PDA

Ver Versão Completa : Pedal do freio da S10 baixo, troca de cilindro???

LÂMPADA MÁGICA
13/05/2015, 07:10
Bom dia amigos,

Tenho uma S10 1999 diesel 4X4. Desde que comprei ela já faz uns dois anos, não consigo ter um bom freio nela, no pedal pouco, e no freio de mão NUNCA tive, tanto é que quando paro além do freio de mão preciso deixar engatado.

Certa vez troquei as lonas trazeiras e o porcânico não colocou as lonas corretas e elas não "casaram" perfeitamente na panela. Então depois de um tempo eu mesmo resolvi fazer o freio traseiro, onde fiz tudo certinho com lonas adequadas e etc e tal como manda o figurino. Para minha tristeza o freio melhorou muito pouco e nada de freio de mão tbm.

Ela tem ABS traseiro, porém não é ar no sistema já que troquei o óleo e fiz a revisão com bomba de vácuo.

Fico pensando, se ela desse freio com o freio de mão talvez estivesse com problema no sistema de vácuo e cilindro mestre mas nem com o freio de mão que em teoria é acionado mecanicamente ela segura!

O sintoma do pedal é assim se ele tem um curso de 100% o pedal só começa a acionar o freio a partir de 50%. Segurando o pedal "bombado" ele não desce o que acusaria furo ou vazamento no cilindro.

Será que S10 antigas são ruins de freio mesmo, ou eu poderia fazer algo mais pra resolver isso? Vi em um tópico que seria possível trocar os cilindros das rodas e etc por maiores, será possível?

Alguém poderia dar uma dica?

obrigado, abraços

LÂMPADA MÁGICA
16/05/2015, 10:16
puxa, sera que ninguem teve problema com freio de S10 ou uma dica

rfdex
16/05/2015, 15:24
Se tem uma coisa que a S10 não tem ruim é freio amigo. Já tive S10 97, tenho Blazer 99 e já tive S10 2005. Freiam absurdamente bem. Outra coisa, o freio de estacionamento das minhas seguravam a camionete em declives até com carga na carroceria ou com reboque engatado. Leve em alguém que entenda do assunto. Curioso só faz cagada. Como está a bomba de vácuo? A mangueira que leva vácuo ao hidrovácuo não está entupida ou com algum rasgo? O hidrovácuo está bom? Mas mesmo estando ruim o hidrovácuo, a bomba ou o pedal, o freio de estacionamento deve funcionar. Eu partiria desmontando os tambores e pinças até chegar no hidrovávuo e bomba de vácuo. Talvez seja até os tambores gastos, daí aciona a lona mas não há contato efetivo. A propósito, sua S10 foi da aeronáutica? Nunca vi S10 nessa cor, só as que foram destinadas à Aeronáutica. Abraço

LÂMPADA MÁGICA
18/05/2015, 06:56
Diz ai Rafael ! obrigado pelo retorno.

Então não cheguei a verificar essa mangueira não.....tsc Vou verificar esta semana com certeza.

Sim era da FAB, eu as vezes arrisco uns leilões rs.....já estou com ela uns 2 anos fiz tudo nela, tá um avião !!!

abraços

rfdex
18/05/2015, 10:03
Veiculos das Forças Armadas geralmente são bem cuidados e conservados. Se você souber usar essa pickup, não dará problemas. Abraço

Soironailuj
11/08/2015, 10:21
Amigo, você conseguiu resolver o problema de freio da sua S10? Estou com o mesmo problema, o freio só pega com o pedal bem fundo, porém, o freio de mão segura bem.

rfdex
11/08/2015, 11:27
O freio de mão é um sistema mecânico, que não tem relação com o freio de pé. O freio de mão é acionado por um cabo de aço as sapatas de freio das rodas traseiras. Só.

Soironailuj
11/08/2015, 12:26
O freio de mão é um sistema mecânico, que não tem relação com o freio de pé. O freio de mão é acionado por um cabo de aço as sapatas de freio das rodas traseiras. Só.

