Ver Versão Completa : Ferramentas necessárias para se ter em casa
Meus amigos, navegando pelo fórum me veio a ideia de criar esse Post. Considero bastante útil o que aprendemos aqui e certos serviços podemos fazer nós mesmos em casa, poupando tempo e dinheiro se deslocando às oficinas. Basta apenas boa vontade, haja vista a maioria aqui preza e muito suas viaturas. Por isso peço a colaboração dos mais experientes para que ditem o ferramental necessário para se ter em casa ou mesmo o que possuem ou levam durante as viagens para que nós, iniciantes, possamos ter em mãos em caso de necessidade. É muito fácil ir a uma loja de ferragens e comprar um monte de ferramentas pra ficar jogado em um canto do depósito sabendo quer não vai usá-la nunca, então sejamos práticos, quais são AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA SE TER EM CASA e serem utilizadas em nossas viaturas.
Junior84
05/05/2015, 22:02
Acho que pra começar um macaco Hidráulico (do tipo jacaré) seria de grande ajuda.
Thiago Serpa
05/05/2015, 22:53
Um canivete tipo suíço ajuda nas emergências. Já desmontei um portão por falta de chave com um. Um jogo de chave Philips e fenda ajuda muito. Alicate comum e de bico também. Estilete. Para uma mala mais completa fica o mesmo conselho que dou aos amigos que vão casar. Todo homem que se preza precisa ter uma furadeira.
Junior84
06/05/2015, 00:01
Eu carrego uma malinha com ferramentas na picape.
Fugindo do mais obvio.
-A pistola de cola quente de silicone é muito útil, quebra muito meu galho.
-Lanterna também.
-abraçadeira plástica.
- Durepox.
- Isqueiro.
- lubrificante spray (Lub, w40)
- Fita isolante
Interessante Junior 84, sempre levo comigo lanterna, isqueiro, canivete, um pedaço de mangueira fina (não sei a polegada) 1,20 mt. de mangueira de 1/2" lubrificante spray, fita isolante, alicate, uma chave philips e uma de fenda. Esse material tenho na vtr mas em casa não tenho nada, o que uso no carro uso em casa, gostaria mesmo era de possuir algumas chaves para troca de óleo e filtros, para mexer em coisas simples na suspensão, faróis (o da Ranger é foda, trocar um farolete da trabalho), por exemplo, existe uma conexão de mangueira do tanque que resseca sempre, já vi isso aqui, teve um camarada que adaptou a mangueira do monza 96. A minha ressecou, rachou e vazou óleo quando abastecia, paguei $-50,00 (três vezes menos) em uma semi nova original, em uma loja de peças usadas. Cobraram mais $-30,00 para instalar uma coisinha que eu mesmo poderia fazer se tivesse as chaves adequadas e um bom macaco hidráulico (jacaré).
Junior84
06/05/2015, 14:43
Gosto de mexer na minha ranger. Pra comprar as ferramentas fiz assim, onde eu ia mexendo a ferramenta que precisava eu comprava. Foi assim que montei minha maleta.
Acho que não adianta comprar chaves e ferramentas que não vai usar no carro, só vai acabar formando um volume morto dentro do carro.
Um KIT completo de ferramentas VC deixa em casa na sua garagem.
Boa, Mirão ... excelente ideia ... o que vou citar não é ferramenta, mas, acho que também vai ajudar ...
- Capa de chuva (Para carregar na viatura. Nem precisa dizer pra que serve);
- Graxa de sapato líquida de cor branca (aquela que passa diretamente com a espuminha da tampa). Para passar nos vidros, como repelente de água (funciona e quebra um galho “desgraçado” na eventualidade de falha ou quebra das palhetas. Alías, com chuva, nem precisa utilizar as palhetas). Essa foi ideia do amigo Xibiu no tópico abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/148913-palhetas.html
- Toquinho de madeira, tipo “chanfrado” (para trocar pneus);
- Estopa, arame, corda, etc.;
- kit de primeiros socorros (uma bela hora pode ocorrer de espremer ou cortar algum dedo, não é verdade?);
Foi o que lembrei!!! Bem, repito, não foi ferramentas, mas que fique constado aqui, sem querer "bagunçar" o tópico ...
Abs.
