PDA

Ver Versão Completa : O vss da ranger só funciona se eu desligar e religar o carro em movimento .



Fredd
08/05/2015, 14:25
Olá, pessoal. Sou mais um novato por aqui. Minha vtr - é uma ranger 2005/2006 - eletrônica - 3.0 - a diesel - 4x4.
Já olhei tudo que pude nos fóruns sobre o assunto - e nada me ajudou, por isso venho aqui tentar uma solução.
É o seguinte: Qdo ligo o carro aparecem todas as informações no computador de bordo...
tudo aparece normalmente - mas qdo coloco o mesmo em movimento o velocímetro não funciona, consequentemente o hodômetro tb não, nem os demais. Estão aparentes, mas sem movimentos, com exceção do conta giros, marcador de temperatura e combustível.
Agora, é só eu desligar e religar (rapidamente) o carro em movimento - que tudo funciona perfeitamente.
Socorro!

xibiu!!!
10/05/2015, 16:31
Olá, pessoal. Sou mais um novato por aqui. Minha vtr - é uma ranger 2005/2006 - eletrônica - 3.0 - a diesel - 4x4.
Já olhei tudo que pude nos fóruns sobre o assunto - e nada me ajudou, por isso venho aqui tentar uma solução.
É o seguinte: Qdo ligo o carro aparecem todas as informações no computador de bordo...
tudo aparece normalmente - mas qdo coloco o mesmo em movimento o velocímetro não funciona, consequentemente o hodômetro tb não, nem os demais. Estão aparentes, mas sem movimentos, com exceção do conta giros, marcador de temperatura e combustível.
Agora, é só eu desligar e religar (rapidamente) o carro em movimento - que tudo funciona perfeitamente.
Socorro!

Um médico responsável jamais receitaria um medicamento e confirmaria um diagnóstico apenas pela descrição do problema de saúde feito à distância, e sem ver e examinar o paciente pessoalmente, mas como não sou doutor e nem sua Range sente dor, então vamos lá...!!
Experimente revisar todas as conexões de alimentação 12 Volts do painel (ou seria mais correto dizer 13,8 Volts que é a tensão normal de uma bateria boa e totalmente carregada), principalmente as ligações de polo negativo dos indicadores de status.
Não lembro como é o painel da Ranger desse ano (por isso ajudaria ao menos uma foto do painel) , mas se for o painel totalmente digital ,isso pode acontecer por existir trincas nas linhas do circuito impresso da placa eletrônica do painel.
Provavelmente está com algum trilha ou terminal de alimentação do polo negativo desses indicadores isolando.
Pode ocorrer que as tensões de entrada de algum dos indicadores do painel que funcionam com alguns valores específicos (Não necessariamente de 0 volts de mínima e 13,8 Volts de máxima) estão dando mal-contato com vibrações , daí as leituras ficam meio doidas, podem indicar "erro" ou nem aparecem por a voltagem estar muito fora do valor de range que normalmente funcionam os indicadores do painel.
Quando ocorre a falha de contato e quando vc desliga e religa a chave , vc faz um reset no sistema como nos PC's.
Funciona até voltar a dar mal-contato novamente.
Obs:Tem coisas que não adianta "mexer", se vc não tiver (principalmente nesse caso) um pouco de prática em elétrica automotiva e ferramentas adequadas para fazer os testes e a correção do problema.
Se for o seu caso, daria um conselho de não se aventurar em tentar consertar vc mesmo.
Diria para procurar um técnico, pois o problema poderá ficar muito pior e mais caro se não fizer a desmontagem do painel, e os testes elétricos corretamente.

xibiu!!!
10/05/2015, 17:54
Veja o que encontrei por aí também??

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/148490-velocimetro-e-odometro-parando-de-funcionar-ranger-97-a.html

Será que é um problema comum nesse modelo de Ranger?

Fredd
11/05/2015, 11:06
Olá Xibiu! Obg mesmo por sua atenção. Vou dá uma olhada no que vc falou.
Percebi essa diferença medindo a bateria (nova 75amp) e olhando o voltímetro da viatura (13v e 14.1v)
Estou tentando enviar um vídeo que fiz, mas, até agora não consegui.
501515501518

Fredd
11/05/2015, 13:32
https://youtu.be/x5PgZTWGqwU

xibiu!!!
11/05/2015, 20:56
Pelo vídeo , parece que o problema não tem muito a ver com o que imaginei e descrevi acima...!
O velocímetro não pára de funcionar com vibração, e desde que vc não diminua a velocidade, ele funciona bem,até que precise diminuir a velocidade ou parar novamente.
Vendo o vídeo , me arriscaria dizer que é o sensor de velocidade que vai fixado na transmissão, mas fica difícil dizer com certeza sem fazer ao menos mais alguns testes.
Se vc pudesse arrumar outro sensor igual , original emprestado e trocar esse que está instalado só para fazer um teste , acho que iria conseguir resolver o problema.
Daí se confirmar que é o sensor, aí vc compra um sensor novo.
Quem sabe também aparece outro amigo que conheça essa falha ou já tenha visto isso e também possa dar uma opinião.

Fredd
14/05/2015, 08:48
Olá pessoal! Esses dias medi a tensão elétrica dos terminais do sensor que fica em cima do diferencial traseiro (onde se localiza o sensor de velocidade da vtr) e o multímetro marcou 3,7 v. Vcs sabem dizer se essa voltagem corresponde?

Fredd
16/05/2015, 23:00
Ola, xibiu. Tudo bem contigo? Eu tenho um sensor novo... fiz a troca, mas tudo continua como antes.

