PDA

Ver Versão Completa : Regulagem de válvulas (BF161)



flaviovs
06/02/2006, 20:00
Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.

Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.

Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!

Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).

Que espetáculo ficou o carro!

Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!

Só que...

...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...

Perguntas:

:arrow: Até que ponto este barulho e normal?

:arrow: Pensei em deixar ele rodar assim por mais uns dias (rodo pouco) e depois reabrir e conferir/regular as folgas novamente. Pode dar algum xabú neste meio tempo?

Outro detalhe. É a primeira vez que vejo um BF161 funcionando sem a tampa de válvulas (não sou mecanico!). Quando coloquei ele pra funcionar com a tampa aberta, esperava ver o óleo subindo nos balancins na lenta, e um chafariz ao acelerar.

Nem preciso dizer que não foi isso que vi. Somente depois de um tempo começou a molhar o eixo, mesmo depois de algumas aceleradas...

Perguntas:

:arrow: Não é normal este comportamento, certo?

:arrow: Deveria sujar tudo (e todos em volta) de óleo ao acelerar, não é?

:arrow: Será esta falta de óleo em cima a causa dos barulhos de tucho que me referi acima (falta óleo para "preencher" a folga das válvulas e amortecer a batida do balancin)?

Antes que perguntem: minha bomba de óleo não foi trocada quando refiz o motor. :parede:

Antes que me xinguem :stop:: acontece que não tem mais bomba igual a minha à venda. Podem colocar todas as lojas via Internet ai que nenhuma delas tem. É possível encontrar a "pequena", mas a minha é a "grande". Eu mesmo cai nesta armadilha e comprei uma bomba "pequena" que, só depois, vi que não serviu (esta bomba está zerada e à venda -- detalhes em minha assinatura).

Outro detalhe é que ainda não medi a pressão da bomba. Devo fazê-lo neste fim de semana. Mas, como disse, já rodei quase 100km e o motor não apresenta barulho (fora o tléc-tléc que começou depois da regulagem que fiz). A cebolinha do óleo é nova, e a luz apaga normalmente. O motor não esquenta nem um pouco, mesmo depois de horas rodando embaixo dos 40°C que tem feito aqui no Rio.

Por último, fiz só a regulagem das válvulas de admissão. Neste FDS encaro as de escapamento, e já imagino o que me espera...

Arnaldo Tomazetti
06/02/2006, 20:54
Olá amigo,
Será que vc regulou na sequência certa ?
Primeiro de tudo arrume uma lâmina na medida correta, 0,018" ou 0,46mm
O 1º cilindro é o do radiador, depois que tirar a tampa, gire o virabrequim até que a válvula do 6º pistão fique aberta, daí regule a válvula do 1º cilindro. Depois gire o virabrequim até a válvula do 5º ficar aberta, e regule a do 2º. a do 4º pra regurar o 3º. A do 3º pra regular o 4º. a do 2º pra regular o 5º, e a do 1º pra regular o 6º.
As de baixo (escape) é a mesma sequência...
Já que cê tá com a mão na massa aproveita e vê se não tem vareta empenada, se os furos estão limpos, comprimento...etc...
A bomba, confira a pressão entre 50/ 65 libras por polegada a 2000 RPM
Tem uma válvula de alívio na bomba, mas essa eu nunca ví como é que funciona...só sei que tem uma mola onde se pode dar mais ou menos pressão, o seu mecânico deve saber mexer alí...
Ah ! lembrei agora...vê nos balanceiros, se naquela pontinha de contato com as válvulas está redondinho, (se não formou calos)...se tiver calos vc não consegue regular direito e daí vai bater... :concordo:
abraços

Sergião
06/02/2006, 21:10
Boa!!! Vou tentar fazer isso no meu que também bate um pouco de valvulas em marcha lenta. O mecanico disse que tenho que trocar o "varão", mas não custa tentar uma regulada. :concordo:

leopoldo
06/02/2006, 22:40
1º - certifique-se de regular as válvulas do motor (a frio) como o manual manda:

= 0.016" (0,41 mm){BF - 161}
= 0.018" (0,46 mm){3.0 - 184}

..... e se tudo foi feito certo,

2º - tec tec é esperado, pois o tucho não é hidráulico, assim é normal o ruido característico.

3º - se o motor estiver quente, respinga óleo pelas buchas, mas não é como a chuva de óleo na regulagem com tuchos hidráulicos onde óleo vem pelas varetas.

Não vamos descartar um possível acúmulo de borra dentro da flauta. Para limpá-la, será necessário remover os tampões na frente - pressão de ar (cuidado com o tiro .... calçe com pano as extremidsades da flauta) e atrás e depois pode ser varetada com escova para canos de espingarda calibre 12 + querozene e/ou thinner. Depois, é só rebater os selos.

Não vamos descartar uma perda de eficiência devido ao caninho que transporta o óleo estar amassado - aquele caninho que sobe por trás do coletor de escape...... ou também acúmulo de borra: para limpá-lo, será necessário removê-lo e jatear com ar e querozene e/ou thinner.

Não vamos descartar uma pressão baixa por problema de bomba, embora seja muito incomum.... pressão baixa normalmente está associada com folga demaisada nos mancais ..... verificar com um manômetro instalado na posição do sensor de pressão de óleo, a pressão do óleo a frio e a quente.

flaviovs
07/02/2006, 02:07
Salve pessoal. Obrigado pela atenção e por responderem...

Arnaldo:

O processo foi feito exatamente como você falou (como no manual).

Não discuto que a lâmina na medida exata era ideal. Mas será que aquele 0,01mm é que tá fazendo a diferença? Será que o próprio mecanismo de fixação manual (chave de fenda, chave de bocas, mãos trêmulas depois de umas cervas debaixo do sol etc.) garate uma precisão assim? Além disso, faltou 0,01mm, ou seja, deixei com menos folga, o que significa menos barulho, não?

Vou dar uma olhada na ponta dos balancins, sim, pra ver se estão calejados. Valeu pela dica!

Leopoldo:

Se não me falha a memória, no BF161 a folga nas válvulas de admissão é de 0,018" (~0,46mm) e as de escape 0,016" (~0,40mm). Não sou craque em regulagem, mas estou com estes números frescos na cabeça. :-)

A propósito, fui consultar o MMW e as folgas são estas mesmo em polegadas, mas os valores em milímetros não são especificados. Fui calcular e veja onde chegamos:

0,018" x 2,54 = 0,04572mm
0,016" x 2,54 = 0,04064mm

Ou seja, acabei descobrindo que meu erro foi alguns pentelhézimos de mm menor... :mrgreen:

Mas... voltando ao assunto.

É verdade. Pensando bem, estou acostumado a ver tuchos hidráulicos. Eles realmente fazem uma lambança. Relendo o MMW, vi que o próprio fala sobre a lubrificação do balancins, e que o mesmo é feito através do canal desencontrado no comando de válvulas. Se for só isso (e a mim, em minha humilde ignorância, só cabe aceitar que é... :mrgreen:), realmente não é pra jorrar óleo mesmo.

