionado seu problema e do desfecho (satisfatório, ou não) de sua "saga" ... isso é importante, não só para nos solidarizarmos com você, como também para pesarmos nossas decisões de compra num futuro próximo ... Forte abraço.
Só atualizando os nobre colegas, na sexta dia 29/05/15, o SAC da mitsubishi entrou em contato comigo, na pessoa da senhora Daiana, que é a consultora responsável por meu caso. Primeiro ela me disse que o problema era por falta de revisões, pois ela não encontrou as revisões do meu carro no sistema, informei que todas as revisões haviam sido feitas na concessionaria, perguntei se era gostaria de uma foto do meu manual, além de ter todas as ordens de serviços do carro, ela me disse que entraria em contato novamente com a cc e me retornava. Me retornou em 30 min, informando que realmente todas as revisões haviam sido feitas, mas a cc não havia lançado no sistema nacional. Me passou o telefone do Senhor Fernando Gerente de Pós venda da empresa em Pernambuco. Ao entrar em contato com o senhor citado ele foi no minimo, pouco cuidadoso, para não dizer mau educado, disse " o problema do seu carro é que o senhor deveria ter trocado a bomba de óleo, mas não trocou", questionei que isso nunca me foi dito ele disse que havia sido dito, mas como tenho todas as ordem de serviços em nenhuma consta isso, ele pediu que levasse o carro, para ser verificado o problema, disse que o carro não tinha mais problemas, pois já havia resolvido do meu próprio bolso, ele teve a coragem de me perguntar de que eu estava reclamando. Desliguei e entrei em contato com o SAC que ficou de me retorna. Já estava com raiva agora piorou, estava pensado em pegar uma Triton e continuar com a Pajero, nunca mais piso na mitsubishi se antes ainda existia alguma credibilidade, pelo que o carro me proporciona quando funciona os funcionários acabaram em poucos dias.
Só atualizando os nobre colegas, na sexta dia 29/05/15, o SAC da mitsubishi entrou em contato comigo, na pessoa da senhora Daiana, que é a consultora responsável por meu caso. Primeiro ela me disse que o problema era por falta de revisões, pois ela não encontrou as revisões do meu carro no sistema, informei que todas as revisões haviam sido feitas na concessionaria, perguntei se era gostaria de uma foto do meu manual, além de ter todas as ordens de serviços do carro, ela me disse que entraria em contato novamente com a cc e me retornava. Me retornou em 30 min, informando que realmente todas as revisões haviam sido feitas, mas a cc não havia lançado no sistema nacional. Me passou o telefone do Senhor Fernando Gerente de Pós venda da empresa em Pernambuco. Ao entrar em contato com o senhor citado ele foi no minimo, pouco cuidadoso, para não dizer mau educado, disse " o problema do seu carro é que o senhor deveria ter trocado a bomba de óleo, mas não trocou", questionei que isso nunca me foi dito ele disse que havia sido dito, mas como tenho todas as ordem de serviços em nenhuma consta isso, ele pediu que levasse o carro, para ser verificado o problema, disse que o carro não tinha mais problemas, pois já havia resolvido do meu próprio bolso, ele teve a coragem de me perguntar de que eu estava reclamando. Desliguei e entrei em contato com o SAC que ficou de me retorna. Já estava com raiva agora piorou, estava pensado em pegar uma Triton e continuar com a Pajero, nunca mais piso na mitsubishi se antes ainda existia alguma credibilidade, pelo que o carro me proporciona quando funciona os funcionários acabaram em poucos dias.
Tom, fiz o mesmo após o tratamento que recebi há anos atrás. Só abro exceção quando preciso comparar preço de peça original e normalmente, me alegro em saber que o preço não é caro comparado ao paralelo e compro peça original mesmo. Só assim que piso em concessionária. Em hipótese alguma eu compraria um mitsubish zero km novamente. E nem um semi-novo que estivesse em garantia. Mantenho minha velha pajero 99 por conta própria e com mecânicos de confiança. E faço questão de dizer a todos que não dispõe de tempo, conhecimento e paciência pra manter um veículo por conta própria, que é o mais comum e precisa do auxílio da montadora, experimentem uma toyota ou uma honda e vocês nunca mais vão trocar de marca. Sei de poucos que tiveram problema com toyota, mas com honda, simplesmente nunca ouvi falar. Se pintar algum caso, me arrisco a dizer que é intriga e que se correr atrás e pedir dados reais do caso vai descobrir que é mentira. Os caras não deixam ninguém mal atendido ou insatisfeito! Falo sério. Se tivesse que indicar uma montadora pra alguém que não quer dor de cabeça, sem dúvida, toyota ou honda. Tem SUV, 4x4, picape, etc, se der pra encaixar um carro deles no uso, vale a pena. Enfim, só compartilhando do seu desabafo.
Joaquim Carvalho
31/05/2015, 23:44
Tom. Qual foi a autorizada Bosch que vc foi aqui em Recife?
Em Recife fui na Norte Diesel, não sabem nada sobre a bomba do carro, dizem que fazem o serviço, tudo mentira, lhe pedem de 10 a 12 mil e mandam para Ouro Diesel em Campinas-SP, porque não tem o maquinário para calibrar a bomba. Existe em Pernambuco apenas uma autorizada Bosch que tem a mesa para calibragem da bomba fica em Belo Jardim, é de propriedade do senhor Edson, excelente profissional um ótimo atendimento e honesto.
Caro Tom ...
Relatos dessa natureza são extremamente preocupantes para quem está "entrando" na marca como eu ... e, por enquanto, estou gostando muito do veículo que adquiri ... por enquanto é só felicidade, e espero que isto não se transforme "num inferno" num futuro próximo ...
Quando puder, não deixe de falar pra esse "bando" aí que lhe atendeu, que você está colocando a "boca no trombone" ... e, se puder, vai lá no "ReclameAqui" e outros sites congêneres, e denuncie lá também ... e coloque nomes, tal como você fez aqui ... e diga a eles onde você está procedendo a sua reclamação, para eles irem lá tomarem conhecimento e verem que você não está "deixando barato" ... só assim este "bando" de incompetentes vão tomar vergonha na cara e "ficarem espertos"! ... tenho convicção de que a Mit tenha um departamento de comunicação/marketing para ver relatos dessa natureza na internet e zelar pelo nome da marca e satisfação de seus clientes ... Não é possível que os verdadeiros responsáveis pela Mit (se é que tenham um mínimo de inteligência), sabendo disso, não vão tomar alguma providência ... afinal, isso "queima" mesmo a marca! ... Lugar de gente assim é "na rua" e não ocupando cadeiras que poderiam ser ocupadas por quem verdadeiramente precisa trabalhar, honrar e sobrelevar o nome de uma instituição conhecida mundialmente pelos bons feitos que fez ...
Forte abraço e obrigado pelo "feedback" ... qualquer coisa, vai informando a gente aí!!!!
Só complementando ...
Se, por outro lado, e por acaso, as concessionárias, ou até mesmo as representações máximas da marca aqui no Brasil estão “trabalhando” no sentido de pressionarem seus funcionários para dificultarem as coisas para nós clientes consumidores, no sentido de “tirarem o corpo” não assumindo custos de sua responsabilidade própria, isso também acabará vindo à tona se adquirirmos essa prática de elevarmos nossas vozes “aos quatro ventos” ... aí sim ... fica caracterizado que a marca não está fazendo por ser digna do prestígio que goza e merecerá, de fato, ser queimada perante nós consumidores ...
Abs.
Moipessoa
01/06/2015, 14:35
gente, vcs entraram no fórum tem pouco tempo, deem uma pesquisa em post lá pelos anos 2006/2009, referente aos modelos Sport HPE, e verão como eram tratados os consumidores da Souza Ramos (empresa que produz carros e tem exclusividade na comercialização da marca Mitsubish no Brasil).
quem foi pro judiciário correr atrás de seus prejuízos, acabou ficando casado com a pick up até a separação em juizo (audiência judicial com representante da SR).