Fredd
20/05/2015, 17:15
Ola pessoa! Não se esqueçam de mim... Nesses dias vou retirar o painel da vtr pra ver se tem alguma anomalia.Precisou tomar algum cuidado extra?

Fredd
25/05/2015, 17:04
Ninguém aqui passou pelo mesmo problema??????/

Fredd
30/05/2015, 14:53
Caracas!!! Ninguém passou por esse problema??? Ontem desmontei o painel, testei algumas pecinhas, procurei trincas, etc. Depois fiz o teste do painel - tudo certo. Mas ainda não consegui resolver. Nenhuma ajudinha? Nadinha? O jeito é viajar 130 km à procura de uma auto elétrica.

Fredd
17/06/2015, 14:57
Esses dias fui num eletricista - ele acha que pode ser algo na ignição da vtr.

JRoberto
17/06/2015, 16:48
Acompanhando! Curioso e torcendo pra um final feliz!
Abraços.

Fredd
18/06/2015, 11:15
Obrigado, JRoberto. Mas está difícil! Vou tirar um tempinho para desmontar a ignição e ver no que dá. (risos)

xibiu!!!
19/06/2015, 21:34
Olá amigo Fredd.

Infelizmente no seu caso cheguei no meu limite...rsrsrs.
Só sei um "bucadinho" e não sou especialista em elétrica automotiva.
E gente até tenta...e de vez em quando até acerta.
Tô na torcida e acompanhando o tópico pra aprender mais uma!

Abraço;

Fredd
25/06/2015, 09:10
Ontem desmontei o sistema de ignição, seguindo a suspeita de um eletricista - mas tudo estava em ordem e minha vtr continua com o mesmo problema.

Fredd
28/06/2015, 13:50
Olá! Ontem, seguindo orientação de outro curioso igual a mim, desmontei o pedal de freio e retirei o soquete - fiz uma limpeza no mesmo. Pensávamos que algo poderia está quebrado dentro do soquete ou em curto, e assim, não estaria enviando informações corretas. Mas tudo continua como antes.

Fredd
14/07/2015, 19:29
Olá! Estou numa guerra de um homem só. Hoje, limpei todos os aterramentos que consegui encontrar na ranger, na tentativa que algo aconteça. Só achei 4 pontos de aterramentos. Será que existem mais?

LeandroFC
18/07/2015, 01:32
Boa noite amigo.
O módulo VSS dela deve estar com problema.
Aqui no meu tópico, tem a referência do módulo que usei para a minha e deve resolver para a sua também. Ele fica atrás do porta-luvas do carro. Boa sorte.
Link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/150749-ranger-2008-eletronic-velocimetro.html

Fredd
18/07/2015, 09:56
Olá LeandroFC, obrigado pela sua dica. Na verdade, esse módulo que vc citou, na minha vtr, fica por trás do rádio. Este se encontra sem funcionar - uso 4x4 manualmente. Vou dá uma boa olhada nisso.

Fredd
19/07/2015, 17:37
Olá LeandroFC. Não creio que no meu caso tenha algo haver com o que vc citou, veja: ontem retirei o módulo indicado e o velocímetro continua do mesmo jeito, só funciona se eu desligar e religar o carro EM MOVIMENTO. Segue foto anexo do módulo.
(507560Fiz o processo sem o módulo)

LeandroFC
21/07/2015, 18:46
Olá LeandroFC. Não creio que no meu caso tenha algo haver com o que vc citou, veja: ontem retirei o módulo indicado e o velocímetro continua do mesmo jeito, só funciona se eu desligar e religar o carro EM MOVIMENTO. Segue foto anexo do módulo.
(507560Fiz o processo sem o módulo)

Esse não é o módulo VSS.
O módulo vss tem o tamanho de uma caixa de fósforos.
Acompanhe o chicote do carro do sensor de rotação do diferencial, que manda informações para o vss, que fica atrás do porta luvas.
Atrás do rádio, fica esse módulo de tração que você me mostrou que não é o vss.
Quando você desconectar o modulo vss certo, o velocímetro e o hodômetro vão parar na hora.
Boa sorte para encontrar o "sacizinho" do vss kkkk

Fredd
22/07/2015, 16:59
LeandroFc - assim que vc postou sua dica, corri e fui procurar esse tal de mod de vss. Lembro pra vc que minha vtr é 2005/2006. Retirei o porta luvas, retirei a tampa de cima, parte do aiberg... procure até suar, mas não há nada. Nem um fio cortado, nem lugar que poderia fixar algo, tudo limpo (que pena que não tive como fazer fotos). Retirei parte do carpete perto da alavanca da marcha e nada. Só encontrei um outro módulo semelhante ao que postei anteriormente (fica na frente da marcha). Que coisa! Um amigo meu falou-me de uma resistência, mas nem ele sabe onde fica... Vou continuar pesquisando e esperando.

LeandroFC
23/07/2015, 11:00
LeandroFc - assim que vc postou sua dica, corri e fui procurar esse tal de mod de vss. Lembro pra vc que minha vtr é 2005/2006. Retirei o porta luvas, retirei a tampa de cima, parte do aiberg... procure até suar, mas não há nada. Nem um fio cortado, nem lugar que poderia fixar algo, tudo limpo (que pena que não tive como fazer fotos). Retirei parte do carpete perto da alavanca da marcha e nada. Só encontrei um outro módulo semelhante ao que postei anteriormente (fica na frente da marcha). Que coisa! Um amigo meu falou-me de uma resistência, mas nem ele sabe onde fica... Vou continuar pesquisando e esperando.

Vamos lá.
O módulo que te falei, serve nas Ranger de 2005 à 2012, (fonte: http://autopecasfordonline.com.br/Index.aspx?CMD=0&CSG=219&CM=10&CV=109&ANO=0&CG=23), logo a sua Ranger tem que ter esse módulo vss.

