PDA

Ver Versão Completa : Sobre um caso de manutenção de um Suzuki Vitara 1993



shenmue
18/05/2015, 18:07
Olá senhores, peço encarecidamente a ajuda técnica e paciência de vocês para este relato.

Sei que sou novo por aqui, mas vim a este forum por recomendações de amigos, então vamos ao relato:

No dia 03/09/2014, eu levei meu SUZUKI-VITARA JLX 1.6 8v 1993, para fazer um orçamento de serviço na empresa ASIATICA AUTOMOTIVE de Sorocaba-SP.
Informei ao homem que me atendeu, que aquela era minha segunda tentativa de arrumar o carro, pois na primeira levei em uma oficina e me cobraram R$ 1.800,00 e o problema não teria sido resolvido. Disse a ele que o carro vazava muito óleo na garagem, mas que eu não sabia a origem do vazamento, apenas que estava com medo de continuar andando com ele assim, pois estava consumindo óleo demais, praticamente de 02 em 02 semanas tinha que repor óleo, e que não aguentava mais ele manchando o chão da garagem, porém que era um carro com valor sentimental muito grande e tentaria arrumá-lo de novo, pois não queria me desfazer dele.
O homem me disse que eu poderia deixar o carro, para fazer um orçamento, no valor de R$ 100,00, que eles detectariam o problema e resolveriam, com toda certeza do mundo.
Deixei o carro e um dia depois voltei para buscá-lo, me foi informado que o problema havia sido identificado e orçamento era o seguinte:
• KIT JUNTA DO MOTOR COM RETENTORES: R$ 387,00
• KIT CORREIA DENTADA + TENSIONADOR: R$ 390,00
• ÓLEO DO MOTOR: R$ 136,00
• FILTRO DE ÓLEO: R$ 30,00
• MÃO DE OBRA (REMOÇÃO DO MOTOR PARA REPARO DE VAZAMENTO DE ÓLEO): R$ 1.500,00
=> TOTAL: R$ 2.443,00
Bom, na época, eu não tinha todo o dinheiro para fazer o conserto. Resolvi esperar um pouco. E no começo desse ano, dia 20/02/2015, me mandaram um orçamento atualizado, para que eu pudesse levar o carro:
• KIT JUNTA DO MOTOR COM RETENTOR: R$ 480,00
• KIT CORREIA DENTADA: R$ 450,00
• ÓLEO DO MOTOR: R$ 136,00
• FILTRO DE ÓLEO: R$ 35,00
• MÃO DE OBRA (REMOÇÃO DO MOTOR PARA REPARO DE VAZAMENTO DE ÓLEO): R$ 1.500,00
⇨ TOTAL: R$ 2.601,00
Achei caro, porém, como queria o problema resolvido, decidi fazer logo de uma vez, para que meu problema fosse sanado, assim como me prometeram inúmeras vezes. Disseram que o carro sairia de lá como se fosse novo.
Durante os dias que estavam com o carro, me ligaram pedindo novas peças, pois aproveitariam para trocar:
• KIT DE EMBREAGEM: R$ 608,70 com frete (comprei)
• JOGO DE CABOS DE VELA: R$ 160,00 (comprei)
• BATERIA: não lembro o valor (comprei)
• TAMPA DO DISTRIBUIDOR: não lembro o valor (comprei).
Ou seja, fugiu mais um pouco do que estava dentro do orçamento, mas que segundo eles, seria para o melhor funcionamento do carro.
Na entrega do carro, me deram uma garantia de 03 meses e o atendente tentou por diversas vezes me convencer a trocar de carro, mesmo eu dizendo que não queria e que gostava daquele, além de tudo tinha acabado de gastar uma grana enorme no conserto dele, não fazia sentido.
Uma semana depois de me entregarem o carro, que ficou quase um mês com eles, o carro voltou a vazar óleo na garagem e estava com um barulho insuportável. Levei de volta à oficina para que fosse analisado. Eles me ligaram uns dias depois, dizendo que o problema tinha sido resolvido, com a troca de retentores, por retentores maiores e mais grossos. O barulho, eles me disseram que resolveram apertando um parafuso e eles tiraram a vareta do capô e colocaram no banco de trás do carro, pois ela estava solta (já que eles perderam a buchinha que a segurava lá dentro). Ok.
Duas semanas com o carro e os vazamentos e os barulhos voltaram a acontecer. A garagem fica imunda e o barulho não para, parece que o carro vai explodir a qualquer momento. Retorno à oficina e falo tudo que acontece com o carro, eles ficam com o carro mais 03 semanas e me ligam para ir até lá conversar.
Quando eu chego lá, o novo responsável da oficina me atende, diz que comprou metade da oficina e que iria me ajudar. Disse que não poderia fazer nada, pois o problema do carro era no motor, que estava condenado, queimando óleo e que como eles fecharam as saídas com os novos retentores, o óleo aquecia demais lá dentro, não tinha por onde sair e esguichava para fora do motor e por isso sujava a garagem. O barulho nem se incomodaram em solucionar.
Aleguei diversas vezes que se esse era o real problema do carro, eles deveriam ter verificado quando fizeram o orçamento. E que mexeram no carro e depois de 02 retornos deveriam ter percebido que o problema não era o que eles haviam indicado.
Eles disseram que não podem fazer nada por mim, pois o que foi prometido, foi cumprido, o carro não vaza mais óleo e se esguicha óleo, não é problema deles, porém que se eu quiser, posso deixar o carro lá e pagar mais (em torno de) R$ 3.000,00/4.000 para eles, que eles resolverão o problema.
Falaram até que o problema poderia ter ocorrido depois que eu saí com o carro e que a culpa seria minha então e não deles.
Como confiar em uma empresa assim?
Você procura o mecânico para ele te dizer o problema, justamente porque você não entende nada de carros. E depois de pagar o serviço, o carro continua com o problema e eles alegam ser outro, que não ficou combinado o serviço.
DESDE O COMEÇO EU DISSE: Quero que pare de sujar a minha garagem e o prometido foi: “não sujará mais, nós vamos resolver pra você”.
Agora, pouco me interessa se óleo vem do retentor, esguicha do motor, vem do céu. EU QUERO MEU PROBLEMA RESOLVIDO, EU PAGUEI POR ISSO, NÃO FOI BARATO E A EMPRESA TEM QUE TER O MÍNIMO DE RESPEITO PELO CLIENTE, E NÃO NOS TRATAR COMO IDIOTAS.
Não indico a empresa ASIATICA AUTOMOTIVE para ninguém, passem longe: serviço caro e que não resolve em nada seus problemas.
Além de: um dos atendentes ter gritado e apontado o dedo na minha cara e na cara da minha filha Paula (https://www.facebook.com/phannickel)) que estava chorando.
Marisa (https://www.facebook.com/marisavirgili.hannickel).