Então, esse comportamento da SR não é nenhum pouco novidade no fórum 4x4brasil.
escrevi um tempo atrás no tópico dos amantes da L200:"quer aprender de mecânica diesel? compre uma L200 e vai aprender com a pick up ou quebra o cofrinho se ficar por conta da montadora que não esta nem aí pros clientes". alguma dúvida? pague pra ver, mas tenha uns 20 contos sobrando (sem contar no valor do veículo) pra apostar...
Caro Tom ... vi lá no "ReclameAqui" sua reclamação, datada de 19/05/2015, ou seja, ao mesmo tempo que você abriu o tópico aqui, você também postou lá ... Parabéns!!! ... mal atendimento tem que ser espalhado prá tudo quanto é lado!
http://www.reclameaqui.com.br/13102871/mitsubishi/pajero-full/
Abs.
Caro Tom ...
Relatos dessa natureza são extremamente preocupantes para quem está "entrando" na marca como eu ... e, por enquanto, estou gostando muito do veículo que adquiri ... por enquanto é só felicidade, e espero que isto não se transforme "num inferno" num futuro próximo ...
Quando puder, não deixe de falar pra esse "bando" aí que lhe atendeu, que você está colocando a "boca no trombone" ... e, se puder, vai lá no "ReclameAqui" e outros sites congêneres, e denuncie lá também ... e coloque nomes, tal como você fez aqui ... e diga a eles onde você está procedendo a sua reclamação, para eles irem lá tomarem conhecimento e verem que você não está "deixando barato" ... só assim este "bando" de incompetentes vão tomar vergonha na cara e "ficarem espertos"! ... tenho convicção de que a Mit tenha um departamento de comunicação/marketing para ver relatos dessa natureza na internet e zelar pelo nome da marca e satisfação de seus clientes ... Não é possível que os verdadeiros responsáveis pela Mit (se é que tenham um mínimo de inteligência), sabendo disso, não vão tomar alguma providência ... afinal, isso "queima" mesmo a marca! ... Lugar de gente assim é "na rua" e não ocupando cadeiras que poderiam ser ocupadas por quem verdadeiramente precisa trabalhar, honrar e sobrelevar o nome de uma instituição conhecida mundialmente pelos bons feitos que fez ...
Forte abraço e obrigado pelo "feedback" ... qualquer coisa, vai informando a gente aí!!!!
Enasor, não se preocupe. O problema não são os veículos em si, mas o tratamento e o conhecimento dos "especialistas" que estão nas autorizadas. Depois que acabar a garantia do seu veículo, JAMAIS leve em uma autorizada. Eu sei que não devo generalizar, mas não há outra forma de dizer isso: Esses caras vão além da falta de conhecimento e falta de cuidado. Tem sabotagem mesmo! Má fé! E não são 10 casos isolados. São muitos, com fatos indubitáveis de sabotagem e má fé por parte desses caras. Não coloque o veículo na mão desses caras. Tem diversos excelentes mecânicos e oficinas que são honestas e confiáveis. Não tem porque depender de autorizada. No máximo, vá lá buscar/encomendar uma peça. Mas, não coloque o carro na mão deles.
E com relação a qualidade, pode ter certeza que essas pajeros full (GLS-B, GLS, etc, todas que são importadas) tem muita. Sem querer desmerecer, mas nem se compara aos mitsubishs montados aqui no brasil, vide as picapes L200, pajero TR4, etc. Digo por experiência própria! As importadas é tudo japonês e de fato com o padrão da mitsubish. Os montados aqui é padrão tupiniquim, com muitas peças substituídas por equivalentes nacionais, e infelizmente, montadas no padrão tupiniquim mesmo. Não difere em nada de muitos outros veículos montados no nosso país, com um alto índice de problemas e reclamações. Tenho uma GSL-B há 16 anos. E a qualidade do painel, dos periféricos, enfim tudo, é impressionante, mesmo após 16 anos de uso. Isso não existe nos nacionais, digo por experiência própria! Alegre-se e cuide bem da sua pajero, pois é um autêntico mitsubish japonês. Parafuso que o japonês apertou, pode ter certeza, não afrouxa kkkkkkkkk
Meu caro Moipessoa ... você tem razão em tudo que disse ... Abs.
Apenas para constar ... Tenho um colega de trabalho que tem uma pickup diesel L200 Outdoor que adquiriu zerada há uns 5 anos atrás ... está hoje com 101.000 kms ... utiliza a viatura no trajeto sítio, cidade (onde trabalha) e viagens ... quem olha a viatura pensa que está zerada ... até hoje só teve gastos com manutenções preventivas (filtros, óleo, etc.) ... até os pneus são os originais de fábrica ... ele comunga da mesma "cartilha" do amigo Jorgao ...
Abs.
Muito obrigado, meu caro Jorgao ... fiquei muito feliz e mais tranquilo com as suas palavras ... mas continuo solidário com o amigo Tom, revoltado e preocupado com o tratamento dispensado a ele por representantes da Mitsubishi ... uma hora a gente resolve trocar de viatura, e gostaria muito de trocar por outra Mit, pois estou muito satisfeito com o carro no momento ... mas, vendo relatos dessa natureza que o amigo Tom, e outros, expõem, sinceramente, a gente fica preocupado e pensando que irá passar pelos mesmos "calvários" ... e isso pesa muito na balança na hora "H" ... e acaba indo para outra marca, tal como o amigo Tom está pensando em fazer ... A Mit tem que pensar muito no pós-venda e na qualidade de atendimento, senão, vai "dançar" ... seus veículos vão ficar "mofando" nas concessionárias, mesmo sendo de qualidade boa ... O amigo Moipessoa citou, corretamente, que somos novos no site, na qualidade de efetivamente cadastrados ... porém, acompanho o site a longuíssima data (muito antes de 2006) e concordo com ele quanto ao péssimo retrospecto da relação SR x Consumidores e, por essa e outras, tenho visto que muitos colegas do forum, proprietários de Full, abandonaram a Mit e foram para outras marcas ... espero, sinceramente, não ser mais um a "engrossar" esta péssima estatística de fuga, no futuro ...
Forte abraço.
Bom Amigos eu tenho curto e objetivo comentário a fazer, não importa sobre que tipo carro que alguém possa ter, motor, modelo ou fabricante o que falta no Brasil é assistência técnica QUALIFICADA que sabe o que esta fazendo, e que vai te enrolar o tempo tudo!!!!!! Pode ter até Rolls-Royce mas no Brasil estamos ferrados porque não vai ter ninguém que sabe desmontar parafuso no carro corretamente........... Lamento mas é a pura verdade.......... o que falta é EDUCAÇÃO... EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO.
Atualizando o colegas o SAC da Mitsubishi entrou em contato comigo agora, dia 02/06/15, na pessoa da Senhora Rose, o que me foi informado é que o gerente deu a informação adequada como o carro não apresenta falha, a empresa não pode fazer nada.
Recomendação não compre um Mitsubishi, não pelos veículos, que são bons, mas pela empresa que trata o cliente como um idiota. Resultado do problema, gastei um bom dinheiro no carro em reparos, como gosto muito não vou vender vou ficar com ele e tentar resolver eu mesmo o que a empresa não fez.
Como diz a propaganda o que esperar de uma marca com 3 diamantes...
... como gosto muito não vou vender vou ficar com ele e tentar resolver eu mesmo o que a empresa não fez ...
Caro Tom ... acho que você tomou a melhor decisão em ficar com a viatura ... viatura confortável, espaçosa, segura, estável, robusta e confiável em longas viagens como esta é difícil de encontrar aqui no Brasil a um preço que caiba em nossos bolsos ...