De qualquer forma, não descarto mesmo acumulo de borra na flauta. Vou checar isso pessoalmente.

O caninhos de óleo amassados não estão, mas podem estar entupidos. Vou verificar também. Não custa nada...

Medir a pressão da bomba já estava nos meus planos. Virou peso na consciência... Agora, curiosidade: por que medir a pressão no furo da cebolinha, não naquele bujão específico para esta função?

leopoldo
07/02/2006, 12:05
Verifique o manual de manutenção do jeep na seção de downloads.

é 0.016 BF (ambas) e 0.018 (ambas) para o 3.0

o bujão na bomba é a válvula de alívio.

outro bujão ...... qual ? no motor tem a cebola e a saída para a filtragem parcial .... também pode colocar um T lá e medir.

flaviovs
07/02/2006, 17:29
Salve Leopoldo...

Será que estamos falando do mesmo manual? Do mesmo motor? :putz:

Regulagem das válvulas (tem as medidas):

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina40.jpg

Bujão para teste de pressão da bomba de óleo:

http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/pagina28.jpg

leopoldo
07/02/2006, 17:43
1- Vc é que está certo.

Eu é que sou cabeça de bagre :parede: e não olhei direito o manual do BF e ví só o escape.

Assim fica BF: 0.016" escape e 0.018" admissão.

No motor 3.0 é que são ambas as válvulas em 0.018"


2- Sim tem esse bujão no bloco ........ SE vc conseguir soltar, dá para medir lá.

Mas é um parto soltar o bujão e normalmente ele espana ou quebra a cabeça .

flaviovs
08/02/2006, 11:09
Valeu pela dica do bujão. Era por ali que eu ia medir, e agora vou mais na maciota, para evitar problemas de quebra.

A propósito, por falar em bujão...

Abaixo está a foto no meu motor recém montado. Ele tem um outro bujão no cabeçote (seta azul), que ninguém soube me dizer pra quer serve. Você ou alguém sabe pra que serve aquele bujão?

leopoldo
08/02/2006, 11:54
nunca havia aberto um bujão nessa posição, mas vc tem 2 chances:

ou óleo da caneleta que abastece a flauta do comando(+provável),

ou água do cabeçote.


e por falar em tubo de óleo.... esse tubo do cabeçote tá na hora da morte !

parece que até solda tem

flaviovs
08/02/2006, 12:27
Rapaz, se você nunca viu um bujão ali, eu não sei mais... :-)

É um bujãozinho/furo que não parecem caseiros não. Parece com o do vácuo que fica embaixo do carburador.

Enquanto o motor estava igual ao da foto, tava até fácil de ver. Agora tá tudo montado e o acesso ali é ruim... Mas vou tentar descobrir o que passa ali.

Quanto ao tubo de óleo, sim, está em fim de vida mesmo. Sim, tem uma solda :oops:. Não tá entupido, mas não tá 100%. Vou ver se troco por um novo. Você sabe qual a bitola original daquele tubo?

leopoldo
08/02/2006, 12:41
é o mesmo do freio

tem coisas que a gente nunca acaba mexendo ou porque está fora de acesso ou porque nunca precisamos e então .... nem notamos.

Por exemplo, no motor 3.0, tem abaixoe um pouco à direita desse bujão, um selo de água (no BF que eu tenha visto é tapado, mas tem a marca no corpo fundido do bloco .... olha lá na foto :shock: ) que eu só descobri porque um dia vazou :evil: ..... e eu escasquetei em descobrir como podia vazar em cima da caixa seca ....... foi um parto trocar sem tirar o motor do jeep ! :parede:

Mas deu certo :dance:

bons tempos em que meu problema era só com 6 cilindros :dance:

Mauricio Bordin
15/02/2006, 18:21
Valeu pela dica do bujão. Era por ali que eu ia medir, e agora vou mais na maciota, para evitar problemas de quebra.

A propósito, por falar em bujão...

Abaixo está a foto no meu motor recém montado. Ele tem um outro bujão no cabeçote (seta azul), que ninguém soube me dizer pra quer serve. Você ou alguém sabe pra que serve aquele bujão?

Flávio e Leopoldo

Se não me falhe a memória, esse bujão misterioso é óleo da canaleta que abastece a flauta de comando. É um furo de usinagem que é tampado depois com esse bujão.

Abraços

flaviovs
16/02/2006, 02:19
Valeu Mauricio, mas não entendi uma coisa... então ele é pra ficar tampado mesmo ou é pra eu encaixar alguma magueira (óleo) alí? Se for pra conectar, aonde fica a outra ponta? :putz:

Pior que logo que o Leopoldo falou que não sabia pra que servia aquele bujão, surgiu na oficina um CJ com BF161, fui lá olhar e tinha lá, também, o mesmo raio do furo... tampado com o mesmo bujão "originalzinho de fábrica", igual meu motor!

Mauricio Bordin
16/02/2006, 10:04
Valeu Mauricio, mas não entendi uma coisa... então ele é pra ficar tampado mesmo ou é pra eu encaixar alguma magueira (óleo) alí? Se for pra conectar, aonde fica a outra ponta? :putz:

Pior que logo que o Leopoldo falou que não sabia pra que servia aquele bujão, surgiu na oficina um CJ com BF161, fui lá olhar e tinha lá, também, o mesmo raio do furo... tampado com o mesmo bujão "originalzinho de fábrica", igual meu motor!

Olá Flávio.

Esta abertura fica tampado mesmo. Ele existe em função da necessidade de se fazer um canal que leva o óleo desde o "cotovelo" onde entra aquele tubinho de lubrificação que você deveria trocar :D, até o pé do suporte da flauta dos balancins de válvula. Como não dá para fazer furo "em curva" abre-se este buraco e usina-se o furo, tapando o início da abertura com o bujão... Carburadores normalmente possuem várias dessas aberturas de usinagem que são depois tapadas com um pequeno tampão, geralmente de chumbo ou uma de suas ligas.