Bom tirando as questões de abuso de autoridade que gerou constragimento a mãe e filha no caso e centrando nas questões técnicas sobre o relato dos problemas por parte da cliente, o que vocês podem me dizer, até onde a mecânica foi certa e até onde ela foi errada?Há algo que possa ser feito pelo carro?Como proceder ao PROCON se houver a possibilidade?

Agradeço de coração a atenção de vocês.

Adriano

nanito
19/05/2015, 17:00
Trocaram a Válvula PCV? Ela é responsável por regular a pressão dos gases emitidos pelo óleo do cárter. Caso esta válvula esteja com o funcionamento comprometido, haverá o aumento de pressão mencionado pelo mecânico, podendo ocasionar vazamentos.

Agora, quanto aos esguichos de óleo, isso é muito estranho. Isso está me cheirando a erro de montagem ou junta de motor incompatível. No retentor do volante do motor pode ter vazamentos também. Outro lugar onde ocorrem vazamentos é na tampa de válvulas, as juntas que existem no nosso mercado não são lá essas coisas e vaza por ali, geralmente na parte de trás do motor (escorre um fiozinho de óleo bem fininho, que depois de um tempo se transforma num lambuzo e numa poça de óleo embaixo da viatura).

O certo seria você dar um jeito de ir embaixo do carro com uma lanterna e verificar daonde vem o vazamento.

Vellasco
20/05/2015, 22:12
Adriano,
Se vc não entende mesmo de carro sugiro que se dirija ao Procon e se informe de como proceder. Fato é que a oficina fez cagada. Se eles não sabiam o que fazer não era nem pra ter feito orçamento, agora nem que eles terceirizem o serviço eles vão ter que resolver seu problema.

Abraço,

TiagoTM
21/05/2015, 10:42
É lamentável seu relato Adriano...infelismente tá cheio de 'profissionais' por ai que desonram a categoria. Acho que o PROCON é uma alternativa de longo prazo, se voce for abrir uma ação contra a empresa (se vc for lá eles vao te recomendar a tentativa de um acordo em primeiro lugar);

não sei qual o teu nível de disposição de voltar à empresa, falar com outro atendente (tem q falar nesses casos com o chefe)... e infelismente ir com sangue doçe no intuito de resolver seu problema, todo serviço mecânico tem GARANTIA, pronto não importa o defeito, se terão que abrir e fechar o motor novamente trocar juntas... tudo isso sem custo para você.

é f..... porque imagino sua indignação e indisposição em voltar à oficina, mas eu tentaria ainda mais uma vez resolver "numa boa" a situação, o que não impede devocê ja ir consultando as vias judiciais....


boa sorte ai! e nao desiste do suzikinho não... a culpa não é dele! heeh