Mas alguém já conseguiu identificar o porque dessa falta de freio com o pedal funcionando só no fundo?

rfdex
11/08/2015, 13:00
Mas alguém já conseguiu identificar o porque dessa falta de freio com o pedal funcionando só no fundo?

Pode ser mangueira do freio ruim, ar no sistema, etc. Já desmontou todo o sistema?

antonio umino
11/08/2015, 13:14
Bom ..... opinião
Todo pedal de freio tem CURSO MORTO. coisa de 1/2 polegada ou 13 mm....
Depois desta folga o pedal tem que acionar o hidro e o cilindro mestre........ se estiver com o curso morto baixo. tem que regular este curso......... Se tiver curso..... (aciona o hidrovácuo)... tem que acionar o cilindro mestre...e começa a atuar..
Se dai estiver o pedal digamos mole e dar freio mais fundo deve ser ar no sistema de freio....ou as sapatas do freio estão mal reguladas.

abçs

Gerson 666
11/08/2015, 13:24
Freio de mão: é por cabo de aço, geralmente ele dilata, ficando mais comprido do que deveria. Retire a roda traseira e o tambor de freio, vc verá onde esse cabo se encaixa. Vc pede então para alguém pisar no pedal de freio de estacionamento e observa se vai expandir as lona de freio. Tua espia pode estar quebrada, dilatada ou desconectada do freio traseiro. No meu caso, estava dilatada, para não trocar, dei um nó cego nela rsrs, e diminuiu o curso da mesma. Há também uma espécie de rosca nessa espia onde vc pode diminuir o curso do cabo.
Freio no pedal: Primeira coisa que vc tm que fazer é retirar o burrinho de freio, abrir ele e conferir. As vezes, acumula sujeira nele, ou as borrachas de vedação dele já não dão conta. Os mecânicos preferem trocar todo o burrinho a abri-lo, pois acham que vão danificar essas borrachas de vedação, mas dá pra abrir tranquilo, só não pode comprimir o cilindro do burrinho sem líquido de freio dentro, portando, desmonte, limpe e monte novamente, e troque todo o líquido de freio. Geralmente, quando o pedal tá muito no fundo, é pq já está comprometido o cilindro mestre(burrinho), mas de uma limpada antes de trocar. Eu já troquei cilindro que depois, em casa, ao limpar a peça, voltei a usar o mesmo cilindro que o mecânico havia comprometido.

LÂMPADA MÁGICA
12/08/2015, 07:03
Freio de mão: é por cabo de aço, geralmente ele dilata, ficando mais comprido do que deveria. Retire a roda traseira e o tambor de freio, vc verá onde esse cabo se encaixa. Vc pede então para alguém pisar no pedal de freio de estacionamento e observa se vai expandir as lona de freio. Tua espia pode estar quebrada, dilatada ou desconectada do freio traseiro. No meu caso, estava dilatada, para não trocar, dei um nó cego nela rsrs, e diminuiu o curso da mesma. Há também uma espécie de rosca nessa espia onde vc pode diminuir o curso do cabo.
Freio no pedal: Primeira coisa que vc tm que fazer é retirar o burrinho de freio, abrir ele e conferir. As vezes, acumula sujeira nele, ou as borrachas de vedação dele já não dão conta. Os mecânicos preferem trocar todo o burrinho a abri-lo, pois acham que vão danificar essas borrachas de vedação, mas dá pra abrir tranquilo, só não pode comprimir o cilindro do burrinho sem líquido de freio dentro, portando, desmonte, limpe e monte novamente, e troque todo o líquido de freio. Geralmente, quando o pedal tá muito no fundo, é pq já está comprometido o cilindro mestre(burrinho), mas de uma limpada antes de trocar. Eu já troquei cilindro que depois, em casa, ao limpar a peça, voltei a usar o mesmo cilindro que o mecânico havia comprometido.

Então Gerson, vou trocar o burrinho mestre pra ver se melhora, ar no sistema não pode ser pois troquei todo o fluido de freio por vácuo....

E o hidrovácuo? não pode estra comprometido de alguma forma?