Como você relatou no seu post inicial: "... o tanque solta pequenas particulas que o filtro não consegue segurar pelo tamanho das partículas e isso destrói a bomba.", pergunto-lhe:
Por acaso, você pretende trocar o tanque de combustível? Caso positivo, uma sugestão seria colocar de inox ... tem um cara em São Paulo que faz de inox náutico 316 (segundo ele, não enferruja nunca mais) ... e é bem mais barato que o original da Mit (que é metálico e passível de enferrujamento) ... caso seja de seu interesse, eu lhe passo o contato dele ... não o conheço pessoalmente (eu o descobri pesquisando pela internet e estabeleci contato com ele por telefone ... atendeu-me muito bem, na oportunidade!).
Abs.
E.T.:
Ah, sim! ... quanto a este "primor" de atendimento que o pessoal da Mitsubishi lhe proporcionou, não vou lhe sugerir para esquecer, porque seria pedir o impossível ... mas, abstraia-se disso ... é pra frente que se anda! ... curta esta belíssima viatura que você tem em mãos, sonho de consumo de muita gente, e que vai continuar lhe proporcionando outras muitas, e muitas, alegrias a ponto de você esquecer (ou melhor, relevar) o que investiu nela! Boa sorte e seja feliz!!!!
Obrigado pela atenção, gostaria do contato sim.
Possibilidades aventadas para corrigir o problema, o tanque foi retirado há um ano estava aparentemente intacto, pensei em revesti-lo, procurei algumas empresas, achei duas em São Paulo que fazem o serviço, custo por volta de 1.200 reais, vou ter que ir a São Paulo, ótima desculpa para uma viagem:cool:.
Pensei em usar o tanque da Triton que é de plastico, tem 90lts também, mas o desenho é diferente.
A momento o que foi pensado enquanto arrumo solução melhor, será colocado outro filtro em linha com o original, pensei no filtro Purifilt, ou qualquer outro filtro de carreta, já que os originais filtram até 20 mícrons e esse que citei até 04 ou 08 mícrons.
Obrigado pela atenção, gostaria do contato sim.
Possibilidades aventadas para corrigir o problema, o tanque foi retirado há um ano estava aparentemente intacto, pensei em revesti-lo, procurei algumas empresas, achei duas em São Paulo que fazem o serviço, custo por volta de 1.200 reais, vou ter que ir a São Paulo, ótima desculpa para uma viagem:cool:.
Pensei em usar o tanque da Triton que é de plastico, tem 90lts também, mas o desenho é diferente.
A momento o que foi pensado enquanto arrumo solução melhor, será colocado outro filtro em linha com o original, pensei no filtro Purifilt, ou qualquer outro filtro de carreta, já que os originais filtram até 20 mícrons e esse que citei até 04 ou 08 mícrons.
Quanto ao contato, post seu email, que lhe enviarei por email. Acredito ser contra as regras do site postar referências de empresas abertamente. Poderia lhe enviar por MP, mas, parece-me que você ainda não tem a quantidade mínima de posts suficientes para tramitar MPs com colegas do site.
Quanto a revestir o tanque, eu, particularmente, não o faria ... vai ficar um pouquinho só mais barato, e não fica tão bom e garantido quanto se fosse uma coisa perene. Acho que vale a pena gastar um pouco mais e "dormir tranquilo" ... e acho que uma viatura deste "naipe" merece uma coisa melhor! ... na verdade, a Mitsubishi deveria se envergonhar de colocar um tanque de péssima qualidade numa viatura dessas!!!!! ... e se não é de péssima qualidade é, no mínimo, mal estudado e mal dimensionado para as condições brasileiras, revelando uma falta de consideração e de respeito para com os clientes brasileiros ... caso contrário, já teria, há muito tempo, providenciado um "recall" do tanque, bocal, etc ... sei de casos que fez isso para determinados clientes ("recall branco"), o que piora as coisas, não o fazendo oficialmente, pois não se justifica discriminar os demais clientes, que também são dignos da mesma consideração ... mas, aí é aquela história, né???!!! ... o custo disso seria enorme ... estamos no Brasil ... o povo ainda não aprendeu a se unir e pleitear os seus direitos ... a justiça é lenta, pois está mal estruturada e "abarrotada" de casos a serem julgados ... aqui não tem instituições de defesa do consumidor sérias ... o pouco que temos (a exemplo do Procon, vive mal estruturado e "abarrotado") e dá até desânimo só de pensar em ir lá ... pensando bem ... vale mais a pena investir num bom departamento jurídico!!!!! ... e deixa a "turma" reclamar ... e quem não estiver satisfeito, vai comprar outro veículo!! ... e, no final das contas, dão boas risadas na nossa cara, como se fossemos "trouxas"!!!! ... e "vamo que vamo" ...
Quanto a colocar outro filtro em linha com o original, acho que já vi também alguns colegas aventando isto aqui no site em alguns tópicos (se você souber utilizar as ferramentas de procura do site, vai acabar encontrando). É uma adaptação que pode ajudar, prevenindo, minimizando ou até mesmo resolvendo o problema ... mas, mesmo assim, você estará sempre com "a pulga atrás da orelha", pois, afinal, é um paliativo ... e, ademais, não é uma coisa original do veículo ... se bem que tem coisas não originais que ficam bem melhores que as originais, a exemplo do tanque que já citamos! Rsrsrs.
Abs.
PAJERO FULL - TANQUE DE COMBUSTÍVEL – FERRUGEM – JULGAMENTO DE AÇÃO DE INDENIZAÇÃO
Relativamente ao assunto, apenas a título ilustrativo, submeto à apreciação dos colegas do fórum inteiro teor de ação judicial julgada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, para que cada um faça seu juízo de valor.
o link (Fonte: Site JUSBRASIL):
http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/137411192/recurso-civel-71005013511-rs/inteiro-teor-137411202
Poderia colocar simplesmente o link, mas, como para acessar o conteúdo há necessidade de cadastramento (grátis) no site da JUSBRASIL, alguns poderiam ter dificuldade de cadastramento ou de acesso ... e tal link, poderia ser, eventualmente, quebrado no futuro ...
Dados Gerais
Processo:
71005013511 RS
Relator(a):
Gisele Anne Vieira de Azambuja
Julgamento:
29/08/2014
Órgão Julgador:
Quarta Turma Recursal Cível
Publicação:
Diário da Justiça do dia 03/09/2014
Ementa
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM MARCAS DE FERRUGEM. CAMIONETE MITSUBISHI PAJERO FULL. ALEGAÇÃO DE VÍCIO OCULTO NO PRODUTO E RESPONSABILIDADE DAS RÉS COM BASE NO ARTIGO 18 (http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10605675/artigo-18-da-lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990) DOCDC (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/c%C3%B3digo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90). PRODUTO FORA DA GARANTIA. NECESSIDADE DE PERÍCIA. SENTENÇA DE EXTINÇÃO CONFIRMADA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO NÃO PROVIDO.
(Recurso Cível Nº 71005013511, Quarta Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Gisele Anne Vieira de Azambuja, Julgado em 29/08/2014)
TJ-RS - Recurso Cível : 71005013511 RS (http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/137411192/recurso-civel-71005013511-rs)
Inteiro Teor
Publicado por Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (http://tj-rs.jusbrasil.com.br/) - 9 meses atrás
Resumo (http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/137411192/recurso-civel-71005013511-rs)Ementa para Citação Inteiro Teor
PODER JUDICIÁRIO
RS
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PODER JUDICIÁRIO
TURMAS RECURSAIS
GAVA
Nº 71005013511 (Nº CNJ: 0024862-54.2014.8.21.9000)
2014/Cível
RECURSO INOMINADO. AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS. TANQUE DE COMBUSTÍVEL COM MARCAS DE FERRUGEM. CAMIONETE MITSUBISHI PAJERO FULL. ALEGAÇÃO DE VÍCIO OCULTO NO PRODUTO E RESPONSABILIDADE DAS RÉS COM BASE NO ARTIGO 18 (http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10605675/artigo-18-da-lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990) DO CDC (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91585/c%C3%B3digo-de-defesa-do-consumidor-lei-8078-90). PRODUTO FORA DA GARANTIA. NECESSIDADE DE PERÍCIA. SENTENÇA DE EXTINÇÃO CONFIRMADA PELOS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO NÃO PROVIDO.
