PDA

Ver Versão Completa : Como fazer um motor diesel arrotar?



WGodoy
06/02/2006, 14:34
Quem tem criança pequena sabe, depois de mamar tem que fazer o pimpolho arrotar, senão vai passar a noite com cólicas. Eu, total neófito em jipe e motor diesel, paguei um belo sapo neste último domingo ...

Eu dei uma lavada completa no meu KIA Clarus, incluindo parte interna, enceramento, polimento, etc, e para tal tirei o Jota da garagem para colocar o Clarus e facilitar os trabalhos (o Landau fica no fundão da garagem, na parte coberta). O jipe pegou de primeira, o deixei do outro lado da rua enquanto enfiava o Clarus na garagem, e na hora de por o jipe na entrada da garagem, o cara morreu. Custou para pegar, mas pegou e foi. Acho que não tinha esquentado bem o motor diesel, pensei. Das 09:30 até 13:30 eu fiquei limpando o coreano, debaixo de um sol senegalês. Dado o último polimento, guardo toda a tralha, e vou destrocar as posições, pois segunda-feira viria trabalhar com o Clarus. Não via a hora de terminar aquilo e tomar um bom banho frio, pois estava com a roupa grudando no corpo. O jipe pegou de primeira, deixei-o esquentando bem por uns 5 minutos, e ai quando vou fazer a meia-volta na rua para embicá-lo na garagem, o fdp morre. E não teve meios de fazer o XUD acordar. O tanque marcava 1/4 da capacidade, o que para os motores ciclo Otto dá para rodar pacas ainda. Ele tinha morrido bem em frente à garagem de um vizinho da rua, e avisei o sujeito que estava providenciando a remoção da viatura. Depois de muito tentar dar partida e com a bateria quase sem carga, jogo a toalha e chamo o socorro mecânico. Me informam que o tempo máximo de atendimento seria 1 hora, podendo chegar antes. Enquanto esperava resolvi checar se não poderia ser nivel baixo de diesel - afinal como estou com o carro há pouco mais de uma semana, não posso confiar naquele marcador. Peguei o Clarus, fui ao posto mais próximo e enchi um galão de 5 litros com diesel. Voltei pro jipe, despejei no tanque, e nada do XUD acordar. 45 minutos de chamado, chegou o moto-mecânico, que não devia ter mais que 25 anos. O moleque olhou, olhou, chamou alguém no rádio dele, e começou a apertar o botão de bombeamento manual da bomba injetora (que é novinha, Delphi). Depois de uma breve sessão de bomba-dá-partida, o XUD acordou e afirmou. Segundo o rapaz, quando o tanque está baixo, corre-se o risco de entrar ar no circuito de alimentação (como o diesel é mais grosso que o álcool ou gasolina, é comum bolhas de ar ficarem presas no tanque). Assinado a ordem de serviço, o rapaz se foi e eu resolvi completar o tanque, just in case. No cruzamento da Rua Santo Américo com a Giovanni Gronchi (SP) o diabo do motor apaga de novo, e levou alguns minutos para acordar. Cheguei no posto e mandei encher o tanque. Enquanto enchia contei o ocorrido para o frentista, que disse que isto é muito comum com motores diesel tradicionais ("bomba e bico" como dizem), somente esta nova geração eletrônica não apresenta este inconveniente. Tanque cheio (entrou 60 litros afora os 5 anteriores), o XUD não falhou mais e voltou prá casa direitinho. Quando fui pro chuveiro, finalmente, já eram quase 17:00 ...

Pergunta pros veteranos a diesel: além de manter o tanque cheio, tem alguma outra coisa que se possa fazer para prevenir este tipo de problema? Pegar o jipe, pôr nas costas e dar uns tapinhas para fazê-lo arrotar vai ser um tanto impraticável, pelo seus 1,5 ton de peso ...

Abs

Wagner Godoy
JPX Montez CD Lona 1996 vermelho

Martin Melcop
06/02/2006, 14:53
Wagner,

tenho carro com motor a diesel há quase sete anos.

Sempre tive o hábito de deixar o tanque chegar ao fim para encher (mania de universitário que num tem dinheiro para encher o tanque) e nunca tive o problema de ter ar na bomba. (com L200, JPX e o Troller)
Com o JPX especificamente ele ficou alguns meses com uns 3 litros no tanque e virava ele algumas vezes e nunca deu problema.
Em resumo vc foi premiado.

wilson ghetti
06/02/2006, 15:55
Boa tarde Wagner, dá uma olhada bem detalhada no sistema de retorno do tanque e nas mangueiras e junções que vão ao bico, e tbem olha o pescador dentro do tanque se ele não está curto ou "quase" entupido, e aproveita para olhar(trocar) os filtros. Espero ter ajudado,