Arnaldo Tomazetti
16/02/2006, 13:40
Acho que esse bujão é da água...quando esse motor era instalado no Aero Willys, tinha uma tomada de água quente para o sistema de aquecimento do interior do carro.
É apenas uma possibilidade, não tenho certesa...já faz muito tempo...

edgar
18/02/2006, 21:42
Bom, pode e dá muito mais trabalho, mas fiz a regulagem com um rologio comparador. Primeiro colocamos o relogio sobre o parafuso (ao lado da fenda) para achar a abertura maxima da válvula (digamos no cilindro 6)
Depois transferimos o relogio para a "corcunda" do balancim da válvula 1 bem em cima do pé da válvula, escolhemos uma partezinha mais reta, do detalhe da fundição do balancim. Neste momento utilizei o relogio para encontrar o ponto em que a valvula esta sem regulagem alguma, ou seja não chega-se a deixa um pouquinho solta nem apertar a mola da válvula.
Pronto, agora começo a soltar o parafuso de regulagem sempre apertando a chave de fenda para baixo, assim ia aumentando a folga entre a valvula e o balancim até marcar exatamente 0,458mm. Dificil é apertar a porca depois do ajuste...qualquer mexidinha desrregula tudo...tambem o 0,008mm é um pouco no olho ja que ai tem que ser no olhometro.
Assim escapo de possivei calos e desgastes

Ai na primeira foto é minha ajudante de mecanico (minha filha)

edgar
18/02/2006, 21:44
Veja bem embaico o relogio apalpando :shock: a corvoca do balancim

edgar
18/02/2006, 21:46
Neste ponto (na cabeça do parafuso) que apoiei o relogio para ajustar o zero (regulagem nenhuma) etambem a altura maxima do parafuso, consequentemente a abertura maxima da válvula.


Bom fica fazendo telec telec até o motor esquentar, uns 5 minutos depois baixa bastante, mas não para.
Antes não fazia barulho, mas verifiquei que o ajuste original era em torno de 0,15mm

flaviovs
18/02/2006, 23:12
Salve Edgar.

Obrigado por compartilhar suas experiências.

Realmente com o relógio não tem erro, mas você tocou em um ponto que eu também notei... difícil mesmo é apertar a porca-trava sem mover uns míseros centésimos para lá ou para cá (mesmo com o relógio).

Agora, só pra atualizar o tópico: estava lembrando do momento que regulei e me lembrei que tinha dado umas voltas com o carro cedo, dado umas aceleradas (afinal ele tava falhando) etc. Ou seja, o motor devia estar quente na hora, e pelo que sei, a regulagem deve ser com o motor totalmente frio. Talvez por isso eu tenha deixado com folga demais, daí o tléc-tléc.

Estou para refazer o serviço mas tou com a tcase desmontada, caixa sem óleo etc. e a viatura está encostada. Assim que refizer mando aqui como ficou.

toyotafoz
22/03/2006, 20:13
Boa noite, aproveitando a deixa: no meu jeep o mecânico regulou em 0,30 as válvulas superiores, notei pelo texto que foi regulado com mais aperto do que devria, isso pode afetar? ele está falhando um pouco em baixa, parece que o quarto e o quainto cilindro estão falhando, o que pode estar ocorrendo? o que posso colocar no tanque para fazer uma limpeza das válvulas "na marra"?? e continua esquentando, troquei a junta de cabeçote pois tinha queimado e a temperatura continua subindo. Agradeço desde já a colaboração dos amigos, abraços a todos

flaviovs
23/03/2006, 02:03
Claro que a regulagem que seu mecânico fez pode afetar o funcionamento do motor. Afinal, está fora do especificado... :putz:

Agora, Rodrigo, não sei se é isso ou não. Mas a No.2 ficava também falhando antes da regulagem. Aliás, falhando é apelido... o 2o. cilindro nem queimava...

Depois da regulagem grosseira, ficou show. Neste fds pretendo refazer a regulagem as válvulas de admissão e regular as de escape. Vamos ver como vai ficar.

Esta regulagem não tem nada a ver com limpeza das válvulas. Assim, acho que não há nada que você possa botar no tanque que vá resolver o problema (claro, se for de regulagem).

Para seu problema de aquecimento, como "mexânico semi-amador" comecaria verificando se há água :dance:, se ela está circulando (bomba d'agua morta? válvula termostática travada?), se o radiador está bom... Depois verificaria o ajuste de mistura no carburador (mistura muito pobre aquece e também causa falha).

Se não conseguisse resolver, voltaria no fórum pra pesquisar onde mais futucar, porque esta assunto já foi muito tratado por aqui... :mrgreen:

Lucas Nassif
25/07/2008, 23:11
Refiz meu BF161 há pouco tempo. Não devo ter rodado nem 100km com ele ainda. O mecânico me entregou ele meio "xôxo" e resolvi eu mesmo ir acertando.

Fui devagar... reparo do carburador, folga do platinado, aperto da tubulação do avanço (estava frouxo, dando entrada de ar!), acerto da mistura e do ponto. O desempenho foi melhorando, até que, de uma hora para outra, (pelo menos) o cilindro 2 passou a não queimar de jeito nenhum (estava centelhando). Eu já desconfiava que tinha cilindro falhando, mas a partir daquele momento deu pra ter certeza.

Abri a tampa das válvulas neste fim de semana para obter alguma luz e, para minha surpresa, vi que estava tudo sem regulagem. Tinha válvulas sem folga alguma!

Fiz a regulagem de acordo com o manual, posicionando os cilindros e passando a lâmina de 0,45mm (o manual manda 0,46mm, mas o conjunto de lâminas que usei não tinha esta precisão -- e não tentei compensar para não fazer besteira).

Que espetáculo ficou o carro!

Não embola mais, desenvolve bem, marcha-lenta e aceleração regulares... Maravilha!

Só que...

...ficou um tléc-tléc de batida de tucho de dar nos nervos! Quando acelera parece uma máquina de costurar...

Perguntas:

:arrow: Até que ponto este barulho e normal?

:arrow: Pensei em deixar ele rodar assim por mais uns dias (rodo pouco) e depois reabrir e conferir/regular as folgas novamente. Pode dar algum xabú neste meio tempo?



Galera,

a uma semana fui conferir a regulagem das valvulas de admissão do BFão!!

O Jeep não tá falhando nem nada, só fui conferir de curiosidade!! :mrgreen:

Pois bem, elas estavam tudo na casa dos 0,30!! Como tenho cálibre de laminas em casa, passei tudo pra 0,45, de acordo com o manual!! Mas agora tá uma bateção de valvulas do carai, igual o flaviovs disse que tava acontecendo com o dele!!

Antes de regular, ela dava umas batidinhas na marcha lenta, mas em alta rotação parava! Agora bate em qualquer rotação, tec tec tec adoidado!!

Lembro que na ultima vez q troquei a junta do caabeçote (7 meses atras), o balancim estava com aquele calo, mas o meca passou tudo no esmeril e ficou zero..sem calos!

Mas mesmo assim ainda tem os batidinhos! Será que deixo como está ou volto tudo pra 0,3???

Regulo pelo barulho ou pelo manual??

:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

Abrs...

edgar
15/05/2011, 18:54
Ilustres moderadores ! Tem como achar as fotos ? perdi ela e como tem uma forto da ilustre filha.....
obrigado

gpolachini
21/05/2012, 16:35
Pessoal,

Reabrindo o topico.