Recurso Inominado
Quarta Turma Recursal Cível
Nº 71005013511 (Nº CNJ: 0024862-54.2014.8.21.9000)
Comarca de Lajeado
CESAR WALMOR BUBLITZ
RECORRENTE
RAMADA VEICULOS LTDA
RECORRIDO
MMC AUTOMOTORES DO BRASIL LTDA
RECORRIDO
ACÓRDÃO
Vistos, relatados e discutidos os autos.
Acordam as Juízas de Direito integrantes da Quarta Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do Estado do Rio Grande do Sul, à unanimidade, em negar provimento ao recurso.
Participaram do julgamento, além da signatária, as eminentes Senhoras Dr.ª Glaucia Dipp Dreher (Presidente) e Dr.ª Mirtes Blum.
Porto Alegre, 29 de agosto de 2014.
DRA. GISELE ANNE VIEIRA DE AZAMBUJA,
Relatora.
RELATÓRIO
CESAR WALMOR BUBLITS ajuizou AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS contra RAMADA VEÍCULOS LTDA. e MMC AUTOMOTORES DO BRASIL S.A.
Narrou que em 10/07/2010 adquiriu da primeira ré uma camionete com 61.800 quilômetros rodados, todavia, no começo de 2012 um frentista alertou que o condutor que levava o óleo diesel para o interior do tanque de combustível estava com sinais de ferrugem. Na primeira oportunidade levou-o à primeira requerida que disse ter procedido com uma limpeza do filtro para tentar resolver, o que achava que poderia ser problema de combustão. Como o problema persistiu o veículo foi levado até a oficina da primeira demandada novamente, onde disseram que haviam procedido com a troca do filtro e que isso deveria resolver o problema, mas que caso isso não acontecesse seria necessário que o autor adquirisse uma peça retificada ou recondicionada. O problema não cessou e após um tempo, finalmente, o autor descobriu, através de funcionários de uma revenda autorizada da Mitsubishi que o defeito era na bomba e que este foi ocasionado pela ferrugem no tanque. Procurou a primeira ré, mas esta não demonstrou nenhum interesse em proceder ao conserto. Narrou que mandou arrumar o automóvel na empresa BM Diesel, mas entende que a segunda demandada não poderia ter posto no mercado um veículo com uma peça defeituosa, que oxida com o passar do tempo, devendo responder pelo defeito. Pediu a condenação das rés ao pagamento de R$ 9.436,22 relativos a danos materiais e indenização a título de danos morais.
Na contestação (fls. 79 a 107) a primeira ré arguiu, preliminarmente, pela incompetência do Juizado Especial em dispor de tal matéria, devido a complexidade. Asseverou, ainda, a carência de ação pela inexistência de pretensão resistida. No mérito, alegou que enquanto o veículo estava protegido pela garantia, o autor nunca reclamara de qualquer defeito no automóvel, assim como não procedeu com as revisões e manutenções necessárias. Requereu o acolhimento da preliminar ou a improcedência da ação.
Na contestação (fls. 116 a 128) a segunda requerida arguiu, preliminarmente, pela incompetência do Juizado Especial para processar e julgar tal matéria devido a necessidade de perícia. No mérito, alegou não poder ser responsabilizado por um dano que não causara. Entendeu que o problema ocorrido no automóvel é decorrente da inércia do autor no que se refere à realização das revisões e manutenções. Requereu o acolhimento da preliminar ou a improcedência da ação.
A sentença decidiu por acolher a preliminar que arguiu pela incompetência do Juizado Especial neste caso concreto, extinguindo o feito sem julgamento de mérito.
Recorre a parte autora requerendo a reforma da sentença, pois entende que “a questão debatida não se reveste de complexidade a ponto de não poder ser julgada”. Alegou que as provas são suficientes para chegar a uma solução adequada.
Com contrarrazões.
É o relatório.
VOTOS
Dra. Gisele Anne Vieira de Azambuja (RELATORA)
Eminentes colegas:
Estou convencida do acerto da sentença.
A alegação é de vício no produto e de origem de fábrica, já não estando o veículo na garantia. Já as demandadas alegam que decorre da não manutenção. Contudo, ambas pleiteiam a realização de perícia técnica, e o indeferimento desta prova, com certeza cercearia o direito de defesa das demandadas, o que impõe o reconhecimento, também em respeito ao princípio constitucional da ampla defesa.
Ademais, a prova não é bastante a comprovar que o defeito é de fábrica, e que ocorreu em diversas camionetes do tipo, a impor às demandadas a indenização aqui pretendida. Necessidade de perícia técnica especializada para a comprovação do dano e sua origem
Nesse sentido:
COMPRA E VENDA DE VEÍCULO USADO. ALEGAÇÃO DE VÍCIO OCULTO NO MOTOR. NECESSIDADE DE PROVA PERICIAL PARA VERIFICAR SE O VÍCIO É ANTERIOR (OU NÃO) À VENDA. COMPLEXIDADE DA MATÉRIA QUE IMPOSSIBILITA O JULGAMENTO NESTA JUSTIÇA ESPECIALIZADA. 1. Depreende-se na leitura dos autos que o veículo contava com mais de dez anos de uso na data da celebração do contrato. 2. Os documentos juntados ao feito são insuficientes para que o Julgador forme a sua convicção quanto à origem do vício narrado na inicial. 3. De outra forma não poderia ser, porquanto foi realizada a reforma do motor do veículo dois anos antes da celebração do contrato de compra e venda. 4. Além do mais, as testemunhas ouvidas nada esclareceram sobre o vício apresentado no motor, referindo apenas que houve a compra de um novo motor para o automóvel. 5. Então, considerando que a prova carreada resume-se à declaração da parte autora e aos documentos por ela juntados (despesas de guincho, conserto do veículo, orçamentos e comprovantes de pagamentos), somente a prova pericial poderá informar se o alegado vício é precedente (ou não) à venda ou se trata de uso inadequado pelo consumidor. 6. Assim, tem-se como incompetente esta Justiça Especializada para apreciar o mérito dos pedidos iniciais, o que impõe a extinção do feito. SENTENÇA CONFIRMADA POR SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS. RECURSO DESPROVIDO. (Recurso Cível Nº 71004430492, Primeira Turma Recursal Cível, Turmas Recursais, Relator: Lucas Maltez Kachny, Julgado em 06/05/2014)
Diante disso, voto por confirmar a sentença que extinguiu o feito pela complexidade, e pela condenação do recorrente na sucumbência, fixados os honorários dos procuradores das res em 10% sobre o valor dado à causa.
Dr.ª Mirtes Blum - De acordo com o (a) Relator (a).
Dr.ª Glaucia Dipp Dreher (PRESIDENTE) - De acordo com o (a) Relator (a).
DR.ª GLAUCIA DIPP DREHER - Presidente - Recurso Inominado nº 71005013511, Comarca de Lajeado: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO. UNÂNIME."
Juízo de Origem: 1. VARA LAJEADO - Comarca de Lajeado
Amplie seu estudo
· Tópicos de legislação citada no texto
Artigo 18 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 (http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10605675/artigo-18-da-lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990)
Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 (http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10608773/lei-n-8078-de-11-de-setembro-de-1990)
Enasor, a ação mencionada foi tão somente extinta pelas limitações da Lei dos Juizados Especiais, que proíbe a realização de de prova pericial.
Portanto, o mérito do problema não foi debatido.
O juiz sentenciante poderia até ter declinado da competência, encaminhando o processo à uma das varas cíveis da comarca.
