Ver Versão Completa : Melhor sequencia de upgrades no Suzuki Samurai
bomtempo
07/05/2015, 10:30
Bom Dia/Tarde/Noite pessoal,
Sou um feliz proprietário de um Suzuki Samurai 1997 metal top há alguns meses, e estou com alguns upgrades em vista.
Mas não sei qual a sequencia devo seguir, qual upgrade tem melhor custo beneficio e me traga melhores performances no offroad no inicio.
Utilizo o carro para passeios curtos na cidade/deslocamentos e trilhas leves(por enquanto) e não quero monstrificá-lo.
Os upgrades são:
Xcrawler 2.65(utilizo pneus AT 235/75 r15, comentem sobre a necessidade de reduzi-lo mais)
Bloqueio traseiro(pra evitar a compra de um guincho)
Pneus MUD(sem ser muito agressivos, pois também utilizo o carro no asfalto, e este upgrade quero deixar por ultimo já que meus pneus estão 100%)
parachoque de ferro(este seria o primeiro, mas um lanterneiro amigo meu fez uns ajustes no parachoque original e o pneu não pega mais nada!)
Guincho
e aí, com estes upgrades acredito que já vou me virar bem por ai, mas qual seria a sequencia que vcs aconselhariam?
desde já agradeço!
Obrigado!
zé dedão
07/05/2015, 11:49
Na minha humilde opinião de qum nao tem samurai.
Se você quer usar o carro no dia a dia, acho que um guincho leve seria melhor que um bloqueio, pois os bloqueios automáticos podem dar aqueles estalos que causam desconforto para algumas pessoas. A menos que coloque um selecionável (bem mais caro).
Sem o bloqueio e com guincho, se vc sentir que não vai passar é só amarrar e puxar.
Quanto aos outros ups deixo aos colegas opinarem.
GustavoR
08/05/2015, 19:07
Eu colocaria na seguinte ordem:
1. Pneus Mud ou recapados. Eu recapei a mesma medida dos seus pneus em vj900 e estou bastante feliz com o resultado. Eu tbm uso o jipe diariamente.
2) tenho xcrawler e acho ótimo o resultado e o custo beneficio. Muita gente não guenta algumas subidas íngremes com o vitara/samurai, porque falta motor, e o xcrawler resolve isso.
3) Todas as proteções inferiores possíveis.
4) Guincho.
5) snorkel, se for o caso.
6) Bloqueio por último. O bloqueio te leva mais longe no enrosco, o guincho te tira de lá!
Concordo com Gustavo. Mas acho que para colocar o item dois (xcrawler) vc tem que ter pneus maiores, tipo uns 31". Se não as relações de marchas não ficariam boas. Assim acho que em primeiro item eu levantaria o carro (e ai o método pode variar muito, body lift, spoa, jumelos etc) dai seguiria na ordem...
bomtempo, isoladamente eu acredito que em qualquer carro os fatores que mais influenciam no desempenho pra trilha são os pneus e bloqueio.
Pra trilhas leves (usando a reduzida) o Xcrawler não vai ser muito necessário, você vai sentir a necessidade dele mais na estrada.
Em relação aos pneus, cuidado ao procurar o meio termo entre pneu bom de asfalto e de trilha. Quanto melhor em um, pior no outro, então considere ter dois jogos de pneu/roda pra trocar conforme o uso. Um recapado e agressivo pra trilha e o seu AT atual pra cidade. Vc vai se sentir muito mais confiante quando quiser avançar pra uma trilha mais pesada.
O bloqueio é o que vai fazer a maior diferença na trilha, pra você chegar mais longe. Pra usar em um carro de cidade, considere o bloqueio selecionável pra não te atrapalhar, como foi mencionado.
E em relação ao guincho, considerando que vc faça trilhas com outros carros, coloco por último. Se você for fazer trilha sozinho, ele passa pra primeiro.
No geral, segue abaixo a sequência que eu faria.
Pneus MUD
Bloqueio traseiro
Xcrawler 2.65
Parachoque de ferro
Guincho
leandro bagatta
13/05/2015, 10:57
Também concordo com pneus e bloqueio, tinha uma sportage com pneus armadillo da colossus e bloqueio dianteiro, nunca fiquei no barro, agora meu samuka os pneus estão meia vida e estou sem bloqueio, a hora que uma roda fica fora do chão ou em X, o bichinho para mesmo, não tem jeito, mesmo com o pouco peso, altura do chão que está com lift suspensão e carroceria.
