Bartt
17/05/2015, 21:10
Meus caros amigos, não encontrei aqui um tópico de apresentação e também não sei ao certo onde deveria ter adicionado esse post, pois acho que ele cabe em vários locais.
É uma dúvida relativamente comum e já suscitada, de algum modo, por aqui, mas cada caso guarda sua particularidade.
Sendo assim, peço que me perdoem se acharem que é uma dúvida recorrente ou repetitiva, razão pela qual conto com a compreensão de todos. Ressalto que, mesmo percorrendo os tópicos, em razão das particularidades mencionadas, ainda tenho dúvidas.
Então vamos lá:
PRIMEIRO:
Como é minha primeira postagem, digo que tenho 38 anos e moro no interior do RJ faz 12 anos, mas sou da capital, viajei um pouco de moto e nos últimos anos me atrai por roteiro que incluísse offroad. De moto já rodei um pouquinho da América do Sul, incluindo aí Patagônia e Atacama.
Mas nunca tive ou andei num jipe e minha vida se restringe a um passeio (de carona em estrada de terra) num Defender110 e uma pequena volta pilotando um Jimny (alguns quarteirões em rua de terra).
AJUDA:
Estou deixando a moto de lado por um tempo indefinido (opção), mas não quero deixar de lado as viagens rodoviárias e expedições, principalmente incluindo offroad.
Então tenho dúvida sobre a escolha.
O QUE DESEJO:
O jipe escolhido será meu carro, tenho outro carro, mas que pretendo deixar com a esposa e ficar com jipe para “tudo”.
Será um jipe para viagens (relativamente) curtas com a família e expedições bianual com amigos (ou com a família tb), sendo essas mais longas e distantes.
Não tenho interesse (inicialmente) por trilhas, o offroad será mesmo expedicionário, mas nunca se sabe o que exatamente virá pela frente. Então quero a certeza de um veículo que não irá deixar “na mão”.
Embora nunca tenha tido um jipe, não me aflige a ideia da simplicidade, dureza, lerdeza e outras características desses veículos, desde que tenha direção e ar, o resto não faço questão.
Não curto altas velocidades, mesmo quando tinha moto sport dificilmente corria e de carro vou comportadamente a 100/110km/h. correr na rua, com qq veículo, é perigoso, isso é coisa para autódromo. E no fim não adianta nada no que se refere ao ganho de tempo.
Não sei explicar tecnicamente e de forma exata o pq, mas tenho preferencia por carroceria sobre chassi e eixo rígido.
DÚVIDA:
Das minhas pesquisas pela internet e aqui no fórum, cheguei a duas opções, que seria um Jimny ou um Defender.
Quanto a Jimny (+/- 2012-13), pesa o jeitão de carro para acostumar a ideia de jipe, o fato de ser relativamente novo e principalmente a possibilidade de seguro, uma vez que aqui no RJ qq lugar tá brabo e não me sinto seguro em rodar sem seguro. Rodei um trechinho outro dia com um e gostei. Mas tenho receio quanto ao seu motor e espaço. Mesmo com bagageiro, será que vai faltar espaço para 2 adultos e 1 criança? Já quanto a expedições com amigos, seria no máximo 2 pessoas no carro e bagagem, então acho que não teria problemas.
Já o Defender, tenho dúvidas em relação a manutenção, já que ideia é pegar um (+/-2001). Mas o maior problema é seguro, que não tem (não encontrei quem fizesse por esse ano de fabricação). A intenção seria um 110 (mas pegaria tb um 90)... aí, encontrando um legal, penso que seria um carro pra casar. Mas será que dá pra rodar sem seguro? Mesmo aqui no RJ ou em SP e outros locais? Existe algo que substitua o seguro de forma eficaz?
Rodar com um 110 (ou mesmo um 90) na cidade é difícil?
De resto acho que não tem muito o que falar do Defender. E eu me amarro no barulho daquele motor diesel. Uma dúvida, a carroceria dele sempre foi de alumínio? se não, a partir de que ano passou a ser? que partes do carro tem risco de corrosão?
Acho que esses carros devem ter baixo índice de roubos, uma vez que são grandes, lerdos e desengonçados... imagino que seja difícil fugir com um Defender110 pela cidade... mas já nos casos de furto é mais fácil. Penso que não são carros baratos para arriscar assim, será demasiadamente doído perder em razão de roubo ou furto. Ou será que estou exagerando?
Então... vale mais a pena o Defender ou Jimny? E essas dúvidas que tenho, são salutares? Existe alguma outra opção que caia bem no meu perfil no qual não considerei? Não quero comprar por emoção, até pq será um veículo que quero ficar uns bons anos com ele.