Entretanto, fez o que manda a lei: extinção pura e simples.
Portanto, a parte prejudicada (consumidor) poderá propor novamente a ação, bastando para isto pagar as custas judiciais.
Logicamente que, no decorrer da ação, ele terá que suportar os custos de uma perícia judicial.
E é este custo que faz muitos consumidores desistirem de processar o fabricante.
Se ele obtiver êxito na sua tese, sendo a ação julgada procedente, os valores das custas judiciais e da perícia serão reembolsados pelo Réu (fabricante).
Assim, pelo relato e convicção do Tom, creio que vale propor a ação.:concordo:
Caro Glaicon ... No mesmo dia que postei o "link" do julgamento, liguei para o autor da ação (Cesar Walmor Bublitz), que a propósito, também é advogado. Procurei saber dele o que efetivamente tinha ocorrido ... ele me disse exatamente isso que você citou ... que deveria entrar com a ação em outra instância ... só que ele resolveu "deixar prá lá" (deve ter tido lá suas fortes razões) ... mas ele disse que vale a pena, sim, entrar na justiça nestes casos ... segundo ele, é causa fácil de ganhar!
Abs.
Caro Glaicon ... No mesmo dia que postei o "link" do julgamento, liguei para o autor da ação (Cesar Walmor Bublitz), que a propósito, também é advogado. Procurei saber dele o que efetivamente tinha ocorrido ... ele me disse exatamente isso que você citou ... que deveria entrar com a ação em outra instância ... só que ele resolveu "deixar prá lá" (deve ter tido lá suas fortes razões) ... mas ele disse que vale a pena, sim, entrar na justiça nestes casos ... segundo ele, é causa fácil de ganhar!
Abs.
Enasor, não considero assim tão fácil. O risco de perda da ação existe, advindo o ônus da sucumbência, com as custas processuais, honorários periciais e do advogado da outra parte.
Porém, o que tenho observado em alguns julgados que estudo é o seguinte: veículo com termo de garantia expirado há muito tempo, é bem provável que a ação seja perdida pelo consumidor, pois o fabricante não atuou de forma prejudicial na construção do mesmo.
Afinal, você pode continuar fazendo revisões periódicas na concessionária depois de encerrada a garantia, e uma peça qualquer estragar pela fadiga ou fim da vida útil.
A responsabilidade do fabricante não pode se perpetuar, concluindo.
Nestes casos, portanto, não recomendo propor ação.
Agora, nos casos em que o veículo saiu há pouco tempo da garantia e alguma peça de conhecida longa duração estragasse, aí já vi o consumidor ganhar a ação, pois é da mente do "homem comum" que aquela peça tenha sido projetada para considerável duração.
Um caso desses foi de um veículo Santa Fé, onde o motor sofreu danos nas peças internas, e a concessionária alegou uso de combustível de má qualidade.
O juiz e o tribunal de justiça, ao formarem suas convicções nas decisões, entenderam que seria estranho o consumidor comprar veículo tão caro e, depois, querer economizar na gasolina.
Assim, ele ganhou o direito de ter o motor substituído, inclusive com liminar, para que a troca fosse feita logo no começo da ação.
Por isso, para cada caso, um estudo detalhado.:concordo:
Meu caro Glaicon ... você tem razão! ... Obrigado e parabéns pelos brilhantes esclarecimentos ... Abs.
Boa tarde, o filtro em linha não deu muito certo, ficou restringindo a vasão para a bomba e o carro perdeu força, pedi uma novo tanque com um tal tratamento diferente de uma empresa do RS, vamos esperar chegar pra ver se presta. O carro está original e andando muito.
Sergio c
09/06/2015, 13:37
O problema de se colocar filtros auxiliares de combustíveis em veículos mais modernos reside no fato de que, a bomba que "suga" o combustível do tanque já é projetada com pouca margem acima de resistência de trabalho, sendo que, seguidamente, quando o filtro está meio sujo, restringindo a passagem do combustível, o veículo já começa a perder força até que não liga mais.
Um filtro auxiliar novo, não projetado para o veículo, juntamente com o filtro original tb novo, pode até trabalhar bem por um tempo, mas vai dar problemas antes do que somente o filtro original atuando.
Walter da Camper
09/06/2015, 17:01
O risco da ação judicial é o perito apontar a possibilidade do veículo ter sido abastecido com combustível fora da especificação (adulterado) em algum momento durante os anos de uso e, a partir daí, o Juiz considerar que a responsabilidade não foi do fabricante. Nesse caso, além de não receber indenização, o propriOtário tem que pagar as custas do processo, os honorários do perito, de seu adv. e do adv. da Mit.
Justiça é um jogo de sorte X azar.
Após muitas dores de cabeça e problemas ela está de volta, o que aconteceu, em junho o carro saiu, com menos de 30 dias voltou pra oficina o novo corpo estava prendendo o que fazia o carro oscilar muito em marcha lenta, foi pedido outro corpo a empresa que já quando instalado ficou travando também, veio o terceiro corpo que esse deu certo, deu um baita trabalho fazer a regulagem no carro e após 02 meses ou seja em agosto o carro saiu. Após muitas duvidas contas e vários test drives, resolvi casar com o carro, comprei uma bomba nova na Mitsubishi, o carro está rodando com a que foi recuperada e já tenho uma guardada. Como ficou a bomba com o corpo recuperado, o carro ficou 95% perfeito, quando ando acima de 180km/h e perto dos 4 mil giros as vezes ele acende as luzes do controle de estabilidade, as duas luzes, não altera o comportamento é só aliviar o acelerador q elas apagam e pode continuar andando. Está com o consumo normal por volta de 7km/l, Só ando com o pé embaixo de 160 pra lá.
Esperar para ver ate onde roda essa bomba que está no carro e tem uma de reserva, ainda está com tanque original, o tanque que tentei comprar do RS não deu certo, quando precisar colocar a bomba nova vou ver o que fazer se uma tanque novo de plastico ou fazer algum tratamento em meu tanque.
Final da historia só bastou uma viagem para eu não querer mais vender o carro.
Após todos os problemas, hora de melhorar o brinquedo, o novo plano e aumentar a cavalaria dela para 195cv estou em busca de qual a melhor forma de fazer, sei que a serie DAKAR de 2007 tem 195cv, estou vendo como isso pode ser feito sem destruir meu carro.
Aqui na minha família somos clientes Mit desde 1993 quando veio a L-200 4wd, e nunca tivemos problemas com nenhum veiculo da marca, hj tenho meu primeiro Diesel que é uma Dakar que está com 55.000km e só tive alegria. Porem sempre cuidamos muito bem dos nosso carro usando sempre combustível aditivado, troca de óleo e filtro sempre em dia e pronto!
Hj Estamos com 3 Pajero Full (2008, 2010 Blindada e 2014), 1 Asx 2011, 2 TR4 (2007 e 2012) e a Dakar 2013 e 0 de problemas.
Após muitas dores de cabeça e problemas ela está de volta, o que aconteceu, em junho o carro saiu, com menos de 30 dias voltou pra oficina o novo corpo estava prendendo o que fazia o carro oscilar muito em marcha lenta, foi pedido outro corpo a empresa que já quando instalado ficou travando também, veio o terceiro corpo que esse deu certo, deu um baita trabalho fazer a regulagem no carro e após 02 meses ou seja em agosto o carro saiu. Após muitas duvidas contas e vários test drives, resolvi casar com o carro, comprei uma bomba nova na Mitsubishi, o carro está rodando com a que foi recuperada e já tenho uma guardada. Como ficou a bomba com o corpo recuperado, o carro ficou 95% perfeito, quando ando acima de 180km/h e perto dos 4 mil giros as vezes ele acende as luzes do controle de estabilidade, as duas luzes, não altera o comportamento é só aliviar o acelerador q elas apagam e pode continuar andando. Está com o consumo normal por volta de 7km/l, Só ando com o pé embaixo de 160 pra lá.