Como já te falei, você vai ter que acompanhar o chicote do sensor de velocidade do carro que está acima do diferencial, até o módulo vss, depois o chicote segue até o painel.

Segue imagem do módulo:

https://drleandro.files.wordpress.com/2015/07/modulo-sensor-processador-de-dados-marca-original-ford-codigo-do-produto-peca-cod-sku-5l5514b557aa.jpg?w=480
Boa sorte!

Fredd
24/07/2015, 11:43
LeandroFC. Vou tirar um tempinho esses dias e entrar de cabeça nesse negócio seguindo essa dica. Valeu. Depois posto resultado e possíveis fotos.

Herman
25/07/2015, 22:20
Desconfio do painel...

Fredd
27/07/2015, 20:35
Herman - já fiz o teste do painel... ok.

Fredd
03/08/2015, 15:00
Esses dias tirei um tempinho e recomecei a procurar dessa "perna de cobra". Como um colega aqui do fórum sugeriu, segui os (dois) fios do velocímetro - começando no diferencial traseiro. Um vai para o módulo GEM e o outro para o painel. Não encontrei a pecinha indicada pelo colega. Fiz o teste de continuidade e deu ok.
Segue fotos.
508705508706508707508708

Fredd
03/08/2015, 15:12
Olá, pessoal. Enqto seguia os fios do sensor de velocidade - vi um pequeno detalhe no "freio de mão" da minha vtr (segue foto). Alguém sabe o que esse botão liga e desliga? Qdo solto o "travão", percebi (hoje) que o mesmo não chega a acionar tal botãozinho.
508709

JRoberto
03/08/2015, 20:33
Olá, pessoal. Enqto seguia os fios do sensor de velocidade - vi um pequeno detalhe no "freio de mão" da minha vtr (segue foto). Alguém sabe o que esse botão liga e desliga? Qdo solto o "travão", percebi (hoje) que o mesmo não chega a acionar tal botãozinho.
508709

Fredd, esse é o interruptor da luz no painel do freio de estacionamento. Ele só é acionado quando o travão esta solto, se não tiver acionando ta desregulado ou com defeito. A luz no painel acende normalmente?

Fredd
05/08/2015, 09:39
JRoberto - eu nunca havia percebido esse detalhe. Não acende nada no painel. Vou procurar fotos para ver onde fica essa "luz". Obg.

Fredd
06/08/2015, 10:02
Alguém sabe qual é o fusível ou se existe um - da luz de travão da ranger 2005/2006? Já procurei num manual que tenho e aqui no fórum e não encontrei. Ontem retirei o botão que fica no travão e medi sua continuidade. Não entendi muito bem: ele acusa continuidade qdo o pedal não está acionado. Qdo aciona o pedal o msm corta a continuidade (não seria o contrário?)
Alguém falou que se a central não identifica que o travão foi liberado - naturalmente não saberá que a vtr está em movimento, logo, não marcará a velocidade...

JRoberto
06/08/2015, 18:15
Fredd, testei aqui e é o seguinte:
Com o travão acionado tem continuidade logo a luz no painel (O) tem que estar acesa.
Com o travão solto não tem continuidade logo a luz no painel (O) vai estar apagada.
Não confundir travão acionado com o botão do interruptor acionado. Esse interruptor é NF (normal fechado). Na situação da foto abaixo o travão estaria acionado e a luz acesa.

509055

Quanto ao fusível, os do painel de instrumentos, acho, que sempre estão relacionados com outros componentes como, farol alto e sistema de áudio, se esses estiverem funcionando então estão funcionando.

A luz (O) do freio de acionamento está acendendo?

Isso do sistema identificar o acionamento do travão eu desconheço, mas é interessante.

Fredd
07/08/2015, 08:40
Obg JRoberto! A luz de freio de estacionamento não acende.

JRoberto
07/08/2015, 18:21
E o interruptor tá funcionando corretamente?

Fredd
07/08/2015, 19:19
O interruptor está ok. Hj eu fiz um jumper nos fios que vão ao interruptor, mas nada acendeu. OBS: existe corrente nos fios.

Fredd
20/08/2015, 17:45
Olá, gente! Continuo correndo atrás da solução do problema da vtr, mas até agora nada resolvido. Essa semana precisei abrir a caixa de redução (tração 4x4) para trocar a corrente e alguns rolamentos, e gostaria de postar as fotos. Como faço pra postar no lugar devido? Se postar aqui os assuntos ficarão misturados.

JRoberto
20/08/2015, 19:07
Fredd, você disse que já testou o painel, como você fez o teste?
A respeito das fotos eu sugiro que coloque no tópico da ranger 3.0.

Abraços e acompanhando.

Fredd
20/08/2015, 20:35
Olá JRoberto. Qto aos testes de painel fiz o seguinte: seguindo uma orientação, liguei a chave da vtr pressionando o botão esquerdo do painel e ao soltar todos os ponteiros subiram até o máximo e voltaram iguais. Alguém falou que qdo ele não está bom não reage assim. Outrossim, retirei o painel do lugar e o desmontei todo. Aparentemente tudo normal. As pecinhas que pude medir medi. Foi isso.

JRoberto
21/08/2015, 07:41
Era esse teste mesmo que eu ia sugerir caso tivesse feito algo diferente. Mistério isso ai heim! Acho que só sobra o módulo mesmo, mas é puro chute.

Acompanhando!

Coophamat
21/08/2015, 09:53
Se segurar aquele botao que zera o odômetro parcial ele testa os ponteiros?

Fredd
21/08/2015, 11:14
Olá Coophamat. O teste para saber se os ponteiros do painel estão ok - é feito como citado à cima. Lembre-se que primeiro pressiona o botão e liga a chave sem ligar o motor. Depois solta o botão, eles dão uma tremidinha e sobem até o final e voltam...

Coophamat
21/08/2015, 18:32
Fiz o teste mas não deu certo Fredd, não devo ter feito certo. Mas era só para testar mesmo, apesar do ponteiro da temperatura e do RPM estarem na posição errado, um para menos e outro para mais respectivamente, o painel funciona certinho, minha esperança era para que eles corrigissem automaticamente.

Fredd
22/08/2015, 11:09
JRoberto - o pior de tudo, é que eu não acho esse tal de módulo que transforma o sinal do sensor de velocidade. Já segui os fios, e nada.

JRoberto
24/08/2015, 18:53
Pois é, já li que você correu o chicote e não achou, mas ele tem que estar ai, pois o velocímetro funciona, então ele ta conversando com o sensor. Será que tem uma derivação nesse chicote que leva até ele. Complicado amigo, também cheguei no meu máximo, se ocorrer alguma ideia vou dando uns pitacos. Boa sorte ai e não deixe de nos informar.

Fredd
12/09/2015, 17:28
Teste do velocímetro da ranger 2005/2006.


https://youtu.be/7z7Q8uxjflI

Coophamat
12/09/2015, 20:23
Fredd, parabéns pela iniciativa de fazer esse vídeo, eu estava fazendo errado, agora ficou fácil.

JRoberto
14/09/2015, 07:45
Fredd, continuando com o teste aparece o item com os códigos de erros DTC. Na sua indica algum erro?

Fredd
14/09/2015, 09:32
Olá JRoberto. Já fiz esse teste várias vezes, continuei até o final, mas, não encontrei nada que pudesse indicar erros. Vc poderia dá detalhes desse código DTC?

JRoberto
14/09/2015, 17:07
Fredd, quando vc faz esse teste do vídeo, para testar os ponteiros, se continuar dando toques no botão do hodômetro irão aparecer vários parâmetros, certo?. Vá tocando até aparecer "dtc" e pare nele, se tiver algum erro vai piscar uma ou mais sequências de 4 números "XXXX", conforme a quantidade de erros, se não tiver nenhum erro ira aparecer "none". Pode ser que algum código te ajude a resolver seu problema, os códigos e seus significados, vc encontra fácil na net.

Fredd
14/09/2015, 23:15
JRoberto - Encontrei dois códigos: E197 e E200. Pesquisando achei isso: (E197 ( U2197 ) dados inválidos para a velocidade do veículo ( CAN inválido mensagem) E200 ( U2200 ) dados inválidos para odômetro ( CAN inválido mensagem). Então eu diria que você provavelmente tem uma falha com o sensor de velocidade do veículo ou é fiação, diz a tradução do texto em inglês.
Vou tentar descobrir mais pra ver se dou um fim nesse problema irritante (risos).

Fredd
27/09/2015, 15:02
Olá gente! Continuo correndo atrás de uma solução para o problema do velocímetro da vtr. Um colega me enviou um esquema para ver se eu consigo resolver a bronca. Alguém poderia me explicar o esquema à baixo? Valeu.

512836

512838

JRoberto
30/09/2015, 19:14
Tá difícil ler essas fotos. Qual é a dúvida?

Fredd
01/10/2015, 14:53
Olá JRoberto. Percebi mesmo que as fotos não iriam ajudar. É o seguinte: um colega (acho que do México) me enviou alguns esquemas e disse que um deles poderia me ajudar a solucionar a questão do vss. Mas, não consegui entender o tal esquema elétrico, e, me parece que ele tb não.

JRoberto
01/10/2015, 19:27
Tenho o esquema elétrico geral, mas é muito pesado para postar aqui. Se quiser me manda seu e-mail aqui no tópico ou por MP que lhe envio. Pode ser que ajude.

Fredd
05/10/2015, 11:49
JRoberto, obg. meu endereço de e-mail: erikson_44@hotmail.com. Se vc puder dá uma explicação da parte que deverei olhar, agradeço.

JRoberto
05/10/2015, 19:49
Enviei o esquema, dá uma conferida ai. Tenho esse esquema a pouco tempo e ainda não tive tempo de analisar a fundo, mas deve ter o que você precisa. Dá uma olhada nele e vamo se falando.

Fredd
06/10/2015, 22:34
Olá JRoberto. Recebi o esquema - vou começar a estudá-lo pra ver se consigo algo. Valeu. OBG!

Fredd
24/10/2015, 21:29
JRoberto - Aqui onde moro, não consegui ninguém q pudesse entender o esquema. Vc consegue decifrar?

JRoberto
26/10/2015, 07:45
JRoberto - Aqui onde moro, não consegui ninguém q pudesse entender o esquema. Vc consegue decifrar?

Elétrica não é o meu ponto forte, mas vamos lá! Qual é a dúvida?

Fredd
27/10/2015, 23:24
Na verdade, eu não consegui entender patavinas, ou seja: nadinha. Pensei que o esquema iria me direcionar para uma "caricatura" de como a coisa funciona. Por ex: Onde se encontra o sensor vss e como o restante estaria ligado. Mas, se for isso que o "esquema" está mostrando - não deu pra perceber. Na verdade, estou procurando esse tal de módulo de vss (transforma o sinal de velocidade) que LeandroFC, falou à cima. Já estou ficando sem esperança. Alguém me falou que seria bom fazer um teste com outro painel - mas, não consegui encontrar alguém disposto a emprestar (risos). Vou acabar comprando um no mercado livre.

JRoberto
28/10/2015, 19:18
Na verdade, eu não consegui entender patavinas, ou seja: nadinha. Pensei que o esquema iria me direcionar para uma "caricatura" de como a coisa funciona. Por ex: Onde se encontra o sensor vss e como o restante estaria ligado. Mas, se for isso que o "esquema" está mostrando - não deu pra perceber. Na verdade, estou procurando esse tal de módulo de vss (transforma o sinal de velocidade) que LeandroFC, falou à cima. Já estou ficando sem esperança. Alguém me falou que seria bom fazer um teste com outro painel - mas, não consegui encontrar alguém disposto a emprestar (risos). Vou acabar comprando um no mercado livre.

Como eu te disse, faz pouco tempo que tenho esse esquema, mas já deu pra ver que é bem complicado de entender, só quem é do ramo mesmo. No início do esquema tem uma explicação de como usa-lo. Vou dar uma olhada pra ver se entendo melhor, se achar algo de útil te aviso.
Se tiver novidades por ai, vai nos informando.

Fredd
07/11/2015, 10:47
Olá gente! Continuo com o mesmo problema com o velocímetro (só funciona se voltar a chave da ignição levemente com a vtr em movimento). Ontem, porém, qdo precisei passar por uma estrada de barro com muitos buracos, o odômetro, que é digital, sumiu e ficou apenas uns tracinhos, e o velocímetro que estava parado, continuou como estava (parado). Ao fazer todo o processo à cima, ele voltou a funcionar.
A situação continua a mesma (só funciona se voltar a chave da ignição levemente com a vtr em movimento).
Mas a questão é: será que existe alguma pecinha no painel com problema?:freaking:

Coophamat
07/11/2015, 11:48
Fred, você já desmontou o painel? Ele é só uma placa de circuito e tem um plugue que conecta o chicote. No cofre do motor tem um plugue também que recebe informações da central, da cebolinha do óleo e outras coisas, que vai para o painel (o mesmo que conecta atrás da placa de circuito). Se você desplugar ele com o veículo funcionando, ocorre exatamente o que você descreveu.

Coophamat
07/11/2015, 11:53
O chicote fica sob a turbina, próximo ao reservatório de óleo de freio, e ocorre o que você descreveu se deixar em meia chave e desplugar o chicote.

JRoberto
08/11/2015, 08:52
Olá gente! Continuo com o mesmo problema com o velocímetro (só funciona se voltar a chave da ignição levemente com a vtr em movimento). Ontem, porém, qdo precisei passar por uma estrada de barro com muitos buracos, o odômetro, que é digital, sumiu e ficou apenas uns tracinhos, e o velocímetro que estava parado, continuou como estava (parado). Ao fazer todo o processo à cima, ele voltou a funcionar.
A situação continua a mesma (só funciona se voltar a chave da ignição levemente com a vtr em movimento).
Mas a questão é: será que existe alguma pecinha no painel com problema?:freaking:

Salve Fredd! To estudando o esquema, mas como você disse o trem é complicado e confuso, mas acho que da pra entender alguma coisa. Qualquer novidade te dou um alô. Arrisco um palpite, deve ter algum mau contato nos conectores ou nos fios.
Abraço e vamo se falando.

Fredd
08/11/2015, 09:19
Eita! Coophamat - essa semana vou tirar um tempo pra olhar isso de perto e com calma. Já desmontei uma vez o painel. Os pontos de soldas são minúsculos e a pecinhas mais ainda. Vou atrás desses conectores. Valeu!
JRoberto - vou ver esses conectores. Obg.

Fredd
09/11/2015, 11:48
Hoje eu olhei os conectores, na verdade, só um. Acontece exatamente como falou Coophamat (ao desconecta-lo o odômetro apresenta uns tracinhos) no painel. Fiz uma limpeza pino por pino, procurei algum fio quebrado, falhas, tudo "ok". Em seguida, fiz um "reset" desligando a bateria e juntando os dois polos... E tudo continua como antes.
Agora vou para o "plano" B. Reabrir o painel e sair testando cada resistência e que Deus me ilumine.

516075516076

Fredd
09/11/2015, 17:58
Cansei. Olá pessoal. Fui para o "plano" B. Nada. Desmontei o painel, averiguei as pecinhas, medi algumas, fiz limpeza; limpei os conectores no painel e no chicote. A única coisa que observei de anormal foi um led faltando no lugar que deveria acender qdo se puxa o travão. As fotos à baixo devem nortear. Fiz uma pequena troca. mas esse é outro assunto (risos).516124 Fiz outro "reset", e nada. Nada aconteceu.
A minha intriga é pq o velocímetro funcionou qdo coloquei o sensor novo, depois parou e ficou assim (Qdo comprei o carro não funcionava). Vcs

516118516119516120516121516122516123

JRoberto
09/11/2015, 18:32
Haja paciência heim Fredd! Achou o módulo?

Fredd
09/11/2015, 22:55
Nada de módulo!
O chato é todas as vezes que o velocímetro chega em 10 km ou paro - preciso fazer o processo de "liga desliga" pra que a km não fique aquém.

JRoberto
11/11/2015, 19:17
Fredd, sabe dizer se o sensor VSS, é a mesma coisa que, sensor de rotação CKP. Encontrei um teste desse sensor e se for a mesma coisa eu te encaminho.

Fredd
12/11/2015, 08:37
Olá JRoberto. Acredito que não, pois o sensor fica em cima do diferencial traseiro da vtr. Mas, mesmo assim, gostaria de ver esse teste.

Fredd
12/11/2015, 15:25
Alguém me falou, não lembro mais quem foi, que poderia ser algo na ignição ou no comutador da ignição. vejam o vídeo que fiz.

Fredd
12/11/2015, 15:28
https://youtu.be/3Qin3Bj8pnQ

JRoberto
12/11/2015, 17:32
É assim mesmo, essa posição para baixo segundo o manual, permite o acionamento de alguns acessórios, na minha só identifiquei que consigo acionar os vidros com a chave nessa posição. Não sei o motivo de acender o painel... não se consegue alterar nada nele. Só notei que na sua quando sai da posição toda para baixo, tem uma pequena folga na hora de acertar a posição em que a chave sai, pra mim do resto tudo normal.

JRoberto
12/11/2015, 17:40
Olá JRoberto. Acredito que não, pois o sensor fica em cima do diferencial traseiro da vtr. Mas, mesmo assim, gostaria de ver esse teste.

Fredd, me desculpe, eu não me expressei direito quando disse que os sensores eram os mesmos, o que eu queria dizer é que penso que eles tem a mesma função, ou seja, fazer a leitura de algo que gira e informa a central. Dai talvez o teste seja igual.
Envie o teste por e-mail, é muito grande para postar aqui. Se prepara, pois o trem é confuso... exige paciência :news-coffee:

Fredd
13/11/2015, 23:31
JRoberto, sou grato pelo texto que vc me enviou. Li um montão de coisas. O que me chamou a atenção foi a tensão de alimentação desse sensor, que fica entre 4,75 a 5,25 Volts.
Será que essa voltagem é a mesma do sensor de velocidade? Já medi e não chega a 4v.
Esses dia vou dá mais uma olhada.
Outrossim, teria como vc fazer um pequeno vídeo da sua vtr - desligando-a? Gostaria de ver o que o painel mostra qdo vc desliga. Por exemplo, se o odômetro fica aparente alguns instantes e depois some.

JRoberto
14/11/2015, 21:15
Fredd, dá uma olhada nesse vídeo, ele mostra uns valores de teste para um sensor, ele não diz qual, mas creio que seja o vss e nos comentários tem um camarada falando de um fusível que costuma dar defeito mesmo aparentemente estando bom.
Amanhã faço o vídeo.:concordo:

https://youtu.be/93oaMrCcNG4

JRoberto
15/11/2015, 17:38
Se precisar de mais avise.

https://youtu.be/ifsxzgIh0wY

Fredd
16/11/2015, 06:31
JRoberto - não consigo assistir o vídeo pois está marcado como privado.

JRoberto
16/11/2015, 07:43
Opa! Corrigido!
Viu no vídeo anterior os dados do teste do sensor? Será que é o VSS?

Fredd
16/11/2015, 12:25
Assisti o vídeo, sim. Essa semana vou dá uma olhada em todos os fusíveis e aproveitar pra trocar todos tb. Obrigado pelo vídeo que vc fez. É semelhante, com exceção da luz do travão que não acende.

Fredd
16/11/2015, 18:22
Hj olhei o fusível 21 do cofre no motor, como o vídeo acima mostrou. Fiz limpeza. Aliás, retirei todos os fusíveis e raspei os lugares, deixei tudo limpo. Troquei alguns fusíveis... Mas, ainda estou na luta. Refiz umas instalações suspeitas... Nada. Esses dias, quero dá uma olhada no comutador de ignição, pois estou meio desconfiado (eu até tirei-o do lugar, mas não deu pra abrir pq ele possui duas presilhas blindadas).
Eu não preciso mais desligar e religar o carro andando, basta dá um toque de leve na chave como se fosse desligar...

JRoberto
16/11/2015, 19:40
Eu não preciso mais desligar e religar o carro andando, basta dá um toque de leve na chave como se fosse desligar...

Opa! Já ta começando a aparecer uma certa lógica.

Fredd
19/11/2015, 18:42
Talvez amanhã desmonte o comutador de ignição. Só estou com medo dele não funcionar mais, pois como falei tem duas presilhas que precisarão ser "cortadas". Conhece alguém que já abriu?

JRoberto
19/11/2015, 19:34
Não conheço ninguém e também nunca mexi nisso, fica atento, nesse cilindro fica o receptor do sistema anti furto. Acho que um chaveiro seria a melhor pedida (ferramentas próprias e prática). Tempos atrás curiosando na NET vi um vídeo sobre isso, é bem simples, mas pode ser que ajude.

https://youtu.be/Lo326rwePWg

Fredd
20/11/2015, 11:33
JRoberto - estou falando desse comutador abaixo?

516938

Fredd
20/11/2015, 18:23
Olá gente! Hj abri o dito comutador de ignição - tirei os dois pinos blindados e coloquei parafusos no lugar. Abaixo envio as fotos. Tem uma parte onde parece que um pino se liga a outro está rompido. Será que isso é um fato. Fiquei com medo de colocar um pingo de solda e causar um curto. Vcs já viram algo parecido? Coloquei de volta sem soldar - só com uma limpeza, mas nada aconteceu. Estou querendo juntar esses pinos (risos).

516982516983

JRoberto
20/11/2015, 18:43
Opa! Falha nossa! Confundi com o cilindro da chave.
Fredd, chegou no meu limite, nunca vi essa peça aberta, deve ter um jeito de testar as conexões mas não faço ideia. Acho que o jeito seria levar num auto elétrico.

Boa sorte e acompanhando.

Fredd
23/11/2015, 18:24
Essa semana, fiz o que havia dito que faria, mas nada mudou. Na verdade, ao colocar um jamper na parte que pensei está quebrada, o que aconteceu foi que o carro ligou antes da chave chegar no lugar que geralmente liga. (risos).
Acho que vou deixar como está msm. Nem conheço bons eletricistas aqui por perto, nem consigo resolver. Valeu!

JRoberto
24/11/2015, 07:40
Chato isso heim Fredd! Mas chega uma hora que a gente tem que jogar a toalha, principalmente com problemas elétricos ou eletrônicos, que as vezes nem profissionais da área dão jeito. É bom dar um tempo mesmo, de repente aparece um luz e tudo se resolve.
Abraços!

Fredd
23/12/2015, 12:03
Olá, gente! Estou com uma dúvida. Nunca tive que andar tanto em 4x4 qto esses dias. E eu percebi que o combustível foi embora rapidinho. Isso é um fato ou preciso verificar algo?

JRoberto
23/12/2015, 18:40
Passa mais dados, tipo: média de consumo, se usou direto a reduzida, se o terreno era muito pesado. Sempre em 4x4 vai gastar mais mesmo, mas é preciso ver as condições de uso.
E o painel, como anda?

Fredd
26/12/2015, 06:36
Olá, JRoberto. Qto à média do consumo, fica na casa dos 9km (não uso a vtr para viagens longas - somente para o sitio - 15km de asfalto e 7km de estrada de barro). Essas vezes que usei, 4X4, o carro estava carregado com cerca de 500kl e usei praticamente os 7km. A estrada estava mole com alguns pontos de deslize (o que é muito legal) - risos.
Qto ao painel - não tentei mais nada. Mas nesses dias vou tentar comprar o módulo 4x4 (que está queimado) - eu aciono 4x4 com um sistema elétrico que eu mesmo adaptei. Qto ao mais, tenha um final de ano abençoado por Deus.

JRoberto
26/12/2015, 08:13
Bom dia, Fredd!
Explica melhor esse sistema que vc fez para acionar o 4x4.

Feliz 2016! Com Saúde, Paz e Sucesso!

Fredd
26/12/2015, 10:15
Qto ao "sistema" - é um sistema paralelo independente. Adaptei dois relés, usei dois led's e qdo aciono 4x4h acende um led amarelo - qdo aciono 4x4l acende um led vermelho. Simples assim. Liguei na bateria com um fusível direto no motor de acionamento em baixo.

JRoberto
26/12/2015, 19:05
Valeu!:concordo:

bobweg
02/01/2016, 15:41
Fredd, dá uma olhada nesse vídeo...

https://youtu.be/93oaMrCcNG4


Esse teste do painel da Ranger parece o mesmo que pode ser feito no Focus. Nesse vídeo da Ranger o indivíduo desliga a chave após testar os ponteiros; no Focus, se continuar a pressionar o botão 'zera hodômetro' são mostradas informações valiosas, inclusive erros gravados na memória da central. Tente o mesmo na Ranger; se funcionar da mesma forma, pode ser que haja algum erro gravado na memória que te dê uma pista do problema.


Fiz o vídeo num Focus 2008 (Zetec 1.6). Nos 00:48 são mostrados os erros ("none", no meu caso):
https://youtu.be/djpBtalA5tY

EDIT: deixei incorporado o vídeo do posto original p/ fins de comparação.

Fredd
05/01/2016, 17:27
Olá, Bobweg! Obg pelo seu vídeo. Já fiz todos esses procedimentos que vc mostrou, mas não obtive sucesso. Nos vídeos que postei à cima encontrei alguns erros, mas, não consegui desfazê-los. Continuo com o problema.
Aproveitando a passada por aqui - descobri que os fios do sensor de água no óleo estavam quebrados - então retirei o sensor do lugar (já que não tem como soldar - pois a quebra foi msm do "pé" do sensor) e estou andando com a vtr - existe algum problema?

Diego Carvalho
17/01/2016, 10:42
Bom dia, JROBERTO!
Tem como o senhor encaminhar por email o esquema elétrico da Ranger 3.0? Fico muito agradecido! Segue email para envio: sonnia.regina@oi.com.br

JRoberto
18/01/2016, 08:16
Bom dia, JROBERTO!
Tem como o senhor encaminhar por email o esquema elétrico da Ranger 3.0? Fico muito agradecido! Segue email para envio: sonnia.regina@oi.com.br

Diego, e-mail enviado, confere ai. Espero que seja útil.
Abraço.

Fredd
16/02/2016, 11:48
Olá gente - andei sumido. O problema do velocímetro (sitado à cima) continua o mesmo. Esses dias vou tentar comprar o módulo 4x4 pra instalar na vtr. Será mais uma tentativa pra fazer o velocímetro voltar a funcionar.

JRoberto
16/02/2016, 17:33
Acompanhando!
Abraços esperançosos!

Wgclaudio
04/02/2017, 11:30
Olá gente - andei sumido. O problema do velocímetro (sitado à cima) continua o mesmo. Esses dias vou tentar comprar o módulo 4x4 pra instalar na vtr. Será mais uma tentativa pra fazer o velocímetro voltar a funcionar.
Fredd, bom dia. Sou proprietário de uma ranger 2.8 e estou pensando em adaptar o painel de uma ranger 3.0 na minha VTR. Acompanhei aqui no fórum que vc possui um vasto conhecimento sobre a elétrica e a eletrônica da ranger 3.0. Será que vc pode me dar algumas dicas para eu iniciar adaptação?

Matagato
16/03/2017, 22:15
Acompanhando!
Abraços esperançosos!
Amigo,conseguiu resolver o problema do velocimetro?

Matagato
18/03/2017, 09:44
Tenho o esquema elétrico geral, mas é muito pesado para postar aqui. Se quiser me manda seu e-mail aqui no tópico ou por MP que lhe envio. Pode ser que ajude.

Bom
dia teria a possibilidade de também me enviar o manual elétrico da ranger 3.0? também estou na luta dovelocímetro.

Muito obrigado.

JRoberto
20/03/2017, 07:30
Bom
dia teria a possibilidade de também me enviar o manual elétrico da ranger 3.0? também estou na luta dovelocímetro.

Muito obrigado.

Matagato, o manual é muito pesado para anexar aqui, me mande um e-mail por MP que lhe envio o manual.
Abraços!

Fredd
18/04/2017, 22:36
Olá, gente. Continuo com o mesmo problema no velocímetro. Estou esperando um tempinho de folga pra dá uma olhada mais de perto numa fiação que fica perto do hidrovácuo. Wgcláudio, meu conhecimento é limitado qdo se trata de adaptação. Mas, te aconselho a manter o painel original ou trocar por outro igual. Boa sorte.

Fredd
22/06/2017, 10:29
Olá gente! Eu e meu dilema (velocímetro só funciona qdo desligo e religo a vtr em movimento). Esses dias precisei dirigir cerca de 10 km de serra, subindo em 4x4 - numa velocidade mínima, mas, tão mínima que nem precisou pisar no pedal do acelerador. Daí a surpresa. Quando voltava, percebi o velocímetro funcionando como se nada estivesse errado, depois de quase três anos. Então eu parei a vtr e voltei a andar. Funcionou normalmente. Depois, ainda no trajeto, parou, e voltou a funcionar. Guardei a vtr funcionando normalmente. Detalhes: 1. O ponteiro de combustível marcava vazio mesmo tendo combustível; 2. Chovia muito. Mistério.

paulorl
22/06/2017, 15:14
Você arrumou o led que faltava no painel? Pode ser que por ele estar "aberto", ele possa influenciar em alguma outra alimentação, lembrando que o led é um diodo.

Eu li seu post todo, no seu lugar eu faria a instalação desse led, caso não desse resultado, levaria em alguma auto-elétrica para verificar a questão do comutador de ignição, não consigo ver relação exata com o painel, mas vc chegou a comentar que só de dar um toque na chave ele voltava a funcionar, então poderia ser alguma dica...

Fredd
24/06/2017, 15:13
O Velocímetro voltou a não funcionar mais. "Estaca zero". Olá Paulorl - realmente eu não coloquei o led (diodo) no lugar. Quanto ao comutador, eu já o tirei fora e fiz uma limpeza na bancada. Mas, vc me lembrou bem do led (havia esquecido esse detalhe). Semana que vem tentarei ver isso. Valeu pela dica.

Fredd
04/07/2017, 10:52
O VSS está assim agora, gente. Eu saio com a vtr - faço o processo de "liga e desliga" - ando alguns minutos e daí pra frente é só alegria. Paro, estaciono, desligo o motor, volto a andar e ele funciona normalmente. No outro dia o processo se repete.

paulorl
04/07/2017, 15:39
O VSS está assim agora, gente. Eu saio com a vtr - faço o processo de "liga e desliga" - ando alguns minutos e daí pra frente é só alegria. Paro, estaciono, desligo o motor, volto a andar e ele funciona normalmente. No outro dia o processo se repete.

E o led que faltava, colocou de volta?

Fredd
04/07/2017, 20:16
Olá Paulo, não consegui encontrar (o led) pra comprar. Vou tentar numa oficina de "ferro velho".

Fredd
27/07/2017, 11:05
Olá, gente! Não consegui comprar o led que indica "freio de mão puxado". Hoje tentei uma manobra diferente: deixei a vtr andar alguns metros sem pisar no acelerador, só na baixa e na primeira marcha. Bimba! O velocímetro funcionou perfeitamente. Será que se eu levantar a vtr e deixar ele na marcha lenta por algumas horas o velocímetro "desperta". O que vcs acham? Tem alguma coisa a ver?

paulorl
31/07/2017, 07:53
Leva o painel em alguma loja que faça reparo em equipamentos eletronicos que eles devem ter algum led que sirva!

[]s

Fredd
21/08/2017, 13:36
[QUOTE=paulorl;2441604]Leva o painel em alguma loja que faça reparo em equipamentos eletronicos que eles devem ter algum led que sirva!

Vc acredita que ninguém tem esse diodo por aqui? Vc tentar substituir por outro do próprio painel.

paulorl
21/08/2017, 15:37
[QUOTE=paulorl;2441604]Leva o painel em alguma loja que faça reparo em equipamentos eletronicos que eles devem ter algum led que sirva!

Vc acredita que ninguém tem esse diodo por aqui? Vc tentar substituir por outro do próprio painel.

Se for fazer isso, tire o do aviso de cinto de segurança, se seu painel tiver! Acredito que será o menos "ruim" pra tirar!

Coophamat
21/08/2017, 19:29
A minha a um tempo atrás queimou dois leds, o do óleo e da injeção. Ninguém de lojas de eletrônica quis trocar os leds, então o próprio mecânico que desmontou o painel trocou.

Fredd
22/08/2017, 10:40
Olá! Coophmat. Onde vc conseguiu os led's? Eu só encontrei na internet. Mas, fazer uma compra de um ou dois led's, acho inviável...

Fredd
22/08/2017, 11:16
Vou retirar o led que acende qdo o combustível chega na reserva e colocar no outro espaço. Vou tentar!

Coophamat
22/08/2017, 13:10
Olá! Coophmat. Onde vc conseguiu os led's? Eu só encontrei na internet. Mas, fazer uma compra de um ou dois led's, acho inviável...

Ele comprou em uma loja de componentes eletrônicos aqui de campo grande.

Fredd
30/08/2017, 11:02
Esses dias troquei os led's, mas, nada aconteceu. Só acontece algo qdo eu ando alguns km na primeira marcha e sem acelerar. Aí o velocímetro funciona normalmente.