[]'s palpiteiros

WGodoy
06/02/2006, 16:31
Boa tarde Wagner, dá uma olhada bem detalhada no sistema de retorno do tanque e nas mangueiras e junções que vão ao bico, e tbem olha o pescador dentro do tanque se ele não está curto ou "quase" entupido, e aproveita para olhar(trocar) os filtros. Espero ter ajudado,

[]'s palpiteiros

Obrigado pelas dicas. Os filtros (ar, óleo, combustível) foram todos trocados semana passada. Com relação ao resto passou batido, até porquê este problema não tinha se manifestado antes. Pelo visto não é tão normal assim ... :cry:

Esdras JPX/Rural
06/02/2006, 16:42
Tive de rebocar meu amigo Rogerio(trapa) de lavras novas a Ouro Preto devido a entrada de ar com + de 20 litros :shock: no tanque completou ficou normal. Motivo a mangueira do pescador soltou dentro do tanque ,trocou e ficou zero. :concordo:

marcio perotto
07/02/2006, 11:40
:?: No meu ocorreu isso duas vezes, a primeira porque o tubo do pescador estava mais curto ou seja c/ menos de 15 lts não puxava e depedendo da inclinação do carro pode puxar ar. A segunda foi problema na bombinha do filtro de combustivel (usava a original CAV 90) e o diafragma da bomba retornava o combustivel p/ tanque, ai tinha que bombea-la... De uma "olhada" neste dois itens...

:pensativo:

M. Perotto

MikaJPX
07/02/2006, 11:44
Caro Wagner,


em primeiro lugar o pescador original do Jota só "pesca" combutível até
1/4 de tanque. Como o tanque é muito largo, qualquer inclinação lateral
com esta quantidade de combustível paz ele pescar ar e apagar ou
disparar (depende da quantidade ar). Resolvi isto no meu Jota a 7 anos
atrás colocando um prolongamento feito em mangueira de PVC cristal na
ponta do pescador. Hoje consigo usar até 92 litros (tanque cheio até a
tampa) contra os 55 litros anteriores. Só que faço troca do filtro de diesel
a cada 5.000km do filtro de diesel pois na forma atual pesco bem mais sujeira também.

Outra fonte de problema pode ser entrada de ar na tubulação. Verifique
todas as conexões, aperte todas as abraçadeiras, verifique o aperto do
filtro de diesel. Uma maneira de verificar se a entrada de ar é antes ou
depois do filtro é com uma mangueira transparente. Se estiver vindo
diesel sem bolhas do tanque até o filtro e depois tem bolhas do filtro até
a bomba, o problema está no filtro.

Michael

Martin Melcop
07/02/2006, 11:47
Michael,

55 litros??? Num entendi

Acho que o meu pescador foi alterado pelo antigo dono, pois perdi a conta o que o meu carro rodou na reserva!!! :dance: :dance:
E olha que moro em ladeira!!!

MikaJPX
07/02/2006, 17:18
Martin,

é isso mesmo. Com o pescador "original" eu só conseguia usar 55lts do tanque antes
de parar por entrada de ar no circuito. Acho que a maioria dos proprietários já
corrigiu o problema, afinal pane seca com 25l a 30l no tanque é F@#$.

O manual do jota fala que a capacidade do tanque é 80l, mas com o aumento
do pescador hoje entra 92l (até a tampa do tanque), abstecido já 2 vezes
com o veículo parado por falta de combustível. Hoje rodo em média 850km
entre os abastecimentos!

nerinei
08/02/2006, 12:08
o meu tbm prolonguei o pescador, e ele chega a abastecer 90l, e acabou o problema de entrada de ar no sistema......o problema é que, como dito, pega bem mais sujeira, mas como estou com dois filtros (decantador + elemento de papel) tá rodando sem problemas...recomendo dar uma lavada no tanque quando fizer o prolongamento pra evitar da sujeira decantada ao longo dos anos vá pra bomba injetora...
Abraços

cristiano
08/02/2006, 13:22
Já tive esse problema com uma D20 que tive, se não me engano o tanque era de 130 litros, ao menos quando eu completava sempre colocava 115 litros... imagina, fazendo 11km/l (não tinha turbo), eu esquecia de colocar combustível...

Entrou ar no sistema 2 vezes... uma tive que chamar o socorro pois não conhecia a forma de tirar o ar, a outra fui inventar eu mesmo de bombar, fiquei punhet#$do até encher o saco, chamei novamente o socorro...

Hoje em dia na minha Toyota, chegou em 1/4 eu completo, não espero chegar na reserva... Minha bombinha não está elevada ainda, é bem embaixo, tem filtro na frente, DH... não quero correr o risco de ter que ficar na rua bombando...

Adilson Mancebo
08/02/2006, 22:51
Eu também tive este problema. Quando o tanque ficava com +/- 20 litros já não puxava mais. Aumentei o pescador com um pedaço de mangeira e o problema acabou.
Adilson