Esperar para ver ate onde roda essa bomba que está no carro e tem uma de reserva, ainda está com tanque original, o tanque que tentei comprar do RS não deu certo, quando precisar colocar a bomba nova vou ver o que fazer se uma tanque novo de plastico ou fazer algum tratamento em meu tanque.
Final da historia só bastou uma viagem para eu não querer mais vender o carro.
Após todos os problemas, hora de melhorar o brinquedo, o novo plano e aumentar a cavalaria dela para 195cv estou em busca de qual a melhor forma de fazer, sei que a serie DAKAR de 2007 tem 195cv, estou vendo como isso pode ser feito sem destruir meu carro.
Prezado amigo Tom ...
Acompanhei seu caso desde o início e fico feliz com o desfecho feliz de sua saga:
Vi, agora, com regozijo, num outro tópico do site “4x4”, um comentário seu onde você faz uma reverência à sua viatura nos seguintes termos: “Tenho um tópico sobre minha saga com minha amada Full”. Traz-nos muito conforto ver isso!!!!
Agora, que as coisas, felizmente, estão bem, gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
1. No “link” acima, relativo à sua reclamação no site ReclameAQUI, vemos o seguinte desfecho: “Voltaria a fazer negócio: Sim – Nota 10”. O que o levou a dar este feedback positivo?
2. Vi que você resolveu permanecer com o seu tanque atual e, também, com a sua bomba injetora atual. Por acaso você efetuou uma limpeza no tanque e na sua linha? Mexeu em bicos, filtros?
3. Qual combustível você está utilizando atualmente? S10 ou S500? Deram-lhe algum conselho quanto a usar um, ou outro?
Abs.
E.T.:
Vou lhe dar 2 humildes opiniões:
- Vi que você gosta de andar de pé embaixo (“Só ando com o pé embaixo de 160 pra lá”). Às vezes ultrapassa até 180 kms/hora!!!!. Fica a sugestão para aliviar o pezinho. Essas viaturas não foram feitas para correr tanto, em que pese ter recursos suficientes para tirá-lo com vida de boas enrascadas por excesso de velocidade. Mas tem hora, que poderá ficar difícil até mesmo para o seu anjo da guarda, não é mesmo? Queremos tê-lo entre nós por muitos e muitos anos, viu????!!!! Rsrsrs. Além do mais, acima de 120 kms/hora é considerado uso severo da viatura (isto está preconizado no manual do veículo), o que pode diminuir consideravelmente a vida útil de sua bela e amada viatura.
- Eu se fosse você não mexeria com reprogramação, não!!!! ... particularmente, não tenho nada contra reprogramação e, tampouco, tenho conhecimento técnico para reprovar tal procedimento ... apenas gosto das coisas tudo originais nos meus veículos ... mas, isso é apenas um humilde posicionamento de um velho conservador ... de qualquer forma, veja outras opiniões de respeitáveis colegas nos “links” abaixo, até mesmo para fortalecer a sua decisão ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304067
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304164
Forte abraço e seja feliz com a sua amada, bela, e renovada viatura.
Ao amigo Enasor: O site reclame aqui migrou a reclamação da mitsubishi para a Bosch sei lá pq, após o SAC da mit não resolver nada e me ligar 1 milhão de vezes para se justificar pq não ia resolver, ai me ligam do site da bosch para saber o que havia acontecido na oficina bosch onde foi feito o serviço do carro, o mecânico foi muito profissional e tentou de todas as formas resolver, então disse que voltaria a fazer negocio e que estava satisfeito. Apesar do SAC da mit não resolver nada a concessionaria da minha cidade a NAMI na pessoa do gerente Danilo tentou de todas as formas resolver o problema, tanto que continuo fazendo todas as revisões lá acabei de fazer a de 120mil essa semana e comprei a nova bomba a eles..
Meu tanque já foi limpo o ano passado, não tem ferrugem, troco todos os filtros e oleo a cada 10 mil km nas revisões, deixamos ele lá com a bomba remanufaturada, quando essa bomba der problemas vou colocar a nova e decidir o que fazer com o tanque, pq não arrumei uma boa solução ate agora. Minha meta é um tanque de plastico, mas não arrumei ate agora um que caiba.
O combustível só s500, após longas conversas com o bombista que virou meu amigo, chegamos a conclusão que o s500 é melhor, por ser mais viscoso e permitir melhor lubrificação da bomba.
Obrigado pelas recomendações, até tento maneirar o pé pq na ultima viagem que fiz com o pé em baixo o consumo foi bem alto, não sei se vc conhece o trecho, mas são 650km entre Caruaru e Petrolina fiz em 5h, o consumo foi de 5,5km/l quando fiz as contas saiu bem salgado, mas foi bem divertido kkkkk. Sempre tive motos esportivas, após o acidente de uma colega em uma viagem minha mulher não quiz mais subir na moto, tive que vender e terminei passando o ritmo para os carros, tenho até outro carro bom para andar um foguetinho, mas gosto mesmo é da Pajero, como já disse é meu sonho, meu outro carro é um Audi A1 de 180cv, não me diverte nem metade da Pajero, como não tenho muito juizo talvez ano que vem venda o audi e pegue outra full 03pts e fique com duas full. Já deu pra ver que não regulo muito bem.
Caro amigo Tom ... obrigado pelo retorno. Seu depoimento e o desfecho de sua reclamação no site ReclameAqui é mais uma prova de que a qualidade de atendimento da Mit aqui no Brasil, realmente, deixa muito a desejar, principalmente após o vencimento do prazo de garantia dos veículos, quando, aproveitando suas palavras, "não temos o menor apoio da montadora". Enferrujamento de tanques e bocais (assim como as suas consequências) é, sim, caso de substituição e reparos por conta da montadora (Recall, conforme você citou em sua reclamação), já que se predispôs a trazer o veículo para o Brasil, sabendo da qualificação de nosso combustível. E digo mais: Não só o sistema de armazenamento de combustível do veículo, como também outras partes e peças por onde tal combustível circula, deveriam ser compatíveis com o nosso combustível, a exemplo de bomba injetora e bicos ... ou, senão, não cometesse a irresponsabilidade de trazer esses veículos para cá, ora essa!!!!. O que tem de reclamação de bomba injetora e bicos de Fulls de 2007 para trás, não está no gibi!!!!!! ... Veja que até hoje, sabemos de casos em que a Toyota troca os painéis da Prado, independentemente da adaptabilidade ao nosso clima (Se fosse nas Fulls, certamente, muitos de nossos colegas estariam "chupando o dedo"). Nossa sorte é que nossas Fulls são totalmente montadas no Japão, e não aqui no Brasil, de forma que, tomando-se alguns cuidados preventivos, demoram muito para dar problemas e não dependemos muito da Mit-Brasil ... e aproveito para reprisar aqui as palavras de um colega nosso em um post anterior: “Alegre-se e cuide bem da sua pajero, pois é um autêntico mitsubish japonês. Parafuso que o japonês apertou, pode ter certeza, não afrouxa”. De qualquer forma, o importante é que, agora, você está feliz com sua viatura. Forte abraço e espero que daqui pra frente sejam só felicidades. Vai nos mantendo informados do desempenho da bela e excelente máquina que tens em mãos. Abs.
romerosx
30/10/2015, 21:08
Em Recife fui na Norte Diesel, não sabem nada sobre a bomba do carro, dizem que fazem o serviço, tudo mentira, lhe pedem de 10 a 12 mil e mandam para Ouro Diesel em Campinas-SP, porque não tem o maquinário para calibrar a bomba. Existe em Pernambuco apenas uma autorizada Bosch que tem a mesa para calibragem da bomba fica em Belo Jardim, é de propriedade do senhor Edson, excelente profissional um ótimo atendimento e honesto.