Fiz a retifica completa do meu bf 161, segundo o mecanico que fez a retifica ele deveria ficar com as valvulas abertas por 1000 km, depois eu voltaria lá e ele regularia a valvula. Isso confere ?
Eu ando muito pouco com o jeep e o pouco que tendo andar não consigo, o jeep está uma bosta, está sem força total qualquer coisa ele já morre.
Isso sem dizer que faz uma barulheira tremenda de bateção de valvula.
Tem algum problema eu regular a valvula antes desses 1000 km ?
Como faço para fechar a tampa de valvula ? Apenas a junta e silicone ?

Obrigado.

Jacimar
22/05/2012, 07:01
Bom dia prezado ! é a primeira vez que ouço isso, rodar com as válvulas desreguladas . . . pelo que sei você deve conferir a regulagem depois de um tempo - talvez 1000 km - se fosse assim os BF sairiam 0 km com as válvulas desreguladas e isso não acontecia . . . boa sorte e um abraço !


Em tempo : Eu troquei a junta das tampas de válvula do meu BF a pouco tempo, utilizei apenas silicone para juntas da Orbi, ficou bom mas tive que refazer várias vezes até acertar, as informações são um pouco conflitantes, deve-se deixar secar por 15 minutos ou até uma hora, dependendo de onde vem a orientação, na dúvida deixei secar 30 minutos e ficou bom, e não deve passar muito nem pouco . . . ou seja, é tentativa e erro até aprender.

gpolachini
14/02/2013, 07:32
Pessoal,

Pretendo fazer a regulagem de valvula do meu jeep, fui atrás do manual do mecanico para ver como se faz.
Porem ao ler o manual me surgiu uma duvida, no manual diz que para regular o cilindro numero 1 é necessário que o cilindro numero 6 esteja com a valvula inteiramente aberta. Minha duvida é como vou saber a hora que a valvula de determinado cilindro estará aberta?


Obrigado

Jacimar
14/02/2013, 07:53
Pessoal,

Pretendo fazer a regulagem de valvula do meu jeep, fui atrás do manual do mecanico para ver como se faz.
Porem ao ler o manual me surgiu uma duvida, no manual diz que para regular o cilindro numero 1 é necessário que o cilindro numero 6 esteja com a valvula inteiramente aberta. Minha duvida é como vou saber a hora que a valvula de determinado cilindro estará aberta?


Obrigado


Bom dia prezado ! como diriam os mais antigos do fórum : "IMHO" é meio redundante o manual dizer isso, como são cilindros pareados, se um está com determinada válvula aberta, o outro estará com a respectiva válvula fechada, não é ? abraço !

Marcio Rossetto
14/02/2013, 11:21
Primeiramente vc tira a tampa de válvulas
Quando a válvula esta totalmente aberta a mola da válvula atinge o máximo de sua compressão , ou seja, esta toda retraída .

antonio umino
14/02/2013, 14:49
O cilindro numero um é o é o da Frente , (radiador)..
Para regular as valvulas de admissão.... conforme o manual diz. estando o primeiro completamete fechado, O pistão em cima, e a polia indicando , está em posição de ignição.. Neste ponto a válvula pode ser regulada...e o ultimo cilindro deve estar aberto (escapamento).
Para ver se o pistão está no ponto de regulagem tire as velas . e com uma chave de fenda, e o motor girando na mão, vc vai sentir que o pistão está subindo e na polia a marca do ponto de ignição... chegando em cima é o ponto de regulagem de valvula, Isto para todas as valvulas...... um de cada vez... tem que estar fechadas as valvulas de escape e de admissão....
até mais. abçs

gpolachini
14/02/2013, 20:18
Essa era minha duvida, sendo assim, se eu apontar o rotor do distribuidor para os cilindros eu terei um parametro de indicação sobre qual cilindro está aberto ou fechado Exemplo: eu coloco o rotor no primeiro cilindro, que esta no PMS, regulo a valvula do primeiro cilindro, girando o motor na mão o próximo cilindro a se fechar é o próximo na sequencia de explosão correto?

Marco
14/02/2013, 20:36
isso mesmo amigo,aproveita e já regula o cilindro numero seis ele trabalha junto com numero 1,
assim vc regula as valvulas em apenas três viradas na polia do motor...

antonio umino
14/02/2013, 21:42
isso mesmo amigo,aproveita e já regula o cilindro numero seis ele trabalha junto com numero 1
assim vc regula as valvulas em apenas três viradas na polia do motor...


Concluindo......
Ao regular o cilindro numero 1 que está em ignição, o cilindro 6 está em escape ( a valvula de escape está aberta e a de admissão vai esta fechada e assim aproveita e regula este também.. e assim por diante....
até mais.
abçs

Renan Folly
21/07/2013, 21:06
uma pergunta as valvulas devem ser reguladas quentes? A especificação das medidas do manual devem ser seguidas (0,46mm). ou em motores que já rodaram mais deve usar outro valor?

dickvigarista
07/08/2013, 21:20
uma pergunta as valvulas devem ser reguladas quentes? A especificação das medidas do manual devem ser seguidas (0,46mm). ou em motores que já rodaram mais deve usar outro valor?

As valvulas de admissão 0,46mm e as de escape 0,41mm , com o cuidado de anteriormente conferir o aperto dos parafusos do cabeçote quente( +- 60 libras/pé).

Dan Nader
26/03/2015, 16:25
Alguem por um acaso teria um tutorial de regulagem de valvulas do bf161, vai na oficina pede e paga pelo serviço e os caras nem mexem...

Dan Nader
27/03/2015, 09:11
Algum mecanico de plantão? Alguem que ja foi enganado por mexanicos?? Alguem ajude...

antonio umino
27/03/2015, 10:22
Se vc pesquisar, vai achar...... Tem tópico no Fórum.......

Veja abaixo nesta página, que já tem um tópico referente a que vc procura....

Regulagem de válvulas (BF161).

Neste tópico tem a resposta que vc procura......

Abçs

Dan Nader
01/04/2015, 14:00
Boa tarde Antonio, ja usei a procura mas não achei, e esse veja abaixo que vc indicou não é um link...

antonio umino
01/04/2015, 14:02
leia em tópicos similares....

ou coloca regulagem de valvulas motor bf no google....
abçs

reslima
01/04/2015, 14:46
Minha contribuição... a página do Manual do Mecânico...
Abs...

Ian Jeep
01/04/2015, 15:45
Boa tarde Antonio, ja usei a procura mas não achei, e esse veja abaixo que vc indicou não é um link...

Nesse primeiro tópico tem tudo q vc precisa.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/14952-regulagem-de-valvulas-bf161.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/115905-regulagem-de-valvula-bf-161-duvida.html

Praticamente todas as nossas duvidas estão no fórum, pesquise sempre.

Abraços e boa sorte.

Dan Nader
02/04/2015, 11:17
Valeu pelo apoio amigos, é que to com dificuldades com a procura do site, mas agora vou procurar pelo google que indica aqui mais rapido.

antonio umino
16/07/2015, 09:56
Ressuscitando....desenterrando.

