Conectar

Ver Versão Completa : Tentando restaurar o JEEP

Ulysses Mairi
06/05/2015, 22:37
Há uma ano comprei um jeep ford 1976 na cidade em que trabalhava. Sempre fui apaixonado por jeep. Quando criança, meu tio saia de Irecê(BA) para Mairi (BA) e sempre eu dava umas "voltinhas"... ainda era criança. O tempo passou e a vontade de comprar um jeep persistia. Até que em maio de 2014 comprei o jeep na mão de um fazendeiro local. O carro estava em bom estado, embora necessitasse de alguns "reparos". Troquei amortecedores e calços de carroceria, comprei tanque de gasolina e carburador novos, já que o jipinho estava funcionando com gás de cozinha (GLP).
Recentemente resolvi que faria uma reforma por completo. Tirar a carroceria do chassi para verificar se há trincas e podres, pintar e aproveitar para verificar demais itens, tais como freio, diferencial, caixa, freios etc.
Mais eu queria botar a mão na massa e fazer aos poucos. Possuo espaço na garagem e ferramentas suficientes para iniciar a minha saga. Daí não ter que gastar dinheiro com profissionais que não gostam de trabalhar e geralmente fazem merda.
O primeiro passo foi tentar tirar uma porção de massas que colocaram sobre o "emblema jeep". Comprei removedor pastoso e iniciei a tarefa. Para minha surpresa, havia muita massa e tá bastante amassado justo em cima do nome "jeep". Até acho que não dá para recuperar. Mas continuo no propósito de retirar toda a massa e deixar a lataria lisa e alinhada. Uma das laterais está torta e será preciso alinhar. Também pretendo trocar o assoalho dianteiro e as duas caixas de pára-lamas.
Em homenagem a meu velho pai batizei o jeep de DORINHO.
E assim prossigo com este desafio de recuperar o velho jipinho. Espero que não desista pelo meio do caminho.

Willian Del Piero Rocha
07/05/2015, 09:33
Ulysses ,vai ser um trampo grande ,mas não impossível ,tendo tempo ,mesmo que seja aos fins de semana ,e tendo espaço(já falou que tem) dá para fazer sim .No chassi se quiser uma coisa de primeira seria bom depois de desmontar a carroceria e conexões de freio e elétrica ,levar para jatear ,se não for possível em sua cidade ,uma boa lavagem com maquina de pressão e depois removedor pastoso e raspar com espátula ou lixadeira com escova de aço já resolve ,aí dará para ver se tem trincas. Acho o serviço do chassis mais importante do que a carroceria ,carroceria vc mexe qualquer hora com ela no lugar mesmo(se não for o fundo lógico ) já o chassis ,só com o jeep desmontado,, por isso tem que fazer logo tudo e bem feito no chassis. Só um lembrete como curiosidade :quando for colocar o caixote da bateria no lugar ,faça o mesmo um pouco maior ,se tiver que colocar uma bateria maior vai ter que mexer de novo , ,aconteceu comigo . No resto boa sorte e qualquer coisa estamos aqui para ajudar ,mesmo não sabendo tudo ,podemos trocar experiências .Abraços.

zé dedão
07/05/2015, 11:42
felicidade na empreitada.
vai dar trabalho, mas vai valer cada minuto gasto.

Rodrigo Baratti
08/05/2015, 21:31
Fala Ulisses,
Foi assim que comecei reformando o Fernandão, desmontei todo eu mesmo.
Desmontar, lixar e montar é moleza, já a mecânica se não for sua praia leve a um profissional para troca de rolamentos, sincronizado, regulamenta,....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/9734-fernandao-willis-cj3a-1951-restauracao.html?highlight=Fernand%E3o

Boa sorte,
Abs,

Renan Folly
09/05/2015, 19:08
Boa sorte!

Ulysses Mairi
11/05/2015, 16:56
Obrigado, Rodrigo!

Farei apenas os serviços mais fáceis. A parte complicada entregarei para uma profissional, até por que quero um serviço bem feito.

Ulysses Mairi
11/05/2015, 16:57
Obrigado a todos pelos incentivos! Não desistirei......

Marcos_sc
11/05/2015, 18:23
Vai com fé que dá!,!