Olá Tom, estava acompanhando o tópico, sou de Recife, tenho uma full 2007, e gostaria de saber onde voce fez o conserto de sua bomba injetora, foi em Belo Jardim?? POde me passar o numero de contato? Tenho interesse em mandar fazer uma revisão da BI de minha full, antes que aconteça a bronca que você relatou. Cheguei a ligar para a Norte Diesel, mas eles não se interesseram em fazer a revisão. Agradeço desde já.
Romero
Prezado amigo Romero,
bom dia.
Lá no tópico “Pajero Full – Comentários Gerais”, nosso prezado amigo Caporto acaba de nos relatar indícios de problemas na bomba injetora da Pajero Full GLS 3.2 Diesel 2003 dele, com apenas 170.000 kms rodados.
Já que você está preocupado (o que faz muitíssimo bem em antecipar os cuidados), sugiro-lhe relatar suas preocupações lá também, pois quem sabe, todos os proprietários, em conjunto, e com a ajuda dos demais colegas do fórum, possam encontrar um caminho satisfatório para solucionar, ou mesmo amenizar, este problema tão recorrente de bomba injetora em Pajeros Full de 2007 para trás.
Forte abraço e boa sorte.
Prezado amigo Tom ...
Acompanhei seu caso desde o início e fico feliz com o desfecho feliz de sua saga:
Vi, agora, com regozijo, num outro tópico do site “4x4”, um comentário seu onde você faz uma reverência à sua viatura nos seguintes termos: “Tenho um tópico sobre minha saga com minha amada Full”. Traz-nos muito conforto ver isso!!!!
Agora, que as coisas, felizmente, estão bem, gostaria de lhe fazer algumas perguntas:
1. No “link” acima, relativo à sua reclamação no site ReclameAQUI, vemos o seguinte desfecho: “Voltaria a fazer negócio: Sim – Nota 10”. O que o levou a dar este feedback positivo?
2. Vi que você resolveu permanecer com o seu tanque atual e, também, com a sua bomba injetora atual. Por acaso você efetuou uma limpeza no tanque e na sua linha? Mexeu em bicos, filtros?
3. Qual combustível você está utilizando atualmente? S10 ou S500? Deram-lhe algum conselho quanto a usar um, ou outro?
Abs.
E.T.:
Vou lhe dar 2 humildes opiniões:
- Vi que você gosta de andar de pé embaixo (“Só ando com o pé embaixo de 160 pra lá”). Às vezes ultrapassa até 180 kms/hora!!!!. Fica a sugestão para aliviar o pezinho. Essas viaturas não foram feitas para correr tanto, em que pese ter recursos suficientes para tirá-lo com vida de boas enrascadas por excesso de velocidade. Mas tem hora, que poderá ficar difícil até mesmo para o seu anjo da guarda, não é mesmo? Queremos tê-lo entre nós por muitos e muitos anos, viu????!!!! Rsrsrs. Além do mais, acima de 120 kms/hora é considerado uso severo da viatura (isto está preconizado no manual do veículo), o que pode diminuir consideravelmente a vida útil de sua bela e amada viatura.
- Eu se fosse você não mexeria com reprogramação, não!!!! ... particularmente, não tenho nada contra reprogramação e, tampouco, tenho conhecimento técnico para reprovar tal procedimento ... apenas gosto das coisas tudo originais nos meus veículos ... mas, isso é apenas um humilde posicionamento de um velho conservador ... de qualquer forma, veja outras opiniões de respeitáveis colegas nos “links” abaixo, até mesmo para fortalecer a sua decisão ...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304067
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-37.html#post2304164
Forte abraço e seja feliz com a sua amada, bela, e renovada viatura.
Com o problema do tanque da full, existe o novo de plastico que vale 4.000 r$, tanque usado da full de plastico não tem, minha pergunta é possivel adaptar facilmente o tanque de plastico da triton na pajero full ? Agradeço orientações.
Li excelentes comentários neste tópico que só agora conheci. A realidade, repetindo o que os colegas disseram quase um ano atrás, é que se você não quer dor de cabeça, use um motor à gasolina. Motor diesel durável e que não dá problema são os antigos, sem qualquer eletrônica. O veículo à gasolina é infinitamente mais barato na aquisição, mais barato na troca de óleo, não detona suspensão tanto como o diesel (que é mais pesado), não tem seguro tão caro quanto à versão diesel, e hoje com o tal diesel S10 (mesmo preço praticamente da gasolina comum), não compensa. E não adianta falar que na hora da venda é melhor. Existem clientes para ambos os gostos, basta ter paciência. O problema da sociedade, e que vejo muito neste fórum, é que o sujeito compra um veículo já pensando quando vai vendê-lo. Parece esquecer que sua função não é investimento, mas sim necessidade, uso para transporte. Já tive veículos a diesel e à gasolina. A manutenção dos à gasolina eu mesmo faço, até troca da bomba elétrica. E no diesel? Só oficina (e boa, senão o ferro no traseiro é grande!). E os motores diesel atuais giram alto tanto quanto os ciclo otto (gasolina e álcool), logo sua durabilidade não é aquela de 25 anos atrás dos velhos motores que rodavam 1 milhão de km. Eu aposto com qualquer pessoa que se me entregarem dois veículos iguais 0km (um diesel e outro gasolina), rodo a mesma quilometragem em ambos no quesito durabilidade. Se duvidar, o gasolina ainda roda mais. Vou usar um exemplo aqui que não se compara com os veículos de alguns milhares de reais dos senhores, mas serve para ilustrar. Sempre tive camionete diesel ou gasolina. Com a chegada das crianças comprei uma Blazer. Precisava de um veículo barato, com manutenção tranquila, que não pagasse IPVA, para a família mesmo (3º carro). Paguei numa Blazer 99 inteiríssima (com menos de 150 mil kms rodados) quase o mesmo valor de outras do mesmo ano a diesel, anunciadas no OLX. A minha faz 10km/l com ar ligado, gasto 55 reais na troca de óleo e filtro. A correia dentada custa 35 reais, tensor 50. Eu mesmo troco. Velas baratas. Embreagem LUK completa custou mais barata que a do meu Uno 1.0. Bomba de gasolina custou 70. Tudo isso foram algumas das coisas que troquei por mera precaução, para não ficar na mão. E se o motor fundir, fácil encontrar uma oficina que arrume e não sairá mais que 2500 para deixar tudo zerado. E se fosse a diesel? Certamente faria uns 12km/l, mas só uma bomba injetora para tirar, abrir e reparar não fica menos de 1500 reais. Uns 250 reais cada bico injetor (no mínimo). Correia dentada e tensor custa 350 conto, precisa mecânico. Se fundir então, é de 6 mil para fora o regaço no bolso... Enfim, diesel hoje não é negócio. Gasolina a 3,85 e diesel S10 a 3,60... Mesmo quem rode muito. Infelizmente é a verdade. Hoje só roda de diesel que realmente gosta do barulho (que também quase não tem mais) ou para satisfazer gosto próprio.