...Para uma mala mais completa fica o mesmo conselho que dou aos amigos que vão casar. Todo homem que se preza precisa ter uma furadeira.
Principalmente se o cara se casar com uma coroa virgem, né! 😉
Mas, voltando ao tópico, acho que um kit de resgate também cai bem.
Além disso, um galão de combustível pode ser útil em longas viagens!
Eu tenho a oficina montada em casa e em cada carro tenho um mini kit com ferramentas básicas. Esses mini kits contém: jogo de chave de fenda e philips; cabo de chupeta; jogo de chave de boca; abraçadeira plástica; fita alta fusão (igual isolante, mas sem a "cola"); alicate de pressão, alicate comum; um pedaço de arame liso; pedaço de corda. Sem querer fazer um marketing aqui, mas na loja do mecânico (internet) consigo bons preços de ferramentas e também da caixinha metálica para guardá-las. Na oficina em casa já tenho alguns brinquedos mais divertidos:
- furadeiras portátil;
- furadeira de bancada;
- lixadeira;
- esmerilhadeira;
- serra tico tico;
- prensa hidráulica;
- máquina de solda elétrica retificadora;
- máquina de solda elétrica inversora;
- cortador de mármore;
- serra circular para madeira;
- motosserra à gasolina;
- politriz;
- moto esmeril;
- morsa (torno de bancada);
- kit de chaves de fenda;
- kit de chaves de boca;
- kit de cachimbo com catraca;
- pistola e catraca pneumática com cachimbos;
- pistola de cola quente;
- lubrificantes, limpa contato, graxas, óleos;
- estopa;
- óculos de proteção e luvas;
- sargentos (grampos de fixação)
- marretas de borracha;
- marretas de aço;
- martelo;
- serrote;
- plaina manual;
- macaco hidráulico;
- etc.
Pelo que eu lembre é isso. Isto é resultado de quase 20 anos acumulando ferramentas.
Abraços
rfdex mora em uma fazenda é? Kkkk, meu lote tem 5.000m², ainda monto uma oficina aqui. Amigo mandei uma msg particular te agradecendo, caso saiba de uma efe pra negócio me avise, pode ser CS, mas tem que ser X10 original de fábrica e 4x4 lógico.
Junior84
09/05/2015, 22:54
O sonho de quase todos aqui é de ter uma oficina em casa. Ainda vou ter a minha com meus calhambeques pra mecher
rfdex mora em uma fazenda é? Kkkk, meu lote tem 5.000m², ainda monto uma oficina aqui. Amigo mandei uma msg particular te agradecendo, caso saiba de uma efe pra negócio me avise, pode ser CS, mas tem que ser X10 original de fábrica e 4x4 lógico.
Quase isso Mirão!!! Salvo engano, vi uma X10 anunciada em Goiania. Parecia impecavel. Olha no OLX! Eu no seu lugar compraria uma com 229. Motorzão também e mais econômico. Abraço
Fiquei fã do X10. Mas nada me impede de pegar uma efe 229 turbinada de fábrica, vai depender do estado do carro.
Edintruder
11/05/2015, 15:10
Raphael, é bem interessante esse teu levantamento de posses na tua oficina. Agora basta algum amigo do alheio que te conhece e sabe aonde tu moras, pegar esse memorial e fazer a limpa! kkkk
Falando sério, as ferramentas que eu mais uso é um jogo de cachimbos com catraca de 1/2". Isso não pode faltar.
Moipessoa
11/05/2015, 18:58
Eu tenho a oficina montada em casa e em cada carro tenho um mini kit com ferramentas básicas. Esses mini kits contém: jogo de chave de fenda e philips; cabo de chupeta; jogo de chave de boca; abraçadeira plástica; fita alta fusão (igual isolante, mas sem a "cola"); alicate de pressão, alicate comum; um pedaço de arame liso; pedaço de corda. Sem querer fazer um marketing aqui, mas na loja do mecânico (internet) consigo bons preços de ferramentas e também da caixinha metálica para guardá-las. Na oficina em casa já tenho alguns brinquedos mais divertidos:
- furadeiras portátil;
...
- etc.
Pelo que eu lembre é isso. Isto é resultado de quase 20 anos acumulando ferramentas.