O Bujão no cabeçote na parte de traz é quando o motor é usado em AÉRO WILLYS, que tinha o marcador de pressão de óleo, que era tirarado por ali.

apesar de o tópico ser antigo.

abraços.

gabrielrg
19/07/2015, 23:49
Vejo o pessoal citar 0,46 mm como se equivalesse a 0.018". O correto é 0.046mm, ou seja, uma lâmina calibre 10 vezes menor do que você usou. Acho q também fiz esse erro o que deixou o barulho te tec-tec-tec. Amanhã vou acertar isso e espero que fique silencioso.

Att,

eliasFerreira
20/07/2015, 02:08
Se a medida é 0,018", então é 0,46 mm, mesmo.
Pois,
1" = 25,4 mm.
Então,
25,4 mm x 0,018" = 0,4572 mm.

Dan Nader
28/12/2015, 16:16
revivendo meu próprio tópico, ainda não regulei as valvulas do meu BF-161. Li bastante a respeito mas é muito confuso, tirar a tampa do comando normal, mas abrir a a sexta valvula para regular a primeira??? e assim por diante? será que é só assim? Não daria para colocar o rotor na posição do cabo de vela que vai para o cilindro 1( perto do radiador e coincidor com o ponto da polia e regular aquela valvula, e assim para toas as valvulas??? Se falei muita besteira, me façam entender.

eder martins
02/01/2016, 21:21
revivendo meu próprio tópico, ainda não regulei as valvulas do meu BF-161. Li bastante a respeito mas é muito confuso, tirar a tampa do comando normal, mas abrir a a sexta valvula para regular a primeira??? e assim por diante? será que é só assim? Não daria para colocar o rotor na posição do cabo de vela que vai para o cilindro 1( perto do radiador e coincidor com o ponto da polia e regular aquela valvula, e assim para toas as valvulas??? Se falei muita besteira, me façam entender.

No jeep nunca mexi, mais em todo carro e assim então o jeep tbm deve ser!

Julinot
17/01/2016, 22:22
Cara... sinto muito mas você não vai conseguir - nem eu. Tem um mecânico de confiança ? De preferência das antigas ? Não? Então não mexe que vai ficar pior. Quem disse que está precisando de regulagem ? Qual é o problema do motor ?
Boa sorte.

Dan Nader
18/01/2016, 13:32
O problema do motor é o seguinte, ta andando de boa quando fica quente ja umas 2 horas de funcionamento o motor apaga, era a distribuição troquei coloquei eletronica... era carburador foi revisado tudo... era alimentação, tudo limpo e revisado, foi lavado tanque trocado mangueiras e filtro... agora foi falado que valvula depois de bem quente trava e morre o motor???
Por isso que eu queria regular valvulas, vai que tenha alguma estrangulada.

edgar
19/01/2016, 11:13
ja tive esse sintoma !

tem desborbulhador ?

coisa relativamente simples que no meu caso fez uma baita diferença.

Dan Nader
19/01/2016, 13:56
Não tem desborbulhador, carburador dfv228

Julinot
19/01/2016, 16:49
Desborbulhador ?
Hmmm... sei não. Não deve ser isso.
Falha sempre depois de duas horas ?
Sempre falha... não importa depois de quantas horas
Ocorra a falha ? Por envolver a questão de tempo,
parece ser algo que vai esquentando, ou algo que acumule,
transborde. Realmente não sei se pode acontecer de
uma válvula travar por causa do aquecimento. No sistema de
ignição, sempre ouvimos relatos de bobinas que esquentam, etc.
Mas tanto bobina quanto válvula, o que podem esquentar
depois de duas horas já teriam esquentado com menos tempo.
O desborbulhador - ou retorno ao tanque - agiria no caso para
impedir que a cuba ficasse muito cheia e inundarse
o sistema - fazendo afogar. Além do desborbulhador, um bom ajuste
da bóia nesse caso talvez também resolvesse. Mas como no caso do
aquecimento... não levaria duas horas para dar problema de
excesso de gasolina. Bem... só digo uma coisa : esse negócio de ajustar válvulas para mim parece complexo e arriscado. Ou arranja alguém que entenda
muito nz prática... ou tenta por esse desborbulhador que o colega aconselhou.
E vê esse negócio de duas horas para falhar, e
se sempre falha, mesmo.
Boa sorte.

Willian Del Piero Rocha
19/01/2016, 22:54
Opa,,,eu já tive um problema parecido,,,mas eu já tinha ignição eletronica,,e o jeep rodava tranquilo,tranquilo,,mas depois de um tempo andando ,tipo uma hora ou menos,,ele apagava ,e não pegava nem a pau,,fui rebocado 3 vezes para casa,,a bobina não esquentava. Deixei com um mecânico de confiança para ficar andando com o jeep e testando,,,resultado: modulo da ignição eletrônica,,,foi trocado e já tem mais de uns 4 anos sem nada de problemas.
Só para ilustrar,já que vc disse que era ignição normal e dava o problema,passou para eletrônica e continua,,,,sei lá,,,mas válvula acho que não é.

Julinot
19/01/2016, 23:19
Pois é... tá difícil,hein.

Dan Nader
20/01/2016, 09:18
Primeiro começou a queimar condensador, o bicho morria trocava condensador e ia embora oras era cuba vazia com uma garrafinha dava um trago ele voltava a andar... troquei coloquei sistema do tonella, nos primeiros 15 minutos perfeito parecia carro novo... até morrer e queimar o modulo. depois troquei distribuição coloquei eletronica, começou a esquentar bobina e queimar, aí falaram q era alternador, coloquei uma resistencia para impedir excesso de energia pra bobina. Depois ligado funcionava 20 minutos morria fui ver a cuba do carburador seca, troquei agulha e sede e bóia, aí andando depois de duas horas o bicho morre vou ver tem gasolina na cuba e não sei pq morreu... Mas agora morre depois de quente, aí um individuo falou q era valvula enforcada, por isso eu queria regular. mas vou tentar o desborbulhador, vou ver se encontro e instalo.

Dan Nader
20/01/2016, 09:21
Só para constar achei ser vacuo dentro do tanque (de ferro) andando estalava dirigindo enjambrava a tampa o carro dava até um respiro melhor entrando ar no tanque, fiz um furo em cima e coloquei uma valvula de panela de pressão, ficou bem legal o sistema... Mas continua morrendo, creio de fato que seja o calor do motor afetando a bomba de combustivel original, que inclusive troquei, vou correr atras do desborbulhador. Vou postando e por favor, vão me ajudando.

reslima
20/01/2016, 10:38
Bomba de gasolina pode estar esquentando tbem e perdendo ação...

deividmonnerat
20/01/2016, 19:21
Quando o jeep morre, é só bater chave e ele liga? Ou tem dificuldade? Ele ele não funciona após morrer, voce tem que descobrir qual sistema não funciona. Se for um problema no sistema de alimentação, o carburador vai estar seco ou vazando gasolina. Se for um problema na sistema de ignição, retire um cabo de vela e veja se tem centelha, se não tiver aí está o problema. Tente fazer esses teste e definir qual sistema está defeituoso.