Arildo MT
13/02/2016, 21:43
Li excelentes comentários neste tópico que só agora conheci. A realidade, repetindo o que os colegas disseram quase um ano atrás, é que se você não quer dor de cabeça, use um motor à gasolina. Motor diesel durável e que não dá problema são os antigos, sem qualquer eletrônica. O veículo à gasolina é infinitamente mais barato na aquisição, mais barato na troca de óleo, não detona suspensão tanto como o diesel (que é mais pesado), não tem seguro tão caro quanto à versão diesel, e hoje com o tal diesel S10 (mesmo preço praticamente da gasolina comum), não compensa. E não adianta falar que na hora da venda é melhor. Existem clientes para ambos os gostos, basta ter paciência. O problema da sociedade, e que vejo muito neste fórum, é que o sujeito compra um veículo já pensando quando vai vendê-lo. Parece esquecer que sua função não é investimento, mas sim necessidade, uso para transporte. Já tive veículos a diesel e à gasolina. A manutenção dos à gasolina eu mesmo faço, até troca da bomba elétrica. E no diesel? Só oficina (e boa, senão o ferro no traseiro é grande!). E os motores diesel atuais giram alto tanto quanto os ciclo otto (gasolina e álcool), logo sua durabilidade não é aquela de 25 anos atrás dos velhos motores que rodavam 1 milhão de km. Eu aposto com qualquer pessoa que se me entregarem dois veículos iguais 0km (um diesel e outro gasolina), rodo a mesma quilometragem em ambos no quesito durabilidade. Se duvidar, o gasolina ainda roda mais. Vou usar um exemplo aqui que não se compara com os veículos de alguns milhares de reais dos senhores, mas serve para ilustrar. Sempre tive camionete diesel ou gasolina. Com a chegada das crianças comprei uma Blazer. Precisava de um veículo barato, com manutenção tranquila, que não pagasse IPVA, para a família mesmo (3º carro). Paguei numa Blazer 99 inteiríssima (com menos de 150 mil kms rodados) quase o mesmo valor de outras do mesmo ano a diesel, anunciadas no OLX. A minha faz 10km/l com ar ligado, gasto 55 reais na troca de óleo e filtro. A correia dentada custa 35 reais, tensor 50. Eu mesmo troco. Velas baratas. Embreagem LUK completa custou mais barata que a do meu Uno 1.0. Bomba de gasolina custou 70. Tudo isso foram algumas das coisas que troquei por mera precaução, para não ficar na mão. E se o motor fundir, fácil encontrar uma oficina que arrume e não sairá mais que 2500 para deixar tudo zerado. E se fosse a diesel? Certamente faria uns 12km/l, mas só uma bomba injetora para tirar, abrir e reparar não fica menos de 1500 reais. Uns 250 reais cada bico injetor (no mínimo). Correia dentada e tensor custa 350 conto, precisa mecânico. Se fundir então, é de 6 mil para fora o regaço no bolso... Enfim, diesel hoje não é negócio. Gasolina a 3,85 e diesel S10 a 3,60... Mesmo quem rode muito. Infelizmente é a verdade. Hoje só roda de diesel que realmente gosta do barulho (que também quase não tem mais) ou para satisfazer gosto próprio.
Aonde eu assino ou clico pra curtir, não sou idoso, saudosista, inimigo da tecnologia, muito pelo contrario, realmente os motores diesel de hoje nada mais tem haver com os antigos, claro que eram motores de caminhões 3/4 rodando em pick-ups e suvs, baixa cilindrada, torque em baixa rpm, mas é claro que as coisas evoluem e em muitos pontos é melhor hoje, mas claro que dificilmente se encontrara esses novos motores chegando a 1.0000, 2.0000, 3.0000 de kms, muitos não chegam a 100.000, 200.000, 300.000 km sem retifica ou defeitos em muitos periféricos e sensores, enquanto os modelos a gasolina hoje passam facilmente dos 200.000, 500.000, 700,000 ser retifica trocando velas, talvez bomba de combustível, claro em existem exceções em ambos os lados, se puder manter o custo, roda muito, precisa de torque mostro pra carregar toneladas e gosta do barulho, compre, eu também compraria se pudesse manter, nada contra, nem quero usar carburador platinado, mas por enquanto sigo longe dos diesel modernos e até dos flex (ilusão), mas o grande problema não são os modelos e suas tecnologias em si, mas a péssima assistência que temos de fabricantes, fornecedores, representantes concessionários, o lixo dos combustíveis, oficinas, trocadores de peças, é difícil achar quem consiga arrumar com competência e honestidade um fusca, uno, bicicleta, o país esta atrasado algumas décadas em tecnologia, cultivo de honestidade e princípios mínimos, etc., não é revolta, pessimismo não, infelizmente é realismo mesmo.
Moipessoa
14/02/2016, 22:38
há 2 anos atrás, fui colocar na ponta do lápis os custos da aquisição de uma píck up flex e diesel. coloquei todos os dados que eu tinha, menos a manutenção corretiva; coloquei combustível, troca de óleo, seguro, IPVA, etc...
conclusão: o acréscimo do custo da diesel só iria começar a ser percebido após 98 mkm rodados. isso pq é uma "oreia seca de uma XL"
fiquei me perguntando: quem roda essa km hj com 1 carro em 3 anos?
a verdade é: quem não precisa de torque em baixa, como vc citou, vai pra gasola que é mais economia. eu mesmo só fui pra diesel pq preciso do 4x4, se não precisasse de tração, ja realizei meu sonho de ter viatura diesel...
Com a diferença hoje de uma Flex completa ou uma diesel completa, da pra comprar um carro semi novo para uso diário. E foi o que meu pai fez. No dia dia vai de Mille e pra viagens e eventuais serviços na fazenda, vai de camionete. Mas o dinheiro sobrando pra alguns, vai de diesel que andam muito e vende fácil.
Depois de alguns poucos meses sem dor de cabeça, mais uma vez a "bomba" injetora cai na minha cabeça.
Pra completar a concessionaria NAMI Mitsubishi de Caruaru-PE, está agindo de forma criminosa comigo e meu carro.
Vou relatar melhor o que se passa, o carro em Abril começou a apresentar perda de rendimento em médio e alto giro, chegava a acender as duas luzes do controle de tração, mas quando eu aliviava o pé elas sumiam, levei ao bombista, que ao passar o computador aparecia que era um erro causado pela bomba, ao retirar a bomba viu que o corpo do distribuidor estava travando, teria que colocar outro corpo, como já havia comprado uma bomba nova e estava na concessionaria, decidi colocar a bomba nova, o carro foi levado no reboque até a concessionaria NAMI em Caruaru-PE onde foi instalada a bomba nova, com 01 ano de garantia pela fabrica. Só pra comentar a bomba e a mão de obra custou a bagatela de 12mil. Após 01 semana vou buscar meu carro e quando entro no carro percebo que o carro estava oscilando na macha lenta e com pouco desempenho, voltou para a CC após mais uma semana viram que a bomba instalada estava fora do ponto, quando o carro sai, está bom em média e alta, mas na lenta oscilando muito, voltou com o carro, quando chega lá pedem para que eu vá até o bombista para ele dizer se era bomba mesmo, pq eles não teriam equipamentos para isso, chegando no bombista ele nem encosta no carro quando vê o carro oscilando em baixa informa que é a bomba, mas como está na garantia pede para que volte a CC, encurtando as 06 entradas que o carro deu, meu carro saiu com acabamento do radiador solto que durante uma viagem caiu encima da ventoinha do radiador, saiu com mangueira de combustível solta que saiu derramando diesel no motor. Bem o carro está hoje parado na CC há quase 02 meses entre 06 entradas e saídas a CC já disse que a culpa das oscilação é até pneus, mas não pedem outra bomba para o carro, por ultimo disseram que eram os bicos, que eles não tem como testas, mas que eram os bicos, levei os bicos no bombista que disse que os bicos não tinham nada, eles não concordaram e levaram em outro que também disse que os bicos estavam ótimos, quando cheguei na CC hoje pra saber como ia ser resolvido o responsável pela oficina me disse que os bicos estavam ruins e que existia um complô dos bombista, ai perda a paciência e vi que paguei uma fortuna e eles não vão resolver nada. Pra resumindo quando pedi todas as OS de entradas e saídas do carro se nagaram a me fornecer. Pra completar o prejuízo rodo 05 mil km por mês então preciso de um carro, aluguei um carro já que a CC não resolve o meu e por fim hoje comprei outro carro e lição que fica a Pajero realmente é um ótimo carro, mas as CC fazem virar um pesadelo.
Estava comprando outra Full essa semana, depois de tão bom atendimento desisti, nunca fui tão mau atendido.