Abraços
e pra guardar isso tudo, só falta uma garagem
501568
501569
Moipessoa tenho vontade de ter uma garagem nesse estilo ou maior um pouco, penso em adquirir um pequeno galpão e dividi-lo em oficina mecânica de um lado e lanternagem e pintura do outro, mas são sonhos. Tenho três carros aqui, sábado comprei $- 150, em chaves usadas, um bocado até repetidas, vou lista-las e postar aqui, vou começar juntando chaves, as repetidas vou trocar com alguém que não as tenha, conheço alguns mecânicos e donos de oficina.
Edintruder
11/05/2015, 21:46
Tem um tópico "A minha a nossa oficina". Está perdido pelo fórum. Tem muita ideia e fotos de oficinas do pessoal com soluções bacanas para problemas de espaço.
Raphael, é bem interessante esse teu levantamento de posses na tua oficina. Agora basta algum amigo do alheio que te conhece e sabe aonde tu moras, pegar esse memorial e fazer a limpa! kkkk
Falando sério, as ferramentas que eu mais uso é um jogo de cachimbos com catraca de 1/2". Isso não pode faltar.
Fora a proteção divina - que é a mais importante -, tenho alguns cães de guarda aqui (bem mais que cinco animais) e mais algumas coisinhas que funcionam com um pó descoberto pelos chineses por volta do século IX. Mas isso é tão irrisório, bandido não quer ferramenta porque atrai trabalho. Bandido quer televisão, porque se não vender ele guarda em casa para assistir o horário político! Abraços
Edintruder
11/05/2015, 22:45
kkkkk!
Boa!
Verdade. Também tenho cachorros, chumbo grosso e outros dispositivos anti roubo. Moro num local abençoado e odeio ladrões, uma família de vagabundos veio se esconder aqui nas imediações, botei pra correr ( com a ajuda da galera) e falei pro dono da chácara analisar seus próximos inquilinos pois o pessoal daqui é tradicional, todo mundo se conhece, não há casos de furtos ou roubos e o local é bem policiado.
Edintruder
12/05/2015, 07:51
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/86941-minha-sua-nossa-oficina.html
Sugiro a leitura...
... Moro num local abençoado ... todo mundo se conhece, não há casos de furtos ou roubos e o local é bem policiado.
Caro Mirão ... Tens certeza absoluta que estás morando no Brasil???!!!! Rsrsrs. Parabéns pelo local que moras! Abs.
... uma família de vagabundos veio se esconder aqui nas imediações, botei pra correr ( com a ajuda da galera) ...
O pior é que ainda existe o risco de aparecer outro bando de vagabundos dizendo que vocês estão ferindo direitos humanos, pois estão maltratando "trabalhadores" sem teto para morar!!! ... Pode???!!!!
Caro Mirão ... Tens certeza absoluta que estás morando no Brasil???!!!! Rsrsrs. Parabéns pelo local que moras! Abs.
O pior é que ainda existe o risco de aparecer outro bando de vagabundos dizendo que vocês estão ferindo direitos humanos, pois estão maltratando "trabalhadores" sem teto para morar!!! ... Pode???!!!!
Aqui em Brasília há muita corrupção dos doutos deputados e senadores que o Brasil inteiro despeja aqui. Os funcionários públicos aqui em regra são honestos, ganham os melhores salários do Brasil (isso não justifica ser ou não vagabundo. Vagabundagem vem no sangue...). Nossa saúde pública aqui não é de primeiro mundo porque o Brasil inteiro despeja pacientes aqui também. As prefeituras e Estados investem em ambulâncias para transportar os enfermos para cá e deixam de melhorar sua estrutura de saúde local. É uma triste realidade. Mas em Brasília graças a Deus ainda há certa tranquilidade.
Aqui em Brasília há muita corrupção dos doutos deputados e senadores que o Brasil inteiro despeja aqui. Os funcionários públicos aqui em regra são honestos, ganham os melhores salários do Brasil (isso não justifica ser ou não vagabundo. Vagabundagem vem no sangue...). Nossa saúde pública aqui não é de primeiro mundo porque o Brasil inteiro despeja pacientes aqui também. As prefeituras e Estados investem em ambulâncias para transportar os enfermos para cá e deixam de melhorar sua estrutura de saúde local. É uma triste realidade. Mas em Brasília graças a Deus ainda há certa tranquilidade.