Como o reslima falou, já vi casos da bomba de gasolina depois de quente parar de funcionar.

Pra ter a certeza que sua válvula instalada no tanque de combustível está eficiente, abra a tampa do tanque devagar depois de um tempo funcionando e preste atenção se tem um alivio de pressão ou ele suga o ar.

Abs

Julinot
20/01/2016, 20:36
O colega Monnerat está certo.
Mas se pega - mesmo que não seja "na chave" logo depois de morrer... vai ficar difícil.

Julinot
20/01/2016, 20:37
Só estou achando estranho esse negócio de duas horas para dar o problema... conforme comentei antes.

Dan Nader
21/01/2016, 08:23
Sintomas, andando de boa lenta e rapida perfeita depois do motor quente, começa sintoma de pane seca, vai rateando rateando e morre. Com uma mangueira tiro combustivel do tanque que tem esse vacuo dentro, tiro suficiente pra encher a mangueira e coloco na boca do carburador bato na chave insisto e pega... ando mais uns metros e tudo novamente.
faisca tem...

deividmonnerat
21/01/2016, 11:37
Sintomas, andando de boa lenta e rapida perfeita depois do motor quente, começa sintoma de pane seca, vai rateando rateando e morre. Com uma mangueira tiro combustivel do tanque que tem esse vacuo dentro, tiro suficiente pra encher a mangueira e coloco na boca do carburador bato na chave insisto e pega... ando mais uns metros e tudo novamente.
faisca tem...

Peraí... voce disse que ao abrir o tanque existe vácuo? Se realmente existe, esse é o problema. Chega um ponto que o vácuo é maior que a pressão de sucção da bomba e ai você terá uma pane seca. E realmente esse pode demorar um bom tempo em funcionamento para acontecer, quanto menos combustivel no tanque, mais tempo leva pra criar um vácuo o significativo.

Coloca uma foto ai do respiro do tanque que voce instalou.

Abs

Mauro-F75
21/01/2016, 14:10
Dan,
Faz um teste andando sem a tampa do tanque
Abraço
Mauro

Willian Del Piero Rocha
21/01/2016, 23:19
O Mauro já falou ,deixe a tampa do tanque frouxa,,ou sem ela,,ou amarre uma sacola plastica no bocal e faça uns furos com um canivete,para respirar ,,,,eu já aposto que é o que o Monnerat falou,,com o tanque seco demora mais a dar o problema,com ele cheio é mais rápido o problema.

Dan Nader
22/01/2016, 10:06
vou fazer os testes, não sei se consigo ainda este fim de semana, pois comprei uma pistola de ponto e ainda não chegou, ignição eletronica é complicado colocar no ponto. essa coisa de ir ligando e acelerando nunca se sabe ao certo se ta nos 5 graus ou não. Feito isso, ja farei os testes indicados...

Julinot
23/01/2016, 19:37
Uma vez encontrei o respiro do tanque obstruído por o que né pareceu ser cocô de algum bicho... Talvez alguma coisa de insetos.

Dan Nader
25/01/2016, 09:33
Nos primeiros testes.......
Instalei o desborbulhador, o jeep funcionou o tempo todo sem morrer, mas com a tampa do tanque aberta. Pergunta: o tempo todo que funcionou dava pra ver que o desborbulhador atua como um coração que é cheio pela bomba e alimenta o carburador e retorna ao tanque o tempo todo, é normal?

Dan Nader
25/01/2016, 09:36
Agora o fato mais estranho, enquanto o motor funcionava nos testes do desborbulhador, aproveitei pra usar minha nova aquisição... a pistola de ponto. O lance é o ponto na polia do motor é absurdamente adiantado faltando graduações para ler, se coloco no na ultima graduação da polia o motor fica totalmente atrasado... Alguem pode explicar? tive que regular de ouvido.

Dan Nader
25/01/2016, 11:25
Abri um post, com o tema "consegui a pistola de ponto e agora?" pra tentar deixar organizado o forum, no caso de alguem pesquisar... mas ta dificil, antigamente era tão acessado, hoje em dia ta todo mundo no ZAP, tb fiz parte la mas muitas fotos e nada haver com temas bons como no fórum. Se o povo volta-se ao fórum...

Julinot
25/01/2016, 13:26
O ponto... não manjo.
Mas o desborbulhador "drenar"
O tempo todo... não parece normal.
Mas se esse excesso estivesse indo para o carburador,na certa fogaria...
Não?

PS. Essa fuga para o Zap é
Uma lástima. Mas eles vão entender... um dia.

reslima
25/01/2016, 13:49
Dan, você fixou o desborbulhador na linha acima da cuba do carburador? Colocou as mangueiras na ordem correta? De cima para baixo: retorno, bomba, carburador?
Se sua bomba está com uma boa vazão, é normal você ver retornando combustível direto.
[]'s


Nos primeiros testes.......
Instalei o desborbulhador, o jeep funcionou o tempo todo sem morrer, mas com a tampa do tanque aberta. Pergunta: o tempo todo que funcionou dava pra ver que o desborbulhador atua como um coração que é cheio pela bomba e alimenta o carburador e retorna ao tanque o tempo todo, é normal?

reslima
25/01/2016, 13:58
Eu nunca usei pistola de ponto, até gostaria, mas como não tenho, acerto de ouvido, depois levo pra um amigo conferir e fica bem próximo ao ponto ideal.
Primeira coisa que te digo é, para adiantar o ponto do motor, você tem que virar o corpo do distribuidor em sentido horário, já que o rotor roda em sentido anti horário. Portanto, se virar o corpo do distribuidor no mesmo sentido que o rotor gira (anti horário), vai estar atrasando mesmo o motor. Talvez você ja saiba, mas não custa confirmar.
Se bem me lembro, o BF ele tem uma régua com uma escala grande e só marcado o "0". O ponto deve estar em 5º, ou seja, na quinta marcação depois do "0", para o lado maior da régua, o lado que tem mais escala.


Agora o fato mais estranho, enquanto o motor funcionava nos testes do desborbulhador, aproveitei pra usar minha nova aquisição... a pistola de ponto. O lance é o ponto na polia do motor é absurdamente adiantado faltando graduações para ler, se coloco no na ultima graduação da polia o motor fica totalmente atrasado... Alguem pode explicar? tive que regular de ouvido.

Dan Nader
25/01/2016, 14:43
Não ta drenando, mas a bomba abastece ele, ele abastece o carburador e o tanque ao mesmo tempo... Isso q não entendi se é certo ou não?

reslima
25/01/2016, 14:54
Sim, a lógica é essa. A bomba manda combustível para ele a todo momento, o carburador usa o que está precisando e o excedente, vai para o tanque de combustível. Tire uma foto da instalação do desborbulhador para vermos.


Não ta drenando, mas a bomba abastece ele, ele abastece o carburador e o tanque ao mesmo tempo... Isso q não entendi se é certo ou não?

Julinot
30/01/2016, 14:42
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/6794-desborbulhador-como-instalar-3.html


Pesquisei pra você... não levou um minuto.
De nada.

Dan Nader
01/02/2016, 10:13
Muito obrigado Julinot, esse tópico bem interessante, mas aí vem a questão mandar o combustivel novamente ao tanque? ou manda-lo para um T antes da bomba??
A instalação que estou usando é mandar de volta ao tanque, até agora ta funcionando, mas é uma coisa até bonita de ver... parece um coração bombeando, to usando mangueiras transparentes, ficou um show de bolhas........

Dan Nader
01/02/2016, 10:18
O primeiro circuito que tava, tanque filtro bomba... bomba mangueira subia encostada pela mangueira do radiador até o desborbulhador preso ao filtro de óleo e chegada ao carburador. Achei o caminho quente e perigoso afinal o plastico do desborbulhador não parece ser muito consistente. Agora o caminho está sai da bomba de combustivel volta a parede corta-fogo onde o desborbulhador esta instalado (01 cm acima da entrada do carburador), e sai para para o carburador. Achei mais seguro assim.
Se meu jeep tivesse paralamas colocaria ali, mas carroceria de fibra, com dois parafusos e muita facilidade desloco toda frente do jeep.

reslima
01/02/2016, 10:26
Dan, o retorno deve ir até o tanque de combustível e repito, verifica a ordem que ligou as mangueiras no desborbulhador, de cima para baixo deve ser retorno, bomba, carburador.


Muito obrigado Julinot, esse tópico bem interessante, mas aí vem a questão mandar o combustivel novamente ao tanque? ou manda-lo para um T antes da bomba??
A instalação que estou usando é mandar de volta ao tanque, até agora ta funcionando, mas é uma coisa até bonita de ver... parece um coração bombeando, to usando mangueiras transparentes, ficou um show de bolhas........

Julinot
01/02/2016, 12:26
Materia interessante, mesmo.
Estive para instalar um desborbulhador... entre outras coisas que estive para fazer, tantos eram as ocasiões em que o Jeep morria, demorava a pegar, etc e tal. No teu problema ou qualquer outro em Jeep... é recomendável mexer em uma coisa de cada vez. Eu estava com um problema - vide outros posts meus -, que parece ter se resolvido com um simples ajuste da bóia o mais em baixo possível. Ainda não testei em altas rotações e pode ser que nessas situações seja necessário um pouco mais de gasolina na cuba. É um ajuste que vou sentir necessidade se houver essa pane em alta. Por enquanto nada de desborbulhador. .. e até o reservatório extra de gasolina - como nos carros a álcool -, está fora de cogitacão no momento. Cada coisa a seu tempo. Espero que você consiga êxito com o desborbukgador, nas se isso não resolver... recomendo desligá-lo voltar a estaca zero sem a influência de um novo fator complicador. Boa sorte.


Muito obrigado Julinot, esse tópico bem interessante, mas aí vem a questão mandar o combustivel novamente ao tanque? ou manda-lo para um T antes da bomba??
A instalação que estou usando é mandar de volta ao tanque, até agora ta funcionando, mas é uma coisa até bonita de ver... parece um coração bombeando, to usando mangueiras transparentes, ficou um show de bolhas........

Julinot
01/02/2016, 12:32
Em tempo... pode ser que precise do desburbulhador para drenar o excesso de gasolina que poderá fazer o motor afogar, como quando a bóia estava muito alta... porque se sentir falta de gasolina na cuba em altas rotações vou ter que subir um pouco a bóia. Será que o desborbulhador cumpre bem mesmo esse papel ?

Dan Nader
02/02/2016, 10:26
Filme do meu Jeep com dificuldade de acertar o ponto e aparece onde coloquei o desborbulhador, se alguem tiver paciencia de assistir um filme no youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=yPmI4WWD0wc

reslima
02/02/2016, 11:09
Dan, desborbulhador ta ligado certo. Me diz uma coisa, porque adiantou tanto o ponto assim? Além da graduação da polia?

Dan Nader
02/02/2016, 12:21
O meu amigo esse é o problema, se colocar do ponto zero até o final da graduação começa a falhar e morre, se atraso desligado, o motor fica pesado para virar e fica explodindo no carburador... Eu não consigo entender.

reslima
02/02/2016, 12:25
Eu acredito que todo o problema que está tendo, está nesse ponto aí extremamente adiantado. É de admirar ainda estar conseguindo dar partida no motor.
Vou te dar uma sugestão, você usa se quiser. Esquece a pistola de ponto por enquanto. Coloca a polia do motor no "0" e confere se o rotor está apontando para o cabo do cilindro 1. Está? Beleza. Faça uma marca na aba do corpo do distribuidor, exatamente no ponto onde o rotor aponta. Feita a marca, roda o motor na mão, avançando até a 5a ou 6a marcação da polia (lado maior da graduação), ok? O rotor girou no sentido anti horário, solta o parafuso do distribuidor e gire até a marcação que você fez na aba do corpo alinhar para onde o rotor está apontado. Pra quem não tem pistola de ponto, essa é uma maneira tosca de ajustar o estático em ignição eletrônica, mas funciona. Aperta tudo, recoloca a tampa, de partida, coloca a pistola e confere, veja como ficou.
Até mais.

Renato

Dan Nader
02/02/2016, 12:29
Puxa Relisma, grato pela força, o rotor gira sentido anti-horario de fato, o rotor aponta para 11:00hs o numero 01. brincando com a pistola em todos os cabos de vela percebi que o cabo de vela cilindro 01 e cilindro 06 fazem o mesmo serviço só a titulo de curiosidade... mas vou marcar sim como vc explicou, grato até então...

reslima
02/02/2016, 12:31
Ah ta... Esse seu distribuidor ignição eletrônica, é daqueles importados ou adaptado?


O meu amigo esse é o problema, se colocar do ponto zero até o final da graduação começa a falhar e morre, se atraso desligado, o motor fica pesado para virar e fica explodindo no carburador... Eu não consigo entender.

