PDA

Ver Versão Completa : Qual é a temperatura ideal de saída do ar do intercooler?

José Antônio Lopes
17/05/2015, 22:38
Recentemente percebi que minha L200 outdoor 2009 não veio equipada com a ventoinha embaixo do intercooler. Resolvi então comprar e instalar uma ventoinha universal.
Acontece que lendo algumas mensagens aqui do fórum, descobri que nas viaturas em que há ventoinha instalada de fábrica, esta não fica ligada o tempo todo.
Estou pensando em colocar um termostato controlando a ventoinha, mas não sei qual é a faixa de temperatura ideal para o funcionamento do intercooler.
Alguém teria esta informação?

Mattos
18/05/2015, 16:19
Recentemente percebi que minha L200 outdoor 2009 não veio equipada com a ventoinha embaixo do intercooler. Resolvi então comprar e instalar uma ventoinha universal.
Acontece que lendo algumas mensagens aqui do fórum, descobri que nas viaturas em que há ventoinha instalada de fábrica, esta não fica ligada o tempo todo.
Estou pensando em colocar um termostato controlando a ventoinha, mas não sei qual é a faixa de temperatura ideal para o funcionamento do intercooler.
Alguém teria esta informação?

José, não sei qual a ventoinha vc está falando.É uma que é colocada entre a grade e o radiador?
Nesse ponto da foto
502218

A que falta na foto é do ar condicionado. É essa?

Junior-L200Power
18/05/2015, 18:02
Amigo Mattos, a ventoinha a que ele se refere é a que fica embaixo do intercooler nas L200 bola abaixo de 2008!!
Essas tinham uma mini ventoinha pra refrigerar o intercooler, ou pelo menos TENTAR refrigerar um pouco, que nessas L200 bola fica literalmente pegando fogo quando o carro está em uso...
Esse cofre da L200 é tão apertado, mas tão apertado que o intercooler é praticamente anulado pelo calor irradiador pelo motor...
Toda vez que abro o capô é praticamente impossível colocar a mãos nas colméias do intercooler de tão quente...
O lugar escolhido pra colocar ele foi um tanto impróprio pois ele não refrigera coisa nenhuma o ar empurrado pela turbina...acho até que ele faz é esquentar o ar antes de entrar no motor...não sei se colocar alguma ventoinha pode resolver, só testando pra saber mesmo!

Leonardo Dic
18/05/2015, 19:56
Na minha hilux eu instalei um intercooler bem maior q o da L200. Em Pista subida com pressão de 0.8 chegava a 95 no bocal da saida.

Mattos
18/05/2015, 23:49
Amigo Mattos, a ventoinha a que ele se refere é a que fica embaixo do intercooler nas L200 bola abaixo de 2008!!
Essas tinham uma mini ventoinha pra refrigerar o intercooler, ou pelo menos TENTAR refrigerar um pouco, que nessas L200 bola fica literalmente pegando fogo quando o carro está em uso...
Esse cofre da L200 é tão apertado, mas tão apertado que o intercooler é praticamente anulado pelo calor irradiador pelo motor...
Toda vez que abro o capô é praticamente impossível colocar a mãos nas colméias do intercooler de tão quente...
O lugar escolhido pra colocar ele foi um tanto impróprio pois ele não refrigera coisa nenhuma o ar empurrado pela turbina...acho até que ele faz é esquentar o ar antes de entrar no motor...não sei se colocar alguma ventoinha pode resolver, só testando pra saber mesmo!

Falou, Junior!
Não conheço as L200 antigas. Obrigado pela dica.
Abs

Ipiabas/RJ
19/05/2015, 09:04
J. Antonio.
Não sei se é o caso. Mas tenho uma pajero sport, 2007 e a ventoinha fica ligada direto quando aciona a chave de partida do motor.
abraços.

Junior-L200Power
19/05/2015, 09:53
J. Antonio.
Não sei se é o caso. Mas tenho uma pajero sport, 2007 e a ventoinha fica ligada direto quando aciona a chave de partida do motor.
abraços.
Amigo, vc já reparou se quando abre o capô o intercooler esta fresco ou está "fritando"??
Poderia fazer esse teste pra gente por favor?? Depois de rodar no transito por algum tempo, abrir e colocar a mão em cima do intercooler pra verificar se não está tão quente...

Obrigado e um grande abraço!

José Antônio Lopes
20/05/2015, 00:46
De fato, o intercooler da L200 outdoor aquece muito, o que me leva a duvidar que o ar admitido pelo scoop dê conta de refrigerar adequadamente o ar comprimido pela turbina.
Não se consegue manter a mão na peça por muito tempo após determinado tempo de funcionamento do motor.
Felizmente chegou a ventoinha universal. Assim que arrumar um tempo vou tentar instala-la.

Ipiabas/RJ
20/05/2015, 08:49
Junior-L200Power
Respondendo sua pergunta.
Após uma pequena viagem de 50 km e mais o trecho dentro da cidade, verifiquei o intercooler e informo que a temperatura sobre o mesmo é normal, dá para manter a mão apoiada sobre ele sem sentir quentura.
Abraços.

Dogcam79
23/11/2017, 11:45
Bom dia José! Como foi a instalação? E como ficou o comportamento do carro? Abraços...