Concordo com você, em tudo, meu caro Raphael!!!! Não podemos generalizar ... e há, sim, ótimos lugares para se morar no Brasil, em que pese o baixo investimento de nossos governantes com a nossa segurança, saúde, educação, etc. ... Justamente por causa da incompetência de muitos deles e, conforme você bem citou, da corrupção que assola este país em todos os níveis, temos intranquilidade em vários setores e em vários lugares de nosso país, onde muitos de nossos irmãos são assaltados (ou morrem) nas mãos de bandidos ou nas portas de hospitais públicos superlotados, mal equipados e com médicos mal remunerados, nossos filhos ficam à mercê de traficantes se não ficarmos atentos, nossos bravos policiais são mal remunerados e mal equipados, nossas escolas públicas são mal equipadas e nossos dedicados professores são mal remunerados, nossas ruas e estradas simplesmente destroem nossos veículos, veículos são ofertados aqui no Brasil por certas montadoras (que usufruem de benefícios concedidos pelo governo) por preços absurdos, às vezes, pelo dobro, ou mais, do preço que são ofertados lá fora, e por aí vai ... Mas um dia isso vai melhorar, se Deus quiser ... Abs.
... em Brasília ... Os funcionários públicos aqui em regra são honestos, ganham os melhores salários do Brasil ...
E quem é honesto e competente tem, mesmo, que ganhar bons salários, não só no funcionalismo público, como também na iniciativa privada ... e com nosso esforço e nossa ajuda (sabendo votar, cobrar ações de nossos governantes, debatermos idéias, formarmos opiniões, etc.) isto, num futuro próximo, deixará de ser poucas exceções e se tornará uma regra ...
Já que falamos em moradia as vezes penso em pegar a patroa e procurar uma cidade pequena na região sul, sei que a população por lá é bastante educada, índice de criminalidade bem mais baixo que em outras regiões e já estou aposentado, procuro paz e tranquilidade, o que me prende aqui são os filhos que ainda estudam. Gosto das praias do nordeste mas não tenho a menor vontade de morar por lá. Voltando ao tópico, chique esse antigo tópico sobre oficinas de fundo de quintal, há bons tópicos que se perdem no fórum, não quero reclamar mas os organizadores deveriam montar um índice de posts que servem a todas as categorias do 4x4Brasil a exemplo desse aí. Não sabia que haviam abordado esse assunto tão interessante.
... há bons tópicos que se perdem no fórum, não quero reclamar mas os organizadores deveriam montar um índice de posts que servem a todas as categorias do 4x4Brasil a exemplo desse aí. Não sabia que haviam abordado esse assunto tão interessante.
Concordo com você, meu caro Mirão ... mas, aproveitando o assunto, repare numa coisa diferenciada de outros sites e muito inteligente por parte dos organizadores do site, que eu reparei há pouco tempo:
Quando você qualquer página de um determinado tópico (digamos, este aberto por você, intitulado: "ferramentas necessárias para se ter em casa"), outros tópicos do site, relacionados com o mesmo assunto, são relacionados logo abaixo da pagina aberta no grupo "TÓPICOS SIMILARES". Esta associação de linkagem ajuda bastante também a nós que às vezes não temos muita experiência de pesquisar, ou não dispomos de muito tempo mesmo!.
Mas, vemos que o tópico gentilmente indicado pelo colega "Edintruder", intitulado "a minha, a sua a nossa oficina", não se encontra no contexto. Talvez, pelo fato de não haver a palavra "ferramenta" no texto daquele tópico, que seria a "palavra chave" para que o sistema de informática buscasse aquele tópico ... e aí, só os mais "cobras" para acharem um tópico desse! ... mas, sei lá!!!! não entendo "patavinas" de informática e já acho que estou conversando demais!!!! Kkkkkkkkk.
Abs.
Não está não Enasor, sua observação é mais que válida e eu também pesquiso aqueles tópicos similares no entanto sempre passa batido alguma coisa. Acredito que para encontrar um tópico como esse mostrado pelo Edin seria um pouco de sorte no nosso caso e lembrança, no caso dele, por ser antigo, experiente e assíduo frequentador do fórum. Isso caso EU não esteja conversando demais.