Ulysses Mairi
26/05/2015, 21:44
Nos últimos dias fui tirando muita massa e tinta do jipinho e percebi que o danado já foi azul. Mas é de dá dó o estado do jipinho.... muito amassado e muita, mas muita massa. Fiquei triste pois a parte onde consta o nome JEEP está muito amassado e provavelmente não dê para recuperar, tendo que cobrir com massa. Alguém tem alguma ideia de como recuperar a parte onde consta o nome jeep?
Estive com um profissional hoje a tarde para apresentar o novo desafio de restaurar por completo a lataria do jeep... imagine que me pediu R$ 6.000,00 para deixá-lo novo...O que vocês acham... tá caro?

squinzani
27/05/2015, 08:39
Nos últimos dias fui tirando muita massa e tinta do jipinho e percebi que o danado já foi azul. Mas é de dá dó o estado do jipinho.... muito amassado e muita, mas muita massa. Fiquei triste pois a parte onde consta o nome JEEP está muito amassado e provavelmente não dê para recuperar, tendo que cobrir com massa. Alguém tem alguma ideia de como recuperar a parte onde consta o nome jeep?
Estive com um profissional hoje a tarde para apresentar o novo desafio de restaurar por completo a lataria do jeep... imagine que me pediu R$ 6.000,00 para deixá-lo novo...O que vocês acham... tá caro?

uma idéia de restauração.. mas é mais dificil...

em vez de usar massa, passar estanho, como nesse video:

https://www.youtube.com/watch?v=v4biU_8BHb0

andrepaniz
27/05/2015, 16:05
CARO ULYSSES TA MAIS BARATO COMPRAR O CAIXOTE NOVO E AI E SO PINTAR, DA UMA OLHADA NOS PREÇOS DAS PEÇAS, AS VEZES COMPENSA TROCAR AS PEÇAS RUIM DO QUE TER O TRABALHO DE DESAMASSAR E ENCHER DE MASSA
DA UMA OLHADA NA GAMA, TEM UM CAIXOTE PARCIAL COM AS PARTES QUE COSTUMA ESTRAGAR MAIS

http://www.gama4x4.com.br/carroceria-caixote-parcial-para-jeep-willys-cj5.html

Viniciusaol
27/05/2015, 17:37
um amigo meu comprou o caixote na cinfel. O lanterneiro pediu em torno de 12mil pra fazer a reforma, aí ele comprou o caixote e vai usar os paralamas grade e capo... vai sair mais barato....http://www.cinfel.com.br/ o material é muito bom e chegou conforme combinado com ele

LuizDP
27/05/2015, 21:51
Da cinfel eu posso falar, quando reformei o meu jeep todas as latas que faltaram vieram de lá, deu tudo certo, qualidade muito boa no meu caso.

Gustavo bulle
28/05/2015, 00:11
No meu jeep, tiro a pintura a lata já foi pro lixo, era 99% massa e tinha até fibra de vidro no meio...Comprei o caixote e a tampa traseira da Cinfel...melhor coisa que eu fis só aproveitei a frente do jeep,na época paguei 6000 no caixote e a tampa traseira,eu acho fora que o jeep fica 0 bala lata novinha e sem massa e remendo que funileiro faz e agnt nem ve,..kkkkkkk

matrakaum
28/05/2015, 09:04
No meu jeep, tiro a pintura a lata já foi pro lixo, era 99% massa e tinha até fibra de vidro no meio...Comprei o caixote e a tampa traseira da Cinfel...melhor coisa que eu fis só aproveitei a frente do jeep,na época paguei 6000 no caixote e a tampa traseira,eu acho fora que o jeep fica 0 bala lata novinha e sem massa e remendo que funileiro faz e agnt nem ve,..kkkkkkk
Gustavo,
Vc. pagou qto no caixote?

Ulysses Mairi
18/06/2015, 21:49
Decidi fazer o serviço na carroceria.... Acho que vai ficar legal. Hoje comprei os dois lados onde conta o nome "JEEP". Estão novinhos... Na próxima semana postarei as fotos do serviço.504993504992

Rodrigo-ce
18/06/2015, 22:03
Acompanhando.
Não parece estar com muitos problemas.
qual quer coisa procure no you tube mitsubshi jeep J58 restoration
Você vai encontrar boas dicas de reformas de jeep.