Alguém pode me ajudar?
É uma dúvida relativamente comum e já suscitada, de algum modo, por aqui, mas cada caso guarda sua particularidade.
Sendo assim, peço que me perdoem se acharem que é uma dúvida recorrente ou repetitiva, razão pela qual conto com a compreensão de todos. Ressalto que, mesmo percorrendo os tópicos, em razão das particularidades mencionadas, ainda tenho dúvidas.
Então vamos lá:
PRIMEIRO:
Como é minha primeira postagem, digo que tenho 38 anos e moro no interior do RJ faz 12 anos, mas sou da capital, viajei um pouco de moto e nos últimos anos me atrai por roteiro que incluísse offroad. De moto já rodei um pouquinho da América do Sul, incluindo aí Patagônia e Atacama.
Mas nunca tive ou andei num jipe e minha vida se restringe a um passeio (de carona em estrada de terra) num Defender110 e uma pequena volta pilotando um Jimny (alguns quarteirões em rua de terra).
AJUDA:
Estou deixando a moto de lado por um tempo indefinido (opção), mas não quero deixar de lado as viagens rodoviárias e expedições, principalmente incluindo offroad.
Então tenho dúvida sobre a escolha.
O QUE DESEJO:
O jipe escolhido será meu carro, tenho outro carro, mas que pretendo deixar com a esposa e ficar com jipe para “tudo”.
Será um jipe para viagens (relativamente) curtas com a família e expedições bianual com amigos (ou com a família tb), sendo essas mais longas e distantes.
Não tenho interesse (inicialmente) por trilhas, o offroad será mesmo expedicionário, mas nunca se sabe o que exatamente virá pela frente. Então quero a certeza de um veículo que não irá deixar “na mão”.
Embora nunca tenha tido um jipe, não me aflige a ideia da simplicidade, dureza, lerdeza e outras características desses veículos, desde que tenha direção e ar, o resto não faço questão.
Não curto altas velocidades, mesmo quando tinha moto sport dificilmente corria e de carro vou comportadamente a 100/110km/h. correr na rua, com qq veículo, é perigoso, isso é coisa para autódromo. E no fim não adianta nada no que se refere ao ganho de tempo.
Não sei explicar tecnicamente e de forma exata o pq, mas tenho preferencia por carroceria sobre chassi e eixo rígido.
DÚVIDA:
Das minhas pesquisas pela internet e aqui no fórum, cheguei a duas opções, que seria um Jimny ou um Defender.
Quanto a Jimny (+/- 2012-13), pesa o jeitão de carro para acostumar a ideia de jipe, o fato de ser relativamente novo e principalmente a possibilidade de seguro, uma vez que aqui no RJ qq lugar tá brabo e não me sinto seguro em rodar sem seguro. Rodei um trechinho outro dia com um e gostei. Mas tenho receio quanto ao seu motor e espaço. Mesmo com bagageiro, será que vai faltar espaço para 2 adultos e 1 criança? Já quanto a expedições com amigos, seria no máximo 2 pessoas no carro e bagagem, então acho que não teria problemas.
Já o Defender, tenho dúvidas em relação a manutenção, já que ideia é pegar um (+/-2001). Mas o maior problema é seguro, que não tem (não encontrei quem fizesse por esse ano de fabricação). A intenção seria um 110 (mas pegaria tb um 90)... aí, encontrando um legal, penso que seria um carro pra casar. Mas será que dá pra rodar sem seguro? Mesmo aqui no RJ ou em SP e outros locais? Existe algo que substitua o seguro de forma eficaz?
Rodar com um 110 (ou mesmo um 90) na cidade é difícil?
De resto acho que não tem muito o que falar do Defender. E eu me amarro no barulho daquele motor diesel. Uma dúvida, a carroceria dele sempre foi de alumínio? se não, a partir de que ano passou a ser? que partes do carro tem risco de corrosão?
Acho que esses carros devem ter baixo índice de roubos, uma vez que são grandes, lerdos e desengonçados... imagino que seja difícil fugir com um Defender110 pela cidade... mas já nos casos de furto é mais fácil. Penso que não são carros baratos para arriscar assim, será demasiadamente doído perder em razão de roubo ou furto. Ou será que estou exagerando?
Então... vale mais a pena o Defender ou Jimny? E essas dúvidas que tenho, são salutares? Existe alguma outra opção que caia bem no meu perfil no qual não considerei? Não quero comprar por emoção, até pq será um veículo que quero ficar uns bons anos com ele.
Alguém pode me ajudar?