Dan Nader
02/02/2016, 15:22
É esse aqui do link que o Bercan indicou.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714640567-ignico-eletrnica-jeep-6cc-rural-6cc-maverick-6cc-_JM#redirectedFromParent

Dan Nader
02/02/2016, 15:27
Quando era a distribuição wapsa original, o ponto era exato, acertava ele com multimetro ou com lampada... O problema era q tava se desmanchando e queimava condensador e platinado direto, a cada saida um condensador novo, as vezes queimava na rua, um transtorno. Aí Bercan indicou esse fornecedor de fato ja saí com o Jeep na rua e é outra história, mas não consigo colocar no ponto, agora sabado verei esse ponto estático q vc indicou.

deividmonnerat
03/02/2016, 07:49
Meu amigo, acho que seu distribuidor não está legal. O centrifugo dele está adiantando muito. Mas tente fazer a conferencia do ponto com o motor a 600 rpm, e não acelerado. Assim o centrifugo não atua muito. O meu distribuidor foi comprado do mesmo vendedor do ML que voce, e não tenho problemas. Uma diferença é que o cilindro 1 está oposto ao seu, na posição de 5 horas.

deividmonnerat
03/02/2016, 07:51
Outra coisa, foca as resposta em um topico só. Fica mais facil pra todo mundo.

Dan Nader
08/02/2016, 08:50
De acordo com os passos do Renato, coloquei o jeep no ponto, ele funciona, porém estoura pelo carburador e tem horas na partida parece dar contra, funcionando não fica legal aceleração... Aceleração fica redonda adiantando o ponto como no video, seria causa do carburador ja em estado de decomposição avançado... muitas folgas não dão qualidade na regulagem.

reslima
08/02/2016, 09:59
Bom, já disseram da possilbidade de ser o distriuidor com defeito, portanto, não tenho porque repetir o mesmo. O que reparei é que, mesmo você acertando de ouvido e levando o distribuidor para o ponto de melhor funcionamento, o teu motor demora a pegar. Tem mais coisa contribuindo aí pra esse funcionamento. Já regulou válvulas dele, que era a sua intenção inicial aqui no tópico? Minha sugestão é regular válvulas, se ainda não o fez e dar um trato no carburador, antes de condenar o distribuidor.
Abs.

De acordo com os passos do Renato, coloquei o jeep no ponto, ele funciona, porém estoura pelo carburador e tem horas na partida parece dar contra, funcionando não fica legal aceleração... Aceleração fica redonda adiantando o ponto como no video, seria causa do carburador ja em estado de decomposição avançado... muitas folgas não dão qualidade na regulagem.

Dan Nader
08/02/2016, 12:13
Regular valvulas pode parecer facil depois q alguem o fez, mas nunca fiz isso... Aqui os mecanicos são assim, diz q é um jeep todo mundo se escapa, condenaram os freios dizendo não ter ferramentas para desmontar o sistema, eu mesmo fiz em casa e ficou perfeito no caso eram flexíveis entupidos, troquei regulei eu mesmo e pronto, pra mim foi facil, pois esse serviço eu ja tinha feito. Agora valvulas, nunca fiz, ja vi muito na internet e muito por aqui, mas de fato ainda to com medo do serviço, se alguem tivesse um video explicando o passo a passo, mas aí indicam o manual do jeep...
Carburador sinceramente ja to me programando para comprar outro, alguem indica um fornecedor? O carburador teria q ser embuchado e o serviço me pediram de 250,00 a 350,00.

reslima
11/02/2016, 09:13
Dan, tem calibre de lamina? Aponta o rotor para o cabo de vela do cilindro que quer regular, e ajusta admissão com 018" e escape com 016". Vai rodando o motor na mão e regulando na ordem de ignição, não tem erro. Apontando o rotor para a vela do cilindro em questão, as duas válvulas estarão fechadas para a compressão e explosão na sequência, balancim não estará empurrando nenhuma delas, admissão ou escape. Regula todas de admissão primeiro, depois as de escape, se for o caso. Vai ter um pouco mais de trabalho só para girar e fazer o ciclo todo 2 vezes.
Abs.


Regular valvulas pode parecer facil depois q alguem o fez, mas nunca fiz isso... Aqui os mecanicos são assim, diz q é um jeep todo mundo se escapa, condenaram os freios dizendo não ter ferramentas para desmontar o sistema, eu mesmo fiz em casa e ficou perfeito no caso eram flexíveis entupidos, troquei regulei eu mesmo e pronto, pra mim foi facil, pois esse serviço eu ja tinha feito. Agora valvulas, nunca fiz, ja vi muito na internet e muito por aqui, mas de fato ainda to com medo do serviço, se alguem tivesse um video explicando o passo a passo, mas aí indicam o manual do jeep...
Carburador sinceramente ja to me programando para comprar outro, alguem indica um fornecedor? O carburador teria q ser embuchado e o serviço me pediram de 250,00 a 350,00.

Dan Nader
11/02/2016, 10:14
Ultimas noticias do carburador, tava com um pequeno vazamento no tampão do injetor que parece um rebite, delicadamente retirei ele com a mão se alicate, muito sujo o caninho do injetor tb saiu esse com ajuda de alicate, limpei recoloquei mas o tal rebite não da pressão pra vedar como tampa... Existe um tampão desse pra vender ou tem que fazer, eu não queria colocar um parafuso no local.

Dan Nader
11/02/2016, 10:18
Dan, tem calibre de lamina? Aponta o rotor para o cabo de vela do cilindro que quer regular, e ajusta admissão com 018" e escape com 016". Vai rodando o motor na mão e regulando na ordem de ignição, não tem erro. Apontando o rotor para a vela do cilindro em questão, as duas válvulas estarão fechadas para a compressão e explosão na sequência, balancim não estará empurrando nenhuma delas, admissão ou escape. Regula todas de admissão primeiro, depois as de escape, se for o caso. Vai ter um pouco mais de trabalho só para girar e fazer o ciclo todo 2 vezes.
Abs.
Amigo Renato, vc falando parece tão simples... Então é apontar o rotor para o cabo de vela do respectivo cilindro e ajustar a folga? admissão e escape eu teria q desmontar o sistema de escape?
Olha, ja me animei se for facil assim........ Se fizer garanto até um video no youtube, pra consultas futuras...

reslima
11/02/2016, 10:32
Isso aí, ajusta admissão primeiro, veja como fica o motor. Para ajustar a de escape vai ter que tirar o coletor e a tampa lateral, portanto, vai precisar de juntas novas pra montar de volta depois. Com um pouco de atenção e dedicação, você regula sim e se tiver alguma dúvida e só postar aí que vemos como te ajudar.
Abs.

Eduard77
12/01/2022, 18:50
Tem como regular as valvulas de escape sem tirar o escapamento(coletor de escape)?
Ou com um jeitinho consegue sem tirar?

Grato.

Sydney66
12/01/2022, 19:13
Prezado Eduardo, boa noite;

Notei que você fez a mesma pergunta em 3 tópicos equivalentes, deve estar precisando muito desta informação.
Não precisa retirar o coletor de escape, mas retirando ajuda muito, mas é questão de prática.
Segue anexo um manual que vai lhe ajudar muito nessa tarefa.
É de um site bem conhecido pelo pessoal do fórum.

578099

Abs