Supercharger
13/05/2015, 21:19
Prezado bomtempo, tenho um Samurai 97 desde 2004, e creio que posso opinar a respeito. Os upgrades que fiz, nos momentos que fiz, acredito terem sido perfeitos e com excelente relação custo benefício. Nunca gastei com um upgrade antes de precisar (se bem que no caso do X-Crawler foi, pois foi paixão à primeira vista, rsrs), e te recomendo fazer o mesmo.
A primeira coisa que fiz foi colocar protetor de tanque e da tcase. Kit de socorro (cinta e anilhas) eu já tinha. Me diverti às favas com o jipinho assim.
Até que um dia caiu um toró de chuva durante uma trilha, e finda esta, meu jipe não subia uma rua de terra na saída da trilha, que nem era tão inclinada assim. Um colega com jipe idêntico ao meu, porém com pneus recapados, me cintou e fomos embora. À partir daquele momento, precisei de pneus, antes não. Comprei pneus recapados na mesma medida dos que eu usava (205/75 R15) e vendi os meus meia vida. Pouco depois notei os gomos dos pneus recapados beliscando os paralamas quando a suspensão comprimia, então coloquei um lift de 2" para parar de pegar. Me diverti mais um bocado com o jipe assim.
Depois, como eu e meus amigos começamos a ficar um pouco mais atrevidos nas trilhas, para evitar de quebrar os parachoques de plástico, parti para os de chapa, sendo o dianteiro com base para guincho. Me diverti mais um bocado com o jipe assim.
Depois veio um guincho, caminho natural pois o parachoque já estava lá, então era plugar e brincar.
Depois veio um bloqueio automático Lockright, sinceramente, o melhor upgrade até então. A condução e a confiança no jipe melhoraram demais. Era apontar o jipe para uma direção na trilha e ter certeza que ele iria exatamente para lá. O barulho do bloqueio no trânsito não me incomodou, ao contrário, sempre achei o máximo virar uma esquina e escutá-lo funcionar. Há de se levar em consideração que não comprei o bloqueio iludido, já sabia o que era e o que mudaria na condução, e era isso o que eu queria. Uso este bloqueio até hoje.
Depois, fiquei conhecendo o xcrawler, e me apaixonei. Meu estilo de condução (as trilhas aqui são de morro e pedras) é devagar e sempre, acelerar nunca, então casou perfeito igual dedo no nariz. Na época não tinha para tcase de corrente, então troquei a tcase por engrenagens com xcrawler 4.16. Ficou reduzidasso na trilha, um espetáculo, e na cidade também, rsrsrs (note, eram pneus 205/75!). Para trânsito urbano, problema algum. Na estrada, no máximo 90km/h. Para meu uso, não foi problema.
Quando os pneus recapados estavam podres de velhos e surrados, eu praticamente não estava fazendo trilhas (filhos pequenos) e para não gastar dinheiro com pneus para o jipe, gastei com pneus novos para minha camionete e passei os meia vida dela para o Samurai. Neste momento, o Samurai saltou de 205/75 para 225/75 e a relação final ficou bem mais agradável, como era de se esperar.
Bom, esta sequência atendeu minhas necessidades e, como disse, sempre cheguei no limite da funcionalidade antes de fazer o upgrade. Espero que este relato ajude nas suas tomadas de decisão.
Tem muitos anos que não atualizo o meu site, mas ainda há fotos bacanas deste passado de trilhas com meu Samuca em http://samuraitatu.alotspace.com.
Atenciosamente,
Gustavo.
andre veiga
13/05/2015, 23:27
X2 para o Supercharger.
Jipes identicos situações e sequencias identicas... exceto que não tenho guinho...
As trilhas que o tatuí fez fez faz são a prova de que nada mais certo existe...
Mas está com um 4link e pneus 33" agora né? Sequencia natural de evolução (Darwin?) kkkk
Abraços amigo
Jaguanharo
07/11/2023, 22:15
Boa noite. Tenho um samurai 97/98, já com lift e guincho. Sinto q as vezes falta força nas trilhas. Já pesquisei mas.nunca encontrei xcrawler pra ele, mas para os 95 para trás... Alguém sabe se existe e se tem alguma outra alternativa